Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Maio 2009

As "lambanças" do governo Ana Júlia

Frente
Verso
É de doer o despreparo do incomPTente governo de Ana Júlia Carepa, que diante da sua ineficiência joga culpa nos outro por não saber conduzir seu (des)governo, o mais desastroso da história do estado.
Todo mundo sabia que Belém não seria escolhida como subsede da Copa de 2014, tudo por que a imagem do Pará é uma das mais negativas no mundo com, índices alarmantes de violência urbana e os tumultos no campo patrocinados pelos criminosos do MST com as bênçãos do PT.
Pois bem , diante da inércia do seu irresponsável governo vendo que Belém ficaria fora do circuito da copa por culpa dos erros de sua má administração Ana Júlia resolveu culpar o PSDB, em especial os senadores Mário Couto e Flexa Ribeiro e o governador de São Paulo José Serra, distribuindo um panfleto, pago com dinheiro público, atacando o partido.
Quanto absurdo. Não adianta querer transferir a culpa para os outros, por que todo mundo sabe que o verdadeiro culpado é o governo desastrado conduzido por Ana Júlia e a DS que brincam de governar com atitudes ineficientes diante de problemas domésticos como violência e infraestrutura.
O governo atual é o único culpado pelo seu amadorismo na apresentação da candidatura de Belém ao comitê da Fifa, a falta de jogo de cintura e matreirice na articulação política necessária, itens em que o Amazonas articulou muito bem.

Ademais, as marcas "Manaus" e "Estado do Amazonas", como símbolos da Amazônia, estão consolidadas mundialmente. Ao Pará restava apresentar um projeto profissional, competente e maciço de marketing bem como um plano de investimentos excepcional para virar o jogo. Não foi o que aconteceu, passamos por média (baixa) nos quesitos do Caderno de Encargos, quando precisávamos "gabaritar as provas".

Mais bombas para o Governo de Ana Júlia

A rádio Tabajara FM de Belém é o veículo preferido dos políticos, principalmente o programa Jogo Aberto [das 14 às 16 hs], apresentado todo sábado pelos jornalista Carlos Mendes e Francisco Sidou.

Já foi Priante e a blogosfera paroara informa que hoje é a vez do ex todo poderoso do Palácio dos Despachos, Charles Alcântara que ocupou a chefia da Casa Civil no inicio do governo petista de Ana Júlia, soltar a língua no programa. Alcântara confirmou presença na emissora e promete fazer revelações bombásticas sobre o (des)governo do PT no Pará.

Entre outras coisas o ex chefe da Casa Civil irá dizer qual o real motivo de sua saída do governo, avaliar o desempenho administrativo de Ana Júlia e explicar porque, após o ingresso de Cláudio Puty na chefia da Casa Civil, a insatisfação passou a dominar aliados como o PMDB, que ameaça retirar seu apoio a governadora

Para ouvir o programa acesse o site da rádio aqui.

Créditos

No poster sobre os paus-de-arara do PT que a professora Juliana filmou enquanto aquela figura deprimente que comanda a saúde, muito mal diga-se de passagem, arrancava os cabelos enquanto gritava desesperada para o gâgster do prefeito transferir as crianças para o seu ônibus não citei o nome das corajosas professoras que ajudaram Juliana.

Por questão de justiça, darei os créditos agora, foram elas: Professoras Márcia, Lidiana, Andréia e Rosa que contribuíram e muito para o sucesso do flagrante.

Nos corredores das escolas esse quinteto é chamado de "As Meninas Super Poderosas", faz sentido. Continuem assim Meninas Super Poderosas...

Desculpas esfarrapadas

Disfarçatez, mal uso do dinheiro público e irresponsabilidade com a educação em santa Luzia, tem outro nome, pelo menos para os petistas: INTRAFEGABILIDADE - por que a frequência dos alunos das comunidades está um caos nas escolas desde ontem quando os paus-de-arara deixaram de trazer os estudantes que são atendidos por esses veículos. E quando perguntados por que o "transporte escolar" está suspenso, os integrantes do malsinado governo municipal respondem: - Os ramais estão intrafegáveis.

Ora, contem outra. Por que essa desculpa esfarrapada não cola. O verdadeiro motivo pelo qual os paus-de-arara deixaram de transportar os alunos foi o flagrante que a professora Juliana deu ante-ontem juntamente com os auditores da CGU que viram o crime cometido pelo apedeuta e seu (des)governo contra as crianças do município.

Festa das Flores - já tem gente nova na City

Tem muitas "caras" diferentes circulando por Santa Luzia City desde ontem à noite. São os luzienses que habitam em outras paragens e muita gente de fora que aprecia a Festa das Flores que já desembarcaram na Cidade Morena para a 43ª edição da nossa mais tradcional manisfestação cultural.

Amanhã o tráfego promete ser intenso como acontece todo ano. Ônibus, táxis e afins chegarão lotados o dia inteiro trazendo os baladeiro de plantão que não perdem uma.

Show

Já ouvi boatos e alguns amigos me confirmaram que a maior banda de forró do Brasil, Aviões do Forró, estará em Capanema no próximo dia 11.

Entrei em contato com alguns amigos forrozeiros da Capital Paraense do Cimento que também me confirmaram o fato, mas no Portal Capanema, até agora nada. Não tem nenhuma notinha confirmando o show, o que é muito estranho.

Tomara que seja verdade, por que com certeza estarei lá...

Sexta do Charque - hoje promete...

Hoje a "Sexta do Charque" promete. Vai ser na casa da professora Juliana e do seu esposo gente boa Nenca, que já está cuidando dos preparativos.

Presenças confirmadas: exs prefeitos Nato e Mico, presidente da Câmara vereador Tião Oliveira [que vai levar o tamatá no tucupi], Lindalva, Lenita e Claudinho, este blogger que vos escreve, o cearense gente boa sr Antonio Diogo e etc, etc, etc...

Adivinhem qual deve ser o tom da conversa de hoje a noite nesses tempos de auditoria no município?

Alguém tem que fazer alguma coisa

Fui informado de que os petistas estão fazendo fila na casa dos pais das crianças que foram vítimas da "fessora",que puniu os alunos à base de porrada na escola São José, tentando intimidá-los de modo que retirem a queixa registrada no Conselho Tutelar.

Cadê a polícia? Coação é crime e deve ser punido igualmente ao opróbio sofrido pelos alunos. Deixem que os petistas paguem o preço da sua irresponsabilidade de colocar uma despreparada, profissional e psicologicamente, em sala de aula para lidar com crianças.

A informação recebida dá conta de que os nefastos petistas teriam ido até à sede do Conselho Tutelar tentarem proteger a ignominiosa figura dos rigores da lei. Alguém tem que impedir isso, ou será que o PT pode tudo no município? Pelo que eu saiba eles não receberam o título definitivo dando-lhes plenos poderes sobre os domínios municipais.

O PT pego de "calças curtas" - foi hilário

O fato mais hilário aconteceu quarta feira no final da tarde quando a professora Juliana Patrízia convidou os auditores da CGU para verem o transporte escolar que o governo petista oferece aos alunos das comunidades. Aqueles paus-de-arara, sabem? Extremamente proibidos por lei.

A professora foi avisada de que os comandantes da educação luziense, mal versada diga-se passagem, tinham advertido os motoristas dos paus-de-arara para não circularem pelas ruas principais para não serem vistos pelos auditores da Controladoria. De posse dessa informação ela convidou os técnicos para verem o transporte dos alunos que estava de saída para as comunidades do Pau D'arco, Muruteuazinho e Jacarequara, mas por infelicidade acabaram se atrasando. A professora chegou um pouquinho adiantada e começou a fazer algumas imagens do veículo lotado de alunos, ali na entrada da rua do Curí, mesmo sendo ameaçada por um capanga do prefeito que tentou intimidá-la.

Foi quando chegou um dos amigos do apedeuta em seu ônibus e mais que depressa começou a transferir as crianças do caminhão par o ônibus enquanto Juliana filmava e perguntava aos alunos o que estava acontecendo.

Aí é que vem o lado cômico do acontecimento. Uma integrante do governo, daquelas que se acham, vendo que o PT estava sendo pego de "calças curtas", desesperou-se e começou a gritar, mas desesperada mesmo, e aos pulos quase enfartando gritava:

- Pelo amor de Deus leva esses meninos daí!

Enquanto isso a multidão que se aglomerou em torno do ônibus vaiava a deprimente figura e aplaudia a professora Juliana, incentivando-a.

O PT que tem medo. Muito medo. Por que será, hein?

Nunca na história deste município houve tanta irregularidade nas contas públicas quanto agora, mas os integrantes da administração petista estão trabalhando incansavelmente para maquiá-las durante a devassa feita pelos auditores da CGU que estão á todo vapor desde segunda-feira.

As cabeças coroadas que conduzem as principais diretrizes desse nocivo governo, estão fazendo de tudo para esconder debaixo do tapete os desvios de recursos público, olha que não são poucos, a começar pela verba do Fundeb que eles fazem de tudo para que o presidente do conselho não tenha acesso às informações contidas nas prestações de contas e relatórios, se recusando veementemente a lhe dá espaço para que este cumpra seu papel de fiscal.

Por que não deixam o presidente do conselho do Fundeb ter acesso a nenhum documento referente à aplicação dos recursos do fundo? Se o PT é tão honesto como prega, por que o medo de entregar tais documentos ao presidente do conselho para que este analise-os juntamente com os auditores? Por que tanto medo, se não devem nada como dizem?

Não precisa responder essas perguntas por que todo mundo sabe da resposta: - Tem muita maracutaia no meio disso tudo. Tem muito recurso desviado para contas bancárias dos sangue-sugas, compra de carros novos, compra de vereadores, de ônibus novos, etc, etc, etc...

Ontem à tarde mesmo, o presidente do conselho ligou para a secretária de educação solicitando a prestação de contas e relatórios dos recursos do Fundeb e ouviu o seguinte:

"- Não. Não entrego por que você não é o dono do Conselho! Por isso não vou lhe entregar."

Ora, faça o favor. Desde quando um conselheiro não pode ter acesso à prestação de contas do conselho que preside? Ninguém é idiota para saber o motivo de tanta recusa...

Os profissionais competentes do PT na educação

O PT de Santa Luzia, que em tempos de oposição vomitava discursos éticos, zêlo pelo bem público e cobrava responsabilidades com educação hoje age bem diferente da sua doutrina ideológica de outrora. Que a eleição foi fraudada para permitir-lhe o comando do município isso é fato anunciado e do conhecimento de todos. Que a irresponsabilidade e a pilhagem de dinheiro público é prática recorrente nesse governo, isso também é fato.

Pois bem voltando á educação que, inclusive foi mote de campanha de um parlamentar do partido, aquela eminência parda dos bastidores do poder que, no passado, esteve à frente dos movimentos sociais e comandos grevistas mas agora defende o patronato usando o revanchismo político para ameaçar o funcionalismo hoje protagoniza o maior caos do sistema educacional luziense prejudicado por suas práticas paroquianas de fazer política.

Num passado não muito distante, quando oposição, os comandantes do PT vociferavam que a educação deveria ser o item prioritário numa administração, mas em seu governo a educação foi relegada à quinta catgoria com falta de cadeiras, de merenda, atraso no pagamento do transporte escolar, perseguição de profissionais e admissão de pessoas despreparadas, desqualificadas, incompetentes mesmo, melhor falando, para os quadros do magistério.

E a confirmação dessa realidade, triste, mas verdadeira aconteceu esta semana na Escola São José, onde ocorreu um fato inusitado praticado por uma "fessora" [escrito assim mesmo, por que que quem age assim é uma fessora e não uma professora] que em pleno século 21 ainda usa métodos pedagógicos nada recomendáveis.

Inapta, para atuar na sala de aula, a dita fessora [que cursa uma daquelas faculdades por correspondência que basta pagar para obter o diploma] quando ministrava aula para crianças de 5ª série, não sabendo como controlá-los, resolveu lançar mão de sua "experiência psico-pedagógica": desceu o "cascudo" na molecada e em outros bateu com o pincel em suas cabeças. Resumo da ópera, castigou a molecada à base da porrada revoltando muitos pais que foram até a escola tirar satisfações com a dita cuja, e alguns já a denunciaram ao conselho tutelar que tomarar as devidas providências.

Aí muitos me perguntarão: - O que isso tem a ver com o PT e a administração municipal? Responderei: - TUDO. Por que a "professora" é ninguém menos que um familiar próximo, muito próximo, do maior manda-chuva da educação nessa administração. E mais, a dita professora não foi aprovada em concurso [por que não passou], não tem formação na área do magistério e só está em sala de aula por que é parente do nacional que lhe deu emprego.

Essa é a educação de qualidade que o PT oferece no município de Santa Luzia.

De olho neles

Neste exato momento os professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia estão reunidos com os técnicos da CGU [Controladoria Geral da União], que fazem auditoria nas contas do municípios, na sub-sede do SINTEPP [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará] para que esses esclareçam as muitas dúvidas que pairam sobre a aplicação dos recursos do Fundeb na educação luziense.

A reunião é fruto de iniciativa da professora Juliana Patrízia que protocolou ofício junto ao sindicato solicitando audiência com membros da CGU.

Infância perdida

No blog da jornalista Franssinete Florezano:

"Em Nova Esperança do Piriá, crianças famintas disputam no matadouro local vísceras e pedaços da cabeça dos animais abatidos. A cena, deprimente, foi mostrada hoje a jornalistas pelo deputado Alessandro Novelino [PSC], em DVD no seu gabinete. É de chorar de angústia assistir a tanto abandono dos pequeninos seres, cujas famílias jamais sequer ouviram falar de cidadania e dignidade humana".

Grifo meu:

O município, nosso vizinho, no Nordeste Paraense foi um dos mais prejudicados pela operação Caapora do Ibama e Funai com o apoio da Força Nacional e Polícia Federal que fechou sete serrarias [maiores empregadoras de mão-de-obra] no município há dois meses deixando milhares de pais de famílias sem emprego, relegando muitos à mendicância, para protegerem reservas indígenas no Alto Rio Guamá.

Segundo denúncias de empresários [não bandidos como argumentam] do setor madeireiro, os integrantes da operação agiram com truculência invadindo, saqueando e destruindo propriedades deixando os trabalhadores do setor sem emprego e sem alternativa.

Encontro acalorado

Blogs, jornais e afins afirmam que o tal encontro entre Ana Júlia e Jáder, ventilado largamente por alguns veículos da imprensa no final de semana, não passou de boatos e que o comandante-em-chefe do PMDB paraense estaria fugindo de qualquer tete-a-tete com a "governadora da terra de direitos" por achar que esse não é o momento ideal para uma conversa entre ambos na tentativa de acertarem os ponteiros.

Mas um outro encontro, que não estava no script e aconteceu na segunda-feira, é o assunto preferido de dez entre dez jornalista da imprensa paroara. Trata-se de uma reunião da "governadora dos kits escolares" com o tal "núcleo duro" do seu (des)governo onde estavam presentes o todo poderoso Claudio Puty [chefe da Casa Civil e o segundo no comando do Estado], Valdir Ganzer [deputado estadual licenciado e secretário de transportes] os deputados petistas Zé Geraldo e Paulo Rocha [ambos federais] e Aírton Faleiro [estadual suplente de Ganzer e Líder do Governo na Assembleia].

Todo mundo sabe, inclusive Ana Júlia, que o homem forte do seu governo, Cláudio Puty, é "persona non grata" entre os políticos do PT e principalmente do PMDB por seu perfil arrogante e intransigente no comando das articulações políticas o que tem causado ciúmes nas demais tendências petistas. Pois bem, durante a reunião, Ganzer que não morre de amores por Puty, teve uma discussão com este diante da governadora e já exaltado levantou-se furioso para desfechar-lhe um soco nas "fussas", bem ali mesmo na frente de Vossa Excelência que assistia a tudo sem nenhuma intervenção dos demais presentes que nutrem o mesmo sentimento do secretário de transportes pelo chefe da Casa Civil.

E ainda, de acordo com a imprensa, todos os participantes do tal encontro exigiram a cabeça de Puty sob ameaças de debandarem se ele permanecer no cargo. O motivo da ciumeira, segundo os fofoqueiros de plantão, além de suas pachequisses Cláudio Puty pretende disputar uma vaga na Câmara Federal em 2010 e estaria se beneficiando do "prestígio do Governo".

É Ana Júlia, a coisa tá "braba" para o teu lado! Se não bastassem as perrengues com o PMDB, agora tem mais essa crise que atinge diretamente o integrante mais luzente do primeiro escalão do Palácio dos Despachos.

Gente da gente

Quem já está na Cidade Morena para mais uma Festa das Flores é o empresário e pecuarista cearense, mas de coração luziense, Sr. Antonio Diogo que sempre nos honra com sua simpática visita.

Ainda não nos encontramos para colocar o papo em dia, mas com certeza durante a semana agente se "esbarrara" por aí para atualizar a conversa, seguramente regada à
whisky e Red Bull.

Concorrência

O happy hour mais famoso de Santa Luzia City, a "Sexta do Charque", patrocinado pela nossa confraria [exs prefeitos Mico e Nato, vereador Tião Oliveira, Chico Cardoso, Claudinho, Jorginho, Akió, Nenca, eu e etc, etc, etc...] pode ganhar um concorrente.

As mulheres [Juliana, Lenita, Lindalva, Dora, e etc, etc, etc...] integrantes da mesma confraria, por considerar nosso "bota-fora" de todas as sextas feira o Clube do Bolinha [frequentado só por homens], resolveram contra atacar, e para não ficarem por baixo prometem criar o happy hour feminino: a "Sexta da Picanha".

O selo verde que arrancou dinheiro da Amazônia para o PT

No selo, observe o destaque para o PT na palavra OPTante: "Empresa OPTante do Plano Safra Legal 2004"

Segundo foi apurado pelo MP e divulgado pela imprensa, esse selo verde foi a marca da arrecadação ilegal de dinheiro junto a madeireiros para financiar as campanhas de Ana Júlia em 2004 [à prefeitura de Belém - derrotada] e 2006 [ao governo do estado - vitoriosa] quando seu ex marido, Marcílio de Abreu Monteiro, ocupava a superintendência do IBAMA no Pará por indicação da então senadora Ana Júlia Carepa.

Hoje o mesmo Marcílio é o todo poderoso do governo Ana Júlia no comando da Secretaria de Projetos Estratégicos de onde juntamente com seu irmão Maurílio de Abreu Monteiro, secretário de Ciência e Tecnologia e Maria Joana da Rocha Pessoa [ex mulher de Maurílio], a dama de ferro do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, influenciam a governadora Ana Júlia em todas as suas decisões.

É exatamente esse trio que está no centro das denúncias que envolvem ainda a SEMA [Secretaria de Meio Ambiente] ocupada por Valmir Gabriel Ortega em casos de corrupção e recebimento de propinas de empresários do setor madeireiro divulgados largamente pela imprensa paroara desde a semana passada.

N. E.: Para entender o caso que coloca o PT no centro das denúncias, leia a reportagem da revista Veja "A floresta pagou a conta do PT" [clique aqui].

Muito trabalho

Ainda agora por volta das 20 hs passei em frente à prefeitura e a maioria das luzes dos gabinetes do segundo andar estavam acesas. É o indicativo que o serão do final de semana não foi suficiente para organizar o laranjal, cultivado pela administração petista, que vai ser apresentado aos técnicos da CGU durante a auditoria pela qual passará as contas do município por esses dias.

E olha que a chuva não deu trégua hoje o dia inteiro aumentando mais ainda durante a noite que chove intesamente, mesmo assim o pessoal resolveu meter a mão na massa e continuar trabalhando até altas horas. É sinal que os petistas têm muito o justificar, daí essa trabalheira toda para maquear as contas municipais...

Streep na Câmara [Municipal]

O vídeo acima é o registro de uma farra inusitada, reportagem no Jornal da Band de hoje, ocorrida dia 19 no plenário da Câmara Municipal de Redenção que chegou à imprensa somente hoje 25.

No vídeo rapazes e moças fazem streep, se esfregam sensualmente e tomam bebida alcoólica à vontade e tudo diante de uma plateia bastante empolgada.

Vale à pena assistir o vídeo e ver a que ponto pode-se chegar em uma casa de leis.

G-8 é a noiva da vez na ALEPA

De acordo com a blogosfera paroara, o G-8 está sendo muito cortejado pelo Palácio dos Despachos nesses tempos de tensão no relacionamento do PMDB com o governo do estado, que a cada dia dá claros sinais da crise que se instalou no seio da coalizão formada pelos partidos de Ana Júlia e Jáder Barbalho.

Se sentindo muito honrado pelos sinais de cortesia o G-8 caminha alheio às farpas trocadas no seio do poder, mas sem se render aos mimos dispensados pelo Governo do Estado e tudo por um simples fato: não confia na DS, tendência ideológica interna do PT à qual pertence Ana Júlia, que "tem as chaves do cofre" e dá as cartas no governo petista.

Rede Celpa - apagão vergonhoso

Em relatório divulgado recentemente, a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], agência reguladora dos serviços do setor elétrico do Governo Federal, veio confirmar o que todo paraense sabe há muito tempo. Que o grupo Rede, sócio controlador da Celpa [Centrais Elétricas do Pará], além da pesada carga tributária cobrada do cidadadão também oferece o pior serviço do país.

A concessionária Rede Celpa é a campeã em interrupções no fornecimente de energia do Brasil, com médias vergonhosas segundo os indicadores da Aneel que atestaram em 2007, média anual de 45,66 interrupções [leia-se falta de energia] num total de 56,92 horas sem energia elétrica para cada grupo de consumidores paraenses, enquanto que a média nacional naquele ano foi de 11 interrupções num total de 16 horas por conjunto de consumidores.

E o que é pior, o relatório indica que a qualidade dos serviços prestados pela Rede Celpa só piora a cada ano, pois em 2001 a média anual paraense em horas sem fornecimento de energia era 29,46 subindo para 31,72 no mesmo ano. Em 2008, apenas no primeiro trimestre o intervalo de tempo sem energia era de 56,45 horas o que comprova a péssima qualidade do serviço apesar de o Pará abrigar a maior hidrelétrica 100% nacional, a hidrelétrica de Tucuruí.

Convite

Recebi hoje [via email] convite do professor doutor Abílio Pacheco [meu ex professor da UFPA] para o lançamento do seu livro de poesias "Mosaico Primevo/Poemia" em duas ocasiões [vide imagem abaixo].

Aqui, abaixo um dos poemas de sua autoria que faz parte do livro:

Dezembros
[dedicado ao seu irmão Ezequiel Pacheco Neto]

Quando dezembro chegar
Meu mano e uns conhecidos
Reunidos todos em festa
De copo cheio na mão
Cantarão, me abraçarão
E hão de quebrar
Em meio a risos e risos
Uns ovos em meus cabelos

Quando dezembro chegar
Não serei mais o mesmo
Contarei mais umas rugas
Uns tantos fios a menos
E outros claros a mais

Quando dezembro chegar
Estarei na face fria
Do mesmo espelho que há anos
A rir de mim pra mim
Vem sempre me revelar
O que o tempo vem esculpindo
Em um rosto dezembral

Quando dezembro chegar
Terei juntas mais duras
Movimentos mais lentos
Mãos um pouco mais trêmulas
Cansados olhos castanhos
Ralos cabelos grisalhos
E não entenderei gíria alguma
Que os meus filhos disserem

Quando dezembro chegar
Onde estarão os amigos?
Os ovos?... Os copos?... Quebrados?
Os filhos estarão casados
O espelho velho embaçado
Os filhos dos filhos crescendo
E os olhos de mim... quebrados.

[Abílio Pacheco]

Encontro

A blogosfera paroara dá conta de que Jáder, comandante-em-chefe do PMDB no estado, e Ana Júlia, protagonista de um dos mais desastrosos governos, se encontraram ontem à tarde na residência dela para discutir os rumos da coalizão [se que ela ainda existe] que administra o estado e aparar as arestas entre governo e o PMDB.

Ainda não vasou para a imprensa o conteúdo da conversa entre os dois, mas sabe-se que o tete-a-tete entrou pela noite até altas horas e pelo semblante de ambos após o encontro também não dá para fazer nenhum diagnóstico, então só resta aguardar os próximos capítulos dessa "novela mexicana", diga-se de passagem.

Serão

As cabeças coroadas da malsinada administração petista de Santa Luzia, passaram o fim de semana inteiro fazendo serão na sede da prefeitura para cuidar do laranjal [uso de laranjas] que será usado para justificar os desmandos dessa gente na gestão municipal à CGU [Controladoria Geral da União] que desembarca essa semana na Cidade Morena para uma auditoria nas contas do município.

Tem gente por lá com os dedos calejados de tanto assinar notas frias e outros documentos que justifiquem os desvios. Ah, mas se a devassa da CGU for conferir tudo nos mínimos detalhes vai encontrar muita sujeira de baixo do tapete, ah se vai...

Belém X Manaus - o Amazonas levará a melhor

A grande imprensa nacional ventila há muito tempo a notícia de que Manaus será a "sede amazônica" da copa do mundo em 2014 e agora é a vez da blogosfera paroara afirmar o que todo mundo já sabe mas não quer aceitar, apesar de a FIFA só divulgar oficialmente as cidades que sediarão o mundial no dia 31 de maio nas Bahamas.

E nossa querida Belém? Vai ficar só chupando o dedo e tudo por culpa da incompetência do governo do estado que engessado pelas brigas da DS com o PMDB nem isso consegue para o Pará.

Mesmo sendo a metrópole da Amazônia, Belém deverá perder a disputa para Manaus por falta de empenho do governo Ana Júlia que quando da visita da comissão de inspeção da FIFA à capital paraense não mostrou nenhum projeto de melhorias na infraestrutura da cidade, mas contou também, e muito, sua falta de influência nos bastidores políticos o que o governador do Amazonas, Eduardo Braga [PMDB], soube fazer muito bem.

Sem dúvidas é um grande golpe na administração petista com reflexos em 2010. A conferir...

Férias

Recebi a informação de um amigo luziense, que esteve desfrutando das benesses do "Sal" por esses dias, dando conta de que a estrada para Salinas e as ruas da cidade estão destruídas com buracos, lixo e lama por toda parte. No Maçarico, nem lâmpadas nos postes e olha que daqui a um mês começam as férias.

Dá para falar em turismo com essa situação no principal balneário paraense?

Jeito petista de governar

O artigo abaixo é uma reflexão sobre o Governo Ana Júlia [PT], postado no blog Espaço Aberto, transcrito para cá.

"Importar profissionais de outros estados para tratar dos problemas e soluços dos paraenses é coisa do "governo popular”, “Pará, terra de direitos”. Façam uma visita à Sema [Secretaria de Meio Ambiente] para aferir o tanto de estrangeiro que manda por lá.

Primeiro, vieram os cuiabanos, que chegaram aqui e passaram a destratar profissionais e produtores da região. Passado um período, completaram a importação de alienígenas com os sulistas.

Desempregados pela perda do poder da DS no Rio Grande do Sul encontraram emprego no Pará. Quando entramos na Sema, há uma legião de estrangeiros que não conhecem nada do Pará e muito menos da Amazônia".
Para ler o artigo inteiro, clique aqui.

Agora falo eu:

O que ocorre no "Governo Popular" [governo do estado] é exatamente o que acontece em Santa Luzia também onde o "Governo de Todos" [governo municipal] importou todos os sangue-sugas petistas derrotados em outros municípios onde o povo não caiu mais na conversa fiada dessa gente nefasta aos interesses públicos.

Para comprovar o que estou escrevendo, basta dá uma voltinha na prefeitura ou autarquias de primeiro escalão para encontrar os parasitas vindos de Mãe do Rio, onde o PT tomou um ponta pé do povo daquele município, de Capanema e de Belém onde o PT já amargou duas derrotas consecutivas. Todos vieram se abrigar á sombra da malsinada administração petista que tem um apetite voraz por dinheiro público.

E para piorar, o apedeuta e sua turminha nociva, estão com a ideia de bancar com recursos deste pobre município a candidatura à deputado estadual do parasita-mor desta administração comandada pela legião de estrangeiros que tem como profissão a pilhagem dos recursos municipais.

Esse é o jeito petista de governar. Governar para os "cumpanhêros".

Fds em Capanema

01- Cervejada na Arena [sábado 23]
Cerveja schin à R$ 1,00 a noite toda, mulher pagando R$ 1,00 até as 11:00 hs e homen que ingressar na festa até as 11:00 hs ganha um cd de forró e concorrerá à 5 chamadas de R$ 50,00.

02- Mulher Melancia no Clube Nassau [sábado 23]
Mulher Melancia abalando todas as estruturas no Clube Nassau. Com Dj Danillo Falcão, do Rio de Janeiro, e o Novíssimo Jaguar [aparelhagem].

03- Final de Semana da Vídeo Seller [domingo 24]
Na sexta feira Ciel & Jacaré ao vivo e domingo às 16 hs Pagode Mulek e às 21 hs Dj Thiago. Venha curtir o melhor ambiente de Capanema.

04- Festa do Orkut com o Novíssimo Jaguar na Nova Oásis [domingo 24]
Desfile e escolha do garoto e garota do Orkut 2009.

Professores, da rede estadual, rejeitam proposta do governo e mantêm greve

Depois de uma reunião de quase duas horas, realizada ontem 21, professores e governo não entraram em acordo mais uma vez. A categoria resolveu continuar com a paralisação por tempo indeterminado e a SEDUC manteve a proposta de reajuste que varia de 6 a 12%. Os grevistas não aceitam a oferta do governo, continuam exigindo aumento de 30% no salário de todos os níveis, aumento para R$ 300,00 no vale-alimentação e aumento no abono do Fundeb.

Mesmo assim, a secretária estadual de educação, Iracy Gallo, decidiu manter a partir de hoje o reajuste proposto pelo Estado em todos os contra-cheques dos servidores da educação. A paralisação que caminha para segunda semana deixou mais de 500 mil alunos sem aula em 57 municípios, segundo SINTEPP. - A reunião de ontem foi a sétima aundiência entre servidores e governo do estado sem nenhum avanço porque a Seduc não aceita a proposta dos professores. Afirmou a direção do sindicato.

Quem se habilita?

Em junho acontecerá eleição para renovar os quadros do conselho tutelar de Santa luzia e tem muita gente de olho numa vaga e no salário, que não é tão ruim, provocando uma correria entre dezenas de candidatos.

Os atuais conselheiros são candidatos naturais à reeleição e uns tantos outros tentam chegar ao posto através do voto direto do cidadão que escolhe os integrantes do conselho que tem como finalidade proteger nossas crianças e adolescentes além fiscalizar as leis que os protegem.

Portanto na hora de escolher o seu representante, pense bem. Não saia votando em qualquer um, escolha pessoas sérias e responsáveis que tenham condições de ocupar um cargo de relevância social.

Concurso garota e garoto Orkut 2009 movimenta internaustas de Capanema

A escolha da garota e do garoto Orkut 2009 que acontecerá domingo, 24, na casa de Shows Oásis é uma realização do Portal Capanema e contará com 24 candidatos ao título, sendo 12 moças e 12 rapazes já pré-selecionados no site de relacionamento mais popular do país.

Você também pode participar votando no candidato[a] de sua preferência acessando um link [clique aqui para votar] criado exclusivamente para a eleição.

Merenda escolar para o Ensino Médio Também

A malsinada administração petista recebeu semana passada os recursos para comprar imediatamente merenda escolar para alunos do Ensino Médio, que até então não tinham direito a tal benefício, aprovado pelo Governo Federal e Congresso Nacional em novembro do ano passado.

A lei prevê que até 30% dos alimentos possam ser adquiridos sem licitação [uma farra para os desviadores de recursos públicos], mas desde que os preços praticados pelos fornecedores sejam compatíveis com os vigentes no mercado local.

Estender a merenda escolar para alunos do Ensino Médio é uma medida mais que louvável, principalmente em municípios do interior, como é o caso da Santa Luzia, onde a única escola dessa modalidade de ensino fica na sede do município, forçando os alunos se deslocarem das suas comunidades, muitas vezes bem distantes, para poderem estudar.

A maioria dos alunos que estuda no período da tarde sai de casa por voltas das 10 hs e 30 min com retorno depois das 19 hs, e os do turno da noite deixam suas residência às 18 hs retornando, muitas vezes, às 23 hs. Portanto é necessário que esses estudantes tenham o mínimo de apoio durante esse longo período longe de casa sem se alimentar.

Espera-se que essa administração, quando em campanha, a quatro anos atrás prometeu merenda escolar regionalizada e hoje fornece sopas de letrinhas com caldo amarelo [quando tem] não faça o mesmo com os estudantes do Ensino Médio. Dinheiro de merenda é coisa séria, portanto não deve ser desviado para ouros fins, mesmo que seja para comprar vereador para livrar a cara do prefeito, sob pena dos rigores da lei.

Todos, atentai! Por que os recursos já foram liberados e portanto não cabe desculpas para a falta de merenda escolar no Ensino Médio, mas também comprar qualquer coisa para os alunos colocarem no estômago não é aceitável. Chega de mingau de fubá, de sopa de letrinhas com caldo amarelo e outras iguarias de baixíssimos valores nutritivos.

Grande Marcha Pela Educação - mais uma tentiva de negociação entre SINTEPP e governo do estado

A coordenação da sub-sede do SINTEPP de Santa Luzia e professores da rede estadual no município viajaram hoje para Belém onde participarão da "Grande Marcha Estadual da Educação" que conta com a presença dos trabalhadores dos 57 municípios em greve.

O ato está marcado para as 9 hs desta quinta feira e terá como destino o prédio da SEDUC, onde os grevistas vão pedir uma audiência com a secretaria para mais uma vez tentarem resolver no diálogo o impasse gerado entre a classe trabalhadora e o governo do estado que se recusa a recebê-los.

Professores da rede estadual de ensino continuam em greve por tempo indetermindo

Diante da soberba e intransigência do "governo da terra de direitos" de Ana Júlia Carepa [PT] em negociar com os servidores da educação o que lhes é de direito, reajuste mínimo e digno para a categoria, o SINTEPP [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará] resolveu manter por tempo indeterminado a greve deflagrada no início deste mês.

Mais de 50 município aderiram à paralisação que ganha corpo à medida que aumenta a resistência do governo petista contra as reivindicações dos trabalhadores, e Santa Luzia do Pará fazia parte dessa estatística até segunda feira quando a direção da sub-sede do SINTEPP no município, assumidamente pelega [atrelada às ordens do governo municipal e estadual], juntamente com os "pipoqueiros" do PT luziense uniram-se rechaçando covardemente o movimento iniciado na Cidade Morena na última sexta feira.

A fatídica reunião de segunda feira entre direção do SINTEPP, profissionais estaduais grevistas [no qual me incluo] e direção da escola, com certeza, ficará registrada no folclore político de Santa Luzia pelo posicionamento da esquerda, que em outras administrações era o pelotão de frente dos movimentos grevistas com faixas, roupas de mendigo [todos lembram daquela palhaçada] e palavras de ordem contra os "patrões".

Os sindicalistas de ontem são os burgueses, a elite financeira e os patrões de hoje montados na administração mal versada do PT que não admite insubordinações dos trabalhadores. Os notáveis comandantes, não vêem defasagem salarial e muito menos justificativas de greve por melhores salários para os profissionais da educação estadual taxando o movimento de "oba-oba", isso mesmo, somos ingratos com a Governadora, que ninguém nunca antes na história desse estado tratou tão bem o funcionalismo público [ano passado nesse mesmo período ela mandou a polícia dispersar uma passeata de professores com cacetetes e sprays de pimenta] como Vª Excelência.

Com pífios índices de aprovação Ana Júlia protagoniza um dos governos mais dasastrosos do Pará, com a violência galopando no campo onde o MST dá as cartas e funcionalismo em greve nas ruas reivindicando reajustes salariais enquanto sua propaganda oficial alardeia os slogans "Governo Popular" e "Pará, terra de direitos".

Esse é o jeito petista de governar.

BR-316 foi liberada depois de 24 hs de interdição

A BR-316, interditada por moradores de Viseu na última segunda feira, foi liberada ontem às 17 hs depois que a comissão negociadora recebeu os manifestantes.

Ainda não se tem informações sobre o teor das negociações, mas presume-se que as autoridades tenham entrado em acordo com os populares que reivindicam melhorias na BR-38 no trecho compreendido entre Bragança e Viseu.

CGU de olho nas contas da administração do PT em Santa Luzia

Santa Luzia do Pará foi um dos municípios sorteados pela CGU [Controladoria Geral da União], entre 60 no país e 3 no Pará [os outros foram Afuá e Palestina do Pará], para serem inspencionados pelos técnicos do órgão com a intenção de fiscalizar a aplicação dos recursos destinados ao município na atual administração.

A fiscalização se dará sobre os recursos e programas sociais financiados pelo Governo Federal gerenciados pela administração municipal. A auditoria virá em boa hora, pois Santa Luzia está a míngua apesar das montanhas de recursos despejadas nas poupudas contas do município e da enxurrada de propagandas enganosas que a nociva administração petista alardeia aos quatro cantos da Terra ludibriando o pobre povo luziense, que sinceramente não merece tanto descaso enquanto o dinheiro público escorre pelo ralo da corrupção.

Tomara que a auditoria se dê de forma isenta, por que com certeza vai pegar os tripulantes da nau petista de "calças curtas", com "a mão na bufunfa" que financia a nova elite econômica e política da Cidade Morena.

Mas aí paira uma dúvida: - Será que não está tudo arquitetado com papéis podres que justifiquem os desmandos encobertos pelo sombrio laranjal [uso de laranjas] fomentado pelo PT luziense? Por que caso contrário, como justificar a paralisação de dezenas de obras que já tiveram os recursos liberados?

Ah, mas o esperto PT tem uma carta na mão, opa um vereador melhor dizendo. O nefasto Franço que rendeu-se ao mimos financeiros oferecidos pelos petistas é o presidente da comissão legislativa municipal encarregada de fiscalizar obras paralisadas, cujo dinheiro foi desviado.

- Então por que o interesse em corromper [com dinheiro público] o até então "imaculado" vereador? Ora, o investimento justifica a finalidade.

Mas vamos aguardar os relatórios finais por que eles terão muito a dizer, e como terão...

Comissão encaminha-se para Viseu

Surtiu efeito a interdição da BR-316 pela população de Viseu que exige melhorias imediatas na BR-308 no trecho próximo à Bragança, intrafegável há quase um mês devido as fortes chuvas que atingem a região.

Segundo a imprensa paroara, uma comissão formada por representantes do DNIT, Setran/PA, PRF e Prefeitura Municipal de Viseu já está a caminho do município para tentar encontrar uma solução para o problema e negociar com os populares a liberação da Pará/Maranhão na divisa com Cachoeira do Piriá interditada há 24 horas.

Moradores de Viseu interditam BR-316 próximo a Cachoeira do Piriá

Recebi a informação de que centenas de viseuenses interditaram a rodovia BR-316 [Pará/Maranhão] exatamente na ponte sobre o rio Piriá, divisa com o município de Cachoeira do Piriá localizada a 5 quilômetros da sede daquele município.

O motivo da interdição, seria as péssimas condições da BR-308 [antiga PA-242] que liga a cidade de Capanema à Viseu, via Bragança, tornando-a intrafegável em diversos trechos, obrigando as empresas de ônibus e veículos pesados de transportes de cargas a suspenderem por tempo indeterminado suas atividades na principal via de locomoção dos moradores de Viseu deixando-os praticamente isolados.

De acordo com os manifestantes, o isolamento está causando transtornos para a população e principalmente para a economia do município que sofre com o desabastecimento há vários dias sem perspectivas de solução para o problema que já foi motivo de audiência do senador José Nery [PSOL] com o ministro dos transportes Alfredo Nascimento, para pedir providências.

A intenção do movimento é chamar a atenção das autoridades locais e principalmente do estado para o problema que atinge não só Viseu, mas toda a região que tem a BR-308 como única via de acesso e estão sendo vítimas dos especuladores que trafegam com veículos de transportes alternativos cobrando passagens inflacionadas em até 100%.

Se vai surtir efeitos, ninguém sabe, mas os manifestantes estão decididos a permanecerem no local o tempo que for necessário. Espera-se que as auroridades se sensibilizem com o drama daquele povo tão esquecido que passa pelo mesmo transtorno todos os anos sem que ninguém olhe para o seu sofrimento.

Festa das Flores - tudo ok. É o que afirmam...

À respeito do poster de ontem sobre a Festa das Flores, recebi resposta informando que as atrações estão devidamente contratadas, a divulgação sendo feita na rádio Curí FM, os outdors serão colocados na próxima semana em pontos estratégicos de Santa Luzia e cidades vizinhas e as mesas já estão disponíveis para a venda. - Que bom!

Pois bem, já esclarecidas as dúvidas que pairavam sobre o assunto vamos às atrações: Luzia Chaves e Rodolfo foram contratados sim, mas para fazerem a abertura do baile que terá como atração principal a excelente banda paroara Orlando Pereira.

Ufa, ainda bem. Já estava preocupado com o futuro da nossa única tradição que ainda resiste ao tempo.

Agora só nos resta torcer para que tudo der certo e que a Festa das Flores seja um sucesso...

Fala Priante

"- As únicas obras desse governo [Ana Júlia] são o Hangar e o Hospital Regional de Santarém, que na verdade são obras do governo passado [Simão Jatene]. Na Estação das Docas [também do governo passado], a única coisa que esse governo que está aí fez foi mudar a posição do portão de entrada".

José Priante, presidente do diretório municipal do PMDB de Belém e ex deputado federal, definindo o governo petista de Ana Júlia em entrevista concedida à rádio Tabajara FM no último sábado.

E a Festa das Flores?

Até agora o que se ouve é boato ou verdade? Depois de 45 anos de tradição a nossa velha Festa das Flores míngua e tende a se transformar em mais um "já teve" [como o Canto da Terra] em Santa Luzia.

Que não será realizada na escola por restrinções da SEDUC, mas no Club da Piscina, isso é fato consumado. Que será comandada pela Diretoria de Cultura da prefeitura, todo mundo já sabe também. Agora qual a atração, aí ninguém sabe de nada. Uns falam em Eduardo Costa, outros em Léo Maglhães e há quem fale na luziense Luzia Chaves.

Sinceramente? Não acredito em nenhum desses nomes, por que os dois primeiros são artistas de renome no cenário musical brasileiro e cobram cachês altíssimos o que os deixa fora da realidade filantrópica da festa. Luzia Chaves e Rodolfo? Não, não desmerecendo-os [meus amigos e ótimos profissionais], mas como santo de casa não faz milagre, também estão fora do jogo por que a Festa das Flores merece uma atração de médio porte como muitas bandas e cantores do Norte/Nordeste que cobram cachê médio compatível com a realidade e objetivo da festa.

Já se passou da metade do mês e a data da festa é dia 30, portanto bem aí, como se fala em bom luziensês. Então está mais do que na hora de definirem que atração animará o baile e começarem a divulgá-lo. Como sabemos, a Festa das Flores é uma das datas que mais atrai turistas para a Cidade Morena, mas como nessa administração tudo é feito à passos de tartaruga velha, vamos esperar os notáveis comandantes da nau petista saírem da inércia, que lhes é peculiar, e resolverem fazer algo de útil além de surrupiar dinheiro público.

Um dos mandantes do assassinato dos irmãos Novelino rompe o silêncio depois de dois anos de prisão

Dois anos depois do crime que chocou o estado, o assassinato dos imãos Novelino Uiraquitã e Ubiraci, empresários do setor de combustíveis e proprietários da rede de postos UBN, um dos acusados de mandante do crime, o empresário Chico Ferreira dono da Service Brasil, resolveu dá sua versão do caso que o condenou a 80 anos de prisão.

A entrevista concedida ao Diário do Pará, edição de hoje [domingo, 17 de maio], traz revelações surpreendentes envolvendo gente graúda da política paroara, como os deputados Paulo Rocha [federal] e Valdir Ganzer [estadual licenciado e ocupante da Secretaria de Transportes do estado], ambos do PT, além do deputado Alessandro Novelino [PSC] irmão das vítimas e dono da rede postos Alessandro.

Leia a entrevista na íntegra aqui.

Priante, o "homem-bomba" do governo Ana Júlia

- O governo Ana Júlia é o governo do fuxico. É um governo sem cara, sem obras e sem projetos. Eu como deputado federal realizei mais que ela.

Com frases desse teor, Priante definiu o governo conduzido por Ana Júlia, que segundo ele as únicas obras inauguradas foram as herdadas do PSDB, no caso, o Hangar e o hospital regional de Santarém que Simão Jatene deixou com 90% das obras concluídas.

O ex deputado que não tem papa na língua, disse mais ainda:

- Ana Júlia não traiu só o PMDB. Ela traiu o povo do Pará que acreditou na mudança pregada por ela, que agora no comando do estado esqueceu tudo e governa com meia dúzia de fuxiqueiros [DS] conduzindo o governo mais desastroso da história do Pará.

Devastadora para o governo petista. Assim pode ser definida a entrevista concedida pelo comandante do partido de Jader na capital ao programa Jogo Aberto da rádio Tabajara FM.

Leia mais a repercursão da entrevista de José Priante na blogosfera Paroara:

01- No espaço Aberto:
- Priante diz que governo é do fuxico, sem cara e sem obras.

02- No CJK
- Balanço parcial
- A entrevista - a relação é ruim
- A entrevista - sem projetos
- A entrevista - o PMDB e os seus cargos
- A entrevista - o affair Halmélio
- A entrevista - sem rumo certo
- A entrevista - rompimento e os cargos
- A entrevista - eleição de Belém
- A entrevista- ainda os cargos
- A entrevista - final

03 - No Blog do Bacana
- A metralhadora priantiana

Entrevista de Priante - pólvora pura para o governo petista de Ana Júlia

Acabei de ouvir [pela internet] a entrevista concedida por José Priante [PMDB], ex deputado federal e presidente do diretório do partido na capital, concedida aos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou no programa Jogo Aberto da rádio Tabajara FM de Belém.

Foi triglicerina pura, que com certeza terá repercussões sem precedentes no cenário político do estado. Magoado com Ana Júlia desde o segundo turno das eleições municipais do ano passado quando concorreu à prefeitura de Belém com o atual prefeito Duciomar Costa [PTB], Priante que se sente traído pelo governo do PT que indiretamente apoiou Duciomar disparou toda a sua insatisfação com Ana Júlia e sua corrente ideológica que comanda o estado, a DS [Democracia Socialista].

Priante deixou claro que suas declarações são sua opinião pessoal e não do seu partido, assim como também a sua mágoa não é com o PT, mas com Ana Júlia e o governo que ela conduz sem dá espaço para os aliados, em especial o PMDB, que apesar de ocupar cargos importantes na administração não tem espaço político, daí ele defender o desembarque imediato de toda legenda do goveno petista para discutir que rumos tomar para 2010.

" - Não existe a coalisão que todos pensam que existe. O meu partido [PMDB] nunca foi convidado para discutir as diretrizes do governo, por que temos empregos e não cargos." Com essas palavras José Priante definiu a participação do PMDB dentro do governo Ana Júlia que segundo ele apesar de ter completado três anos e meio ainda não passou da primeira fase que é a "fase do fuxico" onde todos querem se acomodar no governo.

Priante afirmou ainda que Ana Júlia faz um governo pequeno do ponto de vista político, criando picuinhas com aliados, tornando difícil a relação com sua base aliada como é o caso de Paulo Rocha que milita em outra tendência do PT, UL [Unidade na Luta], e o PMDB que é vítima constante do fogo amigo como aconteceu recentemente com Lívio de Asssis no Detran e o médico João de Deus no Ofir Loyola.

Para o futuro, Priante falou que é candidato a deputado federal em 2010 e defende um projeto do partido, por isso sua insistência em debandar do governo estadual, com Jáder disputando o governo. Mas se essa não for a vontade do morubixaba peemedebista ele, Priante, concorrerá ao governo do estado sem o menor problema.

Política paroara - hoje a tarde pega fogo!

A blogosfera paroara está polvorosa nesta tarde por conta da participação do ex deputado federal e presidente do PMDB de Belém José Priante [primo de Jáder e desafeto do governo petista de Ana Júlia depois das eleições municipais] no programa Jogo Aberto de uma rádio FM da capital.

Priante promete dá nome aos bois e revelar tudo a respeito da relação PMDB/PT que não anda muito bem das pernas nos últimos dias depois das suas declarações e principalmente depois que Jáder chamou os secretários de Ana Júlia de fofoqueiros em um programa na sua rádio AM.

Garoto é morto durante assalto em Capanema

Capanema: Na última quinta-feira, 14, um menor de apenas 16 ano foi morto a tiro em frente a casa de um amigo durante assalto. Segundo informações, dois bandidos que estavam numa moto anunciaram o assalto e a vítima reagiu sendo alvejada por um disparo no peito provocando morte instantânea.

A polícia foi acionada imediatamente, mas os criminosos fugiram levando o telefone celular e R$ 5,00 do garoto, que cursava o ensino médio na escola Maria Amélia Vasconcelos.

Ontem pela Manhã, quando estive em Capanema, acontecia o enterro do garoto que reuniu milhares de pessoas revoltadas com tamanha violência e inércia da polícia que ainda não tinha prendido os assaltantes.

Baladas

O fim de semana já chegou e tem balada para todos os gostos.

Em Santa Luzia City

- Hoje tem festa no Club da Piscina, a partir das 22 hs.

- Amanhã [dia 16] acontecerá a "Festa das Mulheres" na danceteria Beleza Pura Dance Club sob o comando do Dj Judson, com ingresso custando só R$ 0,29, isso mesmo vinte e nove centavos...

Em Capanema

- Hoje, show de forró com a banda Desejo de Menina no Club do Nassau.

- Amanhã, "Noite da Tequila" no Sítio da Arena com Djs Halden Boy e Rodrigo lobo.

Seu Heleno ganha na justiça o direito à reintegração de posse de sua propriedade

Corre pela cidade Morena o boato que Seu Heleno ganhou na justiça o direito à reintegração de posse da sua propriedade invadida mês passado por populares em uma ação coordenada por algumas lideranças comunitárias e sociais.

Ainda não sei se é verdadeiro o fato, mas parece que hoje pela manhã houve uma reunião entre os donos da propriedade, invasores e advogados de ambas as partes na tentativa de encontrar uma solução satisfatória para os dois lados.

Estado substitui professores temporários por outros temporários em Capitão Poço

Professores temporários do Estado, lotados nas 78 escolas do município de Capitão Poço, após terem sido distratados no último dia 30 de abril, procuraram a promotoria do município para mover uma ação contra a 17ª Unidade Regional de Educação (URE). Segundo os profissionais, foram exonerados 25 educadores, por decisão do Ministério Público, com imediato cumprimento por parte do governo. Contudo, um acordo feito entre as entidades prorrogou o prazo de permanência dos temporários até dezembro deste ano nas regiões onde não houve concurso - como é o caso do município de Capitão Poço.

Segundo a professora Nazira Melo, que trabalhou por 16 anos na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Belina Campos, os professores temporários foram substituídos por servidores não concursados - o que seria ilegal. 'A diretoria da 17ª URE distratou os professores não efetivos, que estavam há mais de 15 anos nos cargos, para contratar novos temporários, todos com alguma indicação. Não entendemos o porquê da substituição, se eles são temporários tanto quanto nós, com uma diferença: estávamos há muito mais tempo trabalhando com estes alunos, já conhecemos a realidade deles', afirma.

Os professores afirmam que alguns profissionais que foram distratados continuam trabalhando para 'guardar as vagas' que serão preenchidas por pessoas indicadas pelos membros da 17ª URE. Ainda segundo os temporários, algumas escolas, como a Mocambo, estão com suas atividades paralisadas por falta de professores - o que pode comprometer o ano letivo dos 70 alunos do ensino fundamental básico.

A professora Geni Medeiros afirma que foi montada uma comissão de servidores para tentar um acordo junto ao governo do Estado, a fim de que seja cumprido o que foi informado pelo líder do governo na Assembléia Legislativa, Airton Faleiro, no último dia 6 de maio. 'Na ocasião, o deputado Faleiro informou que os municípios que não tinham previsão de receber professores concursados manteriam os temporários, priorizando o semestre dos alunos. Até onde sabemos, não abriu nenhum edital de concurso para Capitão Poço', explica

Fonte: Amazônia Jornal

Senador pede socorro para a estrada que liga Bragança à Vizeu

O senador José Nery [PSOL/PA] pediu providências formalmente ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, sobre as péssimas condições da BR-308 [antiga PA-242, federalizada em 99], mais precisamente no trecho entre os municípios de Vizeu e Bragança onde moradores da área pretendem fechar a via em manifestação na próxima segunda-feira, 18.

Segundo Nery, o trecho está completamente inviabilizado para uso e quem necessita desse único acesso rodoviário está com dificuldades para se descolar. O mesmo ofício foi encaminhado ao superintendente do Departamento Nacional de Transportes (DNIT) no Pará, João Bosco Lobo.

Troca de alianças

No blog do CJK, sob o título acima:

"Depois de avaliar por um bom tempo as possibilidades para o pleito de 2010, o deputado estadual Adamor Aires [PR] decidiu que vai concorrer a reeleição à Assembleia Legislativa. Para tanto já acertou com o deputado federal Wladimir Costa [PMDB] uma dobradinha em todos os seus municípios.

O compromisso é do deputado Wlad levar Adamor a vários municípios onde atualmente o deputado peerrista ainda não atua. Enquanto isso, o deputado peemedebista já circula nas bases do deputado Adamor. Este último fim de semana os dois estiveram juntos em Garrafão do Norte, entregando um trator para os produtores agrícolas".

Nota do blog: Se a aliança é pra valer não sei, mas que seria uma dobradinha e tanto, ah! Com certeza seria. Ainda não conversei com o deputado Adamor nem com sua assessoria para confirmar a veracidade dos fatos, mas prometo que esta semana vou entrar em contato com ambos para apurar o caso.

Mais um

A família blogueira luziense só aumenta à cada dia. O mais novo espaço dedicado à Cidade Morena no mundo virtual é o blog da Escola Municipal João Gomes, conduzido pela direção e sua equipe técnica que está fazendo bonito na blogosfera.

Com layout moderno e dinâmico a página é atualizada quase que diariamente com os acontecimentos do cotidiano daquele estabelecimento de ensino.

O blog da escola João Gomes pode ser acessado no link [http://escolamunicipaljoaogomes.blogspot.com/] que já está no blogroll na aba direita.

Sejam bem vindos e parabéns...

Professores da Rede Estadual de Santa Luzia aderem à greve

A sub-sede do SINTEPP [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará], secção Santa Luzia do Pará, resolveu aderir à greve deflagrada sexta-feira pela coordenação estadual do sindicato que já atinge quase 50% dos 143 municípios paraenses reivindicando reajuste salarial digno que a governadora da "Terra de direitos" se recusa a conceder, mostrando a verdadeira cara do seu "Governo Popular" e o "Jeito Petista de Governar".

Depois de várias tentativas de assegurar um reajuste salarial decente para todos os trabalhadores em educação da Rede Estadual, a categoria resolveu entrar em greve por tempo indeterminado na Rede Estadual de Ensino. A decisão do governo Ana Júlia [PT], usando de toda a arrogância que lhe é peculiar, foi irredutível nas várias reuniões ocorridas desde março entre governo e professores não propondo nenhuma alternativa que tirasse a categoria deste impasse, que não deseja a greve, mas acredita que seja a última ferramenta de pressão quando tudo é negado.

Esta é a Ana Júlia Carepa, que antes de sentar-se no confortável gabinete do Palácio dos Despachos, incentivava e até participava na linha de frente das greves em outros governos gritando palavras de ordem. Mas agora no governo, tomada pela soberba que lhe subiu à cabeça e engessa sua nefasta administração é a maior inimiga do funcionalismo público, dando ordem para a polícia acabar greve de professores à cacetete, como fez ano passado nessa mesma época.

Que coincidência

Calma, não fui e jamais serei candidato a algum cargo eletivo, apesar de ser apaixonado pela política partidária. Mas ser político, não faz parte dos meus planos presentes nem futuro e o candidato aí da propaganda não sou eu.

A foto ao lado é apenas uma coincidência, uma coincidência engraçada até, que o amigo Tião Oliveira [presidente da Câmara Municipal] me enviou por email, depois de uma viagem ao município de Ourém e lá encontrou essa propaganda de um candidato à vereador daquela cidade nas últimas eleições.

A coincidência é por ser um professor e chamado Reinaldo também, tal qual o blogger. Não sabemos de quem se trata, mas será que esse Reinaldo é tão matemático quanto o original?

Rsrsrs....

Canto da Terra - só restou a lembrança...

Ontem foi o dia das mães, ok? Alguém lembrou que na década de 90 exatamente neste dia, ou melhor no fim de semana inteiro, tínhamos o "Canto da Terra"? Com certeza os que fazem parte da minha geração, principalmente, lembraram e com muita saudade.

Apesar de ser uma invenção petista e servir para eles [que eram oposição na época] colocarem a boca no trombone falando os diabos das administrações municipais de então, o festival era lindo e tinha sim o seu lado cultural criativo que o PT esqueceu depois que chegou ao poder.

Pois bem minha gente, no início do primeiro (des)governo o apedeuta, aquele homem chucro intelectualmente, ainda veiculou que resgataria o velho e bom "Canto da Terra", que diga-se de passagem foi um dos principais meios de ascenção do PT em Santa Luzia, mas ficou só na promessa. Cultura não interessa mais à nova elite financeira luziense que tem coisas muito mais importantes para fazer, como desviar recuros público, comprar vereador e pensar no seu ambicioso projeto de permanência no pode à qualquer custo. Esse é o novo e todo poderoso PT luziense, aquele que militava entre a juventude e talentos da terra nos românticos anos 90, não existe mais.

Para os saudosistas, assim como o blogger, matarem a saudade fica aquela música que é o símbolo de todos os "Cantos da Terra", composta em 1993 por um certo Vander na primeira edição do evento:

Bela Morena

Bela morena tu já vem chegando
Já estou gostando de te ver assim
O povo na praça está te esperando
Que é pra mudar essa vida tão ruim

Morena bela tu já vem chegando
Já estou gostando de te ver assim
O povo na praça está te esperando
Que é pra mudar essa vida tão ruim

Com um sorriso de quem já sofreu
No teu olhar vejo alegria
Esquece agora quem te fez chorar ô, ô, ô...
Que um novo tempo de esperança vai chegar ô, ô, ô...

Mas que gesto bonito,
Que teu povo faz
Santa Luzia tu merece amor
Santa Luzia tu merece paz (2x)

PMDB & PT - chegou ao fim. É o que parece...

“Já estamos, sim, considerando na nossa bancada o rompimento com o PT e com o governo. Mas não podemos pregar esse rompimento, evidentemente. Somente a cautela e a prudência é que nos levam a não pregar abertamente o fim dessa aliança. Mas é óbvio que o clima é de rompimento”.

Deputado estadual Parsifal Pontes.
[líder da bancada do PMDB na Assembleia]

N. E.: Leia poster completo aqui no blog Espaço aberto.

Luziense recupera moto roubada

O Nivaldo [filho do Messias], que teve a moto tomada de assalto sexta à noite pelo elemento Gleicinho [filho do Gasolina] quando retornava da comunidade da Terra Amarela, não esperou que a polícia tomasse providências [que geralmente são ineficazes] juntou um grupo de amigos e foi à "campo" numa verdadeira caçada ao bandido.

Fazendo sua investigação particular, Nivaldo e os amigos, saíram na pista do bandido e no sábado à tarde localizaram a moto que já havia sido negociada pelo delinquente na região indígena onde ocorre a exploração ilegal de madeira e uma das maiores incidências de cultivo de drogas do estado, conhecido como região do Alto Gurupi.

Diante do comodismo da polícia, foi necessário um cidadão "fazer justiça com as próprias mãos", o que não é correto num estado de direito, mas torna-se necessário para obter-se um dos direitos básicos da sociedade: segurança.

As últimas da política paroara

01 - Olha nós aqui: O que Almir [PSDB] e Edmilson [PSOL] têm em comum? São ex prefeitos de Belém, estão morando fora do Pará... Mas em comum mesmo ultimamente eles têm uma única coisa: colocam o bedelho nas eleições de 2010, cada qual da sua maneira. E ambos voltam à circular pela "mangueirosa", como diria o Ismaelino.

02- Quero você: "- Quero você, quero você todinho pra mim". É o que espera escutar o ex governador Carlos Santos quando for às ruas agora no próximo ano buscar votos. É candidatíssimo e está passando o controle das empresas para os filhotes.

03- Boatos: A central de boatos dá conta que segunda o PMDB desce do cavalo.

N. E.: Mais, no blog do Bacana.

Edno e Edinaldo homenageiam as mães luzienses...

Na última sexta-feira, os empresários Edno Alves e Edinaldo Lucena [parece dupla sertaneja, rsrsr...], homenagearam as mães da Cidade Morena com uma recepção na Barraca da Santa com sorteio de brindes e distribuição de presentes para as mais carentes.

Desde que reside em Santa Luzia, Edno realiza essa boa ação anualmente e este ano ganhou a parceria de Edinaldo. Conversei com ambos logo após a "festinha", estavam eufóricos com com o grande número de mães que participaram do evento e garantiram parceria para os anos seguintes.

Parabéns aos dois jovens empresários sempre preocupados com o bem está da população luziesnse.

Fala Jáder...

“O que existe é muita fofoca de gente do próprio governo, ou por inveja ou por burrice mesmo. Por isso mesmo essa fofoca em relação ao Ofir Loyola. Inventaram essa auditoria [feita por técnicos da Auditoria Geral do Estado]. Não há auditoria nenhuma, mas um amontoado de bobagens, de besteira. O que existe é muita fofoca e muita besteira.

Os auxiliares da governadora deveriam é ajudá-la; os deputados [do PT] também. Não devemos perder tempo com besteira. Isso só pode ser coisa de desocupado. Vamos ajudar [a governadora]. O que o povo quer é trabalho, e não fofoca”.

Jader Barbalho, deputado federal e presidente regional do PMDB.

N. E.: Leia o poster completo no blog Espaço Aberto.

Desabafo de um luziense

O post seguinte é o desabafo de um luziense que está distante [no Japão], mas antenado via blog, com os acontecimentos na Cidade Morena. O texto é do Júnior Leal, postado originalmente no mural de recados. Por ser um argumento importante chamando a atenção dos luzienses para a violência que galopa na nossa pacata Santa Luzia, compartilho com vocês.

"Caro amigo Reinaldo, vou ser bem sincero. O que está faltando no 47 é coragem. O povo daí está muito medroso, talvez um pouco de justiça com as próprias mãos ajudasse. Onde já se viu uns canalhas desses nascidos e criados aí aterrorizarem a cidade assim? Cadê os homens dessa cidade? Não estou falando em morte não, mas uma surra bem dada de vez em quando melhoraria e muito já que o poder publico faz vistas grossas a esses crimes.

Em muitos bairros de Belém, ladrão tem medo de assaltar não da polícia, mas da população que se pegar surra o mesmo até a chegada da policia. A população daí é brava com certas coisas e medrosa com esses tipos de crime. Fala sério cara é duro dizer isso mas se eu tivesse aí já teria formado um grupo pra pegar esses delinquentes e meter um pouco de medo neles.

Falou cara! Desculpa o desabafo. Amo essa cidade e me revolto arduamente com esse tipo de noticia.

Um abraço Rei".

N. E.: Que nada, amigo. Disponha, esse espaço também é seu.

As hienas corneteiras do PT

A catrevagem petista mais uma vez esnobou da cara do povo com o golpe dado na democracia nas últimas eleições, quando sorrateiramente contradisse à vontade soberana dos eleitores se assenhorando do poder por vias escusas e agora, cuja impunidade soa a escárnio para as pessoas de bem.

Com o adiamento, mas não a vitória do apedeuta como ventilaram na cidade, em um dos vários processos por fraudes eleitorais que responde na justiça festejaram os calaceiros, parasitas e o feudo intelectual que cercam aquela figura chucra que por viés de caráter ocupa o executivo municipal.

Tal atitude é uma afronta ao estado de direito de uma sociedade lesada pela quadrilha que capitaneada por um grupo de aventureiros dá uma bofetada no rosto do povo que teve seu direito de escolha contrariado em favorecimento de interesses particulares de meia dúzia de predadores dos recursos públicos municipais.

Fora do ar

A TV cultura, aquela que a governadora da "Terra de direitos" está empurrando goela abaixo dos paraenses, que tem o único objetivo de fazer propaganda do (des)governo petista está sem sinal há praticamente uma semana, desde que o período chuvoso ganhou força, e como ela não pode sentir a menor ameaça de chuva o canal permanece no ar, mas sem imagem e sem áudio.

Ainda bem, pelo menos nossos olhos ganham férias de duas coisas nojentas que são exibidas no canal chapa-branca: a propaganda mentirosa de Ana Júlia e o futebol do Campeonato Paraense...

Mais um assalto em Santa Luzia

Assalto na Cidade Morena já está virando rotina, a tal ponto que as pessoas nem se assustam mais com acontecimentos desse tipo. Toda semana, principalmente nos fins, casas e comércios são alvos de assaltos e/ou arrombamentos que raríssimas vezes são esclarecidos com apreensão dos bens roubados e prisão dos bandidos.

Assalto de veículos, em especial motocicletas, nas rodovias e ramais já virou fato corriqueiro na vida dos luzienses. Ontem à noite mais uma pessoa foi vítima dos bandidos e desta vez no ramal da Terra Amarela, o senhor Nivaldo [filho do Messias] que por volta das 20 hs retornava à sede do município foi abordado por um elemento muito conhecido [filho do Gasolina] sob a mira de uma pistola e muitas ameaças de morte teve sua moto roubada pelo bandido que fugiu imediatamente.

O mesmo elemento acompanhado de outros cúmplices, segundo testemunhas, na noite anterior, quarta-feira, arrombaram a casa da profª. Sandra [viúva do Zé Manoel] furtando-lhe vários objetos [bicicleta, DVD, celular...] e sendo denunciado pela vítima foi preso mas solto logo depois passando a ameaçá-la, de acordo com a professora.

Quem diria que a pacata Santa Luzia de outrora se tornaria o paraíso dos bandidos, e o que é pior, os marginais na maioria das vezes são luzienses filhos de pessoas desta terra tão querida. É lamentável, mas é a realidade.

O que ele disse

Priante, ex deputado federal e presidente do diretório municipal do PMDB em Belém falando em entrevista ao blog Espaço Aberto:

“- O PMDB deve sair do governo Ana Júlia. Aliás, o partido já deveria ter saído e agora está perdendo uma grande oportunidade de deixar o governo. O momento é agora. É mais ético, mais digno, mais sensato sairmos do governo do que permanecermos nele e ficarmos reclamando”, disse Priante, que no momento se encontra em São Paulo (SP)".

Leia a postagem na íntegra aqui.

PMDB & PT - o fim está próximo, muito próximo...

Parece que o PMDB está mesmo decidido a abandonar a nau petista do governo do estado antes que afunde mais ainda. Toda a direção do Ofir Loyola [hospital referência em tratamento oncológico em todo o Norte], incluindo-se aí o presidente da entidade, médico João de Deus [indicado por Jáder], pediu demissão coletivamente no início da semana alegando insatisfação com o tratamento dispensado pelo PT ao PMDB.

A debandada não para por aí, Lívio de Assis, figurinha extreitamente ligada ao comandante-em-chefe do PMDB pediu afastamento da direção do Detran [alegando os mesmos motivos dos companheiros demissionários do Ofir Loyola] e comunicou à Jáder via carta.

Essa atitude de Jáder e seu partido já era esperada há muito e por vários motivos.

1º- O PMDB não tem o mesmo peso na máquina administrativa estadual que tinha no início do governo petista há dois anos;

2º- O partido de Jáder tem um apetite voraz por cargos, o que incomoda muita gente de peso da DS dentro do governo Ana Júlia gerando disputas internas;

3º- Diante da inépcia administrativa da governadora, o PMDB não quer atrelar sua "imagem" ao desastroso governo do PT afim de evitar qualquer comparação que venha prejudicar-lhe futuramente [2010];

4º- Jáder não quer ser governador, porém sonha desde criancinha voltar ao senado e, para isso precisa de solidez política sem ser preciso apear seus ungidos da máquina estadual, o que não é mais conveniente no PT;

5º- Talvez, esse seja o motivo mais óbvio: Jáder não sabe militar na oposição e, com o eminente retorno do PSDB ao Palácio do Planalto já está pavimentando sua plataforma no próximo governo aproximando-se do tucanato paroara que também tem largas chances de retornar ao Palácio dos Despachos.

Poratnto, os choramingos do PMDB pelos cantos nada mais são do que sinfonias ensaiadas e regidas com batuta de ferro por Jader Barbalho para justificar o fim do casamento com futuro finado PT.

"VII Povos da Amazônia" - escola Florentina Damasceno

Alunas da 7ª série apresentando uma dança indígena - [coord. profª Juliana]
No último dia 30 de abril, a escola Florentina Damasceno realizou a sétima edição do projeto "Povos da Amazônia" com apresentações das turmas de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental, fazendo alerta para os problemas que afetam a Amazônia.

Sob o tema "Salvar a Amazônia é agora, ou agora!" e orientados pelos professores, cada turma fez sua apresentação em forma de teatro ou dança chamando à atenção para os graves problemas ambientais que atingem o Planeta e em especial à região amazônica.

Para conferir a programação e fotos do evento basta acessar o Blog da Florentina.

As preferências do PMDB e de Jáder

No blog do Josias na Folha e pautado no Quinta Emenda:

"Em apenas três estados - Ceará, Amazonas e Piauí - a aliança PMDB-PT está encaminhada. Nos outros a tendência é aliar-se a Tucanos e Democratas.

Sobre a cena paroara, diz Josias:

- No Pará, o dono do PMDB é Jader Barbalho. Em 2006, ajudara a eleger a governadora Ana Julia Carepa, do PT. Hoje, quer vê-la pelas costas. Ana Júlia deseja reeleger-se. Jader quer voltar ao Senado. E trama acomodar no palácio o filho Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, numa aliança com o PSDB".

Twitter - a febre do momento

Na Folha Online:

"O site Twitter foi a gota d'água para o fim do namoro entre a atriz Jennifer Aniston e o músico John Mayer. É o que diz reportagem publicada nesta terça-feira na revista de celebridades "Star". Conforme a publicação, foi a obsessão de Mayer pelo microblog e a falta de atenção com Aniston que provocou o fim do relacionamento de 11 meses. Leia mais aqui".

Falo eu:

- É interessante mesmo, esse "troço" do Twitter. Vicia por que é o único lugar do mundo onde você pode escrever as "leseiras" que der na telha para os outros lerem além de ler as "leseiras" dos outros também, é claro. Já estou fissurado. Rs...rs...rs...rs...rs...

Esse é o meu perfil particular no microblog Twitter: www.twitter.com/Reinaldosl

Contador de visitas

Não é mais novidade falar de problemas no contador de visitas do blog por que já virou rotina, e com o de hoje completam quatro.

Ainda não sabia o que provocava tais problemas que afetam toda a estrutura da página.Pesquisando descobri que se trata de um vírus que ataca o Blogger [hospedeiro do blogspot] causando estragos irreparáveis, principalmente no contador de visitas.

A boa notícia desta vez é que, graças à um programa, consegui recuperar o número total de visitantes do blog desde o início, quase 60.000 [sessenta mil] visitas que estão logo acima do mural de recados.

Ainda bem...

Também já estou no Twitter

A nova onda do momento na comunicação virtual, o microblog Twitter [http://twitter.com/], está conquistando meio mundo de membros da blogosfera. Muitos dos blogueiros mais importantes do país já aderiram à novidade, como Reinaldo Azevedo e Ricardo Noblat entre outros.

No Pará a nova febre já tem seus adeptos na página Blogueiros Paraenses [sob o link http://twitter.com/bpmoderador], da qual faço parte com meu link Santaluziaonlin [http://twitter.com/santaluziaonlin].

Para os interessados em se arriscar nessa nova aventura basta consultar os tutoriais abaixo que explicam o passo como criar e manter um Twitter, que já foi matéria de reportagem especial do Fantástico.

01- http://www.vejaisso.com/2007/12/20/o-que-e-o-twitter-como-usar-e-como-responder/

02- http://novoemfolha.folha.sites.uol.com.br/blog/twitter/

03- http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL402571-6174,00.html