Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Agosto 2008

Portal Basílica Santuário de Nazaré.

PORTAL DE NAZARÉ - Está próximo o "IV Círio de Nossa Senhora de Nazaré" de Santa Luzia, inclusive com os grupos de orações em plena atividade, rezando nas residências católicas todas as noites e com as pastorais empenhadas em organizar a festividade que acontecerá no segundo domingo de setembro.
Da mesma forma também estamos nos aproximando da maior festa religiosa do paraense e de uma das maiores romarias do mundo, o Círio de Nazaré de Belém, que acontece no segundo domingo de outubro. Através da imprensa tomei conhecimento que a diretoria do Círio com o objetivo de divulgar nosso maior símbolo religioso, está lançando um portal na internet que vai unificar as informações da Basílica Santuário de Nazaré e da festa da Rainha da Amazônia em um só local. Com isso, a Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa de Nazaré e a Congregação dos Padres Barnabitas lançam nesta quinta-feira, 28 de agosto, o novo Portal Basílica Santuário de Nazaré (www.basílicasantuariodenazare.com.br). A novidade contém variadas informações como a história da procissão e do templo, fotos e as principais notícias do Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém e de uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré.
Vale a pena conferir.

EXPRESSAS

PROPAGANDA ELEITORAL
A propaganda eleitoral de Santa Luzia neste pleito ganhou novidades. São os programas do horário eleitoral gratuito veiculados pela única estação de rádio da cidade, Curí FM, que tem grande audiência em todo território luziense. Isso é muito positivo do ponto de vista prático, por que possibilita aos eleitores da sede e do interior ouvirem os candidatos apresentarem suas plataformas de governo para os próximos quatro anos de administração. Os programas ficaram assim distribuídos: às segundas, quartas e sextas serão veiculados os programas dos candidatos a prefeito e às terças, quintas e sábados dos candidatos a vereador.

BOA IMAGEM
Em período de campanhas eleitorais a todo vapor, quem vem se destacando no cenário fazendo boa figura é o ex prefeito Nato Costa, um dos principais coordenadores da coligação "Muda Santa Luzia", revelando-se um mestre na arte de fazer política. Tomando as responsabilidades para si, Nato tem se mostrado um cabo eleitoral incansável percorrendo os "quatro cantos" do município visitando amigos e correligionários de outrora, sendo bem recebido por todos com muitos abraços e tapa nas costas. É, quem é rei, nunca perde a majestade.

MAL NA FOTO
Agora quem ficou mal na foto foi a atual admnistração que 'cadastrou' centenas de jovens num programa do Governo do Estado, o Bolsa Trabalho, distribuiu os cartões do benefício e os enviou para Capanema com a promessa de receberem aquilo a que teriam direito. Mas a surpresa maior de mais de 50 pessoas foi quando chegaram na agência bancária destinada para efetuar o pagamento descobriram que não tinham um 'tostão furado' a receber. Tamanha foi a indignação de todos que não tinham um centavo para voltar ficando a mercê da própria sorte na cidade vizinha.

NOVIDADE
Está sendo concluída, na Escola Florentina Damasceno, a obra do prédio que vai abrigar uma rádio e a lanchonete da escola. É louvável a iniciativa da direção e dos professores engajados no compromisso de melhorar a qualidade da educação dos nossos jovens que ali estudam. Segundo informações, os trabalhos serão concluídos até o final desta semana com a previsão de que na semana que vem, pelo menos a rádio seja posta em funcionamente mesmo em caráter experimental.

MEMÓRIA
Nossa cidade realmente é composta de um povo de pouca memória. Com a reforma da praça da Igreja Matriz, retiraram a imagem de Santa Luzia colocada ali há mais de 25 anos pelo então pároco Pe Catel. Todos pensavam que "nossa santinha" voltaria para seu lugar de sempre, mas que nada, não voltou e ninguém sabe onde colocaram o único monumento da cidade que homenageia a sua padroeira. Seria de muito bom grado, reconduzi-la ao local que é seu por direito e merecimento.

FUTSAL
Lembram daquele torneio de férias de futsal que iniciou em julho? Pois é. Ele era de "férias", mas ainda está nas oitavas de final, faltando realizar as quartas de final, semi-finais e finais. De tão extenso tornou-se chato e caiu no esquecimento. Agora com o reinicio das aulas os jogos são realizados somente aos sábados e domingos, como ele é de férias talvez acabe mesmo nas férias, mas nas de janeiro do ano que vem.

* Nosso abraço da semana vai para o amigo Roberto, o popular Bob esposo da professora Eulália Vieira, que reside em Belém e acompanha nosso blog diariamente. Valeu Robertão.

Coisas da política

Ainda estamos em 2008 às vésperas das eleições municipais e já tem gente se articulando para 2010. Pelo menos é o que se ouve nos bastidores e na imprensa. Segundo algumas fontes, o PSOL já tem nomes para concorrer ao governo do Estado, o atual senador do partido José Nery, e para o Senado Federal o ex prefeito de Belém Edmilson Rodrigues. Mas esse comportamento já se estende também à outras siglas importantes do estado como o PT que lançará a atual governadora à reeleição e o PSDB, que tem dois nomes bem cotados: o senador Mário Couto e o ex governador Simão Jatene que trabalha sua candidatura desde que deixou o Palácio dos Despachos no inicio de 2007.

Um blog interessante.

A luta interna pelo poder, que se desenrola nas entranhas do PT desde a posse do atual governo do estado, fez a sua mais ilustre vítima, que é Charles Alcântara, o demissionário chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia Carepa. Alcântara caiu sob uma saraivada de críticas do núcleo duro da administração Ana Júlia Carepa, constituído por Cláudio Puty, antigo secretário de Governo que ocupou a vaga de Charles Alcântara, Maurílio Monteiro, secretário de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, e André Luís Assunção de Farias, secretário de Integração Regional.
Alcântara foi fritado pelos seus algozes a pretexto de ser excessivamente flexível nas negociações com a base de sustentação parlamentar do governo Ana Júlia. Dele foi cobrada uma postura mais ideológica, por parte dos falcões do governo, pertencentes à DS (tendência interna do PT) que estabeleceu uma guerra entre o PT teórico e o PT da prática.
Agora fora do governo, o ex todo poderoso do governo ptista não poupa críticas ao governo que ajudou a eleger (foi coordenador de campanha de Ana Júlia) e fez parte por bom período colocando em prática o programa de governo idealizado pelos companheiros históricos que hoje como ele mesmo foram esquecidos e estão assisitindo a derrocada de um governo, que se diz popular e democrático, engessado pelas brigas internas entre alidos com fome de cargos dentro da patuléia ptista que administra, muito mal, o estado do Pará.
Como blogueiro, sou leitor assíduo de muitos blog's paraenses e de outros estados, quando o tempo me permite fico horas a fio diante do PC pesquisando outros blog's. Foi exatamente num desses passeios pela blogosfera que me deparei com o blog do Charles Alcântara, que infelizmente o encerrou dia 31 de julho com seu último post, contendo muitos artigos abordando o governo do PT com críticas pesadas a seus integrantes.
De primeira mão venho dividir esse achado importante com nossos leitores que ainda não o acessaram.
O endereço é: www.blogdocharlesalcantara.blogspot.com

O Pará em números.

Em ano eleitoral, é interessante conhecermos algumas informações sobre o Pará, nosso imenso estado e porta de entrada para a Amazônia, que atualmente é tema de discussão na mídia nacional e internacional por causa do desmatamento e preservação do maior ecossistema do Planeta.
Nestas eleições estão em jogo os cargos de vereadores e prefeitos que vão mandar nos nossos destinos nos próximos quatro anos. É claro que as eleições são importantes para todos os 143 municípios paraenses, mas tem maior peso para os municípios de maior densidade eleitoral, ou seja, os grandes centros urbanos que muitas vezes são decisivos em outras eleições mais importantes. Somente à título de informação estamos postando os dez maiores redutos eleitorais paraenses.
Estatísticas.
Belém: 958.623 eleitores.
Ananindeua: 231.256
(São os dois únicos municípios do Pará que a lei eleitoral permite segundo turno por terem mais de 200.000 eleitores )
Santarém: 188.464 eleitores.
Marabá: 118.330
Castanhal: 93.903
Abaetetuba: 80.156
Parauapebas: 79.637.
Cametá: 66.926
Bragança: 66.708
Tucuruí: 63.358

*Dados do TRE.

FOTOS DA SEMANA

Grazzi...

Jr, Netinho e Grazzi

Um bom churrasco...

Uma pequena reunião: política...

Glécio e Nilsinho

Super Saveiro Febre Amarela

Kelly fazendo a festa com Paulinho
Éderson e Heternia

Saveiro Febre Amarela e Montana Pit Bull

Netinho e Bereka

Éderson curtindo a Montana Pit Bull

Fazendo a festa

Léo: O Dj

Webber e Janinha

Curtição

Zuêra

Siena Pankadão e Montana Pit Bull

Nilsinho e Léo, Dj's

Montana Pit bull
curtição

Siena Pankadão

Délio, Éderson e Sérgio curtindo uma skol geladinha

Um passeio pela city

Délio com a princesinha Heloísa posando para a foto

EXTRAS

ONDA AZUL
Uma verdadeira onda azul tomou conta das ruas de Santa Luzia todas as tardes. São os eleitores do ex prefeito e candidato Mico da coligação "Muda Santa Luzia (PR/PSB)" que todos os dias ao cair do sol invadem as ruas da Cidade Morena montando suas bike's muito bem ornamnetadas com o número 22 estampado em azul nas rodas das bicicletas que ainda portam muitas bandeiras azuis dando um colorido todo especial à cidade nos passeios ciclisticos que reune centenas de pessoas numa verdadeira demonstração de apoio à Mico e Edno.

CÍRIO
O terceiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontecerá no segundo domingo de setembro na Cidade Morena, e os grupos de orações dos bairros já iniciaram seus trabalhos de rezarem todas as noites nas residências das famílias católicas. O círio é uma bonita festa religiosa que reúne todos os luzienses numa só corrente de fé e oração dedicadas à mãe de Jesus e padroeira dos paraenses.

SHOW
No último sábado o cantor paraense Daniel do Acordeon fez um dos seus ótimos shows na danceteria Beleza Pura. Com um repertório dígno de grandes bandas de forró, Daniel fez a galera dançar e cantar os atuais sucessos do gênero ao som do seu acordeon.

AULAS
As aulas da rede pública estadual e municipal iniciaram na semana passada, mas parece que os alunos ainda querem curtir mais um pouquinho de férias, pois ao longo da semana o número de estudantes que apareceu nas escolas foi bastante reduzido, espera-se que esta semana tudo volte ao normal.

POINT
Santa Luzia ganhou mais um point para os baladeiros de plantão. Semana passada inaugurou na cidadse o bar-lanchonete Maresia de propriedade do amigo Adriano. Trata-se de um ambiente agradável e mais social com boa música num volume onde todos podem conversar tomando uma boa cerveja e degustar uma das mais variadas iguarias da casa. Já era tempo...

ELEIÇÕES 1996 EM NÚMEROS

Em 1996, o município de Santa Luzia estava escolhendo seu segundo administrador municipal e consequentemente a segunda lesgislatura da câmara municipal.
Abaixo está o resultado desse pleito.

PARA PREFEITO
RAIMUNDO NONATO VIEIRA DA COSTA - 3.553 votos - PSDB - Eleito
LOURIVAL FERNANDES DE LIMA - 3.098 votos - PT - Não eleito
243 votos Brancos
162 votos Nulos

VEREADORES:
LUCAS CAVALCANTE LIMA - 403 votos - PSC - Eleito
LUIS CARLOS FLORENCIO DA SILVA - 305 votos - PMDB - Eleito
MANOEL CAVALCANTE DE OLIVEIRA - 304 votos - PMDB - Eleito
ANTONIO JOSE DA SILVA - 297 votos - PSDB - Eleito
JOSE JACO CAVALCANTE DE LIMA - 294 votos - PMDB - Média
ANTONIO ALVES - 288 votos - PSDB - Média
BELMIRO MONTEIRO DE FARIAS - 242 votos - PMDB - Suplente
FILOMENA Mª AIRES DE OLIVEIRA - 237 votos - PSC - Média
MARIA VIEIRA DA COSTA - 219 votos - PMDB - Suplente
JOSE IVAN RIBEIRO MENDES - 211 votos - PMDB - Suplente
MARIA LUCIA MACHADO - 177 votos - PT - Eleito
JOSE ELVIRO SOARES - 167 votos - PMDB - Suplente
MARIA EUNICE DA COSTA MATOS - 159 votos - PT - Média
JOSE DE ARIMATEIA R. DE ARAUJO - 153 votos - PSC - Suplente
IRAN BARROS DA ROCHA - 151 votos - PSDB - Suplente
FCº EDSON MARTINS DA SILVA - 142 votos - PT - Suplente
JOSE DOS SANTOS ALVES - 139 votos - PSC - Suplente
JOSE IDELZUITE DOS SANTOS - 138 votos - PT - Suplente
JOSE RAIMUNDO SOUZA DE FARIAS - 136 votos - PSB - Não eleito
FRANCISCO OLIVEIRA DA SILVA - 126 votos - PT - Suplente
ANTONIO ALDENIR A. DOS SANTOS - 124 votos - PSC - Suplente
JOAQUIM ALVES CAVALCANTE - 119 votos - PSC - Suplente
RAIMUNDO NOGUEIRA NASCIMENTO - 118 votos - PSDB - Suplente
SALOMAO JOSE OLIVEIRA - 116 votos - PSB - Não eleito
MARIA DE FATIMA BATISTA - 93 votos - PSDB - Suplente
ANTONIO SOARES VIEIRA - 92 votos -PT - Suplente
FRANCISCA BATISTA MACIEL - 92 votos - PT - Suplente
JOSE MARIA COELHO DAMASCENO - 88 votos - PSDB - Suplente
VALDEMAR VALDIVINO DOS SANTOS - 70 votos - PSB - Não eleito
ISMAELINO TAVARES LEAL - 69 votos - PSC - Suplente
RAIMUNDO FARIAS MOREIRA - 64 votos - PT - Suplente
JOAO BATISTA DA SILVA BORCEM - 48 votos - PSDB - Suplente
JULIA GONCALVES DE SOUZA - 44 votos - PSB - Não eleito
RAIMUNDO NOGUEIRA DOS SANTOS - 40 votos - PT - Suplente
VICENTE TEIXEIRA VIEIRA - 38 votos - PSDB - Suplente
MARIA DE N. DOS SANTOS CASTRO - 37 votos - PSB - Não eleito
BONIFACIO BORGES PARENTE - 37 votos - PMDB - Suplente
CICERO JOSE DA SILVA - 37 votos - PT - Suplente
FCº FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - 36 votos - PT - Suplente
RAIMUNDO ARAUJO DA SILVA - 36 votos - PMDB - Suplente
ALVARO ALVES DA ROCHA - 34 votos - PSB - Não eleito
OSCARINO MENDES DA SILVA - 34 votos - PSDB - Suplente
JOSE ADALBERTO DA SILVA - 29 votos - PSB - Não eleito
JOAO NUNES DE PINHO JUNIOR - 28 votos - PSB - Não eleito
GILBERTO LAZARINI CHAGAS - 26 votos - PSB - Não eleito
EDILSON ALVES GUIMARAES - 25 votos - PSC - Suplente
LUCICLAUDIO DA SILVA BLANDTT - 18 votos - PSB - Não eleito
GENIVAL SALES NUNES - 18 votos - PSB - Não eleito
JOSE GOMES DA SILVA - 17 votos - PMDB - Suplente
RAIMUNDO CIRINO DA SILVA - 16 votos - PSC - Suplente
Mª EDILEUZA FARIAS DE OLIVEIRA - 4 votos - PPB - Não eleito
RDª TAVEIRA DOS SANTOS GUEDES - 1 voto - PMDB - Suplente
Legenda - 24 votos - PT
Legenda - 13 votos - PMDB
Legenda - 7 votos - PSDB
Legenda - 5 votos - PSC
744 votos Brancos
327 votos Nulos

Na próxima postagens os números das elaições municipais de 2000 e 2004.

Carta de uma leitora - Feliz dia dos pais...


Oi, estou aqui pra deixar muitos beijos e desejar muitas felicidades a todos os pais de Santa Luzia do Pará. Que DEUS os protejam e ilumine seus caminhos. Que a paz de JESUS esteja sempre convosco. Desejo que essa data importante seja de muitas alegrias, que todos possam curtir seus filhos e também os filhos cujo pai já partiu para a Morada Eterna, tire um tempo e faça uma visita à nova casa de seu pai onde ele encontrou a paz celestial porque onde ele estiver sempre estará olhando por você.
Feliz Dia dos Pais a Todos.

Iolanda Oliveira (Belém - Pará)

Nota do blog: Recado enviado pela leitora Iolanda Oliveira, de Belém, devidamente publicado. Obrigado, Iolanda e continue nos acompanhando.

FOTOS DA SEMANA...

Deputado Adamor Aires

Edno e Nenenzão

Nato e Maria Raimunda

Tião e Neto Pereira

Katrine e Ederson

Bereka, Juninho e Netinho

A galerinha do 22

A turminha da Karina

Kaio dando um rolê com a gatinha

Mitinho, Jr, Dieguinho e Webber curtindo a Carretinha Burra Preta Evolution

A turma do Átila

A galerinha do 22

em>Chico Cardoso e sua comitiva

A vereadora Socorro Saldanha com sua cunhada Orlete

Pelado e o Jhonny
Este blogger com Carlinho e Adenilton

A galerinha do Kaio e do Kayk

Heloísa

Um passeio pela City

Sergio da Preta curtindo seu som

Este blogger com Biriba e esposa e Jurandir e esposa

Os "Irmãos Colorau" Erisvaldo e Edivaldo

Franço com o Erisvaldo

Vereador Nenenzão com Léo e o Ederson