A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Especial

Religião na vida

Estive conversando com o ilustre e grande amigo, professor Reinaldo, no último sábado 24/10/2009, a respeito dos lamentáveis e violentos acontecimentos que vem ocorrendo em Santa Luzia. Veio-me em mente a idéia de externar minha insatisfação, que penso ser a mesma dos cidadãos luzienses, por meio deste artigo e junto a este segue um texto de minha autoria, apenas para uma melhor reflexão acerca do assunto a ser tratado.

A religião é muito importante na vida de uma pessoa, independentemente da idade; ajuda a refletir em um momento de conflito. É de significativa importância o ensino da religião na escola e em casa para ajudar na formação do caráter do jovem, bem como na sua educação de forma geral. Com isso, podemos dizer que estes aspectos influenciam de maneira determinante para a formação da criança e do adolescente.

Não nos esqueçamos de que a família deve estar presente na educação religiosa de seus filhos, afinal tais ensinamentos transmitem conhecimento e tranquilidade, ainda mais em tempos como esse, de violência, com certeza a taxa de violência diminuiria significativamente; com isso, a criança e o jovem começariam a pensar de forma social, analisando seus atos prevendo suas possíveis consequências. Esses aspectos formariam jovens com valores, sentimentos, porém sem criar partidarismo religioso, afinal vivemos em um país democrático, onde existe uma liberdade de expressão e escolha.

Não compete ao Estado definir o conteúdo religioso a ser ministrado em sala de aula, pois sabemos que existe uma diversidade de crenças religiosas, as quais devem ser respeitadas, caso contrário os alunos poderiam sentir-se atingidos. O que não traria problema algum seria passar conhecimento das relações humanas, atrelado a fundamentos valorativos reputados como importantes para a sociedade. Como resultado, seriam formados cidadãos do bem. Ao vedar o proselitismo às religiões, atribui aos alunos a liberdade religiosa, respeitando-se a diversidade cultural/religiosa no Brasil.

Não há sociedade sem alguma prática religiosa; seja católica, evangélica ou qualquer outra, afinal estamos centrados em uma só figura, Deus. O importante é estar de bem com a vida, com a mente, para a sociedade evoluir sempre positivamente em prol da paz social.

Diante dos recentes acontecimentos lamentáveis de violência em Santa Luzia/PA, penso que este servirá um pouco de reflexão para as pessoas, visto que estes agentes infratores estão por ai perturbando a ordem e lesionando a integridade física e moral dos cidadãos luzienses. Evidentemente que todos anseiam a punição desses infratores, visto que seus atos são de violência brutal e de grande comoção social; é inadmissível agirmos de maneira omissa e conformista, deixando esses marginais (não encontro palavra que melhor discrimine os atos desses delinquentes) impunes; temos que lutar pelo direito à dignidade da pessoa humana.

Ao traçar o perfil dessas pessoas, observamos que são aquelas sem nenhuma instrução, que cresceram desamparadas ou sem orientações educacionais e religiosas.

O que esta faltando na vida desses infratores é uma reeducação de caráter pedagógico e religioso. Sabemos que o sistema penitenciário no Brasil é falho (não garante os direitos fundamentais aos presos), portanto é difícil haver uma reeducação de caráter pedagógico, mas há aqueles que conseguem mudar, o que são poucos, e a religião é o fator determinante na mudança desses penitenciários.

Deixamos na mão das agências policiais a solução desse infortúnio, para que Santa Luzia seja um lugar onde todos possam circular livremente sem temer acontecimentos como esses.

Pedro Henrique Costa de Oliveira
Acadêmico de direito

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Santa Luzia precisa mesmo que nossas crianças pensem mais em DEUS e esqueça a violência.

Não o conheço, mas parabenizo pela bela reflexão.

Anônimo disse...

Legal seu texto.
Jéssica

Anônimo disse...

não sei quem e vc. mas gostei

Elenita disse...

O texto acerca da religião foi muito oportuno, pois é necessário salientar a importância de um apego,de uma base, de um refúgio para os problemas desta sociedade cada vez mais violenta.
Bom, também,foi perceber que a liberdade religiosa deve ser considerada e que todos têm direito ao seu Deus e suas crenças.
Ótimo tema. Parabéns!

Anônimo disse...

Meu amigo, parabéns pelo excelente texto.

Mitinho. disse...

O tema é bem polêmico, concordo que a base religiosa seja o fator mais importante, acredito que todo ser humano precisa ter fé e Deus no coração, independente de sua religião.
Mas se nós formos parar pra pensar um pouco, há vários fatores que contribuem e muito para o alto índice de violência em Santa Luzia, como a falta de oportunidade, educação, saúde, convívio familiar e na minha opinião, principalmente índole, porque você pode ter todos esses fatores que citei, mas se não tiver uma boa índole, irá entrar para o mundo do crime. Porque o que mais vemos nas notícias nao só de nossa Cidade Morena, mas no Brasil e no Mundo, são cidadãos com todos esses requisitos entrando para as drogas e cometendo crimes, até porque os maiores consumidores de drogas são de classe média e alta, que com isso, acabam financiando a criminalidade, outro exemplo também, são pessoas com cargos religiosos comentendo má conduta sexual, para não dizer outra coisa. Mas tirando isso, quero parabenizar o Pedrão pelo belo texto bem reflexivo, e espero que os delinquentes de Santa Luzia leiam e reflitam, e que Deus toque seus corações.
Um forte abraço, Mitinho.

Anônimo disse...

Bela escrita para reflexão. Filho de peixe...

Anônimo disse...

Hum, é o filho do deputado? Ser competente é herança de familia.

Anônimo disse...

gostei muito. os jovens de santa luzia precisam se aproximar mais da igreja mesmo
Sara

Lincoln Cerqueira disse...

Fico muito orgulhoso de saber que vc. Pedro está escrevendo sobre um assunto de grande seriedade, espero que esse seja um dos muitos textos que lerei.Não pare, vc. tem um grande futuro pela frente, parabéns.

Tecnologia do Blogger.