A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Mapa do futuro estado do Tapajós

Se criado, à partir de desmembramento do estado do Pará, o estado do Tapajós terá o formato do mapa acima incluindo os municípios da região do Baixo Amazonas e capital em Santarém.

4 comentários:

williambarch disse...

Sou a favor de transformar unidades grandes e mal administradas em unidades menores e mais eficientes. Os estados amazônicos nasceram grandes porque eram desertos humanos, situação que não condiz com a atual conjectura desses estados (ao menos Mato Grosso, Amazonas e Pará), que se desenvolveram e cresceram.
Acho que o mesmo deveria valer para cidades. São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram inviáveis como unidade única, e deveriam ser desmembradas, desde que sejam criadas condições para que os novos municípios não sejam apenas dormitórios, mas tenham meios de crescer e se desenvolver, com prefeito próprio que olhe pelo eleitor e pelas necessidades, ao contrário do que ocorre hoje, em que o prefeito conta com o voto da periferia mas só faz obras no centro e nas áreas nobres (caso de São Paulo).
Dou a maior força para a criação de Tapajós, mas sei que os políticos corruptos vão ser contra, pois dependem dos votos dos municípios que deixarão de pertencer ao Pará. Outros, no entanto, vão estar de olho nesses eleitores, formando seu próprio curral eleitoral.

Anônimo disse...

Sou a favor da divisão do estado do Pará em 4 estados. Além do Carajas e Tapajós, a região esquerda do rio Amazonas, com as cidades de Alenquer, Almerim, Monte Alegre, Óbidos, Curuá, Oriximiná e Faro, deveriam formar outro estado. O Estado da Guiana do jari, com a capital em Óbidos.

jade disse...

Jairo:eu como paraense sou contra afinal se estado pequenos fossem eficiente os estados de Alagoas e Sergipe seriam os mais ricos no entanto são os mais pobres da federação.Vejo que é jogo de políticos afinal quem será mais beneficiado com isso são os mesmo.

Anônimo disse...

Renel: Jade concordo com vc. Sou de Alagoas e se fosse pelo tamanho, segundo a teoria fraca dos comentários acima meu estado deveria ser bem rico. Mas é justamente o contrario. É tudo politicagem. Não concordo com Divisões nos Estados. Sinceramente, Alagoas nunca deveria ter se dividido de Pernambuco, foi um erro bizarro. Tudo pra fazer mais cabide de emprego. Contudo, se for de necessidade mesmo fazer alguma divisão, então que se realize estudos mais precisos sobre divisões, isso para que não venhamos a criar estados manipuladores de votos como meu estado. Meus conterrâneos são pobres sofridos, que vivem a mercê de "ajudinhas" dos políticos. Não quero que isso aconteça em mais nenhum outro lugar do país. Vamos pensar e debater mais...

Tecnologia do Blogger.