Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Janeiro 2010

Sintonia

Para os fofoqueiros de plantão que afirmavam que a relação entre o empresário Edno Alves e o vereador Nando Vieira, mandas-chuva do PSB luziense, estava no varejo, afirmo que tal fato não passa de especulação.

Os dois chegaram juntinhos, no carro do Edno, ao aniversário do Claudinho, sentaram-se na mesma mesa e na companhia de amigos conversaram animadamente a noite inteira. Dei uma passadinha na mesa deles para colocar a conversa em dia e aproveitei para saber a opinião de ambos sobre a briga pelo comando estadual da legenda, travada entre o soteropolitano que comanda o partido com mão de ferro, Ademir Andrade e a secretária estadual de administração Maria Aparecida Barros Cavalcante, que queria o lugar do ex-senador na convenção do partido no início do mês.

Edno e Nando foram enfáticos: - Votamos no Ademir Andrade por achá-lo mais preparado para comandar os destinos do partido nas próximas eleições. Além do mais ele, [Ademir Andrade] está há anos dirigindo o PSB, portanto tem mais experiência.

Taí, pra quem achava que os dois peessebistas andavam às turras entre si, pelo contrário, eles estão em perfeita sintonia.

No rítmo da folia

Amanhã acontecerá o primeiro "grito de carnaval" da City. Vai ser lá no Km 48 com show da banda local Mistura Sensual. Vale à pena conferir.

Um folião de grande destaque nos carnavais do bloco "Os deserdados" me confidenciou ontem, que sua fantasia já está prontinha só esperando o grande dia. A personalidade luziense disse-me que vai para a avenida vestido de Maria Bonita, esposa do cangaceiro Lampião, da cabeça aos pés.

A programação de carnaval da Danceteria Beleza Pura é a seguinte: dia 12 "Carnaval da Saudade" com Luzia Chaves e Rodolfo dos teclados, dia 13 aniversário do Dj Judson com o Dj Sandro Manzine e cerveja à R$ 1,00 a noite toda e dia 14 Dj Judson cai na folia no comando do seu Mega Arrebentão.

E falando em carnaval, parece que o pessoal da prefeitura comeu abiu. Ainda não se ouviu falar nada sobre a programação, se é que terá alguma, do carnaval. O silêncio é total.

Uma integrante do high society luziense vai promover uma festança de carnaval na sua casa, somente para convidados, à beira da piscina com direito à concurso de máscara e tudo. Já tem convite rolando na city, ainda não recebi o meu, mas ouvi o bizun que meu nome está lista.

Em tempo

Edno Alves me falou ontem, durante o aniversário do Claudinho, que está construindo uma pista de motocross nova ao lado do seu parque de vaquejada no Km 48. E mais, a inauguração será dia 10 de março com um super torneio de motocross, à noite, com a presença dos maiores nomes do esporte no estado do Pará.

O deputado Adamor Aires está na maior expectativa para a chegada do mais novo integrante da sua prole. É que o sua esposa Irene está quase em dia de dá à luz ao segundo filho do casamento.

O vereador Tião Oliveira me falou ontem, também por ocasião do aniversário do Claudinho, que a partir do dia 19, quando iniciará o ano legislativo de 2010, vai, juntamente com o vereador Neguinho, dá uma atenção especial às denúncias de desvio de recursos contra a administração municipal.

As matrículas para o Ensino Médio, especificamente da Rede Estadual, vão até o dia 12 de fevereiro, segundo a Seduc [Secretaria Estadual de Educação].

Quem está na City para rever os muitos amigos que tem por aqui é o pecuarista e empresário cearense Antônio Diogo, que ficará até a próxima semana em Santa Luzia.

Cumpanherada em festa

A data oficial de fundação do PT é 10 de fevereiro, mas a festança no Pará vai ser neste sábado, 30, juntamente com a posse dos 140 novos dirigentes municipais e do presidente estadual do partido, João Batista.

A presidenciável Dilma Roussef e o quase paraense ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, não vêm por que cumprem agenda no FSM [Fórum Social Mundial] e o presidente nacional da legenda, José Eduardo Dutra, também não vem por que tem compromissos políticos em Sergipe, onde é candidato a uma vaga na Câmara Federal.

Presenças confirmadas na patuscada paroara: Severine Macedo, secretária nacional da Juventude, Laisy Moriéri, da secretaria nacional da Mulher, e o todo poderoso ex-chefe da Casa Civil da presidência da República, José Dirceu, que ainda manda muito no PT.

Quem vai animar o rega bofe dos "cumpanhêrus" paraenses à partir das 18 hs na Aldeia Cabana: Rancho Não Posso me Amofinar, Quem São Eles, Acadêmicos de Samba da Pedreira, Coletivo Rádio Cipó, Arraial do Pavulagem, Neguinho da Beija-Flor, Kim Marques e o grupo de pagode Fundo de Quintal.

Aniversário

Estive ontem à noite nas comemorações do aniversário do meu amigo Claudinho em companhia de alguns amigos, entre eles os vereadores Tião Oliveira e Nando Vieira, Edno Alves, Zé Carmino, Jorginho, seu Antonio Diogo e padre Elias, que nos apresentou o pároco auxiliar, recém-chegado na Paróquia, padre Rômulo com quem conversei longamente.

O jovem padre Rômulo é uma figura agradabilíssima, assim como padre Elias, tem boa conversa, gosta de fazer novos amigos e é muito centrado no seu "ofício", digamos assim. Seja bem vindo padre Rômulo à Paróquia e à cidade de Santa Luzia do Pará.

Logo mais postarei algumas fotos do aniversário.

Vote na enquete

A nossa enquete que pergunta "Em qual/quais bloco[s] você vai no carnaval?", no ar desde terça-feira, está bombando.

A novidade desta vez, é que o internauta pode votar em mais de uma opção. Isso por que muitos foliões, assim como eu, vão participar de mais de um bloco durante os três dias de arrastão pelas ruas de Santa Luzia.

Escolha o seu bloco, vote e caia na folia...

Mec divulga resultado do Enem

O MEC [Ministério da Educação e Cultura] divulgou na noite de ontem, em seu site, os resultados do ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio] 2009.

A divulgação do resultado que estava prevista para a manhã de hoje, foi antecipada pela instituição para a noite de ontem, quarta-feira.

A partir desta sexta, 29, os estudantes poderão escolher o curso que pretendem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sisu [Sistema Unificado de Seleção] em todo país.

O site com o resultado das provas está no ar desde ontem, mas a seleção só poderá ser feita a partir das 6h de amanhã. São 47,9 mil vagas disponíveis.

Nota: Se você fez a prova do Enem, confira sua nota clicando aqui.

Claudinho, parabéns

Quem inaugura idade nova hoje é meu amigo Claudinho.
Gente da gente, grande amigo e pai de família exemplar.
Parabéns, amigo, que Deus te dê saúde pra cuidar da sua família, especialmente, do "trio parada dura".
Claudinho comemorará a data logo mais à noite, em sua residência, ao lado dos muitos amigos que conquistou por aqui.
Feliz aniversário, meu amigo, muita luz, paz e saúde.

Bloco novo na City

Ainda não sabia, mas tem mais um bloco na City. Trata-se do bloco do "Macaxeira's Karalhus" confirmado por um anônimo, no mural de recados, reclamando que o referido bloco não foi incluído na enquete.

Desculpem, realmente eu não sabia, mas fica o registro do bloco mais irreverente de Santa Luzia, o "Macaxeira's Karalhus", do meu amigo Macaxeira's.

PPS luziense convida

Recebi [via mural de recados] e publico a mensagem abaixo:

"Amigos de Santa Luzia do Pará. Nesta quarta-feira, 27, às 17 horas no Salão Paroquial acontecerá uma reunião do PPS [Partido Popular Socialista] com as presenças de Edno Alves e do deputado estadual Arnaldo Jordy, presidente estadual da legenda.

Venha você também, fazer parte desta nova forma de fazer politica em Santa Luzia do Pará.

Muito obrigado"!

Antônio Luís
Presidente da Comissão Provisória do PPS de Santa Luzia do Pará

Nova enquete, participe

O blog tem nova enquete, que ficará no ar por três semanas [até o dia 15 de fevereiro] e quer saber em qual ou quais, por que desta vez a enquete permite votar em mais de uma alternativa, bloco[s] o leitor vai sair durante os três dias de arrastão pelas ruas da City.

Como muito leitor, assim como eu, vai participar de mais de um bloco a enquete permite o internauta clicar em mais de uma opção.

Vote, deixe sua opinião. Ela é muito importante.

Fim da enquete

A enquete que perguntou "Qual o vereador mais atuante da Câmara Municipal de Santa Luzia?" foi encerrada hoje depois de ficar no ar por duas semanas. Diga-se de passagem, foi uma das mais participadas pelos leitores deste blog, que em duas semanas deram 160 "cliques" nas opções disponíveis.

O resultado foi o seguinte, pela ordem de colocação segundo o número de votos obtidos:

1º- Tião Oliveira [PR]: 36% [58 votos]
2º- Neguinho [PMDB]: 23% [38 votos]
3º- Edson Farias [PT]: 9% [15 votos]
4º- Nando [PSB]: 8% [14 votos]
5º- Lúcia Machado [PT]: 5% [9 votos]
6º- Robson Federal [PT]: 5% [8 votos]
7º- Franço [PR]: 4% [7 votos]
8º- Socorro Saldanha [PR]: 3% [6 votos]
9º- Luís Doca [PDT]: 3% [5 votos]

Seu Neto Pereira

Se eu perguntar quem conhece o senhor Manoel Pereira Neto, certamente pouqíssima gente, além da sua família, saberá responder.
Mas o seu Neto Pereira, todo mundo conhece, até por que esse empreendedor que veio de Pernambuco já é mais luziense que muitos de nós.
Um grande homem, um grande empresário e uma grande liderança política de Santa Luzia, sem sombra de dúvidas.
Mesmo sem ocupar cargo público, seu Neto é mais influente politicamente que muitos que se escondem atrás de um mandato.
Seu Neto Pereira, um nordestino de nascimento, mas luziense de coração.
Vereador por duas legislaturas [de 93 à 97 e de 97 à 2001] em Serra Talhada, sua cidade Natal. Terra do cangaçeiro Lampião. Terra de cabra macho.

Conversas & conversas

Quarta-feira os cardeais do PMDB e PT estarão reunidos para discutir conflitos entre as legendas nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

O racha dos aliados preocupa Lula, porque enfraquece a candidatura de Dilma Roussef nesses estados. Ao Pará será enviado o ministro da articulação política, Alexandre Padilha, para um téte-à-téte com Jáder Barbalho.

Ela está descontrolada

A professora Edilza Fontes, uma das fundadoras do PT paraense e comadre da governadora Ana Júlia, que comandou até ano passado a Escola de Governo, mas foi defenestrada de lá graças às articulações de Cláudio Puty, o todo poderoso chefe da Casa Civil e candidato à Câmara Federal, para ampliar a base aliada do governo, está meio aborrecida com o "reisinho" que tira proveitos da sua posição estratégica no governo para turbinar sua exposição nos meios de comunicação.

Veja o que escreveu Edilza fontes em seu blog sobre o "rei Puty":

"Neste domingo, foi publicado como capa da revista Troppo, no Liberal, a foto do chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, e no interior da revista, fomos “contemplados” com uma matéria de pessoas que saíram do estado para aprimorar seus conhecimentos e voltaram para o Pará.

Lembrei de um livro de Peter Burke, chamado “A fabricação do Rei”, cujo objeto formal é o famoso personagem de Luis XIV, o Rei Sol, que reinou durante 72 anos, e que se tornou quase um emblema da monarquia absolutista européia, tão marcada pelo luxo e por demonstração de riquezas, uma figura pública, conscientemente construída.

Sem dúvida um livro atual e uma leitura imperdível para aqueles que pretendem fabricar o rei. Eu lembrei do livro, depois de ver a revista Troppo. Por que será que o jornal privilegiou o tema de volta para casa, e mais, por que colocou a foto do secretário"?

E a professora Edilza desceu o cacete em Puty. Leia mais aqui, aqui e aqui.

Aliança à vista

Por unanimidade, o PPS decidiu caminhar em 2010, preferencialmente, ao lado do PSDB, que já lançou como candidato o ex-governador Simão Jatene. Para formalizar o apoio, reivindica participação na chapa majoritária nos cargos de vice-governador ou senador, já que o partido considera ter nomes de peso para ocupar uma dessas vagas, como, por exemplo, os deputados Jordy e Salame, e Helenilson Pontes.

O PPS vai formar uma comissão para contribuir com o programa de governo a ser defendido pela chapa. E promover cursos de formação política aos integrantes dos diretórios municipais com o objetivo de fortalecer a legenda às eleições 2010. No encontro estadual, 52 lideranças já se apresentaram como candidatos à Alepa e 8 à Câmara Federal.

Fonte: blog da Franssinete Florezano

Literatura de cordel

Peço a Deus paciência
Ele é quem sempre nos guia
Todo povo luziense
Quero ver feliz um dia
Vou falar das belas obras
Paradas em Santa Luzia

Uma obra inacabada
Que me chamou atenção
Sendo sujeira para eles
Ruim para a população
Começaram e não findaram
A obra do calçadão

Outra obra que fizeram
A juventude esperar
Foi o ginásio de esportes
Isso eu não sei explicar
O por que desse costume
De começar e não findar

A obra do matadouro
Estava com grande ação
O ginásio de esportes,
O estádio e o calçadão
A fábrica de açaí
Era só pra iludir
No período da eleição

O governo do PT
Quer ser um governo de fé
Eu quero saber a resposta
Isso o povo também quer
Pra onde foi o dinheiro
Da orla do Caeté?

Grande recuperação
Fizeram com o rio Curí
Mas cachorro, osso e lixo
Passaram a jogar ali
É a mania do PT
Prometer e não cumprir

Aqui vou finalizando
Falando a todos vocês
Quatro anos passam rápido
Vai chegar uma escassez
Dentro de Santa Luzia
O PT não ganha outra vez

Nota: O autor da poesia é morador da comunidade do Pau D'arco e ex-eleitor do PT.

Na coluna “Repórter 70” de O Liberal, edição de hoje

DOENTES
Reféns

"A televisão de Teresina mostrou ontem cenas de cortar o coração. Paraenses idosos, que estão fazendo tratamento contra o câncer na capital do Piauí, pois aqui não temos mais equipamentos de radioterapia, não estão podendo voltar ao Pará, pois dependem do restante do dinheiro que é repassado pelo SUS aos que fazem Tratamento Fora do Domicílio para pagamento da estadia. Esses doentes estão vivendo como reféns dos donos de pensão, que não os liberam sem o pagamento da hospedagem".

Vestibular

No próximo domingo, 24, a Ufpa [Universidade Federal do Pará] realizará a segunda etapa do PSS [Processo Seletivo Seriado]. Além das mais de 6 mil vagas ofertadas no vestibular "normal", a instituição oferecerá 194 vagas específicas para indígenas que concorrerão fazendo apenas uma redação.

Muitos luzienses estão na briga por uma vaga no vestibular mais concorrido do estado. Estamos na torcida...

Prefeito de Salinas pode ser cassado hoje

A Câmara Municipal de Salinópolis começa a votar hoje a emenda que pede a cassação do prefeito, Wagner Curi [PT], do vice, Augusto Palha, e do vereador Antônio Plácido Sobrinho [PTN], acusados de entregar veículos para serem queimados pela população. A sessão que vai votar a matéria está prevista para começar às 19h de hoje e, segundo o presidente da Câmara, vereador Francisco Machado [DEM], deve ser das mais conturbadas, já que os moradores do município cobram agilidade no processo de cassação.

A denúncia contra o prefeito, o vice e o vereador Antônio Plácido foram feitas em maio do ano passado, quando, de acordo com o presidente da Câmara, três veículos - um Astra, uma ambulância odontológica e uma Besta -, que estavam em Castanhal parados desde o fim da administração anterior, foram levados à Salinópolis. A ordem para que os carros fossem levados a Salinas, afirma o presidente, foi de Antônio Plácido, que teria agido com o consentimento do prefeito.

Os veículos foram expostos à população como prova de que teriam se tornado imprestáveis por incompetência do ex-prefeito Di Gomes. Os carros e foram queimados em via pública, ato que causou indignação nos vereadores de oposição.

Fonte: Amazônia Jornal, edição de hoje 22 de janeiro de 2010.

O PT e o PMDB do Pará são parceiros até na hora da propina

Relatório da Operação Castelo de Areia obtido pela Folha afirma que a empreiteira Camargo Corrêa acertou propina de pelo menos R$ 2,9 milhões para PT e PMDB em obra no Pará, informa reportagem de Fernando Barros de Mello e Lilian Christofoletti, publicada nesta sexta-feira [22] pela Folha.

Segundo o relatório, a proprina é referente à obra da eclusa de Tucuruí, no Pará, citando como supostos beneficiários integrantes do grupo político do presidente do Senado, José Sarney [PMDB-AP], que controla o Ministério de Minas e Energia.

Os supostos pagamentos constam em arquivos digitalizados apreendidos com Pietro Bianchi, diretor da construtora. Os registros foram feitos à mão em 15 de maio de 2008 e depois escaneados. A Folha obteve documentos inéditos que constam da investigação.

No manuscrito apreendido, há registro de que foram repassados aos partidos 3% de uma parcela recebida pela empreiteira para a construção da eclusa, de R$ 97 milhões. Ao lado, há a indicação de que os recursos destinados ao PMDB foram repassados a “Astro/Sarney”. O pagamento ao PT está ligado ao nome Paulo.

A PF cita aliados do presidente do Senado, José Sarney [PMDB-AP]. Ele afirma que a acusação é um “insulto”. O PT nega, e PMDB e Camargo Corrêa não se pronunciaram.

Fonte: Folha Online.

Seduc discute reajuste salarial para os professores

A secretária de Estado de Educação, Socorro Coelho, e o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças, José Júlio, receberam na manhã deontem, 20, uma comissão com dez representantes do Sitepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará] para tratar da campanha salarial 2010, que envolve as discussões sobre reajuste salarial da categoria e o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações].

A reunião aconteceu no auditório da Casa Civil, no Palácio dos Despachos, e contou com a participação do sub-chefe da Casa Civil, Milton Rezende; do assessor técnico da Sepof, Mauro Leônidas, do secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Luiz Lopes, e da assessora Maristela Santos.

O secretário José Júlio esclareceu que o reajuste do salário mínimo já está estará na folha de pagamento dos servidores neste mês. "Estamos trabalhando para que esta etapa seja vencida em 2010". Outra preocupação da categoria, o PCCR, também deve ser encaminhada à Assembléia Legislativa até a primeira quinzena de março, conforme assegurou a secretária de Educação, Socorro Coelho. "Estabelecemos uma prazo para a comissão que trata do assunto e estamos fazendo o levantamento de todos os servidores para analisar os impactos econômicos", disse ela, ao lembrar que o PCCR é um desejo histórico da categoria e compromisso de Governo.

Para dinamizar as negociações, as pautas econômicas e sociais serão discutidas separadamente. No dia 5 de fevereiro, às 8h30, os representantes da Sepof, Casa Civil, Seduc e Sintepp vão discutir o PCCR e o piso salarial. No dia 8, a reunião acontece no gabinete da secretária de Educação para tratar, entre outros assuntos, de reformas de escolas e lotação de professores.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado.

Puro desinteresse

Corre forte bizun na cidade dando conta de que a prefeitura municipal não promoverá o torneio de férias de futsal, realizado anualmente nas férias do início e do meio do ano, que aliás, já deveria ter começado.

Os motivos são unicamente o puro desinteresse dessa administração que não está nem aí para o povo. É mais uma tradição luziense que corre o risco de desaparecer somente pela má vontade dos comandantes do município que estão mais interessados em saquear os pobres recursos municipais enquanto o povo que se dane.

Mas nem tudo está perdido. De posse de tal informação, o empresário Edinaldo Lucena me ligou ontem à tarde pedindo mais detalhes e dizendo está disposto a patrocinar o torneio com seus próprios recursos. Imediatamente conectei-o com um desportista que estava na minha companhia, com quem Edinaldo colheu mais informações, e encarregou-o de organizar o torneio.

Para isso, Edinaldo estará vindo à Santa Luzia na próxima semana para reunir com nosso amigo em comum e os demais desportistas que estiverem interessados em realizar o torneio de férias de futsal.

É isso aí Edinaldo. Grande luziense...

Briga feia

O caldo entornou no município de São João de Pirabas, bem aqui pertinho de Capanema. O prefeito Cláudio Barroso [PMDB] e sua vice Lúcia Mercês [PT] estão quase indo às vias de fato, segundo contam os fofoqueiros de plantão.

Aliados em 2008 para arrancar do poder o todo poderoso ex-bicheiro Bosco Moisés que comandou com mão de ferro o município por longos 8 anos, a aliança PMDB/PT não durou nem uma ano.

A briga é tão séria que o prefeito proibiu expressamente sua vice de "botar os pés" na sede da prefeitura, inclusive, trocando a fechadura do gabinete e tomando o veículo da prefeitura usado por Lúcia Mercês. E mais, Barroso avisou que vai derrubar à trator todos os outdors que fazem alusão ao aniversário de Mercês no próximo sábado.

O todo poderoso

Por Paulo Zildene

O ex-vereador de Capanema, principal cidade do nordeste do estado do Pará, Marcelo Pierre – PMDB fez pressão política dentro da executiva estadual e na Casa Civil para forçar a saída de José Medeiros, diretor da 4ª Regional da Sespa. Após uma forte campanha de emails e telefonemas a Casa Civil, Pierre fez algumas exigências a governadora Ana Júlia- PT. Entre os pedidos, a troca do diretor que foi indicação do ex-parlamentar.

Lembrando que a 4ª Regional foi disponibilizado pela governadora a Pierre no inicio do mandato. Mas, por algum motivo o amigo de Ana Júlia perdeu a saúde na região.

Por outro lado o ex-diretor vinha fazendo excelente trabalho a frente da Sespa, tanto é que a secretária de Saúde do estado, Sílvia Cumaru chegou a elogiar por diversas vezes o trabalho de Medeiros.

Ao ficar sabendo que estava na ponta do precipício para despencar, Medeiros procurou ajuda política, em diversos partidos aliado ao governo, para não perder o cargo.

Desentendimento

O desgaste entre Pierre e José Medeiros iniciou após derrota nas urnas a vereador em 2008. De lá pra cá a amizade entre os dois começou a desmoronar.

Ataque e defesa

Pierre aponta que Medeiros o abandonou após a derrota nas últimas eleições, segundo fontes próximas a Pierre. Na outra ponta Medeiros diz que fez tudo o que podia para reelegê-lo vereador e que não o abandonou.

Desligamento

Na segunda-feira [14] já estava decretada a demissão de José Medeiros, mas o signatário do Blog não podia noticiar o fato por que ficava deselegante o ex-diretor ter conhecimento de seu afastamento pela imprensa.

Com a saída de Medeiros, a Sespa passou a ter novo comando político. Sai Marcelo Pierre para o deputado estadual Eduardo Costa - PTB assumir a administração da saúde na região nordeste do estado.

Eduardo Costa a frente da pasta tinha duas opções. Indicar José Medeiros para o IMEP [Instituto de Metrologia], ou colocá-lo para administrar a endemias. Pelo acordo a segunda opção foi à escolhida.

Para ter uma pessoa política à frente da 4ª Regional, Eduardo Costa [PTB] remanejou o diretor do IMEP, Emílio Bernardo. E para o IMEP Pulga Rebelo. A mudança oficial acontece no dia 1º de fevereiro.

Poder

Mas, o poder de Marcelo Pierre não pára por aí. Outras mudanças foram provocas pelo ex-parlamentar.

Após 20 anos no PMDB, o ex-presidente da executiva municipal em Capanema, Nelson Oliveira foi destituído do cargo via fax pelo todo poderoso Jader Barbalho - PMDB. Sim, isso mesmo, Nelson foi outro que tentou medir força política com Marcelo Pierre. O resultado disso? Nelson foi expurgado duplamente.

Explico: além de perder a executiva municipal, Nelson provavelmente deixará a diretoria da regional do DETRAN.

Há informações de bastidores que na negociação da 4ª Regional da Sespa, Pierre ficasse com o DETRAN.

Mas, Pierre não ficará só com o órgão público. Ele assumiu a presidência da executiva municipal provisória do PMDB em Capanema.

Para quem imaginava que o ex-parlamentar estava esquecido no ostracismo deve ter ficado surpreso com as mudanças no cenário político na região nordeste.

Mas, por um lado, a campanha para mudar o desenho político em Capanema teve um preço alto para Marcelo.

O estoque de solicitações a governadora Ana Júlia Carepa está esgotado. Pelo menos até o mês de julho, época que inicia a corrida eleitoral ao governo.

Saquinho da maldade

E não pára por aí as mudanças que Marcelo Pierre iniciou na região nordeste do Pará.

Para quem fez da vida do ex-parlamentar um inferno, no passado, terá o troco corrigido com juros e correções monetárias.

“- Não vou ficar surpreso se souber que o pátio de apreensão e retenção de veículos, inclusive as motocicletas, no DETRAN fique lotado de uma hora pra outra. Basta uma irregularidade para que isso aconteça. Quem viver verá”. Disseram fontes do blog próximas ao ex-vereador.

Nota: O jornalista Paulo Zildene é apresentador do programa "Nos bastidores do poder", da rádio Educativa FM de Capanema e editor do blog homônimo do programa.

Política

Lá pelas bandas da capital paroara, parece, que o PMDB andou se entendendo com o bloco PTB/PR que dá sustentação política ao prefeito de Belém, Duciomar Costa.

Desde o início do mês que o partido comandado, com mão de ferro diga-se de passagem, por Jader Barbalho estava infernizando, juntamente com o PT, a vida do prefeito para aprovar o orçamento 2010. Mas ontem depois de obstruir todas as votações da casa durante a manhã, repetinamente os peemedebistas mudaram de lado e votaram de "porteira fechada" com Duciomar.

Motivo? Segundo os bastidores, ordem expressa de Jader Barbalho que ligou para o vereador José Scaf, líder do partido na Câmara, dando as orientações.

O que isso significa? Que Jader está muito próximo de fechar com Dudu e Anivaldo e se distanciando cada vez mais do PT, numa provável composição para as eleições majoritárias desse ano.

No rítmo da folia

Sabem aquele vereador que passou para o lado do apedeuta em troca de uns "mimo$"? Pois é, dizem que o rapaz anda meio desolado por falta de "carinho$" da cumpanherada, mas como é tempo de carnaval, dia desses durante mais uma farra [com o dinheiro público é claro], lá pelas bandas da prefeitura, o jovem parlamentar querendo animar a parada puxou uma marchinha para esquentar o bloco dos predradores de recursos públicos.

Ta-Hí
Composição: Joubert de Carvalho

Taí eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ai meu bem não faz assim comigo não
Você tem você tem que me dar seu coração

Meu amor não posso esquecer
Se dá alegria faz também sofrer
A minha vida foi sempre assim
Só chorando as mágoas que não têm fim

Essa história de gostar de alguém
Já é mania que as pessoas têm
Se me ajudasse Nosso Senhor
Eu não pensaria mais no amor

Visita de peso

Acabei de receber uma visita e um comentário. Sabem de quem? Do deputado federal e blogueiro Vic Pires Franco [Dem]. Para quem não sabe, Vic pilota o blog mais lido do Pará e um dos mais lidos do Brasil, o "Blog do Vic".

O comentário do deputado está no poster abaixo, "Índio não quer só apito". Clique em comentários e veja o recado deixado por Vic, que transcrevo na íntegra:

Grande Reinaldo!
passei aqui pra me penitenciar.
Hahahahahahah
Muito legal o seu blog
Um grande abraço !
Vic

Índio não quer só apito

No próximo domingo, dia 24 de janeiro, a Universidade Federal do Pará aplicará uma prova diferente. Paralelamente à realização da 2ª fase do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade [PSS], 194 candidatos indígenas farão uma redação.

A primeira avaliação para ingresso na Instituição, por meio dessas ações afirmativas, acontece das 8h às 13h, horário de Belém.

54 pessoas de oito etnias farão a prova no Bloco A do Campus Básico da Universidade, localizado na capital; 44 candidatos de seis etnias prestarão o exame em Altamira; 34 estudantes indígenas pertencentes a sete etnias diferentes deverão se dirigir ao Campus II da Universidade, em Marabá, no próximo domingo, e 62 pessoas de 16 etnias distintas farão a prova no Campus da UFPA, em Santarém.

Este ano, os indígenas disputam 112 vagas criadas, especificamente, para eles nos cursos em que houve inscrições. Ou seja, além dos 6.082 calouros que a UFPA receberá em 2010 pelo PSS, a Universidade terá, ainda, um número a mais de novos alunos que serão aprovados por meio de um Processo Seletivo Diferenciado, criado para se ajustar às especificidades dos povos indígenas, composto por uma redação e uma entrevista.

Fonte: Site da Ufpa

Nota de esclarecimento

Acabei de receber uma ligação da profª. Terciane, diretora da escola Florentina Damasceno para o Ensino Fundamental, esclarecendo o artigo "Atenção" postado ontem aqui no blog, o qual refletia a opinião de alguma alunos, pais e responsáveis que me ligaram reclamando que estava sendo exigido material de limpeza no ato da matrícula.

"Portanto a profª. Terciane esclarece que não se trata de nenhuma exigência, mas sim de uma doação sem caráter obrigatório, e apenas para os alunos do Ensino Médio não se aplicando ao Ensino Fundamental, já que os recursos repassados à escola pela Rede Estadual, são insuficientes para a demanda anual.

A diretora esclarece ainda que ano passado, o ensino Médio só não ficou sem material de expediente e limpeza por que o município complementou a verba repassada pelo estado que não foi suficiente para as despesas do ano inteiro".

Partindo do princípio que todo cidadão tem direito a ser ouvido, o blog transcreve o esclarecimento da diretora da escola, para que todos tenham conhecimento dos dois lados da história.

Aqui no blog é assim, todos, sem exceção têm direito à voz e vez.

Acordo

Os acordos políticos para as eleições majoritárias de 2010 já começaram a ser costurados pelo interior do estado e tem neguinho se segurando como pode, buscando alternativa em qualquer lugar.

O vereador Franço [PR], dissidente do G e agora integrante da base do governo petista de Santa Luzia, está hoje em Tracuateua para se encontrar com o vereador Mello [PSDB], o mais votado da Câmara de Marituba em 2008, e candidato à deputado estadual nas próximas eleições para acertar um possível apoio do vereador luziense à candidatura de Mello à Assembleia Legislativa.

Enquete

A enquete que perguntou "Qual o vereador mais atuante da Câmara Municipal de Santa Luzia?" está bombando e, já é uma das mais votadas aqui no blog.

Os vereadores Tião Oliveira e Neguinho Côco estão na dianteira disputando a liderança voto à voto, mas isso não significa que os demais concorrentes estejam "mortos". Ainda temos praticamente uma semana para votar e nesse período muita coisa pode mudar.

Não deixe de participar, escolha o vereador que você acha que mais trabalha na Câmara Municipal e vote. Seu voto é muito importante.

PPS

O PPS [Partido popular Socialista] realizará encontro estadual no próximo dia 23 na Assembleia Legislativa para discutir os rumos a serem tomados pelo partido nas eleições de 2010.

Segundo fontes da imprensa, a vontade do presidente da legenda, Arnaldo Jordy, é compor com alguma chapa majoritária. Embora o deputado não tenha adiantado qual seria a chapa, especula-se que seja com o PSDB de Simão Jatene, já que Jordy é um dos mais ácidos opositores do governo Ana Júlia.

Fofocódromo

Sabem aquele vereador que pertencia ao G, mas foi seduzido pelo canto da $ereia e passou a integrar as hostes comandadas pelo apedeuta e sua turminha calaceira?

Pois é. Segundo as más línguas, o rapaz não está muito satisfeito com seus novos cumpanhêrus, inclusive com o chefe da patuscada, que não cumpriu com o acordo que garantiu sua mudança de posicionamento político, não lhe dá a devida atenção e muito menos atende suas demandas financeiras, e o que é pior, dos empregos prometidos na prefeitura, até hoje o jovem parlamentar não fez nenhuma indicação.

Atenção

Recebi uma "enxurrada" de te telefonemas agora à tarde de alunos, pais e responsáveis reclamando que tem escola pedindo material de limpeza no ato da matrícula, o que é irregular e passível de denúncia.

Vale lembrar que a escola pública é ESSENCIALMENTE GRATUITA, portanto, tal atitude fere gravemente os princípios básicos do acesso à educação pública e gratuita, direito garantido pela Constituição Federal à todo o cidadão.

Por outro lado as escolas municipais têm a prefeitura com principal mantenedora, não carecendo de contrapartida dos alunos. E as escolas da Rede Estadual recebem recursos específicos para a aquisição de materiais de expediente e limpeza, repassados pelo governo federal diretamente para a conta bancária da escola ou dos conselhos reguladores.

Portanto, é irregular e expressamente proibido cobrar dos alunos aquilo que é de responsabilidade do poder público.

Senhores pais, responsáveis e alunos, estão registradas suas indignações. Muito obrigado pela credibilidade...

Alô "puliça"!

Alô Ministério Público! Alô Polícia Federal! Segundo boatos que correm pela cidade, a pá-carregadeira do município, adquirida na administração Nato Costa, simplesmente desapareceu da garagem da prefeitura.

Segundo fonte fidedígna, com trânsito livre dentro da administração municipal, o maquinário teria sido vendido e muita gente sabe muito bem por quem, inclusive o paradeiro do mesmo.

Seria bom que a Polícia Federal e o Ministério Público desse uma checada na informação.

Estamos de olho!

No rítmo da folia - 2

O carnaval está chegando e a folia é o programa favorito de todo mundo nesse período festivo. Agora a pouco, fonte do blog informou que lá pelas bandas da prefeitura municipal onde se faz farra todo dia [com o dinheiro público é claro] não importando a época do ano, a marchinha mais executada pelos cumpanhêrus e agregados é "O cordão do puxa-saco".

Portanto se você faz parte desse bloco, preste muita atenção na letra para não fazer feio diante da cumpanherada nem do chefe apedeuta. Então, vamos à letra:

O Cordão dos Puxa-Saco
Composição: Roberto Martins e Frazão


Lá vem / O cordão dos puxa-saco
Dando viva aos seus maiorais (bis)

Quem está na frente é passado para trás
E o cordão dos puxa-saco / Cada vez aumenta mais (bis)

Vossa Excelência / Vossa Eminência
Quanta referência nos cordões eleitorais !
Mas se o “Doutor” cai do galho e vai pro chão
A turma logo evolui de opinião
E o cordão dos puxa-saco cada vez aumenta mais.

Lançamentos de abadás

Os abadás do bloco do Jacaré, a mais nova sensação do carnaval luziense e já totalmente esgotados, chegam na City na próxima sexta feira, e a festa de lançamento será no sábado na Dancetria Beleza Pura com a cobertura musical da Nova Carretinha Burra Preta Evolution, totalmente repaginada. Essa promete.

Conversei, por telefone, agora a pouco com o Faguinho, diretor do bloco Os deserdados. Ele me informou que está fechando hoje a questão dos patrocinadores e ainda esta semana vai para Belém encomendar os abadás que devem chegar em Santa Luzia lá pelos dias 29 ou 30. Somente à partir daí que deverá ser marcada a festa de lançamento.

PT paraense envolvido em escândalo de propinoduto

Na Folha de São Paulo

Procuradora vê evidência de propina no exterior ao PT

Documentos apreendidos com diretores da Camargo Corrêa envolvem também PMDB

Papéis descrevem depósito em "conta internacional" a petistas do Pará em torno da construção de 5 hospitais no Estado; envolvidos negam


O Ministério Público Federal em São Paulo afirma ter localizado, entre documentos confidenciais apreendidos pela Polícia Federal com diretores da construtora Camargo Corrêa, comprovantes de pagamentos de propina no exterior ao Partido dos Trabalhadores do Pará.

Segundo a procuradora da República Karen Kahn, para conseguir um contrato de construção de hospitais no Pará, governado por Ana Júlia Carepa [PT], a Camargo Corrêa repassou ao PT, em abril de 2008, R$ 261.285,52 por meio da conta nº 941-11-013368-2, no First Commercial Bank, na China.

O PMDB do Pará, diz Kahn, também teve a sua cota, cerca de R$ 130 mil, paga no Brasil.

Os envolvidos rebateram ontem as afirmações da Procuradoria .

Os detalhes dos supostos pagamentos constam em arquivos digitalizados apreendidos com Pietro Bianchi, diretor da construtora. Quando a procuradora apresentou todo o material ao juiz federal Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, em novembro, ele pediu o aprofundamento da investigação.

No rítmo da folia

Lá pelas bandas da prefeitura alguns diretores de blocos carnavalescos cantaram para o apedeuta, na esperança de conseguirem alguns trocados de patrocínio, aquela marchinha tradiconal que diz assim:

- Ei você aí, me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí.

E o apedeuta, sovina que só ele, respondeu com o outro trecho da velha marchinha, cantando assim:

- Não vai dar.
Não vai dar não!

No clima do carnaval

O bloco Burro Elétrico, comandado pelo Vanderly e pelo Tiago Corrêa, ficou de enviar foto do seu abadá e a programação para o carnaval 2010. Estou aguardando galera.

Os integrantes do bloco Os deserdados que todo ano se vestem de mulher durante o arrastão dos blocos, entre eles Leandro Lima, Netinho, Délio, Jorginho, Dieguinho e muitos outros, avisam que já mandaram confeccionar seus respectivos modelitos e prometem arrasar na avenida.

O bloco do Jacaré realmente veio para causar impacto no carnaval 2010. E a prova disso é o cd com o brega do Jacaré, gravado especialmente para o bloco, que já é sucesso em todas as paradas musicais luzienses.

"Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí"... Essa é a marchinha de carnaval mais cantada, no momento, pelos integrantes e diretores de bloco para os políticos luzienses.

A partir da próxima semana acontecerão as festas de lançamento de abadás dos maiores blocos de Santa Luzia, entre eles o bloco do Jaré e Os deserdados, para o carnaval 2010. As datas dos lançamentos serão divulgadas em breve.

Lembram-se dele?

O nome dele é Hélio Rubens Martins da Silva, mas conhecido como o Hélio do seu Elói. Esposo da professora Albertina, pai da Thaísa, da Andreliza e do Júnior.
Nos deixou precocemente há mais de uma década num trágico acidente.
Os mais velhos e os da minha geração lembram-se muito bem dele, sempre rondando ali no comércio do seu Elói e no seu açougue, ponto de encontro com seus amigos.
Esta homenagem é dedicada á minha amiga, companheira de fé e camarada Thaísa, filha do Hélio.

Júnia do seu Feliciano, uma figuraça.

Postei aqui no blog sob o título "Luziense na rede", uma espécie de divulgação do blog "Santa Luzia Ponto Com", editado pela professora e escritora Joana Vieira [Júnia do seu Feliciano], que gerou o comentário anônimo de um leitor ao qual a professora Joana, elegantemente, fez um contra-ponto em seu blog e de quebra fez uma postagem sobre este blogger que vos escreve.

Vale à pena conferir tudo no blog da professora Joana Vieira, clicando aqui.

Obrigado Júnia, no carnaval vamos aprontar juntos.

Do Portal Santa Luzia do Pará

No último dia 03 de janeiro, a Comissão Provisória do PPS [Partido Popular Socialista], juntamente com o empresário Edno Alves [filiado ao PSB] fizeram uma reunião na comunidade do Açaizal, a pedido dos moradores com a finalidade de discutir a situação do ramal que dá acesso àquela localidade.

Na ocasião, foram feitas algumas perguntas pelos representantes da Comissão para os moradores, sobre qual seria a razão do esquecimento dos governantes para com o povo daquela localidade ao que o representante da vila [na foto com Edno Alves] respondeu de imediato:

- Toda vez que vamos conversar com o prefeito ou com algum representantes dele na prefeitura, sobre a situação do ramal, eles alegam que não pertencemos ao município de Santa Luzia do Pará e sim ao de Viseu. Por isso eles não podem fazer nada pela gente, nem mesmo recuperar nosso ramal.

Daí o próprio representante do povoado disse, só serem reconhecidos como cidadãos luzienses nos períodos eleitorais quando os políticos, inclusive os que compões a atual administração, os procuram em busca de votos, já que toda a população da comunidade tem domicílio eleitoral em Santa Luzia.

Por não serem reconhecidos e nem atendidos pela prefeitura, o povo sofrido do Açaizal procurou o PPS e o empresário Edno Alves, à quem pediram atenção para os seus problemas, principalmente para a recuperação do ramal que lhes serve e encontra-se quase intrafegável nesse início de inverno.

Na reunião, que contou com a presença de todos os moradores da comunidade, ficou acertado que o ramal seria recuperado e as obras começariam brevemente. Para isso o empresário Edno Alves disponibilizou todo o seu maquinário e a equipe da comissão do PPS, através do seu presidente Antônio Luís, se responsabilizou para conseguir junto ao deputado estadual Arnaldo Jordy recursos financeiros para a aquisição de combustível. Porém, a notícia se espalhou pela região e caiu nos ouvidos de políticos ligados ao governo municipal que alguns dias depois enviou os maquinários da prefeitura para restaurar a estrada.

Pelo menos assim, à base de pressão, a administração municipal de Santa Luzia fez alguma coisa para o povo sofredor da vila do Açaizal, e é com esse intuito, de ajudar o povo de Santa Luzia que a parceria PPS e Edno Alves está aí.

O presidente da comissão, avisa que já foram solicitadas reuniões para as comunidades do Km 51 e Km 56, ambas também esquecidas pela adminstração municipal.

Brevemente faremos essas reuniões. Agradecemos ao Portal Santa Luzia do Pará por contribuir com uma coluna para o nosso partido.

NOTA: O poster acima é do Portal Santa Luzia do Pará, editado por Michel Cabral, sob o título "Notícia de restauração do ramal do Açaizal correu e prefeitura agiu".

Vestibular em Santa Luzia

A Unisa [Universidade de Santo Amaro/SP] realizou, nas dependências da Escola Municipal João Gomes, ontem pela amanhã vestibular para os inscritos nos cursos de História, Pedagogia e Administração que serão oferecidos no campus que que a instituição está implantando em Santa Luzia.

Já os cursos de Ciência da Computação e Educação Física terão vestibular realizado dia 30 de janeiro no mesmo horário [das 8 às 12 hs] e na mesma escola.

Matrículas começaram hoje na Rede Municipal de Ensino

A matrícula dos alunos da Rede Municipal de Ensino começou hoje, 18, e vai até o fim deste mês. Inicialmente a prioridade é para os alunos que já pertencem à Rede Municipal, aprovados e reprovados, renovarem sua matrícula e só depois será a vez dos candidatos novos.

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis de alunos deverão procurar a secretaria da escola na qual pleiteia a vaga, nos turnos da manhã ou da tarde.

Metamorfose ambulante

Não sou muito de ir às festas no Clube da Piscina, por achar aquele ambiente meio propício à brigas de vez em quando, mas no sábado passado resolvi dá uma conferida no baile da aparelhagem "Brasilândia, o calhambeque da saudade" muito anunciado na City e preferido por muitos ícones do high society luziense que adora uma noite nostálgica embalada por músicas que fizeram sucesso no passado.

Confesso que não me arrependi por que encontrei toda a minha turminha baladeira por lá, o que ajudou muito a descontrair o ambiente. Logo na chegada dei de cara com o "primeiro-ministro" da administração municipal, aquele que manda e desmanda em tudo e em todos e de quebra surrupia o maior naco da divisão dos ativos financeiros do município. Isso mesmo, o primeiro-ministro, aquele que manda fechar a barbearia para ser atendido sem que ninguém o perturbe, aquele que desde que se abrigou no Palácio Municipal não dispensa um carro de luxo com vidros fumês sempre levantados, o mesmo que transformou sua simples residência numa fortaleza com muros altos e câmeras de vigilância.

No início, o rapaz parecia meio deslocado, sempre por fora, mas aos poucos foi se enturmando aqui e acolá, sendo cortejado por alguns puxas-saco de plantão e distribuindo simpatia por onde passava. Isso mesmo, o primeiro-ministro que tem a fama de mau distribuindo simpatia, tão animado quanto pinto no lixo. Nem parecia aquela pessoa que reclamou com seu irmão, meses atrás, que não se sentia mais a vontade para frequentar os bares luzienses, por se sentir rejeitado até pelos seus.

Era inacreditável, a desenvoltura do poderoso chefão no meio das pessoas simples, nem parecia ele, nem parecia o imperador que carrega o rei na barriga, parecia até outra pessoa, sempre solícito com os pedilhões, com os bêbados e outros gêneros do mesmo nível.

Será que foi o clima das festas do fim de ano que lhe fizeram bem? Ou foi o clima da praia de Iracema, na paradisíaca Fortaleza, no aconchego do seu luxuoso apartamento localizado na área do metro quadrado mais caro da Capital do Sol? Sei não, mas parece que alguma coisa, além do dinheiro público, está fazendo bem àquela figura.

Ilha corre o risco de desaparecer em Augusto Corrêa

A bela ilha Coroa Comprida, localizada a cerca de duas horas de barco do porto de Augusto Correa, na foz do rio Umarajó e sofrendo influência direta do oceano Atlântico, está sendo devorada pelo mar. A causa é processo de erosão hídrica que ocorre há pelo menos 30 anos e que chegou a um ponto em que a única solução à vista será retirar de lá as poucas famílias de pescadores que ali insistem em permanecer.

Dos quase 800 metros de largura da praia restam menos de 50, e onde antes existiam cinco filas de barracos, feitos de madeira do mangue, resta apenas uma fileira com 21 deles. Os prédios onde funcionam a escola e o posto médico já mudaram três vezes de lugar. Apenas cinco poços ainda fornecem água potável. Os outros sumiram debaixo da maré salgada. As águas abriram um córrego no meio da praia, acentuando ainda mais o desmoronamento da areia.

Fonte: Amazônia Jornal

O grande ditador

A nota abaixo foi publica na coluna Repórter Diário do jornal Diário do Pará, edição de hoje:

"O ex-senador Ademir Andrade, em retaliação à decisão da secretária estadual de Administração, Maria Aparecida Barros Cavalcante, em se lançar, oficialmente, à presidência do partido, ordenou sua destituição da direção provisório da Executiva do PSB de Belém.

Além disso, Ademir tem ameaçado militantes, dirigentes de comissões provisórias, candidatos a vereador e vereadores do PSB de todo o Estado que assinaram manifesto de apoio à Aparecida".

Isso mesmo, o soteropolitano que fez carreira na política paroara e ganhou notoriedade quando foi flagrado metendo a mão nos cofres da CDP [Companhia das Docas do Pará], sendo preso e algemado pela Polícia Federal na Operação Galileia, que atualmente ocupa uma vaga na Câmara Municipal de Belém, revela-se um verdadeiro ditador no comando do PSB, partido que comanda com mão de ferro, atropelando quem ousa atravessar seu caminho ou contrariar seus interesses.

Esse é o ético Ademir Andrade que na Câmara de Belém, brada palavras de ordem contra a corrupção e exige respeito na lida com a coisa pública, mas na verdade é tão tirano quantos seus desafetos.

Futebol

O Campeonato Paraense começou ontem com a participação de um dos "gandes" do futebol paroara, aquele time da camisa listrada de azul e branco que passou o maior sufoco diante do Independente, de Tucuruí, que vencia o jogo por 1 x 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando surpreendentemente permitiu a virada do adversário cedendo-lhe assim a vitória por 2 x 1.

Hoje é a vez do Leão estrear no Parazão 2010 contra um adversário de peso, o Ananindeua, carinhosamente chamado de Tartaruga. O Club do Remo volta à campo depois de uma longa temporada, desde abril do ano passado, sem disputar um jogo oficial desde que foi eliminado precocemente do Campeonato Paraense pelo clube santareno São Raimundo, o campeão brasileiro da da série D.

Em tempo

O Campeonato Luziense de futebol, encerrado domingo passado com a conquista do Muruteua Esporte Club, pagou R$ 2.000,00 para o campeão e R$ 1.000,00 para o vice. O artilheiro da competição foi o Ari, atleta da equipe do Km 42.

A Trilha das Cinzas, que este ano terá sua 5ª edição a ser realizada no primeiro domingo depois do carnaval, está sendo aguardada com muita ansiedade pelos amantes do motociclismo que não vêem a hora de colocar o pé na lama e a cara no vento em mais uma edição do mais tradicional evento do esporte em Santa Luzia.

O empresário Edinaldo Lucena passou o final de semana em Santa Luzia no aconchego da família e na companhia dos muitos amigos que conquistou e preserva na terrinha.

Muitos leitores ligaram novamente denunciando as péssimas condições da ponte, logo aqui na saída da cidade, no ramal que dá acesso às comunidades dos Canas e Terra Amarela. Segundo os leitores, a referida ponte está na eminência de provocar uma tragédia devido seu avançado estado de deterioração. Será mesmo que a administração municipal vai deixar acontecer alguma coisa lá para poder tomar alguma atitude?

O balneário do Caeté voltou a ser o point dos luzienses nas tardes de domingo como nos velhos tempos. Ontem estive lá pela terceira vez este ano, e assim com nos domingos anteriores, a presença de luzienses nas areias do velho rio que resiste ao tempo e à erosão era bastante expressiva.

Nato Costa, nosso leitor.

Fiquei sabendo, depois que recebi uma ligação do próprio, que o ex-prefeito Nato Costa é leitor assíduo do blog.


É um grande amigo, um grande homem e um político como poucos. Apaixonado pela politica, Nato ler o blog para se antenar no que está acontecendo na política luziense e paraense.

Foi um grande prefeito. Sim isso mesmo, um grande prefeito. Se alguém não concorda, paciência nem Jesus Cristo agradou a todos, mas respeitem a história desse homem que dedicou sua vida à Santa Luzia do Pará.

Nato cometeu erros? Claro que sim. Mas, quem nunca errou nessa vida? Sabem qual foi o maior erro do Nato como prefeito?

- Fazer política com o coração.

Luziense na rede

A blogosfera luziense ganhou mais um espaço. Trata-se do blog Santa Luzia.com, editado pela professora e escritora, Joana Vieira, a Júnia do seu Feliciano para os amigos.

Lá tem de tudo. Homenagem à pessoas que fizeram ou fazem história, fotos da cidade, acontecimentos e muito mais. Dá uma passadinha lá. O endereço é: www.santaluziapontocom.blogspot.com.

Nota: A professora Joana Vieira se descreve assim em seu blog.

Quem sou eu
Joana D'arc Soares Vieira
Paraense nascida em Capanema, mas criada e crescida em Santa Luzia do Pará, interior do Estado. Concluinte do curso de letras pela Universidade Federal do Pará, sou professora e leciono as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Impacto. Além disso, recentemente venho trabalhando no ramo de palestras para estudantes sobre a música brasileira e a inclusão do brega nos projetos desenvolvidos em sala de aula. Também sou escritora e já escrevi dois livros [“Música: uma visão literária” e "maria de Moura, a mulher que passou do céu"] e com um próximo previsto para julho deste ano. Defensora da cultura paraense e da música como movimento para se estudar a linguagem. Júnia, filha de Feliciano Mendes e Maria Domingas Vieira, a Júnia Pupunha, como sou conhecida na cidade onde morei até seus 16 anos, Santa Luzia do Pará, o Km 47.

Causa e efeito

Leiam lá no mural de recados um comentário deixado por um certo leitor, que pelo que entendi, é da comunidade do Açaizal, onde no mês de dezembro, a comissão provisória do PPS [Partido Popular Socialista], recém-instalado em Santa Luzia, e o empresário Edno Alves realizaram uma reunião com os moradores para discutir a triste situação do ramal que dá acesso àquela comunidade.

Segundo o comentário, três dias após a dita reunião as máquinas da prefeitura apareceram por lá e "deram uma geral" [como se diz por aqui] no ramal que estava quase intrafegável. Que bom que a administração municipal lembrou que naquela região mora muita gente, tão esquecidas e entregues à própria sorte. Mas sejamos sinceros, esse governinho do PT só funciona assim mesmo, sob pressão.

O comentarista avisa ainda que o movimento continua e as próximas comunidades à serem visitadas serão o Km 51, para discutir a situação da escola que atende os alunos da comunidade e o Km 56, que enfrenta o mesmo problema do Açaizal, as péssimas condições do ramal.

Parabéns aos integrantes da comissão provisória do PPS e ao empresário Edno Alves pela iniciativa.

Obs.: Se tiverem fotos dessas reuniões me enviem para postar no blog. Meu email é: jreinaldosl@gmail.com.

Candidaturas

O partido da "cumpanherada" está meio saliente, como diziam meus avós, e já começou a definir alguns nomes para a corrida eleitoral deste ano.

A tendência [prefiro facção] UL [Unidade na Luta], que tem entre seus expoentes o deputado federal Paulo Rocha e a prefeita reeleita de Santarém, Maria do Carmo Martins, decidiu em reunião realizada no sábado que os atuais deputados estaduais do partido, Carlos Martins [irmão da prefeita santarena] e Miriquinho Batista vão concorrer à Câmara Federal, e que o deputado mensaleiro Paulo Rocha vai mesmo disputar uma vaga no senado.

Tão certo como um mais um são dois, também é a candidatura à deputado federal do todo poderoso chefe da Casa Civil do governo do estado, Claudio Puty, da DS [Democracia Socialista], tendência que tem a própria governadora como integrante, contando com o apoio do apedeuta e sua turminha mais chegada no comando do município.

Badalação

Nesses tempos mornos de férias com pouca coisa pra fazer, a opção para a maioria dos luzienses que não dispensa uma badalação é o bar Espaço Mix, o preferido por dez entre dez vips, que fica lotado todas as noites até altas horas com o atendimento de alta qualidade dipensado aos clientes pelo seu proprietário, Vanderly, que oferece uma cervejinha super gelada e petiscos de dá água na boca.

Nossa galerinha mesmo não perde uma noitada no Vanderly e ontem foi uma noite daquelas de varar a madrugada jogando conversa fora e tomando uma cerveja por lá.

No rítmo da folia

Confirmadíssimo. A banda Mocotó Elétrico e o trio elétrico Uirapuru, patrocinados pelo deputado Adamor Aires, vão fazer a festa domingo e segunda-feira de carnaval no arrastão dos blocos animando nosso velho e bom carnaval de rua.

O empresário Edno Alves disponibilizou a carretinha Burra Preta Evolution, totalmente repaginada, para o arrastão dos blocos no carnaval 2010.

O bloco do "Jacaré", a nova sensação do carnaval luziense, está à todo vapor com os abadás sendo produzidos na capital paroara. O lançamento do abadá será na próxima semana.

O vereador Tião Oliveira, recém-chegado das suas merecidas férias no Nordeste, avisa que sua fantasia está sendo confeccionada e promete surpreender na avenida.

Falando em carnaval, alguém aí pelo menos já ouviu falar na programação da prefeitura? Já perceberam que o silêncio para as bandas de lá é sepulcral em relação a esse assunto?

Baladas

Desde outubro que os luzienses vivem intensamente sob o balanço das grandes festas que sacodem os finais de semana. Além dos três grandes eventos country, do Canto da Terra e do aniversário da cidade, Santa Luzia tornou-se a cidade das baladas sem deixar um final de semana sequer passar em branco.

As opções se alternam entre o Club da Piscina e a danceteria Beleza Pura que disputam a preferência dos baladeiros de plantão que ainda podem contar com as grandes aparelhagens que vez ou outra aterrisam em solo luziense, como o Brasilândia que estará por aqui no próximo sábado e o Super Vetron que vai colocar a galera pra dançar dia 22.

Violência, a triste realidade luziense

Falar da violência galopante que cada vez mais assusta os luzienses, já virou rotina por aqui, mas é preciso registrar os acontecimentos para que as pessoas tenham ideia no que Santa Luzia se transformou, principalmente quando se trata de assaltos.

Ontem mais um luziense foi vítima dos bandidos que agem, há muito tempo, nas estradas atacando principalmente os motoqueiros, que são muitos devido o grande uso de motos pelos colonos, tornando-se alvos fáceis das quadrilhas que atuam nas estradas a qualquer hora do dia sem nenhum constrangimento.

Um senhor residente nas proximidades do ramal da 12, deslocava-se para Santa Luzia em uma moto trazendo um saco de farinha para vender, quando foi surpreendido por dois elementos que o abordaram sob a mira de um revólver e tomaram sua moto. Contabilizando somente os primeiros 15 dias do ano esse é o quarto caso que se tem conhecimento, semana passada tomaram de assalto, no mesmo ramal, a moto do sr Carlos [filho do Diodato], roubaram da praça a moto Carmem e uma moça que passeava á noite pelas proximidades do bairro novo foi atacada e teve sua moto roubada.

Essa é a triste realidade em Santa Luzia. Corremos o risco de ser atacados por bandidos à qualquer hora em qualquer local.

Paraenses no Haiti

Entre os brasileiros que integram a Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, estão 5 militares santarenos do 8º BEC [Batalhão de Engenharia e Construção/Exército], 3 sargentos e 2 cabos.

Segundo informa o blog do jornalista Jeso Carneiro, todos os santarenos passam bem. O retorno dos militares estava marcado para o próximo dia 23 e são eles: Os 3º sargento Bruno da Silva Santos, Lourivan da Costa e Raimundo Oliveira da Silva; e os cabos Emerson do Socorro Martins Brasão e Sidney Leal Araújo.

No rítimo da folia

O deputado Adamor comunica a todos os foliões e diretores de blocos carnavalescos de Santa Luzia, que o trio elétrico Uirapurú e a banda paroara Mocotó Elétrico já estão à inteira disposição dos luzienses para animar dois dias do carnaval 2010, durante o tradicional arrastão dos blocos pelas ruas da cidade.

Padre Elias realizará o "II Luzifest" da Paróquia de Santa Luzia, com o arrastão do bloco "Somos de Deus" na terça-feira de carnaval, puxado pelo trio elétrico Uirapuru. Abadás á venda na secretaria da Paróquia ao custo de R$ 10,00. Colabore coma a Paróquia de Santa Luzia.

O bloco "Jacaré" vai estrear no carnaval com o pé direito. Apesar de ser novidade na City, já nasce com um grande número de foliões vestindo seu abadá [que está sendo confeccionado na capital paroara] e promete ser uma das grandes atrações em 2010.

O tradicionalíssimo bloco "Os deserdados", que tem o Faguinho como diretor, também já começou a se movimentar juntamente com seus patrocinadores oficiais e toma forma para mais uma vez fazer bonito na avenida.

O responsável pelos abadás da maioria dos blocos de Santa Luzia, é o empresário Dirceu [genro do Valmisão] da "WA Cores - Malharia & Serigrafia", lá da capital paroara, que confecciona os abadás dos maiores blocos paraenses, entre eles o bloco Ceguinho [o maior de Belém] e os mais tradicionais das cidades de Vigia, Cametá e Bragança e agora em 2010 exportando diretamente para o carnaval baiano. Para contratar os serviços da WA Cores - Malharia & Serigrafia, entre em contato pelos fones [91] 3254-9178/88593430 ou pelo email wacores@hotmail.com.

Caos nas estradas paraenses

É o que confirma a CNT [Confederação Nacional dos Transportes] numa pesquisa realizada em todo país.

Segundo a confederação, 97,8% das estradas paraenses estão comprometidas, o que dá ao estado o terceiro lugar no ranking das piores malhas viárias brasileiras.

Esse é o governo do PT capitaneado por Ana Júlia Carepa que cada vez mais afunda o estado do Pará, e como se não bastasse, esse governo engessado pelas disputas internas das "facções" petistas, ainda tem a desfaçatez de dizer que nunca ninguém fez tanto pelo Pará quanto eles.

Quanta hipocrisia governadora.

Pastoral da Criança de Santa Luzia chora a morte de D. Zilda Arns

"A Família Pastoral da Criança, da paroquia de Santa Luzia, chora a perda da ilustre fundadora, presidente e coordenadora internacional da "Pastoral da Criança" Dra. Zilda Arns Neuman, vítima da tragédia causada pelos terremotos no Haiti.

Nós, lideres e voluntários dedicamos nossas orações à Nossa Mãe fundadora. Siga em Paz"!

Márcio Santos e Nivia Sousa
[Responsáveis e coordenadores da Pastoral da Criança de Santa Luzia do Pará]

Nota: Mensagem enviada [via mural de recados] por Márcio Santos, coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia de Santa Luzia.

Alô papai, alô mamãe...

Dos mais de trinta luzienses submetidos ao crivo do vestibular da Uepa [Universidade do Estado do Pará], que divulgou listão dos aprovados agora pela manhã, apenas uma estudante conseguiu êxito. Trata-se da jovem Jaiane do Nascimento Sousa [Insc.: 25410], aprovada no curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Física para a cidade de Castanhal.

Parabéns à Jaiane e seus pais pela conquista....

Nota: Confira o listão dos aprovados no site da universidade clicando aqui.

Carnaval

O deputado Adamor Aires já disponibilizou o trio elétrico Uirapuru, como faz todos os anos, e está em contato com a banda paroara Mocotó Elétrico que vai animar o carnaval de rua para o desfile dos blocos que este ano virá com uma novidade: serão dois dias [segunda e terça], ao invés de apenas um como nos anos anteriores, para os blocos saírem pelas ruas da cidade.

Nova enquete

O blog está com uma nova enquete que permanecerá no ar por duas semanas. É válido lembrar, que tal instrumento não tem nenhum valor científico para embasar qualquer pesquisa nesse sentido e tampouco representa a opinião de toda a comunidade, já que nem todos os indivíduos nela inseridos têm acesso a tal ferramenta de consulta.

Uma enquete na verdade serve de termômetro para tirar-se alguma conclusão do tema consultado dentro de um universo composto por elementos de certa forma relacionados entre si.

Vote, deixe sua opinião. Ela é muito importante.

Brasilsilsilsil...

Se depender dos leitores aqui do blog o Brasil será campeão da Copa do Mudo de 2010, disputada na África do Sul a partir de junho.

O diagnóstico é endossado pela enquete que perguntou "Você acredita que o Brasil será campeão da copa de 2010?", encerrada agora á pouco com o resultado abaixo, depois de ficar no ar por uma semana:

01- Sim: 79% [35 votos]
02- Não: 21% [9 votos]

Assalto à luz do dia

Uma aposentada rural residente na comunidade do Cabeça de Porco, veio receber o dinheiro da sua aposentadoria na agência dos Correios e foi assaltada por dois elementos no centro da cidade aproximadamente às 10 hs da manhã da última sexta-feira.

Segundo informações, a senhora foi seguida desde a porta dos correios pelos bandidos em uma bicicleta que a abordaram pedindo sua bolsa sob a mira de um revólver, no que foram atendidos prontamente, devolvendo-a em seguida com os documentos da idosa depois de recolherem todo o dinheiro.

Esporte - Muruteua estragou a festa do Expressinho

O Expressinho, tradicional clube da City comandado e composto pelo clã do seu Valdemar da Celpa, até ontem antes do início da grande final era tido como o franco favorito para levantar o "caneco" do Campeonato Luziense de Futebol, temporada 2009, iniciada em outubro. Mas o que torcedores e atletas da equipe não esperavam, era a força do time do Muruteua, comandado pelo ex-vereador Antonio Bastião e família, que de mansinho foi derrubando seus adversários um a um ao longo da competição disputada em regime de "mata-mata" conseguindo a proeza de chegar a uma final pela primeira vez, o que em si já era um grande feito.

Por ser de fora da cidade o Muruteua Esporte Clube atraiu para si os torcedores dos adversários do Expressinho, dando-lhe a sensação de está jogando em casa o que foi devidamente explorado pela equipe "muruteuara" que goleou o todo poderoso Expressinho e colocou água no chopp da equipe luziense.

Não fui ao estádio municipal prestigiar a partida, mas fiquei sendo informado em tempo real [via celular] pelos amigos que assistiam ao jogo. Segundo minhas fontes, foi um "jogão" [como se diz em futebolês] com o time do ex-vereador partindo pra cima do Expressinho que jogou o tempo inteiro na defensiva, sem conseguir intimidar o adversário.

Nota: Na sessão de fotos do blog está o álbum [Campeonato Luziense de Futebol] na coluna de esportes. Todas as fotos são de Dinho Oliveira, editor do blog Grupo Cultural Luziense.

Em tempo

Dia 24 chegará na Paróquia de Santa Luzia um segundo sacerdote, padre Rômulo, para auxiliar padre Elias nas atividades pastorais que são muitas devido a grande área de atuação da nossa paróquia que se faz presente em mais de 30 comunidades sobrecarregando padre Elias, que além dos compromissos sacerdotais ainda é acadêmico de direito na capital paroara.

O vereador Tião Oliveira [PR/G], presidente da Câmara Municipal, aproveita o recesso parlamentar para dá uma esticadinha até o Ceará onde aproveita a temporada ao lado da família. Apaixonado pelo Nordeste, o vereador Tião, não dispensa uma boa buchada de bode e um churrasco de carneiro que só a terrinha proporciona.

A Unisa [Universidade de Santo Amaro] em parceria com outras instituições de ensino superior do Pará está implantando um campus em Santa Luzia que oferecerá mais de dez cursos de graduação nas áreas educacional, ambiental e empresarial além de mestrado em educação. É uma boa oportunidade para os luzienses que não podem sair da cidade devido seus vínculos profissionais, mas pretendem entrar para a concorrida vida acadêmica.

Por falar em educação superior, ontem a Ufpa [Universidade Federal do Pará] realizou a primeira fase do PSS [Processo Seletivo Seriado] em muitas cidades do estado, entre elas Capanema e Bragança, que abrigam campis dessa instituição e receberam um grande número de luzienses que prestaram vestibular para diversos cursos oferecidos pela universidade.

Nos dias 14 e 15 do corrente mês acontecerá em Santa Luzia a "I Conferência Municipal das Cidades" para discutir os problemas que afetam a zona urbana do município, que contará com a presença dos representantes do Conselho Estadual das Cidades no evento. Pelo visto eles terão muito o que debater, por que o atual estado de abandono da cidade pela administração municipal é vergonhoso, exigindo solução urgente para a escuridão das ruas, a violência que galopa à passos largos, alagamentos na periferia e uma infinidade de problemas, que se aqui citados, ocupará todo o espaço disponível para essa postagem.

Humor para começar bem sua semana

O enterro de Lula.

Lula morreu. Fizeram, então uma reunião em Brasília para decidir onde ele seria enterrado.
Um sem-terra sugeriu: - Vamos enterrá-lo em Guaranhuns.

Então um bêbado, que não se sabe como entrou na reunião, disse com aquela entonação típica dos bebuns: - Em Guaranhus pode... Só não pode em Jerusalém.

Ninguém deu bola para o que ele disse.

Um petista falou: - O companheiro deve ser enterrado em São Bernardo. Foi lá, junto com a gente, que ele viveu e fez sua carreira sindical e política.

O bêbado mais uma vez interveio: - Em São Bernardo pode... Só não pode em Jerusalém. E novamente, ninguém lhe deu ouvidos.

Nem em Guaranhuns, nem em São Bernardo , interveio um pemedebista: - Deve ser enterrado em Brasília, pois era presidente da República e todos os presidentes devem ser enterrados na Capital Federal.

E o bêbado novamente: - Em Brasília pode... Só não pode em Jerusalém.

Aí, perderam a paciência e resolveram interpelar o bebum:

- Por que esse medo de que o Lula seja enterrado em Jerusalém? E o bêbado respondeu: - Porque uma vez enterraram um cara barbudo lá e ele RESSUSCITOU !!!

O campeonato luziense de futebol tem novo campeão

Foto: Dinho Oliveira
Santa Luzia, assim como o restante do país tem o futebol como o esporte mais praticado pelos seus habitantes. Apesar de pouca tradição em eventos grandiosos envolvendo esse esporte, Santa Luzia tem um campeonato municipal que privilegia equipes de todo o território luziense na disputa pelo título de melhor clube do município, patrocinado pela Diretoria de Esporte da prefeitura municipal.

Iniciado em outubro do ano passado, chegou ao fim hoje o Campeonato Luziense de Futebol, decidido entre a equipe do Expressinho, representada pelo clã do seu Valdemar da Celpa, e o Muruteua Esporte Club, patrocinado pelo ex-vereador Antonio Bastião, que foi o grande vitorioso com uma goleada expressiva de 4 x 1.

Apesar de ser do interior luziense, o Muruteua Esporte Clube atraiu a maioria dos torcedores que compareceu ao estádio municipal hoje à tarde, sagrando-se campeão da temporada 2009 com uma vitória maiúscula e incontestável diante do Expressinho.

Parabéns Muruteua Esporte Clube pela linda conquista.

De olho

Desde que assumiram o comando da administração municipal em 2005, o apedeuta e seus asseclas não conseguem disfarçar os sinais públicos de enriquecimento, principalmente algumas pessoas mais próximas à ele [o apedeuta] que nos últimos anos mais do que inflaram seu patrimônio, antes resumido a residências, agora transformados em verdadeiras fortunas somando-se aos veículos de luxo, propriedades de alto padrão comercial e notórios valores em ativos financeiros.

Tem "neguinho" [em legítimo caboclês] antes liso ou filho de pé-de-chinelo que agora desfila de carro do ano e compra apartamento na cidade grande, numa clara demonstração que a prefeitura está fazendo bem às suas pretenções de melhorar de vida. Isso sem falar nos agregados, danadíssimos, alguns remanescentes de outras administrações que acumulam larga experiência na profissão de puxa-saco, mas que só agora ganharam espaço no concorrido plantel dos predadores de recursos públicos.

Vestibular

Amanhã, 10, a UFPA realizará a 1ª fase do PSS [Processo Seletivo Seriado] 2010 para 50.232 candidatos que disputarão 6.152 vagas em 144 cursos de graduação.

A prova composta por 55 questões de múltipla escolha sendo 5 de cada disciplina: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Biologia, Sociologia e Filosofia, será realizada das 8 às 13 horas [horário de Belém] em 24 municípios e no distrito de Icoaraci na Região Metropolitana de Belém.