A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

II CÍRIO DE SANTA LUZIA DO PARÁ


O Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. A de Belém é considerada a maior de todo o país, comemorada sempre no segundo domingo de outubro, “O Natal dos Paraenses”, a Festa de Nazaré é realizada há mais de dois séculos.
O termo Círio vem da palavra latina "cereus", que significa vela ou tocha grande. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará.
Em Santa Luzia do Pará não poderia ser diferente do restante das cidades do interior paraense que homenageia a Virgem de Nazaré com a realização do Círio. Portanto Santa Luzia do Pará realiza o Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré com uma grande procissão pelas ruas que, no mês de dezembro, também homenageia a padroeira da cidade Santa Luzia com uma grande romaria, que até o ano de 2005 era chamada de Círio. Mas devido ordens da diocese, que segundo ela, somente a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré poderia ser chamada de Círio.
Foi então que um grupo de dirigentes e colaboradores da paróquia teve a idéia de organizar um Círio para Nossa Senhora de Nazaré e ano passado (2006), no segundo domingo de setembro, realizaram a primeira romaria com o nome de Círio reunindo milhares de pessoas numa caminhada de fé pelas ruas da cidade num verdadeiro espetáculo em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus, Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
E ontem, segundo domingo de setembro, realizou-se o segundo Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Foi uma linda romaria que começou às 06h30min da manhã com uma missa em frente ao terreno onde está sendo construída a igreja de Nossa Senhora de Nazaré encerrada na Igreja Matriz de Santa Luzia com a benção dos fiéis que compareceram aos milhares numa prova de amor e devoção à mãe de Jesus. A obra da igreja já está bem encaminhada e com certeza ano que vem abrigará a imagem peregrina. A construção da igreja é fruto de um grande esforço dos paroquianos que contribuem de todas as formas, seja através da realização de eventos para arrecadar fundos, doação direta à paróquia ou até mesmo trabalhado diretamente na obra como fazem muitos voluntários.
A realização do “II Círio de Nossa Senhora de Nazaré” em Santa Luzia do Pará, foi mais uma demonstração da religiosidade do seu povo que nos emociona quando a imagem peregrina da santa cruza as ruas da cidade tomada por uma grande multidão que reza e rende graças a Deus e à Maria Mãe de Jesus Cristo O Salvador. Mas o Círio não é só a romaria, é dedicação, é devoção o ano inteiro e a vida inteira, por isso o Círio de Nossa Senhora de Nazaré já está incluído no calendário religioso desta cidade e com certeza celebraremos muitos outros Círios com a graça da nossa Mãe e Mãe de Jesus Nossa Senhora de Nazaré.

3 comentários:

associaçao dom vicente zico disse...

ola galera luziense eu sou jhonatan
filho pavao hoje reconheço
que perdi meu tempo fazendo canpanha para o atual prefeito
nem eu nem pavao trabalha hoje na cidade eu tive que vim embora se nao iria passa fome ai tive que arranja um emprego em outra cidade
mais em 2012 vem ai a revira volta
nao quero nem saber desses povo sei que o velho pavao vai sentir mais eu nao quero nem saber da estrela vermelha . falando no prefeito encontrei com e sua esposa aqui na cidade nova em ananindeua ele fez que nao sabia quem eu era me perguntou que pavao se bobinho mais graças a deus que eu nao preciso dele pra nada . a pacata cidade esta entregue as baratas vermelhas 2012 vem ai e eu vou lutar para que eles nao fiquem .valeuuuuuuu.jhomaylove

Anônimo disse...

Faço das palavras do grande poeta Gonçalves Dias as minhas:
Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte pra lá,
Sem que desfrute as primores
Que não encontro por cá,
Sem qú´inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Oh! saudade da minha terra.

(Lélya Araújo)

CMS disse...

PRIMITIVOS, IGNORANTES, ABUSIVOS E DESPREPARADOS. ESSES SÃO OS ADJETIVOS COMPATÍVEIS COM O PERFIL DE, PELO MENOS, 95 % DOS TAXISTAS DE SANTA LUZIA DO PARÁ.
EM NOME DOS MORADORES DAS COMUNIDADES COMPREENDIDAS ENTRE O CAETÉ E O KM 37, GOSTARIA FALAR DA HUMILHAÇÃO QUE OS MORADORES DAS VILAS PASSAM... ESSES SUPOSTOS PROFISSIONAIS IGNORAM OS PASSAGEIROS QUE VÃO AOS INTERIORES, EXCETO AQUELES DE SE DISPÕEM A PAGAR A MESMA TARIFA DE QUEM VIAJA DE STª LUZIA A CAPANEMA.
ATENÇÃO, ATMA! SOLICITEM AO SEBRAE UMA CAPACITAÇÃO DE RELAÇÕES HUMANAS, PORQUE ESSE GRUPO DE PROJETOS DE ÊX-PLAY BOYS SÓ DEMONSTRA HABILIDADES PARA TRABALHAR COM BURRO BRAVO..
C.M.S.

Tecnologia do Blogger.