A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Páscoa - A celebração da Páscoa vai muito além do chocolate e dos ovinhos...


Esta semana que se inicia é de extrema importância para nós "Cristãos Católicos". É a Semana Santa, período que celebra a paixão de Cristo e antecede a Páscoa, uma das maiores festas religiosas da humanidade.
Páscoa é uma data muito significativa para a Igreja Católica. Comemora-se a vitória de Jesus, sua ressurreição. Páscoa é vida, daí seus símbolos por excelência serem o ovo e o coelhinho.
Importante que não se faça dessa data apenas uma festa comercial, quando, envolvidas por maciça propaganda, as pessoas apenas compram bombons e ovos de chocolate sem qualquer significado religioso. Claro que presentear é sempre um gesto fraterno e cordial. Nunca é demais obsequiar os que nos são caros, cultivando boas amizades. Mas é preciso pensar no verdadeiro sentido dessa comemoração religiosa tão importante na nossa vida cristã. Páscoa é tempo de reflexão e sacrfício, afim de nos tornarmos pessoas melhores e verdadeiro cristãos filhos do DEUS PAI.
Os principais síbolos da páscoa são:

Ovos de Páscoa - assim como o ovo, aparentemente morto, contém em si uma vida nova, assim o sepulcro de Cristo escondia uma Vida Nova. Simboliza uma nova vida. Vida que está para nascer. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida.

Coelhinho - Por sua fecundidade a coelhinha simboliza a Igreja. É o símbolo da fertilidade, são animais que reproduzem com facilidade e em quantidade. Representa, portanto, a capacidade da Igreja produzir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo.

Cordeiro Pascal - Representa Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus. Assim, o cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia da Páscoa, como símbolo da libertação do Egito. No Novo Testamento, o Cristo é o Cordeiro de Deus, que se sacrificou pela salvação de toda a humanidade. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Pão e Vinho - São os símbolos da Eucaristia :Foi na última ceia (Quinta-feira Santa), Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, que foram oferecidos aos seus discípulos para celebrar a vida eterna. O pão pode ser reapresentado por espigas de trigo e o vinho por cacho de uvas.

Círio Pascal - É uma vela grande e grossa, que deve ser acesa todos os anos, pela primeira vez, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. Faz-se, se a inscrição dos quatros algarismos do ano em curso; depois se cravam cinco cravos, que lembram as cinco chagas de Jesus, além de duas letras gregas "Alfa" e "Ômega" a primeiras e últimas letras do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega, o fim. O círio, simbolizando Cristo vivo, ressuscitado, é a luz que ilumina e guia a vida do cristão; pois o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!" "Eu sou o princípio e o fim".

A Cruz - Jesus que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo. A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo. No Concílio de Nicéia, em 325 d,C., Constantino declarou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Temos não somente um símbolo da Páscoa, mas um símbolo da fé católica, o sinal do cristão.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.