A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Assim como Lula...

Assim, como o Lula, eu preciso de mais quatro anos
[Ana Júlia, em seu comício, em Belém]

Parafraseando Dilma Roussef, “EU CONSIDERO” a apelação da candidata Ana Júlia um tanto quanto precipitada e imprópria para o momento. Exagera na comparação, esquecendo-se de fatores básicos que a diferenciam do seu padrinho nacional, o qual, atual e inexplicavelmente, vem adotando uma postura reprimível, diferente daquela que o avaliou como um dos melhores moradores do Planalto, com o maior índice de aprovação popular “da história desse país”.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter mostrado capacidade de gerenciamento no Estado, dialogar com os municípios e sintonizar-se mais com o seu povo. E não utilizar a máquina para conseguir máquinas com o intuito de massagear o ego dos prefeitos justamente no fim do mandato. Presumo que a dinheirama deva ser vultuosa para os prefeitos que, nesta última semana, resolveram dar o voto de misericórdia.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter iniciado as obras atuais no início ou, pelo menos, até o segundo ano de mandato. No entanto, deixou para a última hora, para o ano da eleição, porque, com certeza, segue a linha dos que imaginam que, se não ganhar, tudo para. E o povo, por mais que digam que não é mais “besta”, acredita em mamãe-noel.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter dado mais apoio à sua base aliada, aos seus sustentáculos políticos, aos seus “companheiros”, colocando-os nos cargos de maior escalão e, quando a “bomba estourasse” era só dizer que não sabia de nada e mandava exonerar.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter sido mais ousada, ter pulso forte, inovar, procurar trazer para o Pará o que o ele trouxe para o Brasil: a Copa do Mundo, esse evento mundial, o qual, onde quer que ocorra, traz dividendos positivos para quem o sedia. Mas, para o Brasil sediar a Copa, o Lula estava sempre presente, era o interlocutor direto junto aos promotores do evento. A Ana só mandava representante. Como quer comparar?

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter montado uma equipe técnica, profissional e, essencialmente, competente, que lhe proporcionasse uma visão global do estado-continente, como o que o Lula fez. A maioria da população brasileira e mundial sabe, no mínimo, que o nosso atual presidente é “semi-analfabeto” e torce pelo Corinthians Paulista. A escolaridade, no caso de Lula, não fez diferença alguma, quando comparado a muitos acadêmicos que assumiram o mesmo cargo e não tiveram tamanha expressão. A diferença básica é que o Lula é o Lula.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ser mais inteligente, politicamente falando, pois, quando aquele foi para o segundo mandato, já tinha construído o alicerce com a força do povo. No caso de Ana, o slogan já diz tudo: “A força do povo vai vencer”. É o reconhecimento de que o seu governo foi fraco e, por si só, não tem outra saída, a não ser pedir forças justamente para aqueles que, ironicamente, em sua maioria, a querem fora do Palácio.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter um marqueteiro mais experiente, pois, numa rasante análise, verifica-se uma incoerência tremenda no slogan principal da campanha da petista: ACELERA, PARÁ! Quem quer se reeleger, e acha que o seu governo foi satisfatório [pelo menos pra si], jamais pode pedir pra acelerar, pois, nesse caso, afirma categoricamente que a coisa está indo, segundo Zeca Pagodinho, “devagar, devagar, devagarinho”, quase parando.

Ana Júlia deveria ter sabedoria, lucidez, e, consequentemente, respeito e reconhecimento pelo “companheiro”, porque “Assim como o Lula...”, dificilmente haverá outro que, na minha vã filosofia, a ele se compare, posto que, indubitavelmente, foi um dos melhores estadistas que já tivemos. Não se pode nem deduzir que, mesmo a Dilma o substituindo, seja suficientemente capaz de tirar dele o galhardão conquistado junto à classe menos abastada. Lula, se a Constituição Federal permitisse, seria reeleito para vários mandatos, porque “A força do povo...” assim o queria, por conta de seus feitos à frente da Nação. E ninguém, por mais oposicionista que seja, há de duvidar disso! As pesquisas de avaliação do governo e da popularidade do “cara” são insofismáveis, dispersam quaisquer dúvidas!

Modestamente, creio que, se a Ana Júlia tivesse oportunidade de ler o que ora traduzo em letras o que pensa o cocuruto, iria, com certeza, deixar de querer se igualar ao “companheiro”, sob pena de, “Assim como o Lula...”, ser obrigada a deixar o cargo no dia 31 de dezembro.

Aí, o único slogan dos petistas paraenses que poderá ser considerado lógico é:

“Ana CÁ (iu),
Dilma LÁ (mentou
)”
Nota: O autor da excelente análise é funcionário público municipal, em cargo estratégico, por isso prefere o anonimato.

Um comentário:

Anônimo disse...

4 anos, pra quer mesmo??? envergonhar ainda o PARÁ chega de aberrações, manicures, e defeso e um turbilhões de denúncias que surgem a cada hora tchauuuuuuuuuuu

Tecnologia do Blogger.