A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Santa Luzia que te quero bem...

Abaixo estão algumas fotos da nossa cidade no alvorecer do último sábado antes da feira começar. Nelas podemos ver as barracas já armadas e seus respectivos donos arrumando suas mercadorias para mais um longo dia de trabalho sob sol e chuva, demonstrando a garra desse povo trabalhador que inicia a batalha muito cedo a espera do agricultor que sai mais cedo ainda da sua comunidade. Podemos verificar esse fato através da presença dos ônibus já estacionados ao lado das barracas indicando que muitos trabalhadores que dependem da feira já chegaram à cidade.

A feira que hoje é realizada aos sábados, até dois anos atrás era realizada aos domingos desde seu início à algumas décadas. Mas devido as reivindicações antigas da maioria dos comerciantes, de grande parte da sociedade e principalmente da Igreja Católica ela foi transferida para o sábado mantendo a mesma estrutura e finalidade de sempre que é atender o produtor rural oriundo de todas as comunidades do município.


Os argumentos para a transferência da feira para o sábado atendiam aos interesses de cada segmento social conforme suas necessidades. Para os comerciantes, segundo eles, trabalhavam de domingo a domingo sem direito a um dia de folga sequer, o que é muito justo. Já para as pessoas comuns era o excesso de barulho causado pelos feirantes que prejudicava seu único dia de descanso, o que está correto também. E para a Igreja Católica, o domingo é dedicado ao descanso e serviço ao SENHOR, e não para a labuta diária da sobrevivência, o que está certo também.


O certo é que no incio algumas pessoas viram essa mudança com desconfiança e achavam que não funcionaria corretamente. Mas depois de praticamente dois anos a nossa querida e velha feira da cidade de Santa Luzia continua firme e forte como sempre foi atendendo aos interesses de todos e principalmente como um ícone de identidade dessa cidade com seu povo, pois a nossa feira já é um patrimônio do povo luziese...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.