Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Junho 2010

Em tempo

O professor Jorginho seguiu hoje para o Tocantins na companhia da sua esposa e da princesinha Shophia, filha do casal, para curtirem os primeiros dias de férias no Planalto Central. Depois a família segue em tour pelo nordeste brasileiro.

Quem faz aniversário hoje é a equipe de futsal mais badalada da City, o Terremoto, do qual este blog é um dos patrocinadores. De uniforme novo, o time comemora a data na próxima sexta-feira.

Sem nenhuma festa no último final de semana, a City vai ferver no primeiro final de semana de julho. Tem festa na danceteria Beleza Pura, no Km 48 e em várias comunidades luzienses.

E por falar em final de semana, nos dias 2 e 3, acontecerá o famoso Festival do Mingau na cidade de Timboteua com a cobertura musical da aparelhagem Superpop e da banda forrozeira Forró do Muído. Dezenas de luzienses já confirmaram presença por lá.

Não menos badalado, a cidade de Bragança promoverá no próximo sábado o tradicionalíssimo concurso Garota Pérola que escolherá a mais bela garota que representará a emissora FM da família Peres na Região do Salgado.

Nesse período de Copa do Mundo a cidade de Capanema está fazendo a diferença. Nos dias de jogos da Seleção a prefeitura da cidade coloca, literalmente, o bloco na rua com direito a palco e música ao vivo para todo mundo.

Na segunda-feira, depois do jogo do Brasil, parece que os luzienses finalmente acordaram para a Copa. As comemorações se estenderam até altas horas com direito à carreata e tudo mais. O destaque ficou por conta da Carretinha Burra Preta, cedida pelo Edno. Tenho várias fotos, mas como minha internet só está conectando com promessa e muita reza "braba" vou tentar postar algumas.

Ausência

Meus caros, desculpem a falta de postagens, o problema é o meu provedor de internet que como já escrevi aqui, é movido à lenha.

Estou a duas semanas com problemas seríssimos de conexão, como agora, por exemplo, que para escrever esse poster foram 14 tentativas para abrir a página do blog.

Assim como meus leitores, também estou morrendo de saudades do blog, mas por esse motivo as postagens estão escassas, já tentei me transferir para a Oi Velox, porém o expectro da operadora está saturado para Santa Luzia.

Assalto na Casa Lotérica

Chegou até este blog a informação de que a Casa Lotérica foi assaltada, agora à pouco por volta das 9hs, por bandidos armados que renderam os funcionários e levaram todo o dinheiro disponível nos caixas.

Essa é a atual Santa Luzia do Pará, com assaltos diariamente, e ainda tem gente criticando o padre Elias que fez manifestação pedindo mais segurança.

Assalto às 7 da manhã

Vejam a que ponto chegamos. Agora pela manhã por volta das 7:30 hs, enquanto todo mundo da rua ainda dormia, uma senhora passou correndo e gritando "pega ladrão".

Resumo da história: a senhora, oriunda do interior, chegou e foi direto ao caixa eletrônico que funciona nas dependências da prefeitura sacar o benefício do INSS quando foi surpreendida por um elemento que anunciou o assalto arrancando-lhe a bolsa e saindo em disparada pelas ruas da cidade com a senhora em sua cola.

A princípio, pode até parecer hilário, mas é uma situação de desepero que pode acontecer com qualquer um de nós. Ah, e o pior é que o marginal conseguiu fugir e se esconder no Bairro da Invasão, o reduto de toda a marginalidade que tomou conta de Santa Luzia.

Leandro Lima na rede

Isso mesmo o nosso leitor assíduo e colaborador, Leandro Lima, resolveu criar um cantinho para chamar de seu na blogosfera. Já está no ar o "Blog do Leandro Lima", mais um espaço luziense que aborda regionalismo, atualidades e política.

Leandro Lima, filho de político e um cidadão politizado como todo bom luziense desnuda sobriamente os bastidores da politica luziense enfatizando a atução vermelha no comando do município.

Dá uma passadinha lá: www.blogdoleandrolima.blogspot.com

Mutirão da Cidadania

A equipe da Secretaria Estadual de Justiça, trazida à Santa Luzia pelo Edno para a realização do Mutirão da Cidadania, está atendendo a população para a emissão de documentos no Salão Paroquial desde hoje de manhã e ficará até amanhã no final da tarde.

Dei uma passadinha por lá agora no finalzinho da tarde e conversei rapidamente com Edno, que por sinal está ocupadíssimo com o evento mas muito feliz [segundo ele próprio] por está dando essa oportunidade à população luziense. Edno está custeando todas as despesas da equipe e o serviço de fotografia para as pessoas mais carentes.

Logo mais à partir das 20hs haverá a Noite Cultural, também no Salão Paroquial, com apresentações do grupo de dança Street Dance, de Belém, e de quadrilhas juninas de Santa Luzia.

Os do contra

As vozes dissonantes, olhem que não são poucas, que estão criticando o atuante padre Elias depois que ele promoveu a Caminhada Pela Paz contra a violência em Santa Luzia, começaram a ecoar e, mesmo afônicas, mostram que a atitude do religioso incomodou aqueles que de algum modo têm responsabilidades com a insegurança que se instalou na cidade.

Os que criticam padre Elias ou não têm amor pela nossa querida Santa Luzia ou tem algum interesse político contrariado, por que convenhamos, somente essa linha de raciocínio justifica tal atitude. Sinceramente, nunca imaginei que algum cidadão luziense em pleno exercício das suas faculdades mentais se oporia ao caminho encontrado por padre Elias para chamar a atenção da sociedade para um problema seríssimo que afeta diretamente toda a população luziense.

Arraiá's

As tradicionais festas juninas da City vão acontecendo à medida que o mês vai se aproximando do fim. Sexta-feira, 25, a escola João Gomes estará festejando na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno com todos os seus funcionários e alunos onde haverá venda de comidas típicas e apresentações de danças.

Na próxima semana será a vez das escolas São José e da própria Florentina Damasceno realizarem seus respectivos "arraiás" com o objetivo de arrecadarem fundos, também.

Já são cinco na disputa

O PSL sacramenta no próximo dia 29 a candidatura do empresário Carlos Tremonte ao governo do Estado. A convenção do partido será às 14hs no hotel Sagres. O PSL ainda negocia alianças para as vagas de vice e ao Senado.

Com Tremonte, são cinco os candidatos ao governo até agora: Ana Júlia Carepa [PT], DomingosJuvenil [PMDB], Fernando Carneiro [PSOL] e Simão Jatene [PSDB].

Pará receberá maior projeto de mineração do mundo

A Vale vai dobrar a produção de minério de ferro no Pará, que seria o mesmo em dizer que o estado ganhará um novo Projeto Carajás. Em reunião com a diretoria da Fiepa [Federação das Indústrias do Estado do Pará], a mineradora apresentou o Projeto Ferro Carajás S11D, que já é o maior do mundo. Em 2015, na fase de operação, o S11D em um incremento de 14% no PIB paraense, sendo que também contribuirá com mais de US$ 5 bilhões ao ano para a expansão do superávit na balança comercial brasileira.

O projeto contempla a implantação de mina e usina, em Canaã dos Carajás, para a produção de minério de ferro, que deverá atingir uma produção máxima de 90 milhões. Além da implantação da mina e da usina, o projeto prevê a construção de ramal ferroviário de 110 km de extensão, o qual deverá interligar a região do sudeste do estado à estrada de Ferro Carajás. Esta, por sua vez, será duplicada e ganhará mais 604 km de linhas férreas, aumentando assim a capacidade de transporte da EFC para 100 milhões de toneladas, a partir de 2014.

Assim falou Charles Alcântara

Em entreviasta ao jornalista Paulo Bermeguy, do blog Espaço Aberto, o ex-chefe da Casa Civil do governo petista de Ana Júlia, falou o seguninte:

"O petismo inventado pelo PT não mais existe. Enquanto ideal de um mundo sem oprimidos, excluídos e explorados o petismo pulsa, mas deixou de ser propriedade exclusiva do PT. O petismo, no PT, cedeu lugar ao Lulismo. Antes, Lula pertencia ao PT. Hoje, o PT pertence a Lula. Essa mutação genética malsucedida da supremacia do “sujeito coletivo” para a hegemonia do “cacique” desfigurou o PT".

"O PT já aderiu a práticas que antes condenava, mas nem por isto é passível de tornar-se igual aos demais partidos, dada a sua originalidade de berço. Mas o PT está em conflito e permanecerá em conflito por não saber ou não querer refazer o caminho depois de tantos passos dados pragmatismo adentro".

O ex-chefe da Casa Civil de Ana Júlia sai do PT

Charles Alcântara, o primeiro chefe da Casa Civil do primeiro governo petista do Pará, está fora do PT. Está fora de um partido que, conforme o próprio Charles, não é mais o mesmo: “Saio do PT porque não mais o reconheço, porque este abdicou de ser ‘petista’”, diz Charles, em carta endereçada ao presidente do partido, João Bastista da Silva.

Leia a seguir, na íntegra:

Ao presidente do Partido dos Trabalhadores/PA
Belém, 17 de junho de 2010

Caro companheiro João Batista

Não foi fácil o caminho que percorri para chegar à conclusão que me cumpre comunicar-lhe, depois de tantos anos na condição de filiado ao Partido dos Trabalhadores (nem sei quantos exatamente, pois a minha primeira filiação ao PT foi extraviada). Mas posso afirmar que, no PT, não passei apenas a maior parte dos meus quase quarenta e cinco anos, mas o melhor da minha ainda breve existência.

Aprendi, no PT, quase todo o pouco que sei sobre a vida e sobre o mundo. Mas nada devo ao PT e nem me sinto credor deste. Fui leal à sua história, aos seus princípios, ao seu programa e às decisões tomadas em suas instâncias democráticas de deliberação.

Peço, por este ato, a minha desfiliação do PT. Saio de cabeça erguida, certo de que fui um bom militante, um bom combatente. Saio do PT, mesmo sabendo que este abriga muitos sonhadores e construtores de um mundo justo, solidário e próspero. Saio do PT, mesmo sabendo que este glorioso partido ainda é uma importante trincheira das lutas populares, embora não o julgue mais como a principal trincheira. Saio do PT por entender que a minha vinculação partidária nega e se opõe à luta pela não interferência político-partidária na administração tributária e pela independência funcional dos agentes do fisco. Saio do PT porque não mais o reconheço, porque este abdicou de ser “petista”. Saio do PT, mas não saio da política, pois não saberia viver fora da política. E fora da política não há chance para a transformação social; para a paz; para a promoção da felicidade humana. Saio do PT sem qualquer ressentimento ou risco de remorso, embora com tristeza.

Ainda que não me sinta obrigado a dar satisfações sobre os meus propósitos futuros, informo-lhe que não me filiarei a outro partido. Mas de que valem os planos longínquos diante da efemeridade da vida; diante de tantas situações provisórias que duram uma vida inteira e de situações permanentes assustadoramente fugazes?

Que sejamos eternos enquanto duramos.

PT saudações.
Charles Alcântara

No ritmo de Copa

A City ferveu ontem à tarde depois da linda vitória da Seleção Brasileira sobre Costa do Marfim. Todo mundo se vestiu com as cores do Brasil e encheu as ruas de som e alegria.

O bar Espaço Mix [Vanderli] fervilhou com a galera da "Mesa 4" [minha turma] que desde o primeiro jogo ganhou o reforço do Edno e família.

Sexta-feira tem mais e a gente se encontra na "Mesa 4"...

Polícia prende bandido que praticou assalto

Parece que a Caminhada pela Paz contra a violência em Santa Luzia, promovida ontem pelo padre Elias, está surtindo algum efeito prático. Desde ontem que a polícia está agindo eficientemente e neste exato momento acaba de prender um marginal que praticou assalto no Mercadinho Nossa Senhora do Desterro [leia-se Nelson] há alguns minutos.

As informações ainda são poucas, mas a rua daqui de casa está um verdadeiro "arraial" de curiosos e a viatura está com a sirene ligada fazendo aquele barulhão.

Vestibular

A Ufpa [Universidade Federal do Pará] divulgou ontem pela manhã o listão dos aprovados no PSE [Processo Seletivo Especial] de 2010.

Mais de duas dezenas de luzienses disputaram uma das 1082 vagas disponibilizadas pela instituição em um dos vestibulares mais concorridos da história, segundo os próprios vestibulandos, mas apenas dois lograram êxito nessa disputa tão desigual em busca de um lugar no seleto grupo da elite pensante luziense.

Os novos calouros são Maria Alcionilde da Silva Amorim [Ció filha da professora Luíza], aprovada em Licenciatura Plena em Língua Inglesa para o Campus de Capanema, e Mauro Cabral dos Santos [filho do seu Miguel], aprovado no curso de Licenciatura Plena em Matemática, também para Capanema.

Parabéns aos novos universitários pela conquista...

Pauta do jogo

PRIANTE NO "JOGO ABERTO"

Mais de um ano depois de sua polêmica entrevista na Rádio Tabajara FM 106.1, na qual antecipava o rompimento do PMDB com o governo de Ana Júlia Carepa e fazia pesadíssimas críticas à governadora, acusando-a de não honrar compromissos com seus aliados políticos, o ex-deputado federal José Priante volta à cena. E, desta vez, mais afiado ainda. Neste sábado, de 2 às 4 da tarde, ao vivo, ele solta o verbo no programa "Jogo Aberto", apresentado pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou.

Entre outros temas, Priante falará sobre a manutenção de Duciomar Costa como prefeito de Belém e o recurso que está sendo enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do Tribunal Eleitoral do Pará de extinguir o processo de Dudu sem julgamento do mérito. Também irá abordar o outro processo contra Duciomar que ainda poderá redundar na cassação do mandato do prefeito. Esse segundo processo está retornando do TSE para Belém com ordem para a corte do TRE julgar o mérito.

O governo de Ana Júlia será mais uma vez avaliado por Priante, que também dirá qual o seu futuro político nos próximos dias: se a disputa dentro do PMDB pela indicação ao governo, contra o deputado Domingos Juvenil, ou se tentará voltar à Câmara Federal.

Para participar da entrevista de José Priante, os ouvintes e internautas da Tabajara poderão telefonar para (91) 3226-0245, enviar perguntas pelo e-mail radiotabajarafm@hotmail.com ou ainda pela Internet no endereço www.radiotabajara.com.br.

Nota: Pauta enviada [via email] pelo jornalista e apresentador Carlos Mendes.

Em tempo

Desde semana passada que o empresário Neto Pereira está na companhia da esposa dona Rosa e do filho Léo, matando a saudade da sua terra natal, Serra Talhada [PE]. Léo, meu amigo de longa data, de vez em quando liga narrando suas aventuras na terra de Lampião. Segundo ele, a vida por lá está regada a muita pinga da boa com carne de bode acompanhada da velha buchada.

As férias estão batendo na porta e muitos luzienses já estão com roteiro prontinho para aproveitar o mês de julho. Os destinos não variam muito, com preferência para Salinas e o Nordeste, mas tem muita gente que está de mala e cuia pronta para o Centro-oeste. Êta vidinha boa...

Segundo informações que chegaram até este blog, padre Elias está processando os responsáveis pelo "blog vermelho" por terem publicado a catilinária que tem como único objetivo macular sua imagem diante da comunidade luziense. Ainda segundo as mesmas informações, o religioso registrou queixa na delegacia de polícia e deu entrada em uma ação penal no Fórum de Santa Luzia, exigindo reparação financeira por danos morais.

O bar, lanchonete e pizzaria Macaxeira's está em contagem regressiva para fechar as portas, pelo menos no local onde funciona a mais de uma ano, por que a proprietária do imóvel decidiu não mais renovar contrato com o Macaxeira's à partir de agosto.

O churrasquinho do Zé Valmir é uma boa pedida para as noites ociosas nos dias de semana. O ambiente é simples com boa comida e atendimento de primeira. Vale à pena conferir...

Padre Elias promove caminhada contra a violência

Na foto está o banner, fixado na entrada da igreja, com o tema da caminhada.
Amanhã às 7:30 hs a Paróquia de Santa Luzia, na pessoa do atuante padre Elias, promoverá caminhada pela paz sob o tema "A paz é fruto da justiça" pedindo mais segurança para os luzienses que vivem assustados com a avassaladora onda de violência que tomou conta da cidade.

A garantia dos direitos individuais de cada cidadão luziense, também será tema da caminhada que conta com o apoio das escolas, comerciantes e população em geral. A saída será da frente da Igreja Matriz e percorrerá as principais ruas numa ação conjunta de toda a sociedade que clama por segurança em tempos tão violentos.

Mais um comerciante foi assaltado

O comerciante Poli Farias, proprietário da Loja Popular localizada ao lado da Frutaria do Beto, foi a mais nova vítima da bandidagem que há tempos vem aterrorizando Santa Luzia.

Segundo informações que chegaram até este blog, o assalto ocorreu por volta das 11:30 hs de hoje, com todo comércio luziense em pleno funcionamento. De acordo com as mesmas informações, Poli foi surpreendido pelos marginais no interior da loja sendo obrigado a entregar dinheiro [quantia não revelada] e mercadorias aos marginais que fugiram em direção à comunidade do Jacarecoara em duas motos.

Balada

E no próximo sábado [19] acontecerá o "I Forrozão da J & G Produções" [leia-se Jose e Guilherme] em plena Avenida Castelo Branco. Se depender dos comentários de botecos, becos e afins será um "festão" com a apresentação do Dvd do Vetron, gravado aqui em Santa Luzia City mês passado, e show de uma das bandas paraenses mais badaladas do momento, a Pop Show.

- A gente se encontra por lá...

Militante histórica do PT chama Lula de "caudilho" e deixa partido em MG

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Militante histórica do PT de Minas e primeiro petista a disputar o governo mineiro, em 1982, a ex-deputada federal Sandra Starling se desfiliou ontem do partido contrariada com o PT nacional e com o presidente Lula, a quem chama de "caudilho".

Após 32 anos de militância partidária, Starling, 66, não aceita a imposição do PT nacional ao diretório mineiro do partido, que não poderá lançar o ex-prefeito Fernando Pimentel para o governo de Minas e terá que se coligar com o PMDB do senador Hélio Costa, em nome da aliança pró-Dilma Rousseff.

Na tarde de ontem, logo após comunicar sua desfiliação ao juiz eleitoral de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte --documento que encaminharia também ao PT do município--, ela falou à Folha.

"É lamentável que o PT acabe refém de uma pessoa, que é o Lula. [Ele] Tem os seus méritos, mas todo mundo tem algum mérito; virou caudilho no partido, manda, desmanda, decide, todo mundo obedece. Não dá!"

Advogada e cientista política, Starling disse que Lula assinou o mesmo manifesto que ela na fundação do PT e que por isso ele "sabe as regras do jogo: de baixo para cima, um partido onde o trabalhador tem vez e voz".

Starling, que foi secretária-executiva do Ministério do Trabalho na primeira gestão Lula, declarou: "Agora, que negócio é esse? Ninguém tem vez e voz? Estou fora".

Ela disse que participou das prévias do PT entre Pimentel e o ex-ministro Patrus Ananias porque acreditou que era um jogo sério e por acreditar na vitória. "Minas merece coisa melhor do que Hélio Costa e [o governador Antonio] Anastasia [PSDB]".

Starling sai do partido achando que o PT-MG deveria resistir, a exemplo do que faz o PT do Maranhão pelos mesmos propósitos.

"O PT de Minas tem pessoas e figuras importantes que poderiam ter se unido para fazer uma resistência. Não é possível que essas coisas passem assim sem que ninguém proteste", afirmou.

Fonte: Folha Online.

Em tempo

Edno Alves e uma equipe de pilotos luzienses estiveram ontem no Maranhão, na cidade de Macapazinho, onde disputaram torneio de motocross.

Agora sim a City respira ares de Copa do Mundo. Depois que a "Rua do Curí" foi literalmente decorada para o mundial outras ruas fizeram o mesmo. A 3 de Maio, próximo da padaria do Campineiro, está lindíssima assim como a José Cirino, próximo ao Sítio do Rocha. Existem outros trechos de ruas que também estão decoradas, mas por enquanto os destaques vão para as três citadas acima.

A quadrilha luziense Tradição Junina, comandada por Dinho Oliveira, representou Santa Luzia no maior arraial do norte brasileiro organizado pela FUMBEL [Fundação Cultural do Município de Belém ] em Belém. O concurso de quadrilhas organizado pela fundação reúne 200 quadrilhas vindas de todo o Pará, inclusive da capital, onde serão escolhidas as melhores de 2010. Boa sorte à Tradição Junina.

E por falar em quadrilha, a também luziense Sonho de um caipira, comandada pela Baixinha, participou de concurso no final de semana. Trata-se do Intermunicipal de Tracuateua, o maior do nordeste paraense, que distribuiu R$ 13 mil em premiação.

Com a reforma do Centro de Treinamentos quase concluída, o queridíssimo padre Elias está com a proposta de trocar o nome do local, que desde a fundação nos anos 80 chama-se "Centro de Treinamentos Irmã Benedita", para "Centro de Treinamentos Padre Catel". Uma justa homenagem ao sacerdote que muito contribuiu com nossa cidade e sem dúvidas é o mais lembrado e querido pelos luzienses mais antigos.

Amanhã o Brasil estreia na Copa do Mundo e a City está em ebulição com a expectativa do jogo. Com certeza muitos locais vão lotar, como a Lanchonete Macaxeira's e o Espaço Mix [Vanderli], QG da minha turma. Como todo mundo espera uma vitória, a festa nesses locais vai rolar até altas horas, assim esperamos.

Como o jogo será às 15:30 hs, em pleno horário de aulas, a escola João Gomes instalou telão no pátio para que os alunos assistam o jogo na própria escola. Excelente iniciativa da direção, isso evita que os alunos se dispersem pelas ruas, o que é uma aventura perigosa em dias de jogos da seleção.

Inté...

Postagens mesmo só na segunda. Estou de saída para o "8º Bailde de volta ao passado" para curtir o som nostálgico da banda Vírus Musical daqui à pouco lá na Piscina Club.

A organização do evento informou que as 150 mesas colocadas à venda estão esgotadas desde ontem. Foram providenciadas mais 50 que também esgotaram-se em questão de horas, já que o acesso ao ambiente não é permitido com venda avulsa de ingressos.

- Bye! Comportem-se crianças...

Enquete encerrada

A enquete que perguntou "Você gostou da lista dos jogadores convocados pelo Dunga para a Copa?" e ficou no ar por um mês encerrou hoje com o seguninte resultado:

01- Não: 63% [136 votos]
02- Tanto faz: 18% [40 votos]
03- Sim: 18% [39 votos]

Como estamos em plena Copa do Mundo, o assunto da nova enquete não poderia deixar de ser outro.

Confira e vote na nova enquete que já está disponível na aba direita do blog.

Assaltos voltam a aterrorizar a City

A onda de assaltos voltou a aterrorizar os luzienses, depois de uma trégua. Ontem bandidos armados invadiram às 4 da tarde o comércio do Valdir, próximo ao antigo Cepev, e, segundo informações, levaram R$ 5.000,00 em dinheiro e grande parte das mercadorias.

Também ontem, só que à noite, marginais invadiram o casulo que funciona na antiga casa do Antonio Acácio e fizeram uma varredura: levaram tv, dvd, aparelho de som e até os tachos que serviam para o preparo da merenda das criancinhas.

- Onde vamos parar?

Dj Paulinho Monteiro fez bonito na terrinha

O Dj Paulinho Monteiro esteve na terrinha no último final de semana para se apresentar na festa de aniversário do Edinaldo Lucena e fez bonito, mesmo com a péssima qualidade de som do trio, que não era o Uirapuru.

Estou com o cd do Dj Paulinho Monteiro e assim que tiver um tempinho [coisa rara nesses dias] vou disponibilizá-lo para download aqui no blog.

Aguardem...

E por falar em música

Recebi o email abaixo do Welliton do Teclados, um dos maiores talentos luzienses e parceiro aqui do blog, que publico a seguir:

"Olá, Reinaldo

Estou passando por aqui somente para deixar o link de uma nova musica minha. O nome da musica é VOLTA PRA MIM, um forró romântico que já esta tocando na Princesa Fm de Capanema. Se Você puder da essa força, agradeço muito. Também já falamos com o Edinaldo Lucena e ele vai da uma força pra gente".

Nota: Para baixar a música Volta pra mim, clique aqui.

Edno Alves se solidariza com o padre Elias

Recebi [via email] e publico a carta de solidariedade do empresário Edno Alves destinada ao padre Elias.

"Venho através desta solidarizar-me com o grande amigo Pe. Elias, que esses dias sofreu um ataque irresponsável, insano e covarde. Essa pessoa usou do anonimato para atacar sem nenhum propósito positivo, apenas para denegrir a imagem do nosso pároco.

O Pe. Elias é um homem que prega valores que hoje em dia muitos desses valores não são mais seguidos por nós. É uma pessoa que está para contribuir com a sociedade, que veio para esse município com o propósito de somar. Percebi que depois de sua chegada a nossa cidade muitas pessoas que estavam desvinculadas da igreja retornaram para as atividades religiosas, pois ele vem fazendo um trabalho na comunidade e em nossas almas que merece elogios e não difamações.

O meu grande amigo Padre Elias para mim é uma pessoa ESPECIAL, é aquele que sabe usar as palavras na hora certa, está sempre do meu lado nos bons e maus momentos, me colocou de novo no percurso certo quando não conseguia mais caminhar, me ajudou a aceitar o difícil acalentando minha alma, me transmitiu confiança para aceitar o inaceitável.

Eu tenho uma grande admiração e um grande amor pelo trabalho e principalmente pela pessoa do Pe. Elias e tenho certeza que posso contar com seu auxilio quando precisar.

Meu amigo, conte comigo, sempre!
"

Edno Alves

Encontro Regional do PR

Deputado Adamor Aires recebendo os cumprimentos de Anivaldo Vale, presidente da legenda, após discurso. Deputado Adamor Aires discursando no Encontro Regional do PR, realizado no plenário da Alepa no último dia 28 Deputado Adamor discursando no Encontro Regional do PR
A ex-vice-governadora Valéria Pires Franco [Dem], uma das muitas autoridades que participou do Encontro Regional do PR, discursando.
Povão que lotou o plenário da Alepa no último dia 28 durante o Encontro Regional do PR

Divisão do estado do Pará

É muito especulado, atualmente, acerca da divisão do nosso Estado. Há, naturalmente, muitas vozes contrárias e a favor da divisão. É um tema muito importante e que deve ser analisado com calma. As vozes que são a favor da divisão, dizem que o Pará é um Estado de grandes dimensões e, por isso, várias regiões ficam alijadas do processo de crescimento sócio-econômico.

Os parlamentares paraenses favoráveis à divisão do Estado do Pará conseguiram, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, a primeira vitória em favor da realização do plebiscito para criação dos Estados do Carajás e Tapajós.

O Plenário aprovou, por 265 votos a 51 e 13 abstenções, o regime de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo 731/00, que autoriza a realização de plebiscito para a criação do Estado de Tapajós, por meio de desmembramento do Pará, e por 261 votos a 53 e 14 abstenções, o regime de urgência para o 2300/00 que autoriza o plebiscito para a criação do Estado do Carajás. A vitória foi conseguida depois de muitas negociações que envolveram líderes de diversos partidos.

Faz-se mister ressaltar que o Pará perderá 08 das 10 cidades com o maior PIB do Estado. O PIB que é gerado pelo minério e todos os recursos que o Estado detém. Há quem diga que o Estado de Carajás já nascerá rico, mas isso garante que sua população também será? Sem contar com o fato que a criação de um Estado, aumenta naturalmente as despesas da União, imagine dois.

Na ALEPA (Assembléia Legislativa do Estado do Pará) foram entrevistados 31 deputados, cada um defendendo sua opinião acerca da divisão do Estado. Como esperava, a maioria dos parlamentares (16) se manifestaram a favor da divisão, afinal muitos deles tem bases no sul do Pará e seria interessante para eles essa separação. Os outros deputados se mostraram a favor da decisão por plebiscito e a grande minoria, contra. Entre os poucos parlamentares que se posicionaram contra a divisão do Estado, meu pai, Adamor Aires (PR/G-8) se manifestou dizendo que o Pará precisa de uma maior integração.

O Pará é um dos estados mais ricos do país, contudo, um dos mais difíceis de ser administrados. Segundo o discurso desenvolvimentista, a divisão traria um crescimento sócio-econômico rápido. O fato de muitas pessoas do interior do Pará serem de outros estados e adotarem culturas diferentes não é fundamento plausível para se dividir um Estado, afinal diversidades culturais se vê em qualquer lugar, por isso acho que o discurso de identidade social não é tão relevante. O discurso de extensão territorial diz que com um estado menor é mais fácil de administrar, porém o Pará precisa é de uma maior integração, como foi dito pelo meu pai, fazer com que políticas públicas cheguem às regiões marginalizadas. Finalmente, sobre o discurso dos interesses políticos, nem preciso me aprofundar, né? É óbvio que há grandes interesses políticos por detrás de toda essa história, camuflados pela idéia da criação de novos aparelhos administrativos para evitar concorrência dos atuais. Claro que políticos que tem sua base política no sul e oeste do Pará são a favor da criação de novos estados, afinal querem se beneficiar com cargos políticos superiores, como os majoritários.

Minha opinião é no sentido de que o Pará precisa de uma maior integração, fazendo com que as políticas públicas cheguem nesses lugares alijados, marginalizados, como disse anteriormente. Essa divisão só servirá para repartição de pobreza e favorecimento político dos grandes interessados, motivo pelo qual, também, sou totalmente contra a divisão do nosso Estado. Não podemos perder nossas cidades, nosso território. Temos que lutar pelos nossos interesses, deixar o conformismo de lado, deixar a inércia de lado.

Claro, como vivemos num país democrático, há opiniões divergentes, contrárias a minha e as de quem é contra a divisão do estado. Contudo, como tenho orgulho de ser paraense, minha vontade é de ver o Pará crescendo sendo o mesmo de sempre, sem divisões.

Pedro Henrique Costa de Oliveira [Pedrinho Oliveira]
Acadêmico de Direito.

8º Bailde de volta ao passado. Está chegando a hora.

Está chegando a hora de um dos eventos mais esperados do ano que já se transformou em tradição luziense. O "Baile de volta ao passado", que este ano terá sua oitava edição.

O Baile de volta ao passado, acontecerá no próximo sábado, 12, no Clube da Piscina e será embalado pelo som nostálgico da banda "Vírus Musical".

Organização: Waldenor, Jakson, Zé Mª. Damasceno e Negão.

Em tempo

A rua D. Pedro I, leia-se rua do Curí, foi a primeira a entrar no rítimo da Copa. Semana passada os moradores da referida rua meteram a mão na massa e a decoraram de verde e amarelo com direito à muitas bandeirolas e desenhos no chão. Ficou muito bonito. Parabéns.

A nova febre luziense neste período de copa do mundo é a TV por assinatura. Segundo informações de uma das operadoras, são instalados mais de 5 sinais por semana na City. Até este blogger que vos escreve já se rendeu à nova mania e está curtindo de montão a novidade.

A Paróquia de Santa Luzia, leia-se padre Elias, estará promovendo na próxima sexta-feira, às 20 hs, o "III Jantar dos Namorados" na Barraca da Santa. Trata-se de um momento romântico dedicado aos casais luzienses, regado à boa comida. Reserve logo sua mesa junto à secretaria da Paróquia.

Ontem foi realizada em todo o Brasil a 1ª fase da 6ª edição da OBMEP [Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escola Públicas], e em Santa Luzia a prova foi aplicada em todas as unidades escolares à partir da 5ª série. A adesão dos alunos foi maciça com comparecimento de mais de 90%. Esperamos bons resultados.

Emendas do deputado Adamor Aires para Santa Luzia

01- Sistema de abastecimento de água: R$ 1,5 milhão [um milhão e meio de reais].

02- Construção da nova delegacia: R$ 500 mil [quinhentos mil reias].

03- Reforma da escola Florentina Damasceno: R$ 400 mil [quatrocentos mil reais].

04- Energia elétrica para o bairro da Invasão no terreno seu Heleno: R$ 250 mil [duzentos e cinquenta mil reais].

05- Uma quadra de esportes para a comunidade do Km 18: valor não declarado.

06- Uma quadra de esportes para a comunidade do Broca: valor não declarado.

Fonte: Diretrizes orçamentárias da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Convite

A Paróquia de Santa Luzia e o Apostolado da Oração convidam toda a família católica luziense para participar da Festividade do Sagrado Coração de Jesus que realizar-se-a no período de 8 à 11 de Junho, com o tema "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração".

No dia 11, sexta-feira, haverá procissão saindo da igreja de São Francisco às 07 hs com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e às 11:30 hs o tradicional almoço no Salão Paroquial.

Venha Louvar e agradecer à DEUS. Você verá as maravilhas que o Coração de Jesus fará na sua vida!

Desculpas

Meus caros, desculpem pela ausência de postagens nos últimos dias, o problema é que meu tempo está reduzidíssimo, sabem como é a vida de professor, uma correria só.

Junho chegou e com ele a segunda avaliação, e como se não bastasse estamos retornando de uma greve na rede estadual, aí já viu, outra correria para repor o tempo perdido. Tenho muitos assuntos para serem abordados aqui, mas tudo vai depender de tempo. Prometo que assim que tiver uma folguinha retornarei com todo gás.

Fiquem com DEUS...

Corpus Christi

Amigos, desde a última quinta-feira que estou tentando postar algumas fotos, lindas diga-se de passagem, de Corpus Christi aqui no blog e não estou conseguindo, por isso a demora.

Mas já preparei um álbum com todas as fotos do tapete de 1,5 km totalmente decorado com serragem por onde passou a Procissão. O álbum já está disponível na sessão de fotos do blog na coluna Religiosas sob o título "Corpus Christi 2010", podem conferir.

Aniversário do Edinaldo Lucena, uma grande festa

Foto: Dinho Oliveira, editor do blog Cultura Luziense.
A festa de aniversário do Edinaldo Lucena ontem à noite deu o que falar. Foi um evento maiúsculo. Reuniu milhares de pessoas na praça da Matriz, e o que se ouviu dos presente faz bem aos ouvidos do ex-menino pobre que batalhou muito em sua cidade mas nunca teve a oportunidade de ser reconhecido e muito menos de ser ouvido.

Para deixar de ser apenas o filho da professora Olinda e do folclórico seu Manoel Pinto, Edinaldo teve que sair de Santa Luzia e construir a vida e o nome em outro estado, no Maranhão, onde hoje é um homem de sucesso com muitos amigos poderosos, mas Edinaldo jamais esqueceu do pedacinho de chão que lhe recebeu vindo do ventre de sua mãe e resolveu comemorar mais um ano de vida na cidade que tanto ama ao lado da família e dos muitos amigos que tem por aqui.

O aniversário do Edinaldo repercutiu Pará a fora e chegou aos ouvidos de pessoas importantes que resolveram vir pessoalmente dá um abraço de felicitações no luziense mais badalado do momento. O deputado estadual e um dos maiores empresários do estado, Alessandro Novelino [PSC], pegou seu helicópetero particular e pousou, literalmente, em solo luziense somente para conhecer o Edinaldo Lucena. Outro que também veio pra a festa foi o deputado federal Wladmir Costa [PMDB], amigo de longa data do aniversariante.

Os discursos foram emocionantes. Edinaldo, e Wladmir fizeram questão de defender padre Elias das calúnias de que está sendo vítima, foram ovacionados em uma clara demonstração de prestígio do religioso. Edinaldo e padre Elias são personalidades luzienses que impõem respeito, estão sempre juntos em parcerias que visam a melhoria dos que mais precisam e ontem não foi diferente, Edinaldo doou 20 computadores á Paróquia que vai usá-los num projeto de inclusão digital.

Parabéns Edinaldo pela linda festa que definitivamente colocou seu nome entre os grandes luzienses.

Nota: Daqui do Santa Luzia Online, vai um grande abraço aos Lucenas: Elison, Silvia Edinaldo, Hélio e Macaxeira's, assíduos leitores deste humilde espaço.

Considerações do leitor

O poster abaixo foi enviado pelo Professor Mestre Rainiomar Fonseca, que lá da Cidade Maravilhosa, onde cursa doutorado nos acompanha diariamente.

NOTA DE REPUDIO A UM COMENTARIO DE UM LEITOR DO JORNAL O LIBERAL [greve de professor serve apenas pra encher o bolso deles]

Educador - é ter que trabalhar a consciência de nossos alunos para que possa enxergar e interpretar os fatos. Exemplo do quanto a educação em nosso estado [PA] esta decadente é o comentário [Nº3] desse “ALUNO”.

Encher o bolso – Veja algumas atribuições do professor: trabalhar praticamente 3-turnos [manhã, tarde e noite] de segunda a sexta. Nos finais de semana: planejar, elaborar aulas, provas, listas de exercícios, corrigir, lançar notas, preencher cadernetas, participar de jornadas pedagógicas, estuda, é psicólogo [improvisado], assistente social [improvisado], etc. Nunca é demais lembrar que o professor é como todos os seres vivente nesse planeta, que tem o mínimo de direito a manter sua família e vida social. O que é mais sublime, ou seja, maior responsabilidade da profissão é preparar o cidadão critico e consciente de seus atos. E quero de forma especial, relembrar que não podemos generalizar pois existem sim bons alunos que conseguem enchergar a maravilha e a importância do nosso ofício [EDUCAR E TRANSMITIR CONHECIMENTO]. Tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas a vontade em ter uma sociedade mais justa e fraterna persiste. Um grande abraço a todos os educadores do meu estado [PA] em especial aos de Santa Luzia do Pará.

Prof MSc Rainiomar Fonseca

Historinha

A historinha abaixo, inclusive o título, é da lavra do nosso colaborador Leandro Lima:

A quadrilha do TP x vereador Zezinho do Ovo - I

Na longínqua e pacata cidadezinha de Quanrentabala uma turma conhecida como “A Quadrilha do TP”, que tomou para si a prefeitura da cidade estava de cabelos em pé com a atuação de um vereador popularmente conhecido como Zezinho do Ovo, cabra macho, arrojado e o vereador mais atuante da câmara municipal que desafiava os espertalhões mostrando as falcatruas que a quadrilha aprontava no comando da prefeitura.

Com sua atuação, o vereador Zezinho do Ovo começou a incomodar a quadrilha do TP que prontamente começou a persegui-lo de todas as formas.

Para tentar tirar o vereador do caminho deles, a referida quadrilha precisou da ajuda dos seus comparsas, os "Jandaias". Veja abaixo um trecho da conversa entre um dos integrantes da quadrilha com os Jandaias.

Integrante: - Olha precisamos de um grande favor de vocês.

Jandaias: Pode falar "dotô"!

Integrante: Precisamos tirar Zezinho do Ovo do nosso caminho, senão ele vai fazer um estrago danado nos nossos planos e para isso só tem um jeito. Incriminar o "cabôco"!

Jandaias: Incriminar? Como assim?

Integrante: Vamos arranjar um jeito de transformá-lo em culpado de qualquer coisa.

Jandaias: Mas como o senhor quer isso?

Integrante: Se virem. Arrumem um jeito. Coloquem uma arma ou drogas como se fosse de propriedade dele, o importante é incrimina-lo.

Jandaias: Ok! Pode deixar meu chefe na hora que ele vacilar, "nós mete" no dele.

Integrante: Isso mesmo só assim ele vai deixar de pegar no nosso pé.

Qualquer semelhança com a nossa realidade são meras coincidências
Leandro Lima
[Instrutor de informática]

Padre Elias, a mais nova vítima dos poderosos de plantão

Passei o final de semana fora, acabei de chegar, mas estou sabendo da covardia absurda que estão tentando contra o padre Elias. Ainda não estou totalmente à par do assunto, mas sei da leviandade criminosa praticada pelos incomodados com a atuação do sacerdote e por isso querem envolvê-lo nesse mar de lamas.

Se pensam que vão calar a voz mais eloquente na defesa de Santa Luzia, estão muitíssimo enganados. Padre Elias é uma verdadeira montanha além de ser um homem de MORAL, e está acima desse malcaratismo.

Explico:

A polêmica está no blog do PT, aquela cloaca financiada com dinheiro público, que tem a única finalidade de beneficiar os poderosos de plantão difamando pessoas de bem como padre Elias. Essa gente que chegou ao poder vendendo a imagem de bonzinhos, hoje se mantém roubando a honra alheia, além de outras coisas para manterem o altíssimo padrão de vida que atingiram, em detrimento dos serviços básicos do município.

Participe da corrente em favor do padre Elias, deixe seu recadinho no mural do blog. Vamos defender padre Elias dessa infâmia que estão tentando contra a honra dele.

Impasse na Câmara

Na sessão ordinária de sexta-feira da Câmara Municipal, foi discutido a questão que envolve o vereador Neguinho [PMDB]. A princípio, todas as providências que o caso requer foram tomadas pela presidência daquela casa: encaminhar para manifestação da assessoria jurídica da Câmara para manifestação e emissão de parecer de como proceder, certificar o vereador da decisão do juízo da 41ª ZE [Zona Eleitoral] e, principalmente, garantir ao parlamentar o amplo direito de defesa.

Não obstante a essas providências, foi encaminhado ofício ao juiz eleitoral, solicitando informações a cerca de quem, em caso de decretação de perda de mandato do vereador, assumiria a vaga, se o 1º suplente da Coligação PDT ou a 3ª suplente do PMDB. Antes de iniciar a sessão, foram recebidas pela secretaria da casa, três representações solicitando a referida vaga. O 1º suplente da Coligação União Democrática [PMDB/PDT], senhor José Luís de Lima Silva, através de seu Advogado, Dr. Flávio Bitencourt, deu entrada em petição ao mesmo tempo em a senhora Soane de Castro Moura, também fez representação alegando que a vaga é do partido e o Senhor José Weliton Milomes Salomão, presidente em exercício do PMDB luziense, representou pedido da vaga para o partido.

Diante deste impasse, a manifestação do presidente da Câmara exige cautela, onde prudência é o caminho a ser seguido por que o mesmo não poderia tomar uma decisão precipitada e decretar a perda do mandato do mais brilhante edil luziense, sem lhe assegurar o amplo e irrestrito direito de defender-se e, sobretudo, tomar uma decisão sem o parecer definitivo da assessoria jurídica.

Vale ressaltar que o presidente do legislativo municipal não se furtará ao direito de decidir, mas o fará mediante o quadro límpido, onde não haja incertezas nem duvidas.

Temperatura quente na Câmara hoje pela manhã

O negócio pegou fogo na sessão ordinária de hoje da Câmara, em uma das raras vezes em que todos os vereadores da base governista compareceram. A intenção era usurparem, também, o cargo do vereador Neguinho, mas quebraram a cara. Toma-te.

Até o imperador, o prefeito de fato, deu as caras por lá, mas quando o vereador Neguinho subiu na tribuna e falou-lhe poucas e boas sobre seu visível enriquecimento, ele [o imperador] saiu de fininho sob sonoros vaias da população.

- Daqui a pouco conto mais...

Tudo como dantes na terra de Abrantes

E o vereador Neguinho [PMDB] continua mais vereador do que nunca, para o desespero da petesada. O presidente da Câmara, vereador Tião Oliveira [PR/G] aguarda parecer do juiz da 41ª Zona Eleitoral, a qual pertence Santa Luzia, para poder manifestar-se sobre o caso.

Fontes de almas vermelhas me repassaram os últimos acontecimentos dos bastidores petistas dando conta de uma briga interna pela vaga do vereador Neguinho, entre a candidata mais votada do partido e o candidato mais votado da coligação. Isso ainda vai render bastante, mas enquanto isso o vereador Neguinho continua exercendo normalmente suas atividades parlamentares, inclusive participando das sessões ordinárias às sextas-feiras, coisa que os vereadores da base governista não fazem.

Corpus Christi

Hoje levantei-me antes das 6 hs para fotografar o tapete de serragem da Procissão de Corpus Christi e encontrei padre Elias, amanhecido, concluindo a decoração.

A procissão foi uma das mais belas que acompanhei, mas nada foi tão emocionante quanto as preces do padre Elias diante do Ostensório, enquanto pedia proteção para os luzienses. Não houve quem não chorasse. Foram palavras simples mas verdadeiras, vindas do coração de um pastor preocupado com o seu rebanho.

Padre Elias, sem sombra de dúvidas, é uma daquelas pessoas que já faz parte da história luziense por tudo que tem feito pela cidade no comando da paróquia.

Amanhã postarei as fotos da Coroação, realizada na segunda-feira, e da linda Procissão de Corpus Christi.

Fiquem com DEUS...

Oposição com responsabilidade.

O texto abaixo, inclusive o título, é da lavra do nosso colaborador Leandro Lima:

Venho observando nos últimos anos as ações dos grupos políticos luzienses praticadas por ilustres cidadãos desta pacata cidade.

Sem esquecer que o tempo se encarregou de mudar às configurações políticas e a nossa única certeza (a temida morte) fez questão de dar as cartas e alterar todo o quadro político de Santa Luzia, sendo assim culminando na mais “problemática” administração que nossa cidade já teve.

Não podemos nos esquecer de quando essa “corja” era oposição, intitulando-se os defensores da moral e dos bons costumes defendendo a bandeira da transparência nos gastos públicos e etc.

Vocês lembram das greves na prefeitura? As pessoas vestidas de mendigo? Os falsos intelectuais do PT dizendo como agir na administração publica? E nos tempos livres o que estes cidadãos faziam? Qual o envolvimento com as causas sociais? O que faziam para o bem comum? Que movimento faziam em prol do povo?

Respostas: “NADA x NADA” (Com a exceção do quase extinto Canto da Terra).

Agora posso falar do outro lado da moeda, do outro grupo política que há em Santa Luzia do Pará. Falo dos nossos vereadores que heroicamente resistem e policiam a administração municipal, como por exemplo, o Vereador Tião Oliveira que muito nos honra como presidente do legislativo assim como honra cada um dos votos recebidos, com muita dignidade, cumprindo o papel a que se propôs, mas infelizmente tem os dissidentes que não podem ver uma nota de R$ 50,00 reais, e logo perdem as vestimentas.

Ha ainda o Empresário Edno Alves que se preocupa com o lazer e bem estar dos luzienses, onde organiza e patrocina os poucos eventos que Santa Luzia ainda tem. E nos últimos anos apareceu mais um ilustre (o qual ainda não o conheço pessoalmente), o jovem empresário Ednaldo Lucena, mostrando solidariedade com seus conterrâneos, exercendo atividades sociais e culturais de extrema importância para os mais carentes.

E por fim a maior liderança política da região o Deputado Adamor Aires, que incansavelmente trabalha na ALEPA por melhores recursos para Santa Luzia do Pará, (que o apedeuta rejeita para não da os créditos ao deputado) preocupado com a inclusão digital para as pessoas carentes, fundou a instituição que carrega o seu nome com o intuito de inserir os menos favorecidos na era digital (a qual é mantida com recursos próprios, diga-se de passagem).

Sendo assim meus amigos vemos que a há sim em Santa Luzia oposição e que até é saudável e necessária, porem ninguém aqui é irresponsável a ponto de recusar emendas parlamentares simplesmente por o conseguidor não ser do mesmo grupo político.

Nesses últimos anos tal movimento vem se intensificando do qual os maiores beneficiados em fim é o povo.

Leandro Lima
[Instrutor de informática]

Retorno

Com o fim da greve dos professores da rede estadual de ensino, as aulas do Ensino Médio foram retomadas normalmente hoje pela manhã na escola Florentina Damasceno, mas a presença dos alunos foi bastante reduzida.

Acredita-se que dois fatores podem ter contribuído para o não retorno da maioria dos alunos: a desinformação sobre o fim da greve e a véspera do feriado de amanhã.

Toma-te

A petesada [luziense] até agora está engasgada com a participação decisiva do deputado Adamor Aires [PR/G-8] nas negociações que puseram fim à greve dos professores da rede estadual, que já durava quase um mês, e de quebra criaram um canal direto de comunicação entre governo e Sintepp para as conversações à cerca do PCCR da educação, que será votado ainda este mês na Alepa.

Cidade em ebulição

A City está fervendo, e tudo por causa da construção do tapete decorativo de 1,5 km que a Paróquia, leia-se padre Elias, está coordenando no trajeto da Procissão de Corpus Christi que acontecerá amanhã à partir das 6 hs.

Dezenas de entidades religiosas, sociais e civis estão envolvidas, porém o mais bonito é ver o empenho da juventude. São centenas de jovens e adolescentes que desde o início da semana colocaram, literalmente, a mão na massa.

Graças ao trabalho do nosso pároco, padre Elias, que a dois anos nossa cidade realiza um dos mais lindo espetáculos de fé da região nordeste do Pará, a Procissão de Corpus Christi.

Fim da greve dos professores da rede estadual de ensino

Na foto: Deputado Gabriel Guerreiro [PV] - líder do Governo na Alepa; deputado Adamor Aires [PR/G-8] - vice-presidente da CCJ; Conceição Holanda - coordenadora do Sintepp; deputado Márcio Miranda - presidente da Comissão de Educação da Alepa e Everaldo Martins - Chefe da Casa Civil do Governo do Estado no ato de assinatra do acordo entre Sintepp e Governo do estado pondo fim à greve dos trabalhadores em educação.
Houve entendimento entre a coordenação do SINTEPP e o Governo, intermediado pela Alepa, com participação decisiva do deputado Adamor Aires nas negociações e sob a presidência do deputado Márcio Miranda, da Comissão de Educação -, pondo fim ao movimento grevista garantindo o atendimento das reivindicações da categoria dos profissionais de educação.”


Leia abaixo os termos do acordo assinado pelos deputados, Sintepp e governo. Clique nas imagens para ampliar.



Apresentação5

Em tempo

A procissão de Corpus Christi, um dos maiores espetáculos de fé de Santa Luzia, graças ao trabalho do padre Elias, está mobilizando toda a cidade na confecção do tapete decorativo que cobrirá o percurso da procissão na próxima quinta-feira.

Dezenas de luzienses prestaram vestibular na Ufpa no último final de semana. O PSE [Processo Seletivo Especial] da instituição de nível superior mais conceituada do estado, ofereceu mais de mil vagas em diversas áreas de conhecimento. Tem muito conterrâneo com excelentes chances de entrar para o restrito clube da elite pensante luziense. Estamos na torcida...

O IBGE, que realizará censo ainda este ano e está oferecendo milhares de vagas para recenseador em todo país, realizou prova em Santa Luzia no último domingo para os candidatos inscritos na seleção do instituto. O número de inscritos surpreendeu a organização do certame que promete divulgar o resultado até o final do mês.

O competente padre Elias, cansado da violência que tem tirado o sossego do seu rebanho, enviou ofícios pedindo providências para autoridades municipais e estaduais, e espera uma resposta em 15 dias. Caso contrário irá mobilizar os luzienses para irem às ruas pedir uma solução para o problema que afeta todo o município.

A greve dos professores da rede estadual de ensino iniciada a mais de 20 dias, foi encerrada hoje à tarde com a assinatura de uma "agenda mínima" de negociações entre as partes, Sintepp e governo, com participação decisiva do deputado Adamor Aires [PR/G-8] que incansavelmente defendeu os trabalhadores em educação desde o dia em que a Assembleia recebeu o projeto do PCCR enviado pelo governo.

A coordenação luziense do Sintepp [professores Flávio Leal e Antonio Moura] está reunida com todos os professores da rede estadual na escola Florentina Damasceno desde às 15 hs para discutirem o retorno das aulas do Ensino Médio já à partir de amanhã.

Aniversário do Edinaldo Lucena

Está chegando a hora de um dos maiores eventos já realizados em praça pública em Santa Luzia City, a festa de aniversário do Edinaldo Lucena, que acontecerá no próximo domingo dia 6 às 19 hs.

Presenças confirmadas: Dj Paulinho Monteiro, banda Marinheiros do Forró [com o baterista Elison Lucena], Trio Uirapuru, Dj James de Capanema, quadrilhas Sonho de um caipira e Tradição junina e o deputado federal Wladmir Costa [PMDB].

No momento serão entregues 16 computadores para projetos sociais da Paróquia de de Santa Luzia e um para a escola Florentina Damasceno.

Parabéns ao luziense Edinaldo Lucena pelo aniversário e pela iniciativa.