A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Coisas da política

Em alta
Sinais dos novos tempos. Nessas eleições no nordeste paraense alguns políticos merecem destaque, uns consolidaram-se como líderes absolutos em seus municípios e outros despontaram no cenário como novas lideranças ganhando destaque desbancando velhos caciques que naufragaram nas urnas.
*Raimundo Belo - ex prefeito de Capitão Poço por dois mandatos elegeu seu sucessor em 2004, que foi cassado por compra de votos, candidatou-se para o pleito desse ano tendo seu nome indeferido na reta final lançou sua esposa Diana Belo que venceu a disputa sobre mais três concorrentes sendo que a diferença para o segundo colocado, o atual prefeito, foi mais de 2000 votos. Isso é que é moral.
*Edson Oliveira - atual prefeito de Bragança depois de perder a disputa em 2004 para o radialista Celso Leite, que foi cassado por compra de votos, assumiu a prefeitura e agora conseguiu uma vitória expressiva numa disputa acirrada com o petista Pe Nelson consolidando seu nome no cenário político de um dos maiores colégios eleitorais paraenses.
*Eslon Martins - derrotado em 2004 em uma eleição tida como ganha, o irmão do deputado Zé Neto, consegue uma vitória esmagadora sobre dois ex prefeitos de Capanema tornando-se a mais nova expressão política do município.
*Elias Oliveira - agora prefeito eleito de Ourém depois de três tentativas frustradas, Elias Oliveira derrota o atual prefeito Zoé com uma votação significativa tendo como vice o atual vice de Zoé, Nôca Oliveira, filho do ex deputado Antenor Bararu.

Em baixa
Assim como houve vencedores, também houve derrotados, embora não literalmente no sentido da palavra mas por se tratar de políticos de tiveram sua importância diminuída diante do seu domínio eleitoral que com certeza lhes garantirá sérias sequelas políticas.
*Albenor Pontes - embora reeleito prefeito de Cachoeira do Piriá, Albenor obteve uma vitória apertada sobre a candidata cassada Arlete Soares.
*Alexandre Buchacra - atual prefeito de Capanema está tão desacreditado em seu município que sequer concorreu a reeleição deixando o caminho livre para seu principal adversário Eslon Martins que se elegeu facilmente.
*Louro do PT - principal adversário da Família Oliveira em Santa Luzia do Pará, eleito em 2004 com uma diferença de 1004 votos, depois de uma administração apagada reelegeu-se com uma vitória vergonhosa de 69 votos que está sendo contestada pela justiça eleitoral.

Crescimento do PDT no Pará
O PDT foi um dos partidos que mais cresceu na eleição municipal.
Saiu de dois para nove prefeitos elegendo também nove vice-prefeitos e 89 vereadores. Antes, tinha 27. Mais: onde a legenda fez coligação sem participar da cabeça de chapa, ajudou a eleger mais 60 prefeitos.
Não é por menos a alegria do deputado federal Giovanni Queiroz, presidente estadual do PDT, que sonha em criar o estado do Carajás com a pretensão de ser o seu primeiro governador.

Pela Governabilidade
Hoje, pela manhã, lendo alguns noticiários regionais eis que encontro essa declaração do todo poderoso Chefe da Casa Civil do Estado Claudio Puty:

- A governadora não apoiará nenhum candidato à prefeitura de Belém nesse segundo turno. Os dois partidos concorrentes são da base aliada. Temos uma ótima relação com o PTB e o PMDB grandes parceiros do governo. Portanto não cabe ao governo ter posição nesse cenário nem emitir opinião.

Podemos ver então que a digníssima governadora vai se manter distante dessa disputa para não ficar mal na foto nem com Dudu nem com Jáder, pois 2010 está bem aí e ela precisa de apoio para a reeleição.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.