A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Plebiscito será em dezembro

O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] prepara para a primeira quinzena de dezembro o plebiscito que vai definir se o Estado do Pará será dividido para a criação de Tapajós e Carajás, informou o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. No mês passado, a Câmara aprovou decretos legislativos que deram prazo de até seis meses para a realização da consulta aos mais de 3 milhões de eleitores paraenses.

Um grupo de trabalho ficará responsável pelos preparativos para consulta, como orçamento, campanhas publicitárias e questões de logística. Segundo Lewandowski, a Justiça Eleitoral tem orçamento para pagar o custo do plebiscito, estimado em cerca de R$ 5 milhões, mas ele não descarta a possibilidade de necessitar um reforço financeiro.

O novo Estado de Tapajós ocuparia 58% do atual território do Pará, na região oeste, e Carajás ficaria com 25%, no sudeste paraense. Caso sejam criados, Tapajós terá 27 municípios, com 1,7 milhões de habitantes, e Carajás contará com 39 municípios com 1,4 milhões de pessoas.

Fonte: Amazônia Jornal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.