Archive for Janeiro 2011

Nota de falecimento

Faleceu agora no início da noite em Belém, no Hospital Metropolitano, o senhor Ivanildo, onde encontrava-se internado vítima de um AVC [Acidente Vascular Cerebral] ocorrido na semana passada.

O "seu Ivanildo", como era popularmente conhecido, era natural do Ceará, da cidade de Campos Sales, e "partiu" aos 56 anos de idade deixando a esposa, três filhos, uma netinha [seu xodó] e muitos amigos na cidade que adotou como sua a mais de 30 anos.

ATUALIZANDO: O corpo está sendo velado na Barraca da Santa e o sepultamento será às 16hs no cemitério São Raimundo.

PSDB e PMDB de mãos dadas na Alepa

Com a retirada da candidatura do deputado Martinho Carmona à presidência da Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará], o PMDB declarou apoio, irrestrito, ao candidato governista, deputado Manoel Pioneiro [PSDB], agora sozinho na corrida pelo comando do legislativo estadual.

As exigências do PMDB para apoiar Pioneiro foram as seguintes: indicar a 1ª secretaria da mesa [segundo cargo mais importante no organograma da Casa], para a qual foi designada a deputada Simone Morgado, e o compromisso de que a legenda comande a Assembleia no segundo período legislativo [2013/2014].

Pelos acordos estabelecidos com outros partidos, o PTB ficará com a vice-presidência e o indicado é o deputado Júnior Ferrari.

O resto, agora, são favas contadas...

UFPA começa hoje matrícula de calouros

Começa hoje o período de habilitação [momento em que o calouro é registrado como aluno e, só posteriormente, matricula-se em sua faculdade específica] para os calouros da Ufpa [Universidade Federal do Pará] aprovados no vestibular 2011, que devem fazer primeiro o cadastro acadêmico online na internet e imprimi-lo para ser entregue juntamente com os demais documentos.

Os candidatos devem ficar atentos por que a habilitação acontece de hoje até o próximo dia 11. Os aprovados para Belém, devem comparecer no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas, no setor profissional da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, no Guamá, e os aprovados para o interior procurar as respectivas secretarias acadêmicas dos campi onde vão estudar.

Documentos: CPF, RG, Título de Eleitor [maiores de 18 anos], quitação com as obrigações militares [homens maiores de 18 anos], certificado ou atestado de conclusão do Ensino Médio ou ainda diploma de conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio, histórico escolar do Ensino Médio, comprovante de residência, 1 [uma] foto 3 x 4 e formulário de atualização dos dados cadastrais, disponível na página eletrônica www.ciac.ufpa.br.

Obs.: Candidatos classificados na condição de cotistas deverão comprovar, por meio da apresentação do original e cópia do histórico escolar, que cursaram todas as séries do Ensino Médio em escola pública.

Em tempo

Fontes do blog garantiram que agora no início de fevereiro inaugura o point mais esperado pela galerinha baladeira da City: a loja de conveniência do recém-inaugurado posto Ipiranga no bairro do Km 46.

Desde a última terça-feira que a escola Florentina Damasceno está realizando a matrícula dos alunos do Ensino Médio [Rede Estadual de Ensino] que vai até o final desta semana. A procura por novas vagas está superando todas as expectativas, isto significa que teremos salas lotadas em 2011.

A BR-308, que liga as cidades de Capanema e Bragança, está sendo chamada pela imprensa regional de a "Rodovia da Morte". O título, nada agradável, foi concedido graças ao altíssimo índice de acidentes com vítimas fatais registrados nos últimos tempos naquela rodovia.

A amiga "Neguinha da Gorete" mandou avisar [via mural de recados] que teremos em 2011 a segunda edição do Carna-Nega, sucesso entre os vips da City ano passado, no dia 4 de março. Promessa de uma noite agradável na sua bela residência.

Não é de hoje que discordo das invasões de propriedades ocorridas em nossa cidade, especialmente as duas do ano passado. A do senhor Heleno [in memoriam] que está repleta de casas de alto padrão e a do ex-senador Juvêncio Dias onde não há uma única cosntrução. Isso confirma o que escrevi aqui e Santa Luzia inteira está "careca" de saber: não foram os sem-teto que realizaram as ditas invasões, mas pessoas [criminosas no meu ponto de vista, por violar o direito à propriedade] que não têm a menor necessidade de moradia e se apossaram das terras somente para fins especulativos no mercado imobiliário.

Parece que agora a tão sonhada reforma do prédio da escola Florentina Damasceno, cantada em prosa e verso no ex-governo da petista Ana Júlia, sai. Segundo fontes do blog, fidedígnas, por sinal, já encontra-se na mesa da diretora daquela instituição de ensino o parecer técnico dos engenheiros e a notificação da Seduc [Secretaria Estadual de Educação] informando sobre as obras.

Com a aproximação do carnaval "pipocam" por toda a cidade novas agremiações carnavalescas [digo blocos] com abadás para todos os gostos e bolsos. Então, viva o Rei Momo...

No mês de janeiro que se finda, Santa Luzia ganhou duas profissionais das quais podemos nos orgulhar: Aldenise Amorim [filha do casal Pitonho e Luísa Amorim] que concluiu a graduação em Fisioterapia e Jamilly Vieira [filha do casal Feliciano e Mariazinha Vieira] que graduou-se em jornalismo. Parabéns à dupla...

O caos continua

A população está indignada com a irresponsabilidade da administração municipal que, não se sabe por que cargas d'água, dispensou toda a equipe [caçamba e garis] responsável pela limpeza pública no início do ano.

A cena mais comum nas ruas da cidade agora são as montanhas de lixo que se acumulam há vários dias provocando mal cheiro, atraindo ratos e prejudicando o tráfego, enquanto alguns integrantes da malsinada administração ameaçam os cidadãos que não aguentam mais guardar tanto lixo dentro de casa e resolvem colocar a sujeira na rua.

O responsável pela limpeza da cidade é o poder público municipal que recolhe, religiosamente, nossos impostos [nada baratos] exatamente para esse fim. Como se não bastasse a escuridão nas ruas, com a população pagando exorbitantes taxas de iluminação pública, agora a sujeira provocada omissão do prefeito.

No "O Liberal".

Na coluna "Reporter 70" do jornal O Liberal, edição de hoje 30 de janeiro de 2011:

OS
Hospital

"É forte a pressão para que o governador Simão Jatene reveja o contrato com a Organização Social que administra o Hospital Metropolitano. Esta semana veio à tona o caso de um paciente de 56 anos que foi recusado pelo hospital, mesmo com suspeita de AVC, depois de passar por outros hospitais de Belém sem nenhum atendimento. Desta vez, a pressão atende pelos nomes de Arnaldo Jordy e Adamor Aires."

Nota: Essa seria apenas mais uma nota, como tantas outras, sobre o caótico sistema de saúde pública paraense se o paciente em questão não fosse um velho conhecido nosso. Trata-se do "seu Ivanildo" que sofreu um AVC [Acidente Vascular Cerebral] - popular derrame - na última quarta-feira e enfrentou, junto com os filhos e alguns amigos, uma verdadeira via crúcius na tentativa de conseguir um leito [objetivo alcançado quase 24 hs depois] para ser internado, onde encontra-se em estado grave.

Castanhal comemora 79 anos de emancipação política

Castanhal completa hoje 79 anos de emancipação com crescimento acelerado em diversos setores e resgate da origem cultural nordestina. Foi justamente a força de trabalho desses migrantes responsável pelo surgimento da cidade que começou pela construção da estrada de ferro Belém-Bragança. O padroeiro do município é São José, o santo da chuva, cuja falta dessa, trouxe milhares de pessoas daquela região brasileira para o Pará.

Castanhal cresceu diante dos trilhos da estrada de ferro Belém-Bragança, desativada nos primeiros anos do governo militar. Hoje, a única lembrança dessa época é a velha Maria Fumaça fincada na praça Inácio Gabriel, no bairro da Estrela. O resgate da história dos 79 anos de emancipação está sob a responsabilidade de poucas pessoas, como o historiador José Lopes Guimarães e o empresário Pedro Coelho, dono de um considerável arquivo fotográfico. Recentemente, juntou-se a essa dupla a memória do fotógrafo Amílcar Carneiro. Filho de "Seu Duca", o pioneiro do cinema na região, Amílcar tem feito diversos registros sobre o cotidiano castanhalense.

Fonte: O Liberal.

Flexa é campeão de presença no senado

O paraense Flexa Ribeiro [PSDB] foi o senador campeão de presença no Senado Federal durante toda a atual legislatura, que encerra no próximo dia 31 de janeiro. Reeleito nas eleições de outubro, Flexa esteve presente em 408 sessões deliberativas ordinárias realizadas entre fevereiro de 2007 e dezembro de 2010. No total, foram realizadas 430 sessões.

Mesmo sendo de um Estado distante da capital federal, Flexa lidera a lista de presença, superando senadores que possuem domicílio político em Estados próximos, como Goiás.

Fonte: O Liberal.

No G1 [portal de notícias da Globo].

Setor para hemodiálise no Pará não é inaugurado por falta de profissionais

No Pará, 280 pacientes precisam e não conseguem fazer hemodiálise. O setor de nefrologia foi construído há três anos em um hospital de Bragança, no nordeste do estado, mas ainda não foi inaugurado por falta de profissionais.

Nota: Uma reportagem completa sobre esse assunto foi exibida nos telejornais "Bom dia Brasil" e "Jornal Hoje", da Rede Globo.

Em tempo

Durante o período das férias escolares a maioria dos professores da Rede Municipal de Ensino está fora do município cursando faculdade oferecida pelo programa Plataforma Freire, do Governo Federal, em outras cidades da região só retornando no início do ano letivo.

A fisioterapeuta Denise Amorim, filha do casal Pitonho e Luísa Amorim, assumiu o comando da saúde no município de Cachoeira do Piriá no início do ano com a tarefa espinhosa de consertar os erros da administração passada e fazer funcionar um dos eixos prioritários em qualquer administração municipal. Está dando conta do recado direitinho, comentam.

O Pro-Jovem Urbano, programa de inclusão social destinados ao público jovem de 18 a 29 que não concluiu o Ensino Fundamental, implantado em Santa Luzia ano passado com grande euforia por parte do governo municipal e estudantes, que recebem uma bolsa de R$ 100,00 mensalmente, está minguando por causa do grande número de desistências ameaçando a conclusão do curso por aqueles que continuam no projeto. Segundo algumas fontes, agora no início do ano, houve uma reformulação e as 10 turmas iniciais transformaram-se em apenas 5 compostas pelos alunos que ainda estão estudando.

Finalmente as chuvas começaram a cair em grandes volumes em Santa Luzia. Na semana passada choveu quase que diariamente, tanto que o Caeté, o balneário mais famoso da City, está cheio, como de costume para essa época do ano.

Depois da euforia com as aprovações nos vestibulares mais concorridos do estado, Ufpa e Uepa, os calouros começam a se preparar para encarar a nova rotina escolar longe de casa. É um grande desafio para adolescentes que nunca moraram distante da família, que exige responsabilidade e comprometimento, afinal é o início de uma vida adulta do qual dependerá o futuro profissional de cada um.

Alguns taxistas estão "p" da vida com a administração municipal e a direção do sindicato da categoria que querem ampliar o número de profissionais concedendo licenças [placas de taxi] para novos motoristas. Segundo os insatisfeitos, além do mercado está saturado com 52 integrantes registrados na Atma [Associação dos Taxistas Manoel do Artur], apenas 30 exercem efetivamente a atividade, por que o restante usa a concessão da prefeitura somente para obter benefícios fiscais de aproximadamente 30% na hora de adquirir um carro novo com a renúncia de impostos federais e estaduais.

Com a dispensa da caçamba e dos garis, responsáveis pela limpeza pública, por parte da administração municipal, montanhas de lixo dominam o cenário nas ruas de Santa Luzia. Alguns moradores cansados de esperar queimam o lixo doméstico à céu aberto provocando grandes cortinas de fumaça prejudicando a qualidade do ar que respiramos.

Acidente deixa dois mortos na BR 316

Ontem por volta das 19hs, segundo informações que chegaram até este blogger hoje pela manhã, uma moto com dois ocupantes chocou-se frontalmente com um automóvel [placa de Capanema] na curva do Km 37 da BR-316 vitimando instantaneamente os dois homens que estavam na moto.

O IML [Instituto Médico Legal] de Castanhal foi acionado e fez a remoção dos corpos. Fontes informaram que um rapaz era daqui de Santa Luzia e o outro da comunidade do 37, local do acidente.

Município de Capanema terá um campus da Ufra

Em solenidade realizada na tarde da última sexta-feira, a prefeitura de Capanema fez a entrega dos documentos de doação de uma área de 10 hectares à Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia], para a implantação do quarto campus da instituição de ensino superior no interior paraense. A Ufra já tem três outros campi em Capitão Poço, Parauapebas e Paragominas. A doação teve a aprovação da Câmara Municipal de Capanema.

Além da entrega do terreno à Ufra, o prefeito Eslon Martins fechou parceria com a Cibrasa, através do diretor Paulo Francisco, para a recuperação e duplicação dos 5,1 quilômetros da estrada por onde é escoado o calcário que abastece aquela indústria de cimento instalada há décadas na cidade. No valor de R$ 6 milhões, a pavimentação será feita em concreto simples, e consumirá o equivalente a 90 mil sacos de cimento.

Com a presença do reitor Sueo Numazawa e sua diretoria, o prefeito de Capanema, Eslon Martins, disse que a vinda da faculdade no município "significa um avanço no desenvolvimento não só da nossa cidade, mas de toda a região bragantina, tão carente ainda de educação superior. Mas agora chega de dificuldades, está chegando um novo tempo que não terá volta". Em Capanema também já foi implantado um campus de Ufpa [Universidade Federal do Pará].

O reitor Sueo Numazawa falou dos planos da Ufra para Capanema. "Estamos projetando dez cursos, disponibilizando 1.250 vagas. Devido a uma já constatada demanda reprimida de aluno, a expectativa que temos é a de que campus beneficie cerca de 500 mil pessoas de 13 municípios da região bragantina. O projeto já está cadastrado no Ministério da Educação, e só aguardando sua liberação junto ao Conselho Nacional de Educação", afirmou. Os primeiros cursos a serem implantados serão os de Agronomia, Licenciatura em Informática e Gestão Empresarial, no ramo agrário.

Fonte: Amazônia Jornal.

Santa Luzia City, ainda, tem disso...

Taberna

Uma "taberna", igualzinha àquelas de 20 ou 30 anos atrás, em plena Santa Luzia City do século XXI. Esse tipo de estabelecimento, que fez parte da infância daqueles da minha geração, onde é possível comprar de tudo era o "super-mercado" daquela época.

Essa sobrevivente é a "Taberna do Luiz", localizada na avenida Castelo Branco próximo ao "Curre". Lá, o "freguês" encontra todo tipo de mercadorias: lamparina, rapadura, foice, panela, produtos da cesta básica, peixe [salgado e congelado], frutas, verduras e até cerveja [de várias marcas] bem geladinha, que pode ser degustada ali mesmo.

Frequentar a Taberna do Luiz, uma das poucas [senão a única] da cidade, é como voltar no tempo e reviver uma Santa luzia que não existe mais. É nostálgico, relembrar uma época que só existe na memória de poucos habitantes da City.

Alô papai, alô mamãe...

Os calouros da Ufpa: Rodrigo Máximo [Engenharia Elétrica], Fagno Aviz [Ciências Naturais], Rômulo Máximo [Geografia] e Rafael Lourenço [Medicina]

DSC05669

Os irmão Rômulo e Rodrigo Máximo com Rafael Lourenço comemorando a conquista

DSC05665

Corujinha [o pai coruja - literalmente] - orgulho em dose dupla.

DSC05668

Simone, feliz da vida com a conquista do seu primogênito Rafael.

DSC05670

Ontem a Ufpa [Universidade Federal do Pará] divulgou o listão dos aprovados no Vestibular 2011 e para nossa alegria quatro luzienses foram aprovados, com êxito, diga-se de passagem, no vestibular mais concorrido do estado: os irmãos Rômulo e Rodrigo Máximo [filhos do comerciante Corujinha], Rafael Lourenço [filho da Simone] e Fagno Aviz.

Além dos quatro citados acima, vale registrar a conquista de um descendente de uma das famílias mais tradicionais da cidade, assídua frequentadora das listas de aprovados em vestibulares, Felipe [filho do casal Roberto Corpes e Eulália Vieira], neto do seu Feliciano, portanto, aprovado nos dois vestibulares federais do estado: Ufpa [Universidade Federal do Pará] e Ufopa [Universidade Federal do Oeste do Pará].

Os Deserdados 2011

O bloco carnavalesco "Os Deserdados" saiu na frente e apresentou seu abadá para o Carnaval 2011. A festa de lançamento será dia 26 de fevereiro na danceteria Beleza Pura Dance Club.

Os_deserdados

Nota: Se você é diretor de um bloco carnavalesco em Santa Luzia e quer divulgar seu trabalho, envie-nos [via email] a foto do seu abadá que ela será devidamente postada aqui no blog.

No "Reporter 70"

Na coluna "Reporter 70" do jornal O Liberal, edição de hoje 18 de janeiro de 2011:

"O Deputado Adamor Aires, do PR, que não concorreu à reeleição, mas apoiou a candidatura do governador, recebeu convite para assumir a Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego. Agradeceu o convite, mas preferiu trabalhar junto ao governo na implantação de um grande projeto politico para o nordeste paraense, onde está concentrada a sua atuação politica."

Além da justificativa expressa na nota acima, outro motivo pelo qual o deputado declinou do convite é o seu retorno à advocacia, ligado à Consultoria Municipal - área em qua atua há muito tempo - à partir de fevereiro.

Adamor recusou o convite para integrar o primeiro escalão do Governo Jatene, principalmente, por preferir atuar junto à sua base política, ficando assim mais próximo dos seus amigos e correligionários, permitindo-lhe um trabalho mais atuante na região com o apoio do governo estadual.

Orçamento

A proposta orçamentária para o exercício 2011 do município de Santa Luzia do Pará foi aprovado pela Câmara Municipal na última terça-feira, 11, com a presença de todos os 9 integrantes do parlamento mirim.

O projeto enviado pelo executivo municipal estava orçado em R$ 40 milhões, mas os nobres edis, zelosos pelo bem público, fizeram alguns cortes e reduziram o valor para R$ 30 milhões, aprovado por unanimidade.

O senhor prefeito recebeu esse "checão" [em branco, diga-se de passagem] da Câmara Municipal, portanto esperamos que seja feito bom uso desses recursos, e que os mesmo não sirvam apenas para fomentar a boa vida da "aristocracia petista" instalada na prefeitura a 6 anos.

Caeté, campeão luziense de 2010

O Campeonata Luziense de Futebol de Campo, temporada 2010, terminou ontem à tarde com o jogo da grande final, onde a emoção deu a tônica da partida, decidida nos pênaltys após o empate de zero à zero no tempo normal e na prorrogação.

A equipe do Flamengo, favoritíssima ao título, não resistiu à força do interior e foi abatida dentro de casa pelo humilde, mas competente, time do Caeté que estragou a festa do todo-poderoso rubro negro luziense confirmando aquela velha máxima do jargão "futebolístico": "camisa" não ganha títulos.

Mais uma vez, assim como na temporada de 2009 quando o Muruteua tirou o "caneco" do Expressinho, uma equipe do interior colocou água no chopp da festa, dada como certa, de um dos grandes da cidade e levou o título pra casa.

Crime bábaro na City

Segundo informações que chegaram agora pela manhã até este blog, o homicídio aconteceu ontem à noite por volta das 20 hs. A motivação do crime teria sido a disputa entre o amante e o marido de uma mulher.

De acordo com informações da "Rádio Cipó News", o marido, residente em uma comunidade do interior, veio à procura da esposa que há dias estava em Santa Luzia sem dá-lhe satisfações à respeito do seu não-retorno e flagrou-a com o amante que lhe desferiu várias facadas vitimando-o instantaneamente.

Vestibular

Mais de 10 mil candidatos disputaram, na manhã de ontem, 16, o processo seletivo da Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia], e entre eles estão muitos luzienses que pretendem ingressar em um dos cursos oferecidos pela instituição de ensino superior.

O exame foi realizado nos municípios de Belém, Castanhal, Capitão Poço, Parauapebas e Paragominas. O resultado pode ser divulgado dentro de 15 dias.

Espertalhões vermelhos

O jornalista Ney Messias Jr, titular da Secom [Secretaria Estadual de Comunicação], ficou abismado com a situação em que encontrou a TV Cultura, emissora de Tv oficial do governo do estado.

Segundo a imprensa paroara, o secretário recebeu a Funtelpa [Fundação de Telecomunicações do Pará] pelada, literalmente. Desapareceram 13 TVs de plasma de 32 polegadas, 6 microfones sem fio, computadores e todas as câmeras estão danificadas.

Aqui em Santa Luzia, que dispões de um sinal da TV Cultura [desativado há muitos meses], segundo fontes fidedígnas, durante uma "blitz" da Funtelpa no prédio municipal que abriga [ou deveria abrigar, pelo menos] os equipamentos de retransmissão da emissora nada foi encontrado. Todos os equipamentos estavam no prédio da rádio Curí FM, tutelada pela administração municipal, retransmitindo o sinal da TV SBT de Capanema, responsável pela propaganda oficial da administração municipal de Santa Luzia, capitaneada pelo PT, diga-se de passagem.

- Espertinhos, esses "cumpanhêrus", hein? Fazendo propaganda da desadministração petista às custas de dinheiro público.

- Cadê o Ministério Público?

Capítulo novo

A novela envolvendo a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Capanema ainda não terminou. Com a vitória do vereador Oscar Ishii [empossado no início deste mês] naquela sessão conturbada no mês de dezembro a chapa derrotada, encabeçada pelo vereador Edinho, entrou na justiça contestando a legalidade do pleito.

A novidade é que o MP [Ministério Público] deu parecer favorável à anulação e o processo agora depende da apreciação da juíza responsável pelo caso que dará o veredicto.

Se a juíza seguir a orientação do MP, tudo voltará à estaca zero e o vereador Pedro Abraão retornará à presidência da casa para realizar novas eleições.

Eleição

A eleição para a mesa diretora da Alepa [Assembleia Legislativa do Pará] será dia primeiro de fevereiro, e o pleito movimenta os bastidores da política paroara.

Até o momento os dois candidatos postulantes ao cargo são os deputados Martinho Carmona [PMDB], que corre por fora como um nome de consenso, e Manoel Pioneiro [PSDB], com o aval do governador Simão Jatene [PSDB] que move as peças do tabuleiro político para elegê-lo.

É mais uma prova de fogo para Jatene depois da montagem da sua equipe visando uma ampla base de apoio no legislativo, que deve ser mantida após a eleição para permitir comodidade política ao governo.

Nota de falecimento

Faleceu na madrugada de hoje na capital do estado, de falência múltipla dos órgãos, o senhor Heleno, depois de lutar bravamente por longos anos contra uma silenciosa, mas violenta diabetes.

Seu Heleno, pernambucano de nascimento e paraense por escolha, foi um dos mais bem sucedidos empresários do setor madeireiro nas décadas de 80 e 90 em Santa Luzia. Isolado e quase sem forças para exercer suas atividades profissionais por causa da doença, seu Heleno viveu os últimos anos de vida ao lado da esposa, dona Mercês, no casarão que cosntruiu nos tempos áureos da madeira na sua propriedade, invadida ano passado, no Km 46.

Foi-se, sem dúvidas, um grande homem que deixa sua marca gravada nas páginas da história luziense.

Nota: O corpo do seu Heleno está sendo velado na sua residência no Km 46 e o sepultamento será amanhã de manhã no cemitério São Raimundo.

Seduc abre matrículas para o ano letivo 2011

Começa hoje o período de pré-matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino, inclusive para os cursos de educação profissional.

Para garantir uma vaga o estudante deve acessar, até o dia 20 de fevereiro, o site da Seduc, www.seduc.pa.gov.br, e preencher os formulários de inscrição ou, se preferir, ligar para o telefone 0800 280 0078, cujo atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 20 hs.

A inscrição deve ser confirmada nas escolas no período de 22 a 24 de fevereiro. O ano letivo de 2011 do estado começará dia 4 de abril, após o recesso dos professores.

Nenhum curso teve boa avaliação no Pará

O MEC divulgou ontem o IGC [Índice Geral de Cursos], que avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior de todo o país. No Pará foram avaliadas 30 instituições, e nenhum dos cursos teve conceito entre bom e ótimo.

O indicador avalia faculdades, centros universitários ou universidades a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5 bons.

Das instituições avaliadas no Pará a única que tirou nota 1 foi a Faculdade Pan-Americana.

Salinópolis na mira do TCM

O TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] decidiu ontem pela realização com urgência de inspeção nas contas do município de Salinópolis, administrado pelo petista Vagner Curi. A decisão foi tomada à unanimidade pelos conselheiros presentes à sessão de julgamentos, após apreciar denúncias formuladas por vereadores contra o gestor municipal.

A providência atende a necessidade de uma verificação no próprio município, dos atos da administração municipal, e para constatar a execução de obras, serviços, bem como a aquisição de materiais diversos para educação e saúde.

Entre as possíveis falhas, constam a ausência de processos licitatórios; contratação irregular de empresa prestadora de serviço; pagamentos ilegais a servidores; nepotismo e superfaturamento.

Se a moda pega e o TCM resolver dá as caras por aqui, em Santa Luzia [também comandada pelo PT], com certeza terá muito trabalho, e como terá.

De mãos dadas

O PR do vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale, e o PDT do deputado federal, Giovanni Queiroz, já estão no "colo" do governador Simão Jatene [PSDB], que assim amplia sua base de apoio.

Dos partidos que apoiaram a reeleição da ex-governadora Ana Júlia Carepa [PT] e que não sobrevivem na oposição, restam apenas o PV, do Zé Carlos Lima, e o PP, de Gerson Peres, engrossarem as fileiras tucanas.

- Coisas da política...

Fundeb

Somente para o Fundeb o Governo Federal repassou ao longo de todo o ano passado [2010] para o município de Santa Luzia do Pará a importância de R$ 10.915.520,21 - dez milhões, novecentos e quinze mil, quinhentos e vinte reais e vinte e um centavos.

Obs.: Recursos para serem investidos, exclusivamente, na educação do município, principalmente no pagamento dos professores.

Números

Repasses federais para a prefeitura de Santa Luzia apenas no mês de dezembro de 2010 e somente para o FPM e Fundeb:

FPM [Fundo de Participação dos Municípios]: R$ 1.211.301,16 - um milhão, duzentos e onze mil, trezentos e um reais e dezesseis centavos.

FUNDEB [Fundo para a Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissional da Educação]: R$ 1.027.767,04 - um milhão, vinte e sete mil, setecentos e sessenta e sete reais e quatro centavos.

Fonte: Site do Banco do Brasil

Seduc avaliará a implantação do PCCR de professor

No final da tarde de ontem, o titular da Seduc, Nilson Pinto, recebeu os membros do Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará], para negociar a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da categoria.

Segundo Conceição Holanda, do Sintepp, a reunião demostrou boa vontade da nova gestão em solucionar os problemas apontados pelo sindicato. Ela explicou que, apesar do PCCR não ter sido implantado pela gestão passada, a discussão em grupos serviu para que tivessem maior compreensão do plano.

Para Nilson Pinto, o encontro serviu como um contato inicial entre o governo e a categoria. “Pedi para a área jurídica da Seduc que fizesse um levantamento do plano, analisando o custo e quais os empecilhos que impediram a sua implantação”.

Oscar Ishii assume a presidência da Câmara de Capanema

Depois de uma sessão conturbada, no início de dezembro, quando vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Capanema foram às vias de fato, o vereador Oscar Ishii assumiu na semana passada a presidência da mesa diretora daquela casa de leis para o biênio 2011/2012.

Mas segundo informações da imprensa local, o revés entre as duas chapas concorrentes ainda não terminou e promete novos capítulos, dessa vez na esteira da justiça onde o vereador Edinho, derrotado pelo voto minerva do então presidente, Chico Adalgísio, contesta a legalidade da eleição que conduziu Oscar Ishii à presidência da Câmara Municipal de Capanema.

Chico Neto na Câmara Federal

O capanemense Chico Neto [PSDB], assumiu na última terça-feira, 04, a vaga de deputado federal, até fevereiro, final da atual legislatura, em substituição ao titular Nilson Pinto [PSDB], que se licenciou apara assumir a Seduc [Secretaria Estadual de Educação] no Governo Jatene.

O engenheiro agrônomo e funcionário de carreira da Emater, Chico Neto, era o primeiro suplente do partido e chega à Câmara Federal, por um curtíssimo período, depois de já ter sido secretário, vereador, prefeito de Capanema e deputado estadual.

Petróleo à vista em Salinas

Somente a implantação de um polo universitário avançado voltado para a área tecnológica em Salinas, estruturado pela Vale e pela Petrobras, já representa uma forte evidência de que no Pará existe petróleo ou gás. Com o início da perfuração, desde dezembro do ano passado, do poço exploratório Harpia, localizado a 222 quilômetros do município de Viseu, no chamado Bloco Marítimo Pará-Maranhão 3 [BM-PAMA-3], essa hipótese se tornou mais forte.

A possibilidade da existência de petróleo em território paraense ficou ainda mais evidente quando a Petrobras instalou plataformas na divisa do Pará com o Maranhão e passou a alertar os navegantes quanto aos riscos de trafegar no local.

Neste domingo, a OGX Petróleo e Gás e o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] promovem audiência pública em Bragança, reunindo também a população do município de Augusto Corrêa, para definir duas coisas: como compensar os pescadores que não poderão mais ingressar na área de exploração - um grande trecho da Bacia Pará-Maranhão - e de que forma os municípios serão indenizados, caso haja algum prejuízo de ordem ambiental.

Diante de tantas evidências, o professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Carlos Alberto Dias, não tem dúvidas: existe petróleo na costa paraense. "A Petrobrás, principal agente de exploração do País, até hoje não encontrou petróleo no Pará. No entanto, existem fortes indícios na região à altura de Salinas, na Bacia Pará-Maranhão", assegura. Dias - que é natural de Salinópolis, afirma que as evidências apontam para a existência do ouro negro, e que as confirmações virão após as perfurações. "O petróleo paraense se encontra próximo a camada de calcário - e é um ambiente bem difícil de estudar, como ocorre com o Pré-Sal. Caso se confirme, será uma benção, pois os royalties transformam qualquer região", destaca. Ele lembra que as mudanças decorrentes do petróleo no Norte-Fluminense levaram desenvolvimento e qualidade de vida ao local. O professor também ressalta que faz parte do grupo que vai estruturar o Polo Universitário de Salinas, idealizado pela parceria entre a Vale, a Petrobras e a Ufpa [Universidade Federal do Pará].

TERRENO

Para Carlos Alberto Dias, a UFPA está se antecipando aos projetos de exploração que devem ganhar força nos próximos anos. A construção do polo universitário deve ser concluída já no próximo ano, segundo afirma o prefeito de Salinópolis, Wagner Curi [PT]. "A Vale, a Petrobras e a UFPA confirmaram a criação do instituto de pesquisa na região. Fizemos a doação de um terreno de 44 hectares, e agora está na fase de captação dos recursos. A obra deve ser concluída ainda em 2011. A previsão é de que em 2012 já tenhamos vestibular", assegura o prefeito.

Curi enfatiza que os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, e Engenharia Oceânica, bem como um curso profissionalizante de Pesca, que só tem em Santa Catarina, serão disponibilizados no Pará. "Com certeza, já tem confirmada a existência de petróleo na costa paraense, caso contrário, não haveria motivos para investir em tal infraestrutura. Vamos ganhar cursos superiores e técnicos e vamos gerar milhares de empregos diretos e indiretos", atesta o prefeito.

Fonte: Portal ORM

Traição com quem sempre lhe deu a mão

Gente que em 2008 [durante a última campanha para prefeito] balançou bandeiras, marcou presença em todos os eventos de campanha do PT, cobria o apedeuta de elogios e até brigou com vizinhos e amigos por causa do dito cujo, mas agora está um poço de mágoas com a petesada depois que marido, filhos e agregados foram para o olho da rua na última vassourada promovida pela "cumpanherada".

O ódio é tão avassalador que os adjetivos dirigidos ao apedeuta e seus asseclas são impublicáveis. Esse é o reconhecimento dado aos puxa-sacos de primeira hora que agora se sentem traídos depois de tanta dedicação aos vermelhos.

- Toma-te!

Caos urbano

Muitos leitores alcançaram o blog para reclamar que a coleta de lixo não está acontecendo, pelo menos em alguns bairros, há mais de duas semanas.

Na minha rua também estamos sem esse serviço com montanhas de sacos de lixo nas calçadas, e pelo que foi informado ao signatário do blog até a caçamba que era usada na coleta do lixo urbano foi dispensada juntamente com o motorista e os garis.

É a administração municipal, sob a batuta petista, prestando mais esse "desserviço" à população luziense.

Ano de 2011

- Ano com 365 dias
- 122º ano da Proclamação da República
- 189º ano da Independência do Brasil
- 511º ano do Descobrimento do Brasil
- 519º ano do Descobrimento da América

Campanha da Fraternidade 2011
Tema: "Fraternidade e a vida no planeta".
Lema: "A criação geme em dores de parto" [Rm 8,22].

2011 para a ONU - "Ano Internacional das Florestas".


Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 2011.

280 na rua

Chegou até este blog a informação de que 280 funcionários temporários da administração municipal luziensese, capitaneada pelo PT, foram demitidos nos últimos dias.

O petismo luziense é useiro e vezeiro dessa prática: antes das eleições contrata gente à torto e à direito apenas para garantir os votos. Depois demite todo mundo.

É imoral e criminoso o uso escancarado da máquina pública pelos petistas luzienses para fins eleitoreiros.

Prefeitura de Cachoeira paga bonus a todos os professores

A Prefeitura Municipal da Cachoeira do Piriá, sob a administração do prefeito Antenor Oliveira Filho [PR], além de pagar o salário do mês de dezembro e o 13º salário do funcionalismo no dia 23 de dezembro, presenteou todos os professores com um abono extra de R$ 930,00 no dia 30 do mesmo mês.

É a nova administração cachoeirense sob o comando do prefeito Antenorzinho [como é popularmente conhecido] mostrando que, quando se quer, é possível valorizar os profissionais de sala de aula.

Parabéns à todos os professores da Rede Municipal de Cachoeira do Piriá, e, em especial, ao prefeito Antenorzinho pela excelente iniciativa.

Jatene empossa o secretariado nesse domingo

O novo governador do Pará, Simão Jatene [PSDB] não descansará nem dará descanso à equipe neste domingo de feriadão. Ele marcou para hoje às 10 da manhã a posse coletiva dos primeiros integrantes da equipe. Devem ser assinados mais de 30 termos de posse.

Apenas os presidentes de empresas não serão empossados porque dependem da anuência dos conselhos de administração. O novo secretário de Fazenda, José Tostes Neto, será o único dos secretários já anunciados a não ser empossado porque ainda depende de liberação da Receita Federal, órgão de onde é servidor.

Após a posse, Jatene já fará a primeira reunião da equipe. “A conversa é para dar as primeiras orientações do que deve ser feito em cada secretaria. Projetos em andamento, processos mais urgentes pagamentos a serem feitos, coisas naturais da administração”, explicou.

Jatene disse que o objetivo é indicar o real quadro do Estado do Pará e que uma das prioridades é concluir obras em andamento. “O que tiver sido começado e que atenda aos interesses da população [será mantido]. Vamos ver a questão legal com que esses projetos foram formatados e dar continuidade a esse processo”. Jatene continuará a partir de amanhã o trabalho de composição da equipe. Já foram anunciados 37 nomes, mas faltam 33, sem contar cargos de direção de órgãos regionais. Ontem, ele não quis adiantar novos nomes.

Simão Jatene volta a governar o Pará depois de quatro anos

Desde as 10 horas e 40 minutos de ontem, Simão Robison de Oliveira Jatene [PSDB], 61 anos, é, oficialmente, o Governador do Estado do Pará. Com a Assembleia Legislativa lotada, Jatene retornou ao cargo que ocupou durante quatro anos [de 2002 a 2006] de forma gloriosa, sendo exautivamente aplaudido pelos cerca de mil convidados - a grande maioria políticos e autoridades - que assistiam a cerimônia de posse.

Toda a solenidade durou em torno de uma hora. Jatene o vice-governador, Helenilson Cunha Pontes [PPS], de 38 anos, chegaram ao Palácio da Cabanagem, sede do Poder Legislativo, à pé, por volta de 9h 50min, após terem acompanhado a Missa de Ação de Graças, celebrada na Catedral da Sé, pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. No local, políticos, autoridades e eleitores os aguardavam. Alguns com faixas e bandeiras na mão. Cadetes da Escola de Cadetes Oficiais estavam posicionados para receber o chefe do Poder Executivo.

Assim que chegaram à Assembleia, Jatene e Helenilson foram para o gabinete do presidente da Casa, deputado Domingos Juvenil [PMDB], onde esperaram ser chamados para o momento mais esperado do dia. A mesa que estaria à frente da Cerimônia de Posse começou a ser formada às 10h 15min. Além de Juvenil, fizeram parte o desembargador Rômulo Nunes, do Tribunal de Justiça do Estado, Geraldo de Mendonça Rocha, do Ministério Público do Estado, Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, João Salame [PPS], vice-presidente da Assembleia, Ítalo Mácola [PSDB], 2º vice-presidente, Adamor Aires [PR], 2º secretário, Haroldo Martins [DEM], 3º secretário, e Deley Santos (PV) 4º secretário. O 1º secretário da Assembleia, deputado Miriquinho Batista, do PT, não compareceu, assim como os seus colegas petistas.

Com a mesa formada, uma comissão composta pelos deputados Márcio Miranda [DEM], Joaquim Passarinho [PTB], Eduardo Costa [PTB], Josefina do Carmo [PMDB] e Tetê Santos [PSDB] encaminhou o governador eleito e seu vice até o plenário, onde, às 10h 30min, foi aberta a sessão solene, com o Hino Nacional tocado pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Em seguida, Jatene fez o juramento e às 10h 40min, após o juramento, Domingos Juvenil declarou o governador empossado.

Como de praxe, foi lido o termo de posse pelo segundo secretário da Assembleia, deputado Adamor Aires e às 10h 50min, os mesmo procedimentos foram feitos com Helenilson Pontes. Os dois, então, passaram a ser, oficialmente, governador e vice-governador do Estado do Pará pelos próximos quatro anos.

Fonte: Portal ORM.