Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Janeiro 2009

Gente da gente

Quem nos honrou com sua presença esta semana foi o empresário e pecuarista cearense Antonio Diogo. Tomamos boas doses de uísque durante um descontraído bate papo [na lanchonete Macaxeira's, é claro] sobre o queridíssimo estado do Ceará.

Dono de uma simpatia inigualável, seu Antonio [do alto da sua simplicidade] encanta a todos que o conhecem. Luziense por paixão ele vem [à negócios] para Cidade Morena sempre nessa época do ano fazendo questão de rever os muitos e velhos amigos que tem por aqui.

Foi uma breve visita antes de embarcar para a Suíça [onde reside sua filha] e posteriormente para a Turquia onde passará a Semana Santa.

Comentário de um folião ilustre

Recebi o seguinte comentário de um folião ilustre [e pode botar ilustre nisso] meu amigo sobre o carnaval dos deserdados. Sua identidade vai permanecer no anonimato somente para deixar a galera na curiosidade, mas pela fantasia todos saberão de quem se trata...

"Amigo Rei.

Não poderia deixar e fazer um comentário a cerca da matéria "Enquanto isso os deserdados...." em referência aos modelitos que irão desfilar na avenida no carnaval vindouro. Confesso ao amigo que já estou entrando em contato com alguns estilistas (risos) com o fim de providenciar minha carcaça.

Penso seriamente em sair de "FLORA" sem, evidentemente, suas maldades.

Peço opinião do amigo. Por último, fica a certeza de que este seu amigo estará na avenida.

Um abraço."

É meus amigos, o carnaval dos deserdados promete...

Falando em carnaval...

Ontem a noite, durante a cerimonia de diplomação dos alunos da escola de informática, o deputado Adamor Aires afirmou em seu discurso que já contratou um trio elétrico e uma banda [das melhores do Pará] para fazer o Carnaval da Cidade Morena.

Esta é mais uma das iniciativas do incansável deputado Adamor Aires em prol dos seus conterrâneos, já que a administração municipal até o momento não se pronunciou a respeito. Mas adivirto que não criem expectativas quanto a programação do Carnaval [por parte da prefeitura] que não deverá ser lá essas coisas, pois já conhecemos a "competência" desse povo em se tratando de promoções festivas na cidade.

N. E.: Logo mais, será postado um artigo sobre a diplomação dos alunos do curso de informática da escola Deputado Adamor Aires.

Gandaia

O fim de semana está chegando. Escolha seu programa:

01 - Neste sábado, dia 31, tem forró "Mala 100 alça" em Capanema na Arena do Sítio. Com certeza é um bom programa para os amantes [assim como o blogger] do bom e velho forró.

É por essa e outras, que Capanema e Santa Luzia são [comprovadamente] as "capitais paraenses" do forró

02 - Também sábado a banda luziense, Mistura Sensual, estará promovendo mais uma festa [com a sua marca] no bairro do Km 48.

Quem preferir, pode ir que terá muito brega, forró e cerveja gelada como sempre acontece nas festas da MS produções.

Programa noturno

Desde sábado, as noites luzienses estão bem animadas lá para as bandas da escola Florentina Damasceno. Tudo por causa do Torneio de Férias de Futsal que está sendo realizado na quadra de esportes da referida escola.

As partidas são eletrizantes e conseguem reunir um público considerável, mas também pudera, tem time para todos os gostos e as partidas são eliminatórias, ou seja, a equipe que perder um jogo está fora da disputa.

O torneio já virou programa noturno obrigatório para muita gente: os "fomes" de bola [é claro], mulheres e até famílias comparecem em grande número nas "arquebancadas" da quadra para torcerem pelos seus times ou simplesmente saírem de casa. Afinal estamos em Santa Luzia, em pleno mês de férias, período em que a cidade costuma ser mais parada do que o normal.

Mas vale a pena ir até a quadra assistir os jogos. Tem muitos times bons e quando se encontram proporcionam um belo espetáculo com direito a muita adrenalina.

Copa de 2010 - E o Pará?

O presidente da FIFA Joseph Blatter esteve hoje em São Paulo para dá início aos trabalhos de vistorias nos estádios e cidades que pretendem ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2010.

Blatter almoçou com o presidente da CBF, o governador e o prefeito de São Paulo respectivamente, Pelé e um diretor da Globo. O mais curioso disso é que o governador do Amazonas, Eduardo Braga também esteve presente no encontro dando um sinal claro de que Manaus será a capital da Região Norte que vai abrigar uma das sedes do mundial deixando Belém no escanteio.

Mas isso já era esperado, porque Eduardo Braga vem trabalhando [sem medir esforços] nos bastidores desde que foi anunciada a Copa de 2010 no Brasil. Enquanto isso sabem o que o governo do Pará fez? Nada. Ficou de braços cruzados, como sempre, vendo o tempo passar e não tomou nenhuma atitude para que Belém [que tem o maior estádio olímpico da América Latina] fosse escolhida.

Pobres paraense, se quiserem mesmo assistir algum jogo dessa Copa dentro de um estádio, terão que ir até Manaus. Que vergonha hein, governadora?

Pará - "Terra da Insegurança"

Hoje, 27 de janeiro, é um dia histórico para o estado do Pará e especialmente para a cidade de Belém, que sedia até 1º de fevereiro, o FSM [Fórum Social Mundial] reunindo a nata da esquerda mundial em debates que procuram buscar soluções para os mais diversos problemas que o mundo enfrenta.

São esperadas mais de 100 mil pessoas de todas as partes do mundo na capital paraense durante esse período, e é fundamental que essas pessoas levem uma boa impressão da nossa terra. Mas do jeito que as coisas vão, vai ser meio difícil, principalmente no quesito segurança que é o principal problema desse governo de esquerda que recepciona as esquerdas globalizadas para o fórum.

Para garantir pelo menos a "sensação de segurança" durante o evento a governadora precisou buscar ajuda da Guarda Nacional, do seu coleguinha presidente, por que antes, era a "sensação de insegurança" que dominava a população, mas agora é a insegurança absoluta que reina no Pará, da capital aos mais longínquos municípios do interior, onde a chamada "dupla da moto" e outros justiceiros continuam a matar impunemente, quase todos os dias. Ninguém pode sacar dinheiro dos bancos com o mínimo de tranquilidade e a população vive sobressaltada sendo obrigada a assistir à cínica publicidade da "Terra de Direitos".

Mas que direitos são esses? Se em Belém e até mesmo no interior não podemos colocar os pés fora dos altos muros e das cercas elétricas sem o temor de sermos assaltados e até assassinados, sem que o Estado faça alguma coisa para assegurar o nosso bem-estar? Isso, os que têm casas, muros, dinheiro para medidas de segurança como cercas elétricas e outras.

Onde estão os direitos dos pais de família que saem para trabalhar sem a garantia de que voltarão para casa no final do dia?

É muita conversa fiada para pouca ação. O Estado simplesmente se finge de morto, enquanto a bandidagem aterroriza a vida dos contribuintes. O governo parece muito mais preocupado em trocar nomes de policiais nas repartições do setor de segurança do que apresentar medidas capazes de trazer esperanças para a população. É muita política e pouco resultado para nós, pobres mortais [e bota mortais nisso].

E é assim, em Belém, Castanhal, Capanema, Tailândia, Bragança [...] e nos outros 138 municípios paraenses. E o que é pior: ninguém consegue enxergar nem um pequeno ponto de luz no fim desse túnel. E, pela falta de medidas eficazes, o que se vislumbra são dias ainda piores.

Quantas vidas ainda serão ceifadas, até que o governo decida sair do discurso, do chororô da "herança maldita" de governos anteriores, para mostrar efetivamente a que veio e qual é verdadeiramente a sua capacidade de exercer a autoridade que lhe foi concedida pelo povo?

E não é que eles foram

Segundo uma fonte do blog, alguns estrelados luzienses rumaram para a capital afim de participarem do FSM que começa hoje.

Pensei que não fossem, pois o entusiasmo foi muito pequeno diante da possibilidade de participar de um dos maiores eventos promovidos pelas esquerdas mundiais. Confesso que me enganei, mas que a movimentação em torno do fórum foi tímida, ah isso foi.

A cirurgia de Jatene foi um sucesso

Durou apenas 20 minutos a angioplastia a que se submeteu na manhã desta segunda-feira, no Hospital Porto Dias, o ex-governador Simão Jatene.

A pequena cirurgia foi feita pelos médicos Heloísa Guimarães e Vinícius Costa, que integram a equipe do dr. Dionísio Bentes.

Jatene está bem e se encontra na UTI. A previsão é de que amanhã seja transferido para um apartamento e na quarta-feira volte para casa.

Simão Jatene deixa UTI

Segundo a blogosfera paraense:

"O ex-governador Simão Jatene, presidente de honra do PSDB, já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Porto Dias, onde foi internado ontem de manhã, após submeter-se a um cateterismo que detectou o comprometimento (obstrução) de 60% de uma das artérias e a necessidade de submeter-se a uma angiosplatia para corrigir a lesão.

Segundo informações, o ex-governador tomou o café da manhã num apartamento do hospital, acompanhado de familiares. As visitas ainda continuam restritas, mas Jatene está de bom-humor, já falou por telefone com amigos mais próximos e continua antenadíssimo: já tomou conhecimento, inclusive, sobre o que foi publicado a respeito de seu internamento.

A permanência do ex-governador na UTI após o cateterismo, segundo algumas fontes, deveu-se à necessidade de estabilizar sua pressão, que continuava alterada. Estabilizada a pressão, o ex-governador foi para um quarto comum.

A angioplastia, até agora, está confirmada para amanhã, mas ainda sem horário definido. Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte, que consiste na introdução de um minúsculo balão inflado na artéria lesada, para que seja desobstruída."

Carnaval

Ouvi ontem de um diretor de bloco da Cidade Morena, que tem "gente grande" querendo apoiar o carnaval no tocante a programação que envolve os blocos independentes, já que a prefeitura não toma nenhuma atitude em relação a esse assunto.

A programação [se é que ela existe] ninguém ouviu falar. Não se sabe quais serão as atrações, os dias e o local de realização da folia carnavalesca.

Mas isso não é nenhuma novidade, nos últimos quatro anos quem realmente fez a festa foram os blocos que se tornaram populares e ganharam importantes apoios como o dos vereadores Socorro Saldanha, Neguinho Coco [principal patrocinador] e Tião Oliveira além do deputado Adamor Aires e do ex prefeito Mico.

Futsal

Foi emocionante, ontem, a abertura do torneio de férias de futsal. Devido ao pouco tempo para a realização e o grande número de times inscritos, os jogos são em regime de "mata-mata" desde a primeira fase.

O segundo jogo da noite foi entre as equipes do São Paulo e o todo poderoso Hicso [atual campeão]. Foi um jogão, terminando empatado em 1 x 1 no tempo regulamentar o que levou a decisão para os pênaltys.

Resultado, o Hicso foi eliminado para surpresa de todos...

TV Cultura

Sinceramente, essa "ideia brilhante" do governo do estado em substituir o sinal da TV Liberal/Rede Globo pelo da TV Cultura é uma verdadeira ideia de jerico. A qualidade e o profissionalismo da estatal estão a anos-luz da maior rede de comunicação do Norte, a começar pelas imagens que são piores que as dos arquivos da Globo da década de 70.

A programção, convenhamos, a maioria é sem graça, salvo raras excessões, tem alguma coisa de interessante e que prenda a atenção do telespectador.

Só para se ter uma ideia, quem assistiu o jogo ontem a tarde, tenho certeza que achou horrível a transmissão da TV Cultura principalmente no segundo tempo onde o também péssimo futebol de Remo e Vila Rica [que empataram em 2 x 2] no Mangueirão contribuiu para o tédio.

O sinal foi interrompido várias vezes. E a imagem [quando havia imagem] ficou a maior parte do tempo tremida, ou choviscada, como se diz. Chovia na ocasião. O locutor informou que “fortes rajadas de vento” afetaram o transmissor, daí os problemas.

Mas rajadas de vento afetam mesmo uma emissora de televisão a ponto de interromper uma transmissão? E se afetam, por que afetam? Com que frequência?

O que mais se vê é partida de futebol sendo transmitida pela TV em meio a aguaceiros maiores, bem maiores do que o de ontem, em Belém, e em meio a rajadas de vento seguramente também mais fortes. Nem assim ocorrem os problemas que foram expostos na telinha da TV Cultura.

Cá entre nós governadora, se realmente V. Exª quer nos empurrar a TV Cultura "goela a baixo", pelo menos melhore a qualidade da sua TV que na verdade é mais um veículo de propaganda do seu governo, afinal somos seres humanos...

Fala galera...

Para essa galera o carnaval já começou. Já é tempo de curtir as marchinhas quem embalaram muitos carnavais sem esquecer dos hits do momento que também fazem parte da trilha sonora da folia carnavalesca...

Como nos velhos tempos o trigo não foi esquecido para completar a alegria com muita brincadeira e bom humor...

Já é tempo de confraternizar com os amigos o espírito da folia que está chegando...
É isso aí galera, daqui a exatamente um mês estaremos todos juntos curtindo mais um carnaval...

Futsal

Hoje a partir das 19 hs na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno, será realizada a abertura do torneio de férias de futsal.

Esse torneio é promovido pela diretoria de esportes, ligada à Secretaria Municipal de Educação, e tem duas edições anuais. Nas férias do início do ano nos meses de janeiro e fevereiro e durante as férias escolares de julho.

É uma grande festa reunindo dezenas de equipes esportivas [cada uma com um nome bem carecterístico e outras com denominações até engraçadas] formadas por amigos da mesma rua, do mesmo bairro, escolas, empresas e prefeitura numa celebração de amizade e amor a um dos esportes mais populares do município.

Nesta edição a grande ausência é da equipe do Motão que era um dos times mais famosos do torneio, não pela eficiência por que sequer passou da 1ª fase uma única vez, mas pelos seus integrantes que eram muito populares, principalmente entre o público feminino.

Com o fechamento da loja de moto-peças O Motão, consequentemente a equipe de futsal que a representava deixou de existir ficando só a lembrança de uma dos times mais populares e o mais ineficiente ao mesmo tempo.

Morre prefeito de Garrafão do Norte

Faleceu na última quarta feira o prefeito recém-empossado de Garrafão do Norte, Severino Simplício de Carvalho (PMDB) 64 anos, vítima de complicações cardíacas surgidas durante cirurgia num hospital de Belém.

Simplício era pernambucano e residia em Garrafão do Norte há mais de 30 anos onde se tornou umas das principais lideranças políticas sendo eleito prefeito nas últimas eleições apesar de sua saúde bastante debilitada numa disputa acirrada com apoio do deputado Adamor Aires e da família Oliveira através da ex prefeita do município Nely Oliveira.

Eleito com mais de 7 mil votos, na sua primeira disputa eleitoral, Simplicio havia vencido o candidato do PT, Zé Maria, mas desde a campanha estava doente. Mesmo assim, incentivado por correligionários, conseguiu continuar na disputa. Depois da vitória, começou a fazer tratamento para que pudesse ser operado, na tentativa de se curar de problemas na vesícula.

Antes disso, o prefeito só teve tempo de ser diplomado e tomar posse. Depois do dia 1º deste mês, Simplicio não voltou mais a Garrafão do Norte. O município órfão agora será governado pelo seu vice, Fernando Charles Franco.

Fórum Social dá palanque para 2010

Disposto a apresentar sua candidata à sucessão de 2010 para a maior plateia de esquerda reunida por metro quadrado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levará a tiracolo ao Fórum Social Mundial, em Belém, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na tentativa de consolidar a reaproximação com os movimentos sociais, ele prepara discurso sob medida para o encontro, de 27 deste mês a 1º de fevereiro, batizado de "Woodstock tropical".

Lula usará a tribuna do Fórum Social para fazer um pronunciamento na linha desenvolvimentista que agrada ao PT e segue o roteiro da estreia de Dilma no megapalanque político: com estocadas nos EUA pré-Barack Obama, Lula vai dizer que, em seu governo, os pobres não pagarão a conta da crise internacional.

Fonte: O Estado de São Paulo

Vê se pode

Tem diretor de escola, recém-empossado, querendo mostrar serviço e para isso pedindo ajuda dos funcionários. Até aí tudo bem, não fosse as circunstâncias e o tipo de ajuda.

Sabemos que o ensino fundamental é municipalizado, ou seja, é responsabilidade exclusiva do município que recebe uma robusta verba para pagamento de funcionários, despesas com material de expediente e manutenção dos espaços físicos.

Acontece, que a nova chefia de uma das unidades está pedindo aos seus comandados materiais de limpeza [segundo me confidenciou uma colega de trabalho], vê se pode!

A prefeitura tem verba específica para isso, não precisando explorar o pobre salário do servidor que mal dá para cobrir seus custos pessoais. É obrigação da prefeitura [que tem dinheiro suficiente para tentar comprar vereadores] fornecer esses materiais para as escolas e zelar pelo seu funcionamento.

Números da violência no Pará

Até que enfim, o governo liberou os númreos da violência [insegurança pública] no estado. Os índices são assustadores, e por isso agora entende-se o porquê de tanto receio em divulgá-los.

A fonte é do próprio governo atrvés do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), divulgados pelo jornal O liberal e a blogosfera paraense.

No Espaço Aberto, temos duas abordagens sobre o assunto que podem ser lidas aqui e aqui.

Te cuida, Ana Júlia. Já estamos no terceiro ano do seu governo e nenhuma medida foi capaz de melhorar a Segurança Pública no Pará. Pelo contrário, a violência só aumentou em escalas assustadoras.

Em 2010, tem eleição e esse governo se quiser obter êxito nas urnas terá que mostrar serviço sem buscar culpados em governos anteriores, até por que já terá havido tempo suficiente para por em prática tudo o que foi prometido em 2006, caso contrário...

Enquanto isso "Os deserdados"...

Já estão em rítimo de folia, com abadás na linha de produção e á venda, enquanto aquela rapaziada que dá um toque de irreverência no bloco também está a todo vapor na composição dos seus figurinos.

A galera que "troca de sexo" [num bom sentido, é claro] durante a festa carnavalesca já está colocando a criatividade em prática na confecção dos modelitos que irão desfilar na avenida para dá um toque de bom humor à nossa festa tão luziense...

... E o "Macaxeira's Karalhu's"

E por falar em bloco, recebi a informação de que a lanchonete Macaxeira's vai colocar o seu bloco na avenida, literalmente. Segundo o próprio Macaxeira's o nome segue a mesma linha da sua "marca registrada" e será "Macaxeira's Karalhu's".

Ainda segundo ele, os abadás já estão em fase de produção e quem adquirir um terá direito a uma caneca personalizada.

O Carnaval na Cidade Morena promete ser um dos melhores esse ano, e tudo por conta de alguns corajosos luzienses que não têm medo de encarar a responsabilidade que, em suma, seria do poder público.

Mas deixa isso pra lá e vamos cair na gandaia...

"Os deserdados"

Um dos diretores do bloco carnavalesco "Os deserdados" acaba de passar a informação que os abadás já estão sendo confeccionados e à venda pela bagatela de R$ 25,00, lembrando que as 100 primeiras unidades vendidas dão direito à 5 latinhas de cerveja.

O lançamento oficial será dia 14 de fevereiro na danceteria Beleza Pura Dance Club, sob o comando do Dj Judson promovendo o primeiro grito de carnaval de 2009 com 1000 latinhas de cervejas custando apenas R$ 1,00.

Segundo o próprio membro da diretoria do bloco, já está quase tudo acertado para a grande folia: patrocinadores, trio, bebidas...

- Alô, Thaísa! Essa é pra você minha nega.

[Thaísa, luziense da rocha e deserdada desde pequena, mandou hoje um comentário aqui mesmo no blog confirmando presença...]

* Vendas com o Faguinho pelo fone: 91778898 ou na sua residência.

FSM - será que eles vão?

Todo mundo está careca de saber que Belém vai sediar o Fórum Social Mundial - 2009, no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Esse tipo de evento sempre serviu de palco para a trupe esquerdista brasileira, especialmente o PT, dá o seu showsinho de verborragia nos idos tempos de militância quando ainda era oposição.

Agora que a cumpanherada está muito bem abrigada nos confortáveis gabinetes da republiqueta vermelha, do engessado governo estadual e no comando do oásis municipal será que a pirotecnia petista vai dá as caras pelas bandas do Hangar Centro de Convenções da Amazônia [obra herdada do governo Jatene que tanto encanta a governadora] na capital paroara? Por que em um tempo não muito distante os estrelados luzienses adoravam esse tipo de acontecimento para trombetear para o universo suas ideologias baratas retiradas dos manuais de bolso de Carl Max que servia para catequizar a incauta juventude em idade escolar e frequentadora do Canto da Terra onde tinha aulas-magnas de ética, socialismo e anti americanismo.

Será que as rubras estrelas luzienses que se assenhoraram do poder vão juntar-se com os ativistas do MST [atualmente uma dor de cabeça para o petismo] e outras minorias esquecidadas pelo poder público [hoje representado pelo próprio PT] tais como negros, mulheres, índigenas [nesse caso só se forem os cumpanhêros Tembés], posseiros, sindicalistas e etc? Por que será que não se ouve nada a respeito de um evento tão globalizado em termos de representatividades sociais?

Meus amigos, os tempos são outros e os petistas também. Já não precisam mais dá as mãos para os portadores de bandeiras vermelhas que ostentam a foice e o martelo como escudo para lutar contra o poder, porque agora eles são o poder. São eles quem mandam e desmandam sem preocupar-se com suas posições no passado quando "representavam" as minorias que viviam na marginalidade social, pois os companheiros daquela época agora são quase inimigos e as oligarquias políticas, regionais e familiares são os amigos de agora compartilhando carros blindados com ar-condicionado e grande aparato de segurança.

É, talvez irão ao FSM sim, mas só se for para apertar a mão ou tirar fotografias com uma personalidade internacional e depois reunirem-se com importantes quadros da aleijada esquerda paraense num daqueles restaurantes da Estação das Docas ou do Mangal das Garças para saborearem um prato, feito para poucos, assim como faz a governadora todos os finais de semana.

Afinal, esse tal FSM já não significa muito quando se tem o poder ao alcance dos pés e as minorias não servem mais como massa de manobra para as quixotadas do PT.

Carnaval com Cristo

Ainda não vi, mas disseram-me que o Pe Elias já disponibilizou para a venda os "abadás" da festa religiosa "Carnaval com Cristo" que acontece paralelamente à folia momesca no sítio da paróquia.

Esse ato, digamos assim, já virou tradição na Cidade Morena servindo de refúgio para as pessoas que não curtem o carnaval tradicional [com toda sua barulheira] preferindo ficar recluso para orações e atividades religiosas ligadas à nossa Igreja Católica.

Só pedimos aos nossos irmãos que rezem por nós cristãos que não temos a coragem de tomar a mesma atitude e continuamos aqui fora.

Ainda bem que existem pessoas que pensam assim. Parabéns para elas e para nosso pároco que é um homem sensato e um verdadeiro pastor à frente do seu rebanho.

Que o SENHOR nosso DEUS, juntamente com SANTA LUZIA, abençoe a todos nós.

Comentários

Já postei um artigo sobre esse assunto, mas para não ser chamado de intransigente por algumas pessoas, vou repetir o já falado [escrito] antes.

Os artigos escritos no blog, especialmente os que abordam política, são de minha autoria e consquentemente de minha responsabilidade refletindo meus pensamentos ou fatos que são do conhecimento de todos, tanto que nunca postei nenhuma mentira sobre qualquer assunto relevante sobre esse tema.

O problema é que quando a carapuça serve na cara de alguém, esse alguém quer argumentar mantendo-se no anonimato. Ora, pois se eu assino todos os posters deste blog, por que os comentários têm que ser anônimos? De jeito nenhum, por isso todos os comentário que chegam até mim, onde o autor não se identifica, são deletados.

O blog é democrático sim. Dá a chance de qualquer pessoa entrar no debate e expor suas idéias, eu gostando ou não, mas para isso é preciso não esquecer um princípio básico da democracia. Para criticar, elogiar ou tecer comentário sobre qualquer assunto é necessário [eu diria imprescindível] a identificação do autor de tal conteúdo, por que a discussão de ideias é saudável, necessária e fortalece os princípios democráticos de uma sociedade.

Portanto, qualquer pessoa [que queira] pode comenar um artigo. É muito fácil, basta clicar em comentários no final do poster, escrever o seu comentário e no campo que pede nome de usuário digite seu email [do Orkut], onde pedir senha digite sua senha normal [também do Orkut], depois disso clique em publicar comentário.

Pronto, seu comentário será enviado com sua identificação.

Indignação

Sinceramente, até quando teremos de aguentar essa falta de respeito da Rede Celpa com a população de Santa Luzia? Por que paciência, tenho certeza que ninguém tem mais com tanta falta de energia a cada 20 minutos todos os dias.

Quando ligamos para o serviço 0800 dessa empresa, dificilmente somos atendidos por funcionários mal preparados que não sabem responder, resolver ou informam nada à respeito de tão grave problema. Isso quando não ficamos com cara de besta mesmo [o que não é raro], ouvindo gravações e musiquinhas, ou quando o sistema não está fora do ar ou ocupado.

É revoltante [para não dizer imoral] ter que "engolir" tanto descaso dessa concessionária de energia que mete a mão no bolso do cidadão juntamente com os governos estadual [que cobra 30% de ICMS] e municipal [que cobra taxa de iluminação pública] enquanto ficamos de mãos atadas sem nada poder fazer.

Chega a ser rídicula tal situação. É inadmissível faltar energia de 10 a 20 vezes por dia. Agora mesmo enquanto escrevia o artigo abaixo, faltou energia duas vezes em menos de 15 minutos.

E agora quem irá nos defender?

- Acho que só o Chapolin Colorado mesmo para ter piedade de nós...

Desenvolvimento X meio ambiente

A História da humanidade é baseada na destruição do espaço geográfico para a preservação da espécie humana, em consequência disso, milhares de outras espécies foram extintas pela ação contínua dos "seres racionais" sobre a natureza por que o ato destruidor do homo sapiens está impregnado no seu DNA biológico/cultural.

Conscientizar o ser humano de que suas ações são predatórias até mesmo para a sua própria existência é tarefa de gigantes de tal modo que um grito isolado em defesa do meio ambiente no meio da multidão soa como ridículo.

Claro que os devoradores do planeta são os grandes grupos empresariais, porém, assim agem por que a vida no modelo atual exige isto, o qual, faz parte de uma cadeia alimentar, social, política, econômica [...] e parar esse modelo, significa interromper o desenvolvimento da sociedade dentro do foco em que a conhecemos.

Logo, a questão ambiental está intimamente ligada à linha de consumo: hábitos elaborados no processo histórico de evolução da humanidade. Ora, um bom exemplo disso é o nosso agonizante rio Curí que até inicio da década de 70 [segundo relatos] era perene e saudável, hoje virou um esgoto da falta de consciência da população/poder público, porém, sem este esgoto não teríamos a cidade que nasceu às suas margens exatamente devido a sua existência. Daí, olhando-se pela ótica do processo interativo do convívio humano, para se obter o progresso ou se matava o rio ou a cidade não existiria.

A questão do grande lixão em que estamos transformando o planeta Terra é consequência de todo um processo civilizatório contido na genética da humanidade. Mudar o curso da história, para a preservação do planeta, teríamos de mudar toda a forma de pensar, agir e existir da raça humana agindo isoladamente com um aplicativo psicológico para amainar consciências sobre as questões ambientais.

Enfrentar a problemática de frente teria que, antes mudar toda uma mentalidade, toda uma forma de viver onde o padrão consumista seria redesenhado criando-se outro padrão humano para dar vida plena ao corpo vivo do planeta.

Aí fica a seguinte pergunta: É possível conciliar progresso, evolução e desenvolvimento econômico sem lesionar o planeta Azul?

No jornal "Diário do Pará" de hoje

O deputado federal do PT, Beto Faro [conhecido também como Beto da Fetagri], foi denunciado à justiça por corrupção e formação de quadrilha quando era superintendente do INCRA no Pará.

Só para lembrar, o ilustre deputado foi bem votado em Santa Luzia [em 2006] tendo a atual administração como cabo eleitoral.

Veja reportagem completa no Diário do Pará, edição de hoje, 18 de janeiro de 2009.

Recuo

Do blog paroara Flanar.

Fala-se à boca miúda, nas fofocas palacianas, que o decreto de (re)nomeação de Raimundo Benassuly Jr. para a Delegacia Geral de Polícia Civil ainda não foi publicado porque a governadora Ana Júlia Carepa espera sentar a poeira da opinião pública.

As críticas à recondução de Benassuly não foram poucas e, pior, tiveram alcance nacional. Ana não estaria propensa a se expor ainda mais para sustentar a volta do ex-Delegado Geral ao cargo.

Os próximos dias dirão se este passo atrás é falso boato ou é na vera.

O que ele disse.

"A sociedade está doente, moribunda e a cidadania não existe. E não é só aqui no Marajó. O mesmo está acontecendo em várias outras cidades. Em Santarém, Bragança, Abaetetuba, Cametá, Belém, Marajó, Altamira, Xingu…

No Pará, o problema está se expandindo cada vez mais. Isso é um fato que se agrava”.

[Dom José Luiz Azcona Hermoso, bispo do Marajó, em seu estarrecedor relato à CPI da Pedofilia na Assembléia Legislativa, que concluiu questionando "como irá acabar?"]

E o carnaval, hein?

Faltando pouco mais de um mês para a maior folia brasileira, nosso velho carnaval, ainda não se viu nenhum movimento da administração municipal nesse sentido. Em anos anteriores já se ouvia, por esse período, alguns comentários sobre bandas, programação e local da festa.

Essa calmaria não é de espantar os luzienses mais antenados, basta lembrar do aniversário da cidade, no mês passado, que resumiu-se num arremedo de micareta protagonizado por algumas "bandas da terra". Nada que as desmereça, pois acho louvável que deem oportunidades para "nossos talentos" merecedores de todo nosso respeito, mas sinceramente merecíamos uma festa a altura do acontecimento.

Os blocos independentes liderados por alguns corajosos luzienses já estão à todo vapor com seus preparativos, enquanto isso a prefeitura continua na sua inércia sem dá o mínimo sinal se vai ou não promover a folia com bandas de renome do cenário musical paraense como faziam administrações anteriores que nos proporcionaram os melhores carnavais.

Advirto aos conterrâneos a não criarem muitas expectativas, por que em se tratando desse governo não podemos esperar muito de uma administração que governa distante do povo e dos seus anseios em benefício de meia dúzia de calaceiros que orbita em volta do poder com o um único objetivo: se dá bem às custas do parasitismo político.

Câmara

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Tião Oliveira, eleito no último dia primeiro para o cargo, a casa parlamentar ficou [digamos assim] meio vazia após a saída da sua antecessora. É que Tião ao assumir a presidência do legislativo municipal percebeu que não ficou nenhum documento oficial e nenhum arquivo [por que também não ficou nenhum computador] referente aos atos administrativos, funcionalismo e despesas daquela casa.

Em relação aos bens materiais recebidos, consta na lista alguns "trecos" como sofás velhos, almofadas e outros objetos da mesma importância. Será que um dos poderes municipais não dispunha sequer de computadores para realizar os trabalhos dos seus membros? É uma realidade um tanto quanto estranha.

Além desses "bens" Tião recebeu uma administração com seus recursos comprometidos devido a folha de pagamento dos vereadores, pois um dos últimos atos da gestão anterior foi elevar os salários do nobres edis em mais de 100%, sem contar que foram votados "às escuras" o pagamento da taxa de iluminação pública pela população, a reprovação das contas do ex prefeito Nato Costa e uma gorda verba [mais de meio milhão de reais] para a aldeia tembé sob administração daquele famoso cacique.

É meus amigos parece que tem muita coisa que precisa ser explicada à sociedade por algumas pessoas...

Bombou

No ar, em fase experimental, e disponível no blog desde hoje a tarde a rádio digital "Web Mix" bombou entre os internautas da terrinha e em outras partes do mundo.

Divulgada durante um curto espaço de tempo através apenas do msn, a rádio Web Mix foi ouvida em várias cidades do Pará, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Piauí, São Paulo e até do outro lado do mundo, isso mesmo, no Japão.

A rádio Web Mix nasceu a partir de uma ideia do Dj Judson e está fazendo parceria com o blog. Sem fins lucrativos, assim como este espaço, a rádio tem como objetivos o entretenimento dos ouvintes, a reunião dos filhos da Cidade Morena nesse ambiente descontraído e é claro divulgar essa cidade maravilhosa que tanto amamos.

Para ouvi-la basta clicar no link "Ao vivo - Dj Judson e Rádio Web Mix" acima do relógio logo aí na aba direita.

Ajude-nos a divulgar nossa cidade...

Programção da "Rádio Web Mix"

Experimentalmente no ar, mas à todo vapor, a rádio digital "Web Mix" está divulgando sua programação diária a partir de amanhã.

* Das 09:00hs ao meio dia

- Dj Kássio tocando o melhor do forró e do brega/melody paraense

Email Dj Kássio: djkacio_mix@hotmail.com

* Das 14:00hs às 18:00hs

- Dj Bereka leva para você as últimas do pagode

Email Dj Bereka: bereka_7@hotmail.com

* Das 18:00hs às 22:00hs

- Dj Judson no embalo do dance music

Email Dj Judson: djjudsom@hotmail.com

N. E. : Para participar, ao vivo, da programação da rádio Web Mix, basta adicionar os Djs no msn.

Rádio Web Mix no blog

Temos novidade no blog.

Chegou em Santa Luzia a "Rádio Web Mix" [sob o comando dos Dj's Judson, Bereka e Kássio] totalmente digital e com programação de alta qualidade voltada para o público jovem.

Em fase experimental, mas em pleno funcionamento, a rádio Web Mix pode ser acessada aqui mesmo no blog.

Basta clicar no link "Ao vivo - Dj Judson & Rádio Web Mix" logo aí acima do relógio na aba direita.

Para conversar ao vivo com o Dj Judson pelo msn é só add: djjudsom@hotmail.com

[In]Segurança pública no Pará

Quando nós blogueiros comentamos certas situações nos governos, alguns acham exagero ou que estamos fazendo politicagem. Mas não podemos fechar os olhos para a segurança pública no Pará que já chegou ao absurdo extremo, enquanto o governo continua inerte sem tomar nenhuma medida eficaz a sociedade [que sofre as consequências] clama por uma solução, por que o "Pará, terra de direitos" não passa de uma doce ilusão marqueteira. Acorda governo Ana Júlia antes que seja tarde demais.

Abaixo algumas charges [do cartunista João Bosco] retiradas de blogs paraenses que retratam bem a situação.



Calmaria

Nesses primeiros dias de janeiro Santa Luzia está com aquela cara de preguiça que não dá coragem nem para sair de casa.

Como estamos em pleno inverno amazônico [chovendo de manhã, à tarde e a noite também] a cidade anda meio vazia com pouca gente nas ruas e o tempo parece que não passa tornando os dias intermináveis em plenas férias escolares.

Sobra tempo para tudo e ainda falta o que fazer para ocupar a ociosidade. Isto é Santa Luzia do Pará, a nossa sempre querida Cidade Morena.

Núcleo da UFPA de Capanema pode ser transformado em campus universitário

Logo no início da sua gestão, o prefeito recém empossado de Capanema, Eslon Martins (PR) está mostrando a que veio colocando em prática um compromisso de campanha que começa a tomar forma. É a transformação do núcleo da UFPA [ligado ao campus de Bragança] em campus universitário independente incluindo o município em um seleto grupo de cidades que oferecem formação superior para sua população e vizinhança.

Na primeira semana à frente do executivo, Eslon recebeu o reitor daquela instituição de ensino, o professor doutor Alex Fiúza de Melo, com objetivo de firmarem compromisso nesse sentido.

É uma atitude louvável, visto que Capanema é pólo centralizador de fácil acesso para mais de uma dezena de municípios circunvizinhos que ali encontram soluções para praticamente todos os problemas de infraestrutura comercial, prestação de serviços e acesso ao ensino de 3º grau.

Carnaval

Faltando pouco mais de um mês para a folia carnavalesca, os blocos independentes da Cidade Morena já estão à todo vapor se organizando para o grande momento.

Esse ano além do já tradicional "Os deserdados" teremos a estreia na avenida do bloco "Me beija" do Dj Júdson e danceteria Beleza Pura Dance Club.

Na vizinha cidade de Cachoeira do Piriá o luziense [por adoção] Léo Pereira comanda o bloco "Jegue Elétrico" que também é uma boa opção para quem quer fugir da rotina e curtir em outras paragens.

O governo Ana Júlia e a segurança pública

Parece mentira, mas é a mais pura verdade. Ana Júlia Carepa (PT) desde que assumiu o estado nos últimos dois anos brinca de governar, deixando clara sua incompetência diante dos vários problemas que afligem o paraense, em especial a violência que caminha assustadoramente fazendo suas vítimas entre cidadãos de bem e pagadores de impostos.

Foi preciso mais uma vítima na capital para o governo sair da sua inércia e tomar alguma atitude em relação a (in)segurança que era um dos itens mais atacados nas gestões tucanas quando Ana era postulante ao Palácio dos Despachos. Como dizia Dr Almir [ex governador], o povo naquela época vivia sob a "sensação de insegurança", hoje vive a mercê dos bandidos que dominam as ruas enquanto a polícia continua encastelada nas delegacias sem viaturas, sem contingente policial e sem as mínimas condições de enfrentar a bandidagem muito bem armada, diga-se de passagem.

Sem dúvidas, o maior problema desse governo é a segurança, tanto que não divulga as estatísticas para não envergonhá-lo ainda mais diante da opinião pública desmascarando-o e colocando de joelhos o tão famoso slogan "Pará. Terra de direito" que a governadora trobeteia aos quatro cantos do estado. Mas que direito? Direito de não poder sair na rua por que vai ser assaltado logo na primeira esquina? Direito de virar refém de bandidos dentro da própria casa sob a mira de arma de fogo? Ora governadora, admita sua incapacidade diante de tão grave problema e busque soluções o mais urgente possível antes que mais inocentes percam a vida nesse faroeste urbano.

Mas que sejam soluções plausíveis, não como a última e infeliz ideia de reconduzir à delegacia geral da polícia civil o delegado Raimundo Benassuly, que se encontrava em "quarentena" depois do triste episódio da menor presa com vinte homens numa delegacia de Abaetetuba. Aliás, essa medida "brilhante" tomada por vossa excelência foi destaque em toda imprensa brasileira ao longo do dia de ontem tomando de espanto todos que ainda lembram do episódio protagonizado por Benassuly.

Governadora, ainda há tempo de salvar o Pará dessa onda avassaladora de violência, basta agir com responsabilidade e assumir as rédeas do seu governo que está entulhado de intelectuais que não conhecem nada de administração pública além da teoria e dos interesses das diversas correntes ideológicas a que pertencem. Por que em dois anos seu governo ainda não mostrou a que veio, não se tem as grandes obras prometidas e o estado continua com a mesma infraestrutura herdadda dos governos tucanos, as insersções sociais não passam das bolsas-esmolas e os itens saúde e educação não dá para comentar aqui por que merecem um capítulo à parte.

Todos esses fatores influenciam diretamente sobre seus indices de aprovação junto aos paraenses, que não chega à casa dos 30%, figurando entre os piores governos do Brasil. Que vergonha hein governadora? E ainda tem coragem de criticar governos anteriores. Mas o povo está vendo e ano que vem terá o teste das urnas, a senhora ainda vai esbravejar e prometer aquilo que não é capaz de cumprir? O problema agora é seu e não adianta buscar bode espiatório.

O PT e a promiscuidade política

Um dos fenômenos mais perversos do sistema politico eleitoral brasileiro é a promiscuidade politico-partidária que se manifesta todas as vezes que o centro hegemônico do poder muda de dono. É um fenômeno que sempre existiu, inclusive aceito e praticado pela maioria dos partidos. Por isso, quase ninguém mais se escandaliza quando os inimigos de ontem se tornam [de repente] os amigos, ou amantes de hoje, para [de novo] voltarem a ser inimigos, amigos e amantes, num motoperpétuo movido pelo negócio da política, ou se preferir, pela política entendida como negócio.


A incongruência dessa lógica evidenciou-se no exato momento em que Lula e o PT, até então críticos da promiscuidade politica, chegaram ao governo e, em nome da “governabilidade”, aderiram à lógica dos apoios e alianças incômodos.

Uma justificativa até compreensível, inclusive na perspectiva posta pelo PT de introduzir as REFORMAS necessárias para acabar com as distorções do sistema político e as práticas ilegítimas. Mas, ao baixar a guarda, o PT descobriu que boa parte de seus dirigentes já estava à vontade com essa lógica perversa, e o “mensalão” só confirmou que não foram apenas as boas intenções que inspiraram essa nova "desenvoltura” do PT em fazer alianças causando um grande choque na sociedade, e um baque sem precedentes no PT que além de perder a “inocência” acabou rachado, deixando mortos e feridos pelo caminho.

Os chororôs pedindo ética, moralização, e principalmente REFORMAS, como sempre acabaram dando em nada. Muito pelo contrário, o cenário das alianças promíscuas cresceu de tal forma que hoje não dá para "engolir" o sistema de alianças construído pelo "ético" PT.

Lula, anestesiado do alto de sua arrogância com seus 80% de aprovação, já prefere a companhia das oligarquias políticas e familiares de quem se diz amigo, inclusive de adversários históricos se dando ao luxo de montar uma equipe de ministros cujos currículos são de arrepiar qualquer um que conheceu o partido em outras eras.

Hélio Costa nas “Comunicações” governa pela grande mídia, e todos os demais que “ganharam” as concessões públicas no governo Lula. Reinold Stephanes, aristocrata filho da ditadura, dá as cartas para os ruralistas na "Agricultura". Nelson Jobim, tirou a capa preta e vestiu a farda da "Defesa", de onde também comanda sua bancada no STF e no Banco Central, o agiota Henrique Meireles faz os especuladores ganharem mais dinheiro.

Os sobreviventes dos movimentos sociais já se foram todos, sobrando somente alguns petistas que nem dão conta do recado. Tarso Genro se submeteu a Gilmar Mendes e Daniel Dantas para acabar com a função republicana da Policia Federal. Paulo Vannucchi, abandonado por Lula, segue levando chutes dos assassinos e torturadores da ditadura, enquanto Carlos Minc, uma espécie de metralhadora verborrágica, continua cuspindo balas de festim.

O Judiciário, além de zelar pelos seus salários, os melhores do país por sinal, consegue se manter no topo dos maiores índices de IMPUNIDADE do mundo. Com isso, os fichas sujas tomaram posse, ou ficaram livres para se candidatarem a qualquer coisa.

Se por um lado os avanços econômicos e sociais que Lula e o PT proporcionaram à sociedade brasileira são visíveis, pelo outro, a aproximação promíscua [de Lula e o PT] com a DIREITONA só agravou as fragilidades e distorções do sistema político brasileiro.

Os tempos são outros e os índios também


De uns tempos para cá a sociedade brada uma pseudo-ingenuidade classificando os caciques de ingênuos caras-pálida injustiçados desde os idos tempos da colonização, o que em partes não deixa de ser verdade, mas essa classificação está desatualizada, pois de ingênuos e explorados eles não têm nada.
Que o digam os luzienses passados para trás pelo cacique tembé nas últimas eleições. Já passou há muito o tempo em que índio se contentava com espelhos e outras miçangas. A realidade é outra.
Os índios globalizados de hoje gostam mesmo é de pick-ups de luxo, celulares top-line, notebooks conectados ao mundo virtual e tudo mais, ora, ora, se todos esses benefícios são pagos com o nosso rico dinheirinho.
Os índios modernos são coniventes e beneficiários da exploração da madeira em suas terras, mas na hora da polícia entrar em ação, passam a ser ingênuos indígenas explorados e enganados. Índio não aceita mais apito, índio quer grana.

Divisão do Pará aumentaria em 36,7% custos dos estados

Matéria do Diário do Pará edição de hoje.

A proposta de divisão territorial do Pará seria inviável. É o que aponta o estudo "Custos de Funcionamento das Unidades Federativas Brasileiras e suas Implicações sobre a Criação de Novos Estados", realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa foi encomendada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), com o objetivo de avaliar o impacto econômico e social que a criação de novos estados acarretaria no país.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto, se Carajás, Tapajós e Xingu fossem criados, os novos estados, somados, ficariam com um terço do PIB (Produto Interno Bruto) paraense e com 29% da população estadual. Os gastos públicos dos quatro estados, somados, seriam 36,7% maior que o atual.

A situação mais crítica é a do estado do Xingu, que teria que gastar 100,35% do seu PIB apenas para a manutenção da máquina pública. O estado de Carajás precisaria de 22,52% e de Tapajós 39,04%. No Brasil, os gastos médios dos estados não ultrapassam 12,47% do PIB.

O relatório também destaca que novos estados criados nesta região teriam problemas populacionais. “No Norte do país, os municípios têm uma extensão territorial muito grande, mas, em geral, população pequena. Com essa configuração, os novos estados seriam pouco povoados e a maioria deles, pouquíssimo populosos”, afirma o relatório. Apenas Carajás teria densidade populacional maior que a média da região, que é de 3,80 habitantes por km².

O Ipea conclui o relatório avaliando que as proposições de novos estados “carecem de fundamentação econômica” pois alguns gastos estimados superam o próprio PIB regional. As propostas que sugeriam a criação dos estados de Carajás, do Tapajós e do Xingu já foram arquivadas, mas ainda existem movimentos regionais favoráveis às idéias.

---------------------------------------------------------------------------------------

N. E.: Esquartejar o Pará, só seria bom mesmo para a classe política das respectivas regiões. Tá na cara a inviabilidade dessa "ideia brilhante" que surgiu nas cabeça iluminada de alguns políticos e foi vendida à população como sendo a única solução para seus problemas.

Dividir o Pará, para criar mais três unidades federativas significa montar do zero estruturas administrativas que custariam bilhões do nosso suado dinheirinho e ainda consumir boa parte das riquezas dessas regiões apenas em burocracia.

"Pará, nós te queremos grande..."

Pequeno mundo virtual

Navegando na net por aí, como sempre gosto de fazer, procurando informações eis que encontro duas páginas bem interessantes. São os sites das nossas vizinhas Capanema e Bragança.

As referidas páginas têm o mesmo layout por fazerem parte de uma franquia de páginas da web que tem como objetivo divulgar as cidades em questão.

Com visual moderno recheado de muita informação, variedades e entretenimento o Portal Capanema e o Portal Bragantino são boas opções de leitura para quem busca informações sobre essas cidades, bem como as opções de diversão que são divulgadas semanalmente.

Também é possível conhecer o histórico do município, ver fotos de acontecimentos, baladas e pontos turísticos das cidades que são os principais pólos do nordeste paraense, além da zona metropolitana de Belém.

E agora "cumpanhêros"?

A petesada está mesmo sem sorte. O apedeuta deu uma senhora rasteira na cumpanherada recolhendo os empregos distrbuídos ao longo do ano passado para ganhar a eleição e a nova mesa diretora da câmara está passando a vassoura no cabide, opa gabinete, da presidência que abrigava dezenas de familiares da antiga direção.

É "cumpanhêros", a coisa tá feia para o lado de vocês...

Alô papai, alô mamãe...

Saiu hoje pela manhã o listão dos aprovados no vestibular da UEPA [Universidade Estadual do Pará] e tem luziense festejando.

Até agora tenho a informação de que somente duas filhas da terrinha conseguiram passar pelo crivo de seleção da entidade.

As calouras são Jéssica Furtado, filha do popular Zé Calango, aprovada em química e Dorilene Pontes, filha do Duquita, que ainda não tenho conhecimento em que área foi aprovada.

Parabéns para ambas e seus familiares...

2010?

Enquanto isso na blogosfera paroara:

"Nos corredores políticos corre a seguinte informação: Jatene para o governo tendo Lira Maia como vice e Jader para o senado juntamente com Dudu.

No mesmo balaio PSDB, DEM, PMDB, PTB e o PR que ficaria com a prefeitura de Belém via Anivaldo Vale.

Pode ser boato, mas se for verdade, o PT vai navegar sozinho."

É muito provável que isso aconteça, por que o "namoro" entre Jáder e Jatene se fortalece a cada dia desde que Ana enfiou os pés pelas mãos na eleição da mesa diretora da ALEPA e mais recentemente no caso do SEBRAE que deixou Hildegardo Nunes [afilhado de Jáder] a ver navios e o PMDB bastante irritado.

Jáder e o tucanato são amiguinhos de infância e vivem se encontrando nos gabinetes em Brasília, reuniões em Belém e animados almoços nos restaurantes da capital.

Paraense no BBB-9

Thais Macedo não terá mais o título de única participante paraense do concorrido Big Brother Brasil. A nona versão do programa, que estréia terça-feira, 13, contará com outro nortista entre os 18 participantes.

A informação está no blog da produção do programa. O site informa: 'Temos gente do Mato Grosso, Santa Catarina, Sampa, Rio, Distrito Federal, Minas, Pernambuco, Amazonas, Pará e Rio Grande do Sul'.

Chiadeira

A "chiadeira" é geral, depois do primeiro ato da administração em 2009. Dos 169 temporários dispensados boa parte é de "cumpanhêros" que trabalhou igual formiguinha para elevar o apedeuta ao Olimpo.

Entre os novos sem-emprego figuram estrelas de alto brilho, militantes de eras remotas e oportunistas que conseguiram um lugar no estrelado céu petista nos últimos tempos ocupando vaga de destaque na administração chegando inclusive a ter o nome cotado para galgar degraus mais elevados na nova temporada à sombra do poder, mas agora se esborrachou numa só canetada.

Era clara a evidência eleitoreira na corrida empregatícia nos meses que antecederam o pleito de outubro. Dezenas de empregos foram loteados entre os correlegionários petistas com uma única finalidade: angariar votos.

Os ungidos de então, sentiram-se na obrigação de retribuir a "gentileza" com seu sagrado voto na certeza de continuar a fazer parte dos quadros funcionais da prefeitura. Ledo engano, a única finalidade era usar o cabide de empregos para segurar seus votos garantindo assim, e só assim, a "vitória" disso que aí está.

Só agora, afogados no pesadelo do desemprego, é que estão se dando conta de que foram usados como massa de manobra servindo de escada para os inquilinos do poder se abrigarem nos confortáveis gabinetes refrigerados do Palácio Municipal por mais quatro anos.

Eslon Martins toma posse em Capanema

Prefeito de Capanema Eslon Martins e seu vice David Peixoto
Toma posse o Sr. Eslon Martins
O prefeito eleito de Capanema, Eslon Martins, foi empossado em sessão solene na Câmara de Vereadores realizada na última quinta-feira, primeiro de janeiro.

Eslon prestou juramento após a posse dos 10 vereadores do município que, elegeram a mesa diretora da Casa, tendo como presidente o vereador Pedro Abraão. Apesar da presença de Alexandre Buchacra [antecessor de Eslon], o atual prefeito recebeu a faixa das mãos da sua mãe, quebrando o protocolo.

Eslon Martins [Grupo JM] e David Pinheiro [Casa do Ferro] são empresários renomados de Capanema acostumados a administrar, isso enriquece o currículo de ambos a frente do executivo municipal. O novo prefeito já foi vereador por dois mandatos, sendo presidente da câmara por uma ocasião, enquanto que David Peixoto é estreante na vida pública.

Experiências à parte, Capanema volta a ter empresários no comando da prefeitura como já ocorreu em outras ocasiões o que permitiu o progresso acelerado do município com administrações bem sucedidas, por isso o povo capanemense acredita no sucesso dessa administração que ora se inicia.

Fonte: Portal Capanema

Para matar a saudade de quem está longe...

Igreja Matriz de Santa Luzia com vista panorâmica da praça...
Bela Morena
Bela morena tu já vem chegando
Já estou gostando de te ver assim
O povo na praça está te esperando
Que é pra mudar essa vida tão ruim
I
Morena bela tu já vem chegando
Já estou gostando de te ver assim
O povo na praça está te esperando
Que é pra mudar essa vida tão ruim
II
Com um sorriso de quem já sofreu
No teu olhar vejo alegria
Esquece agora quem te fez chorar
Um novo tempo de esperança vai chegar, ô ô ô
Mas que gesto bonito, ô ô ô
Que teu povo faz
III
Santa Luzia tu merece amor
Santa Luzia tu merece paz (2x)
-----------------------------------------------------------------------------
Canção que embalou gerações e emocionava nos idos tempos de Canto da Terra.

Nova enquete

Já foi disponibilizada a nova enquete do blog.

Em 2010, teremos eleição para o governo do estado. Como até agora somente dois nomes são dados como certos para a disputa [Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia (PT)] eles são as opções submetidas à votação dos visitantes do blog juntamente com a opção "outro".

Um é ex governador e já mostrou seu trabalho no comando do executivo, outro é o atual ocupante do Palácio dos Despachos e tem a chance de mostrar serviço até o final do mandato. Nessa eleição o povo avaliará, além dos nomes, o desempenho de cada um no comando da máquina administrativa estadual.

Sabemos que essa disputa ainda está bem longe, mas depois da posse dos novos prefeitos os bastidores já se articulam visando 2010 e os possíveis cenários já começam a ser desenhados.

Portando, desde já é importante conhecer a intenção de voto dos eleitores.

Obs.: A enquete está ao lado na aba direita logo abaixo da previsão do tempo.

G elege Tião Oliveira presidente da Câmara Municipal

Tião Oliveira. Presidente da Câmara municipal eleito pelo G-5

A nova mesa diretora da Câmara Municipal para o exercício 2009/2010: Tião Oliveira - presidente, Nando - vice, Franço - 1º secretário e Socorro Saldanha - secretária.

Depois de muitos boatos, ameaças e tentativas de "compras" de vereadores Santa Luzia conheceu o presidente da Câmara Municipal para o exercício 2009/2010 dia primeiro de janeiro. Como era previsto, Tião Oliveira [líder da oposição] foi eleito pelos demais vereadores que compõem o G-5 [grupo dos 5 vereadores de oposição] frustrando os planos do governo que pretendia eleger o vereador Luís Doca.

Contando com apenas quatro membros o bloco governista que tinha a desvantagem numérica não se intimidou, partiu para cima do G com propostas tentadoras [incluindo-se vantagens financeiras, cargos e uma cota de empregos na administração] afim de conquistar um voto a mais para garantir-lhe a presidência do legislativo e com isso seguir firme no apoio ao governo petista e seus desmandos.

A novela se arrastou desde a eleição, em outubro, quando o grupo Oliveira elegeu a maioria dos vereadores tornando-se a maior bancada da câmara em oposição ao petismo luziense. O assédio a membros do G se estendeu até minutos antes da eleição que foi realizada sob um clima de desconfiança em ambos os lados.

O G tinha a vantagem da maioria e com isso elegeria facilmente Tião Oliveira. Apesar disso, ainda mantinha-se o medo da traição de última hora, como aconteceu em 2006, mas o grupo manteve-se unido decepcionando o governo e toda a nação petista que tinha um fiosinho de esperança em ver seu candidato conseguir a façanha de desarticular o G e vencer a disputa.

A vitória de Tião impactou tanto que conseguiu apagar o sorriso dos mais altos membros da administração que encontravam-se na câmara. Pareciam não acreditar ver seu projeto de poder absoluto desmoronar tão facilmente. Não adiantou. Nenhuma manobra escusa foi capaz de reprimir a vontade do povo que elegeu a maioria dos vereadores e agora Tião Oliveira tem a responsabilidade de fiscalizar, fazer cumprir as leis e defender o povo das atrozes perseguições impostas pelos inquilinos do poder.

Efeitos da "nova" administração

Agora há pouco recebi ligação de um amigo informando que a administração municipal já começou a trabalhar nesse inicio de ano e de governo. De uma só canetada o prefeito recém-empossado colocou no olho da rua nada menos que 160 funcionários temporários.

O curioso é que a lista está repleta de nomes de "cumpanhêros" que balançaram a bandeira vermelha, brigaram com adversários e comemoraram como nunca a "vitória" [pilhada do povo] do apedeuta nas últimas eleições. Não adiantou choro nem vela, os tocadores de tuba do PT foram reforçar a grande fila do desemprego em Santa Luzia com direito a três sapatos: dois nos pés e um traseiro.

Se até os estrelados levaram cano, imaginem os adversários. Esses não foram perdoados e são a grande maioria dos demitidos nessa primeira leva, isso mesmo, por que segundo informações, daqui para o final da semana estará sendo publicada outra lista de desafortunados que vão se juntar com os desempregados de hoje.

Esse PT, não tem jeito mesmo. Mas bem que foi avisado aos quatro cantos que quando conseguissem se abrigar novamente no oásis do poder, os peixes pequenos seriam relegados ao esquecimento. Mas fizeram ouvido de mercador, taí o resultado.

Enquetes

As enquetes disponibilizadas no blog desde abril, encerraram ontem juntamente com o ano de 2008.

Vamos aos resultados:

* A primeira avaliava o desempenho da atual administração municipal. E o resultado não foi nenhuma surpresa para quem conhece o (des)governo petista de perto, conforme podemos ver.

Ótima... - 118 (44%)

Boa... - 4 (1%)

Regular... - 10 (3%)

Ruim... - 12 (4%)

Péssima... -124 (46%)

Desprezando a opção regular [indica neutralidade] a pesquisa mostra exatamente a realidade, ou seja, a maioria da população reprova o atual governo.

Juntando-se as opções ótima e boa [grau de aprovação] teremos 122 votos que representam 45%, bem abaixo das opções ruim e péssima que têm 136 votos representando 50% do total.

Nenhuma novidade, pois todos sabemos da incompetência dessa administração que foi reprovada nas urnas pelo povo que teve seu direito de escolha desrespeitado.

* A segunda tratava das expectativas do povo quanto a administração que se inicia em 2009 e foi baseada em cinco opções que representam as necessidades básicas da população.

Educação ... - 33 (22%)

Saúde... - 15 (10%)

Geração de emprego... - 24 (16%)

Assistência Social... - 18 (12%)

Todos os itens acima... - 58 (39%)

Não precisa fazer uma análise profunda do resultado acima. Podemos ver que o povo está carente de tudo. Falta educação, saúde, emprego e assistência social.

Essa é a realidade de Santa Luzia depois de quatro anos do "Governo de Todos". A partir desse resultado podemos imaginar como será depois de mais quatro anos disso que está aí.

N. E. : Aguardem as próximas enquetes.