Archive for Junho 2011

Zitinh@s

A Paróquia de Santa Luzia festejou ontem o último santo da quadra junina, São Pedro, com uma extensa programação cultural na Barraca da Santa que incluiu muita dança de quadrilha e vendas de comidas típicas.

Amanhã, primeiro de julho, o time de futsal mais badalado da City, o Terremoto Esporte Club, faz aniversário e a data será comemorado pelos integrantes, torcedores e admiradores da equipe.

No próximo sábado a danceteria Beleza Pura, sob o comando do Dj Judson, estará promovendo o "Forrozão das Mulheres". A cobertura sonora será por conta do Mega Arrebentão com participação da carretinha Águia de Fogo. Mulheres não pagam ingresso até à meia-noite.

No julgamento de terça-feira, o réu Kalbelúcio, assassino confesso de um crime ocorrido em 2006 na comunidade da Terra Amarela, foi condenado a 15 anos de reclusão em regime fechado.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de amanhã, a última antes do recesso parlamentar, promete ser uma das mais acaloradas daquela casa nos últimos tempos por que os pedidos de instalação de uma CPI e o de afastamento do prefeito, por conta das graves denúncias de corrupção que pesam sobre ele, devem ser votados com o apoio da maioria dos parlamentares.

Segundo informações de bastidores, a "Liga da Justiça", frente parlamentar suprapartidária composta por cinco vereadores, já protocolou no Ministério Público o pedido de instalação de uma comissão processante para apurar os desvios milionários de recursos da prefeitura.

Resumindo: amanhã será o dia "D" para o apedeuta e sua turma pedradora de recursos públicos.

A negativa da vereadora Lúcia Machado em integrar a Liga da Justiça, só reforça os boatos que correm soltos na City: a parlamentar deverá ser indicada pelo partido à sucessão municipal com as bênçãos dos cardeais petistas para salvar o mandato do apedeuta, como combinado em reunião no início do mês.

Este será o primeiro final de semana das badaladas férias de julho. E, claro que todos os caminhos levarão para a nossa faixa de areia atlântica mais famosa do norte do país: "Salinas Beach".

Marina traça roteiro para deixar PV e criar partido

Depois de três meses de queda de braço com a cúpula do PV, a ex-senadora Marina Silva, terceira colocada na eleição presidencial de 2010, deve anunciar na próxima semana sua saída do partido como informa reportagem de Bernardo Mello Franco, publicada na Folha desta terça-feira [ontem].

Ela planeja reunir verdes e simpatizantes num movimento político baseado na internet antes de articular a criação de outra sigla para disputar o Planalto em 2014.

A ideia é divulgar a decisão no dia 6, em ato público em São Paulo ou Brasília.

A crise no PV se arrasta desde o segundo turno de 2010, quando Marina forçou a sigla a se manter neutra e vetou a negociação de aliança com José Serra [PSDB].

Em março, a Folha revelou sua ameaça de deixar a sigla depois que a Executiva Nacional, controlada por José Luiz Penna, prorrogou seu mandato por mais um ano.

No começo do mês, a ex-senadora deu um ultimato à direção da sigla e retomou a ameaça de deixar o partido caso o presidente não aceite abrir mão do cargo, que ocupa há 12 anos.

Marina foi candidata à Presidência da República em 2010 pelo PV e, embora não tenha avançado ao segundo turno, conquistou quase 20 milhões de votos, número expressivo para o seu partido.

Folha Online

Homicício - atualizando

A motivação do crime ocorrido na noite de terça-feira quando um elemento bastante conhecido da polícia por práticas delituosas, assaltos e roubos, principalmente, assassinou à facadas - e não com um tiro de cartucheira como informado ontem aqui no blog - um gari da prefeitura no Bairro Novo, foi, segundo informações, por que a vítima, testemunha ocular de um dos assaltos praticados pelo marginal homicida, teria colocado a boca no trombone comentando com a vizinhança o que presenciou.

Chateado com os comentários, o assassino foi tirar satisfações e, no calor da discussão, atacou o gari com várias facadas, ferindo-o mortalmente. O criminosos já está preso na carceragem da delegacia de Santa Luzia à disposição da justiça.

Festas juninas

As escolas municipais João Gomes e São José promovem hoje à noite suas respectivas festas juninas de encerramento do primeiro semestre letivo de 2011 com muita quadrilha, danças regionais e um festival de comidas típicas no cardápio.

A festa da escola João Gomes acontece nas dependências da própria escola, já a da São José será na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno.

Disputa

Esse problema envolvendo a prefeitura e o empresário Geovane Narciso na disputa pelo terreno que outrora serviria para a construção do hospital municipal, que nunca passou de propaganda enganosa do apedeuta para enganar o povo na época da eleição, ainda vai dá muito o que falar.

Segundo informações o polêmico apresentador Jairo Sousa, do programa Patrulhão da rádio Princesa FM de Capanema, desembarcará por aqui a qualquer hora com toda a sua equipe para fazer reportagem sobre o assunto. E mais, as pessoas que compraram terrenos no loteamento vão formar uma comissão para cobrar uma solução para o impasse.

Zitinh@s

A quadrilha Tradição Junina continua com sua maratona de apresentações em festivais e concursos por todo o estado conquistando premiações importantes para a agremiação junina mais famosa da City.

Os luzienses que estudam na capital ou cursam nível superior em outras cidades do estado já começaram à desembar na City para as merecidas férias na companhia dos familiares e amigos.

Capanema começa a despontar no cenário estadual como importante cidade universitária com a instalação dos campis das universidades federais Ufpa e Ufra e a proliferação de muitos cursos de várias faculdades particulares.

Bragança estará promovendo no próximo sábado, 02/07, a vigésima edição do concurso Garota Pérola FM com premiação de R$ 7.000,00 para a primeira colocada.

À propósito, a paradisíaca praia de Ajuruteua, no litoral bragantino, ainda é o destino preferido de muitos luzienses quando se trata de curtir o veraneio no sal.

Os professores da Rede Municipal de Ensino que cursam nível superior pelo Parfor, do Governo Federal, já estão de malas prontas para passarem o mês de julho... estudando. Vida dura a desses coleguinhas...

Segundo um dos organizadores do Campeonato de Férias de Futsal, patrocinado pela prefeitura e que acontece durante as férias de julho na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno, os jogos só começarão a ser disputados à partir do dia 15.

No último final de semana de julho Ourém estará realizando o "XXVII Festival da Canção" no sábado [30] e o Festival do Chopp, no domingo [31], encerrando o veraneio 2011.

O "VII Festival Folclórico" de Cachoeira do Piriá, patrocinado pela prefeitura daquela cidade, foi um sucesso segundo os luzienses que pousaram por lá no último final de semana.

XXVII Festival do Mingau

Nova Timboteua estará promovendo entre os dias 29/06 e 02/07, próximo final de semana, portanto, o "XXV Festival do Mingau", evento tradicional que faz parte do calendário oficial de festas do estado.

O Festival do Mingau é muito frequentado pelos luzienses que todos os anos se deslocam para a cidade de Nova Timboteua para aproveitar a extensa programação de shows com atrações de renome nos cenários regional e nacional da música pop.

Atrações

Aparelhagens: Pop Saudade e Super Pop Águia de Fogo
Bandas: Pop Show, Xeiro Verde e Noda de Cajú

Hospital, mas que hospital?

Segundo informações que acabaram de chegar até o editor do blog, agora à tarde uma patrulha mecanizada da prefeitura tentou limpar aquele terreno no qual a ex-governadora Ana Júlia lançou a pedra fundamental do hospital nas campanhas eleitorais de 2008 ajudando o apedeuta a enganar o povo para ganhar votos, mas o proprietário do terreno empatou o serviço com reforço da polícia alegando que nunca recebeu nenhum centavo da prefeitura como pagamento e por isso loteou o terreno que agora pertence à várias pessoas que inclusive já construiram casas no local.

Como é do conhecimento de todos a "obra" do hospital nunca passou de um inóspito vazio, abrigando apenas um grande matagal. Mas como as campanhas eleitorais estão se aproximando, o prefeito no arfã de "mostrar serviço" na tentativa de mais uma vez enrolar o eleitor com obras eleitoreiras e, principalmente, desviar a atenção da população do mar de lamas no qual sua corrupta administração está atolada, quis mostrar serviço, mas quebrou a cara...

Formatura

Ontem o jovem José Diego comemorou sua formatura em Engenharia de Pesca pela Ufpa [Universidade Federal do Pará] na comapanhia da mãe, irmãos, namorada e dos muitos amigos que preserva na City. Sendo a sua turma a primeira da Região Norte e a terceira do país.

Nos discuros dos amigos e do homenageado, o nome mais lembrado foi o do seu pai, senhor Ivanildo, falecido no início do ano. Seu grande incentivador segundo o próprio...

As mulheres fizeram a festa
DSC06738

Os vereadores Nando e Franço fizeram questão de parabenizar o homenageado
DSC06703

E os amigos também...
DSC06675

Figueredo e Franço
DSC06672

Este blogger que vos escreve também marcou presença
DSC06671

Em tempo

A procissão de Corpus Christi na última quinta-feira, 23, foi uma das mais belas manifestações religiosas da City dos últimos tempos. Tudo começou ainda na noite de quarta-feira com a preparação do lindo tapete de serragem colorida e areia que cobriu o percurso de mais de um quilômetro por onde o padre Elias conduziu o Santíssimo, acompanhado por milhares de fiéis que rezaram e cantaram em homenagem ao Corpo de Cristo.

À propósito, a procissão de Corpus Chrisiti de Capanema, uma das mais belas do país [tombada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará], reuniu mais de 20 mil pessoas pelas ruas da cidade incluindo personalidades como o famoso padre Antonio Maria e o senador Jader Barbalho, entre outros.

Encerrando o semestre letivo e as comemorações juninas, a escola Florentina Damasceno realizará hoje à noite, à partir das 19 hs, o já tradicional "Arraiá da Florentina": uma espécie de confraternização entre funcionários, alunos e comunidade com uma extensa programação cultural que inclui apresentações de quadrilhas, danças típicas da nossa cultura e a venda de comidas típicas da culinária paraense. Imperdível...

Falando em festa junina, o "III Arraiá do Macaxeira's" na última sexta-feira, 24, foi um sucesso. Reuniu centenas de pessoas, famílias na maioria, na lanchonete Macaxeira's na noite de São João para prestigiar uma verdadeira festa caipira com apresentações de quadrilhas mirins, pau-de-sebo, quebra do pote e outras atrações típicas do período.

A gravação do segundo DVD da aparelhagem Vetron em Santa Luzia, no último sábado [25], reuniu os baladeiros de plantão numa grande festa que varou a madrugada no clube da Piscina. O lado negativo ficou por conta dos assaltos, que já se tornaram rotina nesses tipos de eventos, praticados por marginais que aproveitam a grande movimentação para agir. Segundo informações extra-oficiais, pelo menos três pessoas foram vítimas das quadrilhas que agem nos finais das festas.

O Restaurante Nordestino, às margens da BR-316 na comunidade do Km 18, tornou-se o point preferido dos bacanas da City para o almoço nos finais de semana. Por lá aos sábados e domingos passam comerciantes, empresários, profissionais liberais e principalmente políticos de Santa Luzia para degustar aquela deliciosa comidinha caseira preparada com as mãos de fadas da dona Osmarina Cândida, uma nordestina cozinheira de mão cheia, que proporciona aos seus clientes um variado cardápio que inclui galinha caipira, porco guisado, carne assada de panela, carneiro à moda da casa e .... Recomendo....

Com a chegada das sonhadas férias de julho os luzienses mais descolados já se preparam para colocar o pé na estrada e curtir um merecido descanso. Os destinos são os mais variados: Ilha de Marajó, São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente a região nordeste do país com suas lindas praias.

Porém, os vips preferem o exterior. Pelo menos duas personalidades luzienses vão carimbar o passaporte nas férias de julho com passeios que incluem no roteiro países como Israel, Emirados Árabes, Holanda e Itália. Quem pode... pode.

Os simples mortais, assim como este blogger que vos escreve, vão mesmo é se esbaldar nas areias atlânticas mais famosas do norte do Brasil: "Salinas Beach", que começa à fervilhar já no próximo final de semana.

Além da curtição nas areias da praia durante o dia, uma excelente opção para quem vai passar o veraneio em Salinas é a badalação das boates da capital que se instalam por lá nessa época do ano. A programação, digna da nossa metrópole, inclui atrações nacionais de renome no cenário musical e djs badaladíssimos das noites cariocas e paulistanas.

Independente é o novo campão paraense

Um novo capítulo foi escrito na história do Campeonato Paraense. O Independente venceu o Paysandu ontem [26] em pleno Mangueirão, por 3 a 0, numa emocionante disputa de pênaltis depois de empatar em 3 a 3 no tempo regulamentar e se tornou a primeira equipe do interior do estado a conquistar um título do Parazão em 99 edições do certame estadual.

O Galo Elétrico, como é conhecido o time de Tucuruí, que surpreendeu também nas semifinais do segundo turno eliminando outro poderoso da capital, o Clube do Remo, foi superior em grande parte do jogo e conseguiu quebrar a hegemonia dos ditos times grandes do futebol paraense com esse feito inédito.

Celpa e Vivo - as grandes parceiras

A Rede Celpa deixou a City às escuras das 15 às 19 hs pegando de surpresa os apostadores de última hora que pretendiam jogar na Mega Sena acumulada [R$ 72 milhões] e a Vivo também pegou carona deixando os luzienses incomunicáveis até às 21 hs.

Segundo informações a comunidade do Broca, que iria comemorar o São João com muita quadrilha, ainda continua sem energia até o presente momento.

VII Festival Folclórico de Cachoeira do Piriá

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer promoverá no próximo final de semana, sábado [25] e domingo [26], o "VII Festival Folclórico" com uma extensa programação cultural que inclui apresentações de quadrilhas, danças típicas do estado e shows de atrações de renome no cenário regional e nacional.

As atrações musicais são: Banda Kassikó e Bruno & Trio.

Detran

Há vários dias uma equipe do Detran e duas viaturas estão City. Segundo informações trata-se de uma solicitação do MP [Ministério Público] para averiaguar a situação dos veículos da cidade e coibir crimes.

A devassa deverá acontecer a qualquer hora em blitz realizadas nas ruas depois da chegada do guincho. Motos e carros com documentação irregular assim como inabilitados e menores dirigindo são os principais alvos da ação.

IFPA oferta 150 vagas para Capanema

O IFPA [Instituto Federal do Pará] lançou edital ofertando 150 vagas em três cursos técnicos: Técnico em Eventos [50 vagas], Técnico em Informática [50 vagas] e Técnico em Saneamento [50 vagas] para o núcleo de Capanema na modalidade de educação a distância, com início das aulas em agosto.

Cada curso terá a duração de três módulos e as inscrições já podem ser realizadas, somente pela internet [CLIQUE AQUI PARA ACESSAR], até às 20hs do dia 01 de julho ao custo de R$ 30,00.

A lista de confirmação de inscrição dos candidatos com os dados pessoais, curso pretendido, data, hora e local da prova pode ser conferida à partir de 6 de julho no endereço eletrônico www.ead.ifpa.edu.br.

A prova única de conhecimentos gerais, composta por 40 questões, será realizada no dia 10 de julho, com início às 8h [horário de Brasília] com duração máxima de quatro horas e o resultado será divulgado a partir de 25 de julho.

Os desafios da Copa do Mundo no Brasil

Os bons ventos que sopram em direção das economias emergentes, sobretudo do grupo de países denominados de BRICs [Brasil, Rússia, Índia e China] tem modificado as relações econômicas e geopolíticas internacionais, abrindo espaço para que esses países tenham uma importância cada vez maior no cenário mundial.

Alavancados pelo forte e duradouro crescimento de suas economias esses e outros países emergentes ganham força e se mostram para o mundo inteiro, sediando reuniões políticas, conferencias e principalmente eventos esportivos como os jogos olímpicos e a copa do mundo de futebol. É uma oportunidade ímpar de o mundo voltar seus olhos para os países organizadores, haja vista que recebem centenas de países e são vistos por milhões de telespectadores ao redor do mundo.

Para nossa alegria, o Brasil sediará dois mega eventos esportivos, A Copa Do Mundo [2014] e As Olimpíadas [2016]. Será uma oportunidade de ouro para o mundo conhecer o Brasil, a nossa cultura, o nosso povo, nossas belezas turísticas... Milhões de pessoas virão acompanhar esses eventos e conhecer o nosso país. Por isso a responsabilidade é enorme, pois queremos que tenham uma boa imagem do Brasil para levar para seus países de origem.

Do ponto de vista econômico, será um grande impulso para certos setores da nossa economia [turismo, hotelaria, construção civil, bares, restaurantes...] que dobrarão seus lucros, aproveitando-se do grande fluxo de turistas que despejarão milhares de dólares em nossa economia, gerando milhares de empregos para os brasileiros.

Para que esses eventos ocorram de maneira positiva é necessário que o país esteja preparado para recebê-los e possa mobilizar esforços, juntamente com a sociedade civil, para atender os exigentes e refinados gostos dos turistas estrangeiros, a maioria representados por norte-americanos, japoneses e europeus que possuem muito dinheiro para gastar, mas exigem serviços de primeira linha.

Além de modernos estádios, centros de treinamentos, ginásios e piscinas olímpicas, faz-se necessário a construção de modernos aeroportos, terminais de passageiros, construção e duplicação de rodovias e vias de acesso, transporte coletivo amplo e eficiente, investimentos em segurança pública de qualidade e outros que possam assegurar o bem-estar das pessoas e dos atletas que participarão das competições.

Um evento desse tipo só se torna um sucesso quando a responsabilidade e o planejamento do governo e comitê organizador passam a atuar com anos de antecedência para dá tempo para corrigir as eventuais falhas e problemas que acontecem. Não dá para fazer e organizar uma olimpíada ou uma copa do mundo em cima da hora, sob o risco do fracasso e da vergonha nacional.

Em relação aos últimos países que organizaram esses eventos, ainda estamos na estaca zero. Pouco ou quase nada foi feito até agora. Por isso a FIFA [Federação Internacional de Futebol] e o COI [Comitê Olímpico internacional] já vêem com desconfiança os projetos e as ações postas em prática pelo Brasil. Tudo responde a uma lógica e aos interesses políticos e seus jogos de interesses. Porém não é aceitável, como se supõe que esses eventos sejam usados pelos corruptos de plantão para desviar milhões, aproveitando-se do caráter de urgência que torna as licitações um jogo de “cartas marcadas” superfaturando obras e serviços, desviando recursos públicos á base das já conhecidas propinas alimentando novamente o bolso dos políticos e causando prejuízo ao povo brasileiro que já não agüenta tanta roubalheira.

Queremos que a copa do mundo e as olimpíadas sejam uma oportunidade para melhorar as condições de vida do povo brasileiro, um momento em a gente possa ter orgulho da nossa criatividade e competência, um momento do Brasil mostrar ao mundo que pode ser um país dinâmico, mais socialmente justo com seu povo e bonito por natureza, um lindo retrato para ser mostrado para o mundo inteiro.

Jorge Daniel
[Professor, geógrafo e especialista em Gestão Ambiental]

Discutindo a relação

O governo corrupto do apedeuta enquadrou a presidente da câmara, vereadora Lúcia Machado [PT], para discutir a relação. Até o presidente regional da legenda, João Batista, foi convidado para tentar salvar o mandato do malandro que está na UTI, dependendo apenas do parecer do MPE [Ministério Público Estadual] no pedido de afastamento solicitado pela frente parlamentar suprapartidária composta pelos vereadores Robson Federal [PT] - o algoz do seu ex-cumpanhêro, Nando [PSB], Luiz Doca [PDT], Zé Luiz [PDT] e Tião Oliveira [PR] que denunciou as muitas e gravíssimas irregularidades do governo petista.

Segundo fonte vermelha que esteve presente na reunião, a pressão sobre a vereadora para barrar o irreversível processo de afastamento foi enorme. Ofereceram-lhe de tudo, até sua indicação para a candidatura à prefeita nas próximas eleições, em detrimento do sonho dourado da cambada palaciana de fazer da "criatura eleitoral" o substituto do apedeuta para continuarem praticando a roubalheira que contaminou essa administração.

Nesses quase sete anos à frente da prefeitura, os petistas, movidos pela ganância, transformaram-se em exímios negociadores. Compram de tudo com o dinheiro público desviado dos cofres da prefeitura: fazendas, mansões, apartamentos fora do estado, lindas chácaras, concessionárias de veículos, carrões, presidentes de partidos, vereadores, filiados...

Edinaldo Lucena

Após várias ações na City e, principalmente, depois da mega festa de aniversário ao som do todo poderoso Mega Príncipe, no último dia 9, o nome  Edinaldo Lucena ultrapassou as fronteiras luzienses e ganhou espaço em toda a região como uma das pessoas mais influentes de Santa Luzia, inclusive sendo lembrado em todas as listas de aspirações políticas.

Em tempo

Corpus Chriti será celebrado na próxima quinta-feira, 23, pela Igreja católica e a Paróquia de Santa Luzia, sob o comando do padre Elias, prepara uma grande festa para esse dia. A igreja, escolas e outros órgãos públicos estão na reta final dos preparativos para a construção do lindo tapete de serragem que vai cobrir o percurso de mais de 1 km por onde vai passar a procissão.

À propósito, a Paróquia de Santa Luzia celebra no dia seguinte, 24, a Festividade de São João com a procissão seguida de missa e uma extensa programação cultural na Barraca da Santa.

O "IX Baile de Volta ao Passado", que já virou tradição na City, realizado no último sábado pelos amigos Waldenor, Zé Mª Damasceno, Negão e Jakson, foi um sucesso de público reunindo no club da Piscina a fina flor do high society luziense. Segundo a organização foram vendidas mais de 150 mesas além das cortesias cedidas à convidados e patrocinadores, o único problema registrado foi em relação ao bar, terceirizado, que deixou faltar cerveja gelada por volta das 2:30 hs provocando muitas reclamações.

As concessionárias Rede Celpa e Vivo, parceiras no péssimo serviço que prestam, deixaram a população na mão, como sempre fazem, ontem em pleno domingo. A cidade ficou às escuras desde a tarde até as primeiras horas da noite e incomunicável, sem sinal de serviço da telefonia móvel, até a madrugada quando a Vivo resolveu dá as caras. Enquanto isso, a população que se dane...

Segundo informações, a criminalidade nos bairros mais afastados do centro, leia-se Bairro Novo e Invasão, cresceu assustadoramente nos últimos tempos: principalmente os assaltos e roubos de comércios e residências que muitas vezes são praticados à luz do dia. Mas ainda de acordo com fontes do blog, a polícia tem agido energicamente na repressão a esses crimes prendendo marginais e coibindo o comércio e o consumo de drogas muito comuns nesses locais. Desde o início do mês quase meia dezena de marginais, muitos deles pessoas bastante conhecidas da cidade, foi presa e mandada para a carceragem da Superintendência da Polícia Civil em Capanema e penitenciarias da capital.

Amor bandido: certo rapaz de muitos amigos na City e bons antecedentes, diga-se de passagem,  inconformado com o fim do relacionamento com sua ex-namorada, uma bela jovem bem nascida, resolveu colocar na internet [You Tube] um vídeo com o registro de um momento íntimo do casal. Resultado: o cara está preso, claro, pelos crimes de difamação, atentado violento ao pudor...

Pegou mal, muito mal mesmo a debochada atitude da petesada de introduzir o trecho "Na minha quadrilha só tem gente que brilha..." na propaganda oficial da administração municipal depois que o vereador Robson Federal [PT] começou a denunciar na câmara o esquema de corrupção e desvios de dinheiro público comandado pelo governo petista. As reclamações vêm de todos os cantos do muncípio, todo mundo acha tal iniciativa, de muito mal gosto, uma afronta à população que serviu tão somente para mostrar o respeito que essa gente do PT tem com o povo e a coisa pública.

O vereador Tião Oliveira [PR], depois de muitas especulações sobre uma possível adesão ao governo petista, quebrou o silêncio na sessão de sexta-feira passada, 17, em um discurso, longo e contundente, e rebateu todos os boatos envolvendo o seu nome. Tião disse que à partir daquele momento estava se juntando ao grupo integrado pelos vereadores Robson Federal [PT], Nando [PSB], Luis Doca [PDT] e Zé Luiz [PDT], intiludo de "A Liga da Justiça" que pede o imediato afastamento do apedeuta das suas funções administrativas e apuração rigorosa das gravíssimas denúncias de corrupção que pesam sobre ele.

A atitude do vereador Tião Oliveira, principal nome da oposição, contraria os muito boatos que davam conta de uma suposta conivência sua com os desmandos da administração municipal e seus timoneiros. Segundo o vereador em seu discurso, ainda não era a hora de tomar posições, por que a frente parlamentar precisava de elementos robustos e incontestáveis contra o apedeuta.

Pensando bem, enquanto o PT sangra sendo obrigado a cortar na própria carne é bom mesmo que a oposição fique só na espreita para ver o circo petista pegar fogo com todos os seus palhaços no picadeiro.

Interessante, a turma do PT depois que concluiu a eterna orla do Caeté, após sumir com a maior parte dos recursos destinados à obra, e passar cal nas paredes de algumas escolas para fazerem inaugurações apoteóticas com o intuito de desviar a atenção da população da roubalheira praticada na prefeitura, agora até obras particulares dizem que é deles. Seria bom mesmo que a "Quadrilha Solidária" roubasse menos e fizesse algo de útil à população tão carente de saúde, educação e prestação de outros serviços esseanciais. Fica a sugestão...

As escolas das redes Estadual e Municipal de Ensino iniciam a semana em contagem regressiva para as tão sonhadas férias de julho. É que os dias úteis serão apenas três - segunta, terça e quarta - por que quinta-feira é dia de Corpus Christi, feriado nacional, e sexta é dia de São João, festejado pela paróquia, feriado municipal, portanto.

Moradores da comunidade do Broca e região reclamam das péssimas condições de uma ponte no ramal que dá acesso à comunidade. Segundo relato de alunos, que fazem o trajeto diariamente, o estado da referida ponte é tão ruim que eles são obrigados a descerem do ônibus para que esse atravesse-a sem colocá-los em risco. Cadê a Secretaria de Obras do município que não vê isso?

Polícia recupera motos roubadas

Numa ação rápida e com a ajuda dos familiares das vítimas, a polícia recuperou as duas motos tomadas de assalto na noite de quarta-feira por dois elementos em pleno centro da cidade.

Uma das vítimas é a adolescente filha do comerciante Walbe Oliveira, que foi abordada na frente da casa de uma amiga e a outra, até agora sem informação à respeito do nome, foi assaltada nas proximidades da escola São José nas ruas escuras do bairro do Km 46.

Os dois marginais já identifidos, são pessoas bastante conhecidas na cidade e do nosso convívio que agora estão foragidos e sendo procurados pela poílicia.

Quadrilha Solidária

E o hit Festrilha, de Alcimar Monteiro, tornou-se o jingle oficial da administração petista, intitulada de "Quadrilha Solidária", pelo vereador Robson Federal .

Agora toda a propaganda oficial da prefeitura tem como música de fundo o estrofe "Na minha quadrilha só tem gente que brilha...".

Esse é o respeito quer a petezada tem com a câmara, a justiça e o povo principalmente. É a certeza da impunidade que leva essa gente a saquear à vontade o dinheiro dos cofres públicos, enquanto a saúde e a educação agonizam, e ainda rirem da cara do povo.

Na câmara

Hoje tem mais um capítulo da novela petista na câmara, o vereador Robson Federal [PT] promete não dá trégua aos saqueadores de recursos públicos e vai continuar insistindo no afastamento do apedeuta, o arauto da gatunagem, das suas funções administrativas para que sejam apuradas as gravíssimas denúncias que pesam sobre o dito cujo.

Na última quarta-feira, 15, os vereadores Robson Federal [PT], Nando [PSB], Luiz Doca [PDT] e Zé Luís [PDT] protocolaram no fórum da Comarca de Santa Luzia, o pedido de afastamento do prefeito por 120 dias.

Os trogloditas que integram a organização criminosa intitulada PT luziense, que na sexta-feira passada promoveu a maior baderna na câmara, inclusive atentando contra a integridade de parlamentares em pleno exercício de suas atividades, tenta intimidar o trabalho dos vereadores com xingamentos e ameaças veladas. Tal atitude reflete o grau de periculosidade de elementos importados por esta administração para fins escusos, que atentaram não somente contra um vereador, mas contra um cidadão luziense e principalmente contra o todo o gentílico.

O PT brinca com a cara do povo

Fonte do blog acaba de informar que os cardeais petistas estão, neste momento, todos reunidos na sede do diretório municpal do partido desde as primeiras horas da noite. Com certeza estão tramando mais um contra-ataque na tentativa de intimidar o vereador Robson Federal [PT] na sessão ordinária de amanhã, quando o nobre parlamentar promete debulhar mais uma leva de denúnicas contra a "Quadrilha Solidária", que agora tem até música oficial.

Durante a sessão de sexta-feira passada, quando a petezada promoveu a maior baderna política desta cidade chegando até a agredir vereador dentro do plenário, enquanto o vereador Robson Federal listava a roubalheira da quadrilha vermelha no seu discurso, os integrantes da nefasta administração municipal [diretores, secretários e afins] entoavam em alto e bom tom o principal estrofe da música Festrilha, de Alcimar Monteiro: "Na minha quadrilha só tem gente que brilha..."

Como se não bastasse, a petesada agora resolveu brincar com a cara do povo e no maior insulto incluiu o estrofe [Na minha quadrilha só tem gente que brilha] na propaganda oficial da prefeitura, que está sendo veiculada pelas ruas desde o início da semana. Isso é um verdadeiro escárnio, uma afronta ao povo e um nítido deboche com o vereador Robson.

O fracasso da democracia representativa

A ciência política criou inúmeros pensadores que dedicaram parte das suas vidas ao estudo das formas de organizações políticas e as suas inter-relações com a sociedade capitalista que nascia em substituição ao antigo modelo feudal. Suas contribuições foram fundamentais para criar as bases do Estado Moderno, ancorado nos preceitos do regime democrático implantados no mundo ocidental.

A democracia representativa era considerada por muitos o modelo ideal, pronto e acabado, capaz de limitar o poder dos tiranos e abrir espaço para que o povo podesse, de forma livre, exercer de fato o seu poder dentro da sociedade. Na maioria dos países ocidentais é bastante comum a adoção do lema: “Todo poder emana do povo e só em seu nome deverá ser exercido”.

As palavras constroem o mundo, mas muitas vezes servem para oculta-lo e escamotear a realidade contra ou favor de determinados grupos sociais ou políticos, em detrimento da coletividade. Vemos com tristeza uma democracia sendo amordaçada pelos governantes de nosso país, estado e município, principalmente. Uma tentativa bem sucedida de anular a participação popular e impor às camadas populares um populismo autoritário que usurpa o poder em nome do povo e transfere para o executivo [presidente, governador e prefeito] todas as atribuições dos demais.

Assim está acontecendo em nosso país, estado e município. Cenas bizarras que se repetem cotidianamente, fazendo da política um amontoado de interesses particulares, sobrepondo-se sobre os interesses da coletividade em nome dos interesses individuais ou de grupos econômicos e/ou políticos muito bem representados no congresso, nas assembleias estaduais e nas câmaras municipais.

É a prova cabal do fracasso da democracia representativa, responsável entre outras coisas, por uma sequência de escândalos [mensalão, sanguessugas, caso Juvenil-Alepa, desvios e enriquecimento ilícito de políticos petistas em nosso município...] que envergonham o cidadão comum, àqueles que trabalham honestamente e exigem que seus impostos tenham uma finalidade social, coletiva e transparente.

O operário que depois virou presidente [Lula] tinha razão quando afirmou que havia no Congresso Nacional “trezentos picaretas com diploma de doutor”. Mas lamentavelmente, ao virar presidente o ex-operário esqueceu suas próprias palavras e resolveu fazer parte deste mundo sujo, provando que as palavras e os discursos o vento leva.

Como achar democrático o regime brasileiro onde o próprio presidente desrespeita a própria constituição passando por cima dos demais poderes constituídos [legislativos e judiciário] para impor goela à baixo do povo sua candidata? Na prática o poder executivo subordina os demais que lhes devem favores, ficam reféns de sua caneta e por causa disso viram seus “moleques de recados”.

Cenas grotescas e lamentáveis que ocorreram recentemente dentro das dependências da câmara municipal aqui de Santa Luzia, em que “os donos do poder” e seus agitadores profissionais, usaram da truculência para intimidar os vereadores que nutrem opiniões e interesses divergentes em relação ao prefeito, só provam que a democracia está em perigo e o povo já não se sente adequadamente representado.

Não é uma questão apenas de má índole ou falta de ética, embora esses valores e princípios que deveriam nortear o exercício de um cargo público estejam em extinção, há outras visões sob a penumbra que precisam de explicações.

Um deles diz respeito ao sistema político e eleitoral que está viciado, caro e ineficiente. Quanto custa um cargo público? Como ocorre o processo eleitoral? O eleitor vota nas boas ideias ou nos favores recebidos? Milhões de reais são gastos nas eleições. Dinheiro de origem desconhecida que é despejado no bolso dos políticos para comprar o voto e a consciência do eleitor. Estes vêem os pleitos apenas como uma oportunidade ímpar de ter necessidade individuais, muitas delas básicas, atendidas.

Os eleitos chegam ao exercício do poder sem nenhum compromisso com os representados [eleitores], uma vez que seus votos viraram moedas de troca. Talvez por causa disso deputados e vereadores fiquem bastante à vontade para transformar seus mandatos em “balcões de negócios”. Em Santa Luzia essas práticas têm ganhado uma proporção exageradamente absurda.
Vereadores eleitos pelo povo não vão á câmara para discutir projetos de interesse público, mas para serem objetos de compra negociado no varejo para atender aos interesses de grupos políticos que até pouco tempo eram tidos como exemplos de decência e honestidade.

O triste é que esses vereadores, mesmo praticando o escárnio e a imoralidade tem ganhado nas urnas o respaldo popular para continuar como “comerciantes da coisa pública”.

Jorge Daniel
[Professor, geógrafo e especialista em Gestão Ambiental]

Assalto

Chegou até o blog a informação sobre um assalto acontecido no inicio da noite de hoje em pleno centro da cidade. Segundo fonte do blog, uma adolescente, filha de um comerciante bastante conhecido, aguardava pela amiga em cima da moto [uma Biz] na frente da casa da referida amiga por volta das 19 hs quando foi abordada por dois elementos em outra moto [uma Titan] que anunciaram o assalto.

O marginal que estava na garupa desceu, tomou a moto da adolescente e saiu normalmente seguindo o seu comparsa.

Privatizações

Interessante, Dilma Rousseff [PT] confirmou hoje, em Brasília, a privatização dos aeroportos de Cumbica [Guarulhos] e Viracopos [Campinas], ambos em São Paulo, e o JK [Distrito Federal], mas os petistas, críticos ácidos das privatizações, não deram nenhum pio, ficaram de bico fechadinho.

Mas se estas privatizações tivessem partido de um governo tucano, a chiadeira teria sido geral, como aqui no Pará só por que o governador Simão Jatene [PSDB] cogitou a possibilidade de privatizar o Banpará, caro ao contribuinte e deficitário, os órfãos do finado governo petista de Ana Júlia já começaram a espernear e prometem fazer barulho.

E mais, segundo o próprio Governo Federal as privatizações não param por aí, por que outros aeroportos serão entregues à iniciativa privada até o final de 2012.

O que os petistas, nacionalistas de carteirinhas, têm a dizer sobre isso?

Viseu busca informações sobre indícios de petróleo

Localizado no nordeste paraense e com uma população estimada em 58 mil habitantes, o município de Viseu vive uma grande expectativa sobre a possível exploração de petróleo na região. Isto porque, na semana passada, a Petrobras comunicou oficialmente à ANP [Agência Nacional de Petróleo] que encontrou indícios de petróleo em um poço no oceano Atlântico, a cerca de 200 quilômetros de Viseu. No entanto, a prefeitura do município afirma que vive uma "desinformação" sobre a exploração do petróleo na região.

Segundo o prefeito Cristiano Vale [PR], o poder público municipal ainda não foi procurado para tratar do assunto por nenhum dos órgãos ou empresas envolvidos, tampouco pelo governo do Estado. "Ficamos sabendo que encontraram os indícios de petróleo por meio de informações não oficiais ou pela imprensa", ressalta o gestor.

Enquanto isso, a população local vive uma incerteza acerca dos benefícios que uma possível exploração petroleira na região poderá trazer. Para tentar obter mais dados sobre a recente descoberta e possível exploração do petróleo na região, o prefeito afirma que tem tentado conseguir uma audiência com dirigentes da Petrobras e com a ANP. "Queremos nos aprofundar e verificar qual o impacto que isto poderá ter na realidade do nosso município", afirma.

Segundo o prefeito, o município possui dificuldades de se manter e necessita de investimentos em áreas básicas, como educação, saúde e saneamento básico. "Hoje, podemos afirmar que Viseu não possui uma estrutura para receber uma situação destas proporções. Daí a importância de sabermos o que, de fato, pode acontecer, para darmos início a um planejamento", lembra o gestor.

Os indícios de petróleo foram confirmados na semana passada. Estão localizados em uma das duas concessões em águas profundas que explora em associação com a chinesa Sinopec na Bacia Pará-Maranhão, segundo informou a ANP. O poço começou a ser perfurado em janeiro passado, e fica em uma região do oceano Atlântico de 2,06 mil metros de profundidade e a cerca de 200 km de Viseu.

Fonte: Amazônia Jornal edição de hoje, terça-feira, 14 de junho de 2011.

Em tempo

Na última sexta-feira o PT enviou para a câmara índios e caciques, todos pintados para a guerra, que acabaram protagonizando o mais lamentável acontecimento político de Santa Luzia, numa tentativa desesperadora de intimidar o vereador Robson Federal [PT] que incansavelmente vem denunciando em todas as seções daquela casa os desmando da administração municipal, sabiamente intitulada de "Quadrilha Solidária" pelo nobre parlamentar. Os "cumpanhêrus" alinhados com o apedeuta e seus asseclas tentaram defender o indefensável: os visíveis desvios de recursos municipais que fomentaram ao longo desses mais de seis anos o enriquecimento dos cardeais petistas, agora os novos milionários da City.

Segue: de acordo com relatos, as cenas são mais do que ridículas. E o que é pior, protagonizadas por integrantes do alto escalão do desgoverno petista, que vão desde tentativa de agressão à vereadores durante o pleno exercício de suas obrigações parlamentares à vergonhosas frases de efeito. Por exemplo, quando o vereador Robson se referia à quadrilha instalada na prefeitura, ouvia-se: "Na minha quadrilha só tem gente que brilha!", bradada por gente até pouco tempo se dizia ético e combatia ardorosamente qualquer forma de corrupção. Vergonha.

À propósito, ontem durante sua homilia na missa das 19 hs o padre Elias que não tem papas na língua e condena qualquer forma de corrupção criticou duramente o episódio ocorrido sexta-feira na Câmara Municipal, e de quebra deu um puxão de orelhas nos nobres edis por causa das suas posições em relação às graves denúncias que pesam sobre o executivo municipal. Ponto para o padre Elias...

Aconteceu no último domingo, 12, a grande final da "Taça Carlinhos Gasoba" [também chamada de Copa Máster] de futebol de campo, em homenagem a um dos mais importantes desportistas dessa cidade: Carlinhos Gasoba, o eterno goleiro do Botafogo. O campeão foi o time do Cruzeiro, da comunidade do Pitoró, que levou o título numa emocionante disputa de pênaltys depois do empate de 0 a 0 no tempo normal. Parabéns aos jogadores e torcedores do Cruzeiro...

Será no próximo sábado, 18, no club da Piscina a nona edição do já tradicional "Baile de Volta ao Passado", organizado pelos amigos Waldenor, Zé Mª Damasceno, Negão e Jakson. Corra, por que o número de mesas é limitado e não há a venda de ingressos avulso na portaria.

Acontecerá, também no próximo sábado, 18, no club do Nassau em Capanema, a 23ª edição do tradicionalíssimo "Nassau na Roça", o maior baile junino da região.

Ainda no dia 18, será realizada a 12ª edição da "Festa Junina" do bairro do Km 48 com apresentações de quadrilhas da City e de outras cidades.

Iniciam esta semana as avaliações de encerramento do primeiro semestre letivo das escolas municipais e estadual de Santa Luzia e vão até o final do mês, quando começam as merecidas férias escolares de julho.

O "III Jantar dos Namorados", organizado pela Paróquia de Santa Luzia, leia-se padre Elias, realizado na noite do dia dos namorados, ontem portanto, foi um sucesso. As mesas colocadas à venda por R$ 40,00 esgotaram-se rapidamente deixando os incautos de fora de um dos melhores eventos da City.

Embora muito tímida uma tradição junina de antigamente ainda resiste à modernidade: as fogueiras. Ontem à noite, véspera do do dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro, várias delas foram acesas pelas ruas da City, dando um toque nostálgico no coração dos mais velhos que relembraram dos tempos de criança quando fogueiras eram mais que uma simples brincadeira, mas uma obrigação religiosa dos nossos pais.

Moradores da comunidade do Broca comunicaram ao blog que os computadores da sala de informática da escola de lá, inaugurada no final do mês passado com uma apoteótica festa, nunca chegaram. A sala continua vazia como sempre esteve e nem sombra dos computadores, ao contrário do que alardeiam os mitomaníacos petistas pelos jornalecos da vida.

Plebiscito será em dezembro

O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] prepara para a primeira quinzena de dezembro o plebiscito que vai definir se o Estado do Pará será dividido para a criação de Tapajós e Carajás, informou o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski. No mês passado, a Câmara aprovou decretos legislativos que deram prazo de até seis meses para a realização da consulta aos mais de 3 milhões de eleitores paraenses.

Um grupo de trabalho ficará responsável pelos preparativos para consulta, como orçamento, campanhas publicitárias e questões de logística. Segundo Lewandowski, a Justiça Eleitoral tem orçamento para pagar o custo do plebiscito, estimado em cerca de R$ 5 milhões, mas ele não descarta a possibilidade de necessitar um reforço financeiro.

O novo Estado de Tapajós ocuparia 58% do atual território do Pará, na região oeste, e Carajás ficaria com 25%, no sudeste paraense. Caso sejam criados, Tapajós terá 27 municípios, com 1,7 milhões de habitantes, e Carajás contará com 39 municípios com 1,4 milhões de pessoas.

Fonte: Amazônia Jornal.

Hemopa de Capanema convoca doadores de sangue

Acenda a fogueira de um coração. Doe sangue”. Este é o tema da campanha de doação de sangue do Henca [Hemonúcleo de Capanema], que inicia nesta segunda-feira [13], e se estenderá até o dia 25, com muitas atrações para os doadores do período. A meta será de 100 bolsas de sangue. A ação estratégica, que acontecerá de 7h às 12h30, está em sintonia com a campanha do hemocentro coordenador de Belém, que realizará sua campanha de 16 a 22.

A mobilização de Capanema contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde daquele município, cuja média mensal de coletas varia entre 180 a 220 doações, e dispõe de atendimento aproximado de 230 transfusões/mês, para abastecer hospitais de 16 municípios da Região do Salgado, sendo que 11 hospitais de referência, localizados nas seguintes cidades: Capanema [3], Bragança [3], Salinópolis [2], Ourém [1], Augusto Corrêa [1] e Viseu [1].

Fonte: Agência Pará.

Potencialidades da economia local

O jovem município de Santa Luzia do Pará, ainda não encontrou a sua vocação econômica, necessária para organizar o nosso perfil socioeconômico, estruturar a cadeia produtiva para gerar empregos e renda, inserindo grande parte de seus habitantes no mercado de trabalho. Isso também proporciona a formação de um mercado de consumo para produtos e serviços até então pouco explorados em função de suas limitações.

Ainda somos um município onde o serviço público [prefeitura] continua sendo o maior empregador, “um grande cabide de empregos” que atua e se reproduz através da lógica clientelista, sujeita aos ventos e as oscilações da política local. Esse modelo de gestão política e econômica consome grande parte das receitas e das rendas municipais que a rigor deveriam ser usadas para realizar serviços e criar a infraestrutura capazes de atrair empresas e indústrias para potencializar o desenvolvimento local.

O comércio local é um dos fortes pilares da nossa economia. Há uma razoável quantidade de lojas, mercadinhos, bares, lanchonetes, farmácias... Mas, essa atividade tem encontrado enormes obstáculos para crescer e se desenvolver. Hoje se encontra bastante fragilizado por questões estruturais como a falta de agencias bancárias, ausência de espírito empreendedor, falta de representação da categoria [associação comercial/ CDL] e falta de investimentos. Além disso, houve uma brutal concentração de terras eliminando grande parte da agricultura familiar [colonos] que produzia e consumia os produtos vendidos em nossa cidade.

Apesar disso, há um potencial enorme pra ser explorado, caso a cidade de Santa Luzia possa se adequar às necessidades do crescimento e da modernização econômica do nordeste paraense, aproveitando – se para polarizar áreas territoriais próximas nas fronteiras com os municípios vizinhos de Cachoeira do Piriá, Viseu, Bragança e Ourém.

Além de investimentos [públicos e privados], criação de infraestrutura e logística, adoção de novas mentalidades adequadas ao espírito empreendedor, é fundamental a diversificação e a verticalização das várias atividades econômicas que hoje recebem pouco ou nenhum incentivo dos agentes públicos e privados.

É o caso da agricultura de base familiar que deveria está inserida dentro das linhas de créditos oficiais do governo federal [Pronaf], melhorando, dessa forma, aumentar a sua produtividade e fornecer gêneros para o mercado local, além de se habilitar como fornecedora de produtos para a merenda escolar de nosso município. Seria mais uma forma de gerar e empregos pra população rural e movimentar, ao mesmo tempo, o comércio local.

Outra atividade que também poderia contribuir bastante com o desenvolvimento do nosso município é a psicultura. Como sabemos, grande parte do pescado consumido em santa Luzia, vem de outros municípios [Bragança, Vigia, Pirabas, Belém...]. São peixes e mariscos que chegam aqui, frescos ou salgados e são comercializados, principalmente, aos sábados na feira de Santa Luzia.

Dentro de uma concepção voltada para o desenvolvimento local, pelo menos uma parte desse pescado poderia perfeitamente ser fornecidos pelos aquicultores locais, pequenos ou médios criadores de peixes [Tambaquis, tilápias, Curimatãs, Piaús...] que estão em fase de produção bastante avançada para os padrões da região.

Para que isso ocorra ou se amplie é fundamental a parceria com o poder público, possibilitando o treinamento [via SEBRAE], a construção de açudes, abertura ou conservação de ramais, a compra do pescado durante a Semana Santa e/ou outras formas de incentivo para os produtores locais.

Um dos maiores problemas que dificultam o avanço da psicultura em Santa Luzia é o alto custo das rações usadas na alimentação dos peixes, geralmente compradas em outros estados. Parte desses custos poderiam ser minimizadas com o fornecimento de rações secundárias á base de mandioca, frutas e milho comprados de nossos agricultores.

Enfim, para dinamizar a nossa economia, gerar renda e empregos é preciso romper com a idéia que só a prefeitura é suficiente e capaz de garantir a base do nosso desenvolvimento. É preciso apostar no nosso povo, na sua capacidade de trabalho, no seu talento e criatividade. Dando condições e oportunidades iguais, qualquer um pode montar seu próprio negócio, seja uma grande loja ou uma simples banca de vender tacacá.

Jorge Daniel
[Professor, geógrafo e especialista em Gestão Ambiental] 

Aniversário

4
6
Sucesso absoluto, assim pode ser definida a festa de aniversário do Edinaldo Lucena que reuniu milhares e milhares de pessoas no galpão da Transportadora Bonfim ontem à noite ao som de uma das maiores aparelhagens de som do estado: o todo poderoso "Mega Príncipe Negro".

O "aniversário solidário" que exigia apenas um quilo de alimento não-perecível como ingresso arrecadou uma boa quantidade gêneros que serão transformados em cestas básicas para serem distribuídas á população carente da cidade.

Além dos anônimos, Edinaldo também recebeu as felicitações de muitos vips da City e de importantes lideranças políticas do estado.

Parabéns Edinaldo, pela data e pela nobre atitude merecedora de reconhecimento...

Câmara - atualizando

Correspondente do blog que esteve na Câmara Municipal pela manhã para assistir a sessão ordinária de hoje, encerrada às 11:45 hs, relata o seguinte:

A petesada, segundo denúncias de funcionários, intimou sob pena de desconto do dia de hoje no contracheque funcionários municipais [temporários, principalmente] a se fazerem presentes nas galerias da câmara para intimidar com vaias os vereadores e tentar impedir a votação do requerimento que pede o afastamento do prefeito por 120 dias até que as denúncias de corrupção que pesam sobre ele sejam apuradas, mas não adiantou por que o requerimento foi aprovado por 5 votos à 3.

Ainda segundo a mesma fonte, houve bate-bocas entre os vereadores. Robson e Nando apartearam Edson Farias, com palavras duras contra a administração, inclusive o vereador Robson o acusou de integrar a "Quadrilha Solidária" por se beneficiar do esquema de corrupção montado pelo alto escalão do governo.

Durante o discurso dos vereadores Robson e Nando, integrantes do governo que ocupavam a galeria atrás dos parlamentares tentaram intimidá-los com palavrões e ameaças.

O desespero é tão visível, que além dos funcionários coagidos para aplaudir os desmandos da turma petista nas galerias da câmara, vários secretários, inclusive aquela distinta senhora que comanda a Secretaria de Educação, foram engrossar as fileiras vermelhas, e numa tentativa, mais desesperada ainda, no final da reunião ficaram na frente do prédio da câmara fazendo panfletagem com aquele jornal que custa R$ 21.000,00 mensais ao contribuinte, encarregado de mentir à população para esconder o verdadeiro caos em que se encontra o município.

Vergonha e caos, essas são as únicas palavras capazes de traduzir o governo petista de Santa Luzia.

O PT e suas manobras

Fonte do blog que se encontra nas dependência da Câmara Municipal informa a mais nova e escusa manobra da petesada, leia-se apedeuta e seus asseclas, na tentativa de intimidar o combativo vereador Robson Federal [PT] que da tribuna daquela casa durante a sessão ordinária de hoje promete continuar denunciando os crimes cometidos contra a administração pública do município pela organização criminosa chamada "PT luziense", que comanda o mais acintoso esquema de saqueamento dos cofres da prefeitura já visto na história política dessa cidade.

Segundo a mesma fonte a petesada reuniu sua massa de manobra, puxas-saco e funcionários ligados à administração, nas galerias da câmara para intimidar o vereador durante o seu discurso. Isso demonstra o estado de desespero dos timoneiros da administração diante das robustas evidências de corrupção apontadas pelo relatório da CGU [Controladoria Geral da União] que tem sido denunciadas semanalmente pelo parlamentar, agora inimigo número um dos seus próprios "cumpanhêrus".

Os donatários do poder, após várias tentativas frustradas, diga-se de passagem, de calar o vereador Robson através de acertos financeiros, segundo informações de fontes petistas, já articulam nos sujos porões do poder o seu afastamento da executiva do partido e até sua substituição na câmara por um companheiro afinado com administração e conivente com a roubalheira patrocinada pelo alto comando palaciano.

Essa é a verdadeira face do PT: corrupto, autoritário e perseguidor tirânico dos seus inimigos. A máscara caiu, e o povo está vendo quem verdadeiramente é essa gente. Os discursos inflamados de outrora em defesa da ética e as falácias ideológicas utilizadas para ludibriar o incauto eleitor em épocas eleitoreiras ficaram num passado distante, quando o poder era o objetivo a se alcançado.

Jantar

A Paróquia de Santa Luzia realizará no próximo domingo, 12, "Dia dos namorados", mais uma edição do já tradicional "Jantar dos Namorados" na Barraca da Santa.

O número de mesas é limitado, portanto corra e adquira logo a sua pelo módico precinho de R$ 40,00 com direito a um excelente jantar à dois no clima mais romântico da City, naquela data.

Corpus Christi

A propósito, a Paróquia de Santa Luzia, leia-se padre Elias, reuniu-se nos dias 6 e 7 [segunda e terça-feira] com entidades e pessoas envolvidas na confecção do tapete de serragem que decora o percurso da procissão de Corpus Christi, que já se tornou umas das mais belas manifestações católicas da City.

No encontro, foram discutidos os projetos, técnicas e materiais a serem utilizados e a realização de oficinas que serviram para treinar a mão-de-obra.

Nota de falecimento

Faleceu no finalzinho da tarde de ontem, depois uma longa batalha contra doenças típicas da idade, uma das pessoas mais queridas da City que com certeza vai deixar muitas saudades em todos aqueles que a conheceram.

Trata-se da D. Lídia: a tacacazeira mais famosa e competente que Santa Luzia já produziu. D. Lídia, por muitos anos nos presenteou com o seu jeito simples e cativante de ser além de nos proporcionar o melhor tacacá que os luzienses já conheceram.

Sem dúvidas é uma grande perda, por que D. Lídia não era apenas uma pessoa, mas um "patrimônio vivo" da cultura luziense que, à partir de agora, fará parte do folclore desta terra que a acolheu ao longo de toda uma vida dedicada ao trabalho honesto pautado na simplicidade e na sabedoria.

Vá com Deus, D. Lídia...

Periferia, pobreza e voto

Inegavelmente nossa cidade cresceu bastante. A antiga vila do 47 permanece apenas na memória dos mais antigos moradores que viram o povoado fundado pelo retirante nordestino Manoel Gaia se espraiar dos estreitos picos da BR- 316 para paralelamente ocupar os dois lados da rodovia, avançando sobre áreas ocupadas por grandes fazendas que rodeavam o seu sítio urbano.

Asfixiada pelo município mãe [Ourém], Santa Luzia apostou alto na sua autonomia territorial, conseguindo sua emancipação política que serviu de estímulo ao crescimento econômico verificado nas décadas posteriores ao surgimento da nova cidade. O sentimento de euforia e entusiasmo á cerca do progresso do novo município atraiu milhares de pessoas, vindas da própria região e, sobretudo do Nordeste do país.

O crescimento do espaço urbano foi vertiginoso, novas áreas de ocupação foram surgindo, abrigando milhares de pessoas que se deslocaram para cá em busca de uma vida melhor e de um novo lar para criar seus filhos. Porém o processo de urbanização foi bastante desordenado e orientado pela lógica da política, surgindo espaços periféricos que mesmo carentes e mal estruturados rendiam milhares de votos aos políticos demagogos de plantão.

Esse processo de favelização se intensificou nos últimos anos e novas “invasões” foram desenhando, em cores negras, a paisagem urbana da cidade de Santa Luzia. Foi assim que surgiu o Bairro Novo, o Bairro do Mororó, o Bairro do Sr. Rocha e recentemente a ocupação que acontece nas terras do saudoso Heleno Mariano.

Sem sombra de dúvidas esse processo foi benéfico para alguns, principalmente para as famílias de baixa renda que puderam ter um lote pra construir suas moradias. O Problema é que não houve nenhum tipo de planejamento urbano capaz de assegurar uma infraestrutura mínima para a população carente que ocupa essas áreas periféricas. Muitas delas até hoje ainda não tem energia elétrica estabelecida, esgoto, água encanada, ruas pavimentadas. Iluminação pública, coleta de lixo, escolas, postos de saúde ...

Sob a lógica de alguns políticos que apoiam, incentivam e organizam tais “invasões” o que está em jogo não é a qualidade de vida da população que vive nesses bairros, mas sim a possibilidade concreta de tirar benefício próprio e formar seus “currais eleitorais” visando transformar o problema em solução através de uma equação política onde lotes e favores [telhas, aterro, cimento, madeira, areia...] se convertem, facilmente, em votos para os candidatos que ás vésperas das eleições viram gente boa, pessoas populares.

É compreensível o crédito e a confiança dado aos políticos pela população de baixa renda que vive nesses locais, pois, a maioria, além de carente é pouco instruída, um prato cheio para os políticos de ocasião que só aparecem nos períodos eleitorais, prometendo mundos e fundos e desaparecendo logo após o término dos pleitos.

As periferias são esquecidas durante os anos não - eleitorais, mas quando as eleições se aproximam começa a peregrinação de políticos que se apresentam como “salvadores da pátria”, oferecendo favores, solidariedade, levando máquinas pra limpar as ruas, prometendo empregos, caso eleitos, e toda falácia capaz de torná-los bem vistos aos olhos dos eleitores e com isso obter seus preciosos votos. Pura enganação!

O estudo mais rigoroso das estatísticas, dos indicadores socioeconômicos e do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] das principais comunidades carentes de Santa Luzia, mostram com clareza que essas áreas periféricas viraram enormes “bolsões de miséria”, reproduzindo condições de vida degradantes e expondo seus habitantes á dramas diários e cenas de violência que se propagam em direção ao centro da cidade onde vivem as pessoas de renda mais elevada.

Portanto, o crescimento urbano só faz sentido se trouxer reais benefícios á todos de modo que as pessoas mais carentes possam exercer a cidadania na sua plenitude e não somente nos períodos eleitorais quando os mais pobres passam a ser mais enxergados pelos políticos da nossa cidade por causa dos seus votos.

Jorge Daniel
[Professor, geógrafo especialista em Gestão Ambiental]

Três municípios paraenses têm novos prefeitos

Três municípios paraenses [Aveiro, Brasil Novo e Bujaru] escolheram ontem seus novos prefeitos em eleições suplementares realizadas pelo TRE, por que os gestores eleitos em 2008 tiveram seus mandatos cassados.

O eleitos foram:

Aveiro: Ranilson Araújo do Prado [PR], prefeito, e Maria da Fé Santiago Alvoredo [PMDB], vice.

Brasil Novo: Alexandre Lunelli [PT], prefeito, e Aurino [PMDB], vice.

Bujaru: Lúcio Bessa [PT], prefeito, e Jorge Sato [PC do B], vice.

O TRE ainda não marcou a data da posse, mas os eleitos devem assumir o cargo até o dia 01 de julho e permanecerão no cargo até o final de 2012.

O todo poderoso

Segundo os sites políticos mais respeitados do país, o deputado federal paraense Giovanni Queiroz [PDT] é o homem que manda de verdade no partido. A prova disso foi a votação do novo Código Florestal, quando o governo Dilma foi vergonhosamente derrotado com a ajuda dos deputados do PDT que seguiram a orientação do ruralista Queiroz contrariando o ministro Carlos Lupi [Trabalho e Emprego], a grande estrela pedetista, que trabalhou nos bastidores pedindo votos à favor do governo, mas não adiantou.

Em tempo

Desde a semana passada que o provedor do "Mural de Recados" do blog está com problemas não permitindo a postagem de novas mensagens. Para minimizar os transtornos foi instalado, provisoriamente, outro mural até que o problema seja resolvido. Aviso: quando o mural antigo retornar, todos os novos recados do mural provisósio serão transferidos sem nenhum prejuízo para o leitor. Nada será perdido, portanto pode comentar à vontade. O espaço é seu, leitor amigo...


A City está na maior expectativa para a grande festa de aniversário do Edinaldo Lucena na próxima quinta-feira no galpão da Transportadora Bonfim sob os embalos da aparelhagem "Mega Príncipe", uma das maiores e mais badaladas do estado. O deputado federal Wladimir Costa [PMDB], amigo pessoal de Edinaldo, e toda equipe da rádio Princesa FM, de Capanema, já confirmaram presença. Todos os luzienses estão convidados, para o "Aniversário Solidário" de Edinaldo que exige como ingresso um quilo de alimento não perecível para a formação de cestas básicas que serão distribuídas para a população carente durante o final de semana.

Cena luziense: Sexta-feira, logo após quatro vereadores protocolarem na justiça o pedido de afastamento imediato do apedeuta das suas funções administrativas por improbidade administrativa, uma agregada do nefasto governo petistas, reclamava com mãe, católica praticante, sobre a "injustiça" que estão fazendo com o elemento. - Isso é coisa do demônio, minha filha. Retrucou a senhora...


O sinal da TV Cultura do Sistema Funtelpa [Fundação de Telecomunicações do Pará] de Telecomunicações, do governo do estado, já foi reestabelecido na City depois de total abandono pelo finado governo petista de Ana Júlia e pelo governo municipal, aquele que dispensa apresentações. Agora os luzienses têm o direito, graças ao empenho do ex-deputado Adamor Aires, de assistirem nocticiários do estado e jogos dos clubes paraenses, principal atração do canal.


A violência reinou na City durante o final de semana. O principal estopim para os acontecimentos foi uma festa promovida no bar do Edineilson que lotou a avenida na noite de sábado e protagonizou, depois da meia-noite, um festival de horrores onde tudo aconteceu: de brigas com socos, empurrões e pontapés à esfaquemento.


O mês de junho mal chegou e a quadra junina já começou a esquentar. No último sábado aconteceram algumas festas com apresentações de quadrilhas na sede e no interior do município. Enquanto isso muitas agremiações se preparam para a maratona de apresentações que vão enfrentar até o encerramento da quadra no final de junho com o tradicional "Festival Junino" da escola Florentina Damasceno.


O possível afastamento do apedeuta do cargo de prefeito movimentou os bastidores políticos da City durante o final de semana. Os boatos são muitos assim como as apostas sobres os nomes que estarão fora de um futuro e provável governo liderado pelo vice Zaqueu Salomão [PMDB]. Tem neguinho par aí com a corda no pescoço, por que sabe que a mamata vai acabar.

À propósito, a oposição, tão criticada pelo seu posicionamento, está só na espreita vendo o circo pegar fogo nos arraiais petistas. Pode não parecer, mas é muito mais proveitoso para a oposição ficar alheia ao engalfinhamento da cumpanherada.

A aproximação do dia dos namorados, uma das principais datas consumistas do ano, já está movimentando o comércio luziense e principalmente o de Capanema que estava com as lojas abarrotadas de gente no último sábado.


As chuvas deram uma trégua e o intenso calor paroara já deu as caras em solo luziense. As tardes, principalmente, estão registrando temperaturas próximas dos 40º C tornando um verdadeiro inferno a vida na City.

A comunidade da 12 se prepara para a tradicional Festividade de Santo Antonio, o santo casamenteiro, que acontecerá no próximo final de semana com muito mingau, bolo de macaxeira, forró e apresentações quadrilhas no largo da igrejinha.

A Paróquia de Santa Luzia, sob o comando do competente padre Elias, está se preparando para a procissão de Corpus Christi que acontecerá no próximo dia 23, véspera do dia de São João - festejado pela paróquia. Várias reuniões estão acontecendo para a preparação do tapete de serragem que vai forrar o percurso da procissão e que já se transformou em uma das principais atrações religiosas da cidade.

Alguns luzienses mais descolados estiveram em Bragança para participarem da "Cavalgada de Bragança" que realizou sua sétima edição durante o final de semana na Pérola do Caeté.