A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Histórias da minha terra - parte II

Com a chegada do Pe Manoel Filho, recém-ordenado, para administrar a Paróquia de Santa Luzia, inicia-se as caminhadas nas madrugadas dos dias que antecedem a festa maior de Santa Luzia, organizadas por ele juntamente com as religiosas Irmãs Angélicas, pastorais e movimentos.

Uma grande conquista da própria igreja, durante a gestão do Pe Manoel Filho, foi abolir a venda de bebidas alcoólicas, na Barraca da Santa durante as festividades, o que desagradou muita gente, mas teve o apoio da maioria dos fiéis e da Diocese.

Foi também com o Pe Manoel Filho que celebramos os 25 anos da Paróquia, que juntamente com a diretoria de festividades organizou as Santas Missões, que se encerrou no dia 13 de dezembro, dando origem às caminhadas nas madrugadas antecedentes da grande Romaria, ganhando forte patrocinador, através das Organizações Rômulo Maiorana que passaram a patrocinar os cartazes, ventarolas e livretos todos os anos.

Com a chegada do Pe João Ribeiro, que com grande entusiasmo também organiza juntamente com as pastorais, movimentos e grupos organizados a grande Festividade de Santa Luzia que atualmente é acompanhada por mais de 10 mil pessoas na procissão principal.
No entanto toda esta motivação inicia-se no mês de novembro com as novenas nas famílias e visitas da imagem de Santa Luzia nas Casas. Há uma grande participação das comunidades pertecentes à Paróquia de Santa Luzia que participam com caravanas e missionários que visitam as famílias.
A Festividade de Santa Luzia é uma das maiores festas religiosas da região que atrai milhares de romeiros que vêem prestar homenagem à Santa Protetora dos Olhos. A maioria são pessoas que partiram de Santa Luzia, mas nunca esqueceram de celebrar a Festa de Santa Luzia, todo mês de dezembro enchendo nossa cidade de alegria para celebrar nossa padroeira que a cada ano ganha mais devotos, que assim como Nosso Senhor Jesus Cristo, em meio a tantas dificuldades, se faz instrumento nas mãos do Senhor!

Ainda relembrando nossos sacerdotes que passaram pela nossa Paróquia podemos citar alguns: Pe Lourenço, Pe José Cogote, Pe Amós, Pe Luciano, Pe Luiz Maria, Pe Paulino, Pe Paolo Catel, Pe Rafael Donneschi, Pe Carlos Verzellette [atualmente Bispo Diocesano de Castanhal], Pe Otacílio, Pe Formento, Pe Manoel Filho, Pe Gerinaldo, Pe Juracy, Pe João Ribeiro e Pe Raimundo Elias, atual pároco de Santa Luzia do Pará, a quem agradecemos pelos seus serviços inovadores e relevantes à frente da nossa Paróquia.

Marcio Santos
Coordenador Paroquial de Catequese
[Email: amassantos@hotmail.com]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.