Archive for Outubro 2009

Edno Alves agradece

Edno Alves ligou ao blogger para agradecer a todos que o apoiaram e compareceram ao "I Santa Luzia Country Fest". Segundo Edno, o evento não foi perfeito por se tratar da primeira edição, onde a inexperiência falou mais alto e gerou alguns problemas de ordem organizacional, mas promete que em 2010, virá firma e forte, e as dificuldades de hoje serão transformadas em lições que não se repetirão.

Super produções

SÃO LUÍS – Após terminar a gravação de Lula, o Filho do Brasil, o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto começou ontem a escolher o elenco para seu próximo filme, Sarney, o Filho do Maranhão. “Queremos deixar bem claro que esse filme, que vai passar em todas as salas de cinema do Maranhão, não contará com um único centavo de verba pública”, adiantou a assessoria de imprensa do governo maranhense, para evitar interpretações suspeitas e infundadas por parte da imprensa.

Sarney, o Filho do Maranhão mostrará o prodigioso histórico de brigas políticas do senador José Sarney, começando com sua eleição precoce ao cargo de deputado federal, quando tinha apenas 25 anos, e culminando na conquista do tricampeonato do Senado, durante as temporadas 1995/1997, 2003/2005 e 2009/2011.

O filme será coproduzido por Luiz Carlos Barreto, sua esposa, Lucy Barreto e sua filha Paula Barreto. A direção ficará a cargo de Fábio Barreto. Para o próximo ano, a família de cineastas já anunciou a pré-produção para as filmagens de Jader, o Filho do Pará, Renan, o Filho de Alagoas e para a continuação Sarney 2, o Filho do Amapá.

NOTAS:
- O texto acima foi extraído da revista Piauí [Ed. Abril] nº 37 de outubro, na seção "The Maranhão Herald".

- Me tornei assinante, por indicação de um amigo, da Piauí este mês e confesso que estou adorando a revista que é o contrário da Caros Amigos, aquela revista de esquerda que todo petista ler. A edição desse mês da revista Piauí, traz excelentes reportagens com José Serra, o ex caseiro que denunciou Antonio Palocci e sobre o Lula, intitulada "O avesso do avesso". Vale a pena conferir.

Quadrilha assalta duas agências bancárias e espalha o terror em Viseu

Bandidos fortemente armados espalharam o terror ontem em Viseu e assaltaram, ao mesmo tempo, duas agência bancárias, uma do Banpará e outra do Banco do Brasil, depois de um grande tiroteio pelas ruas da cidade.

Quatro pessoas foram baleadas, sem risco de morte, e cinco feitas reféns, entre elas o gerente do Banpará e um funcionário do BB, durante a fuga da quadrilha composta por aproximadamente 12 elementos empunhando armas de grosso calibre a bordo de um Pálio e uma van.

Segundo informações, até a noite de ontem ainda não se sabia o valor do montante roubado e nem o paradeiro da quadrilha que libertou os reféns logo na saída da cidade.

Comentários

Recebi [e publico] os seguintes comentários sobre o "I Santa Luzia Country Fest" no mural de recados:

Cristina em 29/10/2009
Rei, quero usar o teu espaço para dizer aos organizadores do Santa Luzia Country Fest, que essa foi a melhor festa de Santa Luzia e da minha vida...
Nunca vou esquecer e ano que vem vou tá lá de novo...
Um abraço.

Profª. Juliana em 29/10/2009
Venho através deste blog agradecer a todos que compareceram ao "I Santa Luzia Country Fest" e não poderia deixar de dizer que ano que vem todos os erros cometidos por nós serão corrigidos para o bem está de todos...
Muito obrigado por terem acreditado na festa, e até 2010.

Especial

Religião na vida

Estive conversando com o ilustre e grande amigo, professor Reinaldo, no último sábado 24/10/2009, a respeito dos lamentáveis e violentos acontecimentos que vem ocorrendo em Santa Luzia. Veio-me em mente a idéia de externar minha insatisfação, que penso ser a mesma dos cidadãos luzienses, por meio deste artigo e junto a este segue um texto de minha autoria, apenas para uma melhor reflexão acerca do assunto a ser tratado.

A religião é muito importante na vida de uma pessoa, independentemente da idade; ajuda a refletir em um momento de conflito. É de significativa importância o ensino da religião na escola e em casa para ajudar na formação do caráter do jovem, bem como na sua educação de forma geral. Com isso, podemos dizer que estes aspectos influenciam de maneira determinante para a formação da criança e do adolescente.

Não nos esqueçamos de que a família deve estar presente na educação religiosa de seus filhos, afinal tais ensinamentos transmitem conhecimento e tranquilidade, ainda mais em tempos como esse, de violência, com certeza a taxa de violência diminuiria significativamente; com isso, a criança e o jovem começariam a pensar de forma social, analisando seus atos prevendo suas possíveis consequências. Esses aspectos formariam jovens com valores, sentimentos, porém sem criar partidarismo religioso, afinal vivemos em um país democrático, onde existe uma liberdade de expressão e escolha.

Não compete ao Estado definir o conteúdo religioso a ser ministrado em sala de aula, pois sabemos que existe uma diversidade de crenças religiosas, as quais devem ser respeitadas, caso contrário os alunos poderiam sentir-se atingidos. O que não traria problema algum seria passar conhecimento das relações humanas, atrelado a fundamentos valorativos reputados como importantes para a sociedade. Como resultado, seriam formados cidadãos do bem. Ao vedar o proselitismo às religiões, atribui aos alunos a liberdade religiosa, respeitando-se a diversidade cultural/religiosa no Brasil.

Não há sociedade sem alguma prática religiosa; seja católica, evangélica ou qualquer outra, afinal estamos centrados em uma só figura, Deus. O importante é estar de bem com a vida, com a mente, para a sociedade evoluir sempre positivamente em prol da paz social.

Diante dos recentes acontecimentos lamentáveis de violência em Santa Luzia/PA, penso que este servirá um pouco de reflexão para as pessoas, visto que estes agentes infratores estão por ai perturbando a ordem e lesionando a integridade física e moral dos cidadãos luzienses. Evidentemente que todos anseiam a punição desses infratores, visto que seus atos são de violência brutal e de grande comoção social; é inadmissível agirmos de maneira omissa e conformista, deixando esses marginais (não encontro palavra que melhor discrimine os atos desses delinquentes) impunes; temos que lutar pelo direito à dignidade da pessoa humana.

Ao traçar o perfil dessas pessoas, observamos que são aquelas sem nenhuma instrução, que cresceram desamparadas ou sem orientações educacionais e religiosas.

O que esta faltando na vida desses infratores é uma reeducação de caráter pedagógico e religioso. Sabemos que o sistema penitenciário no Brasil é falho (não garante os direitos fundamentais aos presos), portanto é difícil haver uma reeducação de caráter pedagógico, mas há aqueles que conseguem mudar, o que são poucos, e a religião é o fator determinante na mudança desses penitenciários.

Deixamos na mão das agências policiais a solução desse infortúnio, para que Santa Luzia seja um lugar onde todos possam circular livremente sem temer acontecimentos como esses.

Pedro Henrique Costa de Oliveira
Acadêmico de direito

Saúde

Logo mais às 9 hs, acontecerá no Sítio Paroquial a abertura da Conferência Municipal de Saúde, tendo como tema central os 20 anos do SUS. O encerramento será amanhã às 17 hs.

Além da secretária, estará presente também o prefeito municipal e demais autoridades municipais. Seria interessante a participação da população, usuária do Sistema Único de Saúde, para cobrar dos gestores, mais responsabilidades com a saúde e mais respeito com o cidadão, que sofre as consequências da má gestão dos recursos públicos enfrentando o quadro caótico em que se encontra os postos de saúde do município.

Interdição do matadouro - por que não denunciar o verdadeiro culpado?

Por força do hábito devido as obrigações profissionais, hoje [feriadão] levantei cedinho e enquanto tomava café ouvia o rádio da vizinha sintonizado no programa "Desperta Santa Luzia" da rádio Curí FM, quando lá pelas tantas o apresentador fez um alerta para os açougueiros, afirmando que recebeu várias denúncias dos ouvintes reclamando do manuseio da carne que, segundo o dito apresentador, está sendo transportada por qualquer veículo e de qualquer forma, sem o mínimo de cuidados com a higiene, depois de os bois serem mortos nas próprias fazendas.

Mas esperem aí. Por que os açougueiros estão abatendo os animais nas próprias fazendas? Ora, como é do conhecimento de todos, principalmente dos leitores deste blog, o matadouro da cidade foi interditado a quase um mês pela vigilância sanitária e matadouro novo, prometido em verso e prosa na campanha passada, cujas obras foram iniciadas apenas para enganar os eleitores, está abandonado sendo consumido pelo mato lá no km 39.

Os outros municípios que também tiveram o mesmo problema com a vigilância sanitária, já conseguiram regularizar sua situação junto aos órgãos competentes e desinterditaram seus matadouros, graças ao empenho dos seus prefeitos junto com representantes do legislativo estadual, como é o caso de Capanema.

No dia 16 do corrente mês, o deputado Adamor Aires [filho e um grande defensor desta terra] enviou ao blog, esclarecimentos dando conta do seu empenho na tentativa de desinterditar o matadouro municipal de Santa Luzia, quando reuniu com o diretor da Adepará, o sr. Eliomar Arapiraca, que mostrou-se disposto a resolver o problema com a assinatura de um TAC [Termo de Ajuste de Conduta] pelo prefeito ou seu representante legal, que deveriam se fazer presentes para tomarem ciência dos termos da interdição, mas por conta da sua inércia [que lhe é peculiar], má fé ou incompetência mesmo, o prefeito nunca compareceu nas negociações entre a bancada estadual e os órgãos responsáveis pela interdição.

Portanto de quem é a culpa, pelos transtornos provocados com o fechamento do matadouro municipal? Quem é o verdadeiro culpado pelos riscos que a população está correndo? Com certeza, não são os açougueiros, tão vítimas quanto nós.

Ao invés de denunciar os açougueiros, por que não denunciar o verdadeiro culpado? Este sim precisa ser denunciado pelo mal que vem fazendo à população de Santa Luzia.

Governo lança concurso para o cadastro de reserva da Sespa

Iniciam no próximo dia 10 de novembro e vão até o dia 10 de dezembro, as inscrições para o Concurso da Sespa. Todas as vagas são destinadas para preencher o Cadastro de Reserva do quadro de servidores da Secretaria Estadual de Saúde.

O concurso vai oferecer vagas para os níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado pela Fadesp [Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa], com anuência da Universidade Federal do Pará.

As provas objetivas do concurso público serão realizadas nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira, Conceição do Araguaia, Breves e Tucurui.

A carga horária de todos os cargos é 30h semanais. Cinco por cento das vagas ficarão reservadas às pessoas com deficiência. O candidato que desejar solicitar isenção da taxa de inscrição por hipossuficiência econômica deverá realizar inscrição provisória, por meio de formulário específico disponível no site da Fadesp [www.fadesp.org.br], no período de 14h do dia 04 de novembro de 2009 as 18h do dia 09 de novembro de 2009.

As provas objetivas terão a duração de quatro horas e serão aplicadas no dia 31 de janeiro de 2010, das 8h30 às 12h30 [horário de Belém] para todos os cargos.

Todas as informações sobre o concurso C-153 podem ser obtidas no site www.fadesp.org.br

FONTE: Agência Pará

O povo não perdoa os traidores

O apedeuta está acostumado com uma nova etapa de sua vida pública: ser ovacionado com vaias, muitos vaias, em todos os atos públicos a que comparece. Foi assim na abertura do "XI Canto da Terra" e mais recentemente no "I Santa Luzia Country Fest", onde não compareceu, mas mesmo assim foi vaiado quando o locutor o convidou a se juntar com as demais autoridades, entre elas os deputados Adamor Aires e Lúcio Vale, no centro da arena para a cerimônia de abertura do evento.

Coalhou o leite

Para a nova executiva municipal do PMDB, escolhida no último domingo, numa convenção de cartas marcadas, segundo fontes do blog.

O primeiro ato da nova executiva foi expulsar do partido, de forma arbitrária, o vereador Neguinho Côco, por não comungar das mesmas práticas da direção peemedebista de Santa Luzia.

Considerada ilegal, por desobedecer os trâmites legais da legislação eleitoral vigente, a expulsão do vereador é juridicamente nula, podendo ser contestada e os novos dirigentes serem obrigados a se explicar diante da justiça e da direção estadual da legenda.

I Santa Luzia Country Fest - principais destaques

Todos devem está se perguntando por que ainda não postei nada sobre a grande festa realizada no final de semana, o "I Santa luzia Country Fest", que colocou Santa luzia no roteiro das grandes festas country do nordeste paraense.

O evento foi um sucesso, sem sombras de dúvidas, e é claro que merece destaque com algumas postagens, inclusive de fotos, aqui no blog, mas vou postar as "coisas" obedecendo uma certa ordem para não abarrotar o blog com apenas um assunto, o que torna a leitura cansativa, tenho certeza.

Principais destaques

01- Presenças que merecem registro: deputados Adamor Aires [estadual] e Lúcio Vale [federal]; prefeito de Cachoeira do Piriá, Albenor pontes e parte do seu secretariado; presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Tião Oliveira e pároco de Santa Luzia, Pe. Elias.

02- Ausência sentida: do prefeito municipal de Santa Luzia, Louro do PT, que ao ser convidado para fazer a abertura do evento juntamente com as demais autoridades presentes, mesmo ausente, levou um sonoro vaia da população.

03- Atrações musicais: todas de excelente qualidade, com destaque para a banda cearense de forró, Arreios de Ouro, que distribuiu simpatia para o público e tocou até o sol raiar.

04- Presença de público: com certeza não foi o esperado, mas o suficiente para prestigiar um evento desse porte.

05- Organização: excelente, mas com alguns "pecados", tal como a falta de controle no fluxo de pessoas na área restrita dos camarotes, onde era permitida a entrada de pessoas sem identificação.

06- Serviço de bar: para os camarotes, de excelente qualidade com direito a barman e garçonetes competentes.

07- Sistema de som: djs competentes tanto para o palco quanto para tenda eletrônica.

08- Camarotes: confortáveis e compatíveis com o número máximo de pessoas permitido por cada um.

09- Segurança: de qualidade técnica reconhecida, mesmo sem nenhuma exigência do seu uso.

10- Espaço: interno e externo, compatíveis com a grandeza do evento.

Esses foram os principais destaques observados e que merecem ser lembrados nessa primeira postagem. Depois, serão postados fotos e mais destaques do "I Santa Luzia Country Fest".

Espaço do leitor

O vídeo acima foi enviado [link do Youtub] juntamente com o comentário abaixo, pelo leitor do blog, Marcílio Gomes, residente em Fortaleza:

"Queiram ver, por gentileza, no Youtube, vídeo postado com Hino de Santa Luzia. Consideramos muito bonito [letra, melodia, arranjos] e de muita qualidade a gravação. É mais uma opção que pode ser utilizada nos festejos da Padroeira.

Obrigado pela atenção.

Obs.: Seria muito interessante e enriquecedor se todos procurassem gravar e postar vídeo no Youtube com o hino oficial de Santa Luzia de sua Paróquia. Seria uma forma de compartilhamento, integração entre as Paróquias, divulgação da Paróquia e da veneração a Santa Luzia e democratização do canto. Para o cristão não pode haver espaço para o egoísmo, o egocentrismo.

Pensemos nisso".

Macílio Gomes
[85] 9982-6460 Fortaleza - CE

Conferência

Dias 29 e 30, quinta e sexta-feira, será realizada a "Conferencia Municipal de Saúde" no Sítio da Paróquia, com início às 9hs.

Estarão presentes os gestores da saúde e autoridades administrativas do município. Seria interessante que a população participasse da conferência para obter respostas para o caos que tomou conta da saúde pública de Santa Luzia, inclusive com o fechamento do Posto de Saúde da Família, "São Pedro", por atraso no pagamento do aluguel do prédio onde o mesmo funciona.

Seduc abre concurso para professores

A Sead [Secretaria de Estado de Administração] do Pará publicou edital para realização do concurso da Seduc [Secretaria de Estado de Educação] que vai oferecer 214 vagas de nível superior para professores [categoria AD-4] e seis vagas de nível fundamental para merendeiros.

As vagas serão destinadas às UREs [Unidades Regionais de Ensino] e disciplinas onde candidatos do último concurso não alcançaram a pontuação mínima no interior do Estado, em municípios como Marabá, Castanhal e Santarém.

As inscrições iniciam no próximo dia 3 de novembro e serão ofertadas vagas para professores de Física, Química, Matemática, Filosofia, Inglês, Artes, Espanhol e Sociologia.

Professores que não têm nível superior, serão alunos da UFPA

De acordo com o censo educacional 2009, apenas 10% dos professores do estado do Pará tem qualificação adequada para atuar em sala de aula. São 40 mil professores do ensino básico da rede pública que não têm curso superior e mais 22 mil que possuem licenciatura, mas ministram aulas de outras disciplinas para as quais não têm a devida qualificação.

O MEC [Ministério da Educação e Cultura] na tentativa de melhorar essas estimativas criou o PARFOR [Plano Nacional de Formação de Professores], disponibilizando, somente aqui no Pará, através de convênio com a UFPA [Universidade Federal do Pará], 557 vagas em 14 cursos de graduação em Letras, Matemática, Pedagogia, História, Ciências Naturais e Geografia em quatro municípios paraenses, Abaetetuba, Belém, Bragança e Cametá, especialmente para os professores da educação básica que não têm formação superior.

Os critérios de seleção do PARFOR, usados pela UFPA, basearam-se nas diretrizes da Plataforma Freire e na proporcionalidade de candidatos inscritos para as 40 vagas ofertadas por curso que podem ser conferidos no link www.ufpa.br/ascom/links/outros/classificados.pdf.

Os classificados devem apresentar a documentação exigida até hoje, 22 de outubro, no respectivo campus em que está vinculado e as aulas iniciarão no próximo dia 31, durante os finais de semana, até o final de dezembro.

Se a moda pega

Depois que Mojuí dos Campos foi emancipado, se desligando politica e administrativamente de Santarém, pelo menos mais 20 distritos paraenses querem ter o mesmo destino, e já começaram a ensaiar o mesmo voo.

Principalmente agora, que o deputado federal Lira Maia [Dem] é o vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Regulamentação da Emenda Cosntitucional 15/99, que devolve para o estado a responsabilidade da criação de novos municípios.

Estamos todos assustados

Em relação ao poster "Violência. Onde vamos parar?" de segunda-feira, sobre os marginais [desculpem pela expressão, mas não vejo outra mais adequada] que atraíram o jovem Jefferson [filho da Cica da Gorete] para um emboscada, no último sábado, usando uma moça como "isca", onde o rapaz foi brutalmente espancado até perder a consciência, marcado por golpes de faca e ter o corpo, inclusive a virilidade, queimado por cigarro em brasa, a "bomba" estourou e a polícia está próximo, muito próximo de por as mãos nos responsáveis por este ato de extrema violência contra um ser humano.

O pior, realmente é o pior, que segundo especulações [que são muitas], os autores da barbárie são praticamente todos, exceto um elemento importado, jovens filhos de pessoas de bem da nossa cidade. Os filhos, são da nossa convivência cotidiana e jamais imaginaríamos que seriam capazes de tamanha crueldade com outro filho da querida Santa Luzia.

Ainda não tenho nada de concreto, por enquanto são especulações como escrevi. Mas as informações são muitas e continuam chegando toda hora até este blogger que segundo boatos, existe mais coisas que precisam se apuradas e explicadas.

Quanto ao Jefferson, ele está bem [na medida do possível] sem danos muito sérios à sua integridade física, e não se preocupem leitores amigos de todo dia, conforme as notícias forem se confirmando darei nomes aos "bois".

Santa Luzia Country Fest - vote nas enquetes

As enquetes, uma no Orkut e outra aqui no blog, para escolher a Rainha do I Santa Luzia Country Fest, já ultrapassaram os 6.000 votos e a grande festa começa amanhã com o show da dupla sertaneja Monetário e Financeiro.

No Orkut, até o momento temos 2.775 votantes com três candidatas disputando o primeiro lugar, com a seguinte parcial:

1º - Âmila Araújo com 31% [872 votos]
2º - Karlena Costa com 30% [856 votos]
3º - Ravenna Carvalho com 30% [842 votos]

No blog, temos até agora 3.473 votos computados, e a situação é um pouco diferente do Orkut, onde as três primeiras colocadas são:

1º - Ravenna Carvalho com 36% [1.276 votos]
2º - Karlena Costa com 33% [1.171 votos]
3º - Pâmela Tavares com 16% [587 votos]

PT x PMDB - a cruzada do mal

Durante jantar servido ontem a noite no Palácio da Alvorada, onde sentaram-se à mesa os cardeais petistas e peemedebistas, entre eles, a velha raposa paroara, Jader Barbalho, ficou acertado que as duas legendas caminharão juntas em 2010 com um projeto nacional onde o PT indicará o candidato à presidência, Dilma Rousseff, e o PMDB o vice, provavelmente o atual presidente da Câmara, Michel Temer.

Durante o "conclave", o anfitrião [presidente Lula], tentou minimizar as rusgas entre os dois partidos em alguns estados, entre eles Rio Grande do Sul, Bahia e o Pará, onde Jader e Ana Júlia não falam a mesma língua, há um bom tempo.

O interessante é que Ana Júlia mesmo sendo governadora, não tem prestígio dentro do Governo Lula. Jader foi convidado para o bate papo, aliás convidadíssimo por sua excelência o presidente e o partido dele é claro, enquanto que a governadora só ficou com água na boca. Parece que ela não tem muita importância dentro do PT nacional, mesmo ocupando um cargo de expressão.

Outro fato que chama a atenção, é que com o PMDB de baixo do braço, Lula terá no palanque de Dilma a companhia de figuras nada recomendáveis, como Sarney, Renan e Jader, que dispensam apresentações.

Como disse, em entrevista recente, o próprio ex-chefe da Casa Civil de Ana Júlia, Charles Alcântara:

- Faz tempo que o PT deixou de ser petista.

Uma fraude chamada PT

"Os homens se deixam de tal forma dominar pelas necessidades do momento, que aquele que souber enganar achará sempre quem se deixe enganar". A frase é de Maquiavel, mas se aplica direitinho na atual conjuntura politica nacional imposta por Lula e o PT, pavimentada pelo assistencialismo das bolsa esmolas que se tornaram a moeda de troca entre o eleitor mais ncessitado e os oportunistas que tomaram conta do poder com discursos minados pela ideologia barata dos marxistas caricatos.

Nunca na história deste país [deste município também] se desprezou tanto a ética, nunca se usou tanto de meios escusos para corromper, para enlamear as instituições e comprar consciências sem dá a mínima para os princípios democráticos e o zelo com o bem público. Diante de tudo isso, a amarga sensação que nos fica, é a da total perda, por parte dos homens públicos, da honra sem qualquer preocupação com a honestidade e a dignidade.

Os atuais governos dirigidos pelo PT, prinicpalmente o municipal [leia-se prefeitura de Santa Luzia], viraram as costas para o decoro com a coisa pública, partiram para o uso de um verdadeiro rolo compressor, comprando tudo e todos a sua volta e não satisfeitos em aliciar suas bases parlamentares para lhes dá suporte nas malfeitorias com os recursos públicos, usam a assistência social como se fossem favores, para comprar a população desassistida, e assim, aumentar suas possibilidades eleitorais.

Flexa Ribeiro, incansável

Já votado no Congresso Nacional, o projeto do senador Flexa Ribeiro [PSDB] que criou a UFOPA [Universidade Federal do Oeste do Pará], com sede em Santarém, aguarda apenas pela sanção presidencial para tornar-se realidade.

A nova batalha do senador, em prol da expansão das instituições federais superiores de ensino para o interior paraense, agora se volta para Marabá, onde pretende, via desmembramento da UFPA [Universidade Federal do Pará], criar a UFSPA [Universidade do Sul e Sudeste do Pará].

Pela determinação do senador, é muito provável que consiga ganhar mais essa empreitada.

Ainda sobre o Canto da Terra

Durante a realização do "XI Canto da Terra" ao longo da semana passada aconteceram outras atividades ligadas ao evento, além dos shows que encerram a festa no sábado último.

Uma das atrações que mais chamou a atenção do público foi a escolha da "Garota Encanto da Terra", que teve a bela jovem Jéssica Letícia [foto], como vencedora.

Outra atração que também movimentou bastante a 11ª edição do evento foi a realização da "Gincana da Juventude", disputada entre as equipes Pânico e Loukinhos.

A equipe vencedora, por uma diferença de apenas 10 pontos, foi a Loukinhos sob muitos protestos da sua grande rival de outros certames, a equipe Pânico, que mais uma vez perdeu o título e acusa a coordenação da gincana de favorecimento aos integrantes da equipe Loukinhos.

Nada comprovado, ficando tudo na base do "achismo", sendo considerado coisa de disputas, onde sempre há reclamações do perdedor.

Violência. Onde vamos parar?

Vejam a que ponto chegamos. A violência, realmente tomou conta das ruas de Santa Luzia, outrora tranquilas e pacatas, onde não estamos mais seguros.

Na última noite do Canto da Terra, lá pela madrugada depois de tomar algumas cervejas em companhia dos amigos, o jovem Jefferson, filho da Cica da Gorete, recebeu telefonema de uma suposta garota que marcou encontro com ele no campo do União, no bairro do Km 46, para onde o rapaz se dirigiu imediatamente.

Chegando no local marcado, qual foi a surpresa, lá o esperavam uma turma de marginais ao invés da suposta garota, que começaram a espancar-lhe até desmaiar ficando a mercê dos bandidos que com uma faca "peixeira" cortaram-lhe parte do cabelo e macaram o seu corpo com pequenos golpes.

A vítima foi encontrada por populares somente no dia seguinte, ainda inconsciente, com o peito todo marcado por queimaduras de cigarro além e um bilhete no bolso com seguinte recado:

- Desta vez fizemos só isso. Mas da próxima será bem pior.

Portanto meus caros, vejam a que ponto chegamos. Nem mesmo numa pacata cidadezinha de interior, como Santa Luzia, onde todo mundo conhece todo mundo, estamos mais seguros da marginalidade.

Nos últimos tempos, o que se ouve são assaltos nos comércios, roubo de veículos, arrombamento de residências e estabelecimentos comerciais, deixando todos com medo. O cidadão luziense, hoje vive com medo, assustado com a violência galopante que tomou conta do nosso estado ultimamente.

Mudanças

Em Capanema, além de Claudionor Moreira, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Chico Neto também deixou o PPS que ficou praticamente vazio sem comando e sem filiados de expressão no município.

Chico Neto ["O homem espetacular"] filiou-se ao PMDB de Jader Babarlho, partido a que pertenceu em outras ocasiões, que agora é a "noiva" mais cobiçada para as eleições de 2010 por petistas e tucanos. Com as mudanças, Chico Neto continua mais aliado do que nunca do vereador Marcelo Pierre e do ex-prefeito Edmilson Acácio, ambos filiados históricos do PMDB e que detêm o comando do partido com o aval do seu presidente, Nelson Oliveira na cidade de Capanema.

Na China

O prefeito de Capanema, Eslon Martins [PR], está na China desde o início da semana passada, para onde viajou não como prefeito, mas como empresário, e foi tratar de negócios do grupo empresarial JM, do qual é um dos donos juntamente com seu pai, Josiel Martins, e seu irmão, o deputado estadual Zé Neto [PP].

Eslon, um dos novos prefeitos mais bem avaliados do nordeste paraense, viajou para o Oriente Médio com autorização da Câmara Municipal que empossou, interinamente, no comando do município, o vice-prefeito e também empresário David Peixoto.

PR

O empresário capanemense da concessionária Ducar Veículos, Claudionor Moreira, assinou no final do mês passado, ficha de filiação do PR [Partido da República] que tem nos seus quadros o prefeito de Capanema Eslon Martins e o deputado estadual Adamor Aires, por Santa Luzia.

Claudionor Moreira não é um estreante na política. Com passagens pelo PSL e PPS já concorreu duas vezes à Assembleia Legislativa, uma por cada partido, não conseguindo se eleger deputado estadual, mas com votação expressiva o suficiente para atrair a atenção de grandes partidos como o PR, que em Capanema além do prefeito tem mais dois vereadores na Câmara Municipal.

XI Canto da Terra - foi um sucesso, mas merece algumas considerações

Hoje segunda-feira ainda estou curtindo a ressaca do Canto da Terra que depois de alguns anos, não sei por que a turma do PT resolveu ressuscitá-lo, não mais na forma original quando surgiu em 1993, voltado para a cultura regional e, principalmente, como ferramenta de politicagem amplamente usada pela turma que hoje comanda o município.

Voltou melhor? Claro que sim. Apesar de pouquissimas inserções voltadas para o regionalismo, foi uma festa de arromba com a presença de bandas forrozeiras renomadas no cenário musical. Para um festival de forró [que adoro] não deixou nada a desejar em relação a algumas cidades do Nordeste que conheço e fazem programação semelhante.

Senti muita falta de uma música que é a cara do Canto da Terra, que tocou pouquíssimas vezes nessa edição, mas também, somente os da minha geração a conhecem. Essa garotada que está aí, é quem realmente faz a festa, e talvez nunca ouviu ninguém cantando "Morena Bela, tu já vem chegando. Não estou gostando de te ver assim...", mas foi ótimo. Tomara que dessa vez o Canto da Terra, tantas vezes lembrado aqui nesse blog, tenha vindo pra ficar.

Só teve uma coisa que não passou despercebido, não apenas por mim. Muita gente estranhou e comentou. Como é que a Secretaria Municipal de Saúde não tem dinheiro para abastecer os postos de Saúde, que estão à míngua, sem itens básicos como algodão, gase, esparadrapo e antissépticos e patrocina um festão daqueles? Como é que a Secretaria de Saúde deixa fechar o posto de Saúde da Família "São Pedro" por falta de pagamento do aluguel e tem dinheiro para patrocinar uma festa com o que há de melhor na música nordestina? Desculpem mas não dá pra entender. Enquanto a saúde agoniza no município, a secretária da pasta, libera recursos para patrocinar festival de música nordestina.

Deputado Adamor Aires patrocina o "I Santa Luzia Country Fest"

Neste domingo em visita rápida à Santa Luzia, o deputado Adamor Aires [PR/G-8] fechou patrocinio, garantindo apoio financeiro para o "I Santa Luzia Country Fest" sob organização de Edno Alves e Nenca Gonçalves.

Além do apoio financeiro, o deputado colocou à disposição, o seu trio elétrico "Uirapuru" para fazer a divulgação do evento. Tudo com o objetivo de apoiar as manifestações artisticas e culturais da terra, mesmo diante de uma grave crise financeira que enfrentam diversos setores da sociedade.

Cara de um, focinho do outro

Um superpalanque para 2010. Nada menos que Jader Barbalho e Duciomar Costa unidos em torno da causa comum de reeleger Ana Júlia para o governo do Estado. É claro que entre esse acalentado desejo e a sagração das alianças existe uma distância formidável. Tudo pode se desmanchar no ar, já que os caminhos palmilhados nesta seara costumam ser insondáveis.

Um aspecto, porém, permanece nebuloso: adversários de ontem, aliados de ocasião, têm a cada dia muito mais em comum do que admitem publicamente. Estão se tornando parecidos - nos métodos e nos propósitos - num mimetismo político que faz tábula rasa de antigas fronteiras ideológicas que alguns julgavam intransponíveis.

Ocorre que a travessia do Rubicão ocorreu e já faz bastante tempo. Só os ingênuos e os crédulos de carteirinha fizeram de conta que os fins blindariam os meios, impedindo a inevitável contaminação.

Hoje, cores partidárias e veleidades ideológicas parecem ser meras abstrações. Ou pior: são na verdade simples alegorias - de péssimo gosto, por sinal - para justificar malabarismo em nome de governabilidades unidas pelo fio condutor da gula incontrolável pelo malfeito.

NOTA: O artigo acima é do blog Página Crítica.

Procuradoria denuncia Jader Barbalho por desvio na Sudam

O deputado federal Jader Barbalho [PMDB] está entre as 15 pessoas denunciadas pelo MPF [Ministério Público Federal] no Tocantins sob acusação de desvio de verba em um projeto da extinta Sudam [Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia].

O inquérito envolvendo o deputado está na PGR [Procuradoria Geral da República] pelo fato de ele ter foro privilegiado. Os demais [empresários e lobistas] já estão denunciados à Justiça Federal.

Jader foi citado em depoimentos na época da eclosão do caso, em 2001, e repetidos em juízo no ano passado, como o mentor de desvios de R$ 16,7 milhões de verbas do Fundo de Investimentos da Amazônia em projeto da empresa de grãos Agroindustrial Dona Carolina.

O MPF diz que Jader cobrou de 15% a 20% de cada uma das nove parcelas repassadas pelo governo federal à empresa, que usava notas frias para prestar contas de sua contrapartida, que nunca existiu.

Em 2001, após denúncias sobre desvios na Sudam, Jader renunciou à presidência do Senado e, mais tarde, ao seu mandato para evitar ser cassado. No ano seguinte, voltou à vida pública como o candidato mais votado à Câmara em seu Estado, com 344 mil votos.

As irregularidades apontadas agora pelo MPF não constam em outro processo sobre desvios da Sudam, que tem 59 réus e no qual o político é apontado como líder do esquema.

Segundo o procurador da República no Tocantins Rodrigo Luiz Bernardo Santos, uma cópia das evidências contra o deputado no caso da Dona Carolina já está na Procuradoria Geral da República. Não há prazo para a definição se haverá ou não denúncia ao STF [Supremo Tribunal Federal].

Na esfera criminal, os 15 investigados podem responder pelo crime de peculato, com pena prevista de até 12 anos de prisão. Ainda podem ser cobrados na Justiça sobre o valor atualizado do suposto desvio, que chega a R$ 73,8 milhões.

A reportagem tentou contatar ontem o deputado no seu gabinete, em Brasília, e na sede do partido, em Belém, mas foi orientada a procurar seu advogado, José Eduardo Alckmin. O advogado também não foi localizado. Funcionários de seu escritório disseram à Folha que ele tinha compromissos de trabalho e que não poderia falar com a reportagem.

NOTA: O artigo acima [inclusive o título] é reportagem da Folha Online.

TCM retorna Assustado

O TCM [Tribunal de Contas dos Municípios], retornou ontem à Belém, com a certeza que tinha quando chegou aqui em Santa Luzia: A ladroagem na Prefeitura é escandalosa. "Nunca se viu na história deste município" tanta corrupção como a praticada, de forma acintosa, pela quadrilha do PT.

E a certeza desse descalabro não se deu apenas pelo que o TCM viu. A certeza da certeza ficou facilmente evidenciada, paradoxalmente, pela odiosa sonegação dos documentos que não foram apresentados aos auditores do Tribunal de Contas, segundo informa um vereador "da base" que, por motivos óbvios, pediu sigilo e por enquanto não quer se identificar.

O que acontecerá a partir de agora só Deus sabe. Fica, portanto, o nosso lamento diante de tamanho prejuízo que a população vem sofrendo pelo [des]governo petista, tais como atraso de pagamento de parte do funcionalismo, fechamento de creches e postos de saúde, falta de medicamentos e precariedade no fornecimento da merenda escolar, prédios públicos deteriorados, obras e serviços paralisados, cidade suja e mal iluminada, dentre outras agruras, resultando na descrença e tristeza de nossa gente.

Fica aqui, entretanto, o nosso ALERTA, e mais que isso, a nossa ESPERANÇA, de que o eleitor[a] não se iluda mais com a conversa mole, as falsas promessas e a incomPTência daqueles que trairam a confiança do nosso povo [mesmo que sendo a minoria porque roubaram a eleição], cujo exemplo lamentável é essa PTzada que [des]governa Santa Luzia.

Hoje, no "Jogo Aberto"

XERFAN MOSTRA NO "JOGO ABERTO" O ROMBO DE DUCIOMAR

O ex-prefeito de Belém e atual vereador Said Xerfan vai mostrar ao vivo no programa "Jogo Aberto" deste sábado, da Rádio Tabajara FM 106.1, os prejuízos causados à população pelo prefeito Duciomar Costa com a aprovação do projeto que perdoa dívida de R$ 84 milhões dos empresários de ônibus.

Eles não pagam o que devem a 17 anos e ainda ganharam prêmio do prefeito pelo calote nos cofres públicos. Xerfan foi um dos mais combativos opositores do projeto de Dudu ao lado vereador Carlos Augusto Barbosa, que também estará no programa para denunciar a campanha suja que vem sofrendo por se manter ao lado do povo.

O superintendente da Infraero no Pará, o carioca Washington Santana Silva, é outro entrevistado do programa. Os projetos e desafios de administrar um dos melhores aeroportos do país, o de Val-de-Cães, serão abordados por Santana.

O que deve fazer o doente que é recusado ou mal atendido nos hospitais públicos de Belém? Vítima diária do caos na saúde, esse doente vai receber orientação do programa sobre como proceder para fazer valer os seus direitos.

O repórter Mário Filé marca sua estreia no programa, com participação ao vivo das ruas da cidade. O "Jogo Aberto", com as participações dos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou, começa às 2 e vai até as 4 da tarde e poderá ser sintonizado no rádio, no celular, ou pelo endereço www.radiotabajara.com.br.

NOTA: Pauta do programa enviada [via email] pelo jornalista e apresentador, Carlos Mendes.

Àquele abraço

Gostaria de começar o final de semana agradecendo a alguns leitores especiais, os meus comentaristas do blog.

Então vamos lá. Um abraço especial ao deputado Adamor, ex-prefeito Mico, Edinaldo Lucena, Ritinha [minha prima], Pr. Melo [lá do Tocantins], Marcio Santos [agora também meu colaborador] e prof[. Lidiana.

A todos, aquele abraço. E a todos os outro leitores que fazem o sucesso desse espaço, o meu abraço e meus agradecimentos pelas visitas diárias.

Esclarecimentos do deputado Adamor Aires sobre seu esforço para desinterditar o matadouro municipal

Recebi [via comentário] e publico os esclarecimentos do deputado Adamor Aires [PRG-8], quanto aos seus esforços na tentativa de reabrir o matadouro municpal interditado pela vigilância sanitária.

Prezado professor Reinaldo

Volto ao tema por considerá-lo importante para a nossa cidade. Só no dia de hoje, quinta [15], já conversei 2 vezes com o Diretor Geral da Adepará, Eliomar Arapiraca, que, mostrou-se sensível aos nossos argumentos quanto a necessidade de desinterditar o matadouro municipal. No entanto, segundo aquele diretor, faz-se necessário a presença do senhor prefeito ou seu representante legal para conhecer os termos da interdição, a fim de que se inicie tratativas para a solução do impasse, a exemplo do que já ocorreu com o municipio vizinho de Capanema, onde o gestor de lá não perdeu tempo e, contando com o nosso apoio, já reestabeleceu o funcionamento do matadouro.

A questão, portanto, parece ser só de iniciativa e boa vontade, que não está sendo o caso, conforme visto, das nossas autoridades administrativas de Santa Luzia. É uma pena, pois os efeitos da omissão já se fazem presente por aí, segundo relatos de amigos locais.

Mesmo assim, caro professor, estamos atentos ao tema e nesta sexta-feira terei outra conversa com o diretor da Adepará sobre o assunto.

Abraços a todos.

Deputado Adamor Aires

Ademir Andrade é denunciado à justiça por fraudes na CDP

O ex-senador pelo Pará e hoje vereador de Belém Ademir Andrade [PSB] foi denunciado pelo MPF [Ministério Público Federal] por inserção de informações falsas no banco de dados da CDP [Companhia Docas do Pará], onde atuou como presidente de 2003 a 2006.

A denúncia foi feita contra Ademir Andrade [ex-presidente] e oito dos seus ex-chefiados na CDP, que na época ocupavam os cargos indicados entre colchetes: Nelson Francisco Marzullo Maia [assessor jurídico], Nelson Pontes Simas [diretor de gestão portuária], Marcos José Pereira Damasceno [diretor administrativo financeiro], Hélia Souza de Oliveira [gerente de gestão portuária], Cáritas Juçara Muniz Adrian [supervisora de faturamento], Paulo Geraldo R. Damasceno [gerente financeiro], Sílvio da Silva e Silva [supervisor de informática] e Aldenor Monteiro de Araújo Júnior [diretor administrativo financeiro]. A pena prevista para o crime de inserção de dados falsos em sistema de informações da administração pública é reclusão, de dois a 12 anos, e pagamento de multa.

A ação criminal foi encaminhada à Justiça Federal nesta quinta-feira, 15 de outubro, pelo procurador da República André Sampaio Viana.

Citado como “Máfia da CDP”, o grupo é acusado de ter excluído diversas operações portuárias no banco de dados da companhia, o que gerou um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 7 milhões.

Enquetes bombando

As duas enquetes que estão ajudando a escolher a rainha do "I Santa Luzia Country Fest" estão bombando e cada uma já quebrou a barreira dos mil votos.

A enquete do Orkut, na comunidade Santa Luzia Country Fest, recebeu até o momento 1535 votos com três candidatas disputando voto a voto o 1º lugar: Karlena Costa [34%], Ravenna Carvalho [30%] e Âmila Araujo [26%].

No Santa Luzia On-line, nossa enquete já recebeu 1004 votos até agora, com uma disputa acirrada entre três candidatas, e um cenário pouco diferente do Orkut. A polarização, aqui no blog se dá entre as candidatas, Pâmela Tavares [34%], Ravenna Carvalho [30%] e Karlena Costa [22%].

Lembramos que as duas enquetes serão encerradas dia 25 [domingo] ao meio dia. Ainda dá tempo para votar na candidata de sua preferência. Vote, ajude-nos a escolher a rainha do "I Santa Luzia Country Fest".

IncomPTência é o teu nome

Chega até este blogger, a informação de que Capanema reabriu o matadouro Muncipal [interditado pela vigilância sanitária no mesmo dia em que interditaram o de Santa Luzia] graças ao empenho do seu prefeito Eslon Martins [PR] que não cruzou os braços um só dia, batendo em muitas portas de gabinetes em Belém, de deputado à superintendência da Adepará, para solucionar o problema, e conseguiu, mesmo sendo oposição ao governo do estado.

Já o matadouro de Santa Luzia, continua fechadinho da Silva, mas não é por falta de pagamento de aluguel como o caso da creche e do posto de saúde ou para ser transformado em centro cultural, é por imcompetência do prefeito, que mesmo sendo "cumpanhêru" da governadora, de deputados e secretários não tem vontade política nem prestígio para resolver um problema simples, mas que afeta diretamente a população e o comércio que precisa importar carne de Bragança.

Medicina e Educação Física são os cursos mais concorridos da UFPA

Neste ano, 50.232 mil candidatos disputarão as 6.082 vagas do PSS 2010 [Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal do Pará] na capital e no interior. Medicina, com 32,99 candidatos por vaga, é o curso mais procurado pelos candidatos não-cotistas, seguido pelos cursos de Comunicação Social/habilitação em Publicidade e Propaganda [27,70 candidatos por vaga], Fisioterapia [27,13 candidatos por vaga], Psicologia [22,80 candidatos por vaga] e Direito [22,27 candidatos por vaga].

Já o preferido pelos que concorrem pelo sistema de cotas é Educação Física, com 27,43 candidatos por vaga, seguido pelos cursos de Fisioterapia [26,27 candidatos por vaga], Nutrição [26,03 candidatos por vaga], Psicologia [25,97 candidatos por vaga] e Ciências Biológicas com 22,93 candidatos por vaga ofertada pela instituição.

A primeira fase do PSS 2010 será no próximo dia 22 de novembro, a segunda dia 13 de dezembro e a terceira e última fase acontecerá no dia 10 de janeiro de 2010.

NOTA: Mais informação, no site da UFPA, aqui. E para ver a concorrência de todos os cursos, inclusive do seu, clique aqui.

Capanema, uma cidade feliz!

Bem que o slogan da cidade de Capanema deveria ser "Capanema uma cidade feliz!", por que o povo da nossa vizinha Capital Paraense do Cimento é só felicidades com a administração Eslon Martins, iniciada em janeiro.

Para comprovar o que estou escrevendo, basta conversar com alguns capanemenses ou acessar o Portal Capanema e ler as manifestações de apoio da população ao prefeito Eslon Martins [PR] no mural de recados do site.

Ontem mesmo, um leitor deste blog deixou comentário expressando sua satisfação com a administração que segundo ele, tirou Capanema do atraso em que esteve mergulhada nos últimos 4 anos.

Até agora ainda não vi ninguém, mas ninguém mesmo, reclamar nadinha da administração municipal de Capanema, que só recebe elogios, desde o cidadão mais rico até o mais pobre morador do subúrbio.

Que pena que nós luzienses não podemos dizer o mesmo. Que pena que nós luzienses, não temos nada, mas nada mesmo, do que nos orgulhar dessa administração que faliu o município com os absurdos desvios de recursos.

Parabéns, Capanema. O teu povo soube escolher.

PT, quem te viu quem te ver

Vejam só que ironia. O PT, quando oposição sempre criticou a localização do matadouro [o velho Curre] às margens do rio Curí, o que realmente, custou-lhe a vida.

Os petistas que na década de 90 eram aguerridos, organizados e atuantes [bem diferente de hoje] criaram a "Associação dos Amigos do Curí" para defender o rio, fundaram o grupo jovem denominado "Raízes Culturais" com o propósito de promover a cultura luziense e fizeram outras coisas mais, sempre criticando o poder municipal vigente acusando-o, inclusive, de omisso e corrupto.

Umas das ideias da Associação dos Amigos do Curí e do Raízes Culturais era revitalizar o rio Curí e fechar o "Curre" para transformá-lo em um centro cultural. Com essa intenção, fizeram reuniões, movimentos, muito barulho e saíram por aí acusando as administrações da época de tudo o que era possível.

De tanto repetir os discursos batidos de minoria reprimida, o PT conseguiu enganar o povo e chegar ao poder, de onde seus comandantes não querem sair nunca mais chegando até a fraudar as eleições passadas, protagonizando um governo distante das ideologias de boteco pregadas na época da oposição, pautada no desvio dos recursos destinados à serviços essenciais como saúde e educação, na perseguição implacável de adversários e na politicagem dos conchavos.

Mas tudo bem, vamos ao que interessa, o novo matadouro, um dos principais motes de campanha da petesada, ano passado, que seria construído numa área adequada, fora do núcleo urbano [km 39] e cuja obra foi iniciada a todo vapor [apenas na época da campanha para enganar o eleitor] parou inexplicavelmente, mesmo com os recursos sacados integralmente das conta do município. E o que é pior, está abandonada, coberta pelo mato soterrando algumas dezenas de milhares de reais dos escassos recursos municipais.

Quanto ao Curre, esse está realmente fechado, mas não é para ser transformado em Centro Cultural como pregavam os petistas. Está fechado por que a vigilância sanitária o interditou pelas péssimas condições de uso, oferecendo riscos à saúde dos trabalhadores e da população.

Os movimentos sociais [Amigos do Rio Curí e Raízes Culturais] que nunca fizeram nada de concreto, além de politicagem, não existem mais e o rio Curí está morto. E agora, em tempos de matadouro [Curre] interditado, os açougueiros são obrigados a importar carne de Bragança para atender a população que a mais de uma semana não sabe o que é comer carne enquanto a administração municipal continua parada, surda e muda como sempre.

Creche e posto de saúde fechados por falta de pagamento dos alugueis. Que vergonha!

A creche e o posto de saúde São Pedro continuam de portas fechadas, por que a administração municpal não pagou os referidos alugueis.

Tenho certeza que os valores referentes à locação de cada prédio é inferior, e muito, aos valores exorbitantes pagos pelo uso de certos carros que servem, sem grandes necessidades, a alguns comandantes da administração, que geralmente é o próprio dono. Imaginem só quantas criacinhas do pré-escolar estão sem aulas? Quantas pessoas [de baixa renda com certeza] deixaram de receber assistência médica? Quantas mães de família estão com seus filhos sem aulas e sem atendimento médico básico? E tudo por conta da irresponsabilidade de quem comanda os recursos municipais como se fossem sua própria conta bancária, permitindo-se uma vida luxuosa com aquisição de carros novos frequentemente, casas fora da cidade e outros bens que só são possíveis com o desvio de recursos destinados à saúde e à educação.

Essa situação que o povo é obrigado aguentar, para satisfazer os caprichos de meia dúzia, é uma vergonha sem tamanho para uma administração que se intitula "popular", que de popular não tem nada, nem mesmo os carros em que desfilam os barões do poder municipal, que são todos de luxo.

Prefeito, cadê o respeito com povo? Cadê a humildade vomitada nos falsos discursos dos palanques eleitorais? Para quem se diz do povo, a prática está muito além da realidade absurda em que se encontra o município.

Que vergonha!

Encontrei por aí, bisbilhotando na rede

Minha formação superior e atuação pedagógica são exclusivamente na área das exatas, mesmo assim prezo, e muito, pelo ato do bem escrever.

Não tem coisa que mais "irritante" [pelo menos para mim] do que o mal escrever. Sinceramente saio do sério quando leio textos recheados de palavras e concordâncias grafadas erroneamente, mas isso é tarefa corriqueira na vida de qualquer educador.

Agora, encontrar erros de concordância da língua-mãe na versão online de um jornal de grande circulação de um estado, aí já é demais, mas não impossível.

Clique aqui e leia a "coluna social" "Giro Geral" do jornal Página 20 do Acre, e pasmem com os erros flagrantes de concordância, escritos por um tal Moisés Alencastro.

Mojuí doa Campos, o novo município Paraense

O mais novo município paraense, Mojuí dos Campos, atualmente distrito de Santarém, foi emancipado este ano depois de uma longa espera dos seus moradores que tiveram que esperar mais de 10 anos para ver seu sonho concretizado e já nasce maior que muitos dos seus irmãos, com 32 mil habitantes.

A emancipação política de Mojuí estava emperrada em Brasilía pela burocracia e pela antiga Emenda Cosdtitucional 15, de 1996, que tornava praticamente impossivel a criação de novas unidades municpais e voltou à ser discutida ano passado, quando o senado aprovou a Emenda Constitucional 57/08, que regulamenta a criação de novos municípios, tornando-as mais fáceis.

A instalação do município de Mojuí dos Campso deverá ocorrer dia 1º de janeiro de 2010, depois das eleições que vão eleger prefeito, vice-prefeito e 9 vereadores, previstas para o mês de dezembro, segundo o TRE, alterando o número de municípios paraenses para 144 unidades.

Fala cidadão - desabafo com o descaso da administração municipal

Recebi [via email] e publico o desabafo de um cidadão [Márcio Santos - coordenador da Pastoral da Criança de Stª. Luzia] com o descaso da administração municipal que por atraso no pagamento dos alugueis, permitiu o fechamento de uma unidade da Creche Municipal e de uma unidade do Posto de Saúde.

"É lamentavel a situação. Enquanto as autoridades *[leia-se prefeitura] "esbanjam" dinheiro dos nossos impostos financiando festas e shows, nossas crianças, gestantes, e idosos sofrem pelo descaso com a saúde pública e a educação. Veja o caso do fechamento simultâneo do Posto de Saúde São Pedro e da Creche, afetando gravemente a integridade da população luziense. Realmente é lamentavel!

Enquanto cidadãos, podemos apenas cobrar das autoridades competentes para que reestabeleçam o atendimento desses órgãos.

ALÔ CONSELHO TUTELAR, CONSELHO DE EDUCAÇÃO, CONSELHO DE SAÚDE E O PODER PUBLICO EM GERAL!

Saúde e educação são serviços essenciais e não podem parar".

Márcio Santos.

*Grifo meu

Pastoral da Criança - Paróquia de Santa Luzia

O texto abaixo foi enviado [via email] pela coordenação [Marcio Santos e Nivia do Socorro] da Pasroral da Criança/seção Santa Luzia com a colaboração da Paróquia de Santa Luzia.

Iniciou no último dia 25/08 a campanha "Dormir de barriga para cima é mais seguro!" da Pastaral da Criança. Um grande susto para todas mães, que há anos, ouvimos dizer que a melhor posição para o bebê dormir é de ladinho.

A morte súbita é uma das maiores causas de mortes entre bebês até um ano de idade. Em muitos casos ela acontece porque o bebê está de lado ou de barriga para baixo, uma posição incorreta para dormir pois o bebê respira um ar menos puro, ou seja, ele respira parte do ar que deveria ser eliminado.

As pesquisas baseadas em evidências mostram que dormindo de barriga para cima, diminuem as chances do bebê morrer por sufocamento e asfixiamento.

Caso você é uma das pessoas que acreditam que, dormindo de barriga para cima, o bebê irá se afogar, pois ele pode vomitar, saiba que os estudos mostram que neste caso, a reação natural do bebê é tossir e com isso chamar a atenção dos pais.

E lembre-se, não fume perto do bebê e não agasalhe demais o bebê para dormir. Também é importante saber que o bebê corre mais risco se dormir na mesma cama que a mãe ou com os irmãos, o melhor lugar para o bebê dormir é em seu berço, colocado no quarto da mãe pelos 6 primeiros meses de vida.

O que é a Morte Súbita?
Morte Súbita é o nome que se dá para a morte de crianças menores de 1 ano de idade que morrem de forma inesperada e sem explicação durante o sono. Ela também é conhecida como “morte do berço”.

Embora a causa da Morte Súbita seja desconhecida, existem alguns fatores que aumentam o risco de ela acontecer. A Pastoral da Criança, com o apoio de várias entidades lança essa campanha com dicas simples para que os pais e cuidadores possam coloca-lás em prática. Juntos reduziremos os riscos de morte súbita e favoreceremos o bem estar e a saúde de nossas crianças.

Perguntas e Respostas
Bebês devem dormir de barriga para cima. Estudos mostram que essa é a forma mais segura de colocar o bebê para dormir. Confira o tira dúvidas sobre o assunto:

1. O que é morte súbita infantil [MSI]?
É a morte inexplicável e repentina de um bebê, diagnosticada por exclusão: quando não se acham outras causas que podem explicar a morte da criança. Também é conhecida como morte do berço, pois acontece enquanto o bebê está cochilando ou dormindo. A morte súbita é uma das maiores causas de mortes entre bebê até um ano de idade. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida, em geral nos meses de inverno.

2. Qual é a causa da morte súbita infantil?
A causa da MSI é desconhecida, mas foram identificados fatores que aumentam o risco de morte súbita:
- bebê que dormem de bruços ou de lado;
- exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento a exposição ao fumo no ambiente;
- consumo de álcool e drogas durante e após a gestação;
- falta de aleitamento materno;
- uso de colchões ou travesseiros muito moles e fofos;
- presença de brinquedos, travesseiros, rolinhos e outros objetos no berço que podem sufocar o bebê;
- superaquecimento do bebê;
- dormir na cama com os pais ou com outras pessoas;
- nascimento prematuro ou bebês com baixo peso ao nascer.

3. Qual a posição mais segura para o bebê dormir?
A orientação dos especialistas é que você sempre coloque o bebê para dormir de barriga para cima, seja para uma soneca no meio da tarde, seja à noite e não importa se é em casa, na creche ou na casa da avó. Por isso oriente todas as pessoas que irão lhe ajudar a cuidar do bebê que sempre o deitem de barriga para cima.

4. Como tornar mais seguro o sono do bebê?
Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. Também existem outras orientações que ajudam a evitar a MSI:
- Evitar o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê superaquecer seu corpo.
- Deixar os braços do bebê livres, para fora das cobertas, assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas.
- Deixar a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (paninhos usados por algumas crianças para dormir), bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê
- A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.
- O bebê deve dormir sozinho em sua própria cama ou berço e não na cama de seus pais ou com outras crianças.

5. Colocando o bebê para dormir de barriga para cima ele não pode se afogar com o próprio vômito?
Esse pensamento é uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, ele acaba morrendo por asfixia. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”.
Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFPel, é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”.

6. Então não se deve deixar o bebê dormindo de lado?
Não. Os riscos de dormir de lado são semelhantes a dormir de barriga para baixo. A posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de bruços. Quando o bebê dorme de lado, além de poder asfixiar-se com um ar viciado, ou seja, o ar que ele mesmo respira, a criança pode futuramente ter complicações na coluna e no pescoço, pois como elas estão em fase de formação e seus corpos são muito frágeis.

7. Desde quando o bebê deve começar a dormir de barriga para cima?
O bebê deve começar a dormir de barriga para cima assim que seja possível, logo após seu nascimento. É importante levar em conta que que os bebês devem se acostumar com essa posição lentamente.

8. Até que idade é preciso se preocupar com a posição correta para o bebê dormir? A MSI atinge bebês de até um ano de vida. Portanto, até o bebê completar essa idade é preciso ficar atento com a posição correta para ele dormir: de barriga para cima!

9. Quando é possível deixar o bebê em outra posição?
Quando o bebê estiver acordado, pode ser colocado de barriga para baixo desde que acompanhado por um adulto. Essa posição é recomendada para o fortalecimento da musculatura e desenvolvimento do bebê.

10. Quem recomenda que os bebês devem dormir de barriga para cima?
As evidências científicas são inquestionáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendam fortemente deitar o bebê de barriga para cima. Os países que promovem deitar o bebê nessa posição reduziram as mortes súbitas em 50%. A Sociedade Brasileira de Pediatria também faz esta recomendação e a Pastoral da Criança orienta as mais de 1,4 milhão de famílias acompanhadas que os bebês devem dormir de barriga para cima.

11. Já foram feitas outras campanhas de prevenção a morte súbita no mundo?
Sim, Os Estados Unidos e a Inglaterra já realizaram importantes campanhas orientando que a posição segura para o bebê dormir é de barriga para cima.
No ano 1992 a Academia Americana de Pediatria, em conjunto com a campanha educacional conhecida como “Back to Sleep” [“de costas para dormir”] , recomendaram colocar as crianças para dormir com a barriga para cima, com o intuito de diminuir o risco de MSI. Esta estratégica conseguiu reduzir a incidência de MSI em 40%. Abaixo segue gráfico que demonstra como a campanha contribuiu para a redução do índice de MSI nos Estados Unidos: Esta redução dos óbitos infantis por MSI ocorreu em diversos países após o desenvolvimento de campanhas semelhantes. A campanha desenvolvida em 1991 na Inglaterra conseguiu reduzir o número de óbitos por MSI em 75%.

12. Qual são os índice de incidência da morte súbita infantil em crianças da Améica Latina?
Ainda não há estatisticas, mas acredita-se que seja em torno de 1,0 por mil nascidos vivos. O grande problema na América Latina é a má notificação nas declarações de óbito [DO] quando ocorre a morte súbita. Os profissionais de saúde muitas vezes não reconhecem a MSI. É um tipo de óbito que ocorre, mas acaba sendo classificado com outras causas ou morte de causa desconhecida.

Fonte: Pastoral da Criança

Mais informações: Pastoral da Criança - Paróquia de Santa Luzia
Endereço: Travessa Tiradente, s/n anexo a Igreja Matriz
Coordenadora de ramo: Nivia do Socorro Sousa Andrade
Colaboração: Marcio Santos [texto adquirido pela Pastoral da Criança - Nacional]

Creche e posto de saúde fechados por causa de aluguel atrasado

Fonte do blog ligou agora a pouco, para contar mais um "desserviço público" da turma petista no comando da administração municipal que faço questão de compartilhar com meus leitores queridos.

Os petistas geralmente reclamam que falo [escrevo] demais, mas vivem dando motivos para isso, e é claro, que não deixo passar em branco, somente para lembrar alguns esquecidos quem era essa gente quando oposição, vivia arrotando honestidade.

Pois bem, vamos aos fatos segundo minha fonte:

Uma das unidades da creche municipal, que funciona numa casa alugada ali perto da "Pensão Avelino", estava trancada hoje pela manhã não permitindo a entrada dos funcionários e das criancinhas que ficaram vagando na frente da referida "escola" até altas horas da manhã.

Agora advinhem, por que a proprietária trancou o prédio e proibiu a entrada das crianças e dos funcionários?

Simplesmente por que o aluguel está atrasado, isso mesmo, o pagamento combinado em contrato não está sendo efetuado pela prefeitura a vários meses. E a dona que cansou de cobrar e esperar, resolveu tomar tal atitude para pressionar a prefeitura a pagar o que lhe deve.

Calmem, que a coisa não para por aí ainda. Ao lado da dita casa que funciona como creche, a mesma proprietária alugou outra que abriga o posto médico comunitário "São Pedro", que também amanheceu de portas fechadas por cadeados, não permitindo a entrada dos funcionários, pelo mesmo motivo. Aluguel atrasado.

Esse é o tratamento que a administração luziense, capitaneada pelo "honesto" PT, dispensa aos dois serviços públicos essenciais em um município: a saúde e a educação.

Creche e posto de saúde fechados por falta de pagamento dos alugueis.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Preparativos

Passadas as festividades do Círio, no mês de setembro, e de São Francisco de Assis, em outubro, a Paróquia de Santa Luzia começa a se preparar para celebrar a sua padroeira, em dezembro.

Com essa finalidade haverá uma reunião hoje às 19 hs na sala de reuniões da paróquia para iniciar os trabalhos da maior festa religiosa da cidade, que coincidentemente é comemorada no mesmo dia do aniversário do município.

Ciúmes e intrigas

A passagem da toda poderosa chefe da Casa Civil do Governo Lula e presidenciável, Dilma Rousseff, por Belém, por ocasião do Círio, onde ganhou jantar de confraternização da governadora e sua base aliada no Hangar, deixou mais dividendos políticos para o PMDB, do que para o PT, dizem.

Segundo os fofoqueiros de plantão, durante o tal jantar, Dilma se derreteu toda para o lado de Jader se desvelando em elogios ao comandante do PMDB paroara, citando inclusive onde o conheceu e agradecendo-o pelo apoio recebido na época do mensalão, deixando alguns petistas roxos de ciúmes.

Dilma, que não é besta, sabe das "birras" entre PT e PMDB no Pará, colocando, inclusive, a possibilidade de palanque duplo para apoiá-la, o que não agrada de jeito nenhum o Palácio dos Despachos, além de deixar a governadora petista em situação nada confortável para 2010.

TCM está na cola dos malandros

O TCM tá na área, e não está para brincadeira. Segundo informações o que tinha de neguinho da prefeitura no Círio fazendo pedidos para não ser pego nas maracutais, não era brincadeira.

Imaginem só como estão os proprietários de chácaras, carrões novos, concessionária de veículos na capital, apartamento na praia de Iracema em Fortaleza [o metro quadrado mais caro da capital cearense], firmas fantasmas usadas para desviar recursos do município, e outras "cositas mais" que todo mundo sabe que lá existe?

Tem gente [não é o "primeiro-ministro"] que está à base de calmantes há alguns dias, preocupado em perder a mamata que o catapultou de uma bicicleta Monark para o aconchegante ar refrigerado de um modelo [nada popular], zerinho do ano.

É meus amigos, os predadores de recursos municipais estão numa enrascada daquelas, principalmente depois que o contador foi demitido por não concordar com tantos documentos falsos para justificar os desmandos da quadrilha que comanda o município, via fraudes eleitorais, diga-se de passagem.

Bem feito

Bem que a ministra chefe da Casa Civil e presidenciável do PT, Dilma Rousseff, poderia ter ficado sem essa.

Convidada pela governadora petista Ana Júlia Carepa, Dilma Rousseff veio à Belém para as festas do Círio e fazer política, de olho nos eleitores paraenses, é óbvio.

Pois bem, ontem durante o Círio a chefona do governo Lula, estava no palanque das autoridades ao lado da "governadora da Terra de direitos" quando um grupo de pessoas se aproximou do palco e saudou-as com um sonoro vaia.

Constrangidas, Dilma e Ana, ainda tiveram que ouvir - "Dilma pode esperar, que a sua hora vai chegar!".

Babá, o candidato

Alguém ainda lembra do Babá [João Batista], aquele paraense cabeludo que foi deputado estadual e depois deputado federal por 2 mandatos?

Quando morava no Pará, isso mesmo morava, por que depois que o PT chegou ao poder, Babá não gostou nadinha dos rumos que o partido tomou e se mandou, do PT e do Pará, Babá adorava um quebra-quebra e estava sempre no pelotão de frente de qualquer greve.

O então, combativo parlamentar, mesmo com o PT no poder não traiu seus princípios, pelo contrário, defendia-os mais ainda justificando suas origens. Babá, que agora é morador e eleitor do estado do Rio de Janeiro, residindo em Nova Iguaçu, como é do conhecimento de muitos, foi um dos fundadores do Psol juntamente com a ex-senadora alagoana Heloísa Helena, expulsos do PT.

Pois bem, o Psol deverá ter candidato próprio à presidência da República, e o mais cotado dentro do partido é o paraense Babá. Já pensaram nisso? Um paraense candidato à presidência de República?

Dia das crianças

O dia das crianças em Santa Luzia está bastante animado por conta do "Trenzinho da Alegria" que o empresário Edinaldo Lucena patrocinou para a criançada se divertir pelas ruas da City.

Desde às 8 da manhã é um vai e vem danado do trenzinho lotado pela molecada aos berros acompanhando o barulho da buzina do veículo.

O dia hoje para elas [as crianças] será longo e inesquecível, por que ainda tem a distribuição de brindes doados por Edinaldo Lucena com o apoio da Pastoral da Criança, que realiza a festa para elas.

Governadora hoje na TV Cultura

A governadora petista Ana Júlia Carepa, avessa à imprensa, finalmente resolveu dá as caras num programa de televisão.

A governadora será sabatinada, digamos assim, pelo jornalista e apresentador do programa Roda Viva, Heródoto Barbeiro e mais uma bancada de entrevistadores composta por Palmério Dória [jornalista], Guilherme Barros [colunista do Portal IG], Catia Seabra [repórter especial do jornal Folha de S. Paulo] e Ricardo Mendonça [editor-assistente de Brasil da revista Época] hoje às 22h10min.

Vale à pena assistir, não pela entrevistada, mas pelo que ela vai dizer aos jornalistas. Por que em quase 3 anos de governo, Ana Júlia não tem nada para apresentar ao povo paraense além de um governo desastroso pautado pela ausência de realizações que justifiquem um governo que se intitula "Popular e democrático".

Você, internauta, pode participar da entrevista da governadora enviando, em tempo real [e também antecipadamente pelo site do programa – www.tvcultura.com.br/rodaviva], comentários, opiniões e perguntas além de acompanhar as discussões via Twitter.

Mais de 2 milhões lotam as ruas de Belém para homenagear a padroeira da Amazônia

Mais de 2 milhões de devotos lotaram neste domingo as ruas de Belém, no Pará, para homenagear a padroeira da Amazônia e dos Navegantes. O Círio de Nazaré, como é chamada a procissão, é uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Os fiéis chegaram bem cedo ao centro da cidade e a romaria saiu da Catedral Metropolitana antes das 6 horas da manhã.

Durante a procissão os devotos disputaram lugar próximo a corda dos promesseiros, um dos símbolos do Círio. A corda puxa a berlinda que leva a imagem da Nossa Senhora pelos 3,5 quilômetros de percurso. A imagem chegou a Praça Santuário, ponto final da procissão depois de 5 horas e meia. O Círio de Nazaré acompanha os católicos paraenses há mais de 200 anos. Essa é a edição de número 217 da festa.

NOTA: Essa reportagem [incluindo o título] é do jornal O Globo, edição de hoje, 12 de outubro de 2009. Leia a reportagem na íntegra, aqui.

Parabéns, deputado Adamor.

Hoje, 12 de outubro, o filho mais ilustre de Santa Luzia completa idade nova, e aqui do "Santa Luzia On-line", vai os parabéns para o deputado Adamor Aires, leitor assíduo e comentarista esporádico desse blog.

Deputado Adamor, parabéns pelo seu aniversário. Que DEUS, continue te iluminando para que sejas sempre essa pessoa de sucesso, determinada e humilde, acima de tudo.

Que essa data seja repetida muitas vezes, por que Santa Luzia e o povo precisa de ti, da tua dedicação e do teu trabalho.

Parabéns, deputado.

Gripe Suína fez mais uma vítima no Pará

Quinhentos e oitenta e quatro casos de gripe suína já foram confirmados no Pará. A informação foi divulgada ontem pela Sespa [Secretaria de Estado de Saúde Pública] em coletiva na sede do setor de Vigilância em Saúde, após a morte da 6ª vítima da doença, anteontem.

O primeiro óbito foi registrado em agosto passado. Até agora, quatro mulheres e dois homens já faleceram por causa do vírus. Deste total, três foram na capital paraense e os demais em Ananindeua, Redenção e Cametá.