A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Estado do Carajás - Uma necessidade ou mero capricho dos políticos?

Um sonho antigo da população e políticos, principalmente eles, do Sul e Sudeste do Pará é transformar a região no Estado do Carajás, esquartejando e tomando para si a parte mais rica do Pará onde estão as grandes jazidas de minérios, potencialmente o grande propulsor de desenvolvimento do futuro estado.

Particularmente, não vejo outra finalidade senão interesses particulares dos políticos [da região] na criação de mais uma unidade federativa, já que ficarão com o "filão" de recursos gerados pelos hoialties da Vale que explora a região. Pois o Pará, do tamanho que está, é viavelmente administrativo sem grandes problemas demandados pela sua extensão territorial.

Por estarmos do lado daqui [nordeste paraense], temos poucas informações sobre o movimento que luta por essa bandeira, que nos soa silencioso, mas na verdade continua firme agindo pelos corredores do poder tentando viabilizar um plebiscito, que seria o embrião do estado do Carajás, para iniciar de forma consistente o processo de emancipação política da dita região.

Nas eleições de 2008 todos os prefeitos da região do Carajás elegeram-se tendo como compromisso trabalhar pela criação do Estado do Carajás, e o principal articulador desse projeto é o prefeito de Marabá, cotadadíssima para ser a capital do novo estado, Maurino Magalhães [PR], que de acordo com a imprensa, esteve essa semana em Brasília acompanhado da maior comitiva "Pró-Carajás" fazendo lobby no congresso para convencer parlamentares à votarem no DL [Decreto Legislativo] que autoriza o plebiscito.

Sinceramente, acho uma medida desnecessária, já que a criação de mais um estado brasileiro demanda em uma nova estrutura administrativa estadual para abrigar os três poderes e suas dispendiosas "máquinas", requerendo injeção de bilhões de reais do contribuinte para bancar o capricho de meia dúzia de políticos nem um pouco interessados no bem está da população.

Link do movimento Pró-Carajás: ww.estadodocarajas.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

pra voces dai de belem e muito facil falar que nao querem a criacao do estado de carajas. pois nao residem aqui no sul e sudeste do para.
como toda certeza o estado de carajas vai ser uma grande vitoria para o povo da regiao de carajas, tendo em vista a dificuldade que o poder publico estadual tem tido todo esse tempo para administrar todo o estado... agora voces ai de belem ficar falando que nao querem a divisao do estado sem conhecer a realidade da regiao.hum, pra voces e muito facil...


Karlos Andre
maraba

Elias Mello disse...

eu acredito que a divisao do estado do para como esta sendo sugerido nao oferece beneficio algum para a economia do estado como um todo e sim aos interesses de alguns poucos que como o testo inicial sugere, estao interessados apenas na parte mais nobre do estado.
tenho uma pergunta,se o estado esta tao dificil de governar, porque entao nao criam o estado novo naquela regiao mais inospita do estado e que fica mais isolada?
la sim eu acredito que precisa de alguem que tome conta e ajude aquele povo sofredor.
alguns nao tem escola, medico, entre outras coisas.
esse negocio de criar estado do carajas e so mais uma maneira de roubar o dinheiro dos impostos criando cargos politicos desnecessarios.
acredito que o povo deve refletir bastante sobre o assunto. pois esta em jogo a administracao do dinheiro publico.
serao nada menos do que alguns deputados, senadores, governador, e uma cambada de cabides de empregos que irao ajudar a esvaziar os cofres publicos.
isso sem falar da roubalheira que se seguira em pouquissimo tempo.

pensem bem no que eles estao querendo fazer com o nosso dinheiro.

meu nome e Elias Mello, meu e-mail e eliasmello2002@ig.com.br

desculpem pelos erros de acentuacao, pois ocorreram em funcao de o teclado do meu computador estar configurado em ingles.

um forte abraco a todos.

josue siamo disse...

olha si for mesmo aceito o novo estado do carajas ai sim o povo brasileiro vao acreditar que a politica brasileira existi ...
nosssa ainda tem politicos que votar a favor sao um bando de sem estudo pois esta na cara que fara bem para os dois estados...
estou torcendo brasil....

Unknown disse...

naaum pra vcêeis e facil flar neeh ' !
moram na capital, recebem tdo o dinheiro daqui do minerio '.
e nois aki do sul ficamos sem a minima condiçao de viver nessas cidades '
sem infra-estrutura ' e sem verbas da capiral '!

Anônimo disse...

Esatamos alheios e a mercê de políticos da capital que andam por aqui de 4 em 4 anos pescando votos e fazendo promessas ilusórias, não são vocês que em plena era da informação tem que fazer uso de energia de força eletro motriz de grupos geradores a diesel e com racionamento, si liquem o Sul e o Sudeste está afim da divisão e iremos também fazer parte dessa república chamada Brasil.

Tecnologia do Blogger.