Archive for Agosto 2009

Lula na rede

Lula, o gênio da raça, também caiu na rede, ou melhor dizendo, na blogosfera. Isso mesmo, o presidente agora tem um blog pra chamar de seu, não é que se chame blog do Lula, é o blog do Planalto [http://blog.planalto.gov.br/] por que é mantido com dinheiro público, ou seja com o meu, com o seu, com o nosso dinheirinho suado, por isso não poderia se chamar blog do Lula, seria dá bandeira demais.

O blog do Planalto vinha sendo anunciado há dias e entrou no ar hoje, recheado de matérias sobre o petróleo e o pré-sal, a nova bandeira eleitoral do presidente da marolinha, que adora discursar sobre esse tema. A esse respeito, Ancelmo Góes [famoso colunista de O Globo] disse que Lula está contando com o ovo no pré-sal da galinha, por propagandear que a exploração do petróleo no pré-sal vai alavancar o desenvolvimento do país.

Lula não vai escrever pessoalmente no blog que ficará sob a responsabilidade de uma equipe formada por técnicos de informática e jornalistas que o alimentarão seguindo orientações da assessoria de comunicação do Palácio do Planalto. Outro colunista famoso, que não me recordo o nome no momento, disse que Lula não escreveria no próprio blog, por que no computador não tem como assinar as postagens com polegar direito sujo de tinta.

Quanta maldade...

Honrando a camisa

O nanico clube santareno, o São Raimundo, é o único time paraense que está em atividade na temporada de 2009 participando de uma competição nacional, a série D do Campeonato Brasileiro.

E hoje à tarde jogando em casa, no estádio Colosso do Tapajós na linda cidade de Santarém, o São Raimundo deu um passo importante na competição ao golear por 4 x 1 a equipe do Cristal, do Amapá se classificando para as oitavas de final da série D.

Efeméride

A comunidade do Km 64, o velho Peritoró, do saudoso amigo Cecéu estava em festa, e festa grande por sinal, ontem no domingo, para comemorar o aniversário do Cruzeiro Esporte Clube, time que representa aquela comunidade no futebol luziense.

Muitos dos esportistas de Santa Luzia desembarcaram por lá. Não pude ir, mas agradeço aos muitos amigos que lá residem e convidaram esse blogger que vos escreve.

Gente da gente

Hoje um integrante vip da nossa confraria completa mais um ano de vida. Trata-se do meu amigo e parceiro Fredson Costa, que comemorará a data ao lado da sua linda família e dos muitos amigos que conquistou na City.
Logo mais estaremos na comunidade do Muruteua, mais precisamente no balneário Coração de Mãe, para bebemorarmos com Fredson e todos os membros da confraria.
NOTA: Os parabéns do blog também vão para outro amigo e membro da confraria que aniversaiou ontem, dia 31, o Erivaldo, [Cachorrinho para os íntimos], que como sempre não pagou nada, rsrsrs...
Aos dois, parabéns e vida longa!

O circo

Desde a estreia na última sexta-feira quando pousou por aqui para temporada de uma semana, que o circo cearense, "Circo do Palhaço Moranguinho", está fazendo sucesso, sempre de casa cheia todas as noites.

Ainda não fui, e acho que não irei, mas os amigos que estiveram por lá garantiram ao blogger que o espetáculo ótimo e vale à pena conferir, o problema é que os palhaços gostam de "avacalhar" com a plateia, como já fizeram com o Dj Judson e Kayk.

O que ele disse

"- Já tomei a decisão, vou sair do PT. Acho que o partido não tem mais espaço para o debate, para a militância mas vou sair depois que o prazo de filiação terminar, assim esvazio o ti-ti-ti de que serei candidato.

Não serei, não tem a mais remota possibilidade de ser candidato em 2010, meu compromisso é com meus colegas de categoria aqui no Sindicato.

- E mais, não vou entrar em partido algum."

Charles Alcântara, ex chefe da Casa Civil da governadora Ana Júlia Carepa [PT], confirmando sua saída do PT em entrevista ao blog do Bacana.

CPI da Pedofilia em Cametá

A Comissão Parlamentar de Inquérito [CPI], que apura crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adamor Aires [PR/G-8] desembarca nesta segunda-feira, 31, em Cametá.

Esta será a terceira vez que a CPI vai ao município. Os deputados que integram a comissão vão ouvir 8 pessoas, entre acusados e testemunhas em uma audiência que começará às 9h, na Câmara Municipal.

Em setembro, outros municípios também serão visitados pela CPI. São eles: Maracanã, Xinguara, Barcarena e Ponta de Pedras.

De Juninho Oliveira para seu pai, Mico.

Recebi e publico, o email enviado pelo amigo Juninho Oliveira:

Meu eterno pai, apesar de às vezes distante, sua imagem sempre está em mim. Caminhando ao seu lado lembro-me ainda pequeno, dando-me bons conselhos daquele seu “jeitão” sereno. Quantas vezes me pegou para explicar-me sobre a vida? E sempre ouvi os teus conselhos, sempre prestei muita atenção neles, porque sempre soube que tudo que você me diz sai desse seu coração enorme. Muitas vezes errei, juro que me enganei tentando fazer o certo, mas pode ter certeza que quando errei, foi porque não encontrei você por perto, meu velho. Algumas vezes me castigou com o coração apertado, eu sei disso. Hoje sei que tudo que fez foi pra que eu nunca seguisse pelo caminho errado.

É meu pai, quantas vezes viajamos juntos conversando sobre futebol, política e até negócios? Sempre falou comigo como se fossemos sócios. A gente passa horas conversando sobre tudo, e isso é minha escola. Todas às vezes que me chamas de “Junior velho do pai”, sinto-me orgulhoso de ser seu filho e meu coração bate forte, e mais forte ainda, quando o senhor fala pra todo mundo que sou um craque no futebol [se bem que é verdade he,he,he...]. Isso tudo é, e sempre será um barato pra mim, dentre tantas outras coisa que já passamos e vivemos juntos.

Meu pai! Eu poderia estender-me aqui, falando de você por horas, dias, meses e até anos à fio, e juro-te que durante todo esse tempo sempre encontraria muitas palavras bonitas pra falar de você. Sabes por que? Porque meu velho, eu te amo. Se hoje tenho valores, dignidade, e principalmente humildade, pode ter certeza que herdei tudo isso de você.

Pai, você sempre será meu herói pela vida inteira. Sei que em todos os momentos da minha vida, vou poder contar com você, com teu carinho. Isso faz de você o meu melhor Parceiro, o meu melhor amigo, meu companheiro de estrada. Pai, saibas que o meu maior orgulho é carregar o seu nome comigo, e orgulho maior, é saber que sou seu filho, meu PAI.

Obrigado, Aldemir da Conceição Aires Oliveira [MICO] por tudo, hoje e sempre.

Com carinho, de Aldemir Aires de Oliveira Júnior, [Juninho], para meu velho pai.

Curtindo a vida

Fonte fidedígna, amigo deste blogger e frequentador assíduo de um dos points mais badalados da capital paroara, o restaurante Parrilha que promove um dos mais famosos heppy hour da cidade, ligou para contar-me o seguinte:

- Semana passada, quando fazia um de suas visitas rotineiras ao Parrilha, eis que ele ver o inacreditável: um dos figurões petista de Santa Luzia, muito bem à vontade em uma das mesas nobres, servida do melhor que o restaurante oferece aos endinheirados que pousam por lá.

O rapaz que não é o apedeuta, nem o condestável, mas é muito bem casado estava acompanhado de uma loura, daquelas de parar o trânsito, que não era a sua esposa, mas fazia o papel da mesma ao trocar beijos apaixonados com o rapaz que lhe retribuía os afagos. E assim ficaram por muito tempo até saírem de mãos dadas e desaparecerem na imensidão da maior metrópole da Amazônia.


É meus amigos, dinheiro é bom e faz milagres, muda as pessoas e as fazem cometerem atos impensáveis para muitos.

Hoje, no "Jogo Aberto"

ANA JÚLIA FALA DE ELEIÇÃO NO "JOGO ABERTO"

A governadora Ana Júlia Carepa fala à Rádio Tabajara FM 106.1, neste sábado, de 2 às 4 da tarde no programa "Jogo Aberto", produzido e apresentado pelo jornalista Carlos Mendes com participação do também jornalista Francisco Sidou.

O assunto é a eleição de 2010. Com exclusividade, Ana Júlia diz como andam as articulações visanbdo reelegê-la e quem subirá em seu palanque. Ela também abordará a disputa das duas cadeiras no Senado e faz críticas aos três senadores que hoje representam o Pará.

O programa também vai falar do fenômeno bullyng - crianças ameaçadas e espancadas que vivem em constante estado de terror nas mãos de colegas dentro das escolas - e pedofilia, com o senador Magno Malta.

A campanha do programa continua: cadê o prefeito Duciomar Costa? Por onde anda? O que faz por Belém? Já se sabe, que nada ele anda fazendo. O "Jogo Aberto" pode ser ouvido, além do rádio e do celular, pela Internet, no endereço http://www.radiotabajara.com.br/.

NOTA: Programação enviada [via email] pelo jornalista e apresentador Carlos Mendes.

A molecagem da Cosanpa

Santa Luzia realmente é uma cidade sem sorte, onde o cidadão vive à mercê de problemas corriqueiros que tornam a vida difícil por aqui. Vejam bem, quando finalmente a Rede Celpa deu um tempo nas interrupções indesejáveis no fornecimento de energia elétrica a Cosanpa, tão péssima quanto a primeira, entrou em cena.

Desde ontem à tarde que as torneiras das residências da Cidade Morena estão literalmente na seca, e ninguém sabe o por que e até quando continuaremos nesse sofrimento, isso mesmo, sofrimento, para a população que passa o dia inteiro nas ruas de baldes nas mãos transportando água do poço do vizinho, quando se tem a sorte de ter um vizinho que tenha poço.

Isso é ou não é molecagem da Cosanpa?

Nomes

Alguns leitores, na verdade amigos luzienses que habitam em outras paragens, me perguntaram quem são as pessoas que integram a "nova" direção da escola Florentina Damasceno, para o Ensino Médio. Pois não, pergunta feita aqui no blog é pergunta respondida:

- Os membros eleitos para administrar a Florentina pelos próximos 2 anos são: Adelane - diretora e os vices Davi e Viviane.

Hoje tem espetáculo

Tem um circo na City. Não é uma coisa que se diga assim: - Que circo! Mas é um circo. Com palhaço, dançarinas e todas aquelas quinquilharias que um cirquinho de interior tem para divertir a gente.

Nos dias de hoje, circo de lona com palhaço e carro anunciando o espetáculo nas rua parece tão obsoleto. Quase ninguém mais dá importância à essas coisas que animaram minha geração, e olha que não não faz muito tempo, o problema é que a modernidade caminha na velocidade da luz.

Juíza mantém bloqueio dos bens da secretária de educação

A juíza Gleide Pereira de Moura, indeferiu o pedido de desbloqueio dos bens da secretária estadual de educação, Iracy Gallo, que além dos bens bloqueados está desembarcando do governo por conta do escândalo dos kits escolares, aqueles que o apedeuta e seus comparsas fizeram festa terça-feira para distribuir na escola Florentina Damasceno.

O bloqueio foi motivado pelo superfaturamento em 7 milhões de reais na aquisição dos kits e a falta de processo licitatório para contratação das empresas que realizaram o serviço, o que caracteriza crime de improbidade administrativa.

Mais um

O ex chefe da Casa Civil do governo petista de Ana Júlia Carepa e atual presidente do Sinditaf [Sindicato do Fisco Estadual do Para], Charles Alcântara, será o próximo a deixar o ninho petista nos próximos dias.

Segundo informações, Alcântara não ingressará em nenhum outro partido, pelo menos por enquanto, e credenciam o seu desembarque da legenda petista ao forte processo de desgaste movido contra ele com a intenção de desqualificá-lo enquanto liderança sindical de grande influência dentro do PT, vinculando-lhe a imagem de ressentido político por não ter conseguido se acomodar no governo Ana Júlia Carepa.

É meus amigos, de um em um, o PT vai esvaziando seus quadros históricos que ainda tinham compromissos com a ideologia do partido, esquecida pelos comandantes que abrigados no poder deram às mãos a figuras nada recomendáveis como Sarney, Renan e Jader.

Batendo perna

Uma galera paroara liderada pelo secretário de Meio Ambiente de Belém, Zé Carlos Lima, vai bater ponto em São Paulo no próximo domingo 30, para prestigiar a filiação da senadora acriana, Marina Silva, na legenda "verde" pela qual deve concorrer à presidência da república nas próximas eleições.

O PV, vai transmitir ao vivo a cerimônia de filiação de Marina através da sua página www.pv.org.br, pela web Tv.

Estão metendo a mão

Caros leitores, a qualquer momento teremos algumas revelações sobre certos atos de má versação do dinheiro público patrocinados pela administração petista de Santa Luzia.

Estamos apenas na dependência de envio do material pela fonte que já tem praticamente tudo em mãos, mas por questão de credibilidade, prefere aguardar um pouco mais para colher todas as informações à respeito do desvio e mostrar tudo de uma vez só.

Em breve, muito breve, aguardem.

No blg do Vic - pesquisa IBOPE com intenções de votos para governador

1º Cenário: Com o deputado federal Jader Barbalho [PMDB], a governadora Ana Júlia Carepa [PT] a ex vice governadora Valéria Pires Franco [DEM], o ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues [PSOL], o atual prefeito de Belém, Duciomar Costa [PTB] e o senador Mário Couto [PSDB].2º Cenário: Sai Jader Barbalho e entra o ex-deputado federal José Priante pelo PMDB.

3º Cenário: Com Jader Barbalho [PMDB], Ana Júlia [PT], Edmilson Rodrigues [PSOL], Valéria Pires Franco [DEM], Duciomar Costa [PTB] e o ex governador Simão Jatene substituindo o senador Mário Couto pelo PSDB.
4º Cenário: Com Ana Júlia [PT], Simão Jatene [PSDB], Valéria Pires Franco [DEM], Edmilson Rodrigues [PSOL, José Priante [PMDB] e Duciomar Costa [PTB].
5º Cenário: Com o PMDB sem candidato mas apoiando a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa [PT].
6º Cenário: O PMDB sem candidato apoiando o ex governador Simão Jatene [PSDB].
Índices de rejeição e aceitação dos possíveis candidatos

NOTA: A sondagem foi contratada pelo DEM e está sendo divulgada com exclusividade, desde ontem, pelo blog do Vic. Foram entrevistadas 700 pessoas, em todas as regiões paraenses. A margem de erro é de 4%.

Cursinhos públicos

Foi aprovado hoje na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, projeto que prevê a oferta de cursinhos pré-vestibular gratuitos através de escolas de Ensino Médio da rede pública.

De autoria do senador paraense Flexa Ribeiro [PSDB], o projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Efraim Moraes [DEM-PB] e foi aprovado como o PLS 70/09 em caráter terminativo seguindo agora para apreciação da Câmara dos Deputados. A matéria teve apenas dois votos contrários: dos senadores João Pedro [PT-AM] e Ideli Salvatti [PT-SC].

E o PT ainda diz na maior cara-de-pau que luta por justiça social, educação de qualidade para todos e defende as minorias. E o que é pior, os petistas afirmam em seus discursos demagógicos, que o PSDB tem raiva de pobre. Agora, com esta atitude os senadores petistas deixaram bem claro quem é que não gosta de pobre, o próprio PT que foi contra o projeto do senador Flexa Ribeiro que beneficiará os alunos [filhos de pobres] que estudam nas escola públicas.

Seduc - troca de comando

No Diário do Pará:

O governo vai mudar o comando da educação no Pará. Envolvida no escândalo dos kits escolares, a atual secretária de educação, Iracy Gallo, vai deixar o cargo até o final desta semana, segundo informou o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Airton Faleiro, durante entrevista coletiva.

Em seu lugar, entrará a professora da Universidade Federal do Pará [UFPA], Socorro Coelho, indicada pelo deputado federal Paulo Rocha.

O nome foi confirmado por fontes do governo e do Partido dos Trabalhadores [PT] e a mudança será sacramentada na próxima sexta-feira, quando o deputado federal estará em Belém para bater o martelo.

A saída de Iracy Gallo do governo terá a dupla missão de acalmar o ânimo da oposição e de lideranças do próprio PT, que vinham pedindo o afastamento da titular da Seduc até o final das investigações sobre a confecção dos kits [caso da líder da bancada do PT na Assembleia, deputada Regina Barata] ao mesmo tempo em que cederá espaço nobre para a tendência Unidade na Luta, que tem Rocha com uma das principais lideranças no Estado. O deputado é o pré-candidato petista ao Senado.

Vote na enquete

Nos últimos meses, um dos temas mais abordados aqui no blog, foi a violência assustadora que tomou conta de Santa Luzia, com o aumento de assaltos, brigas e homicídios.

No início do mês foi disponibilizada uma enquete para conhecer a opinião dos visitantes sobre a responsabilidade do crescimento da violência no município, e como estamos chegando ao fim do mês, a referida enquete, que será encerrada no dia 31, também está chegando ao fim.

Portanto, você leitor amigo, que ainda não expressou sua opinião sobre o assunto, faça isso agora. Vote em uma das alternativas da enquete que está na aba direita do blog, logo abaixo do contador de visitas.

Eleições

Hoje acontecem as eleições, diretas e paritárias, para a escolha da "nova" direção da escola Florentina Damasceno, para o Ensino Médio.

O escrutínio será realizado na própria escola durante os três turnos, manhã, tarde e noite, estando aptos à votarem todos os alunos, professores e funcionários estaduais que trabalham na referida escola, desde que estejam previamente inscritos.

Não haverá nenhuma surpresa quanto ao vencedor, já que uma única chapa se inscreveu para disputar o pleito. Portanto, para que se eleja, basta conseguir a maioria simples dos votos válidos, ou seja 50+1%.

Na verdade, o ato está mais para um plebiscito do que para uma eleição, por que, o que se está fazendo é uma consulta para referendar a chapa junto à comunidade escolar de modo que esta tenha legitimidade para desempenhar suas funções.

Ainda os kits escolares - aqueles superfaturados em 7 milhões de reais

Me perguntaram quem mais, além dos citados no poster Kits escolares, estavam na festinha mixuruca que os petistas quiseram que fosse um grande evento, na entrega dos famosos kits escolares.

É claro que o condestável da administração petista, estava. E como poderia deixar de está? Se ele, e ninguém mais que ele é o todo poderoso do momento com aspirações políticas futuras, tanto que para isso vem promovendo razias nos "cumpanhêrus" que se atrevem confrontá-lo.

Tinha mais gente, gente miúda por sinal. Mas tinha! Todos eufóricos e trajando roupas de domingo para aparecerem bem na foto. E o iracundo, aquele cujo nome não pode ser pronunciado? Não foi visto por lá, não. Talvez sua presença não fosse necessária por que o titular estava fazendo as honras da casa.

Com a presença do rei, do condestável e da plebe, uma ausência não foi sentida: a do bobo da corte. Acho que sua falta não foi muito notada, por que todos estavam felizes, e como estavam, pareciam até pinto no lixo.

No blog do Vic - pesquisa IBOPE com a intenção de votos para o senado

Cenário I - Jader Barbalho [deputado federal e presidente estadual do PMDB], Valéria Pires Franco [DEM - ex vice governadora], Paulo Rocha [deputado federal do PT], Anivaldo Vale [vice-prefeito de Belém, presidente regional do PR e ex-deputado federal pelo PSDB], José Nery [senador pelo PSOL] e Flexa Ribeiro [senador pelo PSDB].Cenário II - Com a substituição de Anivaldo Vale [PR] pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa [PTB], entre os possíveis candidatos ao Senado, pelo Pará, em 2010.

Cenário III - Com Jader [PMDB], Valéria [DEM], Paulo Rocha [PT], Duciomar [PTB], José Nery [PSOL] e o ex governador Simão Jatene [PSDB].

NOTA: A sondagem foi contratada pelo DEM e está sendo divulgada com exclusividade, desde ontem, pelo blog do Vic. Foram entrevistadas 700 pessoas, em todas as regiões paraenses. A margem de erro é de 4%.

Indicação

O blog da escola Florentina Damasceno, do qual também sou editor juntamente com a competentíssima professora Rórima Diana, foi indicado pelo NTE [Núcleo de Tecnologia Educacional], seção Bragança, à concorrer ao prêmio de melhor blog educacional com os demais municípios que integram a jurisdição do NTE/Bragança com o intuito de fomentar o uso dos computadores e das ferramentas disponíveis na web para divulgar, produzir e socializar conhecimentos dentro e fora do espaço escolar nos referidos municípios.

O concurso de blogs envolverá gestores de escolas e UREs [Unidades Regionais de Educação], técnicos, coordenadores das salas de informática, professores, alunos e a comunidade escolar em geral.

NOTA: Os municípios que fazem parte do NTE/Bragança, são: Augusto Correia, Bragança, Viseu, Cachoeira do Piriá, Capanema, Santa Luzia do Pará, Ourém, Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Tracuateua, Ipixuna do Pará, Paragominas, Primavera, Quatipuru, Salinopolis, Nova Timboeteua , Peixe-boi, São João de Pirabas, Dom Eliseu e Ulianópolis.

Kits escolares

Está acontecendo neste momento a cerimônia de entrega dos Kits escolares para os alunos do Ensino Médio da escola Florentina Damasceno. Vocês lembram dos tais kits, aqueles superfaturados em R$ 7.000.000,00 [sete milhões de reais] que estão com os valores sendo questionados na justiça que bloqueou os bens da secretária estadual de educação, Iracy Gallo, e de mais nove empresários envolvidos no esquema.

Está presente o deputado estadual licenciado e secretário de transportes do estado, Valdir Ganzer, que aproveitou o seu discurso para se promover afirmando que enviou recursos para a prefeitura no período chuvoso para que esta recuperasse os ramais que dão acesso à Santa Luzia, o que não aconteceu, e mais uma cambada de petistas que vivem à sombra do poder e às custas dos recursos municipais assim como o apedeuta, o timoneiro dos desvios, que em seu discurso vazio e cheio de inverdades foi ovacionado com um sonoro vaia quando não acertou falar o nome de um "cumpanhêro" que fazia parte da comitiva.

Mesmo assim os malsinados petistas comemoram, soltam pistolas e se animam com um evento tão pífio quanto o desempenho de suas administrações [estadual e municipal], que enlameadas pela corrupção, usam essas estratégias para confundir o povo já de olho em 2010, quando mais uma vez tentarão, com suas mentiras e falsas promessas, se abrigar no poder para continuarem suas práticas nada recomendáveis à frente do erário.

Àquele abraço

Aos nossos fiéis leitores que nos brindam diariamente com suas visitas e comentários:

01- Ex prefeito Mico, que justificou sua ausência [via mural de recados, faltas não justificadas geram processos no Conselho de Ética] no happy hour mais famoso da City, a Sexta do Charque, por está com virose. Saúde, chefe!

02- Engenheiro agrônomo, Adônis Saldanha que lá da linda cidade de Lavras [MG] nos acompanha cotidianamente.

03- Márcio Santos, que está sempre antenado com o blog colaborando com o envio da agenda de eventos da Paróquia de Santa Luzia.

04- Mitinho, que lá da nossa linda capital nos honra com suas visitas e comentários.

05- Professora Lidiana Melvile, ligadadíssima no blog e colaborando com seus emails sempre que necessário.

O salvador da pátria

O São Raimundo, ou Pantera Negra, como é conhecido o clube santareno, o único representante do Pará numa competição nacional avançou para a 3ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro no último domingo quando derrotou o Gênus [RO] por 2 x 0.

O próximo adversário do São Raimundo é o Cristal [AP] e ontem a CBF fez o sorteio para definir os mandos de campo dos jogos da terceira fase da Série D 2009.

Pelo sorteio, o primeiro jogo entre São Raimundo [PA] e Cristal [AP] será no estádio Barbalhão, em Santarém, no próximo domingo, dia 30.

Exclusivo - no blog do Vic

Pesquisa divulgada pelo deputado federal Vic Pires Franco [DEM] em seu blog, encomendada pelo Democratas ao Ibope que a realizou entre os dia 13 e 17 deste mês avaliando o desempenho da governadora Ana Júlia Carepa no comando do estado.

Segundo o Ibope, a governadora petista do Pará emplaca nada menos que 59% de reprovação. Além disso 47% dos entrevistados avaliaram sua administração como ruim/péssima e outros 31% como regular. Apenas 20% consideraram seu governo ótimo ou bom.

NOTA: Leia mais aqui.

No ar: o blog do Vic

Já estar no ar o blog mais esperado do ano. O blog do deputado federal paraense Vic Pires Franco, anunciado desde meados de junho, com a promessa de abalar a estruturas politicas do estado.

Caiu na rede a pouco menos de uma hora, e agora que estou lendo os posters, mas confesso que está extraordinário com excelentes matérias politicas.

Acesse o blog do Vic: www.vic.blog.br.

O poder que controla a mente

Recebi e publico o email abaixo:

O discurso controla mentes e mentes controlam ações, isso significa, que para aqueles que estão no poder é crucial controlar, em primeiro lugar, o discurso para assim manipular e doutrinar a desinformação que resultam em desigualdade e injustiça social, que muitas vezes são impostas a sua vontade sobre a do outro.

Facilmente identificamos em nosso meio pessoas que buscam manipular opiniões, exatamente por saberem que uma grande maioria das pessoas ao seu redor não tem acesso as informações, desta forma aproveitam-se, dizem e fazem o que querem, é importante aclararmos as dúvidas e ganhamos plena transparência, o que redundará em avanço na liberdade de opiniões.

Nós educadores temos que ter plena consciência da amplitude do nosso saber e perceber a necessidade de estarmos bem informados para não nos deixarmos manipular por aqueles que buscam ludibriar colegas em situações oportunas e distorcer informações.

Educador seja um desbravador do conhecimento e não se deixe enganar!

PS: Acesse o site do MEC e busque você mesmo as informações.

Professora Lidiana.

Na Florentina

Amanhã serão realizadas as provas da 1ª fase da OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas] em todo o país, e as escolas das redes Estadual e Municipal de Santa Luzia participarão com um alto índice de alunos inscritos, segundo a coordenação da OBMEP, no município.

E logo mais à tarde acontecerá o cerimonial de entrega dos kits escolares [aqueles que a governadora superfaturou] para todos os alunos do Ensino Médio que na quarta-feira estarão escolhendo sua "nova" direção através do voto direto e paritário juntamente com os servidores do estado que prestam serviço na escola Florentina Damasceno.

Edilza Fontes implanta campus da UFPA em Capanema

No blog Espaço Aberto, sob o título acima:

A professora Edilza Fontes é a coordenadora pro tempore da implantação do campus da Universidade Federal do Pará [UFPA] no município de Capanema, nordeste do Pará, autorizada por ato de nomeação assinado pelo reitor Carlos Maneschy, publicado semana passada no Diário Oficial da União.

Edilza tem mestrado e doutorado pela Unicamp [Universidade de Campinas], é professora concursada da UFPA desde 1885 e já ocupou vários cargos públicos, entre eles os de secretária de cultura na administração Edmilson Rodrigues na prefeitura de Belém [quando ele ainda era do PT] e o de diretora da Escola de Governo do Pará, no governo Ana Júlia Carepa, de onde saiu recentemente.

Os rounds regionais entre PMDB e PT

Na coluna "Holofote", da revista Veja, edição desta semana:

O deputado Jader Barbalho é candidato ao governo do Pará pelo PMDB. Pois é, depois de ter sido preso e obrigado a renunciar ao Senado há oito anos por causa de denúncias de corrupção, ele quer voltar ao time principal da política.

Comunicada ao Planalto, a decisão de Jader é um obstáculo à candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Isso porque, para apoiá-la, o paraense exige que a governadora petista Ana Júlia Carepa desista da reeleição.

Há mais e novas rusgas entre o PT e o PMDB. Em Goiás, o peemedebista Íris Rezende está enfurecido porque Lula lançou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao governo local. No Paraná, o governador Roberto Requião vetou o candidato do Planalto, Osmar Dias [PDT]. A aliança já malogrou na Bahia e corre o mesmo risco em Minas Gerais.

Ementa

Mês passado publiquei o pôster, "Um pouco da nossa história" mostrando o processo nº 44/89, de autoria da então deputada Maria de Nazaré Barbosa, sancionado com a lei nº 5.688 de 13/12/1991 que elevou Santa Luzia à categoria de município.

Sabemos que a então deputada Maria de Nazaré Barbosa foi uma das entusiastas da causa luziense abraçando a luta de transformar Santa Luzia em município, conseguindo esse feito com a aprovação do seu projeto [citado acima] no plenário da Assembleia Legislativa, tornando-se a madrinha do jovem município.

De acordo com registros no TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] da historiadora e professora Maria do Socorro Castelo Branco Barros, o prefeito de Ourém naquela época Raul Mota Costa [morador de Santa Luzia] declarou o seguinte:

"Tivemos como grande colaboradora a deputada Maria de Nazaré que sempre esteve à frente da nossa luta na Assembleia Legislativa e se empenhou muito no processo de emancipação de Santa Luzia. Foi fundamental o seu empenho na autoria e aprovação do projeto de lei que criou o município de Santa Luzia".

Quanta diferença

Quando a propriedade do seu Heleno foi invadida no início do ano, a coordenação do movimento que deu origem ao bairro da "Favelinha" afirmou que os invasores eram pessoas que não tinham onde morar, daí a justificativa para a invasão.

Dia desses estava de bobeira na rua com um amigo, então resolvemos dá uma volta por lá para conhecer melhor o bairro. Tal foi minha surpresa, pensei que encontraria casas modestas e até barracos como é típico desses locais, mas que nada. A área está repleta de construções suntuosas e casarões em fase de acabamento que em nada lembram moradores sem teto, mas pessoas de alto poder aquisitivo, salvo raras excessões.

Daí duas conclusões podem ser tiradas: os populares que invadiram a propriedade foram usados por outras pessoas que tinham interesse na área ou usaram a propriedade para fins comerciais, ou seja, invadiram e depois venderam os lotes para pessoas abastadas, como denuncia a maioria das construções no local.

É inacreditável

Acreditem se quiser, mas é a mais pura verdade. Semana passada uma escola da Rede Municipal de Santa Luzia, serviu para os alunos banana com farinha na merenda escolar.

Para quem criticava, quando oposição, o charque frito com baião que faziam parte do cardápio da merenda escolar de administrações passadas, banana com farinha é muito pior, não acham?

E o mais engraçado é que dizem está valorizando o produtor rural com essa atitude. Tudo bem, mas para valorizar o trabalhador do campo é preciso sacrificar as crianças? Cadê os defensores da educação que no passado não saíam das ruas com suas greves, esticavam faixas com frases de efeito por toda cidade e imprimiam mensalmente os extratos do Banco do Brasil com o registro da entrada de recursos no município para pregar nas paredes das escolas?

Ninguém faz barulho por que os defensores de antigamente são os poderosos de hoje abrigados sob a égide do poder municipal de onde comandam com mão de ferro, diga-se de passagem, a caótica administração petista.

O todo poderoso

Sinceramente, tem coisas que acontecem em Santa Luzia que não dá para acreditar, mas é pura verdade. Fonte fidedígna, com trânsito livre na sociedade e principalmente no meio político, me contou essa:

"Semana passada, a maior eminência parda da administração petista, que quando citada aqui no blog é chamada de primeiro-ministro, devido sua grande influência no governo do PT, resolveu cortar o cabelo na barbearia mais famosa da cidade.

Estacionou em frente a dita barbearia, baixou um pouquinho só o vidro do seu refrigerado possante, comprado após sua ascensão financeira repentina é claro, e perguntou ao barbeiro se tinha muitos clientes. O barbeiro respondeu que só tinha aquele que estava na cadeira.

Aí, o poderoso cliente solicitou ao barbeiro que terminasse logo o serviço para atendê-lo, mas com uma condição: que fechasse toda a barbearia de modo que ninguém o importunasse, pois não admitia a presença de outras pessoas no local enquanto ele estivesse por lá.

E assim foi feito. A barbearia foi esvaziada e reservada somente para o atender o agora endinheirado luziense, que há quatro anos atrás andava de bicicleta, e agora não se mistura mais com o povo que sofre com o caos administrativo enquanto essa gente desfruta de uma vida luxuosa às custas dos recursos municipais".

Belém entrando no clima do Círio

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada, ontem pela manhã, ao escritório central da Unimed Belém, para a primeira visita das 110 programadas para a comunidade católica da Grande Belém, um dia após a Missa do Mandato, que abriu anteontem a programação do Círio 2009.

A chegada da imagem à sede da Unimed, na rua Manoel Barata com a Rui Barbosa, no bairro do Reduto, foi marcada pela emoção de dirigentes e funcionários da empresa, que, ao lado da Diretoria da Festa de Nazaré e de membros da Guarda da Santas, receberam o símbolo maior do Círio, que este ano terá cerca de oito mil flores nas cores branca e cor-de-rosa na berlinda.

Ao se dirigir aos presentes na cerimônia religiosa, no auditório do escritório central da Unimed Belém, o padre Francisco Silva, religioso da comunidade barnabita em Roma que se encontra em Belém para a programação do Círio 2009, enfatizou a atitude de Jesus Cristo como o grande médico da humanidade, por buscar sempre o atendimento dos necessitados de cura para seus sofrimentos do corpo e da alma, numa alusão direta aos profissionais de saúde.

FONTE: Amazônia Jornal

Pará vai ganhar novo município

Isso mesmo, em breva não serão mais 143, mas 144 municípios paraenses, por que o distrito santareno de Mojuí dos Campos que realizou dois plebiscitos [1995 e 1999], até então não homologados pelo TSE será emancipado por que o tribunal reviu sua posição e validou os dois referendos onde mais de 84% da população de Mojuí dos Campos disse sim à emancipação.

O novo município já nasce com mais de 32 mil habitantes, um montão de problemas e uma acirrada disputa pelo seu comando entre o PT [prefeita Maria do Carmo] e o DEM [deputado federal Lira Maia] que vão brigar para emplacar seus comandados na prefeitura nas próximas eleições.

Mais informações aqui.

Hoje, no "Jogo Aberto"

O senador Flexa Ribeiro [PSDB] é a atração ao vivo deste sábado do programa “Jogo Aberto”, apresentado pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou na rádio Tabajara FM 106.1 de 2 às 4 da tarde. O líder tucano vai abordar o caos na saúde pública paraense, com o sucateamento dos hospitais regionais, Santa Casa e Ophir Loyola, além da segurança pública e a falta de aparelhamento da Polícia Militar.

Flexa promete fazer revelações sobre a desapropriação, pelo Estado, de área onde a Vale construirá uma siderúrgica, em Marabá. Kits escolares, eleições de 2010 e possíveis alianças do PSDB com outros partidos também serão debatidos. A privatização da Cosanpa pelo governo de Duciomar Costa- o prefeito que abandonou Belém, depois de reeleito, para sair candidato ao Senado ano que vem- é outro assunto do programa.

Estarão nos estúdios da emissora o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Ronaldo Romeiro, e o secretário de saneamento da entidade, Pedro Góes. O “Jogo Aberto” pode ser sintonizado no rádio, no celular ou pela Internet, no endereço www.radiotabajara.com.br. Os ouvintes poderão fazer perguntas ao vivo aos entrevistados pelo telefone [91] 3226-0245 ou pelo e-mail radiotabajarafm@hotmail.com.

NOTA: Programação enviada [via email] pelo jornalista e apresentador Carlos Mendes.

Programação da Paróquia

Recebi [via mural de recados] e publico, a programação da Paróquia de Santa Luzia, para o próximo final de semana.

Sábado - 29/08
Show vocacional
Início: às 19:00 hs
Local: Salão Paroquial
Animação: Ministério de Música Shalon
Participação especial:Paulo Uchôa [voz e violão]
Palestra: Pe. Raimundo Elias e Ir. Maria do Carmo
Org: Pastoral Catequética - Paróquia de Santa Luzia
Obs.: Entrada franca

NOTA: Programação enviada por Márcio Santos.

Discussões acaloradas

Ontem o bicho pegou lá pelas bandas do SINTEPP, numa reunião entre a coordenação do sindicato e a secretária de educação.

À certa altura do campeonato, os ânimos entre um professora e a secretária esquentaram, o nível desceu e o que se sucedeu foi um festival de acusações com direito a dedo na cara e berros, muitos berros. Mas a professora não se intimidou, partiu pra cima e falou poucas e boas, mas muito boas verdades sobre a perseguição de que é vítima pelo simples fato de ser oposição ao governo petista.

É o caos

Recebi a informação de que segunda-feira pela manhã, aproximadamente 20 vigilantes municipais estiveram no Fórum com a intenção de acionar o MP [Ministério Público] para que este tome providências contra a administração municipal [administração do PT] que não os paga há 3 meses.

Quanta sacanagem hein senhor prefeito? Enquanto a violência domina assustadoramente a cidade com assaltos, roubos e homicídios, os poucos vigias que ainda restam na prefeitura estão sem receber salários há três meses. E o que é pior, o cidadão luziense pagador de impostos e tarifa de iluminação pública, para se proteger, está pagando segurança particular para vigiar as ruas durante a noite e só assim dormir sossegado sem o risco de ter sua residência invadida por marginais.

Carta do leitor

Recebi e publico o email abaixo:

Querido amigo, pedimos a sua colaboração para informar ao povo luziense a grande falta de respeito que vem assolando o município, pois a Secretaria Municipal de Educação não informou a pré-inscrição dos professores contrários ao governo do PT para o Mec.

Veja como era simples: o professor efetivo e atuante faz sua pré-inscrição na Plataforma Freire no site do Mec, acompanha todo processo pelo seu cadastro e a partir daí o Mec informa para a secretária de educação o nome de todos os pré-inscritos que por sua vez autoriza o nome de quem vai, ou não, cursar uma das graduações.

Portanto, não é o Mec quem escolhe o candidato, ele apenas valida a sua inscrição de acordo com a confirmação dos professores e o aval da secretária de educação.

Abraços
Professoras injustiçadas.

Novo velho point

Os luzienses realmente são criativos e gostam de "inovar" sempre. O point mais badalado das noites do meio da semana não é a lanchonete Macaxeira's nem o bar-lounge Ponto com Mix, mas o bar do Edineilson [Gordinho do Enevaldo] que fica lotado por aqueles que se dão ao luxo de poderem "tomar umas" [gíria de bar] em plena semana de trabalho, diferentemente deste blogger que morre de inveja desses amigos.

- Mas pudera, o bar é perto da movimentação da praça, tem um churrasquinho [tira-gosto] saboroso e o dono do bar é gente boa pra caramba!

- Ah, desculpem! Ia esquecendo do principal: tem uma cerveja geladíssima também. Rsrsrs...

Durma-se com um barulho desses

Marina Silva é o assunto mais comentado da mídia no momento, não só na brasileira, mas na internacional principalmente. O fenômeno Marina dominou a maioria das postagens dos blogs, portais e sites de grande prestígio no mundo da política.

Os tablóides ingleses [The Guardian e Financial Times] deram destaque a saída da ex ministra do partido governista para concorrer a presidência, focada nas questões ambientais e os dois gigantes americanos [The Washington Post e The New York Times] chamaram a senadora acriana de "defensora da Amazônia".

O The Guardian dedicou grande espaço ao artigo “Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente deixa partido de governo por ‘destruição dos recursos naturais’”, dando ênfase ao seu descontentamento com as políticas ambientais desenvolvidas no governo Lula.

Quem votou no PT, tomou no IPTU.

E quem não votou, também. Desde o inicio do mês quando os cidadãos luzienses começaram a receber a cobrança do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] referente ao exercício de 2009 que a choradeira é geral, inclusive alguns até acionaram o MP [Ministério Público] por acharem abusivo o valor cobrado pela administração municipal.

O susto foi enorme, por que os valores sofreram reajustes de até 600% em relação ao ano passado, um absurdo injustificável. Segundo informações, residências comuns que pagaram R$ 50,00 na última cobrança receberam agora uma conta de R$ 300,00, e o pior ficou para os comerciantes que foram "presenteados" com faturas de até R$ 2.000,00.

Orgulho de ser luziense

Aqui do blog vai os parabéns para a luziense Elissandra Barros [filha do casal Antonio Cardoso/Filomena Barros] aprovada em concurso para integrar o quadro de docentes da UNIFAP [Universidade Federal do Amapá] na cátedra de Letras.

Elissandra que é mestra em Linguística Indígena, atulmente desenvolve pesquisa no Ibama e exerce o magistério na escola Florentina Damasceno.

Marina dá bye bye ao PT

Marina Silva comunicou há pouco, oficialmente, sua desfiliação do PT. Quanto ao futuro, a senadora acreana não adiantou muitos detalhes, mas fez a seguinte declaração:

- Comuniquei agora há pouco, através de um telefonema e uma carta a minha decisão de desligamento na fala que tive com o presidente do partido (PT). Não se trata ainda de anunciar filiação a um outro partido, quero deixar isso muito claro. Para fazer o diálogo de filiar-me ao PV, que foi o convite que me foi feito, eu precisava primeiro decidir, se iria ou não sair do PT - afirmou Marina Silva, que prosseguiu:

- A partir de agora, me sinto livre para fazer essa discussão dentro daquilo que me dispus, uma discussão em termos programáticos, de organização, tendo sempre a clareza que nenhum partido na história do Brasil é perfeito, mas que as instituições precisam das pessoas, das suas virtudes, do seu empenho para serem virtuosas.


FONTE: O Globo online.

De novo

Agora pela manhã, recebi a informação que no sábado mais um cidadão foi vítima da criminalidade que tomou conta da City. Segundo a fonte, o distinto senhor [que não estava em casa no momento do roubo] teve sua residência arrombada durante a noite e os bandidos levaram uma soma considerável de dinheiro.

É a segunda vez esta pessoa sofre com ação bandidos. Ano passado fora assaltado juntamente com a esposa enquanto assistiam televisão sendo ameaçados pelos marginais por algumas horas enquanto os ladrões roubavam dinheiro e objetos da casa.

Onde vamos parar?

Mural de recados

O mural de recados está bombando nos últimos dias, e tudo por causa da polêmcia exclusão dos professores oposicionistas da lista dos indicados para cursarem as graduações disponibilizadas pelo MEC.

O povo está indignado com a manipualção das pré-inscrições que benefeciaram toda sorte de gente, menos os professores efetivos da rede municipal que têm prioridade.

Você também está insatisfeito com tal situação? Pois não! Deixe sua mensagem no mural.

Pará é destaque na mídia

O Pará foi destaque na grande mídia nos últimos dias, mas como sempre, de forma negativa. Foram três escândalos de repercussão nacional envolvendo autoridades do estado em menos de uma semana, que de certa forma envergonham o paraense tão esquecido pelos meios de comunicação.

Na madrugada de quarta-feira, o procurador do estado Paulo de Tarso Dias Klautau Filho foi preso em flagrante por dirigir sob a influência de bebida alcoólica e por desacatar autoridades depois de ser conduzido para uma delegacia, onde prestou depoimento.

Somente ontem, mais dois casos foram reportagens nos principais telejornais do país: pela manhã, o juiz federal da 3ª Vara Especializada em Ações Criminais, Rubens Rollo D'Oliveira, foi preso na praça Batista Campos, em Belém, por agredir fisicamente a esposa e também desacatar autoridades ao ser abordado pela polícia, e a noite descobriu-se que uma adolescente de apenas 14 anos passou o final de semana numa cela com o namorado, um homicida que cumpre pena juntamente com outros presos perigosos em penitenciaria de "segurança máxima" na zona metropolitana.

Comentários

Nem foi preciso eu escrever um artigo sobre a forma acintosa como professores efetivos da Rede Municipal de Ensino tiveram proteladas suas pré-inscrições para os cursos de graduação ofertados pelo MEC, simplesmente por serem da oposição.

Os leitores do blog, ao tomarem conhecimento do assunto através dos comentários deixados pelos professores no mural de recados, estão manifestando expontaneamente toda sua indignação com a clara demonstração de desapego aos princípios éticos por parte dos comandantes da municpalidade.

NOTA: Para conferir, basta dá uma "passada" no mural de recados [que está bombando] na aba direita do blog.

Olimpíada de Matemática - Provas adiadas para o dia 25

A 5ª OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas], que seria realizada amanhã [dia 18] em todo Brasil, teve a primeira prova adiada para o dia 25 por consequência da prorrogação das férias em vários estados afetados pela Gripe A.

As escolas de Santa Luzia, que já tinham se preparado para aplicar o exame, foram pegas de surpresa com a notícia veiculada somente ontem à noite nos principais meios de comunicação, mas nada que atrapalhe o planejamento da coordenação da 5ª OBMEP na cidade.

Twittando

O que famosos, políticos e afins escreveram nos seus twitters:

01- Jeso Carneiro, jornalista e blogueiro santareno: "Com a desclassificação do Pysandu na Série C, Walter Lima dá um passo importante para o seu retorno ao S. Raimundo".

02- Cristóvam Buarque [PDT], senador do Distrito Federal: "Se os senadores do PT impedirem investigações nas denuncias na CPI; sera uma vergonha nacional pior do que a derrota na copa de 1950".

03- Álvaro Dias [PSDB], senador paranaense: "As despesas secretas dos cartões corporativos do governo já representam 44,95% do total de mais de 35 milhões gastos em 2009.Vc.sabe porque"!

04- Vic Pires Franco [DEM], deputado federal paraense: "Segundo o senador Mário Couto em entrevista para o deputado radialista Wladmir Costa, sua carreira política está nas mãos do Wlad. Vivo,não"?

05- Revista Época: "Ex-bispo da Igreja Universal será testemunha no processo que levou à denúncia contra Edir Macedo".

Agenda

Segundo a agenda do Portal Capanema, a Capital Paraense do Cimento está repleta de atrações para o segundo semestre. Confira na lista abaixo:

01- 22/08/2009
Festa do Ice na Arena Carlos Gomes
Ice a noite toda à R$1,00
Dj Gilberto e Dj Jamerson

02- 26/08/2009
Na Arena Carlos Gomes
Forró do Muído
A banda que conquistou o Brasil, com participação de Daniel do Acordeon.

03- 05/09/2009
Jerry Adriany
Na nova Oásis

04- 31/10/2009
Banda Rosa de Saron
Local: Clube Nassau.
Realização: Projeto Cantando com Deus
Parceria: Rádio Princesa FM, Portal Capanema e Diocese de Castanhal.

FONTE: Portal capanema [www.portalcapanema.net]

Eleições

A correria dos candidatos à uma vaga no "Conselho Tutelar" recomeçaram depois que o MP [Ministério Público] marcou a nova data para a eleição, adiada em junho, que acontecerá dia 11 de setembro.

O corpo-a-corpo travado pelos postulantes ao cargo de conselheiro para conquistar eleitores é grande, com candidatos disputando o apoio de empresários, lideranças comunitárias e políticos de peso numa verdadeira corrida eleitoral.

Àquele abraço

Aos leitores que nos honram com suas visitas:

01- Ao amigo Denor, que lá de Manaus onde reside com sua família, faz questão de nos enviar seus cumprimentos.
02- Ao conselheiro tutelar e candidato à reeleição, Ivaldo Costa, sempre antenado com o Santa Luzia On-line.
03- A Thaísa. Leitora assídua, seguidora e comentarista do blog, que espera a chegada do seu segundo rebento.
04- Às professoras, Maria, "Injustiçada" e "Perseguida" que no final de semana usaram a tribuna livre e democrática que é este blog, para denunciar a perseguição política sofrida pela administração municipal que, de modo autoritário, as excluiu do grupo de profissionais selecionado para cursar uma das graduações, em nível superior, oferecidas pelo MEC [Ministério da Educação e Cultura].

Não deu

Sabem aquele clube paraense da camisa listrada de azul e branco que andava cheio de marra ultimamente? Pois é, o sonho de retornar à série B do Brasileirão no ano que vem acabou lá no Ceará, mais precisamente em Juazeiro do Norte [terra do "Padim Ciço"].

É que o "bicola" perdeu a segunda partida das quartas de final para o dono da "casa", o modesto time do Icasa. Querem saber o placar?

- Tímidos 6 x 2!

Que ressaca manhã, hein?

Belém é 10ª maior cidade brasileira

A estimativa populacional divulgada pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] aponta que, neste ano de 2009, o Brasil tem 191,5 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da federação e 5.565 municípios.

São Paulo se destaca como a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes, seguida por Minas Gerais [20 milhões] e Rio de Janeiro [16 milhões]. Nestas três unidades da federação da Região Sudeste concentram-se cerca de 40,4% da população brasileira. São Paulo é o município mais populoso, com 11 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro [6,2 milhões] e Salvador [3 milhões]. Belo Horizonte [2,5 milhões] esteve no quarto lugar em 2000 e, a partir de 2007, caiu para sexto, tendo sido ultrapassado pelo Distrito Federal e Fortaleza que, desde então, permanecem nos 4º e 5º lugares, respectivamente.

No ranking dos dez mais populosos municípios do País, a novidade é a inclusão de Belém, que alcançou a 10ª posição, no lugar de Porto Alegre. A capital paraense chegou a 1.437.600, contra 1.436.123 da capital do Rio Grande do Sul.

No Pará, além de Belém, os municípios mais populosos são Ananindeua [505.512], Santarém [276.665], Marabá [203.049], Castanhal [161.497], Parauapebas [152.777] e Abaetetuba [139.819].

NOTAS
01- Clique aqui para ver a população de todos os 143 municípios paraenses.
02- Santa Luzia tem exatamente 18.417 habitantes.

PT já acha perdida luta para manter Marina

Berzoini não acredita que partido vá exigir devolução do mandato

O PT já dá como certa a decisão da senadora Marina Silva [AC] de deixar o partido para entrar no PV e concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como os apelos feitos até agora para que fique foram inúteis, os dirigentes parecem conformados. “De fato, Marina está vivendo um momento de reflexão. Se ela ficar, muito bem; se sair, sabe que terá minha amizade sempre”, disse o presidente do PT, Ricardo Berzoini. Ele conversou ontem com a ex-ministra do Meio Ambiente e ouviu a mesma justificativa dada a outros petistas: ela está num momento de reflexão, no qual busca novas utopias para o desenvolvimento econômico sustentável, uma grande preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de se adotar uma política de preservação do meio ambiente como estratégia de governo.

Pedi a Marina que refletisse também sobre o melhor lugar para desenvolver suas ideias, que é o PT, onde ela própria fundou um secretariado que se dedica ao meio ambiente”, disse Berzoini. Ele falou ainda sobre a eventual devolução do mandato. “Tenho certeza de que ela é tão educada que, se chegar nela e pedir, ela o devolverá. Mas não acho que seja necessário. Não é preciso fazer isso.”Pude perceber que Marina já vem fazendo essas novas reflexões há tempos. Ofereceram a possibilidade de se candidatar a presidente, mas não acho que isso tenha levado a ela qualquer influência sobre ficar ou sair do PT”, declarou Berzoini. “Se ela ficar, é porque pensou bem e decidiu assim; se sair, é porque efetivamente sairia.” Após a conversa, Marina almoçou com o deputado Fernando Gabeira [RJ], um dos que trabalham para levá-la ao PV e fazê-la candidata.

João Domingos

Fonte: Agência Estado

Em pesquisa, Marina já desbanca Dilma.

SÃO PAULO - O tamanho do estrago feito pela senadora Marina Silva [PT-AC] na candidatura da ministra Dilma Rousseff [PT] finalmente vem a público, em números precisos, em 4 das 81 páginas da pesquisa que o PV encomendou em julho e só anteontem foi entregue, inteiramente tabulada, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas [Ipespe]. No confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois. A primeira dessas tabelas mostra José Serra [PSDB] com 28% das preferências e Ciro Gomes [PSB] com 16%, seguidos de Dilma [14%], Heloísa Helena [PSOL] com 13% e Marina em quinto, com 10%. Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% [Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%]. A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%. E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma.

A pesquisa, coordenada por Antonio Lavareda, foi feita por telefone entre 22 e 23 de julho - há 20 dias, portanto - e ouviu 2 mil eleitores de todo o País. A "margem de erro máxima para os totais", como define o pesquisador, é de 2,2%. Ele recorre a essa expressão porque, segundo explicou, essa margem "pode ser maior em universos menores dentro da pesquisa". O próprio Lavareda se diz surpreso com esses resultados. "Eu e a torcida do Flamengo", afirma. O fato de ser feita por telefone, garante, não torna a consulta inferior às realizadas por outros métodos. "Veja que, nas pesquisas em domicílios, muitos moradores de apartamento ficam de fora porque o zelador não deixa entrar". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: AE [Agencia Estado].

Violência

A criminalidade continua dando as cartas em Santa Luzia. Ontem por volta das 10 hs, segundo testemunhas, um elemento altamente perigoso, teve sua residência invadida por dois homens armados que o procuravam com a intenção de assassiná-lo.

Os homens que tentaram assassinar o bandido estavam circulando em Santa Luzia desde sexta-feira à noite quando foram vistos a bordo de um Siena preto completamente peliculado. Por sorte, o elemento não estava em casa quando esta foi invadida pelos pistoleiros que saíram prometendo voltar.

No "Jogo Aberto"

O PODER NO PARÁ EM 2010 NO “JOGO ABERTO”

O principal assunto do programa “Jogo Aberto” deste sábado, de 2 às 4 da tarde, pela Rádio Tabajara FM 106.1 é a movimentação dos últimos dias na política no Pará pelo poder na eleição de 2010. O ex-governador Almir Gabriel desembarca mais uma vez em Belém, suspendendo o exílio voluntário em Bertioga [SP] para reforçar junto às bases do PSDB sua preferência pelo senador Mário Couto como candidato ao governo. O tucano Simão Jatene, sentindo a tentativa de xeque-mate no jogo de xadrez de Gabriel, monta sua estratégia acenando com uma possível transferência para o PMDB, por quem disputaria o cargo hoje ocupado por Ana Júlia.

Jader Barbalho sente o jogo favorável e consolida cada vez mais a pretensão de sair candidato a uma das duas vagas ao Senado. Enquanto isso, a governadora Ana Júlia Carepa patina sem saber para onde mexer suas pedras. Ela gostou do poder e quer ficar até 2014. Mas quem irá apoiá-la? Sabendo das dificuldades, Ana Júlia busca atrair pequenos partidos na esperança de compensar eventual perda de apoio de uma legenda de peso.

O jornalista Carlos Mendes, produtor e apresentador do programa vai revelar detalhes que envolvem as últimas conversas de bastidores entre os principais candidatos ao governo no próximo ano. O “Jogo Aberto” poderá ser ouvido no rádio, no celular ou pelo endereço www.radiotabajara.com.br.

O que ele disse

"Acho que o senhor está no emprego errado. Com essas ações midiáticas e pirotécnicas, Vossa Excelência deveria apresentar programa de variedades de sábado à tarde na televisão".

Senador paraense, Flexa Ribeiro [PSDB], ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ontem na Comissão de Infra-estrutura do Senado, quando debatiam licenças ambientais na Amazônia.

Jader, a velha águia

E Jader, apesar do silêncio aparente movimenta-se, artiucla-se e busca elementos para fortalecer sua candidatura ao governo do estado.

Diante da inércia e da incapacidade administrativa do governo petista de Ana Júlia, do qual desembarca sem alardes, Jader também observa atentamente a desarticulação da oposição PSDB/DEM que parece não entrar em consenso.

Enquanto isso, a velha raposa que sempre galgou espaço na política paraense e nacional com a sagacidade que lhe é peculiar, vai pavimentando seu retorno ao comando do estado.

Eu recomendo

A leitura de um dos maiores arquivos sobre a "Guerrilha do Araguia", movimento de resistência do PC do B contra a ditadura militar, nos anos de chumbo da política brasileira.

O blog traz alguns artigos que são trechos extraídos do livro "Operação Araguaia - Os arquivos secretos da guerrilha", da jornalista marabaense Taís Morais que fez um verdadeiro raio x da luta armada que matou centenas de brasileiros no Pará.

Leia aqui.

Eleição para o Conselho Tutelar

Finalmente foi marcada a data da eleição para a escolha dos membros do Conselho Tutelar, adiada em junho por suspeitas de favorecimento de candidatos ligados à administração municipal.

A nova data marcada pelo Ministério Público é 11 de setembro, uma sexta-feira, portanto, e não mais no domingo como de costume. A comissão eleitoral que está conduzindo o pleito é independente e constituída por integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil com o intuito de garantir a lisura do processo.

Outra novidade é a extinção das urnas nas comunidades. Todas as seções funcionarão na sede do município, de modo que os eleitores do interior serão obrigados a se deslocarem dos seus domicílios eleitorais para exercerem seu direito de votar no candidato de sua preferência.

A Rede Celpa continua a mesma, apesar de mais cara

A Rede Celpa, sempre ela, agora com tarifa mais cara e a mesma molecagem de sempre. Considerada a pior concessionária do setor, segundo pesquisa, continua como sempre.

Só hoje, ou melhor somente agora à noite, houve duas interrupções de energia: às 18 hs que durou mais de 45 minutos e às 20 hs com duração de uns 10 minutos.

Até quando? Só DEUS sabe...

Padre Catel

Padre Catel esteve conosco no último sábado para celebrar a missa de aniversário da professora Olinda. Da nossa geração, quem não lembra dessa pessoa que se tornou especial para os luzienses?

Para a atual geração, padre Catel, com certeza foi quem batizou e celebrou a 1ª Eucaristia dos seus pais, nas décadas de 70 e 80 quando comandou a jovem paróquia de Santa Luzia.

Residindo em Belém, mesmo com a idade avançada e alguns problemas de saúde ele fez questão de retornar à paróquia de Santa Luzia que o acolheu por longos anos.

NOTA: Foto enviada ao blog pelo nosso colaborador, Antonio Raimundo [Toba], técnico de comunicação da Paróquia de Santa Luzia.

Batendo asas

Com o endurecimento da fiscalização dos órgãos ambientais e a perseguição patrocinada pelo governo do estado sobre os empresários do setor madeireiro, os luzienses do ramo que tiveram prejuízos abissais na última investida com a operação Caapora que fechou praticamente todas as serrarias do município deixando milhares de pais de família desempregados, estão se transferindo para o estado do Maranhão, onde as leis são bem mais brandas e os impostos menos assustadores, permitindo que os madeireiros possam trabalhar dentro da legislação.

Edno Alves está no estado vizinho há praticamente um mês e pelo menos mais dois ou três luzienses que trabalham no setor, o acompanharão até o final de agosto, é o que prometem, deixando Santa Luzia mais carente de emprego ainda.

Segundo Edno, ninguém está irregular no Maranhão, todos os que lá se instalarem se comprometem com o reflorestamento através de um TAC [Termo de Ajuste de Conduta] e a madeira retirada é oriunda de projetos de manejo tutelados pelo estado, garantindo assim a sustentabilidade da floresta.

Insegurança

Na onda da violência galopante que tomou conta da Cidade Morena, apenas um setor da economia cresce na mesma proporção. É a segurança particular de residências que nos últimos tempos, virou item de extrema necessidade entre as famílias assustadas com tantos assaltos e arrombamentos.

Pelo menos dois grupos foram constituídos na cidade e passaram a oferecer o serviço de vigilância noturna para residências, onde o cidadão interessado os contrata por uma mensalidade fixa passando a ter sua casa vigiada das 23 às 5 hs por seguranças particulares que fazem rondas periódicas na rua dos clientes.

Quem diria que chegaríamos a tal ponto. Mas nesses tempos em que a insegurança tomou conta de todo o estado, e em especial de Santa Luzia, e diante da inércia da administração municipal que nada faz para reverter esse quadro, esta é a única opção que restou ao cidadão que paga religiosamente seus impostos.

Bom demais

O deputado Carlos Bordalo [PT] falou o que queria na defesa da sua governadora e está ouvindo aquilo que todo paraense quer dizer para Ana Júlia e o PT.

O jornalista Paulo Bermeguy, publicou na íntegra a defesa de Bordalo na Alepa em seu blog, o Espaço Aberto, e os comentaristas se encarregaram do resto. A caixinha de comentários está melhor do que a encomenda, recheada de comentários da melhor safra dos últimos tempos.

Até este momento, 11 pessoas expressaram opinião. Nenhuma delas, repito nenhuma, se congratulou ao deputado, pelo contrário, desmacarou-o colocando os pingos nos i's em relação ao desatroso governo petista, olha que nem me dei ao trabalho de comentar.

Leia os comentários que ficam no final do poster aqui.

Previnida

Dizem por aí, que uma luziense do alto high society, está morrendo de medo da tal gripe suína, influenza A, ou como preferir.

Para se prevenir, a madame estocou em casa um grande quantidade de álcool em gel, luvas cirúrgicas, caixas e mais caixas de Tamiflu [remédio mais indicado para combater a doença] e muitas máscaras é claro, e confessou a uma amiga que só não as usa por que tem vergonha de sair mascarada nas ruas.

Ah, tá!

Orações

O "IV Círio de Nossa Senhora de Nazaré" de Santa Luzia só acontecerá no segundo domingo de setembro, dia 13, portanto. Porém, os grupos de orações que visitam as residências das famílias católicas todas as noites com as pequenas imagens peregrinas em cada bairro [setor] já iniciaram suas atividades que se estenderão até a última sexta-feira antes do Círio com o encontro de todos os grupos de orações com suas respectivas imagens para a grande novena de encerramento dos preparativos para romaria na Igrja Matriz.

Fotos do "Bingão dos pais" - II parte

O deputado Adamor Aires [PR/G-8] realizou no último domingo 10, dia dos pais, no Bairro Novo uma grande festa alusiva à data, o "Bingão dos Pais", dedicada à população de Santa Luzia com distribuição [através de sorteios e bingos] de mais de 100 cestas básicas, e outros prêmios como aparelhos de DVD, televisores, celulares, bicicletas, ventiladores, uma geladeira...

NOTA: Fotos enviadas pela acessoria do deputado Adamor Aires.