Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Fevereiro 2009

Memórias

Vejam só esta foto. Ela é do inicio da década de 80 e foi cedida gentilmente ao blog pela professora aposentada e ex diretora da Escola Florentina Damasceno, Maria José Esteves.

O único homem da foto, não lhe é familiar? Já descobriu quem é? É Jáder Barbalho em campanha quando ocupou o governo do estado pela primeira vez.

E as professoras conseguiram identificá-las? Eu mesmo só consegui reconhecer algumas, vamos lá:

Da esquerda para a direita bem no alto temos as professoras: Neta [atualmente aposentada e morando em Capanema], Maria Pereira [aposentada e residindo em Castanhal] que está com as mãos nos ombros da Dide e de pé ao lado de Jáder a própria Maria José Esteves ao lado da Socorro Farias. As demais nem eu nem Maria conseguimos identificar.

Você sabe quem são? Se souber diga quem são num comentário no mural de recados logo ao lado.


N. E.: Envie uma foto antiga você também. Teremos o prazer de postá-la e assim dividi-la com os amigos.

Email: jreinaldosl@gmail.com

"Os esquecidos".

Passada a chuva de confetes e serpentinas, tudo volta ao normal em nossa Santa Luzia e os moradores retomam a sua rotina de cidade tipicamente do interior, mas uma coisa não muda em nossa cidade, o abismo crescente entre aqueles poucos famigerados que apoiam o apedeuta [aprendi isso com o Reinaldo] e os que heroicamente se opuseram ao seu regime ditador.

Pude sentir na pele como é pertencer a outra ideologia política na última noite de carnaval quando lá estava com meu digníssimo amor [perdoem-me, mas não poderia deixar de citá-la] e comecei a ouvir das caixas de som, retumbantes recados de agradecimentos a um ou outro secretário municipal [anônimos em busca dos seus 15 minutos de fama] pelo apoio ao carnaval. Portanto esperei relatarem os nomes dos blocos que ali se encontravam e que tinham feito [eu disse FEITO!] o carnaval luziense.

Então na minha pobre inocência esperei, esperei [como uma criança espera o presente do Papai Noel] e nada. Não falaram nem por obséquio o nome do meu queridíssimo bloco carnavalesco [diga-se de passagem o maior de Santa Luzia], "Os deserdados".

Assim, mais uma vez, vi que o PT usa suas falsas palavras de união e igualdade [Pará, terra de direitos, Brasil um país de todos e vários outros slogans medíocres] unicamente para a massificação de suas ideias eleitoreiras.

Creio que não apenas eu, mas vários colegas estavam esperançosos para gritar o nome do nosso bloco [mesmo com a garganta em lasca, rsrsr...] pelo menos uma única vez, pedido este que infelizmente não nos foi atendido.

Vejo isso como infantilidade do PT. Não somos políticos, mas foliões que receberam apoios importantíssimos e indispensáveis para a realização de nosso evento, por isso jamais deixaríamos de citá-los e agradecê-los durante a nossa festa. É assim que funciona, devemos agradecer a quem contribuiu para o sucesso do espetáculo.

Felizmente já estamos acostumados com a ausência do poder Publico Municipal em nossa cidade, mas em nome de todos aqueles que fazem "Os deserdados" deixo aqui os meus sinceros agradecimentos aos vereadores do G-5 e ao dep. estadual Adamor Aires.

Heresia é apenas um outro nome para liberdade de pensamentos.
(Grahan Greene)

Em Julho temos OS DESERDADOS ELÉTRICO. Até lá se DEUS nos permitir!

Leandro Lima.

N. E.: Muito bom o texto acima, enviado pelo amigo, leitor e colaborador do blog Santa Luzia On-line, Leandro Lima que relata nada mais que a realidade.

Muito bem, garoto. Estamos aguardando outros artigos.

Lula e o MST

Aqui no blog prefiro dá maior ênfase a assuntos paraenses e mais ainda a assuntos luzienses. Mas tem coisa que não se pode deixar passar em branco. Refiro-me às relações espúrias entre Lula, o comandante-em-chefe dos mensaleiros, e o MST que na verdade está mais para organização criminosa como as FARCs [Forças Armadas e Revolucionárias da Colômbia] e a Al-Kaeda [grupo terrorista de Osama Bin Laden] que também gozam da simpatia e admiração do presidente da marolinha.

Os terroristas do MST compõem um dos órgão vitais do PT que sempre os usou como massa de manobra para se popularizar entre os menos esclarecidos e assim realizar o sonho de chegar ao poder. Todos sabem que PT e MST, que nasceram praticamente na mesma época, sempre estiveram juntos nas maiores manifestações [badernas] organizadas pela esquerda no país nas últimas três décadas.

Alguns irão me alfinetar pela alcunha de terrorista que os dei, mas que nome dá a um grupo de pessoas que andam em bandos [verdadeiras quadrilhas] armados, invadindo propriedades particulares, ameaçando pessoas inocentes e destruindo tudo o que encontram pela frente? Se isso não for terrorismo não sei mais que nome dá a tal atitude.

O pior é que esse movimento é financiado com o meu, com o seu e com o nosso dinheirinho, isso mesmo, eles têm direito a financiamento público facilitado pelos "cumpanhêros" donatários do poder que também mandam no BNDES. Todo mundo lembra que logo depois da posse Lula, em São Paulo, colocou o boné do MST na sua cabeça chata e ainda defendeu José Rainha Júnior, aquele acusado e condenado por homicídios nas invasões de São Paulo que agora é foragido da justiça.

Esse é o tipo de gente amigo do presidente e que ainda, segundo Lula, serão sempre amigos. Muito amigos, mesmo depois de deixar a presidência da república.

Pelo menos até agora, nada.

Pelo que reza a tradição, há quatro anos, no domingo imediatamente após o carnaval acontece a tradicional "Trilha das Cinzas". Ainda não conversei com os organizadores [Wanderson e Didi], mas até agora não ouvi nada a respeito se realmente vai acontecer o maior evento motociclístico do município.

Pelo andar da carruagem, acho pouco provável que a trilha seja realizada dia 1° por que a data já está batendo na porta, e organizar um evento dessa magnitude num período tão curto é muito complicado.

Prometo que vou entrar em contato com a organização para obter uma resposta e tão logo a obtenha divulgarei aqui, até por que sou dos que não perde a Trilha das Cinzas um ano.

Quaresma.

Como viver bem esse tempo forte de meditação, oração, jejum e esmola?

Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.

Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó" que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar".

Este sacramental da Igreja lembra-nos que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.

Boa quaresma a todos.

Olho vivo, minha gente

Chega até este blogger, a informação de que são concretos os boatos que correm pela cidade de que o PT lançará Nonato Guimarães como candidato do partido a deputado estadual em 2010, inclusive já tendo iniciadas conversas com lideranças de outros municípios visando esse objetivo.

Como deputado, Nonato Guimarães, na década de 90 teve desempenho opaco no legislativo estadual, de tal modo que não deslanchou na política sendo rejeitado nas urnas até mesmo em seu município de origem, Mãe do Rio, onde ano passado seu irmão levou uma surra daquelas na eleição de prefeito e agora o ex deputado quer dá a volta por cima usando Santa Luzia como trampolin.

Vale lembrar que o povo conhece esse senhor, que é um dos maiores parasitas dessa administração, que desembarcou por aqui desde que o PT se abancou no comando do executivo municipal ocupando o cargo de "assessor para assuntos aleatórios" do apedeuta.

Presidenciáveis na blogosfera

É meus amigos, o mundo virtual está cada vez mais importante para os políticos que começam a ver aí um excelente veículo de marketing, principalmente na blogosfera que atrai mais leitores a cada dia que passa.

Os blogs estão se espalhando no Brasil como uma febre atraindo milhões de editores e leitores para esse espaço tão democrático. De olho nisso os principais presidenciáveis já armaram seus palanque na internet de olho em 2010.

Veja os blogs de:

* José Serra

* Aécio Neves

* Dilma Rousseff

Apesar dos pesares...

O carnaval desse ano, patrocinado pela prefeitura, o 13º Carnaluziense foi bom em termos de atrações, mas deixou muito a desejar em termos de infraestrutura. A começar pelas barracas dos vendedores de bebida que foram feitas pelos próprios, totalmente sem sintonia com o ambiente, enfeiando o local bem diferente de anos anteriores quando as mesmas eram fornecidas pelo distribuidor de bebidas.

Banheiro? Isso não tinha. Nos outros anos eram alugados banheiros ecológicos que ficavam ao lado do corredor da folia. Esse ano quem quisesse esvaziar a bexiga tinha que procurar um local bem distante no pé de uma árvore se não quisesse fazer no meio do público, mas quem sofreu muito foram as mulheres que além de procurar o local tinham que apelar para a paredinha humana feita pelas colegas.

Mesmo assim, temos que reconhecer o sucesso da festa que deixou o luziense feliz da vida e orgulhoso por ser filho desta terra, afinal merecemos um pouquinho de lazer.

Sucesso

Neste carnaval o pointe mais visitado foi a lanchonete Macaxeira's. Mas também pudera, seu proprietário colocou na rua o bloco mais irreverente da cidade e inovou no seu atendimento que incluía a distribuição de caldo para a galera recarregar as baterias depois de horas na folia.

Depois de mais uma década longe da sua Terrinha, o Macaxeira's está se reestabelecendo na Cidade Morena. Segundo ele mesmo, nunca pensou que as oportunidades estavam tão perto e agora nem pensa mais em sair de Santa Luzia.

Curtas

Mas não estou dizendo mesmo

Tem gente que se acha mesmo, só porque está curtindo um momento ao sol do lado do apedeuta. Uma dessas figuras, ontem estava no corredor da folia conversando com um amigo em comum dizendo que mandou fazer isso e aquilo para viabilizar o Carnaval e se achando a tal, dando uma de poderosa como se fosse a boa da boca. Eu te conheço desde aqueles tempos em que vivia mendigando num empreguinho de quinta categoria, por que não tem qualificação para ocupar nem a vaga de limpadora de chão da prefeitura.

Sucesso

O Luzi Fest do padre Elias foi um sucesso reunindo centenas de jovens que pularam e cantaram ao som do trio elétrico comandado por ele mesmo. Foi um show à parte que merece ser repetido todos os anos, devido o sucesso que fez com a população.

Já virou rotina

O apedeuta não toma jeito mesmo. Depois de ouvir um sonoro vaia na abertura da Festa do Peão de Boiadeiro em dezembro, na segunda feira tornou a pegar mais um vaia daqueles na abertura do 13º Carnaluziense quando foi ao palco fazer a abertura da festa.

Mas também quem manda contrariar o povo e roubar um mandato que não é seu. Toda Santa Luzia sabe que ele usou de manobras escusas para manter-se no poder negando milhares de votos que foram dados contra ele. Bem feito, isso é somente para mostrar que a população sabe o que "ele fez no verão passado" para enganar o povo e a justiça.

Até que enfim

Depois de muita desculpa a carretinha Bonde Som, comandada pelo Dj Jean, finalmente saiu para a avenida. Fez a alegria dos petistas que ficaram com água na boca depois de ver o trio Uirapuru fazer a festa na segunda-feira.

Última noite

A ultima noite do Carnaluziense foi um show com muita gente e animação para todo lado. O corredor da folia ficou pequeno para tanta gente que queria curtir o restinho da folia.

Já ouço barulho

Os "tamborins já repicam" no corredor da folia, onde o PT comanda o 13° Carnaluziense. O Dj Jean já está no comando do som convidando a galera para a festa logo mais a noite.

No palco, bandas locais e Quero Mais estão passando o som e dando uma palhinha do que será hoje a noite na despedida do carnaval 2009, mas o arrastão com a carretinha Bode Som, parece que foi abortado.

É isso aí, estamos indo agora para o corredor da folia começar os trabalhos hidraulicos, que será regado a muito wisky em companhia da nossa confraria.

Até agora nada.

Quem prometeu está na avenida esta tarde fazendo o "arrastão" foi a turma do PT que comanda o 13° Carnaluziense. Passaram a manhã inteira convidando, mas até agora nada.

A carretinha Bonde Som estaria na avenida para puxar os brincantes da folia do rei momo, mas não sei por que motivo ainda não deu o ar de sua graça.

Ontem, a noite, aconteceu a abertura do 13º carnaluziense com shows de bandas locais e encerrando com a banda Sayonara que fez o folião brincar até a madrugada.

Logo mais a partir das 20 hs tem mais bandas locais e para encerrar show da banda Quero Mais. Como é o último dia todo mundo vai tá na avenida para fechar com muita animação o carnaval 2009.

E o blogger, estará lá...

Também na folia

Quem também está na avenida nesse momento é o Pe Elias com seu Bloco "Somos todos de DEUS" fazendo o tradicional Carnaval com CRISTO, que este ano ganhou essa novidade.

O "Bloco do padre", como ficou conhecido, vendeu centenas de camisas e agradou a todos, principalmente a juventude que é o foco principal da Igreja.

É louvável a atitude de Pe Elias, no tocante a aproximação do seu rebanho. Isso mostra sua capacidade de inovação, mas dentro dos padrões religiosos entendendo os fiéis como seres humanos que são.

Parabéns, padre Elias pela bonita ideia.

É só alegria

Acabei de chegar da rua e o desfile dos Deserdados foi um verdadeiro sucesso em todos os sentidos. Todo mundo unido sem distinção política, como fiquei com um certo medo que acontecesse, mas graças a DEUS foi tudo dentro da maior normalidade superando todas as expectativas.

O trio na frente puxando um mar de gente que pulava, gritava e se divertia com os tradicionais homens vestidos de mulher e o restante trajando o abadá, que modéstia à parte estava lindo. A banda Mocotó Elétrico deu um show literalmente, empolgando todos os foliões que se esbaldaram na frente da lanchonete Macaxeira's que reuniu milhares de pessoas num mesmo grito.

A professora Vanda e o vereador Neguinho, pais do saudoso Jamilson, fizeram uma homenagem emocionante ao saudoso filho, o grande idealizador e fundador do bloco que mesmo após sua morte cresceu vertiginosamente tornando-se a maior agremiação carnavalesca da cidade.

Número cabalístico

Agora ao acessar o blog me deparei com um número que não gosto de jeito nenhum: o 13, e vocês sabem muito bem o porquê.

O número de visitantes do dia até agora é 13, o número de votos em Simão Jatene na enquete até o momento é 13 e o número de postagens na página inicial, por ajustamento de layout, tive que fixar em 13. Parece carma.

É muita coincidência para o meu gosto num mesmo dia, tomara que esses números mudem logo, pois não gosto dele por que representa muita coisa ruim, vocês sabem disso. Sou muito superticioso e não gosto desse número e nem da cor vermelha.

Ah, ia esquecendo que hoje começa o 13º Carnaluziense.

Saravá...

Está chegando a hora

Já está o maior alvoroço nas ruas e concentrações dos Deserdados. Concentrações? Isso mesmo, por que além da casa do vereador Neguinho outras casas servirão de apoio aos foliões como a do meu grande amigo Fredson Costa que abriga nossa "confraria" todos os anos. Tem figurino para todos os gostos, o que não vai faltar é homem vestido de mulher na avenida que vai ferver logo mais a tarde.

Alguns me ligaram avisando que já estão no "aquecimento" [entenda como enchendo a cara] só esperando a hora de colocar o modelito e cair na folia que não tem hora marcada para acabar.

Todo ano é assim, os dois últimos dias de carnaval é pura adrenalina com nosso tradicional Carnaluziense que este ano ganhou mais um reforço por parte do deputado Adamor, ex prefeito Mico e Câmara Municipal.

O trio já começou a tocar seus primeiros acordes anunciando que tem muita folia pela frente e o blogger, assim como todo mundo é a ansiedade em pessoa. Vou está como todos os anos, uniformizado com o abadá dos Deserdados comandando um freezer com mais de 1000 latinhas só para nossa confraria [Eu, Fredson, Délio, Jorginho, vereadores Tião e Franço, Dieguinho, Paulo C. C, ex prefeito Mico e ... mais alguns amigos da ordem].

É daqui a pouco

É hoje o desfile do bloco "Os deserdados" a partir das 14 hs saindo da casa do vereador Neguinho com cobertura do trio Uirapuru e depois show da banda Mocotó Elétrico. Tudo patrocínio do deputado Adamor Aires, ex prefeito Mico e vereadores Neguinho, Nando, Franço, Socorro e o presidente da Câmara, Tião.

Logo mais a noite, a partir da 21 hs, tem show da banda Sayonara e bandas locais no "XIII Carnaluziense" com cobertura musical da Carretinha Bonde Som, patrocínio da Prefeitura Municipal.

Não dá

Sinceramente, queria muito dá um tempinho para a turma do PT aqui no blog, mas não dá. Eles fazem questão de está na mídia todo dia e sempre com uma novidade daquelas que fazem cair o queixo do leitor mais incrédulo.

Agora, depois que perderam o mínimo de dignidade que ainda tinham usurpando o poder para manterem seus privilégios, são capazes das mais absurdas atitudes contra qualquer mortal que se oponha a eles, mesmo sabendo que o povo os rejeitou de forma clara e objetiva com um robusto não expresso nas urnas.

Mas isso não é nada para quem tornou-se teomaníaco e o poder os revelou depois de tantos anos escondidos atrás de falácias e ideologias tão voláteis quanto seus caráteres. Aí vêem reclamar que sou falastrão, mas sinceramente não dá para ficar calado diante da maior onda de desmandos na sofrida Santa Luzia.

As primeiras vítimas foram os taxistas que não tiveram suas licenças renovadas simplesmente porque votaram na oposição. Agora é a vez dos professores que estão tendo suas cargas horárias reduzidas ou trocadas por outras disciplinas diferentes de sua formação. Os que foram aprovados no último concurso nunca foram chamados e validade do mesmo termina daqui a alguns meses.

Quando oposição, o discurso era bem diferente das práticas adotadas por um governo abarrotado de intelectuais que comungam com tais atitudes e a última, segundo informações, é que depois de reduzida, a nova carga horária dos professores é enviada à prefeitura para ser submetida a uma "banca examinadora" composta de calaceiros, parasitas e outras espécies que orbitam em torno da caricata figura de chefe do executivo municipal que determina se devem ou não reduzir mais ainda o minguado número de horas do pobre professor que teve a "audácia" de votar na oposição.

É assim que vão melhorar a educação? Substituindo professores competentes por técnicos desqualificados para a prática em sala de aula? Sinceramente não dá para entender atitudes criminosas como essa onde a perseguição é prática recorrente também com outros funcionários da educação que estão sendo transferidos de escolas por motivos desconhecidos.

No clima

Nas ruas da Cidade Morena o clima já esquentou. Os trios, carretinhas e carros de som estão anunciando festas para todos os gostos e colorações partidárias.

A folia caranavalesca por essas plagas está mais movimentada do que nunca. Durante todos os dias de carnaval terá bandas e mais bandas para não deixar o folião esfriar.

Tem banda Sayonara, Quero mais e Mocotó Elétrico. Trio Uirapurú, carretinhas Bonde do Som e Burra Preta Revolution na avenida.


Haja fôlego...

Enfim, a tão prometida democracia.

A governadora da "Terra de direitos", parece que teve um leve surto de lucidez após dois anos de sua opaca atuação no comando do executivo estadual e está querendo inovar. Sabe como é, esse povo do PT adora um showsinho verborrágico para pousar de o último dos moicanos em termos de ética somente para se destacar nos holofotes do marketing pessoal e político.

Calma, sei que você até agora não entendeu nada e está se perguntando onde estou querendo chegar com esse papo. Todos lembram de um tempo não muito distante, mais precisamente no ano de 2006, quando a então candidata Ana Júlia prometia, além das bolsas esmolas, a transparência e a ética no comando dos órgãos públicos. A coisa ainda não é bem assim, mas já começa dá sinais positivos.

Pois bem, ela agora resolveu "democratizar" a educação [o que acho ótimo] através da sua secretária da pasta, Iracy Galo, que através de uma portaria datada da última segunda-feira, 16, estabeleceu que todas as escolas públicas estaduais têm até o dia 30 de junho para promoverem eleições diretas para a escolha de diretores e vice-diretores.

É louvável a atitude de Vª Excelência quando coloca um ponto final nas ditaduras que reinam nas escolas onde todos os gestores são indicações políticas dos líderes regionais, como acontece em Santa Luzia onde as direções que se diziam provisórias tornaram-se eternas, principalmente nas escolas municipais administradas pelos "cumpnhêros" da goveranadora que antes de se tornarem donatários do poder tinham as eleições diretas nas escolas como bandeira de luta.

Na única escola estadual do município, nossa velha e querida Florentina Damasceno, finalmente depois de mais de uma década deveremos ter eleições diretas para a escolha de diretor e vice. A professora pedagoga Rórima é favoritíssima ao cargo por se tratar de uma profissional competente e com trânsito livre dentro da oposição. Comprometida e ética, Rórima é a candidata de consenso agregando em sua volta membros dos dois grupos políticos de Santa Luzia, o que com certeza trará muitos benefícios à comunidade escolar.

O que é pior? A "sensação de insegurança" ou a "terra de direitos"?

Um dileto amigo do blogger, ao retornar de taxi, de Capanema para a linda Cidade Morena no inicio da semana tendo como companheiro de viagem um policial da PM [membro do partido da governadora, diga-se de passagem] que em conversa com o motorista lamentava-se do baixo salário que recebe e "metia o pau" no (des)governo de Ana Júlia (PT) que quer trocar [segundo o PM] a cor do uniforme da corporação, por achá-lo constrangedor aos olhos da população. Só faltava essa.

Ao saber da história, através do amigo, resolvi averiguar a situação. Pasmem, porque o resultado é vergonhoso: a Polícia Militar paraense recebe o 23º pior salário do Brasil R$ 1.015,00. Sendo melhor apenas que Piauí com R$ 1.000,00 [24º colocado]; Rio Grande do Sul, R$ 965,00 [25º]; Pernambuco onde um PM recebe R$ 900,00 [26º] e Rio de Janeiro o 27º [último] colocado com R$ 800,00.

É pertinente a reclamação do "seu puliça". Receber um salário vergonhoso desses para correr atrás de bandido na "Terra de direitos", é uma afronta aos direitos do cidadadão que vivia sob a "sensação de insegurança" e agora vive a insegurança no seu sentido mais cruel onde o seu único direito na Terra de direitos, é ficar preso atrás das cercas elétricas, muros e grades de sua própria casa com a real insegurança batendo-lhe a porta.

"Os deserdados" - como tudo começou

Em janeiro de 2006, recebi uma proposta um tanto indecorosa de um grande amigo que não se sentia muito satisfeito com o nosso carnaval luziense, foi o saudoso Jamilson, que me propôs usar vestimentas femininas para brincarmos o carnaval de maneira mais divertida.

Não pensei muito e aceitei, porém logo após ter dado minha palavra me senti arrependido, pois não poderia expor minha imagem desta forma, mas fui convencido pelo Jamilson de que seria só uma brincadeira e nada mais.

Então dias depois estávamos uns mais ridículos que os outros usando apetrechos rosas, lilás enfim de todas as cores.

A concentração foi na casa do seu pai, vereador Neguinho, de onde saímos pelas ruas de Santa Luzia, todos vestidos de mulher e o povo saía das casas para nos verem - riam aos montes, apontavam, comentavam e se lamentavam [quem se lamentava mesmo eram nossos pais, pois não acreditavam que estavam vendo seus filhos vestidos de mulher] - mas tudo bem.

Foi um sucesso. Todo mundo adorou e ganhamos novos adeptos que se comprometeram de que no próximo ano sairiam conosco. Recebemos elogios, críticas e muitas sugestões mas com certeza nos divertimos bastante com a situação.

Foi assim em 2006 e 2007 quando o “preto” [apelido carinhoso do Jamilson] estava à frente de toda a organização do bloco.

Infelizmente a partir de 2008 não podemos mais contar com a ilustre presença de nosso fundador maior, pois o mesmo teve sua vida interrompida num trágico acidente de trânsito. Daí, resolvemos que não deixaríamos morrer a festa que o nosso querido amigo nos deixou, então o Faguinho assumiu o comando do bloco contando sempre com a ajuda do vereador Neguinho.

Em 2009 vejo inúmeras opções de folia pra todos os lados e muitos blocos [tantos que já nem posso citar todos aqui] mas vamos continuar com o sonho idealizado pelo nosso saudoso amigo. Para isso recebemos apoio maciço do G-5 [Tião, Nando, Neguinho, Franço e Socorro Saldanha], do ex prefeito Mico e do nosso ilustre deputado Adamor Aires.

Felizmente nunca precisamos da atual administração para garantir nossa folia sendo que a mesma sempre nos virou as costas, pois somos "do contra" [já nos deram essa resposta] rsrsrsrs.

Com o nosso carnaval luziense não precisamos sair para buscar folia em outros lugares, não perdemos em nada para os municípios vizinhos. O carnaval daqui, é uma festa de alto nível e muito bem organizado, tanto que nesta época recebemos centenas de visitantes que encontram em nossa cidade a grande hospitalidade dos luzienses e muita alegria.

Hoje me orgulho de ter sido um dos primeiros a topar a ideia e fazer parte do maior bloco carnavalesco de Santa Luzia do Pará: "Os deserdados".

Desejo a todos um excelente carnaval.

Leandro Lima

N. E: O artigo acima foi enviado [via email] pelo amigo, leitor e colaborador Leandro Lima. O excelente texto nos conta como surgiu o maior bloco carnavalesco de Santa Luzia, "Os deserdados" que chega ao seu quinto ano de extremos sucesso, sendo a maior opção da folia carnavalesca luziense.

Obrigado amigo, o blog está a sua disposição.

Vaquinha leiteira

Agora há muito pouco, estava vindo para a escola quando passo em frente a residência do digníssimo senhor prefeito municipal, eis quem eu vejo sair de lá. Ele mesmo, o próprio apedeuta de pasta na mão e tudo dirigindo-se para a sede do poder executivo onde uma boa parte dos seus "auxiliares para assuntos aleatórios" o aguardavam.

Fiquei a imaginar o que o faria sair de casa para "trabalhar" às três horas da tarde de um dia chuvoso com um frio daqueles. Quase que num estalo caiu a ficha: hoje é 18 e dia 20 cai aquela parcela generosa de recursos na conta da mãe prefeitura, daí o motivo de tirá-lo de casa juntamente com seus calaceiros numa tarde de clima tão adverso.

Por conta disso fiz uma visitinha ao site do Banco do Brasil, a vaquinha das tetas fartas, para ver o quanto de repasse o município já recebeu neste mês de fevereiro.

A parcela do dia 20 ainda não está disponível, mas o repasse do dia 10 somando-se FPM [Fundo de Participação dos Municípios], FUS [Fundo Saúde], FUNDEB [Fundo Para a Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissional de Educação] e SNA [Simples Nacional] chega ao singelo valor de R$ 822.856,22 líquidos, descontadas todas as pendências.

A do dia 20 costuma ser a mais gordinha de todas e ainda tem a do dia 30...

Folia "Santa"

Paralelo à folia carnavalesca tradicional acontecerá o "Luzi Fest" com o desfile do bloco "Somos todos de Deus" na terça feira gorda de carnaval dia 24. A novidade é que a festa e o bloco são ligados à Paróquia de Santa Luzia através do querido Pe Elias, que sempre nos surpreende com suas ideias inovadoras buscando sempre se aproximar do seu rebanho.

Em anos anteriores acontecia o "Carnaval com Cristo", que consistia no confinamento dos participantes no Sítio do Padre para reflexões e orações. E agora acontecerá uma festa [num bom sentido, é claro] na praça da Igreja Matriz com direito a trio elétrico e abadá do bloco, mas tudo dentro das normas canônicas e respeito a Santa Madre Igreja.

Mais Jarbas

Abaixo mais um trecho da bobástica entrevista do senador pernambucano, Jarbas Vasconcelos, à revista Veja, onde ele se refere à Lula e o PT. E ele tem toda razão.

"Esperava-se que um operário ajudasse a mudar a política, com seu partido que era o guardião da ética. O PT denunciava todos os desvios, prometia ser diferente ao chegar ao poder. Quando deixou cair a máscara, abriu a porta para a corrupção. O pensamento típico do servidor desonesto é: "Se o PT, que é o PT, mete a mão, por que eu não vou roubar?". Sofri isso na pele quando governava Pernambuco".

Trilha

Alô, trilheiros de Santa Luzia! Quase ninguém está lembrando que depois do carnaval, mais precisamente domingo dia 2, tem a tradicional "Trilha das Cinzas" que este ano chegará a 4ª edição.

Vamos começar a preparar o bolso e aquecer os motores das "máquinas" para mais uma emocionante aventura pelos arredores da Cidade Morena com direito a muita lama na cara, única sensação de liberdade e uma overdose de adrenalina.

A conferir...

Projeto do bem

Ontem durante a sessão solene de abertura do período legislativo da Câmara Municipal, o vereador Nando (PSB/G-5) lembrou de um projeto seu que viabiliza ajuda financeira a estudantes de ensino superior por parte do poder público, foi aprovado na legislatura 2000/2004 mas nunca sancionado pelos prefeitos que desde então passaram pelo comando do executivo municipal.

E agora de volta ao legislativo, Nando quer que o atual gestor tire o projeto da gaveta colocando-o em prática, no que recebeu apoio do vereador profº. Edson Farias (PT) que se comprometeu publicamente em lutar pela sanção do projeto junto ao governo do qual faz parte. Edson Farias, inclusive, deixou seu compromisso com Nando registrado em uma postagem no blog da Escola Florentina, onde parabenizou os novos calouros da UFPA.

A iniciativa dos nobres edis é vista com bons olhos por toda a sociedade, e principalmente por quem cursou nível superior [assim como eu, o próprio vereador Edson e dezenas de outros] passando pelas mais adversas situações que somente nós mesmo conhecemos. As limitações pelas quais os estudantes passam fora do seu domicílio municipal são imensas e de toda ordem, portanto é extremamente importante que se dê suporte financeiro para esses alunos, que seguramente retornarão para nossa cidade como mão-de-obra qualificada.

Nesse último vestibular da UFPA, nada menos que 12 luzienses foram aprovados. Ainda tem mais de uma dezena aprovada na UEPA e todos se deslocarão para outros municípios onde vão enfrentar a vida acadêmica por no mínimo 4 anos, daí a justificar-se a importância desse projeto.

Atualmente Santa Luzia tem, seguramente, mais de 30 pessoas espalhadas por todo o estado cursando 3º grau pelos campis das universidades federais e estadual, sem se falar em alguns que estudam em instituições particulares, o que dá uma boa média de pessoas habilitadas com nível superior.

Prefiro não comentar

O PMDB, seus caciques e o governo deram uma de Copélia [a extravagante personagem do seriado "Toma lá dá cá" da Globo] no episódio em que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), em entrevista à revista Veja, acusa o partido de corrupto e usar os mandatos em proveito próprio.

O Palácio do Planalto, o presidente do PMDB e da Câmara deputado Michel Temer, o líder do partido no senado Renan Calheiros e o presidente daquela casa o senador José Sarney fizeram boca de sirí, preferindo não comentarem as acusações do senador pernambucano.

Apenas o PMDB, divulgou uma notinha no estilo adotado por todos os envolvidos. Veja a nota a seguir:

"Em face da entrevista do senador Jarbas Vasconcelos, a Comissão Executiva Nacional do PMDB declara que não dará maior atenção a ela em razão da generalidade das alegações. Não aponta nenhum fato concreto que fundamente suas declarações. Ademais, lança a pecha de corrupção a todo sistema partidário quando diz "a corrupção está impregnada em todos os partidos". Trata-se de um desabafo ao qual a Executiva Nacional do Partido não dará maior relevo.

Brasília, 16 de fevereiro de 2009".

Cultura?

A TV Cultura Pará, que o governo do estado nos empurrou "goela abaixo" em substituição ao sinal da afiliada à Rede Globo a TV Liberal, começou hoje sua nova programação e expansão do seu sinal para mais municípios.

Aqui na Cidade Morena estamos sendo torturados pelos programas [salvo raras excesssões] da TV chapa-branca há quase um ano, restando-nos duas opções: comprar uma antena parabólica para ter acesso a outras emissoras [entre elas a Globo que nos foi tirada] ou ter que aguentar a péssima programação da tal TV Cultura recheada de comerciais do governo petista que trombeteia 24 horas por dia o seu ridículo slogan "Pará, terra de direitos".

Além da péssima programação, a imagem também é horrível, chegando a ser pior que aquelas dos arquivos da Globo nas décadas de 60 e 70 sem se falar nas contínuas interrupções da transmissão. Aí, vem algum rubro estrelado e diz:

- O Rei só sabe reclamar e atacar tudo o que vem dos "éticos" governos estadual e municipal do PT.

Não meu caro ignavo petista. Sempre existe uma luz, por mínima que seja, no fim do túnel para salvar nossas pobres almas.

Aí me refiro ao conteúdo jornalístico da imprensa marron, expressamente difundido na Cultura, que melhorou abissalmente com duas edições diárias do seu "Jornal Cultura", uma ao meio dia e outra às 19 hs, apesar de muita propaganda de Ana Júlia e seu governo petista.

Pelo menos, já é alguma coisa...

DESGOVERNO – O caixa de campanha da DS

Sob o título acima, o post é do Blog do Barata.

"Segundo denúncias de servidores públicos de carreira, o governo Ana Júlia Carepa (PT) estaria inovando, em matéria de maracutaias, ao instituir, em algumas secretarias, o terceiro turno - devidamente remunerado, obviamente.

O que chama atenção, de acordo com as denúncias, é que os aquinhoados com essa inusitada prática, pela qual o expediente supostamente se estende noite adentro, são os servidores que militam na DS ou são a esta simpáticos. A DS é a Democracia Socialista, corrente do PT da qual faz parte a governadora Ana Júlia Carepa e que, por isso, detém o controle da máquina administrativa estadual, a despeito de ser minoritária no partido, nacionalmente e no Pará.

A suspeita é de que o terceiro turno seja um expediente para turbinar o caixa de campanha da DS, mirando nas eleições de 2010".

O que ele disse

“Um governo que deixou a ética de lado, que não fez as reformas nem fez nada pela infraestrutura, agora tem como bandeira o PAC, que é um amontoado de projetos velhos reunidos em um pacote eleitoreiro”.

“Ele fez a opção clara pelo assistencialismo. O Bolsa-Família é o maior programa oficial de compra de votos do mundo”.

Os dois parágrafos acima referem-se ao presidente Lula. São trechos da entrevista do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) concedida à revista Veja dessa semana, que apesar de ser de um partido da base aliada do governo, Jarbas é um dos maiores opositores do PT dentro do senado.

N. E: Jarbas Vasconcelos é um dos fundadores do antigo MDB [atual PMDB] e foi deputado estadual, duas vezes deputado federal, duas vezes prefeito de Recife, duas vezes governador de Pernambuco ocupando no momento o cargo de senador.

Câmra Municipal realiza sessão solene para abertura do período legislativo de 2009

Aconteceu hoje pela manhã a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, exercício 2009.

Sob a presidência do vereador Tião Oliveira (PR/G-5) e com a presença do vice prefeito [que representou o titular], a referida sessão foi realizada num clima amistoso com alguns vereadores se revesando na tribuna para fazerem seus discursos de boas vindas.

O primeiro a usar a palavra foi o calouro Franço (PR/G-5) que destacou a importância do papel do legislador na administração pública que foi seguido pelo também estreante professor Edson Farias (PT) que reforçou em discurso o seu mote de campanha, a educação, destacando os novos aprovados no vestibular da UFPA. O vereador Nando (PSB/G-5), que também é professor, discursou usando a educação como tema fazendo referência a um projeto seu [que prever ajuda finaceira a estudantes de nível superior] aprovado na legislatura 2000/2004, quando exerceu seu primeiro mandato, mas que não foi sancionado pelo executivo municipal anterior nem pelo atual.

O vereador Neguinho (PMDB/G-5), subiu a tribuna e defendeu a união de todos os vereadores pelo bem da população, destacando que a instituição legislativa tem o objetivo de trabalhar em prol do povo que os elegeu. O vice prefeito Zaqueu (PMDB) também usou a tribuna para destacar que o executivo está aberto a discussões e pediu que todos trabalhem pelo bem do município, "desarmando" os palanques e deixando de lado as colorações partidárias de cada grupo ali representado.

O último a se pronunciar foi o presidente da casa, vereador Tião Oliveira defendendo a mesma linha do discurso do vice prefeito, mas enfatizando que o legislativo é um poder independente e quando necessário vai divergir do executivo. Os vereadores Socorro Saldanha (PR/G-5), Robson Federal (PT) e Luís Doca (PDT) não discursaram e a vereadora Lúcia Machado (PT) não compareceu a sessão.

Folia I

A folia de carnaval começa hoje com várias opções pela cidade.

A primeira é o lançamento do abadá do bloco "Os deserdados", no Club da Piscina com cobertura musical dos sons automotivos "Siena Pancadão" sob o comando do Dj Erivaldo, "Pik-up Montana Pit Bull" comandado pelo Dj Nilsinho e "Carretinha Burra Preta Evolution" com Dj Átila tocando todas para a galera.

São 3000 cervejas pelo cômodo preço de R$ 1,00 e ingresso por apenas R$ 15,00, que é o próprio abadá.

Mais ainda...

Mais luzienses integram a lista dos aprovados no vestibular da UFPA. São eles:

*Audileia Lopes de Morais - caloura: 093328178

*Mario Sergio da Silva Oliveira - calouro: 082377179

Pedagogia (Lic.): Bragança

*Marciano Cabral dos Santos - calouro: 082364655

Letras (Lic. em língua inglesa): Bragança

*André Murilo de Sousa Paula - calouro: 093333817

Educação Física (Lic): Castanhal

*Mayran Shirley da Silva Wanzeley - 093353694

Ciências Biológicas (Lic.): Bragança

*Leylyan Lima da Silva - caloura: 093345632

Engenhaia Civil: Belém

Todos os aprovados foram alunos da escola de ensino médio Florentina Damasceno, o que orgulha a todos nós profissionais daquela casa.

Comemorando

Ao som de "Alô papai, alô mamãe...", já estão nas ruas de Santa Luzia os seguites calouros da UFPA:

*Lourival Sobrinho Vieira Junior - calouro: 093347803

*Anderson dos Reis Conceição - calouro: 093341266

Serviço Social - Breves

*Jessyca Ruana da Silva - caloura: 09334253

Química (Lic.) - Belém

*Graciele Costa Fernandes - caloura: 093350281

Engenharia de Pesca - Bragança

Parabéns aos novos membros da "elite pensante" luziense...

Final

Sobrou emoção ontem a noite na final do Campeonato de Férias de Futsal. Foi um jogão daqueles de tirar o fôlego das duas torcidas durante a partida.

RTP e Juventus eram as equipes finalistas que fizeram grandes apresentações durante o campeonato e ontem mais uma vez deram um show em quadra.

Mostrando melhor futebol, a equipe do RTP foi o vencedor com um placar de 4 x 2, tendo marcado logo no inicio do jogo, o que deixou o Juventus um pouco abalado permitindo a vitória do adversário.

O campeonato teve o patrocínio da prefeitura e do empresário Ednaldo Lucena que pagaram R$ 800,00 para o campeão e R$ 400,00 para o vice em premiação.

Festa das Flores

Parece [eu disse: parece] que a nossa maior tradição, que ainda resiste ao tempo, corre o risco de não acontecer este ano, e nos próximos. Trata-se da "Festa das Flores", que se realizada, chegará à 45ª edição em 2009.

O problema seria de ordem técnica, digamos assim, o que impediria a realização da mesma nas dependências da escola como de costume.

É até compreensível o rigor por parte de alguns setores da sociedade em exigir o cumprimento de certos parâmetros legais, mas permitir que a maior identidade festiva do município morra por causa de exigências fáceis de serem resolvidas, é no mínimo falta de sensibilidade para com nosso patrimônio cultural que já é bem reduzido.

Espera-se uma solução para os problemas e que nossa velha Festa das Flores, que atravessou gerações, continue fazendo parte da nossa história.

Convite

Recebi agora há pouco convite enviado pelo presidente da Câmara Municipal, Tião Oliveira, e G-5 para participar da sessão solene de abertura do período legislativo [exercício 2009] que realizar-se-a na próxima segunda feira 16, no plenário da Câmara Municipal às 9 hs da manhã.

Com certeza marcarei presença por lá, para prestigiar nossos nobres vereadores que estão "inaugurando" mandato novo e outros estreando carreira política.

Até que enfim

Os argumentos do blog e da população surtiram efeito em relação à inércia da administração municipal quanto o carnaval. Mas também pudera, se repetissem a mesma quixotada do aniversário da cidade correriam o risco de passar o maior vexame da paróquia.

Na verdade essa atitude foi mais uma reação ao deputado Adamor/G-5, que já disponibilizaram trio e banda para os blocos, o que os deixaria desmoralizados diante da população. Aí, é claro contra atacaram contratando as bandas Sayonara e Quero Mais para animarem o carnaval juntamente com as bandas locais.

É louvável a titude em dois pontos de vista: por prestigiar a população com um carnaval dígno e valorizar as bandas locais que, sem sombra de dúvida, são merecedoras de oportunidades como esta.

Rumo ao Planalto Central II

Quem aterriza em Brasília nessa sexta 13, são os deputados paroaras Adamor Aires (PR/G-8) e Arnaldo Jordy (PPS), presidente e relator da CPI da Pedofilia na ALEPA, respctivamente.

Diferentemente do apedeuta luziense que está na capital federal participando do encontro com Lula, aproveitando para passear pelas largas avenidas das Espalnadas dos Ministérios e de quebra tirar muitas fotografias ao lado de "cumpanhêros" nacionais, os dois parlamentares terão encontros com a senadora cearense Patricia Saboya (PDT) e o senador capixaba Magno Malta (PR), membros da CPI da Pedolfilia no senado, para trocarem informações sobre as duas CPIs, no sentido de reunirem material que ajudem nas investigações das duas comissões.

Carnaval "oficial". Voce ouviu falar?

O deputado Adamor, ex prefeito Mico e vereadores do G-5 já contrataram banda [Mocotó Elétrico] e trio [Uirapuru] para animar o Carnaval na Cidade Morena com patrocínio dos blocos, programação definida e tudo mais. Enquanto isso lá para o lado da administração municipal reina um silêncio sepulcral em relação ao assunto.

Ninguém ouviu falar nada, absolutamente nada, sobre programação [se é que vai haver alguma coisa], atrações e local. É muito provável que peguem carona na programação dos blocos [como de costume] para depois estamparem fotos com o "timbre" da turma vermelha propagandeando que fizeram o melhor carnaval de todos os tempos.

O pobre povo luziense não merece tanto descaso...

Farra

Vi ainda agora na TV, que o tete-a-tete do Lula e alguns ministros com os novos prefeitos custará somente 5 milhões de reais ao bolso do contribuinte. Aí faz-se uma pergunta mais do que necessária:

- E a crise financeira que tanto alardeiam? Que crise que nada, suas excelências querem mais é fazer média na capital federal com o presidente da marolinha e seu "pacote da bondade". Que o diga o apedeuta que nem bem chegou de uma visitinha ao Nordeste curtindo férias e já voou para Brasília de onde voltará com a mala cheia de lembrancinhas, principalmente as fotos ao lado de Lula e sua ungida, Dilma, para serem estampadas em dezenas de outdors espalhados pela cidade.

Rádio da escola

A escola Florentina Damasceno [berço da minha formação e meu posto de trabalho] sempre foi referência em qualidade de ensino na região, principalmente na UFPA [Universidade Federal do Pará] que formou quase 100% do corpo docente e técnico da escola.

Ano passado, somente duas escolas em todo o estado foram contempladas com o projeto-piloto da SEDUC [Secretaria Estadual de Educação] em parceria com a FUNTELPA [Fundação de Telecomunicações do Pará] "Rádio da Escola" e uma delas foi a nossa velha Florentina, que tanto nos orgulha.

A contemplação resultou de um projeto elaborado pelas professoras Rórima e Maria Luíza [profª. Dudu] que foi encaminhado à SEDUC e aprovado, inclusive com muitos elogios da equipe técnica da secretaria.

A rádio que já tem prédio próprio construído nas dependências da escola está parcialmente instalada e em fase experimental com alguns locutores [alunos] sendo avaliados pela direção que me passou a informação de que chegou mais uma parte dos equipamentos para a instalação da rádio e ainda, segundo a direção da escola, em breve chegará a torre e o transmissor da emissora.

De mãos dadas

O PMDB e o PSDB, amiguinhos desde criança, deram mais um sinal de que caminham juntos rumo a 2010.

Com o início do período legislativo na ALEPA, começou também a corrida pelo comando das comissões mais cobiçadas da casa, e os dois partidos se articularam dando um chega pra lá no deputado Eduardo Costa (PTB), o preferido do Palácio dos Despachos para ocupar a CFFO [Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária] arrematada por Simone Morgado (PMDB) tendo como vice Haroldo Martins (DEM/G-8) enquanto o tucano Bosco Gabriel levou a CCJ [Comissão de Cosntituição e Justiça] com o deputado luziense Adamor Aires (PR/G-8) na vice presidência.

Transtornos

Caros amigos, a internet realmente é um "troço" complicado, quando agente menos espera ela nos sacaneia. Ontem a noite enquanto dava manutenção no blog, o servidor que o hospeda [Blogger] sofreu uma pane desconfigurando toda a página. Nessa "brincadeira" perdi todas as costumizações, inclusive o contador de visitas com o registro de aproximadamente 20 mil visitantes e a enquete com mais de 50 votos já computados, por isso o blog está com essa aparência de amador.

Estou recuperando-o pouco a pouco, mas ainda faltam alguns elementos que estou baixando e outros não consegui recuperar, como as datas das postagens por exemplo, que simplesmente sumiram e não estou conseguindo restituí-las. Isso está me dando uma trabalheira tremenda compensada com uma dor de cabeça daquelas...

Mas vou conseguir deixá-lo como antes, é apenas uma questão de tempo e paciência... Muita paciência.

Tudo é culpa da assessoria de comunicação

Semana passada, o presidente estadual do PT João Batista Barbosa da Silva, falou durante entrevista a uma rádio da capital que todos os problemas do governo petista foram causados por deficiências na assessoria de comunicação de Ana Júlia.

O jornalista/blogueiro Paulo Bemerguy comentou a entrevista no seu blog Espaço Aberto. Veja o que uma leitora identificada como Bia escreveu na caixinha de comentários do post a respeito do assunto:

"O presidente do PT afirma que o grande nó do governo é a má comunicação dos feitos. Discordo: não se devem à má comunicação as mortes - já esquecidas - de crianças na Santa Casa, a indiscutível e muito bem divulgada, ainda que não pelo governo, aceleração da violência urbana e rural, com forte contribuição institucional em torturas e arbitrariedades no campo - mas foram só 14 em Redenção, e não 19, como em Eldorado - e assassinatos na Região Metropolitana.

Não foi por falta de comunicação pública que os investimentos previstos em saneamento em 2007 e 2008 não foram realizados. Não se deveu à frágil comunicação oficial a inoperância da Secretaria de Agricultura e sua errática trajetória nestes dois anos. Do que você relata, pareceu-me ingênuo o presidente do Partido. Até por dizer que o PT pensa que todos pensamos que uma forte aliança política pode ser abalada por notinhas plantadas na imprensa.

E, do que você relata, me ficou um dado importante para refazer minha opinião, pois imaginava que o PT não governava o Pará e sim a sua pior fração. Enganei-me".

Rumo ao Planalto Central

A partir de hoje, mais de 5 mil prefeitos que assumiram seus cargos recentemente, desembarcarão em Brasília para participar do encontro com o presidente e alguns ministros nos dias 10 e 11 [amanhã e quarta-feira], para a execução de parcerias e acordos.

Com certeza o apedeuta local irá voando [literalmente] para a capital do País encontrar-se com o apedeuta maior, comandante-em-chefe dos estrelados mensaleiros. A crise econômica deve dominar os debates e a choramingueira dos administradores municipais, que assistirão a aula magna de Lula falando da marolinha e do seu pacote da bondade para combatê-la.

O digníssimo luziense nem sabe o que é isso, mas tanto faz. O que ele está interessado mesmo é em passear pelas esplanadas dos ministérios, lago Paranoá e tirar fotos ao lado do "cumpanhêro-chefe" e ministros para estampar em outdors pela cidade propagandeando que é amigo do presidente.

E tome folia

Rodinha de bar realmente é um excelente local para jogar conversa fora com os amigos [nos finais de semana] além de ser uma excelente terapia para mentes e corpos estressados pela lida semanal.

Foi num desses bate papo descontraídos com dois amigos que ambos me revelaram suas fantasias para a 5ª edição dos deserdados. Os foliões ilustres, além de patrocinadores, estão empolgadíssimos com a farra carnavalesca. Tanto que uma das figuras estará de Flora [a malvada da novela global "A Favorita"] e a outra personalidade vai de Lampião [o cangaceiro nordestino] para avenida dia 23.

Êta carnaval velho danado de bom...

Hienas corneteiras

Tem mentira nova e sem o menor sentido sendo soprada aos ventos das plagas luzienses pelos embusteiros vermelhos de plantão, que após o assenhoramento do poder por vias difusas agora fazem de tudo para desviar a atenção do povo da maior fraude eleitoral já praticada na Cidade Morena.

A catilinária é tão absurda que só sendo débil para acreditar na sua veracidade, mas como no momento a única grande ideia que tiveram foi essa, é com ela mesma que tentarão, novamente, confundir o povo visando proveitos nas próximas eleições [2010], por que depois de outubro passado caiu a máscara revelando a verdadeira face dos "éticos" mostrando quem realmente é capaz de tecer as mais sórdidas alianças para abrigar-se no poder e usá-lo em benefício próprio.

Como são incapazes de gerar resultados, nessa administração desastrosa, devido o sucateamento da máquina pública abarrotada de parasitas e emperrada pela incomPTência, tentam confundir a opinião pública com factóides ofensivos que não refletem a realidade. Mas, os luzienses de ingênuos não têm nada, e sabem muito bem quem é que usa a mentira como prática recorrente pregando um falso acetismo em seus atos.

Esse jeito pequeno de fazer política é a verdadeira identidade de quem sempre se caricaturou de defensor das minorias visando alçar voo rumo aos marmóreos palácios traindo os princípios pregados [até então bandeiras de lutas] fazendo alianças de conveniências com as oligarquias que combateram a vida toda.

Parece piada

Antes de iniciar os trabalhos legislativos de 2009 com abertura prevista para dia 14, o presidente da Câmara Municipal Tião Oliveira e os demais vereadores integrantes da mesa diretora e do G-5, enviaram ofício ao chefe do executivo municipal solicitando audiência para discutirem a relação entre os dois poderes e assuntos de interesse da municipalidade.

Óbvio que não foram atendidos, mas receberam resposta, via ofício, justificando o motivo da indelicadeza. Riem todos, por que é realmente engraçado. Segundo o referido ofício o sr prefeito está muito ocupado "todos esses dias" por que tem audiências com o governo do estado, portanto não restando tempo para receber os vereadores.

É absolutamente normal que o apedeuta tenha encontros com sua coleguinha governadora, da qual é subserviente, e pertencem à mesma sigla partidária. Mas o ofício dos vereadores foi enviado há mais de uma semana e ainda falta outra para iniciar o período legislativo.

Será que o digníssimo usurpador de mandato tem encontros com sua excelência todos os dias durante três semanas? Parece que não, por que ele é visto diariamente pela cidade a bordo da sua caríssima pik-up top de linha desfrutando do potente ar refrigerado que a mesma dispõe. E pelo que se tem informação o inquilino do poder é recém chegado de um longa viagem ao belíssimo nordeste do País, onde desfrutou das benesses que o poder permite.

Portanto essa desculpa mais do que esfarrapada para não atender a solicitação dos edis luzienses não convence nem o mais despercebido dos cidadãos. Ora, prefeito coloque um pouco de juízo na cabeça e atenda os vereadores para discutirem o bom funcionamento do município, pelo bem do povo. Lembre-se que o município não é sua propriedade, mas seu posto de emprego onde foi alçado por vias tortuosas contra a vontade da maioria.

Essa atitude lamentável da administração, faz lembrar de uma frase proferida por uma velha raposa política de Santa Luzia:

- O prefeito pode degladiar-se com todo mundo, até mesmo com o povo. Mas com os vereadores nunca, ainda mais quando se trata da presidência e maioria da câmara municipal.

Será que ele não sabe disso ou quer dá uma de duro na queda para medir forças? Se for isso, mal sabe que prefeito sem o aval da câmara é um poder de mãos atadas e de ações limitadas.

"Os deserdados" - abadás a venda

O bloco "Os deserdados" já está vendendo seus abadás pelo cômodo preço de R$ 15,00. Os 100 primeiros a serem vendidos darão direito à um ingresso para o lançamento do mesmo dia 14 no Club da Piscina com cerveja geladinha pela bagatela de R$ 1,00.

Para adquirir o seu basta procurar o Faguinho [diretor do bloco] pelo fone 91778898 ou em sua residência.

Comentário - leitor tem razão

Há alguns dias, recebi na caixinha de comentários o seguinte recado de um leitor anônimo:

"Caro amigo blogueiro, gostaria de lembrar que a rádio web mix, se comportou igual cavalo paraguaio, começou com todo vapor e depois parou.

O que aconteceu? Um abraço".

Do Santa Luzia On-line

O melhor [pela força do hábitos alguns diriam "o pior"], é que o leitor/comentarista tem toda razão. Realmente o lançamento da rádio foi alardeado com muita euforia, mas depois foi caindo no esquecimento. Lembro aos amigos que não sou o responsável pela mesma, apenas a hospedo na página do blog.

Procurei o Dj Judson, diretor/proprietário e locutor/produtor da rádio Web Mix para saber o que aconteceu. Segundo Judson, o motivo é que ele está muito atarefado com a programação do carnaval e eventos na sua casa de shows, mas promete que em breve, muito breve estará de volta com força total.

Caro leitor: obrigado pela crítica, volte sempre e sinta-se a vontade para comentar e dá sua sugestão.

O cerco se fechando

O senador capixaba Magno Malta (PR) presidente da "CPI da Pedofilia" no Congresso virá a Belém [segundo informações da blogosfera paroara] para acompanhar os trabalhos da "CPI da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente" da Assembleia Legislativa do pará presidida pelo deputado luziense Adamor Aires (PR/G-8) que investiga denúncias em todo o estado, mas principalmente na capital e no Marajó onde existem fatos gravíssimos denunciados pelo bispo Dom Luiz Azcona.

De acordo com a imprensa, o gabinete de Malta em Brasília estava atrás do telefone de Adamor ontem a tarde e já entrou em contato com o deputado para agendar a vinda do senador à Belém para ver como andam os trabalhos da CPI papa-chibé e colher informações que reforcem as investigações nas duas comissões.

Os dois presidentes deverão se encontrar ainda este mês para discutirem os rumos das suas respectivas CPI's e buscarem resultados concretos para as denúncias que apuram, principalmente contra autoridades [de todas as esferas do poder] e pessoas importantes do estado incluindo-se aí o deputado estadual Luis Afonso Sefer (DEM) e João Carlos de Vasconcelos Carepa, irmão da governadora Ana Júlia (PT).

Carnaval

Acabei de chegar de uma reunião com o presidente da Câmara, vereador Tião Oliveira, onde estavam presentes também o ex prefeito Mico, vereador Franço e os diretores dos blocos "Os deserdados" e "Me beija" para a organização do carnaval na Cidade Morena.

O deputado Adamor, ex prefeito Mico e os vereadores integrantes do G-5 serão os patrocinadores oficiais da folia que sairá na avenida nos dias 22 [domingo] e 23 [segunda] animada pelo trio elétrico Uirapurú e a banda paraense Mocotó Elétrico.

O trio e a banda [já contratados] têm o patrocínio especial do deputado Adamor, família Oliveira e dos vereadores do G-5. Com a programação definida, o carnaval 2009 promete ser um dos melhores da região que terá ainda a 5ª edição dos deserdados [quando homens e mulheres invertem os papéis em suas fantasias] nas ruas de Santa Luzia na segunda-feira de folia.

Pelo menos uma boa notícia para o povo que não tinha nehuma perspectiva de programação para a festa, por que a prefeitura continua calada e pelo visto não vai fazer nada mesmo, como de costume.

Que vergonha, hein apedeuta?

Fds

Final de semana chegando e a dica para os baladeiros de plantão é a "II Festa da Polca e do Parafuso" que vai rolar amanhã na danceteria Beleza Pura Dance Club com o criativo Dj Judson.

No comando do "Mega Arrebentão" Judson vai fazer a city tremer nos acordes do brega e do forró [é claro] acompanhados de muita cerveja gelada como sempre e uma premiação especial para o casal que conseguir "enroscar" [num bom sentido] a polca e o parafuso.

Quem se habilita?

Ânimos

Hoje pela manhã encontrei [sem querer, é claro] com um membro da estrelada administração e um amigo em comum perguntou-lhe como estavam os preparativos para o carnaval. A resposta foi seca:

- Estou tentando ajudar, mas tem gente que não aceita opinião de ninguém. Não vou mais me meter, deixa que ele [o diretor de cultura] faça do seu jeito.

Tomara que a programação faça jus à festa [e não aconteça como no aniversário da cidade em dezembro] por que até agora não ouviu-se nada a respeito sobre bandas, trios e local para a folia momesca.

Em Capanema...

O povo anda fulo da vida com a administração municipal [recém-iniciada] que fechou a praça Magalhães Barata [aquela em frente à Oásis] para o tráfego de veículos nos finais de semana e feriados.

O Argumento é que precisavam "devolvê-la" para as famílias que se "sentiam ameaçadas" com o frenético trânsito de carros e motos. Tudo bem, não sou capanemense, mas visito a cidade por motivos diversos [muitas vezes por mês] principalmente para as baladas que são as melhores da região.

Sinceramente, se era necessário não sei e não vou entrar no mérito da questão [por que não me diz respeito], mas que a praça perdeu todo seu charme, ah, isso perdeu. Ainda não havia vivenciado tal situação, apenas lido algumas reclamações no Portal Capanema e ouvido comentários de amigos. Mas sábado à noite [fui ao show da banda Mala 100 Alça, na Arena do Sítio] pude confirmar o que já sabia.

O cenário era desolador. A praça completamente vazia sem o barulho [costumeiro] dos sons automotivos em nada lembrava o point dos baladeiros antes das festas. Ninguém passeava [antes era um vai-e-vem intenso] e nos poucos bares e lanchonetes em funcionamento o reduzidíssimo número de clientes que ali permaneciam era uma tristeza só. Enquanto isso os "bares de ponta de rua" bombavam com os playboys fazendo a festa com seus mega sons.

Se a moda pega...

Deputado Adamor comenta poster do blog 5ª Emenda

Como leitor assíduo da blogosfera paroara, o deputado Adamor Aires fez um comentário [esclarecimento] no blog 5ª Emenda do Juvêncio Arruda no poster "CPI tem novo presidente", já transcrito para este blog assim como o comentário do deputado que pode ser lido, na íntegra, logo a seguir:

"1 - A CPI da exploração sexual da criança e do adolescente, que não é da pedofilia, não tem caráter individual. Ela é coletiva. A própria nomenclatura já denuncia. É comissão. O presidente é um integrante. E no caso específico são 07 (sete) parlamentares titulares e igual quantidade de suplentes. É certo que o presidente tem o grave mister de coordenar e supervisionar os seus trabalhos. É evidente, por outro lado, que a maior tarefa seja a do relator, que tem a missão árdua de condensar todo o trabalho investigatório e produzir um relatório das atividades, sugerindo, inclusive, providências de direito.

2 - Não lancei meu nome para substituir o colega deputado Bira Barbosa, que deixou a presidência por motivo de saúde plenamente reconhecido e justificado. Sem favor, trata-se de um homem público honrado e com longa lista de serviços prestados ao Pará. Vale destacar que passei a integrar a CPI depois de sua instalação por conta da saída do deputado Robgol. Não pretendi disputar o cargo (ou encargo) de presidente com a querida colega deputada Regina Barata que, por certo, seria mais credenciada para presidir a CPI.

3 - No entanto, enquanto representante de parcela da população no Parlamento Estadual, fui escolhido e designado pelos meus pares para conduzir os trabalhos. Assim, por conta dessa deferência espontânea e democrática, não posso fugir das minhas responsabilidades.

4 - Nesse diapasão, pretendo contribuir para que os trabalhos investigatórios evoluam e que produzam efeitos positivos para combater os hediondos Crimes contra a exploração sexual da criança e do adolescente no nosso Estado. Para tanto, nesta quarta-feira, dia 04/02, a partir das 14:00 hs, serão colhidos depoimentos da delegada do DATA, Dra. Socorro Maciel, e da coordenadora do Pró-paz Dra. Eugênia Fonseca. Na quinta, 05/02, teremos um encontro com o secretário de segurança para cobrar os BO's e inquéritos sobre o tema dos últimos 05 (cinco) anos. Em prosseguimento, nos dias 11 e 12/02, este presidente, o relator deputado Arnaldo Jordy e a membro-titular deputada Regina Barata teremos encontro, em Brasília, com membros integrantes da CPI Nacional que guarda semelhança com o fato determinado da nossa CPI para requisitar apoio e informações. Além disso, já está agendada viajem para Breves, Portel e Altamira para colher dados e produzir oitivas com acusados e vítimas de acordo com denúncias já de posse desta Comissão. Enfim, esta CPI, na medida de suas possibilidades, adotará um ritmo de trabalho, como já vinha adotando, estratégico e programado.

5 - Desta forma, a cobrança, é de todo evidente, não deve recair só em cima deste limitado presidente. Tem o relator, que é competente e diligente, os demais membros que são parlamentares eficientes e da mais alta credibilidade, o próprio Parlamento e, principalmente, em nosso pensar, a cobrança sobre resultados deve recair, sobremaneira, em torno do Ministério Público e do Poder Judiciário, que são instituições, por ditames constitucionais, que possuem os mecanismos para formalizar as denúncias cabíveis e punir os verdadeiros culpados.

6 - Faremos a nossa parte e somos conscientes de nossas limitações, inclusive, no aspecto espaço-temporal. No entretanto, a CPI da ALEPA já presta um bom serviço à sociedade paraense na medida em que, com transparência, trás à baila este assunto, debatendo e aprofundando as investigações a respeito de uma temática que não acontece só no Pará, mas no mundo inteiro.

7 - Devo dizer, por fim, que os resultados de nossa CPI serão conhecidos ao longo dessa jornada. Como presidente e membro desta CPI não devo vacilar e, seria um suicídio político se assim procedesse. Mas é bom que se diga, desde logo, em nosso proceder devemos obediência ao Estado Democrático de Direito, ou seja, em resumo, aos princípios e normas legais e, não serei pusilâmine quando tiver que rejeitar, dentro das minhas prerrogativas, acusações injustas ou desprovidas de fundamento, só porque um ou outro, midiáticos ou não, sobrevive da carnificina alheia. Aos acusados inocentes terão o nosso reconhecimento e a nossa solidariedade. Aos comprovadamente culpados o rigor da Lei.

Um grande abraço.

Deputado ADAMOR AIRES (PR)"

CPI Tem Novo Presidente

Sob o mesmo título, o artigo abaixo, é do blog 5ª Emenda do excelente blogueiro paroara Juvêncio de Arruda.

"O novo presidente da CPI da Pedofilia é o deputado Adamor Aires, do PR/G-8, por sugestão do colega democrata Márcio Miranda.

Ambos leitores do blog - o primeiro é comentarista bissexto e o segundo rastreador de caixinhas de comentários - poderão acompanhar a cerrada marcação que os blogs continuarão a fazer em cima das atividades da Comissão. Mas ponham cerrada nisso!

Boa sorte, Adamor.

Não vacile".

Do Santa Luzia On-line:

Como excelente jurista e político sério que é, Adamor saberá conduzir a CPI da Pedofilia com a maior serenidade e transparência possível. E como bom luziense, o deputado Adamor Aires e sua assessoria são leitores assíduos deste blog.

Deputado Adamor - trabalhando pelo seu povo

O deputado estadual Adamor Aires entregou na última sexta feira 30, mais de 400 certificados de formação de técnicos em informática a alunos que estudaram na escola "Deputado Adamor Aires" em Santa Luzia.

Esse foi um compromisso de campanha em 2006 que tornou-se realidade ano passado e está em pleno funcionamento atendendo principalmente a população carente do município que tanto precisa de oportunidades para encarar o exigente mercado de trabalho.

Na oportunidade além dos concluintes, corpo técnico da escola e de boa parcela da população estiveram presentes os ex prefeitos Mico e Nato Costa e os vereadores do G-5 que em seus discursos destacaram a importância do trabalho do deputado prestado à comunidade através da implantação da escola de informática.

Adamor é um deputado de palavra e comprometido com seu povo. Seu trabalho incansável em prol dos municípios que representa é sua marca principal reconhecida pelo seu grupo político e colegas de parlamento que tanto o respeitam apesar de pouco tempo na Assembleia Legislativa onde é uma das principais lideranças do bloco independente G-8.

Somente a título de informação, vale lembrar que no próximo sábado será a vez do município de Cachoeira do Piriá, onde o deputado é uma liderança política e mantém outra escola com a mesma finalidade.

Não dá

Definitivamente não dá. Como se não bastasse as constantes faltas de energia e água que já viraram rotina na vida dos luzienses, agora são os celulares e a internet que também entraram na onda para complicar mais ainda a vida na Cidade Morena.

Sexta e sábado ficamos incomunicáveis por mais de 24 horas via telefonia móvel, por que o sinal da Vivo nos deixou na mão dando o ar de sua graça somente no final da tarde de sábado e bola da vez agora é a internet que desde domingo por volta de meio dia simplesmente "desapareceu" e até este momento ninguém sabe o porquê e quando será restabelecido.

Só estou conseguindo postar este artigo porque pelo menos na escola ainda existe sinal de internet. É vergonhoso que em pleno século XXI onde a comunicação virtual é a base das relações humanas mundo à fora ainda sejamos escravo da ineficiência na prestação de serviços tão essenciais.