A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

O discurso e a prática - quanta diferença

Fontes do blog informaram que os alunos do turno da noite da escola João Gomes estão sendo dispensados na hora do intervalo por falta de merenda. Nem mesmo aquilo que os próprios alunos chamam de "gororoba" [mingau de fubá, sopa de salsicha, sopa de letrinhas com caldo amarelo e afins] tem mais na dispensa.

Na escola Florentina que ainda está servindo a "gororoba" o problema, que se arrasta desde o início do ano letivo, é a falta de cadeiras. Só tem direito de sentar os alunos que chegam primeiro no portão e disputam uma carreira frenética com os coleguinhas na estrada da escola, os outros assistem aula amontoados na mesa do professor ou em cadeiras quebradas sem o apoio para escrever. A promessa de novas cadeiras era para o mês de abril, porém já passamos da metade de maio, estamos nos aproximando do final do primeiro semestre e nada de cadeiras, nem promessa existe mais.

Diante da caótica situação do sistema municipal de ensino, faz-se necessário lembar que:

Num passado não muito distante, quando oposição, a atual titular da Semed [Secretaria Municipal de Educação], professora Viviane Araújo, paladina da ética e crítica ácida de gestões anteriores, tinha soluções prontas e acabadas para todos esses problemas.

Do alto da sua posição de liderança sindical "comprometida com a educação" não se furtava à empunhar faixas e microfone em defesa dos "professores oprimidos" pelos "desmandos" dos governos de plantão. Era defensora radical da "merenda regionalizada" e das salas com no máximo 35 alunos, inclusive, na época, mandou fixar uma faixa na quadra da escola Florentina exigindo que o prefeito atendesse essas reivindicações e fez vigília, solitária, na praça da Igreja Matriz cobrando transparência na aplicação dos recursos do Fundeb.

Agora, confortavelmente abrigada nos refrigerados gabinetes e enebriada pelo odor burocrático do poder a ex-sindicalista parece que esqueceu das suas origens, dos seus companheiros e até mesmo dos seus princípios morais ao fazer parte desse governo mesquinho, perverso e autoritário conduzindo uma política de arrocho salarial e subtração de direitos básicos dos trabalhadores, relegando a educação ao desleixo pelo viés da ganância.

Através dessas atitudes ficou claro que o único objetivo da atual secretária de educação era a conquista do poder. E para isso lançou mão do recurso mais vil: o falso discurso. Mas a máscara caiu e todos estão vendo que a realidade é muito diferente daquele futuro onírico prometido no calor das campanhas políticas e os arroubos de honestidade não passavam de falácias para enganar os incautos na escalada rumo ao poder.

Um comentário:

Anônimo disse...

e vcs sabem que quem comanda ai e uma quadrilha de ladrões.....louro nonato,edson martins.jedson e felipe...um bando da vagabundo...e vcs uns otários de acreditarem na balela deles
estão todos ricos.......

Tecnologia do Blogger.