A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Assembléia Legislativa vai acompanhar as denúncias de irregularidades nas eleições em Santa Luzia

CASO RARO
Em duas seções no município, todos os votos foram para um petista.

A Assembléia Legislativa aprovou ontem, por unanimidade, a formação de uma comissão parlamentar temporária externa para acompanhar as denúncias sobre possíveis irregularidades na eleição ocorrida no município de Santa Luzia do Pará. O pedido partiu do deputado Adamor Aires (PR). Também assinam o requerimento os deputados José Megale (PSDB), João Salame (PPS), Márcio Miranda (DEM), Junior Hage (PR) e Eduardo Costa (PTB).

De acordo com Adamor, em duas seções situadas no interior de uma reserva indígena tembé a apuração revelou que não houve votos nulos, brancos ou abstenções. Além disso, todos os votos sufragados foram para o candidato à reeleição Louro do PT.

'Não que se queira discriminar o povo indígena, que merece todo nosso respeito. Todavia, o resultado da eleição naquele município destoa das estatísticas que compõem a realidade de nosso Estado sobre eleições, na qual, por força de alto grau de analfabetismo de nossa população e de abstenção, bem como o número de votos nulos e brancos, sendo sempre alarmante, talvez nem países do Primeiro Mundo a performance do eleitorado atinja índices como os registrados nestas duas seções de Santa Luzia', explicou Aires no documento.

Ele também ressalta que já está em poder da juíza da 41ª Zona Eleitoral uma gravação na qual o mesário da seção 190, Marcelo Oliveira Sousa Tembé, relata a um professor, 'em tom de deboche', os detalhes da votação viciada. Outro indício de irregularidade pôde ser constatado, segundo o deputado, em um boletim de ocorrência policial registrado pela coligação adversária de que o PR foi impedido de fiscalizar a votação por conta de uma apreensão de credenciais feita às vésperas do pleito por policiais militares.

PRECEDENTES

Apesar de ter sido aprovado por unanimidade, a bancada petista na Casa vê com restrições as denúncias formuladas pelo republicano. A preocupação do líder do PT, Carlos Martins, é de que a criação da comissão externa para apurar o processo eleitoral em Santa Luzia do Pará possa desencadear novos pedidos à Mesa da Assembléia.

'Se todos os 41 deputados resolverem questionar o processo eleitoral em seus municípios, o Legislativo terá que trabalhar apenas para acompanhar as investigações. Por isso, precisamos trabalhar com bom senso e muita cautela', argumentou Martins.

Em nota à Imprensa, ele informou que os membros da bancada aguardam a notificação da mesa Diretora sobre a criação da comissão. A partir daí, a bancada petista vai se reunir para indicar qual petista integrará a comissão, como determina o regimento interno da AL, já que a bancada é composta de seis membros e é a terceira maior do Legislativo estadual.

Fonte: Jornal "O Liberal", edição de 22/10/2008, caderno Poder.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.