A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Violência escolar - uma discussão necessária.

Tragédias, cenas de violência, venda de drogas,entrada de armas, agressão de professores e alunos...São situações que ocorrem no dia-a - dia das milhares de escolas brasileiras. Alguns desses acontecimentos, á exemplo da chacina ocorrida hoje em uma escola carioca, ganha espaço na mídia e mobiliza, por alguns instantes á opinião pública, mas logo caí na vala comum do esquecimento e são, em seguida, negligenciadas pelas autoridades.

Não é oportuno, no momento, descobrir apenas os possíveis culpados, mas buscar á fundo as raízes do problema. Sabemos da precariedade do nosso sistema de ensino, incompatível com a proposta de um país que quer chegar ao topo do desenvolvimento.

Em geral, vivemos em uma sociedade doentia onde o homem não busca, prioritariamente, a felicidade ou se busca ela está sendo confundida com a aquisicão de bens materiais em que " o ter vale mais que o ser", mergulhando homens e mulheres em uma competição desenfreada, uma selva de pedra, uma sociedade que é um monumento ao individualismo.

Essa crise de valores torna os homens insensíveis, frustrados, deprimidos e incapazes de se adequar ás exigências da sociedade moderna. O corre-corre do trânsito, a luta por espaços, a procura de sua própria identidade, o sentimento de inferioridade... causam patologias que muitas vezes evoluem para á prática de ações que refletem o estado de irracionalidade, levando algumas pessoas a praticarem atos de selvageria e tragédias coletivas como as que vemos no dia-a-dia das escolas.

Como as escolas são vitrines da sociedade, elas também estão sujeitas a esses tipos de mazelas sociais, anomalias que estão se tornando comuns ás sociedades desajustadas que vivem uma crise se valores sem precendentes que arrasta as pessoas para as sombras de uma existência sem sentido, um lugar onde os transtornos são as únicas portas de saída.

Jorge Daniel
[Professor, geógrafo e especialista em Educação Ambiental]

Um comentário:

JSOL disse...

Belas palavras que descrevem claramente a realidade em que vivemos.
ta de parabéns parceiro!

Tecnologia do Blogger.