A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Corpus Crhisti em Capanema

No Amazônia Jornal

Mais de 20 mil fiéis devem participar, na manhã de hoje, em Capanema, daquela que é considerada a mais bem organizada procissão em louvor a Corpus Christi de todo o Estado, festa caracterizada principalmente pelo imenso tapete colorido, com motivos ligados à data, que ornamenta todo os quase 1.500 metros do percurso da romaria. Este ano, a confecção do tapete está completando 33 anos. Um motivo de orgulho para as quase três mil pessoas que participam desse trabalho comunitário e cujo resultado já é bastante conhecido.

O bispo da diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti, vai estar presente em Capanema para participar da procissão. Será ele quem levará nas mãos o ostensório com a Hóstia Consagrada que simboliza o Corpo de Jesus. Dom Carlos não esconde sua admiração pela festa religiosa em Capanema, 'que surge através de uma manifestação coletiva, um testemunho de um povo como centro da sua vida, da sua história, da sua caminhada, misturando arte, louvor e cânticos'. O bispo disse que já conhecia, em outros países europeus, a tradição de se usar flores para ornar as ruas por onde passam as romarias. Mas que, no caso de Capanema, a idéia de se utilizar serragem e tintas 'com certeza é inovadora'.

A procissão deve durar menos de hora e meia, contando com as paradas em pontos previamente escolhidos. Segundo frei Gilson Baldez, pároco da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o tema escolhido este ano foi 'Eucaristia, origem e sustento da missão'. 'Em nossa paróquia também queremos viver a refletir intensamente o mistério da presença real de Jesus na Eucaristia', explicou o pároco.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.