A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Sobre o Tentugal


Bandeira da vila de Tentúgal portuguesa


Falamos sobre o Círio do Tentugal e pouco sabemos sobre a origem da vila, mas possivelmente seu nome deriva uma vila portuguesa que se chama TENTÚGAL, isso mesmo, Tentugal só que com acento agudo no "U", pois na época da colonização e até mesmo do Império era comum os portugueses batizarem vilas e freguesias brasileiras com o nomes de vilas e freguesias portuguesas como Santarém,Vizeu e Óbidos no Pará que têm seus homônimos portugueses.

Portanto o 'nosso' Tentugal foi batizado com esse nome em homenagem à vila portuguesa de Tentúgal situada numa planicie com algum declive para oriente, ocidente e sul. Confrontando-se com os Campos do Mondego tendo como limites a nordeste a cidade de Coimbra sendo caminho obrigatório entre esta cidade e a Figueira da Foz. As ruas da vila são largas e possue três espaçosos largos: - o Rossi, o do Ribeiro e o da Chieira ( este de forma triangular, o mais importante no qual se realizam as feiras ) além da pequena praça da Olaia.

A história de Tentúgal remonta do século X, quando foi detruída juntamente com Montemor pelos árabes, precisamente no ano de 980, sendo mais tarde reconquistada e repovoada por D. Sesnando que ali edificou o seu castelo.

O conde D. Henrique e D. Teresa concedem a Tentúgal o seu primeiro foral, em 1108. Em 1124 o documento é confirmado por D. Teresa. Nesta altura e com o foral Tentúgal surge como um dos primeiros concelhos das regiões de Viseu e Coimbra. São célebres os visitantes desta terra. Foi visitada por D. pedro, duque de Coimbra que a considerava "de clima agradável", D. Fernando I, D. Pedro I, D. João I e D. Afonso V. Durante algum tempo Tentúgal foi senhorio do Duque de Coimbra, D. Pedro, por carta de de 1420 passada por D. João I. É com D. João II que o filho de D. Fernando, duque de Bragança, D. Álvaro a recebe em doação. Mas o Duque entra numa conspiração e os bens são confiscados. Quando, alguns anos depois, os bens são restituídos à família, Tentúgal passa para as mãos do filho de D. Álvaro, Rodrigo de Melo, o Conde de Tentúgal em 1504, sendo propriedade também do Marquês de Ferreira em 1533.
A contrução do Mosteiro das Madres do Carmo, iniciada a 16 de Julho de 1560 pelo segundo conde do Tentúgal D. Francisco de Melo, foi muito importante para a vida local trazendo mais notoriedade e desenvolvimento para a vila.

Um comentário:

Anônimo disse...

e bom saber que conhecem a nossa história de TENTÚGAL(PORTUGAL).UM ABRAÇO DE UM TENTÚGALENSE

FOTOS DE TENTÚGAL EM WWW.CM-MONTEMOROVELHO.PT

Tecnologia do Blogger.