A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

O Planeta Terra e seu novo habitante

O Planeta Terra completou a incrível marca de 7 bilhões de habitantes. Devemos comemorar? Do ponto de vista humanístico é sempre bom celebrar a vida, mas a questão não é tão simples como se pensa, pois surge algumas indagações que vão além de nossa simples curiosidade.

O nosso planeta ainda é bastante jovem, considerando a sua idade geológica. Apesar da pouca idade já é possível ver sequelas da passagem humana na terra. Somos entre as bilhões de espécies, a mais evoluída e inteligente e também a espécie que causou uma transformação maior no frágil equilíbrio do planeta. Nem mesmo os gigantes dinossauros causaram tantos transtornos. A dominação humana sobre o Planeta Terra é uma coisa assustadoramente absurda e carente de racionalidade. Ao se impor sobre a natureza, o homem perdeu a sensibilidade e orientado pela cobiça destruiu cenários belíssimos que a natureza precisou de bilhões de anos para construir.

A tecnologia que está a sua disposição constrói e reconstrói paisagens e cidades que parecem extraídas da ficção científica. Dominamos o átomo, a enérgia nuclear e recentemente a sequencia genética do DNA, mas isso não quer dizer que o triunfo humano significou o avanço da humanidade, ao contrário, vivemos em um mundo onde as guerras e a fome matam milhares de pessoas. Não compreendemos as vantagens de vivermos em harmonia e paz dentro de nossa própria sociedade. Vivemos parasitando a natureza, sugando de forma irracional e insustentável seus recursos. Não nos preocupamos sequer com a herança que deixaremos para as futuras gerações, mesmo sabendo que as gerações que nos antecederam foram mais benevolentes conosco. Somos da geração coca-cola, do computador e do aparelho celular. Somos frutos de uma sociedade de consumo que inverteu os valores dando ao “TER” uma importância maior que o “SER”.

A natureza é o nosso almoxarifado, o local de onde tiramos bem mais do que precisamos e quase sempre não temos preocupação nenhuma com a sustentabilidade do planeta. Imagine se cada terráqueo tivesse a mesma capacidade de consumo de um norte-americano? Seria uma catástrofe, pois seria preciso vários planeta terra para alimentar seus habitantes e prove-los de tudo aquilo que um americano acha básico para viver.

Bem vindo, novo habitante do planeta! Saiba, porém que os desafios são enormes e a vida neste planeta depende de nossas ações, de nossa mudança de comportamento, de nossa capacidade de rever nossos conceitos e aceitar a condição primeira de que somos, não os donos do planeta terra, mas apenas parte dos bilhões de seres vivos que vivem aqui.

Profº. Jorge Daniel

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.