Archive for Setembro 2009

Festividade de São Francisco de Assis

Desde sábado está acontecendo na "igrejinha" do bairro do Km 46, a "Festividade de São Francisco de Assis" com novenas e os tradicionais noitários com vendas de comidas típicas todas as noites.

De acordo com a programação, a festividade será encerrada dia 4, domingo, [dia de São Francisco de Assis] com a tradicional procissão, que reúne milhares de fiéis, com destino à outra igreja dedicada ao santo na comunidade do Km 42.

Candidatas, e que candidatas!

Professora Juliana informou ao blog que as 5 candidatas à "Rainha do Rodeio" do "I Santa Luzia Country Fest" já foram selecionadas e serão submetidas ao voto popular através de uma enquete no site de relacionamento mais popular em Santa Luzia, o Orkut, e neste blog também.

Logo, logo meus caros leitores o nome e as fotos de cada candidata estarão à disposição de vocês para que sejam votadas, aguardem.

Devagar, e parando toda hora

Desculpem a ausência de postagens, é que a internet por essas bandas ainda é movida a lenha. Estou nessa situação desde sábado, com um minuto sem sinal e no outro também.

Para conseguir estabilidade e escrever um poster, tem que fazer macumaba, e da "braba", por que não é qualquer "santo" que consegue segurar o sinal de internet por mais de 5 minutos. O dono do meu provedor falou que eram apenas uns "probleminhas" que estavam sendo corrigidos, mas talvez o que ele não explicou é que esta correção dos tais "probleminhas", é feita na mesma velocidade da nagvegação do sinal oferecido aos clientes, portanto, pelo visto vai demorar apenas umas duas décadas para que tudo seja resolvido de maneira satisfatória, e daí, quem sabe eu possa postar algo no blog.

Nosso velho e bom "paraensês"

Como no poster abaixo abordei a forma de falar, nada coloquial, dos nossos profissionais da comunicação falada de Santa Luzia, só pra relaxar vamos agora de "paraensês".

Quem nunca falou "égua" que atire a primeira pedra. Essa palavra é talvez a única que defina o nosso jeito paraense de ser, faz parte da nossa identidade cultural e é usada sempre para exprimir espanto ou admiração. Qualquer outro desavisado ao ouvir pronunciar o nome da esposa do cavalo, com certeza, já pensaria que ela serve para xingar alguém, pelo contrário.

Vejo o que diz o professor e jornalista Ivan Carlo:

Égua" – essa é, depois de deveras, a única palavra brasileira que pode ser usada em qualquer situação. Você pode usar égua para expressar dor, tristeza, alegria, admiração, espanto e até mesmo enfado.

Se, por exemplo, passar pela sua frente uma morena jeitosa, você pode exclamar deliciado:

- Égua!

E não se preocupe que ela não vai achar que você está chamando-a de equina. Se, por outro lado, descer um disco voador no seu quintal, não pense duas vezes. Grite:

- Égua!

Achou tudo isso "pai d’égua" [legal, bacana]?

"Nós" se encontra lá

Chega a ser vergonhoso como alguns "profissionais" da comunicação falada de Santa Luzia se pronunciam tão erradamente, "assassinando" a língua-mãe.

Dia desses, resolvi ouvir [coisa rara] por dois dias consecutivos o programa de notícias da rádio Curí FM [que fora a programação chapa branca praticada, é um excelente veículo de comunicação] que vai ao ar todas as tardes. Fiquei horrorizado com o que meus ouvidos foram obrigados a escutar e decidi que nunca mais repetiria a façanha.

Foram dois locutores diferentes [no primeiro dia o titular do programa não pode comparecer], mas os erros grosseiros de pronúncia e concordância se repetiram em ambos os casos. Pela gagueira constante, podia-se perceber que o locutor estava lendo, e mesmo assim pronunciava errado a maioria das palavras, que aqui, vou me limitar a um número reduzido de vocábulos anotados para a prosperidade. Na relação abaixo em vermelho está o que foi pronunciado e em azul a forma correta das palavras:

Hondurenhenses - hondurenhos
Cidadões - cidadãos
Desposto - deposto
Zelayá [oxítona] - Zelaya [átona]
FERBRAN - FEBRABAN [Federação Brasileira dos Bancos]
Combustives - combustíveis
Ficância - eficácia

Essa foi uma pequena relação que anotei até ouvi o locutor dizer, e repetir por algumas vezes, que nos seus tempos de escola, antes de entrar em sala de aula a turma era obrigada a "efetuar o Hino Nacional". Talvez, nessa época o Hino Nacional deveria ser uma operação matemática que se permitia "efetuar", e não "executar".

Quanto ao título do poster ["Nós" se encontra lá], essa frase ouvi agorinha quando um desses carros de propaganda passou na frente da minha casa anunciando uma grande seresta que vai acontecer na sexta-feira, e o locutor está convidando a população com seguinte bordão:

- Vai ser uma super seresta. Não perca, e "nós" se encontra lá.

Obs.: Como a frase está sendo falada, não é possível saber se o pronome "nós" está na forma "nóis".

Mais uma do blog do Bordalo

Vejam como são as coisas, não é que me tornei leitor assíduo, também, do blog do Bordalo. É que lá, a gente encontra cada uma sobre Santa Luzia, e o melhor é que não sou o único que anda reclamando do governo petista que dá as cartas na nossa querida cidade, tão abandonada.

Vejam o que um luziense [juro que não sou eu, até por que nunca votei no PT] que se diz petista fala do desgoverno do apedeuta [comentário transcrito na íntegra, inclusive com os eventuais erros de grafia e tautologias]:


22 Setembro, 2009

Anônimo disse...

"Caríssimo Deputado.

"Fico feliz em contar com mais este canal de diálogo criado por V.Excia. Sou do Município de Santa Luzia do Pará, onde já pude, através de minha vontade, ajudá-lo em campanhas passadas. Sou eleitor antigo do Partido dos trabalhadores e fico triste em constatar que nossa Administração Municipal encontra-se aos pedaços, em frangalhos, ocasionado pela gestão, até irresponsável, do nosso Prefeito Lourival. Nunca esperarava que ficássemos nesta situação. A Administração se resume a meia duzia de pessoas que esqueceram antigos companheiros. Esqueceram do compromisso de ajudar a população. Hoje o que se vê são desfiles em carros novos, enriquecimento a custa do erário público. Esqueceram nossa Vereadora Lucia Machado. Não atendem o nosso Vereador Robsom. Não ligam para aqueles que lutaram por uma Santa Luzia melhor. O momento é de que é chegado a hora de alguma mudança para este comportamento da cúpula que "manda e desmanda". Creio que V.Excia poderá nos ajudar.

Um grande abraço e parabens pela iniciativa
".

NOTA: O comentário do leitor luziense foi postado no artigo "Diálogo com os leitores" e pode ser lido aqui.

Pará vai ganhar nova universidade federal

Foi aprovada no início da tarde de hoje, na Comissão de Educação do Senado Federal, a realização de um painel em Santarém sobre a criação da UFOPA [Universidade Federal do Oeste do Pará]. A instalação da universidade, prevista já para 2010, beneficia cerca de 18 municípios da região e mais de um milhão de pessoas.

O painel será realizado no dia 5 de outubro, às 9 horas, em Santarém. O evento foi sugerido pelo senador Flexa Ribeiro [PSDB], que é o relator do parecer que será votado na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça do Senado]. Após aprovado, o projeto segue em caráter terminativo para a Comissão de Educação do Senado, informa o senador.

FONTE: Assessoria de imprensa do gabinete do senador Flexa Ribeiro.

Desvio de recursos

Lembram daquela história de ontem que falei de uns recursos de R$ 330.000,00 [trezentos e trinta mil reais] sacados pela administração municipal em dezembro de 2007 que seriam destinados para a recuperação de uma estrada vicinal, mas o serviço nunca foi realizado?

Pois bem vamos aos fatos:

O ramal em questão é o que dá acesso à aldeia indígena Tembé, dos cara-pálidas que "sabem votar muito bem", para o qual foi contratada [sem licitação, diga-se de passagem] uma empreiteira de nome Norte Sul [inabilitada pela SEFA, portanto juridicamente fantasma] com suposto endereço no edifício do Clube de Engenharia, na avenida Nazaré, em Belém.

O problema é que a dita empreiteira nunca "botou os pezinhos" em terras luzienses e muito menos realizou os trabalhos para o qual foi contratada, mas o dinheiro sumiu e o que apareceu por lá foi um tratorzinho de propriedade de um conhecido empresário do setor madeireiro, alugado pela prefeitura para fazer o serviço de recuperação do ramal que por motivos desconhecidos foi apreendido pelos indígenas levando o proprietário do veículo a registrar na delegacia de polícia de Santa Luzia um BO [Boletim de Ocorrência] na tentativa de reavê-lo.

Sabe-se que por descuido [ou incompetência mesmo] da assessoria da prefeitura, os referidos recursos foram incluídos na prestação de contas como sendo fedrais, o que não era, e foi devolvida para a esfera estadual com uma dualidade grosseira: de acordo com o BO do empresário dono do trator a sua máquina estava alugada para a empresa Norte Sul e de acordo com os documentos da prestação de contas da prefeitura o mesmo prestava serviços para a prefeitura, o que foi imediatamente percebido pela auditoria do TCM [Tribunal de Contas do Município] que encaminhou o documento para análise do MPE [Ministério Público Estadual] por se tratar de recursos do estado.

O problema é que os recursos foram sacados integralmente e o serviço nunca realizado, o que caracteriza desvio de verbas públicas, o que é crime. Mas o Ministério Público está de olho nesses saquedores de recursos públicos.

No blog do Bordalo

No blog do deputado estadual, Carlos Bordalo [PT], sob o título abaixo:

O PED em Santa Luzia

Em breve acontecerão eleições nos Diretórios Municipais de todo o Brasil, e em consequência, a escolha do novo presidente do PT de Santa Luzia do Pará. A expectativa pelas eleições tomou proporções enormes.

No município da região Nordeste apoio a candidatura do companheiro Zeca do Bento, 1º suplente na Câmara Municipal de Santa Luzia, na chapa liderada pela vereadora Lúcia Machado e pelo vereador Robson do PT. Esta chapa se contrapõe ao grupo palaciano que tenta manter o PT de Santa Luzia amordaçado e sem iniciativa política. Quero frisar aqui o meu apoio ao companheiro Zeca do Bento e, ao mesmo tempo, conclamo todos os filiados do PT em Santa Luzia do Pará para apoiá-lo a presidir nosso partido.

Fofocódromo na blogosfera

Segundo a blogosfera, o deputado federal Beto Faro [PT], amigo de longa data da petesada luziense, conhecido por aqui como Beto da Fetagri e apoiado pelo apedeuta em todas as suas campanhas, está envolvido [de novo] em transações nada recomendáveis.

O deputado que já teve seu nome envolvido em falcatruas no Incra, pelo qual responde processo na justiça, dessa vez, dizem, que seu envolvimento é com uma empreiteira que realiza serviços no Sul do Pará.

Falam ainda, que a "bomba" está prestes a estourar e vai chamuscar diretamente o parlamentar petista.

Pesquisa tucana, segundo Vic - Parte II

No blog do deputado federal Vic Pires Franco.

Para governador [Cenário 1]:
Simão Jatene [PSDB] - 34,3%
Jader Barbalho [PMDB] - 28,2%
Ana Júlia [PT] - 17, 6%
Duciomar Costa [PTB] - 8,2%
Brancos e Nulos - 9,9%

Para o senado:
Jader Barbalho [PMDB] - 21%
Simão Jatene [PSDB] - 19%
Ana Júlia [PT] - 15%
Edmilson Rodrigues [Psol] - 12%
Valéria Pires Franco [DEM] - 11%

Para governador com Mário Couto no lugar do Jatene [Cenário 2]:
Jader Barbalho [PMDB] - 33,7%
Ana Julia [PT] - 26,0%
Mário Couto [PSDB] - 15,7%
Duciomar Costa [PTB] - 9,0%

Para o senado:
Valéria Pires Franco [DEM] - 20%
Simão Jatene [PSDB] - 19%
Jader Barbalho [PMDB] - 13%
Ana Júlia [PT] - 6%
Edmilson Rodrigues [Psol] - 6%

Simulação de 2º turno:
Simão Jatene [PSDB] - 54%
Ana Júlia [PT] - 25%.

De volta

Depois de um final de semana praticamente incomunicável. No sábado o dia inteiro sem conseguir fazer uma ligação via celular, por que a operadora Vivo, da qual somos reféns e não clientes, como sempre nos deixou na mão. A telefonia fixa está muda desde sexta-feira e o sinal de internet do provedor Oi, inclusive a Velox, só retornou hoje e pessimamente.

Só faltou a Rede Celpa aprontar também, nos deixando sem energia para o caos ser completo.

Sob nova direção

O vice-governador Odair Corrêa [PDT] está no comando do estado desde ontem [dia 27] e continuará no cargo até o dia 3 de outubro.

Ele está substituindo a governadora Ana Júlia Carepa [PT] que embarcou para os EUA, onde participará da Cúpula de Governadores sobre o Clima Global 2, em Los Angeles, organizado por governadores dos estados americanos.

Já no dia 3, quem vai sair do país é ele, o vice-governador, que cumprirá agenda oficial no Pananá e na Colômbia.

I Santa Luzia Country Fest - atrações já foram pagas

Edno Alves ligou agora a pouco para comunicar que todas as atrações do "I Santa Luzia Country Fest", [dupla sertaneja Monetário e Financeiro, banda Arreios de Ouro, Daniel do Acordeon e Funk Fest] já foram pagas. Isso significa que todas estarão presentes no maior evento festivo de Santa Luzia.

- Mesmo que seja só para nós, mas eles vão cantar - brincou Edno.

TCM fará auditagem nas contas da prefeitura a partir de hoje

Em primeiríssima mão, informo que o TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] fará AUDITAGEM e INSPEÇÃO nas prestações de contas da prefeitura de Santa Luzia, referente aos exercícios financeiros de 2005 a 2008.

A equipe de técnicos do TCM chega hoje, dia 28/09 [segunda feira], em Santa Luzia e ficará auditando as contas por 02 semanas. Pelo que fiquei sabendo, o corre-corre desesperador é tremendo para camuflar as falcatruas da administração petista capitaneada pelo apedeuta e sua turma calaceira.

O desmando é tão grande, que o todo poderoso "primeiro-ministro" dispensou os serviços [demitiu] do contador da prefeituira, o Sr. Hermogenes, que reclamou de tanta corrupção e disse não saber mais como justificar os desvios de recursos com documentos falsos. E mais, demitiram o contador mesmo devendo RS 70.000,00 [setenta mil reais] para o mesmo que está revoltado com tal situação.

Pesquisas tucanas, segundo Vic

Segundo o deputado federal Vic Pires Franco, em seu blog:

Anote aí, mas não diga que eu falei. O PSDB encomendou duas pesquisas eleitorais, uma para um instituto da Bahia e outra para Vox Populli.

Por incrível que pareça o instituto baiano trabalhou e já entregou a sua pesquisa.

Vamos lá.

Para o governo: deu Jatene na cabeça com Jader no pescoço e Ana Júlia, lá pelo umbigo. Não colocaram o nome da Valéria em nenhuma das simulações para o governo para não atrapalhar a performance do Jatene. Dizem que os dois disputam o mesmo eleitorado. São os tucanos que dizem. Mais precisamente o Orly.

Quando sai o Jatene e entra o Mário, fica assim: Jader na cabeça com Ana no pescoço e Mário fica lá pela cintura.

Para o senado, lideram Jader e Valéria. Nessa ordem com Jatene em terceiro.

[Humor real] - Mensagens trocadas

Há alguns dias o Jr Gasoba enviou [via celular] uma mensagem carinhosa, daquelas do tipo "Miguxa te dollo" [rsrsrs...], para a Nara.

Nossa amiga, por questão de "economia" [rsrsrs...] geralmente responde suas mensagens pelo site [página da web] da operadora Vivo. E foi o que fez.

O detalhe é que quando se envia uma mensagem pela internet, no celular do receptor aparece a palavra "web" antes da mensagem. E foi exatamente o que aconteceu, a resposta era do tipo "web: Também te dollo", e o Jr mais que depressa, enviou outra mensagem para o celular da Nara.

- Nara, aqui é o Júnior, e não o Webber!

Imediatamente a Nara percebeu o vacilo do Jr Gasoba e contou o caso para a galera.

Aí já viu, né? A zuação foi geral.

Rsrsrsrs...

[Humor real] - O super pen-drive

Dia desses alguns amigos estavam na danceteria Beleza Pura com o Dj Judson que fazia alguns ajustes na qualidade sonora do seu "Mega Arrebentão", quando alguém perguntou:

- De quantos gigas é esse teu pen-drive?

- De 2 gigas - respondeu o Dj.

Foi aí que outro amigo, recém chegado de São Paulo, falou:

- Tenho um [pen-drive] de 32 gigas que ganhei da minha mãe.

Derrepente um amigão da galera, virou-se com aquela cara de assombração e exclamou:

- De que tamanho é esse pen-drive?!

Rsrsrsrs...

Camarotes

A coordenação do "I Santa Luzia Country Fest", comunicou ao blog que os 20 camarotes [com capacidade para 8 pessoas cada um] disponibilizados para o grande acontecimento que será realizado no período de 22 à 25 de outubo, já foram vendidos.

Fredson Costa também ligou comunicando que adquiriu um dos referidos camarotes e convidou este blogger que vos escreve, para integrar seu camarote durante a festa.

Com a macaca

Foi assim que amanheceu hoje sua excelência a governadora do estado, a petista Ana Júlia Carepa, que agora anda de mãos dadas com Dudu [prefeito de Belém] e Anivaldo vale [vice prefeito] fazendo juras de amor eterno, só esperando a hora para oficializarem o casamento.

Pois bem, vamos aos fatos: o deputado Alessandro Novelino [PSC], que não sabe ser oposição mas no mês passado anunciou que estava se retirando da base de apoio do governo e a deputada Simone Morgado [PMDB], que assim como seu affair Jader Barbalho, não quer muita conversa com esta senhora [a governadora] tiveram todos os seus indicados para cargos no governo demitidos hoje numa canetada só.

Reforço de caixa para os índios Tembés

O povo Tembé, da Terra Indígena Alto Rio Guamá, receberá o apoio do governo do Estado, por meio da Sema [Secretaria de Estado de Meio Ambiente], para o desenvolvimento de programas de geração de renda e segurança alimentar que beneficiarão 250 famílias, num total de 1.500 pessoas.

O convênio de cooperação financeira firmado na terça-feira entre o governo do estado e o Instituto Vitória Régia, que vai executar o programa denominado “Programa Tenetehara”, [denominação do povo Tembé do Pará] é uma recomendação da Funai [Fundação Nacional do Índio] e do MPF [Ministério Público Federal] no Pará.

Com investimento total de R$ 1,4 milhão, a maior parte dos recursos será repassada pela Sema, resultante de leilões de madeira apreendida na própria Terra Indígena Alto Rio Guamá, que vive sob forte pressão da atividade madeireira ilegal.

Fonte: Agência Pará, leia mais aqui.

Canto da Terra, até que enfim

Os que pertencem à nova geração não conhecem e talvez nunca ouviram falar, mas aqueles que curtiram a adolescência na minha época lembram-se e com certeza sentem saudades do velho e bom "Canto da Terra", que o grupo cultural "Raízes Culturais", braço político do PT antes de se abrigar na oásis do poder, promovia anualmente no 2º domingo de maio.

Mesmo sendo utilizado com finalidades políticas para promover a oposição e atacar quem estava no comando do município, o Canto da Terra era um festival de exaltação á cultura local em 3 noites de duração com palco montado em praça pública cercado por dezenas de barracas temática e quiosques que vendiam o melhor da culinária paraense e muita cerveja gelada, é claro.

Pois não é que depois de muitas cobranças, promessas e conversa fiada o PT resolveu ressuscitar de uma tacada só o grupo cultural Raízes Culturais e o Canto da Terra? Ninguém daquela geração está entre os organizadores da edição deste ano que será realizada no terceiro final de semana de outubro, mas pelo menos já é alguma coisa.

Agora só resta saber se o palco do Canto da Terra servirá para atacar a administração como os petistas faziam na década de 90. Será? Estou pagando pra ver.

Currículos

A "Lojas Radisco" que em breve vai inaugurar sua filial luziense em prédio próprio no final do ano, está convocando as pessoas que interessam trabalhar no estabelecimento a entregarem seus currículos para que sejam analizados e concorrer a uma das dezenas de empregos que serão ofertados.

Em tempos de crise e principalmente em Santa Luzia onde as oportunidades são raríssimas essa, é uma boa notícia para nossa juventude que tanto precisa de trabalho.

O viva voz

Integrante do alto comissariado da educação luziense e timoneira da tendência pró-condestável dentro da administração municipal, que sob os holofotes, age com seu jeito "doce de ser", mas nos nos bastidores não pensa duas vezes em atropelar os adversários do petismo, já foi traída duas vezes por uma tecnologia barata, digamos assim, o viva voz dos telefones.

Nas duas situações, sem saber que o interlocutor estava cercado de testemunhas e teria ativado o viva voz do telefone, nossa personagem pegou pesado mostrando o seu jeito rolo compressor de agir quando se trata de defender os interesses do grupo político [leia-se PT] que representa e destilou toda a peçonha contida na língua falando despalpérios típicos dos déspotas.

No primeiro caso tal atitude teve como objetivo coagir um subordinado que ousou contestar seus interesses e no outro para desqualificar um desafeto junto à instância que lhe é superior no organograma educacional.

Os dois casos têm testumnhas "auditivas", e como têm...

Fofocódromo

Segundo os fofoqueiros de plantão, Santa Luzia está pleiteando a concessão de outra emissora de rádio FM comunitária para servir a "cumpanhêrda", por que a Curí FM que serve à administração vermelha, estaria sendo alvo de disputas por tendências internas do PT luziense que se "esgoelam" no comando do município.

A questão é que os egos inflados de algumas cabeças coroadas dentro do próprio PT, querem condicionar toda a estrutura petista [partido e administração] aos seus caprichos em detrimento de quadros históricos que perderam terreno para a nova geração de "cumpanhêros" que fincou seus tentáculos em todos os espaços possíveis adquirindo musculatura para os próximos embates políticos, daí a necessidade de estrelas mais antigas buscar oxigênio político para manterem-se vivas na arena petista.

Segundo uma fonte com trânsito entre os manda-chuvas da administração, o projeto da nova rádio que chamar-se-a "Entre Rios", por ficar exatamente entre os rios Caeté e Peritoró [limitrófes do município] está em fase avançada, necessitando apenas de alguns requisitos burocráticos que atestem a sua viabilidade.

Indo em frente

Segundo a blogosfera paroara, mais duas estrelas batem asas do ninho vermelho petista, nem tão mais amistoso assim, depois de três anos do [des]governo Ana Júlia.

Edilza Fontes, a ex diretora da Escola de Goveno que foi defenestrada do cargo pela comadre governadora para dá espaço a um Pastor da Universal, e ninguém menos que a ex deputada e vice prefeita de Ananindeua Sandra Batista que desembarcarão no PC do B, que tem atraído muitos dos descontentes com o novo PT domesticado pelo jeito novo de ser, assumido pela "esquerda radical" de uns tempos nem tão distantes assim.

Conselheiro eleito é cassado

O conselheiro tutelar Dionysom Saldanha [sobrinho da vereadora Socorro Saldanha], eleito no último dia 11 com 203 votos ficando na quarta colocação, foi cassado pela comissão eleitoral sob acusação de práticas ilícitas no ato do pleito.

No entanto, o conselheiro se defende e diz está sendo vítima de perseguição política por ser oposição à administração municipal que pretende ter a maioria dos membros para eleger o presidente do Conselho.

Segundo as regras do escrutínio, em caso de cassação de um dos membros do Conselho, assume o sexto colocado pela oredem votação, nesse caso a suplente Suely Pereira que obteve 154 votos.

A fila anda

Ano passado durante as campanhas, uma moça bonita e de olhos azuis, não perdia nenhum comício da matilha petista e ainda insultava os eleitores do 22.

A cada evento promovido pela petesada lá estava ela toda enfeitada de vermelho até os pés, de bandeira em punho gritando palavras de ordem e mais animada que pinto no lixo.

Um ano depois o cenário é o seguinte: O apedeuta confortabilíssimo no "seu" [via fraudes eleitorais] refrigerado e espaçoso gabinete do Palácio Municipal, a catrevagem petista por cima da "carne seca" esnobando com seus carros novinhos, adquiridos à toque de caixa, o condestável muito bem montado no "dindin", o primeiro-ministro mais poderoso do que nunca desfilando um carro novo a cada mês e, ah deixa pra lá. Todo mundo está vendo a farra com o pobre dinheiro público....

A essa altura do campeonato, alguém deve me perguntar:

- E a moça a quem você se referiu no começo do poster?

Êpa, comecei descrever a situação da nova elite luziense e não é que estava esquecendo da moça dos olhos azuis.

Pois bem, ela [a moça] está lá esquecida no cantinho dela sem emprego e muito, muitíssimo, desolada com a administração vermelha que frustrou seus sonhos de um empreguinho que lhe foi prometido no calor das campanhas, mas completamente esquecido depois que o apedeuta se abrigou novamente no comando do município.

É meus amigos, esse é o PT que não honra compromissos...

Mais um luziense na rede

Recebi [via Orkut] e publico a mensagem abaixo:

"Fala Reinaldo, tudo beleza? Criei um blog para falar sobre o dia-a-dia da Lan House e das atividades que realizo em parceria com o deputado Adamor, o vereador Tião e o ex prefeito Mico. Adotei visual e linguagem simples para facilitar ao máximo o seu entendimento. Visite-o meu amigo, e leia o informativo que fala da 2ª reunião do grupo "Cultura Luziense", pois quero a sua participação. Ok?

Um abração.

Dinho"

NOTA: O blog do Dinho pode ser acessado pelo link: www.dinhogameslanhouse.blogspot.com.

Ufa!

Deu uma canseira danada mas terminei "agorinha" [estou desde às 9:30 hs] de ler os blogs que acompanho diariamente. A maioria são "feitos" por paraenses [CJK, Bacana, Espaço Aberto, Jeso Carneiro, Barata, Franssinete Florezano, Hiróshi Bogéa, 5ª Emenda e Vic Pires Franco], apenas dois são "estrangeiros": Altino Machado, de Rio Branco [AC], e Alcinea Cavalcante, de Macapá [AP], todos escritos por quem realmente entende do assunto.

Estava desatualizado desde sexta-feira, quando iniciei a mudança de layout do "Santa Luzia On-line". Agora sim, estou por dentro de tudo o que acontece nesse "parazão de meu DEUS", principalmente do mundo da política.

Administração de Santa Luzia - até o deputado Bordalo concorda comigo

Para quem não sabe, o deputado petista e "amigo do peito" do apedeuta, Carlos Bordalo, tem um blog que entrou no ar no último dia 14.

Como sou antenado, já sabia de antemão que o deputado iria entrar na blogosfera naquela data. O seu primeiro poster foi "Na blogosfera, com o Pará em pauta", e é claro que aproveitei [como anônimo] para dá-lhe as boas vindas em um comentário, que transcrevo a seguir:

Anônimo disse...
"Que bom deputado, que Vª. Excª. tem um blog. Assim será mais fácil mandar-lhe notícias do seu amigo, aqui de Santa Luzia do Pará, o prefeito Louro do PT que protagoniza um governo arbitrário, saqueador de recursos públicos e autoritário, não dispensando nem os Compenheiros, que estão sendo 'esvaziados', do desgoverno sem direito ao espaço que lhes cabe".

Abraços e sucesso nessa nova empreitada
.

Ao que me respondeu o deputado, em um comentário:

"Primeiramente gostaria de agradecer a população de Santa Luzia do Pará pelo apoio dado durante todos esses anos de vida pública. Quero reforçar aqui a estrofe de uma música que fez sucesso na voz da cantora Beth Carvalho, “Vou Festejar”, e que simboliza a atual conjuntura deste importante município da Região Nordeste do Pará: “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”.

A partir desta estrofe, acredito que exista um projeto “estranho” que se apoderou do comando do Governo de Santa Luzia do Pará, prejudicando os objetivos originários do Governo Popular, e abandonando ainda as lideranças que colaboraram nas eleições e no bom início do governo, com intuito de negociar apoios eleitorais até aqui envoltos em razões estranhas ao interesse público. Só tenho a agradecer esta querida população.

Muito obrigado e continuem acompanhando nosso trabalho".

Leram o comentário do deputado? Entenderam as expressões "traição a quem sempre lhe deu a mão" e "projeto estranho" que se apoderou do comando do Governo de Santa Luzia do Pará? Eu entendi, mas para tirar minhas próprias dúvidas, retornei ao deputado outro comentário, como anônimo, de novo:

Anônimo disse...
"Olá, deputado, sou o anônimo de Santa Luzia do Pará, do dia 14 das 15:02.

Em primeiro lugar obrigado pela atenção, e pelo tratamento a mim dispensados. O que lhe escrevi não foi com objetivo de fazer fofoca nem falar mau de ninguém [longe de mim], e percebi que Vª. Excª. entendeu o que quis lhe dizer.

Pois bem, está ocorrendo exatamente como lhe escrevi, e pelo teor da sua resposta vi que Vª. Excª. tem conhecimento de causa, quando fala do "Projeto Estranho" que mudou as rédeas do governo que se iniciou em 2004, mas pairou uma dúvida, e gostaria que Vª. Excª. fosse mais claro quando se refere ao segundo verso da música da Maria Betânia: "Você pagou com traição a quem lhe deu a mão" para que eu possa entender melhor.

Desde já obrigado e parabéns pelo espaço democrático e pelo debate salutar que ele [o blog] proporciona.

Sem mais, saudações luzienses
"...

Desta vez o deputado me respondeu não mais em um comentário, mas em um poster na página principal do blog sob o título "Diálogo com os leitores", com as seguintes palavras:

Santa Luzia

"Ao leitor anônimo que não entendeu porque recomendei a estrofe “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”, trecho da música "Vou Festejar”, do Jorge Aragão, ao me referir à atual conjuntura em Santa Luzia, explico:

A maioria dos invetsimentos e benefícios que o prefeito "Loro" teve acesso ou foram de iniciativa minha e do deputado Beto Faro, ou tiveram nossa decisiva participação, como os 13 km de asfalto, a construção de 1 matadouro municipal, 700 Bolsas-Trabalho, cursos de qualificação profissional, 1 novo hospital, 1 indústria de beneficiamento de açaí, além de todo o apoio para a reeleição do prefeito, "batendo o ponto" em todos os seus comícios.

Hoje, um projeto “estranho” se apoderou do comando da prefeitura de Santa Luzia do Pará, prejudicando os objetivos originários do Governo Popular, abandonando as lideranças que colaboraram nas eleições e negociando apoios eleitorais envoltos em razões estranhas ao interesse público".

Leram a resposta do Bordalo? Está claro, aliás, claríssimo que até ele [o deputado] concorda comigo.

Todo mundo sabe dos interesses que colocaram o apeduta [por vias escusas] no comando do município. Até o deputado do PT, Carlos Bordalo tem conhecimento do "projeto estranho" que tomou conta da administração protagonizada pelo apedeuta que só visa os interesses de um pequeno grupo de privilegiados que squeia os cofres públicos.

NOTA: O blog do deputado Carlos Bordalo pode ser acessado pelo link: www.bordalo13.blogspot.com.

Bananas que não são de pijama

Com certeza você já ouviu pelo menos uma vez na vida falar na expressão "República das Bananas", termo criado por O. Henry [pseudônimo do escritor William Sydney Porter], humorista e cronista americano para referir-se a Honduras.

Tudo bem, vamos deixar de blá-blá-blá. A pergunta é:

- E você conhece o "Município das Bananas"?

- Não? É aquele que serve bananas na merenda das escolas da rede municipal de ensino.

- Então? Caiu a ficha?

Que tal?

Gostou da nova "cara" do blog? Sim? Não? Mais ou menos?...

Deixe sua opinião na enquete logo aí ao lado na aba direita. Ela é muito importante para conhecermos o grau de satisfação dos nossos leitores.

Agora sim, estamos completos. Com endereço próprio [e pago] e layout feito sob encomenda para o "Santa Luzia On-line" por quem entende do assunto.

Ah, também não deixe de comentar nossas postagens e de enviar seu recado através do mural.

Bye, bye, bye!

Parabéns, Netinho

O luziense bom de bola, Netinho Oliveira, é o mais novo reforço das equipes de base do Clube do Remo, para a próxima temporada da equipe sub-20, depois de disputar vaga com mais dois conterrâneos, Gutinho e Pedrinho.

Netinho esteve conosco no final de semana e já retornou à capital paroara para integrar a equipe azulina que jogou no sábado com o Pinheirense.

São exemplos como estes de persistência, superação e força de vontade que nos dão orgulho e servem de referências para outros jovens que sonham em trilhar os mesmos caminhos.

Daqui do "Santa Luzia On-line" e dos seus muitos amigos que tem na cidade, vai nosso incentivo e nossos parabéns, Netinho...

Voltando aos poucos

Ainda muito enrolado com o novo designer do blog que está consumindo a maior parte do meu pouco tempo disponível, estou voltando aos poucos com as postagens que vão fluindo "devagarsinho", como se diz em bom "cabolcês".

Agora além deste blogger que vos escreve, contamos com o suporte de um webdesiger, dos bons, o amigo Gabriel Costa [filho do Pedro da loja] editor do blog Ácido Místico, que me auxilia nas questões relacionadas ao funcionamento técnico da página, por que modéstia à parte, nesse assunto sou um zero à esquerda.

XIII Feira Pan-amazônica do Livro

Mais de 500 mil pessoas é o público esperado para a "XIII Feira Pan-amazônica do Livro", lançada na última quinta-feira [17] no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, que será realizada em novembro no período de 6 a 15.

Na edição deste ano do maior evento literário da Amazônia, o país homenageado será a França e o escritor será Dalcídio Jurandir, pelas comemorações do seu centenário e vem trazendo algumas novidades como o aumento do número de estandes e um espaço maior dedicado aos escritores paraenses que ficarão na parte central do Hangar, ocupando a maior área da feira num amplo estande.

Aguardem só mais um pouquinho

Peço desculpas aos leitores do "Santa Luzia On-line" pela falta de postagens.

Como escrevi no último poster de sexta feira, durante o fim de semana estaríamos dando uma repaginada no visual do blog, instalando outro template. É o que estamos fazendo e ainda não concluímos, mas prometo que a partir de amanhã estaremos de volta com todo o gás.

Tem muita novidade para ser contada, esperem somente mais hoje enquanto o serviço de conclusão da nova "cara" do blog é realizada.

Obrigado pelas visitas e pela compreensão.

Fora do ar

A partir de hoje a noite o "Santa Luzia On-line" ficará fora do ar durante todo o final de semana retornando somente na segunda-feira.

O blog já está sob domínio próprio [www.santaluzia-online.com], como é do conhecimento de todos e agora vai mudar o layout [designer] da página, de modo que fique mais profissional e adequado com os temas abordados.

O técnico contratado está trabalhando na construção do novo template que será instalado durante o final de semana, por isso estaremos fora do ar por esse período.

- Segunda-feira nos encontraremos, "de cara nova", nesse mesmo bat-local!

Abraços a todos e até segunda-feira...

Reforço de caixa

A Ufpa [Universidade Federal do Pará] recebeu R$ 1.107.388,00 do Ministério da Educação para investimento em obras e aquisição de equipamentos para laboratórios de pesquisa nos campi de Bragança, Castanhal e Altamira.

O Campus de Bragança [onde estudam mais de 10 luzienses] vai receber R$ 412.899,00 para aplicação no curso de Biologia Ambiental na Zona Costeira Amazônica, Castanhal [onde também tem luzienses estudando] R$ 244.350,00, que serão utilizados na consolidação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia e os R$ 450.139,00 restantes serão investidos na infraestrutura para a pesquisa biotecnológica na Transamazônica, Campus de Altamira.

Fonte: Site da UFPA.

Capanema resgistra o primeiro caso de Gripe Suína

Foi registrado pelas autoridades de saúde o primeiro caso de Gripe Suína ou Influenza A[H1N1] em Capanema na última terça-feira [15].

O diagnóstico foi feito em um estudante do tradicional Colégio São Pio X que ao tomar conhecimento do caso suspendeu imediatamente as aulas até o dia 23 para higienização e comunicou órgãos de saúde e a vigilância sanitária que enviaram agentes para isolar a sala na qual o garoto estuda e prestar esclarecimentos a toda a população da cidade.

Segundo informações o aluno infectado recebeu tratamento médico especializado em Belém e já retornou à sua residência onde se recupera sem nenhum risco, inclusive com retorno previsto ás atividades escolares já no dia 23 juntamente com os demais alunos.

NOTA: Mais informações no Portal Capanema.

O novo PT

O PT mudou de lado, disso quase ninguém duvida. Atravessou para a outra margem e hoje está muito bem, sem nenhum drama de consciência, compartilhando a mesa - sempre farta, por sinal - com as grandes empreiteiras e os monopólios industriais e minerais. Não lembra, nem vagamente, aquele partido que, nascido das lutas sociais, funcionou durante muitos anos como a voz dos que não tinham voz.

Nada mais ilustrativo, portanto, que a governadora Ana Julia ter escolhido a companhia dos executivos da multinacional Alcoa, na festiva inauguração de mais uma mina em território paraense, em Juruti, enquanto os movimentos sociais sentiam o calor dos músculos da Força Nacional na tumultuada e anti-democrática audiência pública do EIA-Rima de Belo Monte, em Belém.

NOTA: O poster acima é do blog Página Crítica.

Corda do 217º Círio chega a Belém

A corda dos promesseiros do Círio 2009 chegou ontem a Belém, por volta das 18h. Fabricada em Salvador [BA], a peça ficará guardada na Estação dos Carros, ao lado do Centro Social de Nazaré. Ao ser entregue à Diretoria da Festa, hoje, às 17h, os 800 metros de comprimento serão esticados para conferência de metragem e, em seguida, divididos em duas partes iguais, 400 metros para a Trasladação e 400 metros para a Grande Procissão.

A corda foi trazida da capital baiana, de onde saiu na semana passada, e percorreu mais de 2 mil km para chegar a Belém. Durante mais de dez anos, as cordas utilizadas nas procissões da Trasladação e do Círio foram confeccionadas na Paraíba. Mas, devido ao fechamento da fábrica paraibana, desde 2006 a produção é feita na Bahia. A peça é feita de sisal oleada, torcida em três pernas de 48 milímetros, equivalente a duas polegadas, de diâmetro e pesa cerca de 1,2 mil kg.

Este ano, no 217º Círio de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré estima que mais de 7 mil fiéis, por procissão, puxem a corda na Trasladação e no Círio. 'Ao final das duas procissões, muitos querem levar um pedaço deste ícone para casa. As pessoas que vão puxando a corda, geralmente estão pagando promessa. Ao longo do ano, nos momentos de dificuldades, os fiéis buscam a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré junto a Jesus, e muitos prometem acompanhar descalços puxando a corda', explica Kleber.

FONTE: Amazônia Jornal, edição de hoje 17/09/2009

O "Santa Luzia On-line" está de endereço novo

O blog Santa Luzia On-line está passando por uma série de transformações, para melhor é claro, de modo que fique cada vez mais profissional e atenda as exigências do seu caráter de seriedade, que é sua marca principal.

A primeira mudança foi para um domínio próprio e pago que já pode ser acessado pelo link: www.santaluzia-online.com, e próxima mudança será no layout [designer da página] que está em fase de construção.

Aguardem, em breve o novo visual do blog Santa Luzia On-line.

Não esqueça do novo endereço: www.santaluzia-online.com.

Por que o município serve bananas na merenda escolar

Fazendo uma pesquisa rápida na internet [via Google] descobri algumas curiosidades sobre a banana, sim a banana que agora é a vedete no cardápio da merenda escolar do município:

Origem: asiática
Nome científico: Musa sapientum
Família: Musa é um dos três gêneros da família das Musaceae que inclui as plantas herbáceas vivazes, vulgarmente designadas como bananeiras.
Propriedades nutricionais: A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.
Valor calórico: 100 gramas de banana fornecem 89 calorias.
Propriedades medicinais: Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial e também previne as cãibras.
Curiosidades:
01- Não é à toa que a banana é a fruta nº 1 dos maiores atletas do mundo.
02- As bananas maduras são eficientes para controlar a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.
03- A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.

NOTA: Essa pesquisa "tão importante" deu um trabalhão, mas valeu à pena. Depois de todas essas informações, descobri por que o município está servindo banana na merenda da garotada nas escolas da rede. Além de nutritiva e fazer bem à saúde é regional como foi prometido pelos petistas quando eram oposição, principalmente quando acompanhada com um pouco de farinha.

- Ah, essa petesada não está pra brincadeira, não!

Ana Júlia descobre a mais nova espécie da flora amazônica - o "Acajú"

Isso mesmo. Sua Excª. a governadora petista Ana Júlia Carepa, anda tão empolgada com seu projeto de plantar "1 bilhão de árvores" que até inovou plantando espécies exóticas, que só ela, a governadora, conhece.

- É o "Acajú". Alguém já ouviu falar nesse espécie tão "típica" da Amazônia?

Não? Pois a governadora do Pará, não só conhece como até regou uma muda de "Acajú", ontem no município de Juruti durante a inauguração das instalações da mina de bauxita da Alcoa onde estavam presentes o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; o presidente da Alcoa para a América Latina, Franklin Feder, e o presidente do conselho administrativo da Alcoa, Alain Belda, entre outras autoridades que compareceram no evento.

Após as liturgias da cerimônia, Sua Excª. convidou as "otoridades" presentes a juntarem-se a ela no ato simbólico de regar as mudas plantadas, quando esbarrou diante de uma espécie que lhe chamou atenção e exclamou cheia de si:

- Ah, essa aqui eu conheço! É um pé de "Acajú"!

Derrepente, um integrante da matilha petista que a acompanhava repreendeu-lhe, meio constrangido.

- Não, governadora. Não é "Acajú". É "Acapú"!

Aí, a gargalhada foi geral. Por que toda a plateia que a cercava ouviu e não se conteve em ficar calada.

Talentos da terrinha

Os jovens luzienses bons de bola, Netinho, Gutinho, Pedrinho e Leandro estão em Belém desde semana passada fazendo testes para as categorias de base do "Club do Remo" e já passaram pela "peneira" inicial.

Estão realizando agora apenas testes de condicionamento físico, portanto bem próximos de conseguirem vaga no Sub 20 do Leão Azul já para a próxima temporada.

O blog está na torcida. Boa sorte a todos!

Emancipação

A Alepa [Assembléia Legislativa do Pará] promoverá na próxima quinta feira, 17/09, sessão especial para debater propostas de emancipação de 32 localidades, entre elas Fernandes Belo, em Viseu; Icoaraci e Mosqueiro na área metropolitana de Belém; e Castelo dos Sonhos, em Altamira. Todas querem seguir o exemplo de Mojuí dos Campos, em Santarém, que acaba de conquistar sua independência politico-administrativa.

A reunião, que acontecerá a partir das 9h, no Auditório João Batista, da Alepa, atende a um requerimento de autoria do deputado Italo Mácola [PSDB].

NOTA: No blog Espaço Aberto.

De volta

Segunda-feira preguiçosa de feriadão luziense, estou de volta ao blog depois de um super final de semana com um grande aniversário e do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Tudo começou no sábado à noite com a comemoração do aniversário de 1 ano da Shofia, filha do casal profº. Jorginho e Cleidiane, que reuniu os amigos em sua residência. Estavam presentes os deputados Adamor Aires e Junior Hage, ambos do PR e integrantes do G-8, os ex prefeitos Mico e Nato Costa, e o venerável-mestre da Maçonaria e presidente do PT de Capitão Poço, o empresário Elmano, bem como os amigos luzienses que Jorginho e família cultivam na City.

Ontem a Paróquia de Santa Luzia, sob o comando do Pe. Elias, realizou a romaria do "IV Círio de Nossa Senhora de Nazaré" que reuniu milhares de devotos nas ruas da cidade pela manhã, continuando com o almoço e o leilão na Barraca da Santa, encerrando à tarde com a realização do Bingão de Nazaré que sorteou um carro 0 km no prêmio principal.

Portanto, a volta está sendo lenta, meio preguiçosa devido a ressaca de um final de semana agitado.

Excelente notícia

Acabei de chegar de um almoço com Edno Alves, que convidou-me para dá uma excelente notícia que faço questão de compartilhar com todos.

Nos dias 15, 16, 17 e 18 de outubro, Edno estará promovendo em parceria com o Nenca, proprietário do parque de vaquejada Santa Luzia, o "I Santa Luzia Country". Serão 4 dias de festa, dedicados ao melhor do mundo dos rodeios com atrações musicais de renome, como a banda cearense "Arreios de Ouro" que pousará por aqui no sábado [17/10] para alegria dos apaixonados pelo esporte nordestino.

- Será um evento que jamais alguém pensou e realizar em Santa Luzia! Confessou-me Edno emocionado.

Gente da gente

Hoje pela manhã encontrei com o ex prefeito Nato Costa na residência do também ex prefeito Mico onde colocamos o papo em dia.

Nato que está em Belém há alguns meses, para colocar ordem na sua saúde veio com a família para a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontecerá nesse final de semana. Bem mais magro, com aparência excelente e sem tomar sua cervejinha, momentaneamente, Nato confessou que está enfrentando um dieta à base de saladas e cereais, tudo em nome da boa forma, para enfrentar a corrida eleitoral de 2010 quando apoiará candidatos à Assembleia Legislativa, Câmara Federal, governo do estado e senado.

Hoje, no "Jogo Aberto"

COBRANÇA E DEFINIÇÃO NA POLÍTICA DO PARÁ

Tem novidade e cobrança feroz na política paraense e ela será revelada no programa "Jogo Aberto" deste sábado, de 2 às 4 da tarde, pela Rádio Tabajara FM 106.1.

O que será? Jader rompeu de vez com Ana Júlia? O PSDB fechou aliança para a eleição do ano que vem? E o PT, declarou que não precisa ficar correndo atrás de ninguém para garantir a reeleição da governadora? Você saberá, ligando o rádio e ouvindo o programa pelo celular ou pelo endereço www.radiotabajara.com.br.

O equipamento de hemodinâmica do hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que ficou 30 dias parado por defeito, voltou a funcionar na quinta-feira da semana passada, mas quebrou novamente. Quem sofrer infarto agudo do miocárdio e precisar de atendimento de urgência terá de correr para o Hospital da Beneficente Portuguesa ou para a Ordem Terceira em busca de socorro. Para explicar a nova pane do equipamento estará ao vivo nos estúdios da emissora o diretor do HC, o psiquiatra Carlos Teixeira.

Outros assuntos, envolvendo direitos, cidadania e meio ambiente também serão tratados no decorrer do programa.

NOTA: Pauta do programa enviada [via email] pelo jornalista e apresentador Carlos Mendes.

No blog do Vic

E lá se vai a governadora Ana Júlia Carepa para mais uma viagem internacional. Será entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro - pois é, uma semanona bacana, com tudo “free” – para a ensolarada Califórnia, nos EUA.

Junto com a governadora irão sete assessores, que receberão, vejam só, 58 diárias de viagem. E como as diárias internacionais variam entre 300 e 400 dólares, o esticãozinho ficará, no mínimo, em 17.400 dólares.

Sem contar as passagens aéreas, é claro.

NOTA: Acesse o blog do deputado federal Vic Pires Franco [Dem], no link: www.vic.blog.br.

Os novos conselheiros tutelares

São exatamente 00:55 hs e aquela velha fonte do blog ligou diretamente da central de apuração, comunicando o resultado final da eleição para o Conselho Tutelar.

Nenhuma novidade em relação àquela parcial divulgada ainda agora.

Pela oredem do mais votado:
1º- Fredson [reeleito]
2º- Mário Sérgio [reeleito]
3º- Ivaldo Costa [reeleito]
4º- Dionyson Saldanha
5º- Edinaldo

Em toda a campanha e principalmente hoje a movimentação nos bastidores político foi intensa. Ponto para a vereadora Socorro Saldanha [PR/G] que se envolveu diretamente na disputa por uma das vagas em jogo e conseguiu eleger seu sobrinho [um ilustre desconhecido para a maioria] Dionyson Saldanha com votação expressiva mostrando seu poder de articulação com sua base.

Chôro e ranger de dentes

Tem gente que era assim, ó, com o apedeuta na época da campanha, mas atualmente está pê da vida com o dito cujo.

Não estou falando de "gente pequena", não senhor, estou falando é de "gente grande" mesmo, que carregou bandeira vermelha nas costas, pulou, dançou, gritou muito nos comícios e soltou dezenas de caixas de pistolas na vitória [usurpada, como é do conhecimento de todos] da petesada.

Agora, façam suas apostas para saberem o motivo de tanto descontentamento da turma de lá. Ora, é simples demais. O homem, hoje muito bem abrigado no confortável gabinete principal do Palácio Municipal, esqueceu dos compromissos firmados com seus correligionários que quase um ano depois, vendo a figura não tomar nenhuma iniciativa, começaram a cobrar o que acham que lhes é de direito, e estão ouvindo uma conversa completamente diferente da que ouviram na época da campanha.

Só papo furado! Por que aliás, nisso a turma dos "cumpanhêrus" é especialista. E a choradeira é geral...

Toma-te!!!

Parcial

Sexta-feira sem "Sexta do Charque", fica meio sem graça. Por isso estou de molho em casa, repousando para comemorar o aniversário da filhinha do meu brother Jorginho amanhã.

São 23: 30 hs e fonte do blog, ligou nesse momento, direto da central de apuração da eleição para o Conselho Tutelar para informar a primeira parcial, dos 6 primeiros colocados, que disputam 5 vagas.

São eles:
01- Fredson = 194 votos
02- Mário Sérgio = 184 votos
03- Ivaldo Costa = 175 votos
04- Dionyson Saldanha = 146 votos
05- Edinaldo = 125 votos
06- Carlos da Estiva = 118 votos

Não deu

Hoje sexta-feira, pleno "feriadão luziense", ideal para tomar umas e outras e o happy hour mais famoso da City, a "Sexta do Charque", não vai acontecer.

Motivo: dois membros da nossa confraria estão impossibilitados de marcar presença. O ex prefeito Mico, que está "curtindo" uma virose e o professor Jorginho que está numa correria danada no comando dos preparativos do aniversário de um aninho de sua filha Shofia, que será comemorado amanhã na companhia dos seus familiares e dos muitos amigos que tem em Santa Luzia.

Como a justificativa do Chefe e do Jorginho, foi convincente, ambos não serão representados no "Conselho de Ética" da "Sexta do Charque", de acordo com o presidente Chico Cardoso que não costuma perdoar faltas não justificadas.

Que boa notícia!

Agora a tarde "levei um dedo de prosa" com um dos membros da coordenação do "Círio de Nossa Senhora de Nazaré" e confesso que fiquei surpreso com o que ouvi em relação a programação de vendas da festividade, que acontece todas as noites no largo do futuro Santuário Mariano desde o último sábado.

Como de costume, cada "noitário" fica sob a responsabilidade de uma entidade social, pública, civil ou religiosa que doa e vende comidas e produtos típicos desses eventos que reverte a renda para a Paróquia, com o objetivo de concluir as obras do Santuário Mariano iniciadas a três anos.

Segundo meu interlocutor, as 60 mesas disponibilizadas todas as noites para o público, ficam completamente lotadas e o consumo de comidas é um sucesso, esgotando-se rapidamente tudo que é posto à venda avulsa ou em leilão, não sobrando nada.

Candidato impugnado

Fonte do blog ligou agorinha mesmo para informar que um dos candidatos a conselheiro tutelar foi impugnado agora a tarde pela comissão eleitoral que organizou o pleito.

O motivo alegado pelos integrantes da comissão foi que o candidato estaria fazendo boca de urna no local de votação, o que é expressamente proibido. Foi um duro golpe em um dos candidatos mais bem posicionados e com apoio político expressivo de um membro da Câmara Municipal.

Falta pouco menos de meia hora para o encerramento da eleição. Daqui a pouco saberemos quem serão os grandes vencedores, isso mesmo, pois mesmo se tratando de um escrutínio para conselheiro tutelar, a disputa tem forte envolvimento político nos bastidores.

Visita de peso

Recebi uma visita iluste, ilustríssima na verdade, aqui no blog. Trata-se da macapaense e blogueira, das boas diga-se de passagem, Alcinea Cavalcante editora do blog que leva o seu nome.

Alcinea foi tema da reportagem especial, "As novas redes da Amazônia", da revista Época dessa semana como uma das blogueiras mais influentes e mais visitadas do Brasil, sob o título "A devoradora do Sarney".

Alcinea, não só visitou como também comentou no Santa Luzia On-line.

Obrigado pela honra, Alcinea.

NOTA: Visite o blog da Alcinea: www.alcinea.com.

Eleição

A eleição para o Conselho Tutelar está bastante movimentada com o comparecimento satisfatório do eleitorado tanto da cidade como do interior.

Agora, o que tem de candidatos, não é brincadeira. São mais de 20 para apenas 5 vagas, aí já viu a concorrência não é? Os aspirantes a conselheiros estão numa corrida frenética na caça aos votos "atacando" quem se aproxima de uma das escolas onde estão as seções eleitorais, que só é permito votar o eleitor que apresentar além do título, um documento de identificação com fotografia.

Conversei com alguns candidatos, uns pessoalmente e outros por telefone, e o interessante é que cada um está confiante na sua vitória. Tem favoritos? É claro que sim, mas não com grande vantagem á vista como certos esperam. Podem apostar suas fichas, que este será um pleito de muitas surpresas devido ao nível de campanha dos candidatos, onde alguns contaram com o apoio de políticos experientes e lideranças de vários segmentos sociais.

Assalto em Garrafão do Norte

Assisti agora a pouco no Jornal Liberal 1ª Edição que bandidos assaltaram a agência do Banpará de Garrafão do Norte, hoje pela manhã, em uma ação ousada.

Segundo o telejornal, os marginais já chegaram atirando na agência que fica ao lado do prédio da prefeitura provocando um grande tumulto na cidade o que deixou alguns feridos, sem nenhum caso grave, que foram transferidos para hospitais de cidades vizinhas.

Os bandidos levaram cerca de R$ 500.000,00 [quinhentos mil reais], que seria para o pagamento de servidores públicos, e fugiram em direção ao município vizinho de capitão Poço levando como reféns, o gerente do banco, dois seguranças e alguns clientes que foram abandonados na estrada logo na saída da cidade.

Ainda segundo o jornal, a polícia não foi atrás da quadrilha por que não dispõe de nenhum veículo para fazer a segurança da cidade. Que absurdo.

Com a bola toda

Quem está prestigiado, aliás, prestigiadíssimo, no governo dos kits escolares é o ex senador e atual vereador de Belém Ademir Andrade [PSB], aquele que foi preso em 2006 pela "Operação Galiléia" por fraudes na CDP, que depois de emplacar a Secretaria de Justiça acaba de nomear mais um afilhado seu, agora para adjunto da mesma secretaria.

Trata-se do major da PM, Thalles Costa Belo, que teve sua nomeação publicada hoje no Diário Oficial com a portaria nº 2.276/2009-CCG de 9 de setembro de 2009.

É meus amigos, esse governo está cada vez mais a cara da quadrilha do PT.

Círio 2009 - programação

Sexta-feira dia 11/09
Às 19:30 hs celebração da Santa Missa
Tema: Maria Rainha da Paz
Resp. Pastoral da Criança e setor "D"
Animação: Ministério da Estiva

Sábado dia 12/09
Às 17:00 hs Rodoromaria com saída do km 48
Às 19:30 celebração da Santa Missa
Tema: Maria, jovem comprometida com o projeto de Deus
Resp. Guarda Paroquial
Animação: Ministério do Km 18 [missa] e Santa Cecília [transladação]

Domingo dia 13/09
Às 6:30 hs celebração da Santa Missa seguida da Procissão do Círio
Tema: Maria, ensina-nos a sermos discípulos e missionários do teu filho Jesus
Resp. Equipe Litúrgica
Animação: Ministério do Km 64 [missa] e Santa Cecília [procissão]

Eleição para o Conselho Tutelar

Finalmente, acontecerá a amanhã a tão esperada eleição para a escolha do "novos" titulares do Conselho Tutelar para o próximo biênio.

A disputa será acirrada com 27 candidatos aptos a concorrer às 5 vagas existentes, até agora, sem muitos favoritos.

O pleito será realizado apenas na sede do município de modo a garantir maior transparência, já que a primeira eleição foi adiada por suspeitas de favorecimentos a candidatos ligados à administração municipal.

As seções eleitorais estarão nas escolas Florentina Damasceno [eleitores da cidade] e João Gomes [eleitores do interior] à disposição dos eleitores das 8 às 17 hs.

É o futuro

A partir de hoje a TV Liberal pertencente às ORM [Organizações Rômulo Maiorana], maior grupo de comunicação do norte do país, entra definitivamente no século XXI, passando a transmitir sua programação em sinal totalmente digital.

É a primeira emissora da região Norte a entrar na era digital, com investimentos que ultrapassaram os 30 milhões de reais, segundo a imprensa.

Logo mais à noite, o presidente executivo das ORM, Rômulo Maiorana Junior, receberá publicitários, jornalistas, diretores da TV Liberal e convidados para a cerimônia de inauguração que acontecerá na sede da emissora, com um show da "nossa sabiá", Fafá de Belém, que vai cantar o Hino Nacional.

Círio 2009 - colaboradores

Com o objetivo de concluir as obras do Santuário Mariano, a Paróquia de Santa Luzia conta com a colaboração dos fiéis na realização da Festa da Rainha da Amazônia, o "IV Círio de Nossa Senhora de Nazaré", em Santa Luzia do Pará que acontecerá no próximo domingo 13 de setembro.

Camisas: Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará - Adm. vereador Tião Oliveira.
Ajuda para a premiação do bingo: Leila Pontes [primeira-dama de Cachoeira do Piriá] e ex prefeito Mico.
Berlinda: deputado Adamor Aires.
Trios elétricos: deputado Adamor Aires e vereador Neguinho Côco.
Fogos e palco: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará.
Outdoors: empresário Edinaldo Lucena.
Flores: profª. Viviane Araújo, Lena Leal, profª. Lusia Vanda, Izeneuda Rodrigues, profª. Olinda Lucena, Maria Oliveira, profª. Judeny Leal, Ana Lúcia, Dalva da Radisco, Adelane, profª. Benedita Saldanha e profª. Marineide.
Cartazes: deputada Simone Morgado e D. Ivone.

Bingão de Nazaré
1º prêmio: uma bicicleta
2º prêmio: um computador
3º prêmio: um carro 0 Km
Local: Salão Paroquial
Data: 13/09 às 15hs e 30min
Valor da cartela: R$ 20,00

Seja um colaborador[a] para o Santuário Diocesano Mariano, faça sua doação!

Semana da Pátria

Para ver a cobertura fotográfica completa da "Semana da Pátria" da escola Florentina Damasceno, acesse o blog da escola, no link: www.florentinadamasceno.blogspot.com.

Lá você encontrará fotos dos jogos de futsal, competições de atletismo, ping-pong, vôley e a premiação dos campeões.

Obs.: Tem algumas fotos postadas na página principal do blog, mas a cobertura completa está disponível nos álbuns na aba lateral.

Convênios com recursos federais para o município de Santa Luzia do Pará - continuação

09- Convênio Nº: 563452
Objetivo do convênio: Ampliação da Unidade Básica de Saúde
Órgão superior: Ministério da Saúde
Convenente: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará
Valor do convênio: R$ 90.000,00
Valor liberado: R$ 0,00
Publicação: 17/7/2006
Início da vigência: 30/6/2006
Fim da vigência: 31/12/2008
Valor da contrapartida: R$ 4.500,00
Valor da última liberação: R$ 0,00
Situação: Adimplente
Obs.: Convênio de 90 mil reais para ampliação da unidade básica de saúde vigente por 2 anos, vencido no final do ano passado e o dinheiro não foi requerido pela prefeitura.

10- Convênio Nº: 556209
Objetivo do convênio: Ampliar o sistema de abasteciemento de água.
Órgão superior: Ministério da Saúde
Convenete: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará
Valor do convênio: R$ 75.000,00
Valor liberado: R$ 0,00
Publicação: 28/12/2005
Inicio da vigência: 12/12/2005
Fim da vigência: 3/12/2008
Valor da contrapartida: R$ 2.319,60
Valor da última liberação: R$ 0,00
Situação: Adimplente
Obs.: Convênio para ampliação do sisitema de abastecimento de água, vigente por 3 anos, venceu no final do ano passado, sem a prefeitura requerer os recursos.

11- Convênio Nº: 544633
Objetivo do convênio: Recuperação de 5 km de estradas vicinais na PA Cristal no município de Santa Luzia do Pará.
Órgão superior: Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Superintendência Estadual do INCRA do Pará.
Convenete: Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará
Valor do convênio: R$ 116.209,70
Valor liberado: R$ 116.209,70
Publicação: 11/1/2006
Início da vigência: 11/1/2006
Fim da vigência: 30/10/2006
Valor da contrapartida: 10.000,00
Data da última liberação: 24/2/2006
Valor da última liberação: R$ 116.209,70
Situação: Adimplente

12- Convênio Nº: 537846
Objetivo do convênio: Implantação ou melhoria de obras de infraestrutura urbana em municípios com até 100 mil habitantes/Ações de infraestrutura urbana em Santa Luzia do Pará PA, autorizado pelo ofício do Ministério das Cidades Nº: 6913/2005.
Órgão superior: Ministério das cidades
Convenente: Programas Sociais da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará.
Valor do convênio: R$ 146.240,00
Valor liberado: R$ 146.240,00
Publicação: 27/12/2005
Início da vigência: 26/12/2005
Fim da vigência: 31/12/2007
Valor da contrapartida: R$ 8.043,75
Data da última liberação: 27/12/2006
Valor da última liberação: R$ 37.752,00
Situação: Concluído

13- Convênio Nº: 537844
Objetivo do convênio: Implantação ou melhoria de obras de infraestrutura urbana em municípios com até 100 mil habitantes/Ações de infraestrutura urbana em Santa Luzia do Pará autorizada pelo ofício do Ministério das Cidades Nº: 3786/2005.
Órgão superior: Ministério das Cidades
Convenente: Programas Sociais da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará.
Valor do convênio: R$ 146.250,00
Valor liberado: R$ 146.250,00
Publicação: 27/12/2005
Início da vigência: 26/12/2005
Fim da vigência: 31/12/2007
Valor da contrapartida: R$ 8.043,75
Data da última liberação: 27/12/2006
Valor da última liberação: R$ 37.762,00
Situação: Concluído

NOTA: Tem mais ainda.Trata-se de um convênio firmado para recuperação/abertura de 30 Km de estradas vicinais, no valor de R$ 330.000,00, repassados desde o final de 2007 e cujos serviços até hoje não foram realizados. Por acaso, num vacilo da administração, a Justiça Federal percebeu a irregularidade e reconhecendo que tratava-se de recursos estaduais, remeteu a questão para o MPE [Ministério Público Estadual] que está analisando o caso.

Raimunda Reis - 13 anos de saudades

Foi numa tarde de segunda feira ensolarada como a de hoje, exatamente nessa data [09/09/1996], por volta das 13 hs e 20 min, num trágico acidente na BR 316, próximo à comunidade do Muruteua, que a então vereadora luziense do PMDB, Raimunda Reis nos deixou em plena campanha à reeleição, que com certeza seria alcançada.

Raimunda Reis foi uma das primeiras mulheres a ocupar vaga na primeira legislatura do jovem município de Santa Luzia do Pará, em 1992, com votação expressiva conquistada graças ao seu trabalho junto dos mais pobres e a sua garra de mulher incansável.

Pesquisas

O blog do deputado federal Vic Pires Franco [Dem] está cheio de pesquisas fresquinhas referentes à corrida presidencial.

A maior novidade é que a popularidade de Lula caiu em relação as últimas pesquisas. Isso com certeza é o reflexo da ingerência do presidente na crise do senado, quando Lula emparedou os senadores do PT obrigando-os a blindarem Sarney, e a consequência mais notada foi a queda nos números de intenção de votos para a ministra Dilma Rousseff.

No mais, tudo continua na maior normalidade com Serra voando em céu de brigadeiro com números mais do que positivos na intenção de votos e seu índice de rejeição em queda livre.

A rodada de pesquisa encomendada pela CNT [Confederação Nacional do Transporte] e realizada pelo Instituto Sensus, foi publicada em primeira mão pelo blog do Noblat e pode ser conferida no blog do Vic no link: www.vic.blog.br.

Novo comando na Seel

A Seel [Secretaria Executiva de Esporte e Lazer], aquela rejeitada pelo PR e muito bem aceita pelo PC do B como prêmio de consolação depois de ter sido defenestrado da Secretaria de Justiça para dá espaço ao PSB de Ademir Andrade, já está de comandante "novo", que na teoria pertence aos quadros dos comunistas, mas na prática está ligado mesmo ao todo poderoso chefe da Casa Civil, Claudio Puty.

O novo titular da Seel é Jorge Panzera, que até então ocupou a subchefia da Casa Civil, ao lado de Puty.

O ex secretário da pasta de esportes, Alberto Leão, passou a ocupar uma diretoria na Seduc, na gestão da nova secretária Socorro Coelho e para o lugar de Panzera na Casa Civil, ainda não se sabe quem será o ungido.

Maluf e o PT. Eles se merecem

Realmente o PT de hoje está longe de ser aquele dos discursos inflamados antes de chegar ao poder, e isso se aplica em todas as esferas do partido [nacional, estadual e municipal, principalmente] que abandonou a bandeira da ética há muito tempo e continua se aliando a pessoas que causam arrepios nas alas mais conservadoras da esquerda, se é que isso que está aí ainda pode ser chamada de esquerda.

Mergulhado num pântano de escândalos sucessivos, o PT que hoje governa tem a seu lado figuras nada recomendáveis como os peemedebistas Jader Barbalho, Renan Calheiros, José Sarney e até Fernando Collor de Mello [PTB] no comando da tropa de choque do governo petista que se sustenta à base do marketing político e das bolsas-esmolas que mascaram a verdadeira realidade do país.

Nas administrações estadual [Pará] e municipal [Santa Luzia] também não é diferente, as práticas ilícitas, principalmente as que envolvem desvios de recursos públicos são recorrentes e envolvem pessoas de caráter discutível pela opinião pública.

Não obstante a isso, o PT dá mais um passo para aumentar o seu grupo que na verdade está mais para quadrilha do que para outra coisa. O aliado da vez é ninguém menos que o ex governador, ex prefeito de São Paulo e atual deputado federal Paulo Maluf [PP], isso mesmo, aquele Maluf que Marta Suplicy [PT] mandou calar a boca em 2000.

Paulo Maluf já decalrou seu apoio ao PT antes mesmo deste escolher o candidato a governador de São Paulo, e demosntrou sua preferência pelo ex ministro e também deputado federal Antonio Palocci [PT], aquele que quebrou o sigilo bancário de um caseiro por represália.

É meus amigos, o PT que hoje governa está irreconhecível, distante da sua ideologia e cada vez mais mal acompanhado por pessoas que até pouco tempo eram tidos como "impuros" pelos éticos petistas.

NOTA: Leia o artigo onde Maluf declara seu apoio ao PT aqui.

A blogosfera amazônica

Em alguns posters me referi à "blogosfera paroara" como uma das mais produtivas e concorridas do país, perdendo apenas para o eixo Rio/São Paulo, com blogs de política e variedades.

A edição desta semana da revista Época, uma das mais conceituadas do Brasil, traz uma reportagem especial de cinco páginas sobre a "blogosfera amazônica" destacando os principais blogs que ganharam repercussão nacional e se tornaram sucesso na rede mundial de computadores, a internet, com milhões de acessos.

Baseada numa pesquisa comandada por Fábio Malini, blogueiro e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, a reportagem, intitulada "As novas redes da Amazônia" faz um raio-x da blogosfera na região Norte onde a maioria das páginas tem a política como conteúdo principal.

Foram analizados os 4 principais blogs da região, considerando-se a geração de conteúdo e o número de visitantes que cada um recebe. São velhos conhecidos deste blogger que vos escreve, inclusive com alguns deles lincados no Blogroll, na aba direita, são eles:

01- Macapá [AP] - blog da Alcinéa Cavalcante.
02- Rio Branco [AC] - blog do Altino Machado.
03- Belém [PA] - Os 100 Grana.
04- Porto Velho [RO] - Bicho de Rondônia.

Ana Júlia trocou Gallo por Coelho

Isso mesmo, a governadora Ana Júlia Carepa [PT] trocou o comando da Seduc. Saiu Iracy Gallo, com os bens bloqueados pela justiça por causa do escândalo dos kits escolares, e entrou Socorro Coelho, militante histórica do PT e da cota pessoal do deputado federal Paulo Rocha, que finalmente começa a fumar o cachimbo da paz com o governo petista, depois de idas e vindas ao longo dos últimos três anos.

Hoje, no "Jogo Aberto"

JOGO ABERTO" DENUNCIA SITUAÇÃO CAÓTICA NO HOSPITAL GASPAR VIANNA

Uma grave denúncia é o tema principal do programa "Jogo Aberto" deste sábado, de 2 às 4 da tarde, pela Rádio Tabajara FM106.1. É a situação do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, única referência no Estado nas áreas de urgência cardiológica e psiquiátrica.

Uma economia de guerra, implantada pelo presidente da fundação que administra o hospital, Benedito Paulo Bezerra, prejudica o atendimento aos pacientes. Para se ter uma idéia, máquinas de hemodiálise, cateterismo cardíaco, litotripsia [que elimina cálculos renais] e de ecocardiograma estão quebradas. O programa entrevistou três diretores do hospital e o que eles disseram será reproduzido. A situação no HC é caótica e, segundo médicos e funcionários, tende a piorar se nada for feito.

O "Jogo Aberto" também exibe uma entrevista com o senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia. Ele ataca duramente padres, pastores, empresários e autoridades envolvidas diretamente em abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Direitos, cidadania, política e informações de bastidores também estão na pauta do programa apresentado pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou. A Tabajara pode ser sintonizada, além do rádio e do celular, pela internet, no endereço www.radiotabajara.com.br.

NOTA: Programação enviada [via email] pelo jornalista e apresentador, Carlos Mendes.

Feriadão

Hoje começa o último feriado prolongado de 2009 e muitos luzienses estão de malas prontas para curti-lo. A maioria seguirá para o Sal, que com esse "solsão" promete ser uma excelente pedida, outros, entretanto, tomarão destino diferente e o Nordeste é o preferido.

O casal Claudinho e Elenita juntamente com a professora Dôra Oliveira [ex Dôra Cardoso] puseram o "" na estrada ontem cedinho e já estão curtindo as belas paisagens do Norte do Ceará, mesmo destino que este blogger que vos escreve tomará amanhã muito cedo junto com amigos.

Nós, Elenita e Claudinho, não ficaremos na mesma cidade, mas muito provavelmente nos encontraremos em alguma delas que compõem o lindo complexo da Serra do Tianguá, uma das mais belas paisagens serranas do norte cearense.

Bye, bye estress...

"Semana da Pátria" - finais na escola Florentina Damasceno

Logo mais a tarde acontecerá as finais de futsal, masculino e feminino, vôley masculino e feminino e outras modalidades esportivas com os alunos dos turnos da manhã e da tarde.

O turno da noite já realizou as finais ontem e aguarda apenas a premiação que será entregue na cerimônia de encerramento após as finais de hoje à tarde na própria escola.

Coisas da política

Essa foto é do blog do Jeso Carneiro onde foi originalmente postada como desafio para identificação das pessoas. Só consegui reconhecer Lula, Dr Almir Gabriel e Simão Jatene. Mas todas as personagens que aí aparecem foram identificadas pelos leitores do blogueiro santareno. São eles, da esquerda para a direita:

1 – Raul Meireles, ex PT, ex-Edilza, ex-PDT, atualmente no PV e presidente Saaeb de Duciomar Costa;
2 – Lula, ex-metalúrgico, atual presidente da República;
3 – Almir Gabriel, ex-senador e ex-governador, atualmente exilado voluntário em São Paulo;
4 – Simão Jatene, ex-governador, ex-secretário do Almir e do Jader;
5 – Paulo Chaves, ex-secretário de Cultura do Almir e do Jatene;
6 – Paulo Elcídio, ex-secretário [Sedurb] de Almir e Jatene, ex-presidente do PSDB/Pará.

Comentário meu:

Foto da campanha de 1990 com Almir Gabriel [PSDB] candidato a governador e Raul Meireles [PT] candidato a vice. Isso mesmo, em 1990 Dr Almir Gabriel foi candidato a governador tendo como vice um petista e foi apoiado por Lula. Vejam como é a política, os amigos daquela época hoje são inimigos figadais.

Naquela eleição a disputa ficou entre Shaid Xerfan, prefeito de Belém, apoiado pelo então governador Hélio Gueiros e Jader Barbalho, que levou a melhor e se elegeu com uma "lambada neles" [slogan de campanha de Jader], Dr Almir ficou fora da briga num distante 3º lugar, vindo a se eleger em 94 e 98.