WHAT'S NEW?
Loading...

Exposalp 2010 - programação oficial


Dia 17: Shirley Cavalhães [gospel] e Rick & Renner [sertanejo]
Dia 18: Caio & Marcelo [sertanejo] e Forró Sacode [forró]
Dia 19: Banda Xeiro Verde [regional] e Super Pop [aparelhagem]


* Além das atrações regional, nacional e rodeio haverá apresentações da cultura local.
* Você poderá desfrutar das deliciosas comidas na praça de alimentação e dos produtos da Feira de Economia Solidária.
* Passeio Ecológico para os balneários nas localidades do Caeté, Tentugal, Tipitinga, Muruteua, Jacarequara e Muruteuazinho.

Jorge Cirino
[secretário municipal de agricultura]

Show da cantora Viviane Batidão, na City.

Somente para lembrar a galerinha baladeira, no próximo sábado [dia 4 de dezembro] tem o super show da cantora Viviane Batidão, na Piscina Club.

"A Noite da Sensualidade" é mais uma promoção da J & G Eventos.

- Imperdível!!!

Vereador Robson Federal, a bola da vez na Câmara Municipal

É grande o alarido nos quatro cantos da cidade, e assim perdurará até o dia 15 do mês vindouro, quando conhecer-se-á a nova mesa diretora do legislativo, salvo se o exemplo da terra do cimento tenha feito escola, cujo episódio vergonhoso põe em xeque a credibilidade e isenção de interesses de alguns edis, os quais legislam em causa própria, com as devidas ressalvas para não generalizar, pois sempre há, entre os lobos, uma ovelha, nem que seja em forma de presa.

Conforme veiculado neste blog e no “do Leandro Lima”, as chapas obedecem a seguinte formação: Chapa I: Lúcia Machado, Luiz Doca, Nando e Zé Luiz; Chapa II: Edson Farias, Franço, Socorro Saldanha e Tião Oliveira.

E o Robson Roberto, o polêmico? Onde fica nessa história?

Retroagindo no tempo, recordo-me de um internauta que, ao ler uma matéria por mim postada neste espaço, antes de censurar-me sobre a imputação da interpretação de um famoso samba a quem não o era de fato, elogiou-me como um bom entendedor de política, o que, com toda franqueza, não o sou.

Ocorre que a política, principalmente em Santa Luzia do Pará, é previsível, mesmo para quem não é expert, dado às circunstâncias em que ela se desenha.

Ao analisar os fatos que, atualmente, são levados a efeito no cenário político da cidade morena, não me surpreendo, pois, há pouco tempo atrás, qualquer cidadão, tendo como pressupostos a isenção, tanto pessoal quanto partidária, poderia, em sã consciência, se antepor às ocorrências. Não é motivo de admiração, pelo menos para este colaborador, que haja duas chapas concorrendo à mesa diretora da CM, tendo como “cabeças” edis da mesma sigla partidária.

Ainda tem alguém que não sabe que, internamente, os petistas travam uma verdadeira guerra, cada qual querendo ser a “menina dos olhos” do Louro, no que tange à sucessão? Principalmente a Lúcia Machado e o Edson Farias? Qual é a prova que falta para qualquer “aleijado do juízo” ter esta certeza? Respondo: ser internado.

Também é certo, e isto afirmo hoje [sem ser expert], que, independentemente de quem seja o novo presidente da Casa de Leis, terá uma “árdua” missão: reagrupar o PT local e, se tem esperanças de que a sigla vermelha permaneça no comando da administração, deverá, inclusive, abrir mão de alçar vôos mais altos, dando apoio incondicional ao preferido da cúpula. Em continuando a trivialidade, pode-se, mais uma vez, e, desta vez, mais facilmente, prever, hoje, o resultado do pleito que ocorrerá daqui a menos de dois anos. Para um regular entendedor: Derrota antecipada.

No caso do Robson Roberto, há uma incógnita. Sua opção em não participar de nenhuma chapa soa como algo estranho. Para quem pouco o conhece, essa opção ofusca alguma insatisfação com a ala governista, ao mesmo tempo em que fica latente a sua postura oposicionista ao clã Oliveira, cuja representatividade está na figura de Sebastião Leopoldino. Logo o Robson, cuja principal característica é o embate direto, o esbravejar de palavras fortes e moralistas.

Não, algum motivo há para o seu isolamento!

Diante do meu inconformismo e da recusa inexplicável do Robson Roberto, necessárias se fazem algumas argüições:
a) Será que o Robson Roberto está esperando alguma “proposta” de uma das chapas para dar o voto de minerva?
b) Quais exigências fará para que pende para a chapa I ou II? Nepotismo cruzado? Locação de Veículo para a Câmara? Apoio pra ser o principal candidato da sucessão?
c) E, na ausência de quaisquer dessas hipóteses? E se o Robson Roberto se abster de votar, ou votar em branco, ou até anular o voto? Uma certeza: haverá empate e, aí, entrará em cena o Regimento Interno e Eleitoral daquela casa. Daqui até lá, muita água vai rolar embaixo da ponte.
d) Quem será que vai “conquistar” o voto do Robson Roberto?

No caso de Tião Oliveira, demonstra amadurecimento político, pelo menos nas suas justificativas aos seus seguidores, que não são necessariamente os mesmos do seu primo Adamor, pois suas palavras são meticulosamente empregadas e com pleno sentido democrático, aliás, confesso que compartilho desse mesmo pensamento.

Ter vindo a público, através deste blog, para dar esclarecimentos de seu apoio à chapa do Edson Farias, é digno de elogios, em duas frases adaptadas que rechaçam qualquer crítica atroz: “vivemos em um Estado Democrático e as cores partidárias devem ser deixadas de lado quando o interesse público prevalece;” e “Não me curvei diante do PT, pois tenho vontade própria e sou livre e desimpedido para resolver às questões que o cargo me recomenda;”. Depois dessa canja, caríssimos leitores, quem se habilita a por em dúvida as palavras do parlamentar-mirim?

Não devemos ser levianos, ao ponto de ignorarmos que acordos e acordos existem quando ocorre qualquer tipo de eleição, em nível universal. E a do Legislativo não poderia ser diferente. Os há, com certeza. O grande trunfo é saber como fazer, como propor, como conquistar o par “à deriva”.

E, com essas suposições, pra não dizer “dicas às chapas”, finalizo esta peça, justificando razoavelmente o seu título, afinal de contas, está nas mãos do Robson Roberto, o voto decisivo, ou seja, ele é “a bola da vez”.

- De um simples colaborador.

Nota: Todos os créditos do pôster acima são do nosso colaborador anônimo.

Um sucesso

Assim definiram organizadores e público participante do "VI Festival do Açaí" da comunidade do Broca realizado no último final de semana.

Segundo alguns amigos que estiveram por lá, na festa com a aparelhagem Nova Geração, tinha gente saindo pelo ladrão, literalmente.

Cabelo raspadinho estilo...

É assim que estão alguns luzienses desde o final de semana por causa da aprovação no vestibular de universidades da capital do estado.

Os novos integrantes da "elite pensante" luziense são: João Sol [Ciência da Computação], Andrey Oliveira [Engenharia Ambiental], Bereka [Direito] e "Tio" Williams [Administração de Empresas].

Parabéns aos novos calouros...

VI Festival do Açaí

Hoje acontece na comunidade do Broca o "VI Festival do Açaí", uma realização da Associação dos Produtores, com torneio de futebol à tarde e festa à noite sob o som do Super Nova Geração.

Acidente envolvendo ônibus que transporta estudantes em Santa Luzia

Todas as fotos e a reportagem são de autoria de Dinho Oliveira, editor do blog "Cultura Luziense".

on03

on02

on01

O acidente aconteceu a pouco, por volta das 17:00hr na BR 316, seis quilômetros antes de Santa Luzia do Pará no sentido Capanema/Santa Luzia.

Um ônibus que faz o transporte de estudantes do ensino público santaluziense para as comunidades do Transcaeté, Tipitinga e demais comunidades desta região santaluziense foi surpreendido pelo desprendimento de uma carretinha que se soltou de um veiculo de passeio que vinha no sentido contrário e trazia nesta um motor gerador que seria utilizado em uma festa que acontece hoje em Santa Luzia do Pará. A carretinha colidiu de frente com o ônibus , levando-o para fora da estrada.

Frente à dimensão assustadora do acidente, nenhum estudante gravemente ferido, mas muito assustados. O socorro foi breve e atraiu muita gente à Unidade de Saúde santaluziense, todos interessados em noticias sobre os feridos.

O que chamou a atenção dos muitos curiosos que se dirigiram para o local do acidente foi a grande quantidade mercadorias que estava também sendo transportada entre os alunos. Alguns deles relataram que viram muitos colegas sendo imprensados por sacas de milho e até botijões de gás de conzinha.

Ao que tudo indica não há culpa por parte do motorista do ônibus quanto ao acidente, mas o fato deixa todos em estado de alerta quanto aos cuidados com o transporte dos alunos santaluzienses.

Vereador Tião Oliveira esclarece

Diante da boataria que rola na cidade sobre a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, biênio 2011/2012, envolvendo, principalmente, o atual presidente daquela casa de leis, vereador Tião Oliveira [PR], este vem através desse instrumento esclarecer aos amigos e correligionários sua posição.

"Meu Caro Rei.

Antes que se propaguem diversas opiniões equivocadas referentes ao lançamento da Chapa União Legislativa, encabeçada pelo Vereador Edson Farias e com o apoio de toda a bancada do Partido da Republica - PR [Vereadores Franço, Socorro e Tião Oiveira], apreço-me em fazer algumas considerações a toda a nossa população:

01 - Não fizemos acordos e nem conchavos para benefício próprio;
02 - Não fizemos acordos para união de grupos políticos;
03 - Não visualizamos nenhum impedimento político, tendo em vista vivermos em um Estado Democrático e que as cores partidárias devem ser deixadas de lado quando o interesse público prevalece;
04 - Não me curvei diante do PT, pois tenho vontade própria e sou livre e desimpedido para resolver às questões que o cargo me recomenda;
05 - Nunca fui procurado por outro candidato e nem visualizei interesse por parte deles, referente a meu apoio;
05 - Tinha um acordo verbal com um integrante da outra chapa, caso o mesmo viabializasse a sua candidatura, o que não aconteceu, deixando de existir qualquer acordo com o mesmo;
06 - Sempre, enquanto Presidente do Poder Legislativo, procurei trabalhar em conjunto com os Vereadores visando o benefício do Município;
07 - Não sou de guardar mágoa ou rancor e, principalmente, não tenho ambição por cargos ou funções;
08 - Respeito todas as opiniões dos amigos e correligionários, lembrando-os que não os abandonei e que a Família Oliveira é referência para todos, até para os que discordam das minhas atitudes e decisões .

Por fim, meu querido amigo Reinaldo, o caminho está traçado e a chapa lançada. Não poderei afirmar que venceremos, mas demonstramos, acima de tudo, que os interesses partidários foram deixados de lado e que, a união Legislativa, é em benefício de toda a população de Santa Luzia do Pará, ficando resguardado os interesses individuais Partidários.

Um forte abraço deste seu admirador.
"

Vereador Tião Oliveira
[Presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará]

26 de novembro, dia do Ministério Público.

O Ministério Público é definido pela Constituição Federal como uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais.

As atribuições do Ministério Público distribuem-se por diversos planos, como a representação do Estado, a representação de menores de idade e o exercício de funções de consultoria.

O Ministério Público é organizado como uma magistratura autônoma, pois é independe do poder político. A sua organização tem uma estrutura piramidal: na base estão os procuradores-adjuntos e no vértice, o procurador-geral da República. Os procuradores-adjuntos exercem funções em comarcas ou grupos de comarcas.

A Procuradoria-Geral da República é o órgão superior do Ministério Público. Além do Procurador-Geral, a procuradoria-geral compreende o Conselho Superior do Ministério Público, o Conselho Consultivo, os auditores jurídicos e os serviços de Apoio Técnico e Administrativo. O único cargo do Ministério Público sujeito a designação pelo poder político é o de Procurador-Geral da República. Ele é nomeado pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, e tem mandato de seis anos.

O Ministério Público abrange:

1- O Ministério Público da União, que compreende:
a) O Ministério Público Federal
b) O Ministério Público do Trabalho
c) O Ministério Público Militar
d) O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

2 - Os Ministérios Públicos dos Estados

Como se vê, o Ministério Público Federal é parte do Ministério público da União. Não se deve confundir assim, o Ministério Público Federal no Estado de São Paulo com o Ministério Público do Estado de São Paulo, regido por lei diversa.

O Ministério Público Federal atua na Justiça Federal, enquanto o Ministério Público Estadual atua na Justiça Estadual.

Fonte: UFGNet

Nota do colaborador: Poucos motivos pra comemoração pela passagem alusiva ao dia do Ministério Público, principalmente nas comarcas do interior, dado à insuficiência do número de procuradores para atenderem a demanda, o que acaba resultando num amontoado de processos sem perspectivas de resolutividade a curto prazo, mas os que atuam são dignos e merecedores de nossos aplausos pela forma como trabalham, apesar das intempéries da função, dentre as quais se destaca, principalmente, a lentidão da justiça na apuração da materialidade e autoria dos fatos, inviabilizando a punição imediata dos comprovadamente culpados, resultando, na maioria das vezes, na prescrição do caso e, consequentemente, na impunidade. Em síntese: apologia ao crime.

Nota: O texto acima é de autoria do nosso colaborador anônimo.

Eleição para a Mesa Diretora da Câmara

Estou bastante desinformado sobre a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, para o biênio 2011/2012, mas informações que chegaram até este blog indicam duas chapas concorrentes.

Chapa I
Lucia Machado [PT] - Presidente
Luiz Doca [PDT] - Vice
Nando Vieira [PSB] – 1º Secretário
Zé Luiz [PDT] – 2º Secretário

Chapa II
Edson Farias [PT] - Presidente
Franço [PR] - Vice
Socorro Saldanha [PR] – 1º Secretário
Tião Oliveira [PR] – 2º Secretário

Nota: O vereador Robson Federal [PT] optou por não participar de nenhuma das chapas.

Exposalp 2010

Recebi [e agradeço] o projeto de patrocínio da Exposalp 2010, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. Ainda estou lendo o mesmo, mas posso adiantar algumas informações:

Estrutura e serviços
01- Praça de alimentação
02- Praça de bebidas
03- Praça de artesanatos
04- Praça de expositores de animais
05- Praça da Economia Solidária
06- Praça de empresas comerciais
Nota: Outra marca da Exposalp 2010 será a apresentação de iniciativas culturais.

Negócios
01- Cavalgada Exposalp 2010 - dia 17
02- Leilão de cavalos de raça - dia 17
03- Leilão de bezerros e outros animais - dias 18 e 19
04- Leilão de bovinos reprodutores - dias 18 e 19
05- Leilão de bovinas matrizes e leiteiras - dias 18 e 19

Público a ser atingido
01- Pecuaristas
02- Agricultores familiares
03- Apicultores
04- Associação de Criadores e Fazendeiros
05- Associação de Produtores Familiares
06- Associação de Apicultores do Pólo Caeté
07- Psicultores
08- Artesãos
09- Setor Extrativista
10- Comércio de máquinas
11- Comércio automotivo
12- Comércio local varejista
13- Associação de Psicultores de Santa Luzia do Pará
14- Associação de Mulheres Olímpia da Luz
15- Comunidades Quilombolas
16- Comunidades Indígenas

Instituições envolvidas
01- Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará
02- Sagri
03- Senar
04- Seter
05- Adepará
06- Mapa
07- Emayer
08- Paratur

Custos
01- Divulgação e marketing: R$ 68.000,00
02- Qualificação técnica e cursos: R$ 24.000,00
03- Infraestrutura: R$ 160.000,00
04- Shows: R$ 180.000,00
05- Custeio da cavalgada e leilões: R$ 15.000,00
06- Logística: R$ 20.000,00
Custo total: R$ 467.000,00

A Lista de Schindler

Segundo a blogosfera, tem um montão de gente de olho e "grande" na prefeitura de Belém.

Os coleguinhas afirmam que Edmilson Rodrigues [Psol], José Priante [PMDB], Valéria Pires Franco [Dem], Arnaldo Jordy [PPS], Cássio Andrade [PSB], Alessandro Novelino [PSC], Anivaldo Vale [PR], alguém do PT e um candidato do PSDB querem por que querem a cadeira de prefeito, ora ocupada por Duciomar Costa [PTB].

Deu a louca

Há dias que estou desconfiado do contador de visitas do blog. O número de visitantes online é sempre alto enquanto que a soma geral são números inexpressivos.

Resolvi conferi o contador interno do blog, que nesse momento registra 422 visitas [somente hoje] até agora, enquanto que o contador da aba registra apenas 145.

O meu webdesigner, Gabriel Costa, já havia me alertado para esse problema, que não sei como resolver.

Mas fica o registro.

Celebrando a chuva

DSC05006

Foi só a chuva dá as caras para muitas árvores nos presentearem com suas flores. Essa aí acima cliquei às margens do balneário Coração de Mãe, no Muruteua. O perfume era inebriante e inconfundível...

Exposalp 2010

Pelo esboço apresentado no blog da festa, a Exposalp deste ano deverá superar a edição anterior, principalmente no quesito organização e captação de dividendos, amplamente enfatizados pelo “colaborador” Nonato Guimarães, sempre com seus diálogos enaltecedores a respeito do desenvolvimento sustentável.

Com um texto dinâmico, Nonato procura sensibilizar a classe empresarial local e regional, ressaltando a importância do patrocínio ao evento, cujo retorno será em forma de mídia nos diversos produtos promocionais relativos à feira. Quanto a isso, pode-se dizer que a estratégia está corretíssima.

No entanto, há de se precaver quanto aos patrocinadores incertos, aqueles que, às vésperas do evento, simplesmente resolvem “sair fora”, como ocorrera em 2009, quando duas empresas famosas se comprometeram a financiar a feira e na hora “h”, diminuíram consideravelmente a contribuição, o que exigiu da organização jogo de cintura para cumprir com os compromissos assumidos junto à companhia responsável pelo animação de rodeio, além das atrações musicais. Mas há de se convir que, no todo, o evento foi um sucesso!

A pouco menos de trinta dias para a realização do evento, agora sob a égide de Jorge Cirino, Secretário de Agricultura, com o engajamento de todas as outras secretarias que compõem o governo municipal, o evento, a meu ver, vai requerer dedicação exclusiva para que tudo saia de acordo com as estratégias idealizadas, para que não onere o erário público municipal, por conta de algum fator não previsto.

É o momento oportuno de torcer para que o evento realmente atinja os seus objetivos, pois é inegável a contribuição para o desenvolvimento da cidade, o incentivo à economia local, à geração de renda, ao agronegócio e ao turismo.

Nota: O pôster acima é da lavra do nosso colaborador anônimo, enviado [via email] ao signatário do blog.

Em tempo

Mesmo atrasados vão aqui do blog os parabéns para o amigo Andrey Oliveira, novo calouro da Unama [Universidade da Amazônia] aprovado no curso de Engenharia Ambiental.

Alguns dos presos na "Operação Limpeza" realizada pelas polícias Civil e Militar no mês de Julho, já estão em liberdade após o cumprimento de 90 dias de prisão. Outros foram condenados e o restante continua encarcerado aguardando julgamento.

Os vips luzienses já estão movimentando o mercado imobiliário de Salinas alugando imóveis para as festas de fim de ano, que prometem.

O senhor Neto Pereira, proprietário do grupo empresarial Bom Jesus, está construindo seu "retiro particular" na sede da sua fazenda localizada na comunidade do Broca. Trata-se de uma super estrutura com direito a jardim, piscina e excelente área de lazer.

A Exposalp, Exposição Agropecuária de Santa Luzia do Pará, está com data e programação definidas e já começa a movimentar os luzienses para o maior evento agropecuário da City.

Mas uma pergunta que não quer calar: - "E o aniversário da cidade, dia 13 de dezembro, tem alguma programação definida?"

Na última terça-feira participei como jurado, integrante do Conselho de Sentença, de um julgamento histórico no Fórum, sede da Comarca de Santa Luzia do Pará. Histórico por ser o primeiro realizado no plenário daquela casa, por que antes todos os julgamentos eram realizados no plenário da Câmara Municipal cedido pelos vereadores. O Grande responsável pela inauguração do plenário do Fórum tem nome e sobrenome: Dr. André Filo-Crião da Fonseca "um homem de ideias inovadoras e com grande senso de justiça", segundo as palavras do Ministério Público e da Defensoria Pública, presentes no julgamento.

Dr. André Filo-Crião da Fonseca, juiz de direito da Comarca de Santa Luzia, realmente merece os elogios recebidos do MP e da DP por se tratar de um magistrado [muito jovem, diga-se de passagem] imune a arrogância, geralmente peculiar à classe, mas sem perder a autoridade e a elegância da liturgia que o cargo lhe confere. E mais, o digno meritíssimo confessou ser leitor desse blog, o que deixa o editor cheio de orgulho e com mais responsabilidades ao escrever.

Mitinho, parabéns...

mt

Hoje os parabéns aqui do blog vão para o amigo Mitinho, o nome mais comentado no mural de recados, que comemora mais um ano de vida nesta data.

Receba o abraço dos seus pais, irmãos, tios, primos, avós e dos muitos amigos que cultivas na City.

Liberdade de Expressão: Um Direito Fundamental

Abaixo mais um excelente texto do nosso colaborador anônimo. Peço-lhe desculpas pela demora em postar, mas é que nessa reta final de encerramento do ano letivo minha vida tá uma correria só, mal tenho tempo para respirar. Prometo-lhe que todos os seus textos a mim enviados serão postados na íntegra. Obrigado pela colaboração.

Caro Reynaldo, ao acessar o seu blog, agora à tarde, li, no mural, uma mensagem do “Crivo”, que postou: “Caro amigo, o seu blog sem dúvida, é muito bacana... Mas não aceite comentários onde só há encarnação nos outros(...) isso pode dar até processo, (...), só aceite o que realmente for construtivo, (...) e até você mesmo pode se prejudicar aceitando esses comentários. Espere que aceite esse humilde comentário. Abraço”(grifos meus)

O que ficou encrustado nos interlúdios da mensagem, a meu ver, é que o nobre postador procurou, de alguma forma, justificar o seu descontentamento com algum comentário direcionado a alguém de sua afeição, cujo canal de divulgação foi este “noticioso”, o qual administras, pelo menos para mim, com deveras sapiência e isenção nas inserções das mensagens.

É bom que se frise que a liberdade de expressão e de opinião é um direito fundamental que ultrapassa as fronteiras de qualquer país. É inerente aos regimes onde o dissenso não só é estimulado como se estimula o consenso. Dissenso e consenso só podem existir onde haja liberdade de expressão.

Ao analisar os trechos do comentário do Crivo, por mim epigrafados, fica latente os recados diretamente lançados contra o direito de expressão dos seguidores (do blog), (Mas não aceite comentários ...), ao mesmo tempo em que soa ameaçadoramente o recado à vossa pessoa (isso pode dar até processo ... e até você mesmo pode se prejudicar ...).

A pluralidade de opiniões contribui para o enriquecimento de uma vila, de uma cidade, de um Estado, de um país ou de uma nação. A opinião centralizada emburrece ou induz apenas ao pensamento linear, ou seja, ao modo de pensar do controlador dos meios de comunicação e divulgação.

Se você aceitar somente “o que realmente for construtivo”, segundo propõe o Crivo, qual a razão para continuar acessando o “SANTA LUZIA ON LINE”? Com certeza absoluta, sem sombra de dúvidas, com clareza solar, acabará como o “Correio Luziense”, o qual, de tanto enfadonhar os internautas (entre os quais eu) com notícias bajuladoras à Ana Júlia, acabou por estagnar no tempo. Nem o Chato do FLAMEL agüentou.

Não pode haver democracia sem liberdade de expressão e de opinião. É sagrado.
Devemos exercer esse direito, promover uma revolução silenciosa, processada sem o emprego das armas, utilizando, talvez, um dos meios mais convincentes de aceitação e acolhimento de uma nova ordem social: a liberdade de formação de opiniões, pela via do exercício do direito de expressão.

Todavia, a liberdade é sempre frágil, mas se sobrepõe a qualquer tentativa de repressão.
Liberdade reprimida é ausência de liberdade.

A liberdade é plural, é um direito inalienável de todos e de cada um de nós.
A liberdade consistente no direito à vida, no direito de ir e vir, no direito de se expressar, de opinar, de concordar ou de discordar.

No entanto, não se deve confundir com o sentido de liberdades. Talvez o Crivo queria se referir a isso quando praticamente “impôs” as regras de como você deveria administrar este espaço.

Se realmente, ao final de tal análise, tiver tido a felicidade de captar que a intenção do nobre postador foi querer reivindicar a omissão de alguns termos pejorativos degradantes a quem quer que seja citado, me solidarizo. Sou a favor de que haja adaptações por parte de quem os exterioriza na rede. Nunca a extirpação, o menosprezo. Se, ao contrário, foi preservar o nome de alguém que lhe seja afeto, ao ponto de querer que o blog só reproduza comentários que lhe soem como melodia aos ouvidos, aí é muito folgado, é querer muita liberdade, em sentido vulgar.

Ai já fica caracterizado abuso de direito. Como na expressão "agir com muita liberdade". Em isto ocorrendo, devemos invocar o seguinte ensinamento: o nosso direito termina onde começa o do nosso próximo.

Pancadaria na Câmara de Capanema - segunda parte.

O jornalista Paulo Zildene, editor do blog "Nos bastidores do poder", diponibilizou o vídeo com a segunda parte da pancadaria na Câmara Municipal de Capanema ocorrida no último dia 15 durante a sessão que iria escolher a mesa diretora daquele parlamento para o biênio 2011/2012.

Na rede

O blog luziense "Citoplasma Azul" [www.citoplasmaazul.com.br], editado pelo Gabriel Costa está de cara nova e com novidades diárias.

- Dá uma passadinha lá, vale à pena conferir.

Cachoeirinha do Pau D'arco - um lindo espetáculo.

07

08

04

05

Bastou cair umas chuvinhas na City para a velha, linda e agora caudalosa Cachoeirinha do Pau D'arco se transformar num verdadeiro espetáculo de água e espuma.

Terremoto realiza amistoso

Equipe do Terremotto

DSC05192

Equipe de Capanema

DSC05193

No último sábado o "Terremoto", time de futsal mais badalado da City, sob o comando de Leandro, Netinho e cia, realizou amistoso com um time de Capanema.

Mesmo prejudicado pelo temporal que caiu na cidade, obrigando a interrupção do jogo antes do tempo previsto, a partida foi um ótimo teste para o Terremoto que venceu pelo placar de 5 a 1.

Muita chuva na City [sábado].

DSC05219

DSC05222

Amistoso

Amanhã à tarde na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno o "Terremotto Esporte Club", equipe de futsal da qual sou torcedor e este blog é um dos patrocinadores, disputará amistoso contra uma equipe de Capanema.

Sob o comando de Leandro, Netinho e cia, o Terremotto é uma das equipes mais ofensivas e vencedoras do futsal luziense.

Eleição para a mesa diretora da Câmara de Capanema termina em pancadaria

Em seção realizada na última segunda-feira [15] no plenário da Câmara Municipal de Capanema, a eleição para os membros da mesa diretora daquela casa de leis, biênio 2011/2012, terminou na maior pancadaria entre vereadores, funcionários e parentes dos parlamentares.

O vídeo acima é de autoria do jornalista e blogueiro Paulo Zildene, assim como as reportagens sobre o episódio que podem ser lidas no blog "Nos bastidores do poder", clicando aqui e aqui.

O que ele disse

"Aqui em Santa Luzia eu não tenho nenhum candidato à prefeito, mas adianto uma coisa: Esse governo irresponsável do PT que está aí, jamais terá o meu apoio. Sou capaz de apoiar até mesmo um gari, mas esse governo perverso do PT nunca".

Deputado federal Wladmir Costa [PMDB], o mais votado do estado, em discurso ontem durante o agradecimento aos mais de 3.600 votos recebidos em Santa Luzia.

Cidadão do Mundo 2010

A escola municipal João Gomes estará promovendo hoje e amanhã o evento cultural "Cidadão do mundo 2010" sob o tema "A África no Brasil" com uma extensa programação envolvendo alunos, professores e todo o corpo técnico.

A abertura será hoje às 16 hs com uma caminhada pelas ruas da cidade para chamar a atenção da comunidade e mostrar a importância do evento. Hoje à noite e amanhã durante os três turnos acontecerão apresentações de dança, teatro, literatura e o show de encerramento no palco montado no pátio da escola.

Exposalp 2010

faixa_jpeg

No Halloween do Beleza Pura

www_culturaluziense_com_069

www_culturaluziense_com_083

Fotos: Dinho Oliveira, editor do blog Cultura Luziense.

Twitter

Aqui no blog me siga também no Twitter logo abaixo do mural de recados onde estão os últimos cinco posteres no microblog.

Em tempo

Acidente grave envolvendo ônibus [Boa Esperança] e um veículo de passeio deixou 5 mortos e 2 gravemente feridos, todos ocupantes do Fiat Uno que estava com excesso de passageiros, ontem por volta das 23 hs no Km 1 da BR-308 em Capanema, sentido Bragança.

Dez entre dez vips luzienses rumaram ontem para a cidade de Bragança que realizou o Círio de número 107, um dos mais tradicionais do estado, e a noite recebeu a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano em um mega show que entrou para a história da cidade.

Dezembro está chegando e junto com ele o aniversário da City, que esse ano completará 19 anos de emancipação política. E aí, a administração municipal já tem uma programação para a data?

O terrível calor que tem atormentado os luzienses nos últimos meses resolveu dá uma trégua nesse final de semana depois que, mesmo tímida, a chuva nos fez uma agradável visita.

A "cumpanherada" perde a eleição mas não perde o rebolado. Depois de mais de 15 dias das eleições e da vergonhosa derrota da governadora Ana Júlia Carepa [PT], a petesada luziense resolveu comemorar hoje a vitória da presidenta eleita, Dilma Rousseff [PT], em uma mega festa no club da Piscina com direito à churrascada e distribuição de milhares de latinhas de cervejas.

A eleição da nova mesa diretora da Câmara Municiapal de Santa Luzia, para o biênio 2011/2012, está dando o que falar. É o principal assunto das rodinhas de conversas nos bares, esquinas e afins nos últimos dias.

O neófito G-3 se transformou na coqueluche do momento quando o assunto é política na cidade. Segundo os pitaqueiros de plantão, o fisiológico e supra partidário bloco parlamentar é quem vai decidir a parada em favor do time para o qual "prestar" os seus serviços.

A imagem peregrina de Santa Luzia, de cada Setor, está percorrendo as residências dos fiéis em novenas de preparação para a festividade da padroeira da cidade que acontecerá no próximo dia 13.

Wlad e Edinaldo Lucena na City

Na próxima quinta-feira, 18, o deputado federal mais votado do Pará nas últimas eleições, Wladmir Costa [PMDB], virá à Santa Luzia para agradecer os mais de 3.600 votos recebidos com o apoio do seu principal correligionário luziense, Edinaldo Lucena.

A festa de agradecimento acontecerá à partir das 21 hs na avenida Castelo Branco, próximo à praça da Igreja Matriz, e será embalada pelos acordes da banda paroara Fruto Sensual.

Imperdível.

Exposalp 2010

Fonte fidedígna garantiu ao blog que a Exposalp [Exposição Agropecuária de Santa Luzia do Pará] acontecerá em dezembro, mais precisamente no terceiro final de semana, tendo o cantor Leonardo como atração principal.

Halloween

Hoje acontece o "VI Halloween do Beleza Pura" sob o comando do Dj Judson, com premiação de R$ 100,00 para a melhor fantasia.

- Você não é louco de perder essa...

Feira de ciências

A escola São José está realizando a sua "IX Feira de Ciências" sob o tema, "Feira de Ciências Interdisciplinar: Por uma Educação de Qualidade", durante os dias 11 [ontem] e 12 [hoje] nas dependências da própria escola.

Os projetos apresentados durante a feira foram desenvolvidos pelos alunos de 2ª à 8ª séries do Ensino Fundamental, acompanhados pelos professores e técnicos da referida escola.

Dia D

15 de dezembro. É quando acontecerá a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2011/2012.

Até lá muitas especulações e muitas possibilidades. Os nobres edis estão preparando o roteiro de mais um embate entre governo e oposição. Há candidatos e candidatos, isso mesmo, até por que "ainda" não tem nada definido, costurado, nem mesmo alinhavado.

Há quem jure de pés juntos que o G-3 é a bola da vez. É quem vai decidir a parada. Será?

- Aguardem cenas do próximo capítulo...

Transtornos na City

A coisa "tá braba" para os luzienses. Na terça-feira a City ficou sem energia elétrica por mais de 12 hs causando prejuízos ao comércio e muitos transtornos ao cidadão comum.

Como se não bastasse, a cidade está sem água da Cosanpa desde terça-feira e até este momento sem nenhuma previsão de retorno. E o que é pior, o escritório local da Cosanpa está à deriva desde que a turma do PT pediu a cabeça do gerente que foi demitido por não ser dos quadros do partido.

TRE cassa deputada petista

A deputada estadual, reeleita pelo PT, Bernadete Ten Caten, teve o seu registro cassado pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral] hoje pela manhã. Além da cassação a senteça a tornou inelegível pelos próximos 3 anos.

A deputada responde processo na justiça por abuso de poder econômico, quando concorreu à prefeitura de Marabá, em 2008.

A decisão do pleno do TRE não é definitiva e ainda cabe recurso.

Dj Paulinho Monteiro, sucesso nas noites belenenses

arte_do_toca

tquila

Acidente grave no Km 37 deixou dois mortos

Acidente grave deixou dois mortos no último domingo no KM 37 da BR-316, por volta das 18 hs.

As vítimas ocupavam um Fiesta de cor branca que bateu de frente com uma carreta, e segundo informações moravam em Santa Luzia e trabalhavam no setor madeireiro.

Qual será o comportamento da oposição luziense depois da derrota de Ana Júlia?

Com a assunção de Simão Jatene ao Governo do Estado, que surtirá efeitos a partir do dia 1º de janeiro de 2011, os cidadãos luzienses em geral, especificamente os declarados opositores à atual administração municipal, não falam em outra coisa senão na “vingança” que virá, a qual será capitaneada pelo arquirival Adamor Aires, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Tião Oliveira.

Todos, em Santa Luzia, sabem do amadorismo e irresponsabilidades cometidas pelo atual gestor, no que diz respeito ao gerenciamento das verbas públicas, muitas delas, já em adiantado estado de putrefação, como é o caso do estádio e do ginásio, que, pelo visto, não mais serão concluídos, uma vez que a madrinha de tais obras já foi “aposentada”.

Pelo que se cogita na cidade, Adamor e Tião estão com a faca e o queijo na mão, munidos de todas as provas para destronar o prefeito municipal; estavam tão somente aguardando o resultado das urnas para tomar as medidas coercitivas contra o alcáide local. Em se confirmando tais hipóteses, vem chumbo grosso contra o Louro.

Segundo relatos de pessoas idôneas, a própria administração luziense cavou seu túmulo, uma vez que menosprezou as recomendações dos auditores dos serviços de saúde, permaneceu no mesmo erro, teimando em achar que era competente ou, como sempre, insistindo na certeza de que Ana Júlia nunca cairia do cavalo.

O que se espera da oposição é que ela exerça o seu papel como “intimidador” dos atos nefastos de uma administração, e não ficar “em cima do muro”, quieta, espreitando, como um gato a observar um rato para devorá-lo.

Uma certeza se tem: as coisas hão de mudar radicalmente a partir de agora. De um lado, os vencidos [Louro & Cia.] tentarão, de todas as formas, superar os efeitos da queda, procurando “remendar”os erros, evitando a vergonha de serem destituídos do cargo. Do outro, os vencedores [Adamor e Tião], caçadores vorazes que saem da disputa fortalecidos, cheios de gás e com as armas para abater a presa.

- É esperar pra ver!

Nota: O Pôster acima é da lavra do nosso colaborador, integrante da administração petista, que prefere o anonimato, por motivos óbvios.

Especulações sobre o futuro governo Jatene

As negociações para a composição do futuro governo tucano, sob o comando de Simão Jatene, já começaram.

A presidência da Alepa [Assembleia Legislativa do Pará] deverá ficar mesmo com o partido do gevernador, mas aos cuidados do deputado reeleito José Megale e não de Cilene Couto [filha do senador Mário Couto] como muitos cogitaram.

Pelo menos duas secretarias já teriam titulares confirmados, segundo informações de bastidores:

Obras - que continuaria com o deputado Chicão, sob o comando do PMDB, portanto, abrindo espaço na Alepa para Ozório Juvenil, filho de Domingos Juvenil e primeiro suplente do partido.

Outra não definida - que teria o deputado eleito Tião Miranda como titular, para acomodar o PTB no governo e de quebra reconduzir Joaquim Passarinho, suplente da legenda, à Assembleia.

Troca de comando

O delegado da Policia Civil, Rilmar Firmino de Sousa, foi exonerado do comando da Superintendência da Região Nordeste [sediada em Capanema], na última sexta-feira. No seu lugar assume o delegado Samuel Alencar, que ficará no cargo até 31 de dezembro.

Segundo informações, Rilmar ficou sabendo da exoneração pela imprensa. A publicação será disponibilizada, na edição de hoje do DIO - Diário Oficial do Estado.

O contigente policial civil de Santa Luzia é subordinado à Superintendência da Região Nordeste.

Em tempo

Dezenas de luzienses encararam a maratona de provas do Enem durante o final de semana em Capanema e na capital do estado. Adotado como principal meio de ingresso na Universidade Federal do Pará, o Enem atraiu os luzienses que buscam vaga em um dos cursos oferecidos pela instiuição superior de ensino.

Durante o último final de semana alguns luzienses que habitam outras paragens resolveram dá as caras na terrinha. Na sexta-feira Luzia Chaves marcou presença na City durante uma seresta no Bar 2 Irmãos ao lado do marido e companheiro de palco, Rodolfo dos Teclados. No sábado Fabinho Costa e o Miguel [Teteia para os amigos] marcaram presença no "Forrozão da Saudade" na danceteria Beleza Pura.

O balneário do Caeté continua agonizando em meio ao rigoroso verão que castiga o nordeste paraense.

Assim como o Canto da Terra, novamente abandonado pela administração municipal, e a Exposalp que parece ter o mesmo destino, será que pelo menos o aniversário da cidade vai "sair" esse ano?

Depois da derrota da governadora petista nas eleições de outubro os cardeias da administração municipal têm feito serão na sede da prefeitura. Segundo informações de fontes vermelhas as reuniões se intensificaram e são realizadas até mesmo durante o final de semana. O que será que estão tramando, hein?

Segundo as mesmas fontes, os timoneiros da administração vermelha têm milhõe$ de motivo$ para estarem procupados, principalmente com a agiotagem.

Depois da maratona das eleições para eleger os candidatos que apoiou, entre eles o governador Simão Jatene [PSDB], o deputado Adamor Aires [PR] agora concentra forças no cumprimento do restinho do seu mandato na Alepa.

Aconteceu ontem o Torneio de Motocross de Capanema que contou com a presença dos maiores nomes do esporte no estado. Representando Santa Luzia estavam o empresário Edno Alves e o mecânico Deci, pilotos consagrados de motocross da City.

Show de Viviane Batidão em Santa Luzia

Dia 4 de dezembro acontecerá "A noite da sensualidade" com grande show de Viviane Batidão em Santa Luzia City.

É mais uma da "J & G" [Jose e Guilherme] Eventos.

Ecologicamente correto

O PT luziense ficou mais "ecológico", digamos assim, depois de algumas adesões na eleição deste ano.

Reuniões

Desde que a derrota anunciada da governadora petista Ana Júlia Carepa se concretizou no último domingo, que as reuniões entre os petistas que comandam a administração municipal se intensificaram.

Segundo algumas fontes, entre elas muitas de alma vermelha, os "cumpanhêrus" estão preocupados com os rumos que a administração tomará sem as bênçãos da futura ex-governadora e o rombo nas contas do município.

Agiota da City que tem mais de 100 mil motivo$ para está preocupado com os vermelhos, nem dorme mais e há dias está sob o efeito de Maracugina.

G-3

Segundo uma fonte que diz falar em nome do G-3 [novo bloco parlamentar suprapartidário da Câmara Municipal] os três vereadores estão afinados e seguirão de mãos dadas na mesma direção, independentemente de lados, na eleição da mesa diretora para o biênio 2011/2012.

Capanema 1oo anos

gfu_800_00004856

Hoje, 5 de novembro, é um dia histórico para a vizinha cidade de Capanema, a "Terra do Cimento", que completa um século de fundação.

A data será comemorada durante todo o final de semana com uma vasta programação, que inclui o mega show da Banda Calypso hoje à noite na avenida Barão de Capanema.

Nota: Leia aqui a história do município de Capanema.

Festival de talentos

Desde ontem que o Clube da Leitura da escola Florentina Damasceno, sob a coordenação dos professores Flávio Leal, Patrícia Sobrinho e Lucieth, está realizando na quadra de esportes da referida escola o "Festival de Talentos" com show de calouros, apresentações teatrais, declamações de poesias e etc.

Todas as atividades são de iniciativas dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, que serão avaliadas por um corpo de jurados encarregado de escolher os melhores entre os vários inscritos.

Baixa na tripulação

O primeiro a abandonar o barco da governadora derrotada Ana Júlia Carepa [PT] foi o secretário de educação, Luiz Cavalcante, que pediu exoneração do cargo hoje.

- Quem sair por último que apague a luz...

Em tempo

No próximo dia 27 acontecerá, o já tradicional, "Festival do Açaí" na comunidade do Broca sob a organização da Associação dos Trabalhadores Rurais, daquela localidade. Trata-se de um grande evento com festa dançante, torneio de futebol e muito açaí com farinha e camarão.

Toda vez que falta energia na City, coisa rara depois da construção da substação, a única operadora de celular da qual somos reféns e não clientes fica sem sinal. E o que é pior, a energia volta e o sinal da referida operadora só dá as caras muitas horas [ou dias] depois.

Amanhã [5] a cidade de Capanema estará em festa, com uma programação que se estenderá por todo o final de semana, por conta das comemorações do seu centenário. A principal atração da mega festa organizada pela prefeitura e CDL é a banda Calypso que faz show na avenida principal da "Capital Paraense do Cimento", que ganhou de presente o "Monumento ao Centenário", construído na rotatória que dá acesso à cidade. - Parabéns Capanema!

O "Canto da Terra", ressuscitado pela administração petista depois de anos de abandono pela própria, não foi sequer lembrado esse ano. Como os cardeais petistas que comandam a prefeitura não estão nem aí para a City, parece que a Exposalp terá o mesmo destino: o esquecimento.

A movimentação de bastidores para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2011/2012 já começou. De olho nas negociações para o segundo cargo mais importante da municipalidade, já tem até bloquinho de vereadores formado, um tal G-3. Com a vitória da oposição no pleito estadual o jogo está completamente empatado e tudo dependerá das "composições"/"concessões" que cada um dos "times" vai fazer.

Ontem foi mais um Dia de Finados. Como não poderia deixar de ser, a City ficou movimentadíssima, principalmente, com as centenas de "velhos conhecidos" que vieram homenagear seus entes queridos no cemitério São Raimundo que ficou lotado durante todo o dia e até aproximadamente às 22 hs, como de costume.

A Dengue está fazendo a festa na City. No início do mês passado fui a vítima da vez, e na semana passada o meu amigo Léo Pereira ficou de cama por mais de uma semana por causa da dita cuja. Na escola tive notícia de que alguns alunos já contraíram e outros estão com a doença. Aí fica a pergunta: "O que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo para combater essa quase [se não já for] epidemia de Dengue?". Pelo que se sabe a referida secretaria tem um orçamento bem gordinho, do contrário não seria um dos órgãos municipais que mais patrocina eventos na cidade. - Estou mentindo?

A festa de comemoração da vitória esmagadora do novo governador Simão Jatene [PSDB] sobre a atual governadora Ana Júlia Carepa [PT] foi patrocinada pelo deputado Adamor Aires [PR], um dos principais aliados do tucano no estado, que contou com a presença do Dj Paulinho Monteiro "mandando" os melhores hits do momento no comando do trio Uirapuru.

Com o retorno de Simão Jatene ao governo do estado, a "Família 22" sob o comando do deputado Adamor Aires, dos ex-prefeitos Mico e Nato, do presidente da Câmara vereador Tião Oliveira [PR], ex-vereador Nenenzão e empresário Neto Pereira, principais apoiadores do tucano no município, ganha musculatura política para a disputa de 2012 que se avizinha, em detrimento da turma do PT que com a derrota vergonhosa da atual governadora, integrante da legenda, fomentada pela desastrosa administração municipal fica em situação complicada: sem candidato, sem credibilidade e, principalmente, sem gás político e financeiro para o embate.

Perguntar não ofende.

E a EXPOSALP, que foi um grande sucesso no ano passado, o gato comeu?

Depois que a administração petista demitiu a competente Soane Castro da Secretaria de Agricultura, por perseguição política, parece que a coisa andou para trás sob a direção dos gangsters petistas que assumiram a missão.

Inicialmente a exposição foi marcada para o final desse mês, depois antecipada para o dia 18 e agora o silêncio em relação ao assunto é sepulcral.

E agora Louro?

ANA%20~1

Com a derrota de Ana Júlia, no pleito de domingo, a pergunta que não quer calar: qual o rumo que o governo local tomará diante da avalanche que está por cair sobre a administração petista, acusada de uma série de irregularidades, comprovadas através das várias ações da CGU e do Denasus realizadas em 2009 e 2010?

O que assombrava o PT luziense era a possibilidade de Ana Júlia perder o mandato e, com isso, voltar à tona velhas questões relacionadas à cassação do mandato do prefeito, quer por crime eleitoral, quer por improbidade administrativa no exercício do cargo. Com a vitória de Simão Jatene, o pesadelo torna-se realidade, pois já não se pode mais supor que haja o “entrave” na adoção das medidas punitivas tanto ao gestor quanto aos seus comandados na execução das ilicitudes.

O que deve predominar, daqui pra frente, é a correria para tentar colocar nos trilhos a vasta gama de irregularidades outrora detectadas e que, ou por incapacidade gerencial, ou má-fe na aplicação dos recursos públicos [pra não chamar de “desvio de finalidade” ou “roubo”], deixaram um buraco gigantesco no que concerne à comprovação dos gastos, inviabilizando a prestação de contas, especificamente no que diz respeito às receitas federais. O que os petistas mais temiam tornou-se iminente perigo.

Simão Jatene, como Governador, vai querer explicações de como foi aplicado cada centavo concedido pelos cofres estaduais aos municípios, principalmente para aqueles que apoiaram Ana Júlia, tanto no primeiro quanto no segundo turnos. Qualquer um, no lugar de Jatene, faria o mesmo. É típico do sistema.

Teremos mais dois meses de mandato de Ana Júlia. Serão dois meses de intensa lamúria. É chegada a hora de juntar os trecos e cacarecos. É também chegada a hora de Puty retribuir a ajuda dada por Ana Júlia, concedendo-lhe, pelo menos, uma assessoria em seu gabinete, em Brasília. Afinal, no final, é o que ela merece!!

E do Louro, o que será daqui pra frente?? No mínimo, uma incógnita.

Nota: O pôster acima foi enviado [via email] pelo nosso colaborador que prefere o anonimato, por motivos óbvios, é claro.

Cachoeirinha de Capitão Poço

DSC05064

DSC05034

DSC05112

DSC05056

DSC05053

DSC05115

DSC05110

DSC05036

No feriado de ontem estive no hotel-fazenda Cachoeirinha, de Capitão Poço. Trata-se de um paraíso perdido no meio do nada. Fiz algumas fotos [acima] que compartilho com os leitores.

As 13 razões pelas quais Ana Júlia perdeu a eleição

Por que, afinal, a governadora Ana Júlia de Vasconcelos Carepa não conseguiu emplacar mais um mandato?

As 13 razões da derrota. No atacado.

1. Ana Júlia revelou-se de uma inexperiência administrativa atroz. Até ser governadora, ela só havia administrado o Sindicato dos Bancários.

2. Nomeou a cabeleireira a esteticista e a performática Senhora Kaveira, como assessoras da Governadoria.

3. Ana Júlia deixou-se ficar algemada, deixou-se cair como refém de um quarteto que também ficou conhecido como núcleo duro do governo. [Puty, Botelho, Marcílio e Maurílio].

4. Ana Júlia desprezou o PT. Não viu mais o partido. Passou a ter olhos apenas para os interesses da Democracia Socialista [DS], a minúscula e inexpressiva tendência petista a que pertence a própria governadora.

5. Ana Júlia não se impôs, quando Puty praticamente exigiu, mediante uma articulação política desastrosa, notabilizar-se como pré-candidato a deputado federal, cargo para o qual acabou se elegendo. Mérito dele, não dela.

6. Ana Júlia foi blindada por Cláudio Puty, o Chefe da Casa Civil. O próprio PT, partido de Ana Júlia, foi uma das vítimas da desarticulação.

7. Articulação política desastrada, conduzida pelo então chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, que mandava e desmandava no governo paraense.

8. A nomeação de Everaldo Martins na Casa Civil para assumiu o barco em março deste ano para juntar os cacos e restaurar os vínculos políticos que seu antecessor esfacelara irreversivelmente. Não havia mais tempo.

9. Fraca Comunicação. Não se sabe se nada divulgava porque não sabia como divulgar ou porque obras não havia para serem divulgadas.

10. O governo Ana Júlia não conseguiu se beneficiar do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] a tempo. Até inaugurar uma cozinha industrial no Hangar, Ana Júlia pouco ou nada tinha para mostrar.

11. Enclausuramento e omissão em três escândalos de repercussão nacional: a menor presa e seviciada numa cela de presos em Abaetetuba, mortandande de bebês na Santa Casa e no caso dos kits escolares fajutos.

12. Não adotou critério para as alianças políticas, não passou no crivo os adesistas à sua candidatura. Quem se alia a um Duciomar Costa, o pior prefeito que Belém já teve em toda a sua História, não quer, sinceramente, ganhar uma eleição. E quem se alia a Almir Gabriel se vê forçada a fazer certas revisões históricas que conduzem a vergonhosas, a constrangedoras contradições com trajetórias políticas como as de Sua Excelência a governadora Ana Júlia.

13. E por último, mais não menos importante, Ana Júlia não se reelegeu porque escolheu mal a agência que fez a sua propaganda, a baiana Link, a qual nunca esteve linkada com as peculiaridades de campanhas como as que se desenvolvem no Pará, que são diferentes das que ocorrem na Bahia, ou em Pasárgada ou até no Afeganistão. Essa agência cometeu três erros gravíssimos que influenciaram diretamente na derrota da petista:

1- erro de conceito: explorou mais o tema desenvolvimento do que o social, esquecendo-se que o Pará é muito, e muito, diferente da Bahia;
2- erro de imagem: a imagem de Ana Júlia foi mostrada muito diferente da guerreira, mulher de luta, sintonizada com o povo. Apresenta-se muito produzida, muito arrumada, uma dondoca;
3- erro de não aceitar o confronto: A campanha de Ana Júlia teria errado por se mostrar passiva, lerda, lenta, tardia demais para reagir aos ataques feito à sua pessoa como governante.

Essas são, digamos, as razões no atacado. São 13 razões ao todo. Mas razões outras há, é claro. São, todavia, razões no varejo.

Quanto a essas, os petistas, eles próprios, haverão de desvendar.

Nos próximos dias.
Nas próximas semanas.
Nos próximos meses.
Nos próximos anos.

Nota: O poster acima foi enviado [via email] pelo nosso colaborador anônimo.
[Adaptado do blog Espaço Aberto]

Padre Elias, parabéns...

P1210374

Hoje, todos os aplausos vão para o competente padre Elias que completa mais um ano na sua vida dedicada à DEUS e à igreja. Parabéns, padre Elias. Que o senhor nosso Pai derrame suas bênçãos sobre vós...

Ana Júlia perdeu para ela mesma?

O governo Ana Júlia chega ao fim da mesma maneira que começou, somente na expectativa e sem nenhuma realização que possa marca-lo. Durante os 4 anos em que esteve à frente do executivo estadual, essa senhora adestrada nos sindicatos e sem nenhum preparo político, passou despercebida, pela sua atuação opaca que não deixará saudades nem mesmo para os companheiros.

O governo petista, eleito com grande apoio popular, foi marcado pela inapetência de uma figura incapaz de conduzir seus próprios destinos. Ana Júlia será lembrada pelo folclore político como aquela que sentou na cadeira mas nunca governou, e o que é pior, protagonizou o mais pífio dos governos desse estado.

A grande marca desse governo que ora se encerra, sem dúvida nenhuma, serão os escândalos envolvendo os kits escolares, as mortes na Santa Casa e a inércia da governadora que diante de algumas situações que exigiram a imposição da sua figura, como o caso da menor presa em uma cela com vários homens, ela preferiu a omissão.

A verdade é que Ana Júlia se isolou num casulo relegando ao segundo plano as forças políticas que a conduziram ao cargo, deixando o governo nas mão dos soberbos da DS, Putty, Marcílio e Maurílio Monteiro, que governaram em seu nome. O seu grande erro, por que essa trindade não respeitou acordos, não honrrou compromissos e atropelou aliados causando um grande mau está na suposta base governista, que se esfacelou em pouco tempo dando espaço para a oposição e a fisiologia do G-8.

A derrota de Ana Júlia era eminente, cristalina. Sem serviços para mostrar, ela se apropriou do Bolsa-Família e de obras do Governo Federal, mas isso não foi suficiente para pavimentar sua desgastada caminhada à reeleição, que mesmo azeitada com a máquina administrativa levou-lhe ao insucesso.

A melancolia que cerca o triste fim desse governo nada mais é do que o seu próprio reflexo.

Jatene é o novo governador

Com 100% das urnas apuradas, o Pará volta a ser governado pelo PSDB depois da desastrosa administração petista capitaneada por Ana Júlia Carepa e a soberba DS [tendência interna do PT à que pertence Ana Júlia], principal responsável pelo sucumbência da sua estrela maior.

Veja os números

Simão Jatene [PSDB]: 55,74% - 1.860.799 votos
Ana Júlia Carepa [PT]: 44,26% - 1.477.609 votos
Diferença: 11,48% - 383.190 votos

Está consumado

Ana Julia perdeu para si mesma. Isto não é demérito ao vencedor, mas, uma constatação da incompetência dos áulicos da DS que, ao se acharem exímios alpinistas, acabaram por cair em um abismo que cavaram com os próprios pés.

O governo da DS começou pífio e termina catastrófico: Simão Jatene encontrará uma estrutura administrativa carcomida pelo aparelhamento e uma dívida pública estocada em quatro anos de inapetência gerencial.

O Pará deixou de aplicar nestes quatro anos, aproximados R$ 2 bilhões do Orçamento Geral da União: em 2009, a SEDURB não foi capaz de executar 20% dos valores que dispunha para investimentos em infraestrutura.

Na falta de muque próprio, o governo da DS se apropriou de obras da União, e até de investimentos privados – o caso da ALPA em Marabá foi o mais agudo - como se fossem seus. Esta rotina impregnou a neurologia da governadora e seus valetes, que todos começaram a acreditar que estavam mesmo “fazendo o Pará”: o fim do governo começou com esta grave esquizofrenia.

O péssimo relacionamento político dos interlocutores de Ana Júlia, principalmente o chefe de gabinete que ela, em uma espécie de cãibra mental, nomeou em substituição a Charles Alcântara e depois elegeu deputado federal, Cláudio Puty, foi a primeira lasca do seu epitáfio.

Cláudio Puty deve a Ana Júlia, pelo menos, uma assessoria no seu gabinete na Câmara Federal, onde ele chegou montado no cangote governamental, constituindo-se senão a única, a maior obra desse descalabro que se chamou governo.

A retirada de apoio politico do PMDB, que a cegueira do triunvirato da derrota, Puty, Marcílio e Maurilio Monteiro, coadjuvados por André Farias, achava um estorvo, selou a derrocada do PT, e mostrou que os oito baixos de quem já tem muitos passos nessa estrada deve ser respeitado.

Simão Jatene preenche os requisitos para fazer o resgate que o preço da democracia lhe cobra: o povo do Pará amargou quatro anos de insuficiência administrativa, não mais desejou alongar a dívida e vai cobrar a restituição do indébito.

Não é tarefa fácil a prestação da promissória, mas, há um norte que deve ser observado por Simão Jatene: sempre mirar o arremedo que se finda, pois este é o maior exemplo de como não se deve governar um estado.

Nota: O poster acima é do blog do deputado estadual, Parsifal Pontes [PMDB].