Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Março 2009

Aniversário

A escola São José estará inaugurando idade nova amanhã 1º de abril [é a mais pura verdade] com uma programação toda especial envolvendo professores, corpo técnico, alunos e autoridades convidadas.

A jovem escola completará seu 30º aniversário com um dos históricos mais respeitados do município tendo nos seus quadros de ex alunos, profissionais que trilharam o caminho do sucesso nas áreas que escolheram, principalmente na educação onde figuram excelentes professores.

Fundada em 01/04/1979 pela professora Raimunda Rodrigues (in memoriam) inicialmente como uma escolinha particular a escola São José foi depois adotada pelo poder público municipal na administração do então prefeito de Ourém "professor Raul Santos" (in memoriam) que sensível a crescente demanda do bairro do Km 46, composto principalmente por pessoas carentes que careciam de educação para seus filhos, elevou a escola à categoria de Escola Municipal de Ensino Fundamental São José oferecendo educação de 1ª à 4ª séries à população do então Bairro Novo.

Atualmente com mais 1000 alunos matriculados, aquele estabelecimento de ensino funciona integralmente nos três turnos atendendo da 1ª até a 8ª série do ensino fundamental além de todas as etapas da EJA [Educação de Jovens e Adultos].

Parabéns Escola São José...

Nova pesquisa CNT - Sensus e os números da corrida presidencial em 2010

No blog do Reinaldo de Azevedo, culunista da revista Veja.

Confira nos links abaixo:

01- CNT-Sensus 3 – Tudo igual, mas um pouquinho diferente. [clique aqui]

02- CNT-Sensus 2 - Serra lidera em todos os cenários e aumenta diferença para Dilma no 2º turno; petista empata com Aécio e pode vencê-lo. [clique aqui]

03- CNT-Sensus 1 - Pesquisa confirma queda de popularidade do governo Lula, já detectada por Datafolha e Ibope [clique aqui]

Santa Luzia está com o CAE [Conselho de Alimentação Escolar] vencido há mais de um mês

Clique na imagem para ampliar. Veja os membros do Conselho de Alimentação Escolar que está vencido há mais de um mês.
Recomendação PRDC nº 09/2009 - Prefeitura de Santa Luzia do Pará - CAE

Recomendação para que o município promova nova constituição do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, devendo encaminhar ao FNDE os documentos necessários à comprovação da regular composição e vigência do novo Conselho, entre outras medidas.

Obs.: De acordo com a Medida Provisória 455/2009, caso não seja providenciada a sua renovação, o município ficará inadimplente e os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar [Pnae] serão suspensos.

Leia a recomendação aqui.

Santa Luzia pode ficar sem merenda escolar

O Ministério Público Federal encaminhou a quatro cidades do oeste paraense (Faro, Juruti, Prainha e Terra Santa) recomendações para que os conselhos municipais de alimentação escolar sejam regularizados e as prestações de contas sejam colocadas em dia.

Recomendações semelhantes já haviam sido enviadas no início do mês a 20 cidades do nordeste do Estado e Marajó, alertando que as irregularidades podem acarretar a suspensão do repasse de recursos federais para a merenda dos alunos da rede pública de educação básica.

Assim que receberem as recomendações, os prefeitos do oeste do Estado têm prazo de 15 dias para providenciarem o que foi pedido. Caso não respondam ao ofício do MPF, a procuradora da República Nayana Fadul da Silva poderá entrar com ações judiciais contra eles.

As verbas são do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que transfere recursos aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às escolas federais, em caráter suplementar, visando garantir a alimentação escolar dos alunos da rede pública da educação básica (creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental e médio), incluídas as indígenas e quilombolas e, a critério do FNDE, das escolas filantrópicas e comunitárias conveniadas.

As regras do PNAE estabelecem que serão suspensos os repasses para os municípios que não constituírem o conselho de alimentação escolar ou que não apresentarem, até o dia 15 de janeiro, a prestação de contas dos recursos recebidos no ano anterior.

Municípios aos quais a recomendação já foi enviada

Afuá, Bonito, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Concórdia do Pará, Faro, Igarapé-Miri, Irituia, Juruti, Marituba, Muaná, Nova Timboteua, Ourém, Paragominas, Prainha, Quatipuru, Santa Bárbara do Pará, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São Sebastião da Boa Vista, Terra Santa, Tomé-Açu, Tracuateua e Viseu

O que será que estão querendo esconder?

A Câmara Municipal está em plena atividade, mas funciona somente com cinco vereadores [integrantes do G-5]. Os outros quatro da situação, que foram eleitos pelo povo para representá-lo no parlamento municipal, ultimamente não têm dado às caras por lá.

Tudo por que a presidência da casa, na pessoa do vereador Tião Oliveira, juntamente com o G estão requisitando a prestação de contas dos últimos quatro anos de administração e é claro que não estão sendo atendidos, e na tentativa de não dá quorum nas seções ordinárias da Câmara os vereadores da apedeutakoba não comparecem.

O que será que eles estão querendo esconder? Será que tem tanta irregularidade assim em baixo do tapete vermelho? Essas perguntas carecem de resposta para que a sociedade não fique sabendo apenas das dezenas de carros novos que chegam semanalmente na cidade, da aquisição de mansões em Belém, de ilhas no Sul do Pará e fazendas na região.

Calamidade

Estamos no "inverno amazônico" e as chuvas são normais na Cidade Morena nessa época do ano, mas ontem à tarde desabou um senhor temporal sobre nossas cabeças. Algo nunca visto em Santa Luzia. A chuva foi tão pesada que alagou [com um metro e meio de altura] dezenas de casas nas áreas próximas aos canais que cortam a cidade.

Todas as pessoas atingidas perderam todos os seus bens que foram arrastados pela água por vários metros. A causa principal foi o asfaltamento realizado recentemente na cidade que não deixou espaço para escoar a águas das chuvas que fica retida formando verdadeiros açudes.

O vereador Neguinho Coco visitou os atingidos logo no final da chuva e viu de perto o desespero dos moradores que inconsoláveis calculavam os prejuízos. As pessoas, num misto de revolta, relataram que no inicio da quadra chuvosa procuraram a Secretaria Municipal do Bem está do Cidadão [representada pela senhora apedeuta] em busca de apoio ou até mesmo uma solução para o problema e ouviram o seguinte: "Não temos culpa por vocês morarem em áreas alagadas e por isso não podemos fazer nada."

O apedeuta também esteve no local tentando fazer média com os desabrigados, mas ouviu um sonoro vaia acompanhado de palavras de ordem nada amistosas, bem feito. Um homem indignado lembrou que há cinco anos quando ocorreu algo semelhante, a primeira pessoa a aparecer na área, de picareta na mão e tudo, foi a vereadora Lúcia Machado que na época pertencia a oposição. Mas como agora é integrante da latrina administrativa, foi a primeira a se esconder juntamente com o xerife que responde pela Secretaria de Obras e é o responsável pela porcalhada nas ruas da cidade que deixou dezenas de famílias desabrigadas.

Foragido

Um empresário muito conhecido da Cidade Morena, está extremamente enrolado com a justiça por conta de um romance com uma garota de 11 anos, pasmem.

No final de semana passado o empresário viajou para o Maranhão levando a menor em sua companhia. O conselho tutelar foi acionado e com o apoio do vereador Neguinho Coco partiu atrás do empresário que não foi localizado, mas todas as polícias rodoviárias da BR-316 foram avisadas e têm ordem para prendê-lo.

Conversei com algumas fontes e ouvi o seguinte: "Diante da lei, uma garota de 11 anos é criança e a prática de sexo [mesmo com o consentimento da vítima] é estupro e a justiça está obrigada a agir mesmo sem denúncia dos pais. De 13 à 18 anos, a lei considera como adolescente e a ação da justiça depende de denúncia dos pais."

O caso é sérissimo, segundo fontes fidedígnas, foi lavrado o BO na Polícia Civil que ofereceu denúncia ao Ministério Público que designou um promotor para acompanhar o processo e o juiz deve decretar a prisão preventiva do empresário a qualquer momento.

Toda a sociedade está chocada e Igreja Católica, Câmara Municipal [que deve denunciar o empresário à CPI da Pedfofilia na ALEPA] e outros órgão já se expressaram à respeito do caso condenando o empresário.

Mário Couto: “Sou pré-candidato ao governo do Estado”

Sob o título acima poster no blog Espaço Aberto, do jornalista Paulo Bermeguy, traz entrevista com o senador Mário Couto (PSDB) confirmando o que todo mundo já desconfiava: Mário Couto quer concorrer ao governo do estado em 2010.

Na entrevista o senador fala do seu recente encontro com Dr Almir [ex governador] em São Paulo, sua relação com o DEM, principal parceiro do seu partido, e as possíveis alianças a serem costuradas, inclusive com Jáder e o PMDB, para concorrer às eleições do ano que vem. Agora só resta saber o que Jatene acha de tudo isso, já que ele vem articulando sua candidatura desde que deixou o Palácio dos Despachos em 2007.

Leia a entrevista, na íntegra, aqui.

Edinaldo diz que a trilha sai

Em conversa, por telefone com Edinaldo Lucena ontem à tarde, este me afirmou que a trilha vai sair e sim. A organização ficará por conta do Gavião da loja de moto peças "Gavião Motos" que inclusive, segundo Edinaldo, já encomendou as camisas com seu patrocínio que estarão chegando já na próxima semana.

Ainda não fixaram data, mas será o mais breve possível, pois devido o nome "Trilha das Cinzas" [uma alusão à quarta-feira de Cinzas] já está bastante deslocada da época em que costuma ser realizada todos os anos.

Ih, ia esquecendo

Realmente não sou mais o único luziense a flanar pela blogosfera. Além do Gabriel que está se profissionalizando nessa "doce brincadeira" a profª. Rórima, minha parceira no Blog da Florentina onde também dou meus "pitacos", está pegando gosto pela coisa e com certeza será uma blogueira em potencial.

Tudo começa como uma brincadeira, agente postando coisas que achamos sem muita importância, mas as pessoas gostam e passam a nos visitar diariamente. Isso nos incentiva a continuar a cada dia e quando percebemos já estamos totalmente envolvidos nesse mundo maravilhoso que é a blogosfera.

O blog da escola Florentina Damasceno [mantido por este blogger que vos escreve e pela profª. Rórima] pode ser acessado pelo endereço: www.florentinadamasceno.blogspot.com

Faça-nos uma visita!

Não estou mais sozinho...

Não sou mais o único luziense a fazer parte do mundo maravilhoso da blogosfera. O mais novo integrante das plagas virtuais é o Gabriel [filho do Pedro da loja], meu amigo e aluno que há tempos enveredou, com muita competência por sinal, pelo caminho das novas tecnologias a que a rede mundial de computadores [internet] nos permite ter acesso desde que essa nova realidade passou a fazer parte da vida dos "caboclos" da Cidade Morena.

Gabriel atende na net [olha só a intimidade com ela] pelo blog "Baixa Categoria" especializado em dowloads grátis de programas para computadores, cds de músicas de todos os gêneros, jogos virtuais, filmes, revistas e uma infinidade de outros trecos que um computador, um mouse e uma conexão nos permite fazer de um cantinho da nossa casa.

O blog "Baixa Categoria" pode ser acessado pelos endereços:

I- www.baixacategoria.blogspot.com

II- www.baixacategoria.rg3.net

Gabriel, seja bem vindo ao mundo da blogosfera...

O casamento PT & PMDB no Pará

Na edição quinzenal do Jornal Pessoal do Lucio Flávio Pinto:

"De fato, o casamento entre o PT e o PMDB no Pará, celebrado em 2006, não existe mais. Sobrevive uma relação jurídica, baseada no compromisso de campanha eleitoral. Cientes dessa situação, as partes se preparam para o momento da separação, que deverá ser litigiosa. Só não sabem quando o rompimento ocorrerá. Poderá ser motivado por uma circunstância qualquer (a metafórica gota d’água), ou induzido, se o jogo de acomodação se exaurir, como ameaça acontecer a qualquer momento".

Confronto de egos

O estrelismo já subiu à cabeça de alguns comandantes de segundo escalão da latrina administrativa municipal e o briga-briga por espaço já domina os postos-chaves.

As direções e seus subordinados mais próximos medem força com a intenção de mostrarem prestígio junto a *apedeutakoba, mas acabam se esbarrando e abrindo fissuras sem precedentes nas administrações autárquicas dando margem a incompetência que está impregnada em todos os setores da municipalidade.

Tais atitudes trazem à tona a verdadeira identidade dos que sempre rastejaram à sombra/em busca do poder para revelarem a incoerência entre suas falácias ideológicas de outrora e as atitudes no comando do poder.

Esse é o verdadeiro PT que sempre usou a máscara da desfaçatez para ludibriar os menos esclarecidos usando-os como trampolim para assenhorar-se dos confortáveis gabinetes nos palácios que abrigam o poder.

*Bando de incompetentes comandado por um apedeuta.

PSDB - encontro

Na coluna "Repórter 70", de O LIBERAL, edição de hoje:

TUCANATO
“Prosa”

"Mário Couto passou o final de semana com o ex-governador Almir Gabriel em Bertioga, São Paulo. Dizem que a conversa foi familiar, mas que os dois falaram muito sobre política. Em Brasília, ontem, o tucano comentava que “o maior presente da minha vida foi ouvir as palavras de incentivo do dr. Almir”. Ao final do encontro, Almir e dona Socorro aceitaram ser padrinhos do segundo casamento de Mário Couto, marcado para julho".

Pelo menos, isso...

Tudo indica que os "puxões de orelhas", dados aqui no blog nos notáveis da republiqueta vermelha à respeito da educação, surtiu algum efeito positivo. No inicío da noite o micro-ônibus, que vivia estacionado diuturnamanete na garagem da prefeitura, estava circulando pela cidade lotadinho de alunos como deveria está acontecendo desde o início do ano letivo.

Mas ainda está faltando transporte escolar no turno da manhã e quanto aos problemas de cadeiras, merenda escolar, revezamento de turmas, não chamada dos concursados, etc, etc, etc... Continua tudo na mesma.

Trilha, se depender do Edinaldo - terá com certeza...

Edinaldo Lucena me ligou agorinha mesmo, após ler o poster sobre a indefinição dos destinos da Trilha das Cinzas que corre o risco de não ser realizada.

Apaixonado pela Cidade Morena como é, Edinaldo afirmou que não vai permitir que mais essa tradição luziense caia no esquecimento e não medirá esforços para que a trilha seja realizada. Vai entrar em contato com o empresário Gavião [hoje a noite ainda] para que se responsabilize pela organização enquanto ele arca com o patrocínio.

O empresário, filho desta terra que reside no Maranhão, virá brevemente à Santa Luzia na tentativa de viabilizar, junto com Gavião e amigos, a organização da Trilha das Cinzas que além de ter se tornado tradição luziense também é uma dos legados do saudoso amigo Jamilson que foi um dos idealizadores e era integrante da diretoria do evento.

Estátua

No bate papo que tive com Edno no domingo, como já citado aqui no blog, além do projeto de instalação da usina de biodiesel também me falou longamente de outro projeto seu em parceria com a Paróquia de Santa Luzia, na pessoa do padre Elias: a construção de uma estátua da nossa padroeira, Santa Luzia, em tamanho gigante [de 5 a 8 m de altura] no centro da cidade.

Segundo Edno, o projeto está bem adiantado com a planta sendo estudada pela paróquia e por uma equipe técnica que está orçando a obra.

- Esse é um sonho antigo meu. Tenho uma dívida muito grande com Santa Luzia que me curou de uma enfermidade grave nos olhos quando ainda era jovem e um homem de poucos recursos. Disse Edno, emocionado, que completou - Isso é o mínimo que posso fazer pela padroeira, de quem sou devoto, e pela cidade que escolhi para passar o resto da minha vida!

De acordo com o projeto apresentado, o monumento será erguido na praça da Igreja Matriz que sofrerá algumas alterações para abrigar a super imagem de Santa Luzia.

Jornal

Para quem está cansado de ler os jornais de maior circulação no estado [O Liberal, Amazônia Jornal, ambos das ORM, e Diário do Pará do Jáder barbalho] que travam uma guerra entre si para ver quem publica mais besteira ou quem puxa mais saco dos políticos, temos agora uma boa opção.

Trata-se do jornal "O Público", um periódico diário da capital, com 20 páginas sem aquela "massaroca" de classificados, as bobagens das colunas sociais nem aquelas notícias policiais que cujas página, se espremidas, derramam sangue. É um jornal de pequeno porte mas profissional que trata de tudo um pouco sem o exagero das grandes mídias impressas que circulam por aí.

O Público é novo no mercado. Está em seu primeiro ano de vida com pouco mais de uma centena e meia de números publicados, mas é sucesso de vendas e acessos na internet através do link http://www.publicojornal.com.br/, além das referências nos maiores blogs paraenses.

Sou leitor diário de O Público e recomendo.

Santa Luzia - a terra do "já teve".

E a trilha, tudo indica que foi abortada mesmo. Adiada por várias vezes, o que era para ser das cinzas parece que virou da Páscoa, se de fato acontecer, o que é pouco provável.

O Gavião, proprietário da loja de moto peças "Gavião Motos", afirmou que caso ninguém se manifeste para fazê-la, ele próprio vai tentar salvar a quase finada "Trilha das Cinzas" que se realizada, chegará a 4ª edição este ano.

Esse é o grande problema na Cidade Morena, as coisas boas começam muito bem e quando estão virando tradição tornam-se alvo do desinteresse dos organizadores caindo no esquecimento entrando para a velha galeria do "já teve".

Assim foi com os pomposos desfiles escolares de antigamente, Canto da Terra, arraial, as famosas gincanas de férias, SALUDOPÁ, Dança do Luziense, festival de quadrilhas da escola Florentina e até a Festa das Flores vem sendo ameaçada nos últimos anos, que apesar de descaracterizada, ainda resiste ao tempo e a ação daqueles que não amam Santa Luzia.

Agindo dessa forma, quando Santa Luzia vai ter alguma referência cultural, festiva ou desportiva? Se tudo o que estar se tornando marca na cidade é relegado ao esqucimento. Quais motivos as pessoas de outros lugares terão para nos visitar? Como não temos nenhum "atrativo" fica difícil atrair visitantes para uma cidade pacata de interior.

Dr. Almir vota em 2010

Um comentário no blog do Bacana, assinado pelo comentarista luluquefala, que achei fantástico e é a pura realidade:

"Setentão, Almir [Dr. Almir ex governador do estado] não tem mais obrigação de votar, mas como ele é um tucano em extinção, difícil pra caramba de se encontrar nos dias de hoje, com certeza ele vai votar, sim.

E como ninguém nesse Pará é mais PSDB do que ele, vai votar no candidato do seu partido. Se for o Mario Couto (PSDB), será simpatia quase amor. Se for o Jatene (PSDB), será tipo serviço militar obrigatório. Agora, se for a Valéria (DEM), ele vai fazer é boca de urna"!

Sonhando alto

Nem bem iniciou-se a "nova administração" já tem gente do lado de lá sonhando em ocupar a cadeira [usurpada] do apedeuta que pode ser dele por pouco tempo.

O notável, com o apoio do bitolado chefe do executivo municipal, tangencia para si todas as responsabilidades da republiqueta vermelha como se fosse, ele, o grande mandatário que sonha ser daqui há quatro anos.

Apesar do seu perfil intelectual, mostra-se inapto a resolver até problemas domésticos de fácil solução evidenciando desde agora a incompetência que tende a ser sua marca no exercício de mandato público.

Edno Alves - um homem de grandes sonhos...

Ontem, como citei no post abaixo, um domingo chuvoso sem energia e sem sinal nos celulares durante todo o dia, deixou poucas opções aos luzienses acostumados a sair de casa assim como eu.

Então lembrei que meu amigo Edno Alves há alguns dias me convidou para almoçar na sua residência um arroz com pequi acompanhado de carne seca [coisa de maranhenses que somos] que ele mesmo prepara que é uma delícia de lamber os dedos. Então fui lá para almoçar e colocar o papo em dia também por que devido suas atividades empresariais o tempo que lhe resta é muito pouco para está com a família e os amigos e sinceramente, a companhia do Edno é sempre agradável em qualquer situação.

Almoçamos e descemos para o posto onde passamos o dia, sem tomar nenhuma por incrível que pareça, somente conversando eu, Edno e meu amigo e colaborador do blog Leandro Lima que me acompanhou. O papo fluiu sobre todos os assuntos, mas é claro que o foco principal foi política com destaque para a caótica administração do PT em Santa Luzia, atuação dos vereadores e eleições de 2010.

Edno assim como eu é um luziense por opção e completamente apaixonado pela nossa Cidade Morena, daí seu grande interesse em contribuir de alguma forma para o desenvolvimento da terrinha. Então começou a me falar de um projeto antigo seu, a implantação de uma usina de biodiesel em solo luziense, que inclusive já está em negociação com um grupo empresarial de Palmas (TO) que está enviando seus técnicos esta semana para estudarem a viabilidade do projeto tanto para a implantação da empresa como as terras disponíveis para a plantação do pinhão [matéria prima para a produção do biodiesel] na região da Pará-Maranhão.

Segundo Edno, as conversações já estão bem avançadas. Quarta feira os empresários do Tocantins e seus técnicos farão uma reunião com ele, empresários da cidade, deputado Adamor e pequenos agricultores do município e região para discutirem o projeto onde será distribuída [a custo zero] uma tonelada de sementes de pinhão para que os interessados no projeto começem a plantar.

O prazo para a primeira colheita, ainda segundo Edno, é de seis meses com igual espaço para todas as outras posteriores gerando milhares de empregos diretos e indiretos no município que é tão carente nesse quesito.

- Imagina só a quantidade de pessoas que serão beneficiadas? Falou Edno, cheio de entusiasmo, que já comprou o terreno a ser doado para as instalações da fábrica. Realmente é um projeto que depende de apoio de todos para que dê certo, vindo a dá grande visibilidade a Santa Luzia além de ser uma saída para os grandes índices de desemprego na cidade.

É muito difícil ser luziense...

Sinceramente, ser luziense nunca foi uma tarefa muito fácil, por que a oferta de serviços básicos ao cidadão sempre foi, e com certeza será por muito tempo, um dos maiores problemas da Cidade Morena.

Quem precisou da telefonia fixa desde quinta feira, não conseguiu se comunicar, por que a Telemar "está muda" com os telefones dando sinal de ocupado o tempo inteiro. Ontem durante todo o dia, um domingo chuvoso com grandes temporais sem a mínima possibilidade de alguém fazer algum programa fora de casa, a energia resolveu não dá o ar da sua graça das 8 hs à 17:30 hs causando vários transtornos e para não ficar por baixo, por quase igual período, a telefonia móvel também resolveu pregar sua peça nos pobres luzienses com a Vivo sem sinal até às 20 hs deixando todo mundo incomunicável.

Mas calma, falta citar ainda o serviço da COSANPA, que apesar das chuvas torrenciais que cai há vários dias, amanheceu hoje sem uma gota d'água nas torneiras transformando a vida do pobre cidadão luziense num verdadeiro inferno.

Definitivamente, ser luziense é antes de tudo um grande desafio que somente nós que habitamos esse solo tão querido nos acostumamos a conviver com todos esses problemas que nos perseguem desde sempre.

Deputado Adamor - muito trabalho no comando da CPI da Pedofilia

A CPI que apura crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Estado do Pará, foi instalada sexta [20/03] e sábado [23/03] no município de Altamira, localizado no oeste do Pará, a 720 km de Belém.

Em Altamira os deputados realizaram na sexta-feira [21], uma audiência pública no prédio da Câmara Municipal para receber novas denúncias e ouvir opiniões de entidades e autoridades locais sobre a situação e existência de exploração sexual contra menores e adolescentes na cidade.

“- Vamos colocar em debate o fato determinado da criação desta CPI, que é a violência sexual contra crianças e adolescentes esperando que a comunidade local desperte o sentimento de coragem para que vítimas e testemunhas venham denunciar novos casos”. Pediu o deputado Adamor Aires [PR/G-8], presidente da CPI.

À tarde, a partir das 14 h, na Câmara Municipal, integrantes da Comissão ouviram, em depoimento, cinco testemunhas relacionadas ao processo do auditor da Sefa, João Antônio Flores Neto, que responde a processo judicial por estupro contra uma adolescente, filha de uma funcionária da Sefa. O crime teria ocorrido em julho de 2006, quando a ela tinha 12 anos. Na época, Flores trabalhava na unidade da Secretaria da Fazenda de Altamira.

Em depoimento na CPI no dia 17/03, João Flores alegou que foi denunciado por vingança da mãe da criança devido ele ter desbaratado um esquema de emissão de notas fiscais, nas quais ela estaria envolvida. Na ocasião, Flores exercia a coordenação fazendária da SEFA em Altamira, de janeiro de 2007 a setembro de2008.

Nos dias 26 e 27/03, a CPI deve embarcar para os municípios de Breves e Portel na Ilha do Marajó.

FONTE: Site da ALEPA

Convite

Ontem lá pelas seis da tarde recebi uma ligação de um confrade meu. Era um convite para a "Sexta do Charque" que já virou tradição entre nossos amigos mais chegados, digamos assim, que ainda não tive a oportunidade de participar apesar de ser convidado todas as sextas-feira.

Trata-se de uma reunião entre amigos para colocar o papo em dia depois de uma semana de trabalho, acompanhado de uma cervejinha gelada, charque frito e peixe assado, que começou meio por acaso num final de semana na casa do Chico Cardoso. A turma gostou e foi convidando mais amigos que também gostaram e agora não perdem mais nenhum.

É um grupo pequeno formado pelos ex prefeitos Nato e Mico, vereador Tião, Chico Cardoso, Jorginho, Lourinho, Antonio Almir, Akió e agora este blogger.

Prometo que na próxima sexta estarei lá com certeza e depois conto tudinho pra vocês.

O clima entre o PT e o PMDB no Pará

Do blog Espaço Aberto do jornalista Paulo Bermeguy:

Ana Júlia x Jader: vale-tudo na Praça da República

"O clima entre a governadora Ana Júlia Carepa e o deputado Jader Barbalho, e por extensão entre o governo do Estado e o PT, é menos para almoço e mais, muito mais para um vale-tudo em ringue armado na Praça da República, ao meio-dia de um dia qualquer, de preferência o mais movimentado naquela área da Presidente Vargas.

Se vocês não quiserem ficar com essa imagem, digamos, quase bélica, o clima entre os dois lados está menos para almoço e muito mais para aquele clima de fim de casório. Aqueles casórios que, como é o caso de PT e PMDB, mesmo já tendo acabado de fato há algum tempo, terminam de vez mesmo – agora sem aparências, sem alianças mantidas no dedo para atender apenas a conveniências de ordem política.

Esperem. Esperem e verão.Verão não demora muito".

Serra presidente...

Pesquisa Datafolha divulgada ontem apontou queda similar à do Ibope, mas menos acentuada - a aprovação ao governo Lula encolheu de 70%, em novembro de 2008, para 65%. A pesquisa abordou também a sucessão presidencial. Em todos os cenários, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece à frente, com índices de 41% a 47%.

Na primeira simulação, o tucano aparece com 41% (índice igual ao de novembro), seguido do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), com 16%, da vereadora Heloísa Helena (PSOL) e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), ambas com 11%. Dilma subiu de 8% para 11%; Heloísa caiu de 14% para 11%. Quando Serra cede lugar a Aécio Neves (PSDB), Ciro lidera (25%), seguido de Heloísa (17%), do governador mineiro (17%) e de Dilma (12%). Foram ouvidas 11.204 pessoas, entre 16 e 19 de março, e a margem de erro é de dois pontos.

Em visita ontem a Florianópolis, Serra evitou se colocar como candidato, mas comemorou: "Não estou em nenhuma corrida, mas reconheço que este desejo da Nação se mostra estimulante."

A farra da governadora da terra de direitos com o dinheiro público - parte 2

O governo do estado [da governadora petista da terra de direitos] foi o campeão nacional em gastos com viagens e diárias ano passado, elevando os custos em 30%: de R$ 73 milhões em 2007 para R$ 95,1 milhões em 2008, superior até ao estado que tem o maior número de municípios, Minas Gerais, que gastou R$ 92,2 milhões. Para se ter uma ideia desses gastos, o estado de Minas possui 2,4 vezes o número de funcionários do Estado do Pará - Pará 210 mil e Minas 504 mil. Estes gastos foram superiores, inclusive à Câmara dos Deputados, Presidência da República, Justiça Eleitoral e o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o jornal a Folha de São Paulo, comparativamente o governo de Ana Júlia (PT) gastou mais que o o governo paulista e superou o governo Jatene em R$ 82,4 milhões. Só para se ter uma dimensão da farra com o dinheiro público nesse governo petista que afunda o Pará cada dia que passa, foi tornado público que só uma funcionária que tem salário de R$ 900,00 recebeu R$ 47,7 mil em diárias.

Governadora, é desse jeito que Vossa Excelência administra o estado em plena crise internacional? Torrando o dinheiro do contribuinte que anda assustado com o fantasma do desemprego batendo à porta? Mas isso é de se esperar de quem no início da sua opaca administração nomeou a própria cabeleireira como assessora especial. Pagou mais de R$ 2 milhões ao namorado que administrava o Aero-Club para treinar quatro pilotos de helicópteros, enquanto o estado só possuía um.

Sinceramente, essas atitudes não condizem com um governo que auto-intitula popular.

Audiência

Aconteceu ontem a audiência dos professores aprovados [mas não chamados], no último concurso realizado pela prefeitura municipal da Cidade Morena, e o Ministério Público na tentativa de resolver mais esse imbróglio causado pelo apedeuta e sua turminha calaceira.

O concurso vencerá em maio e mais de 50% dos aprovados ainda não foram chamados para ocuparem suas vagas, enquanto a administração as ocupa com funcionários temporários [eleitores do PT] na maioria das vezes por pessoas sem a mínima qualificação para o desempenho das atividades inerentes ao cargo que ocupam.

A caótica administração petista, até já fala em realizar outro concurso sem chamar o cadastro de reserva, somente para não ter que ver em seus quadros, antigos desafetos políticos que figuram entre os aprovados. Isso demonstra a clara perseguição política imposta pelos donatários do poder que não respeitam nem mesmo a educação, que é um dos princípios básicos de qualquer administração séria que para o bem de todos não deve confundir coloração ideológica com o desempenho de funções públicas à serviço do povo.

Ainda não tenho nenhuma informação à respeito da audiência de ontem, mas assim que souber de qualquer novidade que envolva o caso estarei publicando.

Vem aí os próximos capítulos...

A chapa vai esquentar para o lado da republiqueta vermelha nos próximos dias. É que a Câmara Municipal deve convocar algumas estrelas de alto brilho para dá explicações sobre o mal versejo de suas pastas, assim como fez com o "xerife" que responde pela secretaria de obras, semana passada.

Olha que têm muito o que explicar, se é que dá para explicar, por que do jeito que a coisa está só muita mandinga e reza "braba" para resolver tanta incompetência.

Até agora, nada.

Mais de 72 horas depois de ocorrido o crime de estupro contra uma jovem que se dirigia ao bairro do Km 48 no último sábado, nenhum dos bandidos foi preso e o que é pior, ainda não se tem nenhuma pista concreta dos elementos.

Conversei hoje com uma fonte fidedígna, que fez parte das buscas e estava presente no momento em que a vítima foi encontrada, que me afirmou se tratar de uma jovem de 26 anos residente em Belém que estava à passeio na casa de parentes em nossa cidade.

Quando encontrada, a garota estava em estado de choque e chorava muito, mas teve forças para prestar depoimento. Ela afirmou que foi tomada do seu acompanhante na subida da ladeira do Km 48 por dois marginais que a arrastaram para o mato onde foi espancada e estuprada por longas horas sendo constantemente ameaçada de morte caso gritasse ou tentasse fugir. Porém, num momento de descuido dos bandidos conseguiu escapar e correr em busca de socorro.

Nesses últimos dias correram muitos boatos na cidade sobre quem seriam os autores do delito, mas até agora nada foi provado por que nenhum dos suspeitos foi reconhecido pela vítima e o que existe são na verdade especulações sobre o caso.

Mas um crime foi cometido e, um crime bárbaro diga-se de passagem, que precisa ser elucidado e os culpados punidos com todos os rigores da lei, senão onde vamos parar? Há tempos que nossa cidade pacata, de outrora, tornou-se tão insegura quanto os grandes centros urbanos onde a violência banalizou-se e a vida humana perdeu o valor.

Está na hora de as instituições públicas responsáveis pela segurança e o bem está do cidadão tomarem atitudes enérgicas no sentido de coibir a violência que nos últimos três anos tomou conta do estado fazendo vítimas diariamente da capital até os mais longínquos rincões paraenses.

O que estão esperando?

Lendo o artigo enviado pelo colaborador deste blog, Leandro Lima, sobre o triste episódio de extrema violência ocorrido na querida Cidade Morena no último final de semana, lembrei-me do seguinte:

"A jovem foi atacada quando se dirigia ao bairro do Km 48, num trecho onde não há iluminação pública que é responsabilidade do poder público que transferiu para nós contribuintes mais essa conta em um projeto aprovado pelos vereadores da base de apoio ao governo petista no final da legislatura passada. Aí pergunta-se: o que se faz com o dinheiro recolhido pela tarifa de iluminação pública? Por que não iluminam as ruas que estão todas, salvo raríssimas exceções, às escuras?

Essas perguntas não podem ficar sem respostas. O contribuinte que é lesado por uma carga tributária absurda, principalmente sobre energia elétrica, que o estado da "governadora petista da terra de direitos" cobra 30% de ICMS [a maior alíquota do país] fica sem esse serviço básico, que é obrigação da administração municipal, tornando-se presa fácil da violência que se alastra de forma galopante entre os incautos cidadãos cumpridores do seu dever.

E mais, durante todo o ano passado, dezenas de alunos [a maioria do sexo feminino] vieram a pés do bairro do Km 48 para, estudarem à noite, só retornado às suas casas depois das 22 hs expondo-se á esse risco eminente. Este ano, o mesmo está acontecendo. Todas as noites um grande número de estudantes vêm e voltam altas horas para aquele bairro correndo o risco de ser atacado por um maníaco desse tipo enquanto um micro-ônibus da prefeitura fica parado no estacionamento.

E o que é pior ainda. Os alunos do km 51 estão vindo de bicicleta para não perderem as aulas, expondo-se ao risco de acidentes e ataque de bandidos enquanto o mesmo micro-ônibus continua ocioso podendo muito bem transportar os alunos dos quilômetros 48 e 51. Ou será que o prefeito vai esperar que uma aluna seja atacada para sair da sua inércia? Pelo visto é isso que essa administração espera. Por que do estado de caos em que se encontra a educação neste município, pior não pode ficar.

Pensem bem, o que aconteceu com a garota de sábado poderia ter ocorrido com uma estudante que vêm às dezenas do 48 todas as noites, o que teria uma repercussão sem precedentes para essa administração".

Ele vem

Após ler a postagem abaixo sobre a Trilha das Cinzas, o empresário gente boa [leitor assíduo deste blog] e um dos principais patrocinadores da mesma Edinaldo Lucena, me ligou lá de Itapecuru no meu querido estado do Maranhão, confirmando sua presença na trilha no próximo domingo.

Um luziense apaixonado pela terrinha, como ele mesmo faz questão de falar, Edinaldo está sempre presente na Cidade Morena dando sua contribuição nos mais diversos segmentos que promovem o nome da nossa cidade, e o esporte é um dos principais focos de suas ações.

Seja bem vindo Edinaldo, sua terra sempre o receberá de braços abertos...

Trilha

Finalmente será realizada no próximo domingo 22, a tão badalada Trilha das Cinzas. Depois de vários adiamentos, por causa de problemas técnicos e organizacionais segundo os diretores da mesma, a IV edição da Trilha das Cinzas [que já é quase da Páscoa] estará nas ruas e arredores da Cidade Morena no próximo final de semana.

Já tinha integrantes da organização pensando em realizar um trilha paralela por causa de desentendimentos quanto a realização e custo da inscrição que será de R$ 30,00 e convenhamos, está meio "salgada".

Mas parece que todos os problemas já foram superados e agora é só preparar as máquinas, aquecer os motores, aumentar o "volume" das descargas para dá aquele toque todo especial que somente a Trilha das Cinzas tem e cair no mundo para "comer" lama e pegar muito vento na cara.

A farra da governadora da terra de direitos com o dinheiro público

Vi agora há pouco, no blog da Franssinete Florezano, que a "governadora da terra de direitos" vai gastar nada menos que R$ 207.115.718,00 em propaganda do seu (des)governo em 2009.

Nada mal para um ano de crise onde a recessão bate á porta e um governo avaliado como um dos piores do país investe uma montanha de dinheiro em marketing esquecendo-se das prioridades. Talvez seja exatamente por isso mesmo que Ana Júlia (PT) vai gastar o pobre dinheiro do contribuinte em propaganda, para tentar melhorar sua imagem já tostada diante da opinião pública que assiste a uma das administrações mais caóticas do estado do Pará.

Sinceramente, até quando teremos que assistir tanto desmando e trapalhdas de um governo que se diz popular mas investe rios de dinheiro em propaganda? Ana Júlia ficará na história desse estado não como a primeira mulher a governá-lo, mas como o governo mais incompetente e irresponsável desta terra.

Deputado Adamor em reunião de trabalho da CPI da Pedofilia que definiu a agenda dessa semana

Nessa reunião os deputados que integram a CPI da Pedofilia, discutiram os detalhes sobre as viagens aos municípios de Breves, Portel e Altamira, nos dias 19, 20 e 21 e a ordem de depoimentos. Cinco acusados que respondem a processos criminais e judiciais de crimes sexuais contra menores serão ouvidos, além da delegada que presidiu inquéritos de pedofilia, três conselheiros tutelares e a presidente do Condac, como testemunhas.

Na segunda, dia 16, serão ouvidos, pela manhã, às 11h 30min, o auditor da Sefa, João Antônio Flores Neto; e à tarde, às 15 h, a delegada Socorro Marques, corregedora da Polícia Civil. O funcionário da Sudam, Janary Guarany de Barros, às 17h; e, em seguida, as 18h, a presidente do Condac, Clévia Clívia, como testemunha.

Na terça, dia 17, a partir das 14 h, pela ordem: João Carlos Carepa; três conselheiros tutelares; o contador Ormando Sampaio Collyer; e o conselheiro tutelar José Luiz Pantoja Moraes, o Zeca do Barreiro, acusado de pedofilia.

“O depoimento do deputado Luiz Afonso Seffer foi transferido para depois da visita dos deputados da CPI em Breves, Portel e Altamira”, informou o relator, deputado Arnaldo Jordy, devido os deputados ainda não terem recebido as notas taquigráficas do depoimento prestado pelo parlamentar na oitiva feita pela CPI do Senado em Belém.

Foi confirmada a presença dos deputados Adamor Aires (PR/G-8), presidente; Arnaldo Jordy (PPS), relator; Simone Morgado (PMDB), Regina Barata (PT) e Suleima Pegado (PSDB) nas oitivas e nas audiências públicas que serão realizadas nos municípios de Breves, Portel e Altamira, nos dias 19, 20 e 21 de março.

“Uma comissão precursora com uma equipe da Casa, mais duas delegadas das polícias Civil e Federal, vão viajar com antecedência para preparar as reuniões”, informou Jordy.

Fonte: Site da ALEPA.

Câmara convoca secretário para dá explicações sobre paralisação de obras em Santa Luzia

Na última sexta-feira a Câmara Municipal de Santa Luzia, através de requerimento assinado pelo seu presidente vereador Tião Oliveira [PR/G-5] e os demais integrantes do G-5 [grupo de vereadores de oposição ao governo do PT], receberam no plenário daquela casa o secretário municipal de obras Felipe Pimentel, para explicar a paralisação, o abandono e o não inicio de obras prometidas pelo PT quando em campanha ano passado.

São mais de uma dezena de obras amplamente propagandeadas, inclusive com o apoio da governadora da terra de direitos Ana Júlia Carepa companheira de legenda do apedeuta, entre elas as construções de um hospital e uma "fábrica da açaí" [é assim mesmo que eles chamam] onde Vossa Excelência veio á Cidade Morena com uma imensa comitiva "inaugurar" dois terrenos que na época haviam passado por uma terraplanagem e hoje estão cobertos de mato servindo de campinho de pelada para a molecada que mora ao lado.

Além dessas inaugurações mentirosas o apedeuta e sua turma calaceira iniciaram a construção do estádio municipal [iniciaram a construção do muro que foi interrompida logo após as eleições e atualmente já caiu a metade por ação da chuva], da quadra de esportes [levantaram só a estrutura de ferro e também abandonaram a obra] e do matadouro municipal [pepararam só o terreno abandonando-o cheio de buracos] que encontram-se abandonadas sem previsão de continuidade [todos sabem que isso não vai acontecer] por motivos não explicados.

A orla do Caeté que tem verba garantida [R$ 540.000,00] desde 2005 por emenda do então deputado federal Anivaldo Vale é a única que está sendo "tocada" e a passos de tartaruga depois de várias interrupções, mas com estrutura bem diferente da maquete apresentada pelo PT durante a campanha, inclusive, com materiais de baixa qualidade o que não justifica uma demanda orçamentária desse volume.

O secretário, quando inquirido pelos vereadores, falou bastante mas não justificou e muito menos convenceu alguém. Não mostrou nenhum documento técnico que sustentasse suas explicações que mais pareciam discursos adestrados que colocações do secretário de uma das pastas mais importantes e responsável uma enorme estrutura financeira de uma administração.

O vereador Neguinho [PMDB/G-5] foi um dos que mais questionou Felipe Pimentel, mas não ficou satisfeito com as informações obtidas por achá-las superficiais, evasivas e não condizentes com a verdade, o que é percebível até por qualquer leigo no assunto. Por isso a Câmara concedeu prazo de 15 dias ao secretário para que apresente provas concretas do que tentou provar diante dos vereadores e da população sob pena de ser novamente convocado para dá explicações do que a meu ver é inexplicável.

No Macaxeira's Karalhus...

No último sábado aconteceu mais uma grande seresta na Lanchonete Macaxeira's com a presença de uma das grandes revelações da MPP [Música Popular Paraense], Neto Lima, de Capitão Poço que fez uma apresentação memorável dígna de muitos aplausos.

Na presença de um grande público Neto Lima cantou os maiores sucessos da MPB e MPP levando os presentes ao delírio que o aplaudiam a cada nova música.

Foi, sem dúvidas, uma noite marcante para os luzienses que tiveram a oportunidade de ouvir músicas de qualidade interpretadas por um dos maiores talentos da música paraense. Infelizmente não levei minha câmera fotográfica, que estava descarregada, para fazer o registro desse grande momento. Mas deixo aqui meu comentário sobre esse raro momento que precisa acontecer mais vezes na nossa querida Cidade Morena.

Sequestro em Santa Luzia

Por Leandro Lima.

Mais um episódio de violência em Santa Luzia. Sábado por volta das 21h 15min, uma garota que seguia para casa de parentes no km 48 juntamente com seu namorado, foi sequestrada por marginais escondidos nas margens da BR-316 que ainda agrediram violentamente o rapaz.

A população luziense se manifestou aglomerando-se na pista [na ladeira do km 48], até altas horas com o intuito de encontrar a garota com o apoio da policia que de lanternas e armas em punho estiveram à caça dos bandidos, porém sem sucesso.

A dificuldade se deu pelo fato de ser noite e a completa falta de iluminação pública na via que liga Santa Luzia ao bairro do 48 que fica completamente às escuras, tornando esse trecho muito perigoso. Por volta das 03h 30min da manhã deste domingo a garota foi encontrada, depois que conseguiu fugir dos bandidos nas proximidades da oficina do Socorro no Bairro Novo.

Aos gritos e chorando muito, a garota foi colocada no veículo do Sr. Ivaldo Mendes e conduzida à delegacia de policia onde prestou depoimento e apontou os culpados pelo crime inclusive com o reconhecimento, por foto, de um dos elementos que já é dado como foragido e está sendo procurado pela polícia.

Lembrete!

No apagar da luzes de 2008 foi aprovado [pelos vereadores da base de apoio do governo] um projeto que transferiu o pagamento da iluminação publica da Prefeitura para os humildes contribuintes, mas iluminação nas ruas que é bom. Nada, apenas a conta a ser paga por mais um serviço que a prefeitura não presta à população.

Desejo a todos uma boa semana e que Deus proteja todos nós luzienses!

Leandro Lima.
[Professor de informática da Escola Adamor Aires, leitor, colunista e colaborador deste blog]

Deputado Adamor entre nós

Este blogueiro com a aniversariante e o deputado Adamor.
O deputado Adamor (PR/G-8) reservou um espaço, na sua sempre apertada agenda, para vir à terrinha passar o final de semana com seus familiares e amigos.

Nos encontramos no aniversário da Neguinha, onde estava toda nossa confraria, incluindo-se aí os ex prefeitos Nato Costa e o Mico.

Muito descontraído, mas cansado por conta da pesada jornada que os trabalhos da CPI lhe impõe durante a semana, Adamor convesou bastante sobre a conjuntura política no estado e os possíveis caminhos a seguir em 2010 quando concorrerá a um segundo mandato no legislativo estadual.

- Ainda é cedo para tomarmos qualquer decisão quanto as composições a serem feitas para as eleições do ano que vem. Ainda tem muita água para rolar - ressaltou o deputado.

Sobre a CPI da Pedofilia que preside na Assembleia, Adamor falou que ainda tem muito trabalho a ser feito, e durante esta semana estará na região do Marajó apurando crimes de abuso sexual contra crianças denunciados pelo bispo da região D. Luiz Azcona. Adamor frisou ainda que está recebendo apoio importante do senador Magno Malta (PR- ES) que preside a CPI da Pedofilia no senado de quem se tornou amigo desde sua vinda à Belém no início do mês.

Deputado Adamor na mídia

Depois que assumiu a presidência da CPI da Pedofilia na Assembleia Legislativa, o deputado luziense Adamor Aires (PR/G-8), passou a ocupar os holofotes da mídia além fronteiras-paroaras.

Aqui na terrinha, foi entrevistado por todos os veículo de comunicação mais importantes do estado e com a vinda da CPI da Pedofilia do senado à Belém, presidida pelo senador capixaba Magno Malta (PR), Adamor deu entrevistas para as mais famosas emissoras de televisão do país, entre elas Globo, Band e Record.

Ainda agora, no meio da tarde enquanto assistia a TV Senado, Magno Malta subiu à tribuna daquela casa para fazer um pronunciamento sobre a CPI que preside e se referiu à CPI paraense de forma elogiosa ao seu presidente afirmando que o deputado Adamor está fazendo um trabalho sério e isento conduzindo de forma competente os destinos da Comissão que tem como principal acusado do crime de pedofilia um deputado colega seu.

No final, o senador desejou boa sorte a Adamor dizendo que ele está à frente de um trabalho difícil, mas pelo que conheceu do deputado tem certeza que ele saberá conduzir a CPI com muita serenidade e sabedoria.

Educação é prioridade em Santa Luzia? Definitivamente não.

Na escola São José o revezamento de turmas continua sendo a forma mais prática de amenizar os graves transtornos causados pela falta de cadeiras para os alunos.

Diariamente são dispensadas duas turmas [aproximadamente 80 crianças] para que alunos de outras turmas possam assistir aula mais ou menos sentadas, isso mesmo, por que geralmente o número de cadeiras não é suficiente para atender toda a demanda obrigando duas crianças a dividirem o mesmo assento.

A questão não é grave, é gravíssima, visto que ainda estamos no início do ano letivo e as escolas estão enfrentando todos esses problemas numa administração que se diz popular e pautada na seriedade. Portando, cadê a seriedade com a educação que é a mola mestra de qualquer administração pública? Cadê o respeito com as crianças do ensino fundamental [faixa etária de de 6 a 9 anos] que são as mais prejudicadas? Sinceramente. Para que tanto blá-blá-blá enquanto a prática é bem diferente da realidade?

Na escola João Gomes, segundo informações, a situação também não é muito diferente. Recebi a informação de que integrantes da administração daquela unidade escolar passaram a manhã de hoje consertando cadeiras numa tentativa de maquiar o problema. Imaginem como devem está as escolas das comunidades, em especial as mais distantes, das quais ainda não temos informações?

MST age à margem da lei na Terra de direitos

Na coluna reporter 70, de "O Liberal" de hoje:

MST
Invasão

"O MST decidiu se contrapor à movimentação de diversos setores sociais para forçar o Governo do Estado a cumprir mais de 100 decisões judiciais de reintegração de posse no Pará. Está combinado o seguinte: MST e Fetraf planejam ocupar a sede do Incra em Belém por tempo indeterminado, a partir deste domingo. A informação vazou de dentro do próprio movimento e dá conta de que a ordem é pressionar o governo a manter a imobilidade no campo."

Agora falo eu:

O MST é uma organização terrorista armada [disfarçada de movimento social] sustentada pelas generosas verbas dos governos dos "cumpanhêros" para colocar em risco o estado de direito atacando propriedades particulares de cidadãos pagadores de impostos, saqueando produtores rurais e matando inocentes em chacinas.

As ações combinadas pelos criminosos que integram essa facção do crime organizado, só reforça a teoria de que não se trata de trabalhadores em busca de terra para assentar famílias de agricultores, mas "grileiros" de patrimônios particulares interessados nas especulações financeiras geradas em torno das terras de alto valor de mercado que invadem.

E o que é pior, todas as suas ações têm as bênçãos do Ministério da Justiça e do Governo Federal reforçadas, aqui no "Pará, terra de direitos", pelo governo petista de Ana Júlia que vive de joelhos para o tal movimento que invade fazendas, ataca mineradoras e bandos armados saqueiam e atacam trabalhdores do campo sem nenhuma ação da polícia comandada pela governadora do PT, que faz vistas grossas para os bandidos do MST.

Tentativa de assalto na BR-316

A tentativa de assalto aconteceu na segunda feira, dia 9, à 20 quilômetros de Santa Luzia próximo à comunidade da Estiva.

Um Siena branco que ia do Gurupi para Capanema transportando uma grande quantidade de dinheiro da SEFA [Secretaria Estadual da Fazenda] foi perseguido na rodovia por quatro homens fortemente armados e encapuzados. Segundo informações, os bandidos estavam num Astra e durante a abordagem brecaram o veículo na frente do Siena fazendo com que o motorista frenasse na tentativa de retornar à Santa Luzia.

Os bandidos imediatamente começaram a disparar contra o carro, mas foram surpreendidos por homens que faziam a segurança e vinham logo atrás, dando origem a um grande tiroteio deixando o condutor do veículo com o dinheiro no meio do fogo cruzado.

Um segurança foi atingindo no braço e encaminhado para um hospital de Capanema, enquanto que os bandidos fugiram sem o dinheiro, mas ilesos. As policias Civil e Militar de Santa Luzia e a PRF [Policia Rodoviária Federal] de Capanema tentam buscar pistas que possam levar a identificação da quadrilha.

Trilha - adiada mais uma vez

Recebi ontem a noite, a informação de que a IV Trilha das Cinzas que seria realizada neste domingo 15, foi mais uma vez adiada por inviabilidade do tempo, agora para o dia 22.

Segundo a organização o tempo foi muito curto para divulgar, fazer inscrições, confecção das camisas, recolher patrocínios e resolver outras questões de ordem técnica.

É, faz sentido, visto que realizar um evento desse porte não é tarefa das mais fáceis, mas vale registrar que as edições anteriores aconteceram dentro do prazo limite [1º domingo da Quaresma] e não foi nenhum transtorno para a organização, muito pelo contrário, saiu tudo como planejado.

Outro fator que não está agradando muito os participantes, é o preço da inscrição que será de R$ 30,00 por pessoa, o que significa um aumento de 50% em relação ao ano passado que foi de R$ 20,00.

Kit escolar - charge de João Bosco


Os kits escolares ainda estão dando muito o que falar e uma dor de cabeça daquelas para a governadora da terra de direitos.
Sua excelência tem muito o que explicar à sociedade e ao MP [Ministério Público], acompanhe como anda o caso, nas últimas postagens do blog Espaço aberto, nos links abaixo:

Recur$o$

Hoje dia 10, os municípios recebem a primeira parcela de recursos do governo federal e as outras, como é do conhecimento de todos, são repassadas dia 20 e dia 30 de cada mês.

Veja abaixo, o total recebido por Santa Luzia do Pará, hoje:

Fonte: SIBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
Data: 10/03/2009
Origem dos recursos: DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
Município: SANTA LUZIA DO PARA - PA

Os recursos correspondentes à parcela de hoje são de origem dos seguintes repasses:

01- FPM - [FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS]

CRÉDITO DO FUNDO: R$ 267.559,18

02- FUS - [FUNDO SAUDE]

CRÉDITO DO FUNDO: R$ 40.151,75

03- FUNDEB - [FNDO DE MANUTENÇÃO DA EDUCAÇÃO BASICA E VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO]

CRÉDITO DO FUNDO: R$ 280.775,38

Total de repasses da parcela do dia 10: R$ 588.622,06

Mais informações na página do banco do Brasil, aqui.

N. E.: Os valores postados são líquidos, já descontados todos os encargos.

Quem és tu?

De tempos em tempos chegam aqui em nossa Santa Luzia forasteiros, tresloucados e alienadores dos menos astutos, aplicando golpes de todas as formas e iludindo a consciência do povo, utilizando-se da boa prosa e mostrando-se o bom samaritano, para assim apoderar-se da fé alheia.

A população luziense (nem todos, claro) recebe estes delinquentes de braços abertos, pois o nosso povo tem a hospitalidade no sangue e costuma receber bem as pessoas que aqui chegam (isso me remete a época do descobrimento em que os índios trocavam ouro por ninharias) sem se preocupar muito com sua origem.

Infelizmente esse atributo acaba nos prejudicando, pois quando aliada a pouca informação e quase nenhuma conjectura do passado de tal cabrito (mercadoria sem nota), nos torna presa fácil desses golpistas que fazem de Santa Luzia sua base terrorista.

Creio que muita gente ainda não compreendeu onde quero chegar, sendo assim vamos direto ao assunto.

Estou falando de um “suposto” aspirante a deputado estadual, (há... há... há... essa eu quero ver) que pretende usar nossa prefeitura municipal, como financiadora de sua campanha.

Venho ratificar que se tornara inviável, (ou seja, podem ir tirando o jumentinho da chuva) por que a população luziense jamais sustentará a ilusória pretensão, visto que o intuito maior é desfalcar dinheiro público, pois o aventureiro não tem a remota chance de "abiscoitar" tal posto.

“Despreparo” é o nome deste afoito. Não o conheço e nem ao menos o vejo por estas bandas (nunca vi, nem o comi e só ouço falar...), não tenho conhecimento de qualquer trabalho de cunho social (e nem de outra espécie), que este cidadão desenvolveu em Santa Luzia do Pará, por tanto para que dá crédito a tal louco?

Como filho desta terra é meu dever alertar a população em geral para não cair em mais essa cilada do PT (muito cuidado... muito cuidado... meu povo), fiquem de olho nos planos maléficos desta quadrilha.

Francamente, não sei por que perco o tempo escrevendo sobre tal sujeito. Mas em Santa Luzia, aparece cada asneira de mentes estúpidas do PT, no entanto vejo o texto como válido no intuito de alertar o povo se assim a profecia se cumprir.

Desejo a todos os irmão luzienses, uma excelente semana.

Leandro Lima

N.E. : Artigo da semana enviado pelo nosso leitor e colaborador Lenadro Lima.

Clima na Câmara Mucipal

O projeto votado, na última sexta-feira na Câmara Municipal, que trata da recolocação da imagem de Santa Luzia na praça da Igreja Matriz é de autoria do vereador Neguinho (PMDB/G-5) e foi aprovado por unanimidade pelo G-5. Isso mesmo, por que os senhores vereadores da base de apoio ao governo do PT não deram as caras no legislativo municipal naquele dia.

Com essa atitude, suas excelências, tentam obstruir o andamento dos trabalhos da casa no sentido da não aprovação de projetos encaminhados à mesa diretora pela oposição.

Além do projeto do vereador Neguinho foram votados mais quatro, que ainda não tomei conhecimento do conteúdo, e foi exatamente por isso que os nobres edis estrelados não compareceram à sessão ordinária de sexta-feira.

Nosso patrimônio

Recebi de uma fonte, mas ainda não averiguei, a informação de que a Câmara Municipal aprovou projeto pedindo o retorno da imagem de Santa Luzia ao centro da praça da Igreja matriz que foi retirada por ocasião da reforma em 2007.

Colocada ali na década de 80 pelo padre Catel, então vigário da paróquia, a imagem se tornou um símbolo da cidade quem tem Santa Luzia como nome e padroeira, mas foi retirada há dois anos e até agora, não se sabe por ordem de quem, não foi colocada de volta no seu devido lugar.

Vou checar a informação e confirmar sua veracidade ou não, mas acho que é verdadeira e muito boa a iniciativa de suas excelências.

Ana Júlia - essa é a terra de direitos?

“Governo chegou ao limite”

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), atual presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), chega hoje a Belém para, em nome da entidade e da Federação de Agricultura no Pará (FAEPA), protocolar no Tribunal de Justiça do Pará pedido de intervenção federal no Estado.

A solicitação de intervenção federal tem como objetivo exigir da governadora Ana Júlia Carepa (PT) o cumprimento de 111 pedidos de reintegração de posse atendidos pela Justiça do Pará em benefício de proprietários rurais que tiveram suas fazendas invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

'Chegou ao limite! Está insuportável e insustentável ser produtor rural no Pará. A governadora não tem o direito de fazer isso com o Estado', protestou. A ação será protocolada às 13h e, em seguida, haverá uma coletiva com a imprensa, no próprio Tribunal de Justiça.

N.E.: Matéria do Amazônia Jornal dessa terça-feira publicada no blog Espaço Aberto do jornalista Paulo Bemerguy.

Leia matéria completa aqui.

Gente do bem

Foi bastante produtiva a vinda [retorno para ser mais sincero, pois Edinaldo é filho desta terra] do meu amigo, empresário Edinaldo Lucena, à Santa Luzia neste final de semana.

Encontrei-o na lanchonete Macaxeira's, conversamos por um bom tempo e ele me falou que tinha acabado de chegar da comunidade da Estiva onde patrocinou um torneio de futebol feminino em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem dia 8, com direito a premiação em dinheiro para a equipe campeã e sorteio de brindes entre as presentes.

Leitor assíduo deste blog, Edinaldo além de ser um homem de visão é também um luziense que se preocupa com seus conterrâneos e sempre que pode dá sua contribuição das mais diferentes formas.

Patrocinador oficial de 90% dos eventos realizados na terrinha, Edinaldo cada vez mais registra sua presença entre os "irmãos" luzienses, mostrando-se uma personalidade de grande espírito público.

Fazendo falta

Ontem a tarde enquanto estava na lanchonete Macaxeira's, como de costume nos domingos, eis quem encontro: ex vereador Nenenzão tomando uma cervejinha num descontraído bate papo com os amigos.

Meu velho amigo de longa data, claro que fui até sua mesa cumprimentá-lo e aproveitar para colocar a conversa em dia. Com o bom humor de sempre, Nenenzão conversou, contou estórias e sorrimos bastante.

É uma pena que um vereador com imenso trabalho prestado à população não tenha sido reeleito, com a boa votação que teve. Sem dúvidas Nenenzão foi, de longe, o mais atuante na legislatura passada com grande atuação na área social, em especial no quesito saúde, e que está fazendo muita falta aos mais necessitados do município que perderam o homem público que mais trabalhava por eles.

O que deixou Nenenzão fora da Câmara Municipal, foi o sistema eleitoral perverso que vigora no país, por que alguns dos vereadores que aí estão tiveram menos votos que ele, mas por causa desse descalábrio da justiça eleitoral, conseguiram uma vaga no legislativo municipal, mesmo tendo votação inferior.

Escolas municipais de Santa Luzia - a coisa tá feia

Hoje pela manhã, recebi a informação de que lá pelas bandas da escola São José a coisa está "braba" como dizem. Sem quadros nas salas, o que dificulta o trabalho dos professores que ministram aulas nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, os profissionais de educação têm que superar outros desafios de ordem preocupante e vexatória para a educação luziense que está um verdadeiro caos.

Não há cadeiras suficientes para todas as crianças, que têm de chegar cedo à escola para iniciar um verdadeira correria pelos corredores numa disputa eletrizante com os colegas para conseguir cadeira para sentar, senão fica em pé ou terá que ir para casa mais cedo.

Merenda? Isso é artigo de luxo nas escolas luzienses que quatro anos atrás recebiam vibrantes promessas de merenda regionalizada em substituição ao arroz, feijão e charque que as crianças tinham no cardápio, hoje nem isso têm para comer.

Sem aulas por toda semana passada, as turmas de 5ª, 6ª e 7ª séries tiveram aulas hoje por que foram dispensadas algumas turmas de 1ª à 4ª para ceder suas salas, ou seja, está ocorrendo o revezamento de turmas para poderem ter acesso a um item básico dos direitos da criança, a educação. A que ponto chegamos senhores?

Essas informações são referentes apenas à escola São José, localizada na sede do município e portanto bem perto da administração municipal. E as escolas das comunidades, como é que estão? Não tenho informações, mas pelo ocorrido aqui, não devem está muito diferentes.

É meus amigos, quantas promessas ouvimos de quatro anos para cá? Mas a prática é muito diferente das ações de quem prometia um governo de mudança, que mesmo abarrotado de intelectuais críticos a governos anteriores, protagoniza uma das mais caóticas administrações municipais.

Deputado Adamor - muito trabalho

O deputado luziense Adamor Aires (PR/G-8), presidente da CPI estadual contra a pedofilia e exploração sexual de menores, teve uma semana mais do que lotada com a vinda do senador capixaba Magno Malta (PR), presidente da CPI contra a pedofilia no senado, e outros colegas entre eles o senador paraense José Nery (PSOL) a Belém para acompanhar os trabalhos da CPI presidida por Adamor e tomar depoimento dos acusados de envolvimento em crimes de abuso sexual contra menores, com destaque para o deputado estadual Luis Afonso Sefer (afastado do DEM) e João Carlos Vasconcelos Carepa, irmão da governadora Ana Júlia Carepa.

A agenda do deputado Adamor está mais do que apertada com os trabalhos da CPI que lhe consomem a maior parte do tempo em viagens, entrevistas e depoimento de acusados e vitimas dos crimes apurados pela Comissão.

Por isso o deputado ficará uns dias ausente de sua terra natal que tanto ama, mas sempre que puder Adamor estará nos brindando com sua honrosa presença no convívio com seus conterrâneos luzienses.

Bom trabalho deputado.

Governo Ana Júlia

Até os postes desta terra sabem que soa a uma fatalidade incoercível Ana Júlia Vasconcelos Carepa passar à história não só como a primeira governadora eleita do Pará, mas principalmente por protagonizar uma das mais caóticas administrações da história do Estado.

Eleita sob a promessa de protagonizar um governo de mudanças, capaz de rever os paradigmas do exercício do poder no Pará, politicamente ela se revelou muito aquém das exigências do cargo, como evidencia sua inépcia como administradora.

N.E.: O artigo acima é trecho de uma postagem do blog do Barata, do jornalista Augusto Barata, que descreve o governo Ana Júlia e seu drama com o envolvimento de seu irmão em caso de pedofilia.

Leia mais aqui.

Trilha

Confirmadíssimo. A "IV Trilha das Cinzas" será mesmo realizada neste domingo, dia 15. Hoje os organizadores Didi e Wanderson estão demarcando percurso e fazendo o reconhecimento da área a ser percorrida aos redores de Santa Luzia.

A camisa que dá direito à participação no evento está à venda e custa R$ 30,00 com direito ao almoço.

Este blogger é claro, estará presente na mais tradicional festa do motocilcismo luziense.

Viva 8 de março!

Hoje é 8 de março, dia delas. A cidade amanheceu sob uma linda alvorada, todo mundo soltando pistolas para homenagear o dia dedicado às mulheres.

Logo mais às 8 hs Pe Elia celebrará uma missa espcial na igreja Matriz e a escola Florentina Damasceno estará promovendo um café da manhã para suas funcionárias e convidadas. Ontem, o empresário gente boa, Edinaldo Lucena patrocinou na comunidade da Estiva um torneio de futebol feminino que reuniu equipes da Estiva, Km 18, Tentugal, Transcaeté e Caeté onde foram distribuídos além do prêmio de R$ 500,00 para o time vencedor, muito prêmios num sorteio realizado especialmente para as mulheres.

Aqui vai nossos parabéns a todas ás mulheres, afinal elas merecem como falou Benedita da Silva:

- As mulheres são a metade da população e mãe da outra metade.

Memórias III

Clique na imagem para ampliar
Essa foto é do "I Canto da Terra", quando o PT era oposição e usava deste artifício para fazer política.

Apesar , de tudo eu gostava muito do Canto da Terra e ainda não entendi, por que depois que virou governo o PT deixou essa linda festa cair no esquecimento.

Mas deixa pra lá. Aí na foto além de mim tem muita gente conhecida. Você sabe quem são?

Disputas

Ouvi comentários, de quem tem livre trânsito entre os donatários do poder, que tem estrela vermelhíssima que não está gostando muito da ideia da candidatura a deputado do moribundo político que sonha com uma vaga no legislativo estadual.

O entrave se dá por que uma ala dos calaceiros petistas não quer abandonar o companheiro Bordalo e isso caracteriza um senhor racha na base aliada do apedeuta que parece está disposto a bancar a candidatura do parasita de Mãe do Rio.

Esse negócio ainda vai tirar muitas farpas das tendências petistas luzienses que se degladiam por espaço no comando da municipalidade, por que dois "cumpanhêros", nem tão companheiros assim, disputam às bençãos do apedeuta para encarar a disputa em 2012 e andam às turras entre si por conta disso.

Desculpas

Pedimos desculpas por falta de atualização do blog nos últimos três dias. Agora até a net resolveu sacanear também, como se não bastasse a energia faltar diariamente por aqui, agora foi a vez do meu provedor ficar fora do ar por todo esse tempo.

Mas parece que tudo está voltando ao normal. Conforme for normalizando o sinal de internet iremos postando as últimas da Cidade Morena.

Bom final de semana a todos e grande abraço.

100 anos de Patativa do Assaré

Este blogger e o Diego junto à estátua de Patativa em visita à cidade de Assaré - CE

O Poeta da Roça
[Patativa do Assaré]

Sou fio das mata, cantô da mão grosa
Trabaio na roça, de inverno e de estio
A minha chupana é tapada de barro
Só fumo cigarro de paia de mio.

Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argum menestrê, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.

Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu seio o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.

Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo da roça,
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.

Só canto o buliço da vida apertada,
Da loga pesada, das roça e do eito
E às vêz, rescordando a feliz mocidade,
Canto uma sodade que mora em meu peito.

Eu canto o cabôco com suas caçada,
Nas noite assombrada que tudo apavora,
Por dentro da mata, com tanta corage
Topando as visage chamada caipora.

Eu canto o vaquêro vestido de côro,
Brigando com o tôro no mato fechado,
Que pega na ponta do brabo novio,
Ganhando lugio do dono do gado.

Eu canto o mendigo de sujo farrapo,
Coberto de trapo e mochila na mão,
Que chora pedindo o socorro dos home,
E tomba de fome, sem casa e sem pão,

E assim, sem cobiça dos cofre luzente,
Eu vivo contente e feliz com a sorte,
Morando no campo, sem vê a cidade,
Cantando as verdade das coisa do Norte.

---------------------------------------------------------------------
Se estivesse vivo, faria 100 anos hoje o maior poeta popular do Brasil, Patativa do Assaré, também chamado de "O Poeta Matuto".

Mesmo analfabeto, Patativa tornou-se um dos maiores poetas do Brasil lançando mais de 20 livros e serviu de inspiração para muitos cantores que gravaram suas poesias em forma de música, entre eles Luiz Gonzaga e Fagner.

Conheça a história desse grande brasileiro aqui.