Archive for Outubro 2010

Aqui jaz!

... roriz, barbalho, rocha, lago, seffer, Etc, Etc, Etc!
Me desculpe o leitor, mas não errei, não assassinei a ortografia tupiniquim ao iniciar com minúsculas os sobrenomes dos famosos e aplicar a regra correta para o restante dos muitos “falecidos” (Etc), os quais, a partir de ontem, 27/10, foram considerados indigentes e, como tais, serão enterrados, mesmo pq a família não irá comparecer para reclamar “o corpo”. Mesmo porque estas têm a certeza dq, daqui a oito anos, os mesmos vão ressuscitar a não ser que estejam realmente mortos!

Parece piada ou pegadinha, mas não o são. [soou estranho “ossão”].

Veja o que diz a repórter Carlo Pires, de “O Estado de São Paulo”, na edição de hoje:

Ao negar recurso do deputado federal Jader Barbalho [PMDB], o Supremo Tribunal Federal [STF] decidiu, nesta quarta-feira, que a lei da Ficha Limpa tem validade ainda para este ano. A decisão de hoje deve ser aplicada em outros casos idênticos: quando o candidato renunciou a mandato para fugir de cassação. Os demais casos – como o do deputado federal Paulo Maluf [PP], que foi barrado por ter condenação na Justiça - ainda precisarão ser julgados pela Corte.

O julgamento terminou empatado em 5 a 5, e a saída do impasse foi encontrada no regimento interno da Corte. Por sugestão do ministro Celso de Mello, o artigo 205 do regimento interno foi aplicado no julgamento. Diz o artigo: “havendo votado todos os Ministros, salvo os impedidos ou licenciados por período remanescente superior a três meses, prevalecerá o ato impugnado”.

Ou seja: vale a decisão da Justiça Eleitoral que impugnou a candidatura de Jader e definiu que a lei vale para este ano. Sete ministros acataram esse critério de desempate e outros três queriam que o presidente do STF, Cezar Peluso, tivesse exercido o voto de minerva. Jader Barbalho obteve quase 1,8 milhão de votos na eleição para senador pelo PMDB do Pará, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa. Ele renunciou, em 2001, ao mandato de senador para fugir de um processo de cassação no Senado.

O Tribunal Regional Eleitoral [TRE-PA] havia autorizado a candidatura dele, mas o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] reviu a decisão, negando-lhe a candidatura. O julgamento durou quase sete horas e foi marcado por troca de farpas entre os ministros e duras críticas disparadas pelo ministro Gilmar Mendes contra a aplicação da lei. Ele chegou a dizer que validá-la seria “flertar com o nazi-fascismo”
.”

Quem tiver a oportunidade de ler o texto integral, verificará que a sessão terminou, assim como no caso de Roriz, empatada em 5 a 5. O empate ocorreu exatamente às 19:20, com o voto do presidente da Corte, sucedendo-se a isso uma série de “ofensas” proferidas pelos ministros Celso de Mello, Ellen Gracie e o próprio Peluso, este declarando seu voto a favor da manutenção da decisão do TSE exatamente às 21:03.

De todo o ocorrido, uma única certeza: o que fez com que a Lei da Ficha Limpa funcionasse foi o “medo” do STF ser considerado inútil à Democracia. A covardia teria repercussão internacional e a estrutura jurídica nacional estaria seriamente ameaçada por uma “cambada” encoberta por vestes talares, os quais estariam recebendo salários para defender aquilo que bem lhe aprouvesse.

Pelo que se pode perceber ao longo dessa discussão foi que, até no STF, o Jader tinha sua influência.

O que ele, com certeza, não contava era que, dos cinco que o defenderam no empate de 5 a 5, dois se rendessem à consciência democrática, extirpando-os, assim como os inicialmente citados [incluindo os “Etc"], da vida pública.

Esse, talvez seja o primeiro passo para, dentro em breve, se pensar em adotar, como critério para os candidatos a cargos políticos, a exigibilidade do Diploma de Curso Básico de Legislador, ou ainda, a proibição do voto para os analfabetos.

Em todo caso, o ocorrido ontem já é um grande progresso!!

Nota: O autor da postagem [recebida por email], prefere o anonimato.

Fofocódromo

Segundo informações de fonte vermelhíssima, integrante graduado da administração que responde por um setor estratégico está sendo fritada e deve cair nos próximos dias.

O motivo, de acordo com a mesma fonte, é que o tal integrante não quer compactuar com as "traquinagens" dos cardeais petistas no comando da prefeitura.

A fonte confirmou ainda, que já houve até um conclave para pedir a cabeça do dissidente.

Pesquisa

A pesquisa realizada pelo instituto Veritate/Ufpa será divulgada daqui a poucos instantes. Simão Jatene [PSDB] ampliou a vantagem em relação a Ana Júlia [PT] que despencou ainda mais.

A distância do candidato tucano em relação à petista é cavalar. Não adiantou a assessoria de Ana Júlia tentar barrar a pesquisa na justiça. O povo tem o direito de saber a verdade.

A petesada luziense, na certeza da derrota no próximo domingo está desde cedo nas ruas da cidade espalhando mentiras, que serão desfeitas daqui a pouco. Isso mostra quem é o PT de verdade. O povo tá vendo que a "cumpanherada" é capaz de tudo para se manter no poder.

Ah, somente à título de informação: A "cumpanhêra" Ana Júlia acabou de entrar na justiça pedindo para proibir a divulgação da pesquisa Ibope encomendada pela TV Liberal, que seria divulgada neste sábado.

Esse é o PT, capaz de qualquer coisa pelo poder.

Em tempo

O balneário mais badalado da City, o Caeté, continua bombando nos finais de semanas, mas o seu volume d'água está tão baixo que é possível atravessá-lo com água abaixo da cintura. São os efeitos da longa estiagem que tem dado o tom por aqui.

O desespero da turma petista está tão grande que no último sábado, o apedeuta e seus asseclas partiram para o corpo à corpo na difícil tentativa de convencer o povo a votar na recandidata Ana Júlia. Quando passava pela feira o antipopular prefeito foi vaiado por populares insatisfeitos com a desastrosa administração vermelha capitaneada por tal elemento. Muito chateado, o apedeuta foi tomar satisfação, mas ouviu poucas e boas sob um sonoro vaia da multidão que se formou em torno da confusão. Toma-te.

Capanema, a "Capital Paraense do Cimento", completará um século no próximo dia 5, e os preparativos para as comemorações estão à todo vapor. Na entrada da cidade está sendo cosntruído um monumento para comemorar a data e fala-se que a administração municipal e a CDL [Câmara dos Dirigentes Lojistas] vão fazer uma mega festa na avenida da cidade com atrações nacionais do cenário musical.

Elison Lucena, o músico luziense mais badalado da capital paroara, está na City desde o último final de semana curtindo o aconchego da sua família e a companhia dos muitos amigos que tem na terrinha.

Alunos do Pró-Jovem Urbano denunciaram ao blog que estão sendo liberados mais cedo por que está faltando merenda e em uma das unidades de ensino não tem nem água para beber.

Está rolando uma pesquisa eleitoral na City. Algumas pessoas comunicaram ao blog que foram entrevistadas e queriam saber quem a encomendou.

Reunião de encerramento da campanha de Simão Jatene

Hoje em Santa Luzia o deputado federal reeleito Wladmir Costa [PMDB], o mais votado do Pará, juntamente com os deputados estaduais reeleitos Simone Morgado [PMDB], Eduardo Costa [PTB] e Márcio Miranda [Dem], ao lado do anfitrião, deputado Adamor Aires [PR], para a reunião de encerramento da campanha de Simão Jatene [PSDB] ao governo do estado.

A reunião acontecerá à partir das 20 hs na rua Antenor Oliveira, em frente à residência do amigo Nelson.

- Participe, venha, traga sua bandeira e junte-se à campanha vitoriosa do futuro governador Simão Jatene.

Pesquisas liberadas

A coligação "Acelera Pará", que traz à reboque a governadora petista Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição, que patina em todas as pesquisa eleitorais tentou barrar na justiça a divulgação de duas pesquisas realizadas essa semana, uma à pedido da Faepa e outra pelo instituto Veritate.

Mais uma vez o PT lançou mão da truculência para barrar a verdade, mas a juíza Maria do Céu Coutinho, indeferiu o pedido feito pela coligação e as duas pesquisas serão divulgadas.

- Por que será que Ana Júlia e o PT têm tanto medo das pesquisas?

Assim como Lula...

Assim, como o Lula, eu preciso de mais quatro anos
[Ana Júlia, em seu comício, em Belém]

Parafraseando Dilma Roussef, “EU CONSIDERO” a apelação da candidata Ana Júlia um tanto quanto precipitada e imprópria para o momento. Exagera na comparação, esquecendo-se de fatores básicos que a diferenciam do seu padrinho nacional, o qual, atual e inexplicavelmente, vem adotando uma postura reprimível, diferente daquela que o avaliou como um dos melhores moradores do Planalto, com o maior índice de aprovação popular “da história desse país”.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter mostrado capacidade de gerenciamento no Estado, dialogar com os municípios e sintonizar-se mais com o seu povo. E não utilizar a máquina para conseguir máquinas com o intuito de massagear o ego dos prefeitos justamente no fim do mandato. Presumo que a dinheirama deva ser vultuosa para os prefeitos que, nesta última semana, resolveram dar o voto de misericórdia.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter iniciado as obras atuais no início ou, pelo menos, até o segundo ano de mandato. No entanto, deixou para a última hora, para o ano da eleição, porque, com certeza, segue a linha dos que imaginam que, se não ganhar, tudo para. E o povo, por mais que digam que não é mais “besta”, acredita em mamãe-noel.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter dado mais apoio à sua base aliada, aos seus sustentáculos políticos, aos seus “companheiros”, colocando-os nos cargos de maior escalão e, quando a “bomba estourasse” era só dizer que não sabia de nada e mandava exonerar.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter sido mais ousada, ter pulso forte, inovar, procurar trazer para o Pará o que o ele trouxe para o Brasil: a Copa do Mundo, esse evento mundial, o qual, onde quer que ocorra, traz dividendos positivos para quem o sedia. Mas, para o Brasil sediar a Copa, o Lula estava sempre presente, era o interlocutor direto junto aos promotores do evento. A Ana só mandava representante. Como quer comparar?

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter montado uma equipe técnica, profissional e, essencialmente, competente, que lhe proporcionasse uma visão global do estado-continente, como o que o Lula fez. A maioria da população brasileira e mundial sabe, no mínimo, que o nosso atual presidente é “semi-analfabeto” e torce pelo Corinthians Paulista. A escolaridade, no caso de Lula, não fez diferença alguma, quando comparado a muitos acadêmicos que assumiram o mesmo cargo e não tiveram tamanha expressão. A diferença básica é que o Lula é o Lula.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ser mais inteligente, politicamente falando, pois, quando aquele foi para o segundo mandato, já tinha construído o alicerce com a força do povo. No caso de Ana, o slogan já diz tudo: “A força do povo vai vencer”. É o reconhecimento de que o seu governo foi fraco e, por si só, não tem outra saída, a não ser pedir forças justamente para aqueles que, ironicamente, em sua maioria, a querem fora do Palácio.

Assim como o Lula...”, Ana Júlia deveria ter um marqueteiro mais experiente, pois, numa rasante análise, verifica-se uma incoerência tremenda no slogan principal da campanha da petista: ACELERA, PARÁ! Quem quer se reeleger, e acha que o seu governo foi satisfatório [pelo menos pra si], jamais pode pedir pra acelerar, pois, nesse caso, afirma categoricamente que a coisa está indo, segundo Zeca Pagodinho, “devagar, devagar, devagarinho”, quase parando.

Ana Júlia deveria ter sabedoria, lucidez, e, consequentemente, respeito e reconhecimento pelo “companheiro”, porque “Assim como o Lula...”, dificilmente haverá outro que, na minha vã filosofia, a ele se compare, posto que, indubitavelmente, foi um dos melhores estadistas que já tivemos. Não se pode nem deduzir que, mesmo a Dilma o substituindo, seja suficientemente capaz de tirar dele o galhardão conquistado junto à classe menos abastada. Lula, se a Constituição Federal permitisse, seria reeleito para vários mandatos, porque “A força do povo...” assim o queria, por conta de seus feitos à frente da Nação. E ninguém, por mais oposicionista que seja, há de duvidar disso! As pesquisas de avaliação do governo e da popularidade do “cara” são insofismáveis, dispersam quaisquer dúvidas!

Modestamente, creio que, se a Ana Júlia tivesse oportunidade de ler o que ora traduzo em letras o que pensa o cocuruto, iria, com certeza, deixar de querer se igualar ao “companheiro”, sob pena de, “Assim como o Lula...”, ser obrigada a deixar o cargo no dia 31 de dezembro.

Aí, o único slogan dos petistas paraenses que poderá ser considerado lógico é:


“Ana CÁ (iu),
Dilma LÁ (mentou
)”
Nota: O autor da excelente análise é funcionário público municipal, em cargo estratégico, por isso prefere o anonimato.

Convite

O deputado Adamor Aires [PR], convida os amigos luzienses e toda a "Família 22" a se fazerem presentes na reunião de encerramento da campanha de segundo turno em prol da candidatura de Simão Jatene [PSDB] ao governo do estado.

A mesma acontecerá na próxima quinta-feira, 28, na rua Antenor Oliveira, em frente à residência do amigo Nelson e contará com as presenças dos deputados estaduais reeleitos Márcio Miranda [Dem], Eduardo Costa [PTB] e Simone Morgado [PMDB], que juntamente com o deputado Adamor Aires, dão sustentação política à candidatura tucana no nordeste paraense.

Na ocasião, além dos deputados, também estarão presentes os ex-prefeitos Mico e Nato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tião Oliveira [PR], e outras lideranças da política luziense.

Desde já contamos com sua ilustre presença. Venha, conosco, ajudar o Pará voltar a crescer de novo.

Comunicado [Edno Alves]

A assessoria do empresário Edno Alves, alcançou o blog agora a pouco para enviar o comunicado abaixo, esclarecendo os boatos plantados pelos petistas dando conta de que o ex-candidato teria fechado acordo com tal "facção" política nesse segundo turno em prol da candidatura de Ana Júlia Carepa ao governo do estado:

"Eu, Edno Alves, ex-candidato a deputado estadual pelo PSB, utilizo-me desse instrumento para esclarecer aos amigos e correligionários luzienses que não fiz acordo, não abri ruas no Bairro da Invasão ou/e recebi qualquer importância financeira para apoiar o nome da governadora Ana Júlia Carepa [PT] à reeleição.

Afirmo: meu nome está sendo indevidamente usado por pessoas de má índole que, aproveitando-se da desinformação do eleitor, usam-no na tentativa de cooptar votos para tal candidata.

Portanto, qualquer comentário envolvendo meu nome, Edno Alves, referindo-se à apoio à candidata Ana Júlia: é FALSO.

E aproveitando o ensejo, quero agradecer à cada um dos amigos que me deu seu voto de confiança no dia 3 de outubro.


Muito obrigado."

Edno Alves.

Nota: Email enviado pela assessoria do ex-candidato e empresário Edno Alves.

Humor

Dilma manda demitir babá do neto.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, mandou acertar as contas trabalhistas e dispensar, sem aviso-prévio e o mais rápido possível, a babá de seu primeiro netinho.

Segundo a informação, Dilma teria tomado a decisão ao surpreender a babá com a criança no colo, entoando a cantiga de ninar:

"Serra, serra, serrador, serra o papo da vovó...".
Nota: Email enviado pela professora Juliana Patrizia.

Jatene em Capanema

Simão Jatene, candidato tucano vencedor do primeiro turno e líder absoluto em todas as pesquisas eleitorais, estará hoje em Capanema onde realizará grande comício ao lado de lideranças políticas da cidade e região.

Aqui de Santa Luzia, às 16 hs, sairá uma carreata liderada pelo deputado Adamor Aires [PR] rumo à cidade de Capanema para prestigiar o comício do futuro governador do estado.

Venha você também, traga sua bandeira amarela e junte-se à "Família 22" na campanha vitoriosa de Jatene governador.

Deputado Adamor realiza reunião de bairro em prol da candidatura de Simão Jatene

Em um palanque eclético com destaque para a presença da ex-secretária de agricultura do município, Soane Castro [PMDB], o deputado Adamor Aires [PR] realizou ontem mais uma reunião de bairro em prol da candidatura do tucano Simão Jatene ao governo do estado.

Diante de centenas de pessoas e ao lado dos ex-prefeitos Mico e Nato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tião Oliveira, e outras lideranças, o deputado Adamor destacou a importância de eleger Simão Jatene para o governo do estado e rebateu as calúnias plantadas pela turma do PT nos últimos dias na tentativa de confundir o eleitorado luziense e, principalmente, denegrir a imagem do deputado e seu grupo político trazendo o embate para a esfera municipal antecipando 2012.

O deputado foi enfático e desmascarou os petistas contestando cada uma das mentiras veiculadas na cidade durante a semana em relação às obras que a petesada diz que a governadora Ana Júlia realizou em Santa Luzia, arrancando aplausos de uma plateia bastante entusiasmada com o seu discurso.

Festividade de Santa Luzia - 2010

Olá Rei.

Com alegria vamos celebrar mais uma "Festividade de Santa Luzia", e seu blog é um grande canal divulgação da maior manifestação religiosa da nossa cidade.

A programação está sendo concluída e brevemente lhe enviaremos. Desde já agradecemos sua colaboração.

Ah, lembramos que as cartelas do "Bingão de Santa Luzia" já estão à venda com a seguinte premiação:
1º Prêmio: 1 TV
2º Prêmio: 1 notebook
3º Prêmio: 1 moto 0km
E mais 5 sorteios de cestas básicas com 15kg de alimentos cada uma.

Cartelas à venda na secretaria da Paróquia ao valor de R$ 10,00.

- Que Santa Luzia ilumine e proteja você e sua família.

Márcio Santos
[coordenador pastoral]

Antonio Luís convida

Olá amigos de santa Luzia do Pará e região, nos dias 23 e 24 [sábado e domingo] no balneário Água Azul, na 7ª travessa da Monte Negro, estará acontecendo o I Baile da Saudade.

No sábado à tarde será realizado um torneio de futebol e à noite o grande baile com carretinha Burra Preta. No domingo, festa o dia inteiro com a cobertura musical do Mega Saturno e da carretinha Burra Preta e grande show da dupla Tom e Daço com gravação de DVD.

Transporte de Santa Luzia até a festa, inteiramente grátis, no domingo. Portaria liberada no sábado e no domingo apenas R$ 5,oo durante o dia.

Você não pode perder.

Org.: Antonio Luís e Zé de Cleta.

Nota: Email enviado pelo dj e locutor Antonio Luís.

Entrevista do Márcio Santos ao canal Futura

Olá Professor, estou enviando o vídeo da entrevista concedida por mim ao Programa Conexão Futura, do Canal Futura [exibido no dia 12/10] sobre o nosso projeto "Brinquedos e Brincadeiras" que está conquistando voluntários para fortalecer o desenvolvimento das crianças em nosso município, que será lançado em breve aqui em Santa Luzia.

Neste final de semana, mais precisamente no dia 23/10, estarei lançando o projeto em três cidades: Capitão Poço, Garrafão do Norte e Ourém. Espero contar com ajuda do seu blog, e conquistar novos parceiros para essa nossa ação.

Aos empresários, amigos[as] que quiserem e poderem ajudar estaremos aguardando.

Desde já, professor muitíssimo obrigado.

Márcio Santos
[Multiplicador de Brinquedos e Brincadeiras/Pa]
Pastoral da Criança - Paróquia de Santa Luzia - Pa

O que está acontecendo?

Em relação aos jovens presos na segunda-feira à noite pelo roubo de motos no ramal da 12, os 3 são filhos e moradores de Santa Luzia, inclusive dois deles já foram meus alunos.

Sinceramente, é muito triste vermos os filhos da City, nascidos e crescidos entre nós, entregues de corpo e alma ao mundo crime.

- O que está acontecendo com os filhos de Santa Luzia?

As mentiras do PT

Eita que o desespero se abateu de vez sobre o PT diante da eminente derrota de Ana Júlia no segundo turno. Falo do PT luziense, que desde o final de semana está nas ruas tentando fazer carreata, indo de casa em casa pregando mentiras contra o futuro governador Simão Jatene [PSDB], e agora colocou um carro-som nas ruas contando mentiras para a população sobre as supostas, isso mesmo supostas, obras que essa organização criminosa afirma que Ana Júlia realizou no município.

Essa gente do PT sempre viveu de mentiras. Gente que mente, mente que nem se sente. Mas o povo não é besta e já percebeu que eles [do PT] estão no desespero tentando engana-lo com mentiras, muitas mentiras. Estão falando do hospital que a Ana Júlia inaugurou. Que hospital? Ela inaugurou um terreno raspado, na época, por que hoje o que lá existe é um matagal que serve de campinho de pelada para a molecada da rua. Estou mentindo?

Falaram da "Fábrica de Açaí". Tudo bem, construíram um prédio, mas o dito cujo está abandonado sem energia servindo de ponto de encontro para marginais usarem drogas. Até a caixa d'água de lá todo mundo sabe onde foi parar. Utilidade para a população que é bom, a tal fábrica não tem nenhuma.

Citaram o matadouro. Ora não me façam ri. Este é mais um elefante branco da administração petista que está com as obras paradas há meses sendo consumido pelo mato e pela ação do tempo. Enquanto isso, os açougueiros são obrigados a abaterem os bois nas próprias fazendas sem as mínimas condições de higiene colocando a saúde da população em risco.

Navega Pará? Isso mesmo estão dizendo que em Santa Luzia tem o tal Navega Pará. MENTIRA, e das grandes. Em 2008 chegou na escola Florentina Damasceno um contêiner com todos os equipamentos do tal projeto que ficou ao lado da quadra pegando sol e chuva por mais de um ano até que não sei por que cargas d'água foi levado embora.

E tem mais, muito mais mentiras. Muitas mentiras dessa "honesta" gente do PT luziense. Depois conto mais.

Convite

O deputado Adamor convida toda a "Família 22" e amigos a se fazerem presentes numa grande reunião de bairro em prol da candidatura de Simão Jatene [PSDB] ao governo do estado, que será realizada na próxima sexta-feira [22] no Bairro novo em frente à residência do amigo Carlos do Deodato.

Venha, traga sua família e seus amigos. Junte-se à grande maioria dos paraenses que quer ver o estado voltar a crescer de novo com Jatene governador.

Quatro diretórios do PMDB de "porteiras" fechadas com Jatene.

Depois que o morubixaba do PMDB paroara, Jader Barbalho, liberou geral, os diretórios do PMDB de 4 municípios do oeste paraense – Santarém, Belterra, Juruti e Óbidos – fecharam apoio à candidatura a governador, neste 2º turno, do tucano Simão Jatene.

Os 4 diretórios giram em torno da órbita de influência do deputado estadual santareno reeleito Antônio Rocha.

Nota: A informação é do blog do jornalista santareno Jeso Carneiro.

Em tempo

A semana que passou foi concorrida em termos de eventos na City. Tudo começou na terça-feira com a festa de aniversário do empresário Edno Alves na avenida que reuniu milhares de pessoas ao som da super aparelhagem Mega Príncipe Negro. Na quarta-feira quem pousou em solo luziense foi a aparelhagem Brasilândia levando a nostalgia aos amantes da música do passado. Sexta-feira, a luta livre armou o ringue, literalmente, no clube da piscina com o "I Pará Combat" organizado pelos amigos Léo Pereira e Andrey Oliveira.

Desolação, essa era a verdadeira tradução da realidade dos torcedores do Payssandu em Santa Luzia, ontem depois da derrota do clube paraense por 3 a 2 para o pernambucano Salgueiro que de quebra tirou do Payssandu a vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2011.

Por falar em futebol, está rolando na City o Campeonato Luziense de futebol de campo com jogos emocionantes todo final de semana. O destaque fica por conta dos favoritos ao título Expressinho, Botafogo e Flamengo.

Segundo informações que chegaram até o signatário do blog, esta semana serão retomados os julgamentos dos luzienses presos na Operação Limpeza, realizada em julho desse ano pelas polícias Civil e Militar.

Depois de mais de 30 dias finalmente a chuva caiu na City. Na tarde de ontem caiu um temporal e tanto amenizando o calor que tem pautado os últimos dias.

O deputado luziense Adamor Aires [PR] tem dedicado os últimos dias que antecedem o segundo turno das eleições majoritárias, às articulações para o fortalecimento da candidatura de Simão Jatene [PSDB] ao governo do estado.

O padre João Ribeiro, muito querido pela Família Católica luziense, esteve por aqui no final de semana visitando os muitos amigos que conquistou na City durante o curto período que dirigiu nossa paróquia.

O deputado capanemense Eduardo Costa [PTB], reeeleito para mais um mandato na Alepa no último dia 3, afirmou em entrevista à uma rádio que não concorrerá à prefeitura de sua cidade em 2012. A decisão do deputado, que cogitou essa possibilidade antes da eleição, teve como base, segundo informações, o seu baixo desempenho nas urnas capanemenses.

Pesquisa

A essa altura do campeonato todo mundo já viu a primeira pesquisa Ibope/Tv Liberal com intenções de votos para o segundo turno, mas em respeito aos meus leitores, especialmente um certo "Flamel", o maior especialista em pesquisas eleitorais, estou publicando.

A pesquisa acima foi publicada no jornal O Liberal, edição de hoje, domingo 17 de outubro de 2010 e ouviu 812 eleitores em todas as regiões do estado entre os dias 12 e 15 desse mês.

Considerando-se apenas os votos válidos o candidato do PSDB, Simão Jatene, tem 60% e Ana Júlia [PT] 40%. No primeiro turno, Jatene obteve 48,92% dos votos válidos enquanto que a candidata petista Ana Júlia obteve apenas 36,05%.

O orcaso de um patriarca

Dr. Almir Gabriel, o ex-governador mais bem avaliado da história recente do Pará e uma das poucas reservas morais da política desse estado, acometido pela infundável sede de vingança que tem pautado seus afazeres políticos nos últimos tempos acabou de manchar ireversivelmente sua biografia ao declarar, ontem, apoio à reeleição da sua ex-arquirival Ana Júlia Carepa numa desesperada e infrutífera tentativa de atrapalhar o retorno do seu ex-pupilo, Simão Jatene ao governo do estado.

Amargurado com Simão Jatene, à quem credita a derrota de 2006 para a petista [o que não condiz com os fatos], Dr. Almir nos últimos dois anos tem feito política somente com um único objetivo: impedir, em vão, o retorno do seu ex-amigo ao Palácio dos Despachos.

Fazendo política com o "fígado", Almir Gabriel construiu alianças até pouco tempo impensáveis com antigos desafetos, como Jader Barbalho por exemplo a quem se aliou no primeiro turno viabilizando a terceira via que não decolou. Não satisfeito com a ineficácia do seu posicionamento político em relação à Jatene, Gabriel agora resolveu unir forças com a desgastada governadora petista que patina nas pesquisas de intenção de votos.

Agindo assim, Dr. Almir Gabriel vislumbra despedir-se pela porta dos fundos da política paraense, o que é uma pena.

De portas fechadas

Lembram do comitê de campanha do PT luziense que esta semana começou a funcionar no antigo prédio da Radisco? Na terça-feira, a filha do proprietário do imóvel interpelou um gangster petista, logo cedinho quando este abria o referido comitê, cobrando o aluguel do prédio ameaçando fechá-lo caso o compromisso não fosse honrado.

Pois bem, ontem a ameaça foi cumprida. Segundo informações [muitas, diga-se de passagem] que chegaram até este blog, a moça cumpriu o que prometeu. Baixou as portas do prédio com todo o material de campanha - bandeiras e o som - dentro até que o aluguel seja pago.

Pelo que parece, o PT não quitou o débito, por que o comitê continua fechado.

Eles tucanaram...

Um novo verbo está fazendo sucesso no dicionário político papa-chibé, o "tucanar", isso mesmo, tucanar, do tucano Simão Jatene, candidato do PSDB vencedor do primeiro turno e líder absoluto nas pesquisas para a corrida ao governo do estado.

O verbo tucanar está sendo conjugado - principalmente - pelos deputados que integraram a campanha da futura ex-governadora Ana Júlia Carepa [PT] no primeiro turno que agora estão abandonando o barco em face ao iminente naufrágio dos sonhos petistas de continuar ocupando o Palácio dos Despachos.

O primeiro a tucanar foi o deputado luziense Adamor Aires [PR], que fez escola, levando meio PR a segui-lo, tanto que seu colega de legenda, deputado Júnior Haje, também tucanou essa semana. Semana passada foi a bancada do PTB, partido comandado pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, aliado de Ana Júlia, que tucanou com as adesões de Eduardo Costa, Júnior Ferrari e Tião Miranda, juntamente com o deputado federal eleito Josué Bengtson.

Agora o verbo tucanar está fazendo sucesso mesmo é nos arraiais do PMDB de Jáder Barbalho, que ainda não orientou o partido que decisão tomar após o primeiro turno. O primeiro que tucanou foi o deputado federal mais votado do Pará, Wladmir Costa, que já tem a companhia do também federal Asdrúbal Bentes e dos estaduais Parsifal Pontes e Simone Morgado, além dos prefeitos de Cachoeira do Piriá e de Garrafão do Norte que tucanaram faz muito tempo sob orientação do deputado Adamor Aires.

Deputado Adamor e grande comitiva se reúnem com Simão Jatene

PREFEITO-DE-GARRAFAO-DO-NORTE-2

Simão Jatene, candidato do PSDB e líder absoluto em todas as pesquisas para o governo do estado, recebeu na última sexta-feira [8] o deputado Adamor Aires [PR] e grande comitiva composta pelo deputado federal Lira Maia [Dem], deputado estadual Márcio Miranda [Dem], prefeito de Cachoeira do Piriá, Albenor pontes [PMDB], prefeito de Garrafão do Norte, Francisco Chaves Franco [PMDB] e os ex-prefeitos de Santa Luzia, Mico e Nato em audiênca que reforçou o apoio do grupo político liderado pelo deputado Adamor à candidatura de Simão Jetene.

Durante a audiência o prefeito de Garrafão do Norte, que apoiou o candidato do seu partido no primeiro turno, declarou apoio ao candidato tucano. Francisco Franco disse que vai trabalhar com afinco para que Jatene vença no município de Garrafão do Norte. “Viemos aqui colocar-nos à disposição do candidato e falar do nosso apoio incondicional a sua candidatura”, afirmou.

Jatene agradeceu o apoio das lideranças presentes. Ele disse que o fortalecimento de sua candidatura com novas alianças dá a ele a convicção de que poderá enfrentar os desafios que estarão postos a partir de 1º de janeiro de 2011. “Quero que sejamos parceiros nessa nova empreitada. Convido vocês a integrarem o grupo político que vai redesenhar esse Estado”.

Em tempo

O empresário Edno Alves completou mais um ano de vida no dia de ontem e recebeu o carinho do muitos amigos que cultiva na cidade que adotou como sua, num café da manhã no pátio do seu posto. O melhor presente de aniversário Edno recebeu no último domingo: a expressiva votação que superou os 3.500 votos para deputado estadual.

Os muitos vips de Santa Luzia que não perdem um Círio vão dá uma esticadinha na capital, já que o feriadão se estende até terça-feira.

Marco Leal e família estão felizes da vida com a chegada da mais nova, isso mesmo, a mais nova integrante da prole, Maria Heloísa que deu o ar da sua graça no último sábado.

Semana passada começou o julgamento dos presos na operação Limpeza, realizada pelas polícias Civil e Militar no mês de agosto. Dois dos presos já foram julgados e condenados enquanto um foi solto . Os demais serão julgados até o final do ano.

Ex-casada que foi trocada por outra depois de anos de casamento já deu a volta por cima e agora curte um ardente "amor de verão" ao lado do seu novo affair. O amor é lindo não é mesmo?

O balneário e casa de shows "Sol de Verão", de propriedade do cantor e compositor Maurício Camargo, inaugurado mês passado na comunidade do Muruteua não decolou. Mesmo com uma estrutura de bar e piscina natural mais sofisticados que os concorrentes está sempre vazia e não caiu no gosto nem mesmo dos muruteuaras que preferem o balneário "Coração de Mãe".

Dj Jdson voltou com todo gás no último sábado. A "Noite das Mulheres" lotou a danceteria Beleza Pura Dance Club e botou a galerinha baladeira para dançar ao som do Mega Arrebentão.

Renovação da Alepa

Vinte dos atuais 41 deputados estaduais não voltarão à Assembleia:

Anaice [PMDB], Adamor Aires [PR], André Dias [PSDB] - não se elegeu deputado federal, Arnaldo Jordy [PPS] - eleito deputado federal, Bira Barbosa [PSDB], Bosco Gabriel [PSDB], Carlos Martins [PT] - não se elegeu deputado federal, Joaquim Passarinho [PTB], Deley Santos [PV], Domingos Juvenil [PMDB] - concorreu ao governo do estado, Gualberto Neto [DEM], Haroldo Martins [DEM], Ítalo Mácola [PSDB], Miriquinho Batista [PT] - eleito deputado federal, Regina Barata [PT], Roberto Santos [PRB], Robgol [PTB], Suleima Pegado [PSDB], Tetê Santos [PSDB] e Zé Neto [PP].

Nota: À excessão dos eleitos para a Câmara Federal e dos deputados Adamor Aires e Zé Neto, que não se candidataram à reeleição, todos os outros foram derrotados nas urnas.

Deputados mais votados em Santa Luzia

Santa Luzia do Pará tem 14.557 eleitores. Veja a votação dos principais candidatos à deputados estaduais e federais que disputaram votos no município.

Deputado estadual [pelo número de votos obtidos]
*Edno Alves [PSB]: 3.638 votos.
Márcio Miranda [DEM]: 1.400 votos.
Valdir Ganzer [PT]: 1.080 votos.
Carlos Bordalo [PT]: 861 votos.
Eduardo Costa [PTB]: 532 votos.
Simone Morgado [PMDB]: 208 votos.
Raimundo Belo [PSB]: 198 votos.
Claudionor Moreira [PR]: 127 votos.

Deputado federal [pelo número de votos obtidos]
Wladmir Costa [PMDB]: 3.042 votos.
Lúcio Vale [PR]: 1.639 votos.
Cláudio Puty [PT]: 1.627 votos.
Beto Faro [PT]: 1.243 votos.
Josué Bengtson [PTB]: 535 votos.

*Não eleito.

Senado

Após a conclusão das eleições paroara, o TRE liberou a votação dos ficha suja, Jáder Barbalho [PMDB] e do mensaleiro Paulo Rocha [PT].

*Jader Barbalho: 1.799.762 votos.
*Paulo Rocha: 1.733.376 votos.

Flexa Ribeiro [PSDB], turbinado pelo desempenho de Simão Jatene [PSDB], foi o grande campeão: obteve 1.817.644 votos e está garantido no Senado Federal.

Jader Babalho, o segundo mais votado e enquadrado pela lei da Ficha Limpa, depende da justiça para assumir ou não o mandato. Paulo Rocha, o terceiro colocado da disputa e também enquadrado na lei da Ficha Limpa, felizmente o povo nos fez o grande favor de bani-lo da vida pública.

Deputados federais eleitos pelo Pará

Deputados federais eleitos, pelo número de votos obtidos:

01- [PMDB] Wladmir Costa: 236.498 votos.
02- [PMDB] Elcione Barbalho: 209.525 votos.
03- [PPS] Arnaldo Jordy: 201.160 votos.
04- [PMDB] José Priante: 171.967 votos.
05- [PT] Beto Faro: 169.178 votos.
06- [PSDB] Zenaldo Coutinho: 153.738 votos
07- [PSC] Zequina Marinho: 147.577 votos.
08- [PR] Lúcio Vale: 141.744 votos.
09- [PSDB] Nilson Pinto: 140.149 votos.
10- [PT] Miriquinho Batista: 125.584 votos.
11- [PT] Cláudio Putty: 120.877 votos.
12- [DEM] Lira Maia: 119.543 votos.
13- [PT] Zé Geraldo: 119.500 votos.
14- [PTB] Josué Bengtson: 112.157 votos.
15- [PDT] Giovanni Queiroz: 93.382 votos.
16- [PMDB] Asdrúbal Bentes: 87.681 votos.
17- [PSDB] Wandenkolk: 68.541 votos.

Deputados estaduais eleitos.

Deputados estaduais eleito, pelo número de votos obtidos:

01- [PSOL] Edmilson Rodrigues: 85.411 votos.
02- [DEM] Márcio Miranda: 67.516 votos.
03- [PSDB] Manoel Pioneiro: 54.047 votos.
04- [PMDB] Simone Morgado: 50.944 votos
05- [PT] Chico da Pesca; 49.427 votos.
06- [PSDB] Sidney Rosa: 48.912 votos.
07- [PT] Carlos Bordalo: 45.070 votos.
08- [PSDB] Alexandre Von: 44.837 votos.
09- [PSDB] Cilene Couto: 43.852 votos.
10- [PMDB] Martinho Carmona: 43.452 votos.
11- [PTB] Júnior Ferrari: 43.238 votos
12- [PR] Júnior Hage: 41.835 votos.
13- [PTB] Tião Miranda: 41.193 votos.
14- [PSDB] José Megale: 40.082 votos
15- [PMDB] Chicão: 39.851 votos
16- [PT] Valdir Ganzer: 37.451 votos
17- [PSDB] Ana Cunha: 35.332 votos
18- [PT] Bernardete Ten Caten: 33.736 votos.
19- [PT] Airton Faleiro: 32.853 votos.
20- [PTB] Eduardo Costa: 32.451 votos.
21- [PR] Luzineide: 32.407 votos.
22- [PT] Edilson Moura: 32.385 votos.
23- [PMDB] Nilma Lima: 30.032 votos.
24- [PMDB] Parsifal Pontes: 29.863 votos.
25- [PMDB] Antonio Rocha: 28.976 votos.
26- [PDT] Fernando Coimbra: 28.950 votos.
27- [PR] Eliel Faustino: 28.537 votos
28- [PMDB] Josefina: 28.466 votos
29- [PMDB] Macarrão: 28.120 votos.
30- [PDT] Pio X: 26.264 votos.
31- [PSB] Cássio Andrade: 25.383 votos.
32- [PSB] Raimundo Belo: 24.292 votos.
33- [PV] Gabriel Guerreiro: 23.541 votos.
34- [PMN] Alessandro Novelino: 23.383 votos.
35- [PR] Raimundo Santos: 23.250 votos.
36- [PT] Zé Maria: 23.116 votos.
37- [PT] Milton Zimmer: 22.906 votos.
38- [PT] Alfredo Costa: 22.762 votos.
39- [PPS] João Salame: 22.118 votos.
40- [PRB] Pastor Divino: 22.112 votos.
41- [PSC] Hilton Aguiar: 15.611 votos.

Eleições

Amanhã será o grande dia de escolhermos os nossos representantes políticos. Aqui em Santa Luzia, como em qualquer outro lugar, haverá os grandes vencedores.

Para o governo do estado Simão Jatene [PSDB] será o nome vitorioso, deixando sua principal concorrente a comer poeira. Para o senado, Jader Barbalho já é um nome consagrado em terras luzienses e com certeza vai repetir o desempenho de outras eleições.

Para a Câmara Federal, os nomes mais cotados em Santa Luzia são: Wladimir Costa [PMDB], Lúcio Vale [PR], Beto Faro [PT] e Arnaldo Jordy [PPS], que mesmo sem cabos eleitorais de peso terá uma boa votação.

Agora, o grande embate à ser travado será entre os concorrentes à Alepa com cinco nomes muito bem cotados na City: Edno Alves [PSB], Márcio Miranda [DEM], Simone Morgado [PMDB], Carlos Bordalo [PT] e Eduardo Costa [PTB], embora a verdadeira polarização dê entre Edno - por ser daqui - e Marcio Miranda - que carrega o apoio do deputado Adamor Aires [PR].

Carreata

Logo mais à partir das 19 hs haverá carreata da "Família 22" em prol dos seus candidatos: Márcio Miranda 25.123 [deputado estadual], Lúcio Vale 2.222 [deputado federal], Flexa Ribeiro 456 [senador] e Simão Jatene 45 [governador], líder absoluto em todas as pesquisas.

Esses são os verdadeiros candidatos da "Família 22", indicados pelo deputado Adamor Aires, líder inconteste da política luziense.

Pegue sua bandeira, e venha para a carreata da vitória...

Jatene aumenta vantagem sobre Ana Júlia e deve ser eleito no primeiro turno.

[PESQUISA LABORATÓRIO DE CIÊNCIA POLÍTICA/UFPA/VERITATE ]

GOVERNADOR [ESPONTÂNEA]
SIMÃO JATENE 40,3%
ANA 21,9%
JUVENIL 6,8%
CLEBER RABELO 1,3%
FERNANDO CARNEIRO 1,0%
OUTRO 0,2%
NENHUM/BRANCO/NULO 7,1%
SEM RESPOSTA 21,3%

GOVERNADOR [ESTIMULADA]
SIMÃO JATENE 45,5%
ANA 24,6%
JUVENIL 8,6%
CLEBER RABELO 1,8%
FERNANDO CARNEIRO 1,2%
NENHUM/BRANCO/NULO 6,7%
SEM RESPOSTA 11,6%

GOVERNADOR [REJEIÇÃO]
SIMÃO JATENE 14,6%
ANA JÚLIA 43,7%
JUVENIL 3,5%
CLEBER RABELO 2,4%
FERNANDO CARNEIRO 2,8%

GOVERNADOR [SIMULAÇÃO DE SEGUNDO TURNO]
JATENE 54,4%
ANA JÚLIA 29,9%
NENHUM/BRANCO/NULO 8,4%
SEM RESPOSTA 7,3%

SENADO FEDERAL [ESTIMULADA]
JÁDER BARBALHO 39,3%
FLEXA 30,0%
PAULO ROCHA 26,8%
MARINOR 6,2%
PROF. NEIDE 2,1%
PAULO BRAGA 1,4%
JOÃO AUGUSTO 1,5%
ABEL RIBEIRO 1,1%
SAVANAS 0,6%
YAMADA 0,1%

Leia mais: No blog Bilhetim, editado pelo sociólogo Profº. Dr. Edir Veiga.