A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Simão Jatene em Capanema

Pelo menos 11 mil moradores de Capanema, no nordeste paraense, devem ser beneficiados com a construção da ETA [Estação de Tratamento de Água] e a ampliação da rede de distribuição de água potável do município. O serviço foi autorizado nesta quinta-feira, 14, pelo governador do Estado, Simão Jatene, que visitará a cidade e conhecerá o local onde acontecerão as obras.

Segundo o titular da Sedurb [Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional], que é responsável pelo projeto, Márcio Godoy, será construída um sistema de captação na margem do Rio Caeté que levará água para a ETA. Na estação, o líquido passará por tratamentos químicos, a fim de torná-la potável.

Outra etapa do projeto diz respeito à ampliação da rede de distribuição do município. De acordo com Godoy, será preciso a construção de 13,5 km de adutora. “Esse sistema levará a água para a rede de distribuição da cidade, que fica um pouco afastada da unidade de captação”, explica o secretário.

Com a nova estrutura na rede da Cosanpa [Companhia de Saneamento do Pará], o governo deverá realizar quase duas mil novas ligações no sistema de distribuição de água potável de Capanema. As obras estão orçadas em quase R$ 20 milhões, que serão financiados pelo OGU [Orçamento Geral da União] e pelo FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço]. Além das obras de Capanema, o Governo do Pará, por meio da Seurb, executa obras em todas as regiões do Estado. São 45 municípios recebendo obras de ampliação e recuperação da rede de captação e distribuição água e da rede de esgoto.

Thiago Melo - Secom

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.