A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Um pouco da nossa história - com o Plebiscito o grande sonho luziense começa a se tornar realidade

Pouca gente [ou ninguém mesmo] lembrou-se que dia 28 de abril deveríamos festejar uma das datas mais importantes para os luzienses. Foi exatamente em 28 de abril de 1991, portanto há 18 anos, que a então vila de Santa Luzia deu mais um passo na sua independência político-administrativa. Nesse dia, um domingo chuvoso e sem energia durante quase toda a noite, foi realizado o plebiscito para saber se os habitantes do pretenso município aprovavam [ou não] sua criação.

Não votei no pleito que decidiu nosso futuro, pois era necessário no mínimo dois anos de domicílio eleitoral e eu tinha apenas um, mas comemorei como nunca a larga vantagem do SIM obtida nas urnas.

O plebiscito foi resultado do esforço conjunto dos deputados, na época, Antenor Oliveira [Bararu] e Maria de Nazaré e dos vereadores da bancada luziense na Câmara de Ourém: Juracy Ferreira de Araújo [in memoriam], Aldemir da Conceição Aires de Oliveira [Mico], Francisco de Assis Ferreira [Assis Pinto] e Belmiro Monteiro de Farias [Bira].

O slogan do Plebiscito era: "Vamos votar sem medo de ser feliz. Dia 28 de abril compareça à sua secção eleitoral e diga SIM ao progresso de Santa Luzia".

RESULTADO DO PLEBISCITO

Eleitores aptos a votar: 5.746 distribuídos em 23 secções eleitorais.
Comparecimento: 3.686 eleitores.
Abstenção: 2.060 eleitores.
Votaram SIM: 3.616 eleitores.
Votaram NÃO: 44 eleitores.
Brancos: 26 votos.
Nulos: 4 votos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.