A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Operação Caapora também atinge Santa Luzia

A operação Caapora, desencadeada pelo IBAMA e FUNAI com o apoio da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal, que fechou sete serrarias no vizinho município de Nova Esperança do Piriá tem reflexos diretos em Santa Luzia. Praticamente todos os empresários luzienses do setor madeireiro têm serrarias ou extraem madeira da região e suas serrarias fazem parte das 13 que foram fechadas pela operação.

Certo que a madeira tem origem ilegal por ser retirada de reservas indígenas, mas quem negocia diretamente com os madeireiros são os próprios índios que vendem ou trocam por motos e veículos e depois pedem proteção ao IBAMA e a FUNAI lesando assim os compradores. Muitos luzienses agora estão sem trabalho depois do fechamento de serrarias e extrações agravando ainda mais a problemática do desemprego no município.

O helicóptero do IBAMA passou o dia inteiro sobrevoando a Cidade Morena e regiões próximas na tentativa de flagrar caminhões fazendo o transporte de madeira, deixando os madeireiros muito apreensivos. Pelo menos três empresários do setor que têm base de seus negócios em Santa Luzia, estão sendo procurados pela polícia com mandado de segurança expedido e multas que ultrapassam milhões de reais por desmatamento ilegal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.