Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Maio 2010

Vereador Neguinho, mais vereador do que nunca

Desde sexta-feira que a petesada vem enchendo o meu saco por causa da suspensão dos direitos políticos do vereador Neguinho [PMDB], que não foi cassado coisíssima nenhuma, como anda afirmando e comemorando por aí a cabroeira do PT.

O competente vereador Neguinho, o único que tem peito para denunciar as sacanagens dessa administração criminosa que se instalou na prefeitura, continua vereador, exercendo normalmente seu mandato conquistado junto ao povo que lhe delegou a nobre missão de fiscalizar o executivo municipal, muito mal conduzido por meia dúzia de aventureiros que vive de sugar os poucos recursos do município.

Como em todo e qualquer processo, cabe ao réu recorrer da decisão em instâncias superiores. E mais, ter os direitos políticos suspensos por condenação judicial, não significa cassação imediata, e nem que o presidente da Câmara seja obrigado a fazê-la, como afirmaram alguns "entendidos" em política aqui no blog.

A elite financeira que comanda a prefeitura e morre de medo de perder seus privilégios por causa da atuação do vereador Neguinho, foi quem mais comemorou, e até especulou quem assumiria a vaga na Câmara Municipal, mas quebrou a cara. Toma-te.

A assessoria jurídica da Câmara entrou no caso e vai representar o vereador Neguinho perante a justiça, enquanto isso ele continuará desempenhando normalmente suas funções parlamentares, inclusive participando das sessões ordinárias às sextas-feiras, coisa que muitos dos seus pares não fazem somente para impedi-lo de tomar providências contra os desmandos do prefeito, como aconteceu dias atrás.

Não vou entrar no mérito da questão mas convenhamos, o vereador não foi condenado a nenhuma pena de reclusão e muito menos merece a alcunha de assassino como os petistas preferem, por que o que aconteceu foi um acidente, uma fatalidade. Se assim fosse, no PT tem gente que também matou pessoas em acidente, mas nem por isso foi condenado ou é assassino. Ou é?

Toda essa importância que a petesada vem dando ao caso, é simplesmente uma tentativa de intimidação do único, repito único, vereador que não cala a boca diante das bandalheiras que o PT e seus conluios vêm praticando no comando do município.

O negócio é: O vereador Neguinho, continua vereador, essa é que é a verdade. Quanto aos mordidos? Morram.

Crescimento

O colégio eleitoral que mais cresce no Brasil é o da região Norte. Porém, desde abril, José Serra [PSDB] e Dilma Rousseff [PT] não pisaram ali.

Desde as eleições de 2006, o eleitorado do Norte aumentou 11,2% e passou o do Centro-Oeste, que caiu para o último lugar do ranking, apesar de ter crescido 7,6%. Os cinco Estados onde o número de eleitores mais aumentou são nortistas: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas e Acre.

Houve crescimento abaixo da média nacional no Nordeste, no Sudeste e no Sul. Esta última região é a que mais vem perdendo participação no total. O crescimento de seu eleitorado foi de 16,5% nos últimos dez anos, menos da metade dos 38,5% atingidos pelo Norte.

As mudanças no tabuleiro eleitoral se devem a fenômenos migratórios e a variações na taxa de natalidade. As projeções de população para 2030 indicam continuidade na tendência de encolhimento proporcional do Sul e de crescimento maior do Norte segundo o IBGE.

São Paulo é o maior colégio eleitoral do País, com 30 milhões de eleitores. Minas Gerais é o segundo, com 14,4 milhões de votantes – mais do que a soma de Mato Grosso, Amazonas, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.

Fonte: Agência Estado.

Aos amigos, obrigado...

Mesmo a Festa das Flores não ter sido como o esperado, não posso negar que o eu final de semana foi um dos melhores com os amigos que pousaram por aqui.

Me diverti pacas na companhia da Vanilse Oliveira, uma pessoa divertidíssima, Fabinho Costa, super gente boa, Thomás Malato e os primos Mitinho e Ahrnon Oliveira.

Amigos, obrigado pela amizade e voltem sempre, afinal Santa Luzia é o nosso principal ponto de referência.

8º Baile de volta ao passado

Junho, o mês dos namorados, está chegando e com ele um dos eventos que já se transformou em tradição luziense. O "Baile de volta ao passado", que este ano terá sua oitava edição.

O Baile de volta ao passado, acontecerá dia 12 de junho no Club da Piscina e será embalado pelo som nostálgico da banda "Vírus Musical".

A organização, como sempre, é dos amigos Waldenor, Jakson, Zé Mª. Damasceno e Negão.

Uma rápida passagem

Acabei de chagar do Caeté, onde curei a ressaca nas gélidas águas caeteuaras. Estou passando somente para liberar comentários e fazer algumas considerações.

Primeiro: Realmente a Festa das Flores não foi o que esperávamos, não por culpa da organização que foi impecável, mas pelo desinteresse da população em relação ao evento. Se ano que vem o fiasco se repetir, correremos sério risco de perder uma das nossas identidades culturais mais antigas.

Segundo: O vereador Neguinho [PMDB], não foi cassado coisa nenhuma, como publiquei aqui e a petesada passou o final de semana comemorando. O vereador teve os direitos políticos cassados por condenação em um processo que corre na justiça a quase 20 anos, no qual é réu por envolvimento em um acidente de trânsito, que na época, vitimou uma criança.

Terceiro: Fui. Estou de saída para a festa de aniversário de um aninho do Cícero Jonas, filho do Erivaldo do Vavá e da Aline.

Quarto: Amanhã estarei de volta com todo gás.

Se comportem na minha ausência. Nada de travessuras, crianças...

Presidente da Câmara exclarece o caso vereador Neguinho

Recebi, e publico abaixo, comentário do presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Tião Oliveira [PR], exclarecendo a suposta cassação do vereador Neguinho:

Tião Oliveira disse...

"Amigo Rei

O vereador Neguinho ainda não teve a decretação de perda do mandato pela Câmara Municipal. Recebi, na sexta feira, um ofício do Exmo. Juiz de Ourém, informando que o vereador teve seus direitos políticos cassados em função de sentença condenatória transitada e julgado.


Certifiquei o vereador da decisão e determinei à assessoria Jurídica da Câmara que se manifeste a cerca do caso e abri espaço para a ampla defesa do mesmo, com o fim de corrigir alguma falha processual e recompor seus direitos políticos. "

Inté...

Caríssimos, postagens durante o dia de hoje foi impossível. Passei o dia inteiro naquela correria de Festa das Flores, e ainda fiz companhia para um "monte" de amigos que habitam outras paragens e pousaram por aqui para nossa Festa das Flores.

Amanhã, dependendo do tamanho da ressaca postarei ou não, algo. Tenho muitas novidades, principalmente sobre a onda de assaltos que fez mais três vítimas ontem à noite, entre elas o senhor João Félix.

Estou passando por aqui somente para liberar os comentários e já estou de saída para a praça e de lá para a festa.

Se comportem na minha ausência...

- Bye!

Vereador vítima de perseguição é cassado

Essa petesada não se emenda mesmo. Estão com essa fanfarrice toda, somente por que o vereador Neguinho foi cassado. Claro que ele foi cassado, e todo mundo sabe com a ajuda do dedo podre de quem, do PT, é claro.

A perseguição ao vereador Neguinho é proporcional à coragem que ele tem para denunciar a corrupção e os desmando dos timoneiros dessa administração criminosa que se albergou na prefeitura.

Sabem por que o vereador Neguinho foi cassado? Por que ele incomoda, por que ele não tem medo, ao contrário de alguns que se escondem atrás de um mandato de vereador, de denunciar as irregularidades desse governo que todo mundo está vendo.

O vereador Neguinho é apenas mais uma vítima da oligarquia que comanda o município como se fosse uma sesmaria hereditária. Muitas outras virão, podem aguardar, por que os "democráticos" petistas são capazes de tudo para manter seus privilégios.

PMDB lança pré-candidato ao governo

O texto abaixo, assim o título do poster, são do blog do deputado estadual Parsifal Pontes [PMDB]:

"O deputado Domingos Juvenil é o pré-candidato do PMDB ao governo do Pará. A decisão foi tomada há pouco em reunião presidida pelo deputado federal Jader Barbalho, presidente do Diretório Regional do PMDB no Pará.

O engenheiro civil Domingos Juvenil, que já foi vererador em Vigia, duas vezes prefeito de Altamira, tres vezes deputado federal, duas vezes deputado estadual, e atual presidente da Assembléia Legislativa, encontrou-se, ontem, com o deputado Jader Barbalho e, de forma determinada, ofereceu o seu nome ao partido para disputar o governo do Pará.

Juvenil argumentou que o PMDB, organizado em todo o Pará, tem musculatura suficiente para disputar a eleição com candidatura própria, e acredita que a resolução do partido e o apoio da liderança inconteste de Jader, podem levar o PMDB ao segundo turno e à vitória.

Pesou ainda, às razões do deputado Jader Barbalho, além da surpreendente firmeza de Juvenil ao ser sabatinado sobre a responsabilidade da decisão, o fato de mais da metade dos prefeitos do PMDB ter recomendado a Helder Barbalho a opção de candidatura própria do partido, mesmo que não fosse Jader.

O deputado federal Jader Barbalho disputará o Senado."

Homicídio no Bairro Novo

Segundo informações que chegaram desde o início da manhã até este blog, ontem à noite aconteceu um homicídio nas imediações do Bairro Novo.

As informações colhidas até o momento são insuficientes para detalhar o caso, mas segundo as mesmas fontes, um senhor foi atacado à tiros dentro da sua própria casa enquanto dormia, levando-o ao óbito. O motivo do crime teria sido desentendimento entre vizinhos.

Deputados engajados na luta dos professores

Os deputados Alexandre Von [PSDB], Bernadete ten Caten [PT], Miriquinho Batista [PT] e Adamor Aires [PR] participaram, no final da tarde de ontem, de mais uma rodada de negociações entre o secretário-adjunto de educação, Alberto Coelho, o secretário de planejamento, José Júlio, deputados das comissões de Educação, Finanças e de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e representantes do Sintepp em mais uma tentativa de consenso sobre o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Salários], que pode pôr fim à greve na rede estadual de ensino, que já dura 15 dias.

O maior ponto de divergência entre os professores e o governo é a unificação do PCCR. Os grevistas querem que ele seja feito para toda a categoria da Educação. Já o Governo diz que 80% do orçamento da Seduc é com folha de pessoal, o que significa 82 milhões de reais, impossibilitando a aplicação da unificação agora.

Contraste

O todo poderoso, aquele que troca de carro como se troca de roupas, está circulando de possante novo, e que possante, pelas ruas da City.

Enquanto isso as ruas estão totalmente às escuras, mesmo com a população sendo vítima do estelionato que responde pelo nome de "taxa de iluminação pública" cobrada pela administração municipal e com a bandidagem correndo solta na pobre Santa Luzia City.

Não tem jeito, a bandidagem tomou mesmo conta da nossa cidade

Tomei conhecimento que pelo menos mais uns dois ou três assaltos aconteceram na City nos últimos dias, e o Marco Leal quase foi vítima na segunda-feira à noite, quando o vigia da prefeitura e o Nenca, esposo da professora Juliana, impediram que um marginal roubasse o seu mercadinho.

Segundo informações, o elemento já tinha arrebentado o cadeado que dá acesso ao depósito do Mercadinho do Marco, quando foi impedido pelo vigia da prefeitura com a ajuda do Nenca que seguraram o elemento até a chegada da polícia.

Greve dos professores do estado. Será o fim?

Hoje à tarde haverá terceira rodada de negociação, às 17 horas, na Assembleia, entre os servidores e professores da Seduc e os deputados.

Uma agenda mínima será apresentada para discussão com técnicos do governo. Se for assinado acordo, o Sintepp diz que vai propor à categoria, durante a marcha desta quinta-feira, encerrar a greve no setor de educação.

Comerciante é assaltado no portão da fazenda

O comerciante e meu amigo José Carmino foi a mais nova vítima da bandidagem que tomou conta da nossa pobre e abandonada City.

Zé Carmino, como é popularmente conhecido, foi abordado por dois elementos em uma moto hoje bem cedo quando chegava no portão da sua fazenda. Sob a mira de dois revólveres o comerciante foi obrigado a descer do carro e entregar aos marginais a importância de R$ 3.000,00 que portava no momento.

Comentário

Recebi de um anônimo, muito bem informado por sinal, o comentário abaixo no poster "Alepa aprova empréstimo de R$ 366 milhões do governo":

Anônimo disse...
Desses 366 milhões, graças à intervenção do Deputado Adamor Aires, Santa Luzia do Pará ficou aquinhoada com:

1-R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais) para Convênios com a Prefeitura.
2-R$ 1.500.000,00 (Um milhão e quinhentos mil reais), para Abastecimento de Água.
3-R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais), para a Construção do Novo Prédio da Delegacia de Policia.
Total R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).

Portanto, Professor, vem agora a pergunta?
- Qual foi outro deputado que foi votado em Santa Luzia que lembrou da nossa cidade num empréstimo de tanta importância para os municipios do Pará?

- Será que o Prefeito Louro ainda vai ter a cara de Pau de dizer que o Dep. Adamor não disponibiliza recursos pra Santa Luzia?

Estranho no ninho

Segundo conversas de bastidores, tem neguinho pulando fora da nau petista [luziense] até o final do ano. E não é qualquer pé rapado não, trata-se de figura de peso dentro da legenda vermelha, que atualmente sente-se muito cosntrangida com os rumos tomados pelos "cumpanhêrus" no comando da administração municipal.

Ainda segundo as mesmas fontes, tal figura deve trocar de sigla partidária e buscar novos caminho para seu futuro político.

Alepa aprova empréstimo de R$ 366 milhões do governo

Finalmente os deputados aprovaram o projeto que autoriza o governo do estado a contrair empréstimo de R$ 366 milhões junto ao BNDES.

Os recursos provenientes desta operação de crédito deverão ser creditados em conta específica e sua aplicação deverá ser feita obedecendo exclusivamente a seguinte proporcionalidade:

51% para os 143 municípios, considerando o indicador populacional;
33% para despesas de capital, como obras e instalações, equipamentos e material permanente;
4,5% para livre aplicação do governo do Estado;
11,5% para aplicação, com valores iguais, indicados individualmente através de emendas parlamentares.

Fazendo campanha com dinheiro público

O texto abaixo é da lavra do deputado Parsifal Pontes [PMDB] e foi pinçado do blog editado por ele:

A ex-secretária Suely Oliveira, que ocupava a SEDURB, quando deixou o cargo foi imediatamente nomeada assessora especial da governadora.

Desloca-se em franca campanha pelo Pará afora, recebendo diárias do erário, à guisa de está cumprindo agenda de interesse do governo.

Nada contra à ex-secretária e não foi o PT que inaugurou esta tática. Apenas pretendo ilustrar que o partido disse que ia acabar com esta prática típica das "oligarquias apodrecidas".


Comentário meu:

Veja onde a ex-secretária de urbanismo veio fazer campanha usando o dinheiro do estado. Abaixo, a portaria que autoriza o pagamento das diárias à Suely Oliveira:


RESUMO DA PORTARIA N° 990/2010-SCCG, DE 24 DE MAIO DE 2010.

Nome: Ana Suely Maia de Oliveira
Cargo: Assessor Especial II
N° de Diárias: 2.½ (duas e meia)
Origem: Belém/PA
Destino: São Domingos do Capim, Castanhal, Vigia, Curuça, Capanema, Bragança e Santa Luzia do Pará.
Objetivo: Para acompanhar a agenda da Governadora nos referidos municípios.
Período: 13 à 15/05/2010.



MILTON DOS SANTOS REZENDE
Subchefe da Casa Civil da Governadoria do Estado

Em tempo

No próximo sábado, 29, a cidade de Ourém estará completando mais um ano de sua longa existência. Será o 283º aniversário da Pérola do Guamá, fundada pelo português Luís de Moura no distante ano de 1727, a ser comemorado com uma vasta programação que inclui uma grande festa na orla do rio Guamá, com a presença do todo poderoso Super Pop. Tudo 0800.

A quadrilha luziense "Tradição Junina", comandada pelo blogueiro Dinho Oliveira, está inscrita no maior concurso de quadrilhas juninas do estado, o concurso da Fumbel [Fundação Cultural do Município de Belém] que premiará as melhores quadrilhas paraenses durante a quadra junina. Estamos na torcida.

A Paróquia de Santa Luzia, leia-se padre Elias, está a todo vapor nos preparativos da procissão de Corpus Christi, que acontecerá na próxima semana e promete ser uma das mais bonitas de todos os tempos. Padre Elias em parceria com voluntários e movimentos pastorais estão realizando oficinas para treinamento de mão-de-obra para a confecção dos tapetes de serragem que irão decorar o percurso da procissão no dia 3.

Quem está com a corda toda promovendo as melhores festas da City é a "J & G Produções", do casal Jose e Guilherme, que realizou uma das maiores, senão a maior, festa do ano: a gravação do Dvd do Super Vetron, a aparelhagem mais badalada do momento, e no próximo dia 19 promoverá mais uma grande festa na cidade, dessa vez em plena avenida Castelo Branco, com a presença de uma das bandas mais tocadas nas noites belenenses, a banda Pop Show. É mole ou quer mais?

A City está na maior agitação, e tudo por conta da Festa das Flores que acontecerá no próximo sábado no Club da Piscina. A 44ª edição do baile mais tradicional de Santa Luzia será embalado pela banda forrozeira Forró Playboy e pelo Dj Sandro Manzinni.

O Terreirão do Marão, que estava inativo a quase dois anos, está de volta e com força total. O irreverente Marão do Bira, faz a galera balançar no seu espaço mais do que alternativo ao som do Dj Nanan Bad Boy todas as sextas-feiras, como de costume, a um precinho camarada para todos os bolsos.

Tive acesso a uma pesquisa encomendada pelos timoneiros da administração petista de Santa Luzia, que testa todos os cenários para a sucessão municipal de 2012. A referida pesquisa foi encomendada a um instituto da capital apenas para consumo interno, mas minhas fontes de alma vermelha que nunca me deixam na mão trataram de me repassá-la. Como era de se esperar, os possíveis prefeitáveis da ala petista estão mal, muito mal na foto, e o teste de confiança na administração municipal registrou índices mais do que pífios, ou seja, o apedeuta não inspira confiança em mais ninguém, nem mesmo nos próprios "cumpanhêrus".

Edno Alves que participou do torneio "Top Line de Motocross" realizado em Belém, que reúne os melhores pilotos da categoria Masters no estado, durante o final de semana ficou na quarta colocação geral. Nada mal para o nosso maranhense mais paraense da City.

Reunião

Todos os prefeitos do PMDB paroara, estão desde as primeiras horas da manhã, participando de uma reunião na sede do partido em Belém com o prefeito de Ananindeua e presidente da Famep [Federação dos Municípios do Pará], Helder Barbalho.

O objetivo do encontro, segundo informações da blogosfera, é buscar o entendimento partidário antes de tomar qualquer decisão sobre os rumos que a legenda tomará nas eleições de outubro.

A maior máquina eleitoral do país, e também paraense com Jader Barbalho no comando, o PMDB é o partido mais cobiçado para as próximas eleições, e nesse período pré-eleitoral está, como sempre faz, apenas observando as composições e possibilidades para somente depois tomar uma decisão, ficando com a que lhe for mais conveniente.

Trabalhando duro

Hoje a Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] está em ebulição, e tudo por conta da aprovação do empréstimo de R$ 366 milhões que os deputados devem autorizar o governo do estado a contrair junto ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social].

Segundo informações da blogosfera, a emenda do deputado Parsifal Pontes [PMDB] que especifica os destinos do recursos, acaba de ser aprovada, faltando agora votar outras 18. A votação, pelo visto, deve forçar os deputados trabalharem até a madrugada.

Só para lembrar, dos 7% do total desse empréstimo a que a Alepa tem direito e serão destinados á emendas parlamentares, o deputado Adamor Aires [PR/G-8] destinou R$ 2 milhões para Santa Luzia.

No blog do Bacana

DESAFIO – O deputado estadual, José Megale [PSDB], líder da oposição, lançou um desafio ao deputado Carlos Bordalo [PT]. Como o petista afirmou que a EMATER [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] teria sido reestruturada pelo atual governo e que tudo estava às mil maravilhas com a empresa, o tucano pediu que Bordalo visitasse apenas 10% dos escritórios do órgão no interior do Estado para constatar que a realidade é outra. E disse mais: os escritórios poderiam ser escolhidos por sorteio.

Deputado Adamor em ação

Deputado Adamor entregando as chaves dos veículos [viatura para o Conselho Tutelar, ambulância e patrulha mecanizada] para o prefeito de Cachoeira do Piriá, Albenor Pontes. Deputado Adamor e prefeito Albenor Pontes, uma parceria para o bem do povo cachoeirense. Deputado Adamor discursando na cerimônia de formatura de centenas de jovens que concluíram o curso de informática na "Escola de Informática Deputado Adamor Aires", na cidade de Cachoeira do Piriá.
Ambulância entregue pelo deputado Adamor Aires ao povo de Cachoeira do Piriá.

Deputado Adamor em ação

Estão vendo esse veículo, novinho em folha? É a viatura que o deputado Adamor entregou no último sábado para o Conselho Tutelar de Cachoeira do Piriá.

O deputado também já conseguiu uma igulazinha e a mais de 1 ano para o Conselho Tutelar de Santa Luzia, mas por puro despeito político o prefeito nunca recebeu, enquanto os conselheiros são obrigados a andarem num carro locado, quando há disponibilidade ou petróleo para abastecer.

Segundo um conselheiro me falou ano passado, a administração petista de Santa Luzia que não aceita nenhuma das demandas do deputado Adamor, está só no "enrolation", exigindo documentos e fazendo os conselheiros de bestas.

A verdade é, os recursos [aproximadamente R$ 37 mil] existem e falta apenas a assinatura do excelentíssimo senhor prefeito para que o veículo seja liberado para servir o povo luziense, mas como o tal é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Adamor Aires, não é aceito pelos petistas que comandam a prefeitura em detrimento do bem está do povo. Isso é criminoso.

Mais um assalto na cidade

Recebi informações de mais um assalto ocorrido na City. Segundo minha fonte o crime aconteceu ontem, com requintes de maldade e muita humilhação, no Bairro Novo por volta do meio dia contra uma senhora dona de um mercadinho que foi obrigada, por dois bandidos que que chegaram ao local em uma moto usando capacetes e capuz, a amarrar os próprios filhos.

Ainda segundo minhas fontes, a senhora também foi amarrada pelos marginais que passaram a fazer piadinhas de mal gosto enquanto trocavam de roupa na frente dela e das crianças durante as mais de duas horas que ficaram na residência, de onde saíram levando roupas, objetos pessoais, eletrodoemésticos, dinheiro e mercadorias em três viagens que foram obrigados a dar para conseguirem levar tudo o que queriam.

Essa é a triste realidade da nossa Santa Luzia, onde ninguém está à salvo da bandidagem que tomou conta da, outrora pacata, cidade.

Sessão quente hoje na Câmara Municipal

Depois de um mês de ausência finalmente a base governista resolveu dá as caras na Câmara Municipal dando quórum para a realização da sessão ordinária das sextas-feiras. Compareceram os vereadores Neguinho, Socorro Saldanha, Nando, Franço, Edson Farias, Luís Doca e o presidente, Tião Oliveira.

Os vereadores Robson Federal e Lúcia Machado mais uma vez foram as ausências sentidas, somando 12 faltas em 14 sessões realizadas este ano. Aproveitando a rara ocasião, quórum numa sessão, os vereadores Neguinho e Tião Oliveira encaminharam um requerimento [de autoria de ambos], convocando o prefeito municipal para prestar esclarecimentos a cerca das irregularidades apontadas pelo relatório da CGU [Controladoria Geral da União] e pelo TCM [Tribunal de contas dos Municípios], por ocasião da inspeção realizada neste município.

Com as ausências citadas a sessão contava apenas com sete vereadores, até que a vereadora Socorro Saldanha precisou se retirar do plenário por conta, segundo ela, de problemas de saúde de familiares, reduzindo o quórum para apenas seis membros. De acordo com o regimento interno da casa, o presidente só pode votar em matérias que necessitem da maioria absoluta de votos ou em caso de empate. Portanto, no caso em questão só tinham direito a voto naquele momento, cinco vereadores, e não deu outra: votaram pela aprovação do requerimento os vereadores Neguinho e Nando e contra o requerimento votaram os vereadores Edson Farias, Luís Doca e Franço, reprovando-o por 3 x 2.

Foi aí que a sessão "pegou fogo". O vereador Tião tomou a palavra e criticou duramente seu ex-companheiro de bancada Franço, questionando o seu posicionamento, acirrando os ânimos com a colaboração do vereador Neguinho que colocou mais "lenha na fogueira" ao criticar o parlamentar na mesma linha do presidente, que encerrou a sessão em seguida para "esfriar" o clima.

Em suas palavras o vereador Tião Oliveira deixou bem claro que a luta contra os desmandos da administração municipal, comandada pelo petismo luziense, não se encerrará com este pequeno episódio, e que " a partir de hoje, as coisas irão correr como devem ser feitas".

Sessão tensa na Câmara Municipal

Estou recebendo uma enxurrada de informações sobre a sessão extraordinária da Câmara Municipal hoje pela manhã, quando os vereadores Tião Oliveira e Neguinho, munidos de documentos que apontam dezenas de irregularidades na administração municipal, tentaram convocar o prefeito para prestar esclarecimentos à casa, mas foram vencidos pelos vereadores da base governista, que votaram contra a convocação.

Além dos vereadores eleitos pela situação e que, naturalmente, dão sustentação política ao governo capitaneado pelo PT, o vereador Franço, aquele que depois de seduzido pelo canto da $ereia passou a integrar as hostes do corrúpto governo petista, foi um dos mais entusiasmados defensores da administração municipal e dos seus mal-feitos.

- Verador Franço, o povo está vendo sua atitude mesquinha e seu posicionamento político mesmo tendo sido eleito pela oposição. Cadê sua cosnciência? Seu bom senso e suas qualidades de homem de bem? Foram vendidos juntamente com sua honra em troca de alguns quaraminguados para a malsinada administração municipal?

Mesmo perdendo no voto, os vereadores Tião Oliveira e Neguinho, não desistiram e neste momento estão no Fórum onde vão entregar toda a documentação comprobatória das bandalheiras da administração municipal ao Ministério Público.

Nota: Leia também sobre este assunto no blog "Grupo Cultura Luziense", editado pelo Dinho Oliveira, clicando aqui.

Deputado Adamor Aires em ação

Deputados estaduais Adamor Aires e Márcio Miranda com o deputado federal Lúcio Vale entregando a premiação do torneio
Povão prestigiando o Torneio da Amizade, na comunidade do KM 18
Depois de destinar [no início do mês ] R$ 2 milhões para Santa Luzia, em emendas parlamentares, o incansável deputado Adamor Aires [PR/G-8] e comitiva estiveram visitando o Km 18, no último domingo [dia 16], onde participaram de um grande evento organizado pelos ex-prefeitos Mico e Nato, com o patrocínio do presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, vereador Tião Oliveira e do ex-vereador Antonio Joaquim, denominado "Torneio da Amizade", que reuniu as comunidades da Estiva, Muruteua, Caeté, Ramal da Onça, Tentugal, Transcaeté e o próprio Km 18, numa competição futebolística, disputada entre as comunidades.

Foi um evento saudável, onde o melhor foi a confraternização do povo que compõe a comunidade do Km 18 e região, num dia inteiro de festa que teve a cobertura musical do trio elétrico Uirapuru.

Fizeram parte da comitiva do deputado Adamor, os também deputados Lúcio Vale [federal] e Márcio Miranda [estadual], além dos vereadores Tião e Neguinho e os ex-prefeitos Mico e Nato.

Combinação perigosa

Alguns integrantes da galerinha baladeira de Santa Luzia City estão meio desolados. Motivo: a prova do PSE [Processo Seletivo Especial] da Ufpa acontecerá no domingo 30 de maio, imediatamente depois da Festa das Flores, que acontecerá no sábado 29.

Como vestibular e balada é uma combinação que não funciona de jeito nenhum, nossos amigos, "heroicamente", vão desfalcar o baile mais tradicional da cidade.

Edinaldo Lucena convida

Recebi hoje pela manhã uma ligação, um recado no mural e um email do nosso querido amigo Edinaldo Lucena convidando todos os luzienses para as comemorações do seu aniversário, que transcorrerá no próximo dia 6 de maio, conforme a mensagem transcrita abaixo:

"Reinaldo venho através deste blog convidar você e toda nossa querida Santa Luzia, para no dia 6 de junho, vésperas do meu aniversário, fazermos a entrgue de 14 computadores para a Paróquia e 1 para a escola Florentina Damasceno.

Aproveito a oportunidade para convidar todos os meus amigos e todo o povo luziense para uma grande festa, a ser realizada no mesmo dia 6, com trio elétrico, bandas e djs de renome, além de apresentações das tradicionais quadrilhas juninas de Santa Luzia, Tradição Junina e Sonho de um Caipira.

Agradeço desde já ao deputado federal Wladmir Costa pelo presente e pela parceria que está dando certo, e tenho certeza que juntos, eu e o deputado Wlad, ainda vamos fazer muito mais pelo nosso povo. Santa Luzia merece.

Abraços a todos os luzienses".

Edinaldo Lucena.

Corpus Christi 2010

Já está à venda na Paróquia de Santa Luzia a camiseta alusiva às comemorações de Corpus Christi 2010, custando o preço simbólico de R$ 12,00.

Vamos colaborar com mais essa ação da Paróquia de Santa Luzia e os esforços do nosso pároco Elias, na realização da linda festa de Corpus Christi.

Nota: Imagem enviada [via email] por Márcio Santos, coordenador pastoral.

Pesquisas

Na coluna Plateiapontocom, do jornalista Tito Barata, no Portal Belém do Pará.

Pesquisas
Duas pesquisas na praça: uma, de Antônio Lavareda, para os tucanos; outra, do Ibope, para o PMDB. As duas pesquisas são para consumo próprio. Não foram registradas.

Lavareda
Para a equipe de Lavareda, Jader lidera com 31%, para o governo do Estado, seguido de Jatene com 28%, e Ana Júlia com 22%.

Ibope
Para o Ibope, Jader está com 38%, Jatene com 24%, e Ana Júlia com 20%.

Vereador de Curuçá é assassinado em Belém

O vereador do município de Curuçá Antônio Roberto Kzan Reis, de 52 anos, foi assassinado na porta da casa dele, na Sacramenta, em Belém, por volta das 22h de ontem. Kzan jogava baralho com um grupo de amigos na calçada quando dois homens em uma motocicleta preta se aproximaram.

Sem dizer nada, o passageiro da moto desceu do veículo, encostou um revólver calibre 38 no pescoço do vereador e atirou. Kzan conseguiu levantar-se e tentou correr, mas foi alvejado outras três vezes pelas costas. Ao todo, seis disparos foram efetuados.

Para o delegado Fernando Cunha, da Seccional da Sacramenta, o homicídio pode estar ligado a denúncias que Antonio Kzan havia feito ao Ministério Público Estadual, em janeiro deste ano, contra seis vereadores de Curuçá.

De acordo com as denúncias, os parlamentares exigiam a quantia de R$ 30 mil para que Kzan fosse poupado do processo de cassação do mandato por ter apoiado um protesto popular contra a prefeitura, em frente ao cemitério municipal.

Fonte: Diário Online.

No blog do Paulo Zildene, direto de Capanema

Deselegante

Já circulava nos bastidores, que o prefeito Eslon iria comentar em público a pavimentação da Avenida Jarbas Passarinho e que iria fazer um jogo político com a governadora Ana Júlia – PT. E não deu outra.

Eslon cobrou do estado [direito seu] o apoio na construção da tão sonhada obra.

Mas, o que ninguém esperava, era que a governadora cometesse a deselegância em se esquivar do assunto atribuindo a responsabilidade [construção] para os deputados estaduais.

Ana Júlia deixou claro que o governo só ajudará na obra se os parlamentares aprovarem o empréstimo de R$ 366 milhões, junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A construção da Avenida Jarbas Passarinho só terá ajuda do estado se os deputados aprovarem o empréstimo de R$ 366 milhões, caso contrário não ajudarei”, disse a Ana Júlia.

As declarações da governadora, não só constrangeu o prefeito, mas boa parte dos presentes que assistiram atônitos suas declarações.

Na realidade, ficou deselegante a festa da entrega da patrulha mecanizada aos 10 municípios da região nordeste, com a pressão política que o governo vem dando aos deputados estaduais para que aprovem o empréstimo.

Parsifal 4.0

"Não pouparei esforços para desenhar à sociedade paraense, o quanto este governo é pérfido, amoral e aético na condução da coisa publica: não pouparei esforços para dizer isto na mais curta oportunidade que eu tiver.

Não me importam as ameaças e contraposições: eu não nasci deputado, não quero nada do governo para ser, e se precisasse de um voto sequer de lá para conquistar um mandato, dispensaria com destemor".

Deputado estadual Parsifal Pontes [PMDB], em seu blog, se referindo ao governo petista conduzido por Ana Júlia Carepa.

Nota: Leia o poster, na íntegra, clicando aqui.

TSE não multará o PSDB pelo site "Gente que mente".

No blog Radar Online, do jornalista Lauro Jardim:

"O ministro Joelson Dias, do TSE, negou pedido do PT para que multasse o PSDB e retirasse do ar o site Gente que Mente (www.gentequemente.org.br) por suposta propaganda eleitoral antecipada. Os petistas queriam punir os tucanos por causa de sete reportagens críticas a Dilma Rousseff veiculadas no site. O partido queria ainda impor-lhes multa de 25 000 reais.

Em seu despacho, Joelson afirma que as informações publicadas no site dizendo que Dilma seria mentirosa, ainda que negativas, se restringem à discussão política e faltaria ainda referências diretas à eleição
".

Em tempo

A Escola Estadual de Ensino Médio Florentina Damasceno, está sob nova direção desde semana passada, quando foi publicada no Diário Oficial do estado a portaria de nomeação da diretora Maria Adelaine Nascimento e dos vices Davi Ferreira Lopes e Viviane Regina da Silva Araújo, para um mandato de 2 anos à partir da data da publicação.

E por falar na escola Florentina Damasceno, os professores da referida escola vinculados à rede estadual de ensino, estão em greve por período indertemindo desde segunda-feira, seguindo orientações da coordenação estadual do sindicato da categoria que não concorda com o texto do PCCR enviado pela governadora à Assembleia. Hoje ao meio dia os professores luzienses [somente os que têm vínculo com o estado] irão à Belém para acompanhar a Audiência Pública entre o Sintepp e os deputados da Comissão de Educação da Alepa, que vai discutir o PCCR, às 15 hs no plenário do Palácio da Cabanagem.

No próximo sábado o deputado Adamor Aires [PR/G-8] estará em Cachoeira do Piriá, para juntamente com o prefeito daquele município, Albenor Pontes [PMDB], mostrar os resultados de uma parceria que deu certo beneficiando substancialmente o povo cachoeirense. Na ocasião serão inauguradas obras estruturais para o município e entregues alguns veículos para a administração municipal, entre eles o veículo que servirá o Conselho Tutelar. Somente para não esquecer, o deputado Adamor também conseguiu, a mais de um ano, um veículo semelhante para o Conselho Tutelar de Santa Luzia, que nunca foi requerido pelo prefeito luziense, somente por despeito político.

Algumas pessoas me cobraram uma postagem sobre a visita da governadora à Santa luzia no último sábado. Não vi por que estava fora da cidade, mas fontes me afirmaram o que todo mundo está careca de saber: foi um fracassso. E ainda segundo minhas fontes, algumas de alma vermelha, no evento tão alardeado pela petesada, não compareceram mais de 200 pessoas para "prestigiar" os tão desprestigiados prefeito e governadora, que caminham de mãos dadas e à passos largos no protagonismo de duas administrações fadadas pela incompetência e contaminadas pela corrupção. Portanto, se o povo não deu importância, por que este blog deveria dá-la a um evento tão xucro quanto seus protagonistas?

O clima junino já chegou na City, pelo menos para as duas maiores quadrilhas juninas de Santa Luzia: a Tradição junina, comandada pelo Dinho Oliveira, e a Sonho de um caipira, capitaneada pela Baixinha. Ambas estão a todo vapor ensaiando diariamente para fazerem bonito nas quadras por onde passarem no mês dos santos Antônio, João e Pedro.

Enquete encerrada e Festa das Flores

A enquete que perguntou "Você gostaria que a Festa das Flores fosse realizada onde?", sugerida por um integrante da administração municipal que faz parte da organização do evento, foi encerrada no último sábado [15], depois de ficar no ar por 20 dias, com o seguinte resultado:

Na escola Florentina Damasceno: 81% [com 214 votos]
No club da Piscina: 7% [com 20 votos]
Na danceteria Beleza Pura: 3% [com 8 votos]
Tanto faz: 7% [com 19 votos]

Como era de se esperar, a maioria, esmagadora por sinal, preferiu a escola Florentina Damasceno, assim como eu e a organização, mas infelizmente por se tratar de um ambiente escolar, a venda de bebida alcoólica é expressamente proibida.

Agora a pouco a Terciane, diretora da Florentina Fundamental e integrante da organização da Festa das Flores, me falou que as atrações já estão contratadas e amanhã serão colocados os outdors e cartazes em Santa Luzia e região.

Sérgio Leal, secretário da Florentina Médio, me contatou agora a pouco e confirmou as atrações: banda Forrozão Playboy, de Fortaleza Ceará, e Dj Sandro Manzine, de Castanhal.

Somente para lembrar, a Festa das Flores acontece anualmente no último sábado do mês de maio. Em 2010 será realizada a 46ª edição no dia 29 no Club da Piscina.

Um acidente sem gravidades

Átila, que também é piloto, sofreu um pequeno acidente logo nas primeiras voltas quando disputava a liderança da sua categoria, deixando seu pai meio preocupado, mas hoje pela manhã conversei com o Edno e ele me falou que o Átila deslocou o braço, mas está tudo bem e ele se recupera em casa.

Ainda bem que tudo não passou de um susto. Mesmo tendo ficado de fora dessa etapa, Átila ainda tem muitas chances no campeonato que se estende até o final do ano.

Motocross em Santa Luzia - sucesso absoluto.

Um grande sucesso. Assim pode ser definida a abertura do Campeonato Paraense de Motocross, realizada ontem em Santa Luzia, na pista do Edno no Km 48.

Com a presença dos maiores nomes do motocross paraense, da grande imprensa [TV SBT e a revista de circulação nacional Pró-Esporte, especializada em motociclismo] e um público digno dos grandes eventos Edno Alves, que também é piloto na categoria Master com o número 40, consagrou-se como um empreendedor competente e de muita visão.
"Somente com a cara e a coragem", como o próprio me falou dias atrás, Edno passou os últimos dois meses numa correria infernal atrás da Federação Paraense de Motocross, patrocinadores, pilotos e da estrutura física para o evento. "Mas compensou" - disse-me ontem depois de um sorriso de dever cumprido.
Foi uma luta desigual por que a maioria dos dirigentes da Federação queria que a abertura acontecesse na paradisíaca Mosqueiro, mas Edno com sua persistência conseguiu convencer cada um dos dirigentes e trouxe mais esse mega evento para os domínios luzienses, de onde não deverá sair mais depois de fazer parte do calendário esportivo da cidade.

A que ponto chegamos

Acabei de receber uma informação que, sinceramente, não gostaria e nunca esperei escrever aqui nesse blog.

Os detalhes, repassados por algumas fontes, são imprecisos, mas afirmam que dois alunos da escola João Gomes e um da São José [todos oriundos do interior do município] consumiram drogas [fora do ambiente escolar, que fique bem claro] e um dos adolescentes quase foi vítima de overdose, ficando vários minutos completamente desacordado emitindo pouquíssimos sinais vitais.

Ainda segundo as mesmas fontes, depois de levado ao posto de saúde e ter sido clinicado o estudante se recuperou e já foi conduzido para casa pelo Conselho Tutelar e por autoridades do município.

A beleza da mulher luziense

A linda morena Thainara Cristina foi eleita a "Garota Motocross 2010" na finalíssima do concurso realizada no último sábado na danceteria Beleza Pura, diante de uma torcida empolgadíssima.

Algumas pessoas estão contestando o título, que sinceramente foi justo e merecido, sem menosprezar nenhuma das concorrentes, que aliás também eram lindas garotas.

O problema é que foi uma disputa acirrada, aí sabem como é, sempre alguém vai discordar, mas isso é saudável em qualquer competição.

Parabéns pelo título, Thainara Cristina...

Dj Paulinho Monteiro. Sucesso absoluto nas noites belenenses

Recebi [via email] e publico a mensagem enviada pelo meu amigo e Dj Paulinho Moteiro, que em breve estará em Santa Luzia mostrando para os seus conterrâneos por que é sucesso nas noites da capital paraense. Aguardem:

Abaixo, os bunners de divulgação do trabalho do Dj Paulinho Monteiro.
"Grande amigo, como sempre você está me devendo uma visita aqui na capital. Só para a galera não esquecer, vamos fazer nossa grande festa, o "Santa Luzia Fest Show", comigo reunindo os melhores Dj e bandas de sertanejo e forró que fazem sucesso nas noites belenenses.

O local será o terreno do Mico com data ainda não definida, mas já estamos contatando os patrocínios e a estrutura da festa. A organização será da Equipe Jacaré, é claro.

Estou tocando hoje, no Parrilla, onde sou Dj residente, no bar Vitrola e todas as quintas-feiras no São Mateus, um bar porrada que fica na Padre Eutiquio próximo shopping Patio Belém. Todos os citados são lugares tops e badaladíssimos pela galera vip de Belém.

Meu amigo mais uma vez muito obrigado pelo espaço e pelo apoio a este humilde trabalhador. Agradeço a DEUS por tudo que consegui e aos meus amigos por terem acreditado em mim
".

Dj Paulinho Monteiro.

A governadora poderia inaugurar também a orla do Caeté

A orla do Caeté deveria ser assim, de acordo com essa maquete virtual retirada do site oficial da prefeitura. Clique aqui para acessar o site. Esta é a obra, fotografada domingo passado dia 9 de maio. Aqui está a placa com o valor da obra, R$ 514.972,60 [quinhentos e catorze mil, novecentos e setenta e dois reais e sessenta centavos].

Lembrete

Somente a título de registro, outro motivo da visita da governadora à Santa Luzia é a entrega da patrulha mecanizada à prefeitura. Anotem bem, a referida patrulha é composta por um trator de pneus, uma patrol, uma pá mecânica e uma caçamba.

Anotaram? Por que esse maquinário não pode ter o mesmo destino daquela pá mecânica cedida pelo Ibama à prefeitura, que sumiu, escafedeu-se, tomou Doril...

Ah, voces sabem da história.

Governadora em Santa Luzia

A petesada está eufórica nesse final de semana. Tudo por conta da visita da governadora Ana Júlia Carepa, que vem à Santa Luzia inaugurar uma importante obra da administração municipal.

O Calçadão... [Assim mesmo com C maiúsculo]

Isso mesmo a governadora que já inaugurou apenas o terreno onde seria construído um hospital que nunca saiu do papel, agora vem inaugurar uma calçada. Mas quem sabe da próxima vez sua Excelência tenha mais sorte e venha para inaugurar, um dia quem sabe, o matadouro municipal, a orla do Caeté, o ginásio de esportes e o estádio municipal que estão todos com as obras paradas há muito tempo sem que ninguém saiba para onde foram os recursos liberados e sacados integralmente.

Já que a mandatária do estado vem para "cortar a fita" de uma calçada, bem que ela poderia aproveitar a oportunidade para inaugurar algumas lombadas construídas na City. Ah, mas acabei de lembrar que as referidas lombadas também estão com as obras paradas, ou seja, foram iniciadas e não concluídas. Que pena governadora!

O super G

Que PMDB, PSDB ou governo que nada, quem decidiu a parada no Palácio da Cabanagem na novela da indicação do conselheiro do TCE, que resultou na indicação de Luís Cunha foi o G-8.

Eram três candidatos: Luís Cunha [PDT] com as bênçãos do governo, André Dias [PSDB] pela oposição e Júnior Hage [PR] indicado pelo G-8. Com esse desenho, nenhum dos três tinha nada garantido, já que o ungido precisaria da maioria simples e absoluta dos votos da casa para chegar lá. Então a ordem era negociar, e negociar com os trunfos que cada um tinha. O governo como sempre, ofereceu os cofres do estado, a oposição nada e no G-8 o trunfo era uma vaga no TCM com a renúncia da atual presidente do tribunal, Rosa Hage, mãe do deputado Júnior Hage, para acomodar o indicado nas negociações.

Jader e Jatene, fecharam incondicionalmente com André Dias, mas como o PMDB não marcha em bloco nem em benefício próprio, os deputado Domingos Juvenil e Martinho Carmona ficaram com o governo. O G-8, detentor de 8 preciosos votos, tentou [sem êxito] negociar como o PSDB, diante da situação, o melhor caminho foi integrar as hostes governistas e conduzir Luís Cunha ao TCE, tornando-se o fiel da balança e saindo do processo muito maior do que entrou.

Com o capital político acumulado depois desse episódio, o G-8 passou a ser a noiva mais cobiçada do legislativo, e seus principais líderes, os deputados Adamor Aires [PR] e Márcio Miranda [DEM] os parlamentares mais cortejados por governistas e oposicionistas.

Esse é o G, ou melhor o "Super G".

G-8 foi decisivo na escolha da vaga para o TCE

A disputa pela vaga de conselheiro do TCE [Tribunal de Contas do Estado] à que a Alepa [Assembleia Legislativa do Pará] tinha direito, e que se arrastava indefinidamente desde o ano passado, foi uma queda de braços acirrada entre governo e oposição que finalmente chegou ao fim.

Apesar de serem três candidatos no páreo, somente dois tinham musculatura política suficiente para fomentar a guerra de bastidores em busca de votos, Luís Cunha [PDT] com aval do Palácio dos Despachos e André Dias [PSDB], apoiado pela oposição e parte do PMDB que não comunga com o governo Ana Júlia.

Correndo por fora, Júnior Hage [PR] estava em desvantagem em relação aos dois veteranos. Além de ser marinheiro de primeira viagem no legislativo estadual, Hage não desfruta da simpatia dos seus pares, tornando inviável sua candidatura, tanto que a renunciou ontem depois que o G-8, bloco supra partidário independente à que pertence, declarou apoio ao candidato do governo.

Com o apoio do G-8, articulado pelas suas principais lideranças, os deputados Márcio Miranda [DEM] e Adamor Aires [PR], a "parada" ficou fácil para Luís Cunha, que já contava com a base governista. Dessa maneira quem decidiu o jogo mais uma vez foi o G-8, sendo a peça fundamental para o governo emplacar a tão sonhada vaga no TCE, diferentemente de 2008, quando o G-8 também foi decisivo, só que derrotando o governo, na indicação do então deputado César Colares para o TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] contra o próprio Luís Cunha.

Portanto, com essa atitude o G-8 deixa a partida entre govenistas e oposicionistas empatada em 1 a 1, mostrando sua importaância dentro da Assembleia Legislativa na hora de negociações importantes para ambos os lados.

TCE tem novo conselheiro

O deputado estadual Luis Cunha [PDT] acabou de ser eleito pelos seus pares, por 22 votos, o mais novo conselheiro do TCE [Tribunal de Contas do Estado], afastando-se, definitivavamente, da política partidária à partir da sua posse no tribunal, onde ficará até completar a idade limite no funcionalismo público, 75 anso de idade, mas o salário que ultrapassa os R$ 20 mil é vitalício.

Disputaram a vaga no TCE, com Luís Cunha os também deputados Júnior Hage [PR-G8], que desistiu da candidatura ontem à noite após o G-8 declarar apoio à Cunha, e André Dias [PSDB].

É assim que cuidam da nossa cidade?

Vejam só o descaso da administração luziense, capitaneada pelo PT, com o patrimônio do município e a saúde da população. Com a saúde do povo? Isso mesmo, por que como podem ver o chafariz da praça, tão alardeado na campanha de 2008, que só funcionou no dia da inauguração, transformou-se num imenso tanque a céu aberto acumulando sujeira e água das chuvas, ambiente propício para a proliferação de doenças além de ser um criadouro ideal para o mosquito da dengue.

Depois vem a "petesada" reclamar que só sei falar mal da administração, mas vendo essas fotos, falem a verdade, não é revoltante? Uma obra que seria para embelezar a cidade tornou-se um grande problema de saúde pública.

Obs.: As fotos são de minha autoria e foram tiradas na quarta-feira passada, 5 de maio.

Encontro de vereadores

No próximo dia 18, o governo do Estado promove o “Encontro estadual de vereadores e vereadoras”, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, à partir das 8h 30min.

O evento visa estimular a organização dos vereadores e o debate entre a categoria, por regiões, afim de que haja maior integração entre os parlamentares das câmaras municipais paraenses. Haverá um dia inteiro de reflexões sobre tema “Interiorizando as Políticas Públicas no Pará”.

Deputados e trabalhadores em educação discutem PCCR

Os trabalhadores em Educação vão discutir com os deputados estaduais o PCCR [Plano de Cargos Carreiras e Salários] apresentado esta semana pelo Executivo. O debate acontecerá no próximo dia 19 [quarta-feira], às 15horas, na Alepa [Assembléia Legislativa do Pará], em Audiência Pública proposta hoje pelos presidentes das comissões de Educação, Márcio Miranda, e Constituição e Justiça, Bosco Gabriel.

O acordo para a realização da Audiência Pública foi firmado hoje, em reunião entre os deputados e uma comissão do Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará]. Segundo a coordenadora-geral do sindicato, Conceição Holanda, o PCCS proposto pelo governo causa grandes prejuízos para a categoria.

Nota: Leia mais no blog Jornalismo Político, editado pelo jornalista Paulo Zildene

Boa notícia

Recebi a informação de que o taxista Aluísio recuperou o seu carro levado ontem por bandidos durante um assalto próximo à entrada do ramal de Ourém.

Segundo fontes do blog, o veículo foi abandonado [em local não informado] pelos marginais que levaram apenas o dinheiro conduzido [R$ 32.000,00 aproximadamente] pelo funcionário do caixa eletrônico do banco Bradesco em Santa Luzia, e não dos Correios como afirmei no poster anterior.

Dança das cadeiras

Na Seduc [Secretaria Estadual de Educação] saiu hoje a professora Socorro Coelho, cria política do deputado federal Paulo Rocha, e entrou o professor Luiz Cavalcante, da cota pessoal da govenadora petista Ana Júlia que emplaca o quarto titular da secretaria em três anos de governo.

Isso mostra os desacertos desse governo com o segmento que nunca se entenderam, protagonizando greves infindáveis, tal como a que está em curso desde a semana passada. Os petistas, que agora estão no poder, traíram suas origens e romperam com os trabalhadores da educação rasgando a bandeira de luta da categoria que sempre foi marginalizada em outros governos, mas nunca como nesse governo.

Perfil do novo secretário: Luiz Cavalcante é professor de carreira da rede pública há 27 anos. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará e tem pós-graduação em informática educativa. Estava no governo desde 2007 e exerceu, até pouco tempo, o cargo de diretor de tecnologia aplicada à educação, do qual saiu atirando e postando críticas à então secretária em seu blog na internet.

Convocação da seleção e mais uma enquete no blog

As boas atuações nos últimos três meses não foram suficientes para Ronaldinho Gaúcho, do Milan, e os santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso conseguirem um lugar na seleção brasileira que vai à Copa do Mundo.

Já os deslizes fora de campo neste mesmo período pesaram contra o atacante Adriano, do Flamengo, também ausente do grupo de 23 jogadores que integram a lista de convocados pelo técnico Dunga, divulgada no início da tarde desta terça-feira.

Confira a lista dos convocados:

Goleiros: Júlio Cesar [Inter de Milão], Gomes [Tottenham] e Doni [Roma]
Laterais: Maicon [Inter de Milão], Daniel Alves [Barcelona], Gilberto [Cruzeiro] e Michel Bastos [Lyon]
Zagueiros: Lúcio [Inter de Milão], Juan [Roma], Luisão [Benfica] e Thiago Silva [Milan]
Meias: Gilberto Silva [Panathinaikos], Felipe Melo [Juventus], Josué [Wolfsburg], Kleberson [Flamengo], Elano [Galatasaray], Ramires [Benfica], Kaká [Real Madrid] e Julio Baptista [Roma]
Atacantes: Luís Fabiano [Sevilla], Robinho [Santos], Nilmar [Villarreal] e Grafite [Wolfsburg]

- Você gostou da lista de convocados do técnico Dunga para o mundial da África do Sul?

Como todo brasileiro é um técnico em potencial, claro que você, leitor, tem sua opinião sobre o assunto, portanto expresse-a na enquete do blog, que faz exatamente a pergunta acima.

- Vote, participe deixando sua opinião.

Blitz

Elison Lucena, um dos maiores tecladistas do circuito forrozeiro do Norte/Nordeste, e atualmente integrando a banda Troppa do Forró, com o amigo Mitinho Oliveira, passando o final de semana na City.O signatério deste blog com os cantores paraenses Adilson Ribeiro e Maurício Camargo, compositor de vários sucessos nacionais, entre eles o hit do momento "Saia e bicicletinha." Carlinhos Gazoba [bem mais magro], que luta bravamente contra a diabetes a mais de um ano na capital do estado, onde é obrigado a fazer três sessões de hemodiálise por semana, recebendo o carinho dos muitos amigos que tem na City.

Taxista é assaltado em Santa Luzia

Tomei conhecimento, sem muitos detalhes, de mais um assalto ocorrido ontem na City. Segundo informações, o Aluísio taxista que comprou seu carro [Pálio Weekend - 2010] novinho em folha, se deslocava para Capanema tendo como passageiro um funcionário dos Correios que levava consigo uma quantia em dinheiro, não revelada.

Ainda de acordo com minha fonte, os bandidos que o aguardavam na entrada do ramal de Ourém, "fecharam" o taxista e realizaram o assalto levando o veículo, o dinheiro conduzido pelo passageiro, a prestação do próprio carro que o Aluísio iria pagar, além de objetos pessoais.

Sinceramente, a criminalidade está totalmente fora de controle em Santa Luzia, e ninguém, absolutamente ninguém, está a salvo dos marginais que tomaram conta da cidade sem que nenhuma providência seja tomada para reverter essa situação.

O povo luziense, clama por segurança. Cadê as autoridades?

Premiação das mães, em prol da construção do Santuário Mariano

Padre Elias, competente em tudo que faz, continua trabalhando muito para arrecadar fundos para a construção do Santuário Mariano com as obras iniciadas à mais de 4 anos. Com esse intuito, o dinâmico pároco luziense realizou na noite de ontem, na praça da Igreja Matriz de Santa Luzia, a premiação das mães onde foram sorteados 16 prêmios mediante à venda de cartelas no valor de R$ 5,00.

O deputado Adamor Aires, sempre antenado com os anseios do seu povo também está engajado nessa luta, que é de todos nós luzienses, e mandou [via comentário] a seguinte mensagem:
"Caro Professor Reinaldo.
Mais uma vez parabenizo-lhe pelo blog, que tem sido um espaço aberto e democrático, retratando assuntos variados, especialmente os atinentes à nossa cidade de Santa Luzia. Quanto a campanha para a construção da referida Igreja, informo-lhe que aderimos a nobre missão, tanto que, com a concordância do dinâmico Padre Elias, organizamos um "Livro de Ouro", para receber as contribuições dos meus colegas deputados, aqui na Assembleia Legislativa, o que, de fato, vem surtindo um bom efeito, pois em menos de 02 semanas já arrecadamos mais de 10 [dez] mil reais, recursos esses que serão entregues à Paróquia no final deste mês, quando faremos a devida Prestação de Contas.

Desde já,agradeço aos meus colegas deputados pelo apoio recebido, apelando, também, para todas as pessoas que possam contribuir, que o façam, em razão dessa nobre causa.

Um grande abraço a você e a toda a nossa gente".

Adamor Aires
[deputado estadual - PR]
Nota: Todas as fotos são de autoria de Dinho Oliveira, editor do blog Grupo Cultural Luziense.