WHAT'S NEW?
Loading...

EXTRAS

CAMPANHAS
Nesta última semana que antecede as eleições, quem está mesmo a todo vapor são os candidatos a vereador da coligação "Muda Santa Luzia" realizando reuniões solos pelos bairros da cidade. Todas as noites eles partem para à caça ao voto em pequenas reuniões realizadas nas residências de amigos e correlegionários onde expõem suas ideias e projetos para a cidade, caso sejam eleitos. Muito boa a iniciativa desses senhores(as) que pretendem nos representar no legislativo municipal.

ALEGRIA
Como já foi abordado nesse espaço, há bastante candidatos disputando vaga na câmara municipal na Cidade Morena nessas eleições. Mas quem dá mesmo o tom da alegria na disputa são candidatos como Marão do Bira com seus discursos hilários e vinhetas pra lá de engraçadas isso sem falar do Adilson Crente que também dá sua contribuição para para as campanhas bem humoradas.

VESTIBULAR
A procura dos alunos pela inscrição no processo seletivo da UEPA (Universidade Estadual do Pará) para 2009 superou as expectativas até dos mais otimistas. Santa Luzia vai concorrer com um número robusto de candidatos para as mais de 4 mil vagas ofertadas pela instituição em todo o estado. Tomara que tenham bastante cabeças a serem raspadas no inicio do ano que vem.

CÍRIO
Está chegando a maior festa católica da família paraense, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que há 215 anos reúne mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém no segundo domingo de outubro. Considerado o "Natal dos Paraense", o Círio arrasta milhares de pessoas das cidades do interior para a capital nesse período, e em Santa Luzia não é diferente. Os devotos da Rainha da Amazônia já estão se preparando para saborearem o pato no tucupi e a maniçoba no tradicional almoço do Círio que reúne as famílias na confraternização mais importante do ano para o povo paraense.

EXTRA...

Santa Luzia do Pará cidade pacata do nordeste paraense reconhecida por ser terra de gente simples, acolhedora e ordeira. Em Santa Luzia a política é quase uma "religião" para seus habitantes desde os tempos da Arena e do velho MDB nos idos das décadas de 60 e 70 no auge da ditadura militar. Essa paixão está arraigada no coração do luziense que desde muito cedo é 'levado' a escolher um grupo político para amar e defender como se fosse um clube de futebol.
Atualmente existem dois grupos políticos que disputam o poder local, a esquerda que no momento ocupa o executivo municipal e a direita que representa uma tradição de mais de 50 anos de representatividade nos mais diversos postos eletivos municipais e estaduais. Como nos encontramos em ano eleitoral e no ápice da corrida rumo à 5 de outubro, não poderia deixar de ser diferente, os ânimos estão acirrados de ambos os lados. Até aí tudo bem, pois quem conhece a política luziense sabe o quanto é disputada uma eleição municipal nesta cidade, mas o inacreditável aconteceu. Desde semana passada que o vereador Neguinho e o sr Tião Oliveira vêm denunciando, inclusive com registro de queixas, que estão sendo vítima de grupos fortemente armados com o intuito de os intimidar, e sabe-se lá mais o quê, em suas respectivas vistas à residências na cidade e no interior. Ontem à noite dois carros suspeitos, um Siena e um Uno, circulavam pela ruas perseguindo pessoas do grupo político do Deputado Estadual Adamor Aires revoltando a polpulação, que tentou contato sem sucesso com as policias civil e militar, que passou a agir com as próprias mãos perseguindo numa verdadeira aventura de caça ao rato os suspeitos que foram entregue para a polícia na delegacia por centenas de populares exigindo segurança.
Era uma grande multidão que cansada da inércia da policia resolveu tomar providências diante do quadro de terrorismo que se instalou em nossa cidade com a intenção de intimidar candidatos e eleitores do grupo político do Deputado Adamor que há dias procurou a polícia e justiça local para denunciar as ameaças que que pessoas do seu grupo vêm sofrendo.
Esse quadro reflete o quanto são sórdidas as intenções de pessoas que estão no poder e querem continuar lá a qualquer custo se beneficiando dos cargos e dos recursos do município usando táticas nada apropriadas para quem se dizia "do bem".
O povo luziense é bravo, é guerreiro e não aceita tais atitudes que ferem a cidadania e os princípios da democracia que são direitos básicos de cada cidadão.

EXTRAS

CANDIDATA
Tem filha da terrinha se aventurando nas eleições em outro município. Trata-se da Suêda filha do Sr Heleno que mora em Quatipuru, cidade localizada no litoral nordeste paraense, e disputa o cargo de vice prefeita numa chapa encabeçada pelo PR (Partido da República). Suêda reside na comunidade de Boa Vista, vila pesqueira pertencente ao município de Quatipuru, casada com o vereador Hélio, filho de família tradicional do município, e tem chances reais de ser eleger visto que goza de grande popularidade junto ao povo da sua nova terra.

E POR FALAR EM FILHO DA TERRA
Quem pousou por aqui nesse final de semana foi o luziense mais internacional, Naldo Blandtt, recém chegado da Alemanha onde defende tese de doutorado numa universidade de Berlim e agora integra o seleto grupo de executivos da maior mineradora do mundo, isso mesmo, Naldo Bladtt é gerente social do setor de mineroduto da Vale atuando nos municípios de Paragoaminas, Barcarena e Tucuruí onde desnvolve projetos da empresa voltados para a comunidade local.

TÁ CHEGANDO A HORA
Restam apenas duas semanas para as eleições do dia 5. Nesta reta final será uma correria louca tanto de candidatos que estão bem na foto e querem continuar navegando em mares tranquilos quanto daqueles que estão enfrentando verdadeiras tempestades e querem ver se conseguem dá uma guinada em suas campanhas e recuperar o fôlego para o grande dia. E tenho dito, quem sobreviver verá.

ÁGUA E LUZ
É tremenda a falta de respeito das concessionária de energia e água com o povo luziense. Aquela velha máxima de que "Santa Luzia é a cidade onde durante o dia falta água e a noite falta luz" continua mais atual do que nunca. De sexta até ontem a população sofreu com a falta de água nas torneiras valendo-se da generosidade dos poucos vizinho que têm um poço em casa e quanto a energia é raro o dia em que não falta pelo menos três vezes deixando a cidade completamente às escuras prejudicando não só Santa Luzia, mas toda a região da Pará-Maranhão até a divisa com o nordeste. É uma vergonha que uma cidade sofra há muito tempo com problemas tão básicos e essenciais ao mesmo tempo.

Festividade de São Francisco de Assis

A Paróquia de Santa Luzia convida toda a família católica luziense a participar da festividade de São Francisco de Assis, da Igreja do km 46, realizada de 25 de setembro a 04 de outubro com o tema geral “Caminhando com Francisco”.
A abertura das comemorações ao padroeiro do bairro São Francisco acontecerá às 19:30 do próximo dia 25 com missa solene celebrada pelo Pe. Elias cujo tema será “Francisco Modelo de Fé”. A partir dessa data até o dia 04 de outubro serão celebradas missas, na Igreja do km 46, todas as noites sob coordenação de organizações religiosas e sociais ligadas á Igreja Católica com temas específicos para reflexão dos fiéis.
O encerramento será dia 04 de outubro com a tradicional romaria para o Km 42 pela manhã com o tema “São Francisco nos ensina a amar o Criador através das criaturas” onde será celebrada missa seguida do leilão na barraca e a noite missa solene às 19:30 na Igreja de São Francisco de Assis no km 46.
Venha participar com muita fé e oração dessa linda festa em homenagem ao padroeiro dos pobres...

A partir de hoje, domingo, nenhum candidato pode ser preso.

A partir deste domingo (21), os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador não podem ser presos, exceto se forem flagrados cometendo algum tipo de crime.
O Código Eleitoral determina que quando faltam apenas quinze dias para as eleições municipais nenhum candidato pode ser detido por acusações. Ainda de acordo com o Código Eleitoral, o artigo duzentos e trinta e seis especifica que nenhuma autoridade pode prender ou fazer acusações a qualquer eleitor, desde cinco dias antes das eleições até quarenta e oito horas depois. Ou seja, a partir de trinta de setembro até o dia sete de outubro, nenhuma pessoa pode ser presa a menos que cometa um crime e seja pego em flagrante, ou se for emitida uma sentença criminal condenatória.Existe, ainda, o desrespeito a salvo-conduto, que significa que o juiz eleitoral ou o presidente da mesa receptora pode pedir a prisão por até cinco dias de quem causar violência moral ou física, impedindo outro cidadão de votar.

EXTRAS

CÍRIO
Uma grande homenagem á Mãe de JESUS foi realizada em Santa Luzia. Assim podemos definir O III Círio de Nossa Senhora de Nazaré que reuniu milhares de romeiros pelas ruas da Cidade Morena numa verdadeira festa dedicada à Rainha da Amazônia. A festividade que começou dia 6 terminou domingo pela manhã com a romaria e a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Luís Ferrando na Igreja Matriz de Santa Luiza seguidas pelo almoço dos fiéis na Barraca da Santa e o tradicional leilão que visa arrecadar fundos para a conclusão da igreja de Nossa Senhora de Nazaré que encontra-se em obras há mais de três anos.

ARGOLINHA
O torneio da argolinha já tradiconal em nossa cidade, principalmente em épocas de festividades religiosas, foi um sucesso no domingo do Círio. Sob o comando do Nenca, dezenas de Cowboys se revesaram nessa e em outras modalidades específicas da categoria durante toda a tarde regada a muita cerveja e embalada pelos maiores sucessos da música country. Já virou tradição na Cidade Morena.

DISPOSIÇÃO
O ex prefeito e candidato Mico está mostrando muita disposição durante sua campanha que é uma verdadeira maratona. Incansável, passa a semana visitando famílias na sede e no interior do município e de quebra ainda participa dos passeios ciclísticos às quinta feiras juntamente com seus correligionários pelas ruas da cidade que se transforma num verdadeiro mar de azul.

CONCORRÊNCIA PESADA
Nunca se viu uma eleição com disputa tão acirrada entre os postulantes ao cargo de vereador em Santa Luzia. Além de serem muitos os candidatos, tem gente de peso e grande aceitação no meio político inclusive já ocupando vaga na câmara municipal tornando a eleição uma das mais didíceis dos últimos tempos. Quem sobreviver verá...

VESTIBULAR
Esta é a última semana de inscrição no PRISE (Programa de Ingresso Seriado), processo seletivo para o vestibular 2009 da UEPA (Universidade Estadual do Pará), pela internet. O prazo encerra-se dia 21 com a possibilidade de pagamento de boletos até o dia 22, ao custo de R$ 35,00 por fase. A escola Florentina Damasceno está realizando as inscrições. Mas quem preferir fazê-la em casa ou em um cyber, basta acessar um dos endereços www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa, imprimir o boleto e efetuar o pagamento em qualquer etabelecimento bancário até o vencimento.

PAPAI
Nossos parabéns ao professor Jorginho que juntamente com sua esposa Cleidiane está festejando a chegada da mais nova integrante da família, trata-se da pequena Sofia que desde semana passada faz a alegria dos seus pais, avós, familiares e amigos.

EM FUNCIONAMENTO
Já estão em pelno funcionamento a cantina e a rádio da Escola Florentina Damasceno. O nome da rádio é Flor do Saber e da cantina Flor do Sabor, uma alusão à escola Florentina, segundo a direção. É, faz sentido.

Motão...

Antes da "III Trilha das Cinzas", em 2008

A galera reunida em frente ao Motão antes do início da "II Trilha das Cinzas" em 2007

Loja de moto peças, Motão, ponto de encontro famoso da galera

Por mais de três anos funcionou em Santa Luzia a filial da loja capanemense de moto peças Motão, sob administração do nosso amigo Wanderson, que atende por um apelido pelo qual não gosto de chamá-lo, preferindo seu nome verdadeiro. Aproximadamente há um mês Wanderson transferiu-se da direção da loja para outra empresa ocasionando o fechamento pelo seu proprietário que encerrou as atividades por aqui.
O Motão marcou toda uma geração durante esse curto período tornando-se o ponto de encontro mais famoso da cidade reunindo diariamente uma turminha seleta em horas de bate-papo sobre os mais variados assuntos, além de ser point de muita 'zuação' pelos seus assíduos frequentadores que começavam a chegar desde cedo assim que as portas se abriam trazendo e querendo saber dos últimos acontecimento travando célebres discussões sobre, futebol, competições de motociclismo, badalação, vida social da cidade, política, e etc.
O Motão foi o responsável pelo surgimento de muitas amizades e grandes eventos como a famosa Trilha das Cinzas, o bloco carnavalesco e a micareta Os Deserdados que já viraram tradição na Cidade Morena assim como o mais popular time de futebol de salão, Motão Sport Club, que tem a maior torcida e grandes "estrelas" em seu elenco mas sem sucesso nas competições que participou.
Com seu fechamento, o Motão deixou orfã a galerinha mais baladeira de Santa Luzia que está desarticulada e agora pouco se encontram devido as atividades particulares de cada um.
Quem não tem saudades das longas manhãs de conversas jogadas fora? Ou das tardes intermináveis antes da chegada da noite para as reuniões na pracinha em frente da loja após seu fechamento para tomar alguma bebida embalada por um som automotivo?
É, a geração Motão já faz parte de um recente passado...

III Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Neste domingo, Santa Luzia do Pará, estará celebrando uma das festas religiosas mais tradicionais do estado do Pará, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré que este ano estará na sua terceira edição. É uma verdadeira prova de amor e devoção à Mãe do SALVADOR, unindo todos os católicos numa corrente de oração em homenagem à Rainha da Amazônia. Exatamente daqui a um mês (12 de outubro) será realizado o Círio de Nossa Senhora de Nazaré na capital do estado, é a festa maior que deu origem a todas as outras existentes no interior como em Santa Luzia. O Círio é uma linda festa marcada pelo significado e simbologia para os católicos. Tão importantes quanto à imagem da Santa é a berlinda, a corda, a romaria e os hinos cantados há muitas décadas pelos fiéis formando os traços mais marcantes do "natal dos paraenses". E o hino mais conhecido e mais cantado pelos católicos durante o Círio é exatamente o "Vós sois o lírio mimoso", transcrito logo abaixo para marcar esse final de semana festivo para a família católica luziense.
Um bom Círio a todos e que Nossa Senhora de Nazaré derrame suas bênçãos sobre todos nós...
Amém.


Vós sois o lírio mimoso

Vós sois o lírio mimoso
Do mais suave perfume
Que ao lado do santo esposo
A castidade resume

Ó Virgem mãe amorosa
Fonte de amor e de fé
Dai-nos a bênção bondosa
Senhora de Nazaré

Se em vossos lábios divinos
Um doce riso desponta
Nos esplendores dos hinos
Nossa alma aos céus se levanta

Vós sois a ridente aurora
De divinais esplendores
Que a luz da fé revigora
Nas almas dos pecadores

E lá da celeste altura
Do nosso trono de luz
Dai-nos a paz e a ventura
Por vosso amado Jesus!

Compositor:
Euclides Faria

Aconteceu


Alguns carros de propaganda da campanha do atual prefeito que tenta à reeleição foram apreendidos pela juíza eleitoral, na quarta feira à terde, durante uma carreata pelas ruas de Santa Luzia. O motivo da apreensão, segundo informações, foi que no momento da passagem da carreata em frente ao fórum da cidade a juíza realizava uma reunião e o barulho a teria atrapalhado pois, de acordo com a lei, a poluição sonora não é permitida nas ruas principalmente próximo a orgãos públicos caracterizando crime contra o meio ambiente. Todos estão apreensivos e deverão tomar os devidos cuidados para não cometerem o mesmo erro.

FOTOS DA SEMANA

Deputado Adamor Aires mostrando suas habilidades no motociclismo

Zé Florêncio e Cia...

Mico mostrando suas habilidades no cilcismo

Heternia

A galerinha da Karina

Estes, são os ciclistas 22

Mitinho, Jr e Preta

Galerinha

Celta Negro fazendo a festa

Sílvio, Erisvaldo e Ederson

Olha o vizinho...

Cleiton Narciso

Sem comentários...

Galerinha tirando onda...

Sandro, declarando sua paixão pelo 22...

ElEIÇÕES DE 2000 EM NÚMEROS

No ano de 2000 Santa Luzia do Pará realizou sua terceira eleição municipal onde os postulantes ao cargo de prefeito era o atual chefe do executivo local Nato Costa do PSDB que concorrendo à reeleição derrotou o candidato do PT Louro pela segunda vez. Veja os números:

Raimundo Nonato Vieira Da Costa (Nato Costa) - PSDB - 4.356 votos Eleito
Lourival Fernades De Lima (Louro) - PT - 3.476 votos Não eleito
Brancos: 68
Nulos: 495


VEREADORES ELEITOS NO ANO DE 2000:
Veja os números:

01- Manoel Cavalcante de Oliveira (Cecéu) - PSDB - 640 votos
02- Mário Sérgio Bezerra Bessa (Marinho) - PSDB - 373 votos
03- Luis Carlos Florencio da Silva (Carequinha) - PSDB - 315 votos
04- Fernando Soares Vieira (Nando) - PSB - 320 votos
05- Antonio Cavalcante Lima (Antonio do Ônibus) - PTB - 349 votos
06- Adamor Aires de Oliveira (Adamor Aires) - PTB - 596 votos
07- Maria Lucia Machado (Lucia Machado) - PT - 356 votos
08- Antônio Alves (Antonio Bastião) - PPB - 361 votos
09- José Jacó Cavalcante de Lima (Jacosinho) - PPB - 485 votos

Votos Brancos: 42
Votos Nulos: 345

FONTE: TRE/PA

EXTRAS

CÍRIO
Vamos preparando o pato no tucupí e a maniçoba nossa de cada Círio que neste domingo, dia 14, acontecerá o "III Círio de Nossa Senhora de Nazaré" em Santa Luzia e com certeza será uma linda festa que vai reunir a família católica luziense em homenagem à Rainha da Amazônia, mas é bom lembrar que o Círio é um momento de muita oração e devoção dedicado à Mãe de JESUS nosso Salvador.

ANTECIPAÇÃO
Os comícios das coligações que disputam a prefeitura de Santa Luzia, que seriam realizados no sábado, foram antecipados para sexta por sugestão do Pe Elias que quer um Círio bem tranquilo. Até por que no sábado à noite acontecerá a transladação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para a Igreja Matriz e não combina nem um pouco com a barulheira e a correria do povo saindo da cidade para os comícios. Boa ideia Pe Elias.

TELEVISÃO, MAIS UMA VEZ
Nosso retransmissor da Rede Globo voltou ao ar alguns dias atrás, mas está faltando o principal: a transmissão simultânea do sinal da sua afiliada no Estado, a TV Liberal, que é a única emissora paraense que tem programação jornalística local de qualidade. É uma pena!

RESTAM SÓ 25
É o número de dias que falta para o grande pleito do dia 5 de outubro e nessa reta final, os ânimos até aqui contidos, tendem a se exaltarem caminhando para uma campanha agressiva para ver quem leva vantagem nos últimos momentos e se consolida na liderança. Tem gente que já partiu para o desespero...

PROGRAMAS
Os programas políticos que estão sendo veiculados pela única emissora de rádio da cidade a Curí FM, que tem grande audiência em todo território luziense, são mais uma maneira da população conhecer os candidatos e seus projetos. Mas, infelizmente, parece que tem alguns 'políticos' que ainda não entenderam isso e usam o espaço para atacar os adversários com acusações, pessoais e infundadas, tentando tirar algum proveito, mas os eleitores estão atentos e vão dá o troco nas urnas.

SEMANA DA PÁTRIA
Semana passada as escolas das redes públicas estadual e municipal realizaram os "XIX Jogos da Semana da Pátria" onde são disputadas várias modalidades esportivas, dando destaque para o futasal e o voleibol masculino e feminino que mais chamam a atenção dos alunos atraindo grandes públicos para momentos apoteóticos das torcidas que prestigiam seus times numa rivalidade saudável com muito espírito esportivo.

* Nosso abraço da semana vai para o amigo Marquinhos do Januário, residindo atualmente na vizinha cidade de Bragança, mas nos acompanha sempre.

"III CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ"

Acontecerá neste sábado, 6 de setembro, na Igreja Matriz de Santa Luzia a abertura do "III Círio de Nossa Senhora de Nazaré" com uma missa solene celebrada pelo Pe Elias para todos os fiéis da mãe de Jesus. Ao longo da semana acontecerão as novenas que antecedem a grande festa que será realizada dia 14 com a romaria do Círio pelas ruas da Cidade Morena em homenagem à Rainha da Amazônia que terminará com um almoço na Barraca onde acontecerá o leilão e um bingo com os donativos arrecadados junto aos fiéis ao longo da festividade com a finalidade de angariar fundos para o término das obras da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré que está em construção há mais de dois anos. Será uma linda festa reunindo a família católica luziense num só sentimento de fé e gratidão à nossa mãesinha do Céu.

Visita do Projeto Rondon à Santa Luzia do Pará, em 2008.

Alunos de universidades do Sul do País que integram o "Projeto Rondon" estiveram em nossa cidade no mês de julho. O objetivo desse projeto é fazer com que estudantes universitários com o apoio do Exército conheçam as mais diversas regiões do Brasil e sua realidade local ao mesmo tempo em que prestam serviços de relevância sociai às comunidades visitadas.
O melhor desses vídeos, é que em alguns trechos são mostradas imagens de nossa cidade e algumas localidades que fazem parte do município.
É muito bacana:



Fonte: www.youtube.com.br

Círio


A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está percorrendo as residências para a novena todas as noites. É sempre emocionante recebê-la em nossas casas para uma bênção.
E só para lembrar: O "III Círio de Nossa Senhora de Nazaré" acontecerá no segundo domingo de setembro, ou seja, dia 14.

FOTOS DA SEMANA

Deputado estadual Adamor Ayres

Livânia e Val

Délio

Fredson entre amigos

Fredson inaugurando idade nova

Léo, Fredson e Albino

Vereador Nenenzão e o empresário Neto Pereira

Ex vereador Antonio Bastião, Franço e vereador Neguinho Côco
Vereadora Socorro Saldanha

Nilsinho e família

Galerinha

Bode, Batista com sua esposa Nalvinha e Maxico

Jandson

Leandro e Teta

Adonay, Bereka e Netinho

Leandro Lima

Adonay, Bereka e Jr

Profª. Orlete com sua filha e amigos

Edno Alves entre amigos

Ex prefeito e candidato Mico entre amigos

Galera do 22

Ana Lucia entre amigos

Ex Vice prefeita e ex primeira-dama Maria Raimunda

Galera do Franço

Waldez, Kleber e Nenem do Correio

Lane e sua princesinha

Waldenor

Ex prefeito Nato entre amigos

Nego Carmino, Batista, Vereador Nenenzão e Profª. Íris

Vereador Nenenzaão e Profª. Íris

Neto Soares, Netinho e Jajá

Passeio pela city
Passeio ciclistico do 22

Passeio ciclistico do 22