Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Julho 2009

Vida de torcedor

Ontem, a noite não foi nada boa para os times que este blogger que vos escreve, torce no "Torneio de Férias de Futsal". Perdemos os dois maiores clássicos.

O Terremoto, um dos favoritos no inicio, se despede da competição de forma melancólica após a derrota de 2 x 1 para o Roma, e o Independência, que também perdeu para o Bicolor ainda tem chances, mas remotas de chegar às semifinais.

Não deu, futebol é assim mesmo. Em janeiro estaremos lá de novo...

Àquele abraço

Mais uma vez recorro ao poster "Audiência", que felizmente está dando o que falar aqui no blog. No referido poster, fiz alusão aos meus leitores que tanto prezo e para mostrar o respeito que este humilde espaço conquistou, com muitas horas de sono perdidas em apenas 2 anos de existência, citei nominalmente apenas alguns.

Somente depois percebi o tamanho da injustiça cometida, sem intenção é claro, com os demais leitores, que igualmente merecem respeito e o registro de suas honrosas visitas.

Portanto, peço a todos que visitam o Santa Luzia Online, que já faz parte da rotina de muita gente, que deixem sua mensagem no mural de recados [com identificação] que todas às segunda-feiras vou publicar juntamente com a coluna "Curtas", a sessão "Aquele abraço" com o registro do nome dos amigos que nos brindam com suas visitas.

Ok? Já está valendo...

Micareta

O carro de propaganda da lanchonete Macaxeira's, um dos patrocinadores oficiais da micareta, está nas ruas desde as primeiras horas da manhã fazendo a divulgação.

Esse empenho é mais do necessário, por que até ontem, além dos organizadores e patrocinadores, pouca gente sabia que a micareta "II Os deserdados elétrico" seria realizada no próximo sábado dia 1º de agosto.

Enquanto isso, Jader pensa

A edição desta semana de Veja, a revista mais conceituada do Brasil, bateu no PMDB sem a menor piedade. Começando pela coluna "Radar" do jornalista Lauro Jardim, que lembrou as renúncias de Renan e Jader por escândalos, até chegar às 8 páginas centrais da reportagem de capa onde não poupou ninguém.

O raio x desenterrou Ulisses Guimarães, lembrou o escândalo Renan Calheiros, e é claro sobrou pra ele também, Jader Barbalho que foi lembrado em duas ocasiões.

As pressões sofridas em 2001, que ocasionaram sua renúncia da presidência e do cargo no senado, para fugir da cassação e em um box especial, com o título "Os espelhos da tribo".

Diante disso, o cacique do PMDB paroara já colocou a barba de molho e começa a rever suas pretensões de disputar uma vaga no senado em 2010 e, há no meio político quem garanta que ele não vai se arriscar de jeito nenhum. Como diz aquela velha máxima: "Quem tem rabo de palha não passa perto do fogo".

Futsal

A quadra de esportes da escola Florentina Damasceno vai pegar fogo daqui a pouco por conta do "Torneio de Férias de Futsal" que realizará duas rodadas de uma tacada só.

Como a falta de energia impossibilitou a realização da rodada de ontem, ela foi transferida para hoje e dessa forma serão disputadas duas hoje à noite.

Os jogos mais esperados são os clássicos entre Terremoto, que disputa sua sobrevivência na competição, contra o Roma e Independência [do meu amigo Juninho Oliveira] que joga com o Bicolor.

Peia no Dudu

Depois que passamos a ter acesso à informação de qualidade com o reestabeleciemento do sinal da Tv Liberal em Santa Luzia por iniciativa do deputado Adamor Aires [PR/G-8], retirado a três anos pelo governo petista de Ana Júlia, os telespectadores mais atentos com certeza já observaram que a Tv dos Maioranas bate no prefeito de Belém, Duciomar Costa [PTB], sem dó nem piedade.

Basta ver as reportagens diárias do "Jornal Liberal -1ª edição" em que a população denuncia à imprensa as péssimas condições do seu bairro, e a culpa pelos transtornos é creditada na conta da administração de Belém, ou seja nas costas de Dudu. Se voltarmos num passado não muito distante, mais precisamente ao primeiro mandato de Duciomar, poderemos observar que durante esse período o grupo de comunicação Liberal jogava confetes, no seu hoje, desafeto.

Então por que a situação, hoje, se inverteu? A maioria não saberá responder, mas a equação é muito simples. Depois que o PSDB, parceiro de primeira hora de Dudu, perdeu o poder estadual, e o prefeito de Belém passou a flertar, sem sucesso, com o governo do PT [inimigo figadal dos Maioranas] até as eleições do ano passado, quando ganhou um parceiro muito bem articulado, o fisiologista número um da política paroara e seu vice, o ex deputado federal Anivaldo Vale, o neo-petista os Maioranas não gostaram.

Desde sua entrada no palácio Antonio Lemos, Anivaldo não tem feito outra coisa senão, tentar costurar um acordo do prefeito Duciomar com a governadora Ana Júlia, onde ele como avalista dessa empreitada colherá os seus dividendos de uma forma ou de outra.

Vamos aos fatos. Caso a aliança seja mesmo concretizada, o maior ganhador será ele, o próprio Anivaldo Vale, que se Dudu concorrer ao senado [seu sonho dourado] herdará de mão beijada a prefeitura da capital com seu orçamento milionário, o que lhe dará visibilidade política. A outra possibilidade é ele mesmo [Anivaldo] sair candidato a vice na chapa de Ana Júlia, o que também lhe garante fôlego político alavancado pelo robusto PR, que controla mais de duas dezenas de prefeituras no estado.

E aí alguém deve perguntar: - E o que a Tv Liberal tem a ver com isso? Muito, meus caros, muito. Como inimigo do governo petista, o grupo Liberal quer isolar Ana de qualquer jeito, como já o fez em relação ao PMDB. Portanto, é indispensável a desmoralização política do prefeito de Belém junto ao eleitorado paraense para inviabilizar mais uma vitória do PT.

Micareta. Agora vai...

Depois de alguns adiamentos e muitas especulações, a micareta "II Os deserdados elétrico" finalmente será realizada no próximo sábado dia 1º de agosto.

Cobertura do trio Uirapuru e banda a definir. Mesmo assim já reservei meu abadá e vou cair na folia até o sol raiar...

Realização: Faguinho e Gavião
Apoio: deputado Adamor Aires
Patrocínio: Edinaldo Lucena, Edno Alves, vereador Neguinho e lanchonete Macaxeira's.

Serviços:
- Vendas de abadás nas lojas Faguinho Cel [91778898] e Gavião Motos
- 5 mil latinhas totalmente grátis

Nem escuto por causa da zoada da mutuca

O título da postagem é um "ditado" , que pouca gente deve conhecer por se tratar de uma antiguidade e pertencer ao universo vocabular de menino pobre de roça, como foi este blogger que vos escreve, mas serve direitinho para ilustrar uma situação inusitada que ocorre diariamente neste espaço.

Como escrevi na postagem "Audiência", logo abaixo, o Santa Luzia Online faz parte da leitura cotidiana da maioria dos luzienses que acessam a blogosfera, mesmo aqueles que discordam em grau, gênero e número da minha opinião, política é claro, mas que não deixam de visitar o blog e nos brindar com seus comentários, muito ruins por sinal, que nem merecem atenção [por isso que não escuto], e consequentemente considerações relevantes.

Muitos cobram democracia, mas será que essa gente conhece a etimologia de tal palavra? Se depender das suas ações, com certeza não. Outros pensam que me atingem, mas podem tirar o cavalinho da chuva por que senão ele morrerá afogado ou de frio.

Agora o lado mais cômico dessa história é que eles próprios já incorporaram a palavra "apedeuta" [designação "carinhosa" dispensada àquela figura] ao seu vocabulário. Afirmo isso por que um lambe botas, assim escreveu: "- ... que democracia é essa? Tu controla o mural de recados e não dá espaço para a gente defender o apedeuta". [risos....]

Que coisa, não? [mais risos...]

A Rede Celpa, sempre ela

Os serviços prestados pela Rede Celpa, a pior concessionária de energia elétrica do país, segundo pesquisas, sempre foram péssimos em Santa Luzia.

Ontem a cidade ficou às escuras das 21 às 22 hs e 30 min, e como se não bastasse hoje à partir das 18 hs ocorreram várias interrupções de curta duração. Mas foi depois das 20 hs, que o bicho pegou mesmo, por conta de um apagão que deixou os luzienses na treva absoluta por mais de 2 hs.

Como se não bastasse o "estelionato fiscal" praticado pelo PT que cobra uma taxa de iluminação pública abusiva sem nenhuma lâmpada nas ruas, a Celpa esnoba das nossas caras e abusa da nossa paciência com esse serviço de quinta.

Onde vamos parar?

Que papelão, hein governadora?

Assisti meio dia no Globo Esporte a triste condição em que se encontram 117 atletas e treinadores paraenses, de várias modalidades, que dependem do programa "Bolsa Talento" da Seel [Secretaria de Estado de Esporte e Lazer], patrocinado pelo governo do estado através de lei sancionada ano passado.

Mesmo com a montanha de propagandas do desastroso governo do PT com as famigeradas bolsas família, trabalho, escola e não sei mais lá o que, os atletas "beneficiados" com o bolsa talento [que distribui incentivos que variam de R$ 500,00 à R$ 750,00] estão na pindaíba total desde março, 4 meses portanto, sem receber um real sequer.

Durante esse período atletas se transferiram para outros estados, perderam competições importantes e outros, para driblarem a situação calamitosa em que se encontram, desistiram do esporte e foram tentar a sorte em sub-empregos.

Que vergonha hein governadora? Enquanto Vª. Exª. torra milhões de reais do contribuinte com propagandas mentirosas, os poucos atletas que ainda se atrevem representar o estado estão passando por sérios problemas financeiros por que estão com seus benefícios atrasados.

Cadê o senso social e democrático alardeado pelo seu governo? Por que tanta enrolação com um problema fácil de ser resolvido? Por que ao invés de ir para a televisão com a cara mais "chué" do mundo tentar justificar o injustificável, o seu secretário da pasta dos esportes, o senhor Carlos Alberto da Silva Leão, não toma uma atitude decente e paga os atletas?

Ora de conversa, por que é somente isso que PT sabe fazer, todo mundo já está cheio.

"Sinal de qualidade"

A Vivo, de quem somos reféns e não clientes por não haver concorrência, tem como serviço principal tirar o usuário do sério. A qualidade do sinal que nunca foi dos melhores, piorou nos últimos tempos. Inserir créditos, efetuar ligação ou consultar saldo é uma tarefa que exige tempo e paciência, muita paciência.

Quando tentamos utilizar qualquer um desses serviços nunca conseguimos e uma das situações abaixo pode ocorrer:

01- Ouvir a frase: "- No momento, nosso sistema está em manutenção. Por favor, tente mais tarde".
02- A ligação nem chega a ser completada ou simplesmente "cai".
03- Dá sinal de ocupado com aquele irritante "bip".

E o que é pior, entre 20 e 22 hs ninguém consegue fazer uma ligação nem pelo amor de Deus, por que congestiona tudo. Sinceramente, a Vivo e seu "sinal de qualidade" são uma acintosa afronta aos direitos de nós, pobres consumidores, que nada podemos fazer.

Audiência

Quando saio à rua, encontro amigos que residem em outras paragens, recebo emails e mensagens no mural de recados ouço ou leio frases do tipo:

- Leio o blog todos os dias;
- Quando ligo o computador, a primeira coisa que faço é ler o blog;
- É através do blog que eu sei das novidades de Santa Luzia;
- Quando quero matar a saudade do 47, ligo o computador e acesso o blog.

Isso significa que o meu trabalho aqui nesse humilde espaço está chegando até ás pessoas que, assim como este blogger que vos escreve, amam de coração esse cantinho especial do Planeta, chamado Santa Luzia do Pará. E mais, as citações acima só confirmam o que eu já sabia desde que enveredei por este árduo, mas prazeroso caminho.

Sei que o presidente da Câmara Municipal, vereador Tião Oliveira [PR/G] lê este blog, assegura-me o próprio. A assessoria do deputado Adamor [PR/G-8] nos acompanha, seja do seu gabinete em Belém ou aqui mesmo na cidade, bem como o ex prefeito Mico e seus filhos Mitinho e Juninho. O ex vereador Nenenzão sempre dá uma passada por aqui para se atualizar sobre os acontecimentos da City. E não poderia deixar de citar o empresário Edinaldo Lucena que lá do Maranhão, onde reside, sempre nos honra com suas visitas e comentários. A professora Juliana [nossa leitora assídua], a maioria dos professores da Florentina, muitos dos intelectuais de Santa Luzia, outras lideranças menos importantes e os queridos anônimos estão sempre antenados com o blog, e não poderia esquecer, é claro, do bom pastor padre Elias que geralmente nos brinda com sua honrosa visita.

O apedeuta? Bem ele nem sabe o que é isso, mas membros graduados do alto escalão do seu [des]governo, nos prestigiam cotidianamente para saber das últimas novidades, além dos puxa-saco de plantão que sempre dão aquela espiadinha e deixam alguns comentários chulos que nem vale à pena publicar, mas agradeço pelas visitas que reforçam nossa audiência.

Todos, sem exceção, gentilíssimas.

Transpondo fronteiras

Este blog, solitariamente editado por mim com a generosa colaboração de alguns amigos, há muito rompeu as fronteiras da querida Cidade Morena [visitado diariamente por mais de uma centena de internautas] e vem conquistando espaço na concorrida blogosfera paroara [uma da mais produtivas do país segundo pesquisas] em espaços dedicados à essa nova ferramenta de informação que cresce vertiginosamente no mundo digital.

O Santa Luzia Online, foi convidado e já integra a RPB [Rede Paraense de Blogs], o maior conglomerado de blogs "papa-chibés" e agora foi convidado para divulgar a pauta do programa "Jogo Aberto" apresentado todos os sábados das 14 às 16 hs na rádio Tabajara FM 106,1, da capital do estado, pelo respeitado jornalista político Carlos Mendes com a participação do também jornalista Francisco Sidou que a cada programa trazem á tona temas polêmicos da política paroara, no melhor estilo jornalístico.

E tem mais, no pacote do convite o blog foi convidado também à fornecer conteúdo para a nova atração da emissora, o programa "Comando Blog" que vai veicular notícias, furos, debates e polêmicas dos principais blogs do estado.

Confira logo abaixo os emails enviados pelo jornalista Carlos Mendes, convidando o Santa Luzia Online para divulgar a pauta do programa Jogo Aberto e fornecer notícias para o Comando Blog, novo programa da rádio Tabajara FM:

01- " Caro amigo Reinaldo queremos que você divulgue por aí, para o bravo povo de Santa Luzia, a pauta do Jogo Aberto. Para mim e para a emissora é um honra tê-lo como ouvinte. Eu digo sempre, nas reuniões com o pessoal da rádio, os nossos ouvintes, estejam em qualquer lugar do Pará, do Brasil ou do exterior, qualificam a nossa emissora e a eles que devemos satisfações, procurando sempre fazer o melhor, rodando boas músicas e apresentando as melhores informações".

02- Comunico ao amigo que iremos estrear, dentro de alguns dias, o programa Comando Blog, o primeiro de emissora de rádio no Pará sobre o mundo da internet e as páginas mais criativas da rede mundial de computadores.

Espero contar com a tua participação.

Um abraço

Carlos Mendes
.

Veja quem são os marajás da prefeitura de Santa Luzia

Como prometido por este blogger que vos escreve, recebi e publico o email enviado por uma fonte que teve acesso a algumas informações sobre os atos, digamos secretos, da administração municipal capitaneada pelo PT mostrando o destino dos pobres recursos municipais que deveriam ser aplicados em ações voltadas para a melhoria dos péssimos serviços públicos oferecidos pelo município.

Vejam bem os nomes [todos desconhecidos dos luzienses, por se tratar de forasteiros] e seus elevados salários num município pobre como Santa Luzia onde a maioria do funcionalismo municipal "sobrevive" de salário mínimo, e o que ainda é pior, os beneficiados com os super-salários nem dão as caras na cidade por que são verdadeiros sanguessugas. Pela coincidência de alguns sobrenomes, dá para observar que o empreguismo nos domínios petistas virou negócio de família.

01- BORDALO, BOTELHO & MEIRELES LTDA: R$ 11.500,00
02- VITÓRIA RÉGIA CONSULTORIA TÉCNICA LTDA: R$ 12.000,00
03- GABRIEL DANTAS COM. E SERVIÇOS LTDA: R$ 8.000,00
04 - RAIMUNDO NONATO GUIMARÃES: R$ 6.800,00 [ex deputado estadual que dá as cartas na administração, moribundo político alçado de Mãe do Rio]
05- ANTONIO CARLOS PASSOS: R$ 5.000,00 [rábula do PT que responde pela assessoria jurídica da prefeitura]
06- RAUL CEZAR PIMENTEL DA SILVA: R$ 4.000,00 [candidato derrotado do PT à prefeitura de Santarém Novo]
06- GERSON OLIVEIRA FARO: R$ 1.263,16
07- EDNA DO SOCORRO OLIVEIRA FARO: R$ 1.263,16
08- BEATRIZ SANTIAGO BARRADAS: R$ 1.263,16
09- EDSON CUNHA BARRADAS: R$ 1.263,16
10- VALDO DIVINO DA SILVA FILHO: R$ 1.263,16


OBS: No caso da Vitória Consultoria Técnica Ltda, o salário mensal varia de R$ 12.000,00 à R$ 32.000,00.

Política no Sal

Até as maiores estrelas da política paroara resolveram aterrisar no Sal esse final de semana para pegarem um bronze, talvez.

A blogosfera dá contas de que pintaram por lá ninguém menos que Maria do Carmo Martins [PT], prefeita de Santarém, deputado fedral Vic Pires Franco [Dem] acompanhado da sua mulher, a ex vice governadora Valéria Pires Franco [Dem] e o ex governador Simão Jatene [PSDB] que distribuiu simpatias pelas areias da badalada praia do Atalaia.

Recorde de veranistas no Sal

Depois de uma noite conturbada por causa da maré alta, a praia do Atalaia em Salinóplis, recebeu o maior número de pessoas do mês de julho ontem de manhã. Até as 10 horas, o nível da água atingiu cerca de 5,2 metros o que dificultou o acesso dos veranistas à praia.

No local, eram mais de 45 carros por minuto que passavam pela estrada de acesso e cerca de 350 ônibus e vans que saíram do interior e da capital paraense para aproveitar o veraneio. Ao todo, mais de 150 mil pessoas foram à "Salinas" nesse final de semana para se despedir das férias.

Fonte: Amazônia Jornal.

Curtas

Ourém

Amigos que estiveram em Ourém no final de semana afirmam que a "Pérola do Guamá" está fervendo com os milhares de turistas que "se mudam" para lá durante o mês de julho. Informaram também, que à partir desse ano não acontecerá mais o tradicional "Festival da Canção" que era realizado anualmente às margens do majestoso rio Guamá, sempre no último sábado de julho, desde 1983 por criação do então prfeito Raul Santos [in memoriam]. Já o "Festival do Chopp" será no dia 2 da agosto, no próximo domingo portanto.

Aniversário

O aniversário de 15 anos da jovem Diandra Oliveira, filha do ex prefeito Mico e da ex primeira-dama Maria Deuzirene [Preta], comemorado ontem à noite com uma festa em estilo Luau [que 'varou' o dia], foi um grande acontecimento que reuniu parentes e amigos da aniversariante e dos seus pais no recanto de lazer da família no bairro do km 46.

Gente da gente

Quem está de passagem pela terrinha é o jovem Gean [filho do casal Claudinho e Elenita], acadêmico de duas universidades [UFC e Unifor] em Fortaleza, que veio especialmente para o aniversário de 15 anos de Diandra Oliveira e de quebra rever os amigos que tanto o estimam.

Ainda há esperança

O time do coração da galerinha mais descolada da City, o Terremoto, está meio mal das pernas, digamos assim, depois da derrota de ontem por 5 x 3 no "Torneio de Férias de Futsal". É complicada a situação da equipe que depende apenas de si mesma para continuar viva na competição, mas para isso precisa vencer o próximo e último confronto da segunda fase do campeonato na quarta feira, caso empate ou perca dá adeus às pretensões de conquista do título.

Na terrinha

Os irmãos Diego [futuro engenheiro de pesca] e Daiane viajaram para o Ceará, mais precisamente para a histórica cidade de Campos Sales, porta de entrada do Cariri cearense, para matarem a saudade dos muitos amigos e parentes que lá residem e de quebra curtirem o tradicional aniversário da cidade que é comemorado de 25 à 29 deste mês com shows das mais badaladas bandas de forró do Nordeste.

Folia

Segundo informações repassadas à este blog que vos escreve, a micareta "Os deserdados elétrico", vai acontecer no próximo sábado dia primeiro de agosto. Agora o que acho estranho é o silêncio em relação ao evento, pelo menos até hoje não ouvi nenhum anúncio referente à micareta e muito menos sobre as atrações da mesma.

Liseira total

A maioria do funcionalismo municipal da Cidade Morena passou o mês de julho na pindaíba por que até hoje, 26, ainda não viu a cor do salário de junho e por conta disso não pode dá nem uma voltinha no Sal, mas enquanto isso o primeiro-filho, à bordo dos seus carros de luxo, curte férias no maravilhoso e ensolarado Ceará.

Fúnebre

Faleceu no final de semana, de causas naturais, o senhor José Gomes, proprietário do tradicional "Bar do Zé Gomes", localizado ao lado da praça e famoso pelas conções de vaqueijadas e "aboios" que faziam parte do repertório do ambiente sempre nas manhãs luzienses.

Missa de São Cristóvão - o padroeiro dos motoristas

Com o apoio dos taxistas associados da ATMA [Associação dos Taxistas Manoel do Artur], padre Elias realizou ontem às 19 hs a "II Carreata de São Cristóvão" e abençoou chaves e documentos de veículos durante a Santa Missa celebrada em louvor ao padroeiro dos motoristas.
NOTA: Fotos enviadas pelo nosso colaborador Antonio Raimundo [Toba], tácnico de comunicação da Paróquia de Santa Luzia.

Veraneio

O aprazível balneário "Coração de Mãe", de propriedade do sr Valdeci, na comunidade do Muruteua está bombando nessas férias de julho.

Hoje por exemplo, está lotadíssimo de luzienses que depois de uma semana de trabalho foram desestressar nas gélidas águas do "igarapé do Valdeci" como também é conhecido.

E os mais descolados, como sempre fazem desde o início das férias escolares, foram curtir o ensolarado final de semana no Sal, que segundo informações de amigos que desembarcaram por lá, está fervendo com milhares e milhares de carros que invadiram nossa charmosa faixa de areia atlântica.

I Noite da Cultura Luziense

Logo mais à partir das 21 hs acontecerá no palco da "I Noite da Cultura Luziense" a segunda e última noite do evento que tem por objetivo resgatar a memória cultural dos luzienses.

Hoje além das apresentações de músicas, poesias, capoeira, e outras coisas mais terá o show de encerramento com a banda luziense "Mélody Show" cantando os maiores sucessos do hit genuinamente paraense.

Carreata de São Cristóvão

A City está movimentadíssima, iluminada e barulhenta [num bom sentido, é claro] por conta da "II Carreata de São Cristóvão", o padroeiro dos motoristas, promovida por padre Elias e taxistas membros da ATMA [Associação dos Taxistas Manoel do Artur] agora no inicio da noite.

O barulho das buzinas e das pistolas que cortam de luz o horizonte escuro, dão o tom de mais um evento criado por padre Elias no sentido de evangelizar o seu rebanho.

Vida de torcedor...

Está cada vez mais emocionante o "Torneio de Férias de Futsal". É cada jogão de tirar o fôlego da torcida que comparece em peso na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno.

Na fase atual, onde em cada chave as equipes se enfrentam todos contra todos, a disputa é acirrada e qualquer deslize pode ser fatal para as pretensões de seguir em frente na competição.

Não existe favorito, mas favoritos com várias equipes muito bem servidas de bons jogadores da cidade e alguns importados especialmente para o torneio que é um dos mais equilibrados dos últimos tempos.

I Noite da Cultura Luziense

Me referi ontem a uma novidade que aconteceria na City, esse final de semana, mas que ainda tinha poucas informações à respeito da mesma para escrever um poster mais aprofundado.

Então vamos lá, o caso é o seguinte: o empresário Edinaldo Lucena vai promover, nos dia 24 e 25 [hoje e amanhã], com o apoio do deputado federal Wladimir Costa [PMDB] a "I Noite da Cultura Luziense", na verdade uma tentativa de resgate do que um dia foi o "Canto da Terra", aquele festival que o PT promovia quando oposição para enganar o povo com conversa fiada e atacar os adversários, mas o esqueceu, por motivos óbvios, depois que chegou ao poder.

Tal como era o Canto da Terra, na I noite da Cultura Luziense, haverá apresentações de músicas, capoeira, teatro e outras manifestações culturais do nosso município num palco "humildemente montado", no calçadão em frente a loja Radisco sem o mínimo apoio da administração municipal, que aliás se opôs grosseiramente à iniciativa do empresário Edinaldo Lucena por se achar a dona do mundo.

Como "filho da terra" Edinaldo Lucena luta para resgatar a cultura luziense, abandonada pelos coronéis, que abrigados nos confortáveis gabinetes da municipalidade, esqueceram suas origens e o povo, a quem relegam o mais evidente desprezo.

Portanto, aqui fica o registro da coragem desse grande luziense que mesmo distante da sua terra natal, [Edinaldo reside no Maranhão] luta para manter viva a cultura do seu povo.

Parabéns, Edinaldo pela sua iniciativa...

"Previsão do tempo"

Santa Luzia amanheceu em clima de inverno ainda, com tempo frio, muita neblina e chuvoso o dia inteiro. É incrível, e imprevisível também, esse nosso "verão amazônico".

Capanema, de onde acabei de chegar, está com o clima nessas mesmas condições, também. Ruim, para quem resolveu passar o fim de semana no Sal, que segundo informações, recebe 5 carros por minuto desde hoje cedo, prometendo ser movimentadíssimo esses dias por lá.

Guia para os novos petistas

- O que os petistas não precisam mais fazer:

1. Lembrar que Lula já chamou Sarney de ladrão.
2. Recordar as baixarias do Collor na eleição de 89.
3. Posar de torquemada em sessões de CPI.
4. Gritar ‘Fora, FMI’.
5. Ler Neruda.
6. Comer frango com a mão.
7. Beber cachaça.

- O que os petistas não podem deixar de fazer agora:

1. Rezar por Sarney antes de dormir.
2. Admitir que foi injusto com o Collor.
3. Negociar com o Renan a tática anti-CPI.
4. Exaltar o socorro do Brasil ao FMI.
5. Ler Marimbondos de Fogo.
6. Aprender a manusear os talheres.
7. Folhear um bom guia de vinhos.

Novidade na rede

Como é pequeno esse mundo virtual. Nos meus passeios rotineiros pela "net", eis o que encontro: a mais nova página da região na web, o Portal Viseu.

Assim como os portais Capanema e Bragantino, o Portal Viseu é dedicado exclusivamente à sua cidade com história, fotos, eventos e notícias.

E por falar em notícias de Viseu, as principais do portal são referentes à administração municipal, muito bem conduzida, pelo meu amigo, prefeito Cristiano Vale [PR] que recebeu o município em péssimas condições, inclusive sem os prédios da prefeitura, delegacia e fórum [destruídos ano passado pela população revoltada com a prisão de um viseuense] além dos salários do funcionalismo atrasados.

O Portal Viseu pode ser acessado pelo link: www.portalviseu.com.br.

Futsal

O futebol hoje à noite lá na quadra da escola, promete. O segundo jogo da rodada é do Terremoto contra o Plasma City, jogão, com certeza.

Falando no "Torneio de Férias de Futsal", quem está empolgadíssimo com sua nova equipe, é o meu amigo Juninho Oliveira, que depois de ser eliminado pelo Loukinhos logo na 1ª fase, retornou ao torneio defendendo as cores do Idependente, que ganhou ontem pelo folgado placar de 5 x 0. Coisa rara, no futsal.

Juca, na Folha

O Poster abaixo é do blog 5ª Emenda do saudoso Juvêncio de Arruda, que nos deixou prematuramente a alguns dias:

Folha de São Paulo. 20 de julho de 2009.

Juvêncio Dias de Arruda Câmara [1955 - 2009]

O irreverente e sarcástico Juca, o maior blogueiro político do Pará
ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL


Num único dia, o blog "5ª Emenda" chegou a ter 2.000 acessos. Tal popularidade fez de Juvêncio Dias de Arruda Câmara, o Juca, o maior blogueiro político do Pará.

Irreverente e sarcástico, tinha um texto enxuto e manifestava, na maioria das vezes, indignação com a política local. "Ele era um cara plural, de grande diálogo, preocupado em gerar reflexão", lembra a mulher, a professora Marise Morbach.

Crítico, defendia a democratização da informação no Pará e apelidou a capital Belém de Nova Déli, cidade indiana. Revoltado com a política local, pretendia se mudar de Belém.

O deputado Jader Barbalho [PMDB], por exemplo, era chamado por ele de "Sobrancelhudo". Já o senador Mário Couto [PSDB] era o "Tapiocouto".

Funcionário público estadual, trabalhou por anos com marketing político. É daí que vem seu conhecimento sobre os bastidores da política no Estado. Sua família também era de políticos, como lembra a mulher.

Formado em economia na Universidade Federal do Pará, começou a fazer mestrado no Rio, mas não concluiu. Depois, iniciou outro mestrado, em jornalismo, em São Paulo, o qual também não terminou.

Estava, recentemente, finalizando mais um mestrado em ciência política. Morreu na segunda-feira, aos 53, de um câncer que o matou 17 dias após ser descoberto. Deixa quatro filhos.

Colaborou JOÃO CARLOS MAGALHÃES , da Agência Folha, em Belém

Um pouco da nossa história

Capa do processo nº 44/89 [sancionado com a lei nº 5.688 de 13/12/1991 e publicado no Diário Oficial de 20/12/1991], de autoria da então deputada Maria de Nazaré, elevando Santa Luzia à categoria de município

A primeira página do processo com a justificativa, ao presidente da Comissão de Divisão Administrativa da Assembleia Legislativa, o então deputado Nicias Ribeiro, explicando a viabilidade de criação do município de Santa Luzia.
A segunda página do processo. Continuação da justificativa da deputada Maria de Nazaré.
Terceira página do processo, com a finalização da justificativa e assinatura da então deputada, autora do projeto.
Primeira página do abaixo assinado, anexo ao processo de criação do município, contendo a assinatura dos luzienses favoráveis à emancipação política de Santa Luzia.
Costumo chamar esses documentos de "Registro de Nascimento" do município de Santa Luzia, por que fazem parte da luta do povo luziense para emancipar politicamente esta terra.
FONTE: TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] da historiadora e professora Maria do Socorro Castelo Branco Barros.

No blog do Barata

Depois de ter sido chamado de "debochado" pelo governo petista de Ana Júlia, o jornalista Augusto Barata, fez a excelente análise do governo do PT e respondeu em seu blog que debochado é...

01. Este desgoverno promover, sem nenhum pudor, o aparelhamento da máquina administrativa estadual, à margem de qualquer compromisso com a eficiência da gestão pública, a exemplo do que ocorre na Sedes, a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, reduzida a valhacouto dos petralhas;

02. Patrocinar a promiscuidade entre o público e o privado, na melhor tradição patrimonialista, nomeando dermatologista e cabeleireira como assessoras especiais, como fez a governadora Ana Júlia Carepa, logo no início do seu mandato;

03. Celebrar convênio, com fortes indícios de superfaturamento, para beneficiar o namorado da hora;

04. Protagonizar o nepotismo cruzado, como no caso da nomeação de Witer Fonseca Naves, assessor especial II da Casa Civil, com um salário de R$ 4 mil mensais, cuja maior credencial é ser marido da secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa Rodrigues;

05. Quem deixou à mingua o Hospital Ophir Loyola, referência no tratamento de câncer no Pará, cujo colapso poderia ter sido evitado se tivessem sido investidos na saúde os recursos gastos em 2008 com passagens aéreas e diárias, em viagens pelo Brasil e internacionais, em sua maioria de necessidade duvidosa;

06. Entregar a Setran [Secretaria de Estado de Transportes] a um semi-analfabeto, cuja maior realização foi mandar construir uma quadra de tênis para os servidores, além de nomear uma telefonista com remuneração de diretor;

07. Nomear como diretor geral da Escola de Governo Divino Santos, um pastor cuja escolaridade, ao que se saiba, não ultrapassa o ensino fundamental e que exonerou dos cargos comissionados os servidores que se recusaram a manter suas atribuições de chefes de serviço por salários de subalternos;

08. Admitir, silente, o escandaloso nepotismo na OS Pará 2000, a organização social que administra a Estação das Docas, o Mangal das Garças e a Casa das 11 janelas, utilizada como moeda de troca com o PV, uma legenda de aluguel, sempre a serviço dos eventuais inquilinos do poder estadual;

09. Mandar às favas os princípios constitucionais e avalizar a nomeação, para conselheiro do TCM, do advogado Daniel Lavareda, a despeito deste não ser auditor de carreira do Tribunal de Contas dos Municípios, conforme exigia a Constituição;

10. Investir pesadamente em propaganda enganosa, vendendo a imagem de um Pará que não corresponde ao Estado real;

11. Ter um secretário estadual de Comunicação inepto, e por isso incapaz de conviver com as críticas, e que, por apego ao cargo, como é próprio dos arrivistas, permanece silente sobre as denúncias de nepotismo na Imprensa Oficial, no clássico papel de vaca de presépio.

Vida de torcedor...

Iniciou ontem, com quatro jogos, a segunda fase do "Torneio de Férias de Futsal" com 14 times distribuídos em três chaves onde todos se enfrentam dentro dos seus grupos.

Um dos jogos mais esperados da noite foi o do Terremoto, que mesmo ganhando de 3 x 0 no primeiro tempo, permitiu a virada do adversário e sofreu para empatar em 4 x 4.

Mas futebol é assim mesmo, movido á emoção, do contrário, não teria graça...

Nova enquete

O blog está com uma nova enquete para sondar a opinião dos luziesnses e leitores sobre a onda assustadora de violência que tomou conta do município.

Como observamos ultimamente, nossa outrora pacata, Santa Luzia tem sido palco de assassinatos brutais, assaltos à luz do dia, ataques e roubos de veículos nas estradas e uma infinidade de acontecimentos contra pessoas, colocando-nos na rota da violência que tomou conta do estado nos últimos três anos, piorando ainda mais a imagem do Pará colocando-o no rank dos mais violentos da Federação.

A enquete está logo ao lado na aba direita do blog com cinco alternativas. Clique naquela que achar mais conveniente com a realidade e manifeste sua opinião, desde já obrigado pela visita e pela participação.

E não é que temos um padroeiro

Ontem de manhã quando assistia o Globo Rural, como de costume, vi uma reportagem mostrando uma festa do interior paulista em homenagem o padroiro dos agricultores e da boa colheita, "Santo Isidoro de Sevilha". Até aí tudo bem, por que certa vez li algo sobre esse tema, mas o que me chamou a atenção foi o final da reportagem, quando a reporter falou que o mesmo Santo Isidoro também é "Padroeiro dos Internautas", o que me deixou curioso e recorri à "net", é claro, para saber o por quê.

Eis o que encontrei:

"Isidoro de Sevilha, santo e doutor da Igreja, é considerado o protetor dos usuários de Internet e programadores de computador, segundo fontes do Vaticano".

Considerado um dos grandes eruditos e o primeiro dos grandes compiladores medievais, Isidoro de Sevilha influenciou largamente toda a produção intelectual na Espanha medieval - aglutinador de raças, educador da juventude, obra civilizadora.

Embora sendo um dos autores mais lidos e plagiados de seu tempo, esse grande Doutor da Igreja não teve um biógrafo contemporâneo. Assim, sua vida, além dos traços gerais conservados pela tradição, tem que ser adivinhada em seus inúmeros escritos. Acredita-se que Isidoro, que viveu no século VII, escreveu a primeira enciclopédia do mundo, a Etymologies, a qual inclui registros da medicina, matemática, história, agricultura, economia rural e teologia.

A primeira iniciativa relacionada à Internet do Vaticano ocorreu em 1996, com a criação do site oficial do Vaticano [www.vatican.va], o qual é usado para a publicação de milhares de documentos da Igreja Católica e dos discursos do Papa - já o Papa João Paulo II entrou no mundo virtual em 1998, quando mais de um bilhão de católicos ouviram suas rezas no site do Vaticano.

Futsal

A primeira fase do "Torneio de Férias de Futsal" encerrou ontem à noite com os quatro últimos jogos, os mais disputados dentro e fora da quadra, diga-se de passagem.

Logo mais às 9 hs, na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno, acontecerá o sorteio das chaves que vão compor a segunda fase do campeonato que será iniciado às 19 hs com quatro jogos.

A partir de agora, será a emoção contagiando equipes e torcidas no mais concorrido torneio de futsal do município.

Dia do amigo - por Marcos Costa [Marcos do Raul]

Amigo!

Amigo é aquele que dá um ombro amigo
Amigo é aquele que também dá puxão de orelha
Amigo é aquele que mesmo estando distante nunca esquece da gente
Que sempre quer nos vê contente
Que procurar nos ajudar.

Amigo é aquele que está pronto a sacrifícios pela amizade
Que elogia mesmo na derrota
Que sempre tem uma palavra amiga para nos dá.

Amigo vê beleza onde os outros vêem feiura
Vê força onde os outros vêem fraqueza
Vê sanidade onde os outros vêem loucura

Um grande abraço do amigo Marcos Costa, para todos os luzienses...

NOTA: Poesia enviada por Marcos Costa, popular Marcos do Raul Mota.

Violência aterroriza os luzienses

Santa Luzia está mergulhada numa nebulosa onda de violência que, infelizmente, parece ser um processo irreversível, entristecendo nossa, outrora pacata, cidade.

Agora à tarde, por volta das 16 hs, enquanto o sr. Waldir, assessor do deputado Adamor e esposo da "Neguinha da Gorete" conversava com o "Beto do Severiano" na sua frutaria, dois elementos armados desceram de um gol, o colocaram sob a mira de uma arma e roubaram seu carro fugindo em seguida. Ontem, mais ou menos às 19 hs, quando voltava de moto da comunidade do Muruteuasinho, o Ró [filho do saudoso Miro do velho Arthur e neto do também saudoso ex prefeito Juracy] foi atacado por um elemento armado de foice que não conseguiu roubar seu veículo, mas o feriu decepando dois dedos de uma das suas mãos.

É sob esse clima de extrema violência gratuita, que os luzienses vivem seus dias amendrontados, trancados em casa e com medo de percorrerem as redondezas do município sem saberem a que momento serão atacados por bandidos que aterrorizam essa pequena cidade de interior, mas com estatísticas de cidades grandes em relação à violência.

A que ponto chegamos?

O PT pensa que o povo é burro

Li agora a pouco uma carta do deputado Carlos Bordalo [PT], defendendo o governo desastroso de Ana Júlia, que o abriga, no tocante ao escândalo dos "kits escolares", que foram adquiridos sem licitação e superfaturados em R$ 7.000.000,00 [sete milhões de reais] beneficiando uma agência de publicidade ligada ao PT paraense.

O mais interessante é que a dita carta, apesar de longa, não tem conteúdo, é vazia nas suas justificativas e sem nexo com a realidade. Na missiva, o deputado, sem dizer "coisa com coisa" tenta justificar a roubalheira do PT no governo do estado jogando a culpa na oposição com aquele discurso, mais que ultrapassado, de que é vítima de setores da imprensa e que a oposição não gosta de pobre.

Deputado, o povo não é burro e já conhece o verdadeiro PT, o PT do mensalão, dos dossiês e dos kits escolares. Esse PT que chegou ao poder prometendo mudanças e um jeito novo de governar, na verdade é um grande engodo e se enrascou nas malhas da corrupção que é a sua verdadeira marca, mesmo assim ainda tenta desviar a atenção do povo com as bolsa-esmolas, mentiras e muita enrolação.

O interessante não é ler a dita carta que nada justifica, nada esclarece, apenas tenta enrolar os mais desatentos com um discurso de falso moralismo, mas ler os comentários deixados pelos leitores do blog da Franssinete Florezano que a publicou.

Olha, sempre gosto de comentar essas mentiras do PT postadas em alguns blogs, mas quando li os comentários deixados por outros leitores fiquei satisfeito, por que todos, sem exceção, escreveram exatamente o que eu e todo o povo paraense sabe e pensa sobre o PT.

NOTA: Para ler a carta do Bordalo e os comentários dos leitores clique aqui.

Curtas

Gincana

A grande campeã da "Gincana da Juventude", foi a equipe "Esperança" formada pela "Turma da Sorveteria". O coquetel de confraternização oferecido pela Paróquia de Santa Luzia aconteceu ontem à noite na Barraca da Santa, logo após a divulgação do resultado.

Gente da gente

Quem está de férias na cidade é o amigo Denor, residente em Manaus, que veio rever seus parentes e amigos e de quebra participar do "Torneio de Férias de Futsal", defendendo as "cores" de uma equipe.

De vagar, quase parando

É assim que está Capanema neste mês de julho. Quinta-feira, fui para o tradicional "Forrozão" e me deparei com o Sítio da Arena praticamente vazio sem a presença dos amigos assíduos frequentadores daquele ambiente. Detalhe, todo mundo resolveu "picar a mula" para o Sal deixando a Capital Paraense do Cimento, um deserto.

Carnabragança

Segundo amigos que caíram na folia este final de semana na Pérola do Caeté, a micareta mais famosa do nordeste paraense foi um sucesso. Os dois dias de carnaval fora de época foram insuficiente para gastar a energia do público que lotou o corredor da folia embalados pelos trios elétricos e as bandas Jeito Inocente, Sambauê e Jamil & uma Noites, a grande atração do evento.

Na City

As primas Regina [futura fisioterapeuta] e Samara [futura bio-médica] estão curtindo férias no aconchego das suas famílias depois de um semestre estressante na capital do Amazonas onde residem e estudam. Livres dos compromissos escolares as duas aproveitam para descansar e curtir a City na companhia dos amigos.

Sinceramente?

Não aguento mais esse puxassaquismo da mídia com Ronaldo e o Corínthians. Até parece que só existe o tal fenômeno de jogador e só o Alvi Negro merece ser campeão. Ninguém dá bola para a sensação do momento no Campeonato Brasileiro, o nanico time do interior paulista o Barueri, este sim, surpreende a cada jogo e de quebra tem um dos artilheiros da competição.

Salinas, ainda Salinas....

Salinas, o destino preferido de dez entre dez paraenses, tornam a praia do Atalaia o local mais badalado das férias de julho. Com cerca de 40 mil habitantes, a cidade de Salinópolis teve o final de semana mais movimentado da temporada, recebendo cerca de 150 mil pessoas que vieram curtir o sol forte e a badalação da praia mais famosa do estado.

Segundo informações da imprensa, foram mais de 360 ônibus que vieram do interior [incluindo Santa Luzia] e da capital, trazendo turistas para esse cantinho agradável do nordeste paraense com seus 31 graus de temperatura e sol à pino.

Agora pela manhã, o telejornal da Rede Globo, Bom Dia Brasil, exibiu uma reportagem sobre Salinas mostrando suas belezas e atrativos para os veranistas. O destaque ficou para o item que a torna "única no mundo": a permissão do tráfego de veículos na faixa de areia.

Twittando

O que famosos, artistas e afins escreveram nos seus twitters ultimamente:

01- Blog Kibe Louco: Pegar o máximo de dinheiro em um ambiente insalubre, cheio de ratos e cobras. O "Jogo Duro" poderia chamar-se "Senado".

02- Vic Pires Franco [Dem], deputado federal paraense: Zé Geraldo, aquele deputado que é simpático que nem um poste, tem mais chances de ser o candidato da kit governadora ao senado.

03- Hélio de la Peña, do Casseta & Planeta: amanhã entro com recurso no STJD. jogo do botafogo tem que acabar aos 40 de segundo tempo!

04- Revista Veja: Lula está com Collor e Sarney. E não abre. Leia aqui.

05- Portal de notícias G1: PT gaúcho indica ministro Tarso Genro como pré-candidato no RS. Leia aqui.

NOTA: Acompanhe o "Santa Luzia Online" e outros blogs paraenses no Twitter.

Vida de torcedor

No "Torneio de Férias de Futsal", estava torcendo por duas equipes formadas pelos amigos de baladas: o "Loukinhos" e o "Terremoto".

Como a primeira fase do campeonato é disputada no mata-mata, ou seja, perdeu está fora, o time do Loukinhos não passou pelo primeiro adversário na quarta-feira e está fora da disputa do título. Portanto a torcida agora fica para o Terremoto que venceu bem, por 2 x 1, seu adversário de sexta-feira e avançou para a segunda fase que começa amanhã.

Além da vitória do Terremoto, o que marcou a estreia da equipe no torneio foi a homenagem prestada pelos jogadores ao ex companheiro Kley, assassinado brutalmente mês passado, que em muitas ocasiões defendeu as cores da equipe amarela e preta. Com o patrocínio do empresário Edno Alves e ideia deste blog que vos escreve, os integrantes do Terremoto estenderam na quadra uma enorme faixa com a frase: "Kley, você estará presente eternamente em nossos corações!".

- Kley, fica com DEUS! Terremoto, avante!

De volta do Sal...

Depois de um final de semana inteirinho [desde sexta-feira] no Sal curtindo as coisas boas que aquele lugar, sagrado para os baladeiros nos proporciona, estou de volta a nossa querida Cidade Morena e á rotina do blog.

Na companhia dos amigos vereador Tião Oliveira [presidenta da Câmara Municipal], Paulo Monteiro, Fredson Costa, e suas respectivas famílias e mais outros amigos, estive na mais famosa faixa de areia atlântica paroara.

Como sempre, a badalada "Salinas" estava fervendo com gente, muita gente, vinda de todas as cidades do Pará, de outros estados, mas principalmente da capital. Parece que nessa época todo mundo sai dos grandes centros para se refugiar na, até então, bucólica Salinópolis que se transforma durante as altas temporadas, com o grande número de pessoas que se mudam para lá de "mala e cuia" em busca de algo para fazerem, e olha que opções não faltam.

A cidade e a praia estão um "caos", num bom sentido, com milhares de carros indo e vindo, provocando engarrafamentos dignos das metrópoles brasileiras, um "formigueiro" de pessoas transitando na Orla do Maçarico e praia do Atalaia e filas para tudo: entrar e sair na praia e na cidade, na padaria, nos postos de gasolina, nas barracas da praia, nas seletas boates que se instalam por lá nesse período, nas concorridas casas temáticas [especialidade dos endinheirados], e etc...

Mas isto é Salinas, no mês de julho. Se diferente fosse, não seria a Salinas que conhecemos e tanto gostamos.

Verão 40 graus

Mesmo fora da City no final de semana, fui informado de que o balneário do Tentugal bombou por conta da "programação de verão", patrocinada pela prefeitura e preparada especialmente para os luzienses assíduos frequentadores daquele trechinho do rio Caeté.

Na programação tinha de tudo: disputas de canoagem, futebol, vôlley, tacobol e muito mais. Quem participou, gostou e aprovou. Que venham mais iniciativas desse tipo para animar o pacato mês de férias de Santa Luzia...

No ar, a blogosfera paroara

O jornalista Carlos Mendes anunciou ontem em seu programa semanal, Jogo Aberto da rádio Tabjara FM 106,1, uma nova atração para a emissora. Vem aí o programa “Comando Blog” que vai tratar, é claro, desta mídia que caiu no gosto de todos – jornalistas com e sem diploma, principalmente.

O programa vai veicular as notícias, furos, debates, polêmicas e tudo o que se passa neste movimentado palco virtual.

E o que é melhor, terão vez não apenas os blogs da capital, mas qualquer um que mereça destaque para ser levado ao público.

Seja bem-vindo o programa.

Obs.: O poster acima é do blog Espaço Aberto.

Considerações sobre a gincana

Padre Elias, com quem tive a honra de almoçar hoje na residência do empresário Edno Alves, realmente é um homem surpreendente, realizador e dedicado ao seu ofício.

Juntamente com o Dj Judson, à frente da organização da "Gincana da Juventude", padre Elias prova que é muito mais que um evangelizador, é humano, um pastor próximo do seu rebanho com quem se identifica.

Devido a "Missa da Cura", realizada todas ás quintas-feira, as atividades da gincana que seriam realizadas hoje á noite na praça da Igreja Matriz, foram transferidas para o pátio do posto de gasolina do empresário Edno Alves no período da tarde de modo que não interferissem nos compromissos pastorais de padre Elias.

Como tarefas da gincana houve torneio de pipas, corrida de bicicleta, futebol feminino e disputa de corrida no saco. As equipes participantes do evento, fizeram a festa e de quebra arrastaram para o local centenas de expectadores e curiosos.

Besteirol

Pior que o futebol apresentado pela equipe "Loukinhos", time pelo qual eu torço/torcia, na abertura do "Torneio de Férias de Futsal" agora a pouco na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno, somente o discurso do vice-prefeito, Zaqueu, homem trabalhador, mas de notórias desqualificações intelectuais, que do alto do seu despreparo político, falou abobrinhas à vontade na cerimônia em que representou o apedeuta, não menos xucro intelectualmente, constrangendo todos os presentes que se sentiram obrigados a ouvirem um discurso vazio e sem nexo com a ocasião.

Segundo fontes do blog, foi um show com direito a gargalhadas dos presentes que nunca tinham ouvido tantas "besteiras" de uma só vez ditas por uma "autoridade", envergonhando as pessoas de bem que, infelizmente são obrigadas a aceitarem, por fraudes eleitorais, um troglodita no comando do município.

A que ponto o PT nos relegou....

Férias

A City está movimentada, movimentadíssima, eu diria. Na praça da Igreja Matriz padre Elias e Dj Judson comandam a "Gincana da Juventude - 2009" e na quadra de esportes da Florentina, a bola está rolando pelo "Campeonato de Férias de Futsal". Em ambos, a correria é grande, a gritaria também. Os dois eventos concentram um grande número de torcedores que aplaudem, vaiam e se divertem.

Assim está a City, agitada, com pessoas indo e vindo da praça para a escola, da escola para a praça movimentando, o geralmente calmo, centro da cidade.

São as férias escolares de julho mais movimentadas do que nunca em Santa Luzia do Pará...

Salinas vai ganhar aeroporto

A cidade de Salinópolis, que abriga a praia mais visitada do estado, vai ganhar um aeroporto, assim como mais 24 cidades brasileiras que receberão recursos, já liberados pelo Governo Federal, na ordem de R$ 62,5 milhões.

Os recursos, do Orçamento da União 2009, serão repassados aos estados até o final de setembro para a execussão das obras.

No Pará, além de Salinas apenas a cidade de Novo Progresso também foi contemplada com a construção de um aeroporto. Localizada às margens da BR-163 [Santarém-Cuiabá], Novo Progresso é servida atualmente por uma pista de pouso, em terra batida, para pequenas aeronaves.

Leia mais aqui.

A saúde em Santa Luzia está doente

Fontes do blog, informam que o único posto de saúde de Santa Luzia, o Sespa, que atende toda a população do município, principalmente a do interior, está em completa "pindaíba" faltando de tudo.

Apesar das centenas de propagandas e da gabolisse do PT, que espalha aos quatro cantos do mundo que a saúde no município está a mil maravilhas, a realidade encontrada pelas pessoas que procuram a Unidade Básica de Saúde é bem diferente da pintada pelos sugadores de recursos do município em seus discursos mentirosos.

Segundo relatos a este blogger que vos escreve, no "Sespa" não se encontra nem mesmo os itens mais básicos como soro fisiológico, gase, esparadrapo e anticépticos que os pacientes têm que comprar com seu suado dinheirinho, demonstrando o quadro de abandono e descaso da saúde no município patrocinados pela administração petista que não respeita a população, principalmente a parcela mais pobre, tratada com tanto desprezo.

Mas dinheiro para a saúde não falta. Todos os meses a União deposita religiosamente os recursos do FUS [Fundo Saúde] nos cofres da prefeitura. Mês passado o município recebeu R$ 91.199,06 [noventa e um mil, cento e noventa e nove reais e seis centavos] líquidos e este mês até hoje já tilintaram nas contas da prefeitura R$ 38.261,40 [trinta e oito mil, duzentos e sessenta e um reais e quarenta centavos] sem nenhum desconto.

Para onde estão indo esses recursos tão necessários para a saúde dos luzienses? A população precisa saber...

"Ilustres" veranistas...

Leitores anônimos do blog cobraram e registro. Na coluna "Curtas", citei apenas os vips que desembarcaram no Sal no último final de semana, o que, segundo os referidos leitores seria uma grande injustiça com os "luzienses comuns" [os populares farofeiros] que desembarcam dos ônibus e vans que tiveram como destino a aprazível "Salinas" nas frias madrugadas de sábado e domingo levando dezenas de pessoas e suas bagagens recheadas das mais saborosas iguarias da gastronomia caseira, digamos assim.

Pois, não, mesmo sem citar nomes aqui fica o registro da presença desses veranistas que sabem, mesmo sem os holofotes da "mídia", se divertir muitas vezes até mais que a gente. E no sábado, muitos luzienses anônimos lotaram as areias do Atalaia, se divertiram nas águas escuras dos lagos do famoso Morro da Coca-cola e degustaram seus quitutes levados de casa sem perder o charme. Portanto o que seria de Salinas sem os famosos farofeiros que fazem a festa na nossa mais famosa faixa de areia atlântica paroara?

Carnabragança 2009

Está chegando a hora da maior micareta do nordeste paraense, o "Carnabragança 2009" que acontecerá na cidade de Bragança, a Pérola do Caeté, no próximo final de semana com as presenças de grandes atrações musicais do cenário paraense e nacional.

Segundo informações de amigos que "flanam" por aquelas bandas, já está quase tudo pronto para a realização do evento, com venda de abadás em ritmo acelerado, trios circulando pelas ruas e infra-estrutura sendo montada na entrada da cidade que receberá centenas de turistas vindos de cidades vizinhas e da capital para caírem na folia fora de época.

A grande atração do Carnabragança 2009 é, sem dúvidas, a "Banda Jamil & uma noites" que promete esquentar ainda mais o verão bragantino. Para completar, as bandas "Sambauê", de São Luis do Maranhão, e o grupo paraense de pagodeiros, "Jeito Inocente", também fazem parte da programação. Já na sexta-feira, acontece o último "esquenta" da micareta na Podium Club com a banda de pagode, "Nosso Tom Elétrico".

SERVIÇOS:

01- Abadás
Cjuaçu: R$ 100,00
Jangada: R$ 100,00
VIP: R$ 120,00 [livre circulação no corredor da folia e boate do Carnabragança]

02- Camarotes
Primeiro andar: R$ 800,00 [doze pessoas]
Segundo andar: R$ 1.000,00 [doze pessoas]

03- Arquebancadas
Ingressos: R$ 10,00

04- Observações
Os ingressos da área VIP, não dão acesso aos camarotes.
Mais Informações pelo fone: [91] 3425-4847

FONTES: Portal Capanema e Portal Bragantino.

Veraneio

O balneário "Coração de Mãe", na comunidade do Muruteua, de propriedade do sr Valdeci e família está bombando nesse veraneio. Todos os domingos centenas de luzienses se dirigem ao local para curtir um pouquinho de sombra e água fresca, fresquinha, diga-se de passagem.

No último domingo, um torneio de volley disputado por duplas, movimentou o ambiente durante todo o dia. Devido a proximidade, o "Muruteua" [como é conhecido o balneário] tornou-se uma opção de excelente qualidade para os que preferem curtir o verão por aqui mesmo, sem a agitação das grandes praias oceânicas, como Salinas, por exemplo.

Um susto

Ufa, ontem levei um susto quando soube que meu parceiro Nenca [esposo da professora Juliana] tinha caído de moto ali pertinho cemitério. A preocupação se justifica, por que há uns quatro anos Nenca sofreu um acidente de moto de altíssima gravidade limitando partes do movimento de sua perna direita, mas recebi informações de que o acidente de ontem foi apenas um tombo sem gravidade.

Ainda bem que no momento da queda, o amigo Juninho Oliveira passava pelo local e preocupadíssimo ajudou Nenca a levantar. Meu amigo, cuidado...

Pé na estrada

No blog do Hiroshi Bogéa:

"Simão Jatene botou o pé na estrada, literalmente. Há dez dias, ele visita municípios do Sul e Sudeste, priorizando encontros com bases interioranas do PSDB e reuniões com lideranças de entidades de classe. Em Ourilândia e Xinguara, o ex-governador recebeu apelos para disputar novamente o governo.

Em Marabá, foi recebido pelo prefeito Maurino Magalhães [PR] e, num breve encontro na Expoama, discutiu a crise do setor com pecuaristas. Neste final de semana, Jatene amplia contatos em municípios localizados no entorno de Marabá".

Gincana agita o mês de férias.

Estive na praça agora à pouco para ver a primeira noite da "Gincana da Juventude - 2009" [organizada pelo padre Elias e pelo Dj Judson] cujo tema é "Sejamos construtores da paz" que está sendo disputada por duas equipes: "Equipe da Esperança" e "Equipe da Paz".

Como animador, padre Elias é um sucesso e consegue chamar a atenção dos jovens, que se empenham verdadeiramente no "espírito" da brincadeira transformando as noites do mês de férias em Santa Luzia.

De hoje até domingo, dia 19, quando será conhecida a equipe vencedora, durante um coquitel organizado especialmente para essa ocasião, o mês de julho da Cidade Morena, tradicionalmente monótono, nunca mais será o mesmo, especialmente para a juventude que ficava ociosa por todo esse período.

NOTA: Durante a semana serão postadas algumas fotos desse evento, que devem ser enviadas ao blog pelo nosso colaborador, Antonio Raimundo [Toba], técnico de comunicação da Paróquia de Santa Luzia.

O adeus à Juvênio de Arruda

A blogosfera paroara está órfã desde hoje à tarde quando partiu para o andar de cima, nosso companheiro de luta, Juvêncio de Arruda deixando uma lacuna que jamais será preenchida.

A blogosfera chora a morte do grande mestre, veja as notas de pesar nos blogs mais lidos do Pará:

Blog do Jeso:
01 - Ele nos deixou.
02- Governo lamenta morte de blogueiro.

Blog do CJK: Adeus Juvêncio.

Blog do Barata: LUTO – Descanse em paz, caro Juvêncio.

Alcinea Cavalcante [de Macapá]: Adeus, Juca!

Hiroshi Bogéa: Juvêncio, nossa saudade.

Espaço Aberto: Adeus, Juca!

Franssinete Florezano: Adeus, querido Juca.

Adeus ao grande mestre - a blogosfera paroara está de luto

Sinceramente estou incrédulo diante da tela do PC depois que li, nesse exato momento, no blog Espaço Aberto do jornalista Paulo Bemerguy. Juvêncio de Arruda, economista, cientista político e publicitário de 54 anos, pioneiro da blogosfera paroara e o grande mestre dessa nova lavra de blogeueiros, assim como este blogger que vos escreve, nos deixou às 14 horas e 15 minutos no hospital Porto Dias onde estava internado desde sexta-feira para cobater um fulminante câncer em um dos rins, detectado a pouco menos de um mês.

Juca, ou simplemente Juva, como o tratavam os amigos do mundo virtual, era editor, e dos bons, [diga-se de passagem] do blog 5ª Emenda, leitura cotidiana e obrigatória minha e de centenas de paraenses, ao longo dos últimos cinco anos, nos quais Juvêncio revolucionou a "imprensa informal" com sua ideias, muitas vezes polêmicas, mas de uma firmeza de caráter sem igual.

Nunca conversamos pessoalmente, mas sempre mantivemos contato muito próximo através da blogosfera desde quando enveredei por estas plagas a dois anos e passamos a trocar informações através das "caixinhas de comentários" do Quinta que sempre foi uma das minhas referências na hora de escrever e buscar informações sobre política, principalmente.

Mesmo não o conhecendo fisicamente, passei a admirá-lo pela sua inteligência que punha sempre um pouco de sarcasmo em tudo que escrevia, mas como muita seriedade em todos os seus posters. Se foi o grande mestre, e ficou sua obra, o 5ª Emenda e junto com ele o seu exemplo de retidão e persistência, mesmo diante das adversidades, como lhe ocorreram algumas vezes quando tentaram calar-lhe diante da insesatez de alguns homens públicos.

Juvêncio sempre foi um homem forte, mas infelizmente essa doença maldita conseguiu vencer o gigante das palavras, deixando órfã toda uma geração de blogueiros que sempre buscou a perfeição se espelhando no mestre que na solidão do teclado, muitas vezes alegrou nossos dias com sua forma única de comunicar-se, denunciou ao mundo as mazelas dessa sociedade injusta e jamais se calou diante dos poderosos.

Juca, amigo de lida, vai em paz! Que DEUS, nosso senhor receba sua alma de homem bom e conforte sua família. Aqui na Terra fica seu exemplo de grande profissional que fostes durante sua rápida passagem pelo mundo dos mortais...

Ilustre desconhecido

Ontem à tarde quando estava no bar-lounge Ponto Com Mix, curtindo o finalzinho de tarde de um domingo chuvoso na companhia de amigos, eis que um deles me pergunta:

- Rei, quem é Puty?

Claro que imediatamente liguei o nome à "figura", que em nada me agrada, diga-se de passagem, mas, de certo modo, assustei-me com a pergunta por que a juventude luziense praticamente desconhece o portador da cédula de identidade que assina com esse sobrenome, e retruquei:

- Por que? E obtive a seguinte resposta:

- Olha ali perto do posto [Posto Leiciane, antigo posto Selva] um outdor com os nomes "Cláudio Puty" e daquele cara do PT, Valdir Ganzer.

Imediatamente direcionei o olhar para o local e me deparei com um outdor branco, não lembro no momento falando sobre o quê, mas com os dois nomes "Claúdi Puty" e "Valdir Ganzer" em letras garrafais e bastante destacados na cor vermelha.

Expliquei ao amigo "interlocutor" que o tal Puty é o todo poderoso chefe da Casa Civil da governadora petista da "Terra de direitos" e postulante à uma das vagas a que o Pará tem direito na Câmara dos Deputados nas eleições de 2010. Já que estava com a "mão na massa" também expliquei que o Ganzer, de quem ele já ouvira falar, é deputado estadual pelo partido dos "cumpanhêros" licenciado para ocupar a Setrans [Secretaria Estadual de Transportes] no governo de Ana Júlia e de quebra colocar seu suplente, Airton Faleiro, na Alepa [Assembleia Legislativa do Pará] e assim engrossar as fileiras petista no legislativo estadual.

Dúvidas exclarecidas, vale registrar que o tal outdor que veio enfeiar, a não tão bela paisagem luziense, nada mais é que propaganda política para divulgar o nome do gângster petista que responde pela chefia da Casa civil do desastroso governo Ana Júlia. Atualmente essa figura é um célebre desconhecido para a maioria da população paraense, que sequer ouviu falar em tal pessoa, mas como a DS [Democracia Social - tendência minoritária do PT a qual pertencem Ana e Puty] quer conduzi-lo à Câmara dos deputados ano que vem, já está fazendo o trabalho formiguinha, característico dessa gente, para divulgar o máximo possível o nome do novo ungido, que se instalou no Palácio dos Despachos para protagonizar o mais notável caso de "pachequisse" do governo do PT que conduziu o Pará à falência em apenas três anos.

Se o PT fosse bom de governo como é expert em propaganda, o Brasil, o Pará e especialmente Santa Luzia do Pará não estariam falidos com seus recursos sugados por essa legenda que tem o poder como único objetivo.

Curtas

Gincana

Hoje às 20 hs, na praça da Igreja Matriz, acontecerá a abertura da "Gincana da Juventude" que vai até o dia 19.

Sal

Estive em Salinas no final de semana. As vias de acesso tanto á praia do Atalaia quanto à Salinólpolis, sede do município, estão nos "trinques" com buracos tapados, meios-fio pintados e vias completamente limpas. O que continua igual é o agito na nossa mais famosa faixa de areia atlântica que recebeu centenas de milhares de paraenses ávidos por um cantinho ao sol. Encontrei lá o presidente da Câmara, vereador Tião Oliveira [PR/G], e família que foi curtir os merecidos descansos do recesso parlamentar na companhia do amigo Paulo Monteiro [Paulo C. C.], assessor parlamentar do deputado Adamor Aires [PR/G-8], que, de óculos escuro e protetor solar, também resolveu desestressar no sal.

Aniversário

Aconteceu ontem na vizinha cidade de Cachoeira do Piriá, o aniversário do seu prefeito, Sr. Albenor Pontes [PMDB] que comemorou bem ao seu estilo: com uma grande festa popular reunindo autoridades, entre elas o deputado luziense Adamor Aires [PR/G-8] líder político da região, vereadores, secretários e seus correligionários num grande churrasco na praça principal da cidade.

Cidade Maravilhosa

Quem está curtindo as lindas paisagens do Rio de Janeiro é a professora Dôra Oliveira [Dôra Cardoso] que resolveu aproveitar as férias escolares na cidade do Cristo Redentor [uma das sete novas maravilhas do mundo] na companhia de familiares e amigos.

Festa

Aconteceu no final de semana o tradicionalíssimo "Festival do Caranguejo" na cidade de Quatipuru, onde a luziense Sueda Brito [PMDB] é a vice prefeita do município. Muitos luzienses, incluindo os familiares da vice prefeita, foram aproveitar o festival que tinha como atrações principais a aparelhagem Super Pop, a banda de forró Caviar com Rapadura e o sanfoneiro paraense Daniel do Acordeon. Tudo 0800 [ou seja de graça] rsrsr...

Na terrinha

Quem está curtindo o sol e as lindas paisagens cearenses é o meu parceiro Bereka com seu papai e sua mamãe que além de visitarem parentes no interior, vão dá uma esticadinha até à Capital do Sol, a querida Fortaleza...

Futebol

Daqui à pouco, precisamente às 10 hs, acontecerá na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno o sorteio das chaves dos times que participarão do Torneio de Férias de Futsal, patrocinado pela SEMED [Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município] que começará depois de amanhã, quarta-feira.

Violência

Ontem por volta do meio dia, um senhor residente na comunidade do Fuzil, que de motocicleta, se dirigia para sua residência foi alvejado por vários disparos no meio do ramal. Felizmente nenhum dos tiros atingiu o senhor que muito assustado registrou ocorrência na delegacia de polícia afirmando se tratar de uma tentativa de assalto. A que ponto chegamos...

Registro

Quem também desembarcou no sal no fim de semana foi o vereador Neguinho Côco, acompanhado da sua esposa professora Lusia Vanda, ex secretária de educação do município, filhos Nenem [com que encontrei na praia] e Norinha, que reside em Teresina, e está passando férias em Santa Luzia no aconchego da família.

PT.com

Depois que Lula, o presidente da marolinha, avisou que vai escrever colunas em jornais de grande circulação no país e editar um blog, agora é a vez da governadora da "Terra de direitos", também se aventurar nas plagas virtuais. Isso mesmo, Ana Júlia terá um blog todinho para chamar de seu.

Quanto as investidas de Lula no mundo das letras, as dúvida são as seguintes: Será que ele não irá borrar seus artigos de tinta na hora de assiná-los com o dedão? De que falará Lula em seu blog e artigos? Provavelmente dará dicas de viagens, mundo a fora, por que de turismo, nosso guia, entende tanto quanto de pinga.

Sobre o que escreverá Ana Júlia no seu blog? Por que se ela "blogar" da mesma forma que governa, com certeza, eis um desastre anunciado. Será que a governadora vai permitir comentários em seus posters? Seria bom que sim. Por que aí o povo terá a chance de dizer-lhe diretamente na "lata" como está o seu desastroso governo, que levou o Pará a falência em apenas três anos.

De qualquer forma vamos aguardar, por que a blogosfera paroara dá conta de que a página da governadora "popular e democrática" estará no ar este final de semana sob o link: www.blogdaanajulia.com.

Twittando

O que famosos, políticos e afins andam escrevendo nos seus twitters por aí:

Vanderlei Luxemburgo: "Só um doente mental compulsivo acredita que eu fiz uma declaração para provocar minha saída do Palmeiras".

Alvaro Dias [PSDB], senador paranaense: "A CPI da Petrobras é uma importante conquista. Vitória da oposição. Com ela, a jurisprudência que fortalece direito da minoria investigar o governo".

Danilo Gentili, do CQC: "Travesti que se envolveu em polêmica com Ronaldo morre em SP. Ronaldo não vai ao funeral por que ja enterrou antes".

Flexa Ribeiro [PSDB], senador paraense: "Não há alteração, ao contrario do que a governadora, de forma açodada e incompetente, alarmou os paraenses. Na TV enado passará ao vivo".

NOTA: Flexa Ribeiro está se referindo ao "engano", da governadora petista Ana Júlia Carepa sobre a troca da estrela do Pará, na bandeira brasileira.

Nota do Psol desmente a farsa de Ana Júlia

"- Portanto, crer que a governadora merece algum elogio por isso me parece um rematado absurdo. Bombas de gás, spray de pimenta, espancamento de trabalhadores em via pública, ameaça de desconto dos dias parados e cobrança de multas de valor elevadíssimo, eis o arsenal que o governo do PT mobilizou contra a categoria. Isso demonstra a índole autoritária e desrespeitosa que enodoa, de forma definitiva, o governo da aliança gerenciada, entre tapas e beijos, por Ana Julia e Jader Barbalho".

NOTA: Ontem o governo petista de Ana Júlia Carepa divulgou abissalmente que teria suspendido a multa cobrada do Sintepp pela abusividade da greve realizada no mês de maio, como forma de "aparecer bem na foto", mas o Psol desmascara o factóide criado pelo PT em nota enviada ao blog Espaço Aberto, editado pelo jornalista Paulo Bemergui. Leia a nota na íntegra aqui.

Curtíssimas

* Ontem à noite, como sempre acontece às quartas-feira, o bar-lounge Ponto Com Mix ficou lotado por fãs de futebol que foram torcer [e secar também] o Cruzeiro que disputa a final da "Copa Santander Libertadores da América" com o clube argentino Estudiantes de La Plata.

* Essa é para os amantes do "sertanejo universitário" e baladeiros de plantão. Amanhã na vizinha cidade de Capitão Poço, a Terra da Laranja, acontecerá um grande show da dupla Bruno & Marrone. Imperdível

Quem é esse garoto?

De vez em quando faço uma brincadeirinha aqui no blog, com fotos de amigos quando criança, para divertir e ao mesmo tempo testar o conhecimento dos leitores mais antenados.

Alguém aí se habilita em responder quem é o garotinho da foto? Atualmente é um rapagão "narigudo" [rsrsrs...], meu parceiro de baladas...

Se identificar, deixe sua resposta no mural de recados na aba direita do blog.

Forças ao grande mestre....

O Pará é um dos maiores celeiros da blogosfera brasileira, perdendo somente para o eixo RJ/SP em número de páginas que abordam política e variedades. Ao enveredar por esse caminho, tomei como parâmetro alguns blogs paroaras, os melhores por sinal, entre eles de modo especial o 5ª Emenda [um dos, senão, o mais lido do estado] editado pelo economista, cientista político e publicitário Juvêncio de Arruda, o Juca como é carinhosamente tratado pelos amigos.

Como o "Quinta" é uma das minhas leituras diárias e obrigatórias, estranhei ao perceber que desde o dia 27 de junho o "blog do Juca" não era atualizado causando muitas especulações entre blogueiros e afins. Até que ontem, li no Espaço Aberto do jornalista Paulo Bemerguy, que nosso querido companheiro de lida virtual está enfrentando uma das maiores batalhas da sua vida. Descobriu recentemente que está com um câncer em um dos rins e foi submetido a um rigoroso tratamento que lhe exige repouso absoluto, impossibilitando-lhe até mesmo de atualizar o blog, deixando uma grande lacuna no "jornalismo informal".

Daqui, do Santa Luzia Online, vai nossos votos de melhoras para o grande Juca, o grande amigo [virtual] que aqui conheci e aprendi a respeitar o seu trabalho tendo-o como uma das maiores referências.

Força Juca!... Você é forte e vai vencer mais essa batalha!...