Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Outubro 2011

À essência da mediocridade

A fragilidade dos seus argumentos e a ausência total de indícios que os corroborem, denunciam os indigentes intelectuais ao serem questionados, que por mero desconhecimento da sua condição atrofiada, lançam mão do que mais lhe é familiar: o discurso sorrateiro, vazio e carente de elementos que lhe dêem tenacidade ao ponto de ser merecedor de qualquer credibilidade por parte dos seus interlocutores.

O pior acontece quando a inabilidade intelectual está à serviço daqueles que pagam mais, semelhante às rameiras inebriadas que "batem ponto" nas esquinas meretrícias oferecendo um instante de aconchego em suas alcovas para amealharem algumas migalhas, nem que para isso seja necessário reprimir a abulia do próprio corpo. E neste caso, mesmo que o neurônio solitário do indigente em questão insista em articular um raciocínio lógico, não vai conseguir por que o seu comportamento pusilânime diante de quem o paga não lhe permite enxergar nada mais que esteja além de um palmo do próprio focinho.

Portanto, nesse contexto onde a mediocridade torna-se a excelência do indivíduo: cretino e fundamentalista que não passa de um pícaro rastejante patrocinado pelos farândolas que vivem de saquear o erário, o que lhe resta mesmo é partir para o ataque baixo, à sua imagem e semelhança, em defesa das migalhas que lhe sobram de baixo da mesa para matar a fome dos cães servis.

Atividades da Pastoral da Criança

O competente Márcio Santos, coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia de Santa Luzia, esteve ontem na vila do Piquiá realizando atividades com as famílias assistidas pela pastoral que incluíram o acompanhamento assistencial às crianças, palestras [sobre a campanha da 1ª dose do antibiótico, brinquedos e brincadeiras, ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania] e distribuição de brinquedos doados pela Comarca de Santa Luzia.

foto0039

A equipe da pastoral, composta por mais de dez pessoas, visitou ainda as comunidades de Vila Nova, Vila Nazaré [Km 74] e Japim, que embora localizadas em outros municípios são de responsabilidades da Paróquia de Santa Luzia.

foto0043

Escolhemos servir a Deus na Pastoral da Criança - Ir. Vera Lucia Altoé, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

foto0077

Vídeo - Repórter da TV Globo é interrompida ao vivo no Jornal Hoje na edição desta segunda-feira

Dois homens não-identificados agrediram a repórter da TV Globo, Monalisa Perrone, na frente do Hospital Sírio-Libanês, no início da tarde desta segunda-feira.

Monalisa estava ao vivo no Jornal Hoje informando sobre o estado de saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou nesta segunda-feira o tratamento contra um câncer, quando um dos agressores surgiu de dentro do hospital e pulou sobre dela.

Veja o vídeo:

Interferência e derrocada

Uma das cabeças influentes do governo petista de Santa Luzia, confidenciou dia desses à um grupo de amigos mais chegados que não aguenta mais, vejam só, tanta interferência do "primeiro-ministro", que todo mundo sabe muito bem de quem se trata, no comando da administração municipal e mais: só não chutou o pau da barraca ainda por que está se dando muito bem, financeiramente, é claro, no ninho vermelho, mas votar no PT nas próximas eleições. Nem pensar, por que tem toda certeza do mundo que qualquer candidato apoiado pelo apedeuta e os "cumpanhêrus" não terá a mínima chance: é naufrágio na certa.

- Falou quem entende do riscado...

Em tempo

O Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará], seção Santa Luzia, ofereceu ontem um almoço a todos os seus filiados na casa Profª. Olímpia da Luz, sede da agremiação sindical,  para comemorar o Dia do Funcionário Público, ocorrido na última sexta-feira, 28.

O "I Torneio Beneficente de Volei de Santa Luzia", disputado ontem na Arena Exposalp, teve como campeã a equipe representante de Capanema que levou R$ 200,00 e um kit de volei como premiação. E o valor, R$ 300,00, arrecadado com as inscrições pela organização do torneio foi doado para a Paróquia de Santa Luzia para ajudar nos custeio da conclusão das obras da igreja de Nossa Senhora de Nazaré, o Santuário Mariano. Parabéns pela iniciativa...

Fonte do blog, gente de alma vermelha, diga-se de passagem, confidenciou que a administração municipal não vai realizar a terceira edição da Exposalp esse ano, e ainda: o jornal Expresso 47 e o blog Correio Luziense, que funcionam à toque de caixa sob o patrocínio do ilustre contribuinte à serviço do governo, estão preparando uma grande matéria para "explicar" os motivos da não realização do evento responsabilizando os vereadores, que seriam os grandes "culpados" pela ineficiência, ou incompetência mesmo, da administração petista.

À propósito, segundo a mesma fonte, essa jogada seria uma maneira de desviar a atenção do povo das gravíssimas denúncias de corrupção que pesam sobre o apedeuta e de quebra uma tentativa de macular a imagem dos vereadores jogando-os de encontro com a opinião pública.

Pergunta da redação: O jornal chapa-branca denominado Expresso 47 não circulou no mês de outubro. Foi por que faltou papel ou faltaram as realizações do governo petista, a principal linha editorial do hebdomadário?


A Vaquejada de Capanema começou ontem: murchinha, sem o brilho e a elegância do passado e com atrações que estão diametralmente distantes daquelas que o público acostumou-se a ver nos anos de ouro do evento. É uma pena...

Com a proximidade dos Dia de Finados, a movimentação já começou e está à todo vapor no Cemitério São Raimundo com gente dando uma geral nos túmulos dos seus entes queridos e muitos trabalhadores autônomos que aproveitam essa época do ano para ganhar um extra prestando serviços de pintura e lavagem de túmulos para os mais descolados.

Os dois times mais tradicionais e de maiores torcidas da City decepcionaram nas suas estreias no Campeonato Luziense no final de semana: o Expressinho perdeu de 1 a 0 para o Muruteua e o Flamengo não passou de um empate sem brilho de 3 a 3 com o Açaizal.

Depois de arrematar as secretarias de Obras e Agricultura para o seu feudo em negociações nada republicanas, diga-se de passagem, a vereadora Lúcia Machado [PT] sumiu do cenário petista que direcionou de vez os holofotes para a "criatura eleitoral" que tem feito esforço sbrehumano na tentativa de ganhar visibilidade política e tentar se viabilizar como o candidato petista à sucessão do apedeuta nas próximas eleições. Mas tá difícil, muito difícil...

Comentarista atento do blog, deixou o seguinte recado no mural: "Como comemorar o Dia do Idoso com uma festinha enquanto o hospital que deveria atender essa parcela da população com mais dignidade nunca saiu da pedra fundamental? Fazer uma festinha para ludibriar os velhinhos é fácil, agora concluir as obras do matdouro, paradas a bastante tempo, para que os idosos possam consumir carne de qualidade tá difícil, e mais, como fazer caminhada para comemorar o Dia Nacional da Juventude prometendo esporte, lazer e emprego enquanto as obras do ginásio e do estádio estão abandonadas, sendo consumidas pelo mato e pela ferrugem? E a Fábrica de Aaçí que nunca funcionou e serve apenas de local de prostituição e uso de drogas para os jovens luzienses? É muita cara de pau." Concordo...

Depois de quase um ano do incêndio que destruiu completamente a loja Katryne Magazine, leia-se loja da Ana Lúcia, o prédio já está parcialmente reconstruído e com a loja já funcionando no local desde o início do mês.

Acidente

Ontem, por volta das 15 hs um veículo, Crossfox de cor prata, que vinha de São Luís com destino à Belém capotou no centro da cidade, próximo ao posto El Elion, leia-se posto do Glécio, no bairro do Km 46.

29102011449

De acordo com pessoas que viram o acidente acontecer, o mais provável é que o motorista estivesse dirigindo em alta velocidade, não viu a lombada e bateu violentamente. O choque foi tão forte que o carro "voou" a uns dois metros de altura, capotou por duas vezes e chocou-se contra uma mureta de concreto do retorno da BR para o posto, destruindo completamente o carro que ainda teve um princípio de incêndio que foi controlado por funcionários do posto que usaram extintores do estabelecimento.

29102011448

Além do motorista, mais três pessoas estavam no veículo: uma mulher, um rapaz e um senhor, que é deficiente físico. Destes, apenas a mulher quebrou o braço, os demais saíram ilesos graças ao uso dos cintos de segurança.

Foto0102

Fotos: Gilberto Matos.

Parabéns, vereador Luís Doca

Sem título
O vereador Luís Doca [PSD], o filho mais ilustre da comunidade do Pitoró, está completando mais um ano de vida nesta data, e o coro de "parabéns pra você" será entoado pelos seus familiares, amigos, correligionários e o povo da comunidade que ele representa com muita competência no parlamento municipal.

Homem público de caráter inquestionável, Luís Doca está na segunda legislatura dando continuidade ao trablho do seu pai, o ex-vereador de Bragança Raimundo Doca [in memoriam], e seu irmão, o saudoso ex-vice-prefeito Cecéu, que tanto amavam e defendiam aquela comunidade.

- Parabéns, vereador Luís Doca...

Bandidos continuam agindo na City

Os assaltantes que não têm dado paz aos luzienses nos últimos dias realizaram mais um ato na City, ontem à noite três marginais tomaram de assalto um Gol preto, ano 2010, de um taxista daqui mesmo de Santa Luzia, identificado como Fábio, que estava em frente ao estúdio de gravação do Dj Nanan Bad Boy, filho do saudoso Marão do Bira, que também foi vítima dos bandidos.

De acordo com informações, o taxista e o dj encontravam-se no estúdio quando foram surpreendidos pelos ladrões que de armas [pistolas] em punho anunciaram o assalto: além do veículo levaram dois notbooks e aparelhos eletrônicos do estúdio.

Campeonato Luziense - jogos do final de semana

O final de semana esportivo da City promete muitas emoções com os jogos da segunda rodada do Campeonato Luziense de futebol de Campo. A maior expectativa é para a estreia do todo poderoso Flamengo, candidatíssimo ao título, que enfrenta o desconhecido Açaizal na manhã de domingo com uma equipe repleta de estrelas.

Confira abaixo os jogos desta rodada:

Amanhã [sábado 29/10]
- Às 14:15 hs: Expressinho x Muruteua

Domingo [30/10]
- Às 08:30 hs: Flamengo x Açaizal
- Às 14:15 hs: Juventude x Panelinha
- Às 16:15 hs: Boca Júnior x Tentugal

Indicação

Simão Jatene [PSDB] enviou ontem à Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] a indicação do nome de André Dias para ocupar uma vaga no TCE [Tribunal de Contas do Estado] que está em aberto e pertence à cota do Governo do Estado, sendo esta de indicação privativa do governador.

André Dias é portador de um respeitável currículo na política paroara: filho do ex-senador Juvêncio Dias, André é economista e bacharel em Direito. Foi presidente da PARATUR no primeiro Governo Almir Gabriel, vereador, deputado estadual e é primeiro suplente de deputado federal pelo PSDB, ocupando atualmente a vaga de Nilson Pinto, licenciado, na câmara.

Vaquejada de Capanema

Começa no próximo domingo, 30 de outubro, e vai até o dia 6 de novembro a "XIX Vaquejada de Capanema", uma das mais tradicionais do nordeste paraense que atrai anualmente um verdadeira legião de amantes do estilo country para o parque JM, local do evento.

a1

A vaquejada de Capanema é um dos eventos mais tradicionais da região e transforma a cidade no destino mais procurado nessa época do ano pelos baladeiros de plantão em busca dos grandes shows de músicas sertanejas e, principalmente, de forró, a grande paixão dos capanemenses.

Programação - XIX Vaquejada e VII Expocap [Exposição Agropecuária de Capanema]
Período: de 30 outubro à 06 de novembro
Vaquejada: 04,05 e 06/11

Premiação - total: R$ 170.000.00
1º lugar:1 Celta zero km
do 2º ao 4º lugar: R$ 15.000.00
do 5º ao 20º lugar: R$ 5.000.00
Categoria Amador: R$ 20.000.00

Shows
Domingo [30/10]: Viviane Batidão
Segunda [31/10]: Tiago Costa
Terça [01/11]: Forrozão Nu Doze
Quarta [02/11]: Antonio Marcos
Quinta [03/11]: Evandro do Acordeon
Sexta [04/11]: Daniel do Acordeon
Sábado [05/11]: Forró do Bacana

Rodeio: quinta, sexta, sábado e domingo

E mais
- Prova de tambor
- Parque de diversão
- Competição de jipes, quadricículos e motos
- Exposição de animais

Acidente fatal na BR 316 mata "funcionária" da prefeitura de Santa Luzia

Um grave acidente ocorrido na tarde de quarta-feira, nas proximidades de Capanema, vitimou uma senhora identificada apenas como Fátima Martins: trata-se de uma ilustre desconhecida dos luzienses, residente em Belém mas que, segundo informações, pertencia ao quadro de funcionários da prefeitura de Santa Luzia onde atuava como "assessora" do prefeito.

O carro, um Polo de cor prata, em que a vítima viajava com destino à capital do estado acompanhada do motorista e outra senhora, até agora não identificados pela fonte do blog, capotou e em seguida chocou-se violentamente contra um poste da rede elétrica às margens da estrada lavando Fátima Martins à óbito instantaneamente.

O mais curioso é que mesmo essa senhora sendo funcionária da prefeitura, quase ninguém, nem os próprios petistas, à conheciam ou sabiam do seu vínculo empregatício com o município, tanto que causou estranheza nas pessoas ao ouvirem o motorista dizer que se tratava de uma funcionária da prefeitura de Santa Luzia.

Mais um assalto ontem na City

Em uma ação cinematográfica, uma quadrilha realizou na tarde de ontem um assalto milionário na fazenda Itaporanga, no Pitoró, de propriedade do empresário e pecuarista cearense Antonio Diogo, da qual o fazendeiro Claudinho é gerente.

Segundo informações repassadas pelo vaqueiro da propriedade, conhecido pelo apelido de Dió, ao delegado de Santa Luzia, que investiga o caso, uma pik-up Hilux, de cor prata, "buzinou" no portão por volta das 15 hs e ao atender o motorista foi rendido por três elementos [dois estavam usando "máscaras" para esconder o rosto] sob a mira de pistolas e conduzido para o interior da casa, na sede da fazenda.

Daí em diante o que se seguiu foi uma das ações criminosas mais bem sucedidas e engenhosas que se tem conhecimento por essas bandas: os marginais recolheram todos os telefones celulares e amarraram o vaqueiro, a esposa, e ainda uma filha e uma nora do casal, e por telefone ficaram fazendo contato com outra pessoa para repassar informações e receber instruções, dando a entender de que se tratava do chefe da quadrilha.

Em seguida chegaram mais um automóvel preto, que o vaqueiro não conseguiu identificar o modelo, e um caminhão com o restante do bando para dá suporte logístico ao assalto. Por telefone, o motorista do caminhão foi orientado a se dirigir para o interior da propriedade usando o ramal que dá acesso à comunidade do Açaizal, com entrada no Pitoró, para apanhar os trabalhadores  que se encontravam nos fundos da fazenda, os ditos "juquireiros", que foram rendidos, amarrados e conduzidos para a sede da fazendo onde estavam o vaqueiro e sua família, que disse ainda que pelo que ouviu das conversas ao telefone, entendeu que o suposto líder do bando encontrava-se em Santa Luzia monitorando Claudinho e sua família para ter certeza de ninguém iria para a fazenda naquela hora.

Depois que todos, mais de dez pessoas, já estavam dominados e trancados em um cômodo da casa, os bandidos foram para o curral e embarcaram numa carreta mais de 30 bois, os melhores e maiores do plantel, avaliados em mais de R$ 60 mil e saíram da fazenda por volta das 23 hs, encerrando o bem sucedido assalto que durou mais de 8 hs.

Assalto

O Mercadinho JP, popularmente conhecido como Mercadinho do Zezé, próximo à escola São José no bairro do Km 46 foi assaltado hoje à tarde por volta das 13 hs enquanto a família do proprietário almoçava na residência anexa ao estabelecimento.

Segundo informações, três marginais bateram na porta dos fundos do comércio que no momento estava fechado, e quando foram atendidos pela empregada invadiram a residência pegando todos de surpresa não dando chance para reação. Armados, os bandidos recolheram todos os telefones celulares, um notebook, jóias, mercadorias e uma quantia de aproximadamente R$ 3 mil.

Depois do assalto, os três elementos fugiram calmamente de bicicletas pelas ruas da cidade sob os olhares incrédulos das vítimas, que atônitos pelo calor do acontecimento ainda não acreditavam no ocorrido.

Campeonato Luziense 2011

O "Campeonato Luziense" de futebol de campo que começou no último sábado, 22, com o jogo de abertura entre as equipes do Caeté e Panelinha [do Pau-de Remo] no Estádio Municipal vai rolar até 24 de dezembro quando será conhecido o grande campeão da temporada 2011.

Sob a organização da Diretoria de Esportes do município, o campeonato contará com a participação de 16 times divididos em quatro chaves:

Chave A: Panelinha, Juventude, Caeté e Cruzeiro
Chave B: Muruteua, Expressinho, Estiva e União
Chave C: Flamengo, Açaizal, São José e Internacional
Chave D: Boca Júnior, Tentugal, Tembés e Cras

Na primeira fase, todos se enfrentarão entre si dentro das chaves classificando-se apenas o primeiro e o segundo colocado que irão disputar as quartas de finais em jogos alternados: 1º A x 2º B, 1º B x 2º A, 1º C x 2º D e 1º D x 2º C, nos dias 11 e 12 de dezembro num único turno.

As semi-finais acontecerão nos dias 17 e 18 e a grande final no dia 24.

Zitinh@s

A "I Sexta Loka do Cepev", sob o comando dos Djs Kácio Costa e Heleno Neto, que acontecerá na próxima sexta, 28, promete sacudir o final de semana da galerinha teen da City.

À propósito, no primeiro final de semana de novembro, dia 5 mais precisamente, será a vez do Dj Judson fazer a festa dos baladeiros de plantão com o "X Halloween do Beleza Pura". Promete...

Por falar em baladas, e terceira edição da Exposalp vai ou não acontecer? Com a palavra a Secretaria Municipal de Agricultura e a administração municipal...

Com a aproximação do final do ano, os luzienses mais descolados já estão planejando onde passar o Reveillon: os locais mais procurados, como sempre, são Salinas e o Nordeste.

Na próxima sexta-feira, 28, é o Dia do Funcionário Público, feriado nacional, e para comemorar a data os funcionários da escola Florentina Damasceno vão passar o final de semana inteirinho em Salinas Beach... Chique, não?

Amanhã, acontecerá a "I Caminhada Pela Juventude" com concentração à partir das 16 hs em frente ao posto do Km  46 [leia-se posto do Glécio] e depois show de talentos na avenida.

Na última quinta-feira o bispo diocesano, D. Luís Ferrando, ministrou o Sacramento da Crisma para 35 jovens das comunidades do Broca, Pal-de-Remo, Tamancuoca e Pimenteira em uma missa solene, concelebrada pelo Pe. Elias, na comunidade da Pimenteira.

Fotos cedidas gentilmente ao blog pela Paróquia de Santa Luzia.
DSC_0554DSC_0470DSC_0421

Segundo informações que chegaram até o blog, de fontes fidedígnas, diga-se de passagem, o "I Baile dos Idosos" realizado na noite de ontem sob o patrocínio do meu, do seu, do nosso dinheirinho, via Secretaria Municipal de Assistência Social, com o único objetivo de expor eleitoralmente "criatura eleitoral" do PT foi... um grande fiasco.


No próximo domingo, 30, o vereador Luís Doca [PSD] estará completando mais uma primavera e o parlamentar vai comemorar a data na companhia dos seus familiares, amigos e correligionários do jeito que mais gosta: na ilharga do seu povo, com uma grande festa na comunidade do Pitoró. Vida longa ao vereador...

O Brasil sob a sombra da corrupção

Raramente uso esse espaço que me é gentilmente cedido pelo editor deste conceituado blog [Reinaldo] para falar de política. Não que não goste ou não ache um assunto relevante, mas por ainda achar que nossa sociedade não assimila bem o sentido das críticas, muitas vezes construtivas que expõe a fundo a realidade e os problemas brasileiros e em particular os problemas locais. O debate político é elemento inerente a uma sociedade plural e democrática que se constrói sob a liberdade de pensamento e a liberdade de imprensa, pilares fundamentais do estado de direito pelo qual muitos enfrentaram a ditadura e doaram suas vidas para que hoje tenhamos nossos direitos elementares.

Certa vez o general francês Charles De Gaulle em visita ao país pronunciou uma frase “Este não é um país sério” que expressa com muita propriedade uma realidade que vivemos atualmente. Abrindo as manchetes dos principais jornais de circulação nacional e regional o conteúdo é o mesmo: corrupção, uma prática endêmica, no vocabulário dos cientistas políticos de plantão.

O processo de redemocratização manteve no poder grupos políticos que representavam antigas oligarquias conservadoras que deste o período colonial se revezaram no comando do país mantendo o “velho jeito de governar” baseado no clientelismo, no paternalismo, no voto de cabresto, no patrimonialismo, na troca de favores e no desvio de dinheiro público. Mesmo sem a proteção dos generais da ditadura que governaram o Brasil até a abertura política, as elites regionais continuaram abocanhando fatias suculentas do poder na condição de aliados do governo federal. Assim foi construídos impérios e personalidades da política nacional: Sarney, Antonio Carlos Magalhães, Jáder Barbalho, Paulo Maluf e tantos outros que escolheram a política para obter poder e dinheiro.

No sentido mais amplo os movimentos de “esquerda” liderados pelo Partido dos Trabalhadores [PT] chegaram ao poder como representantes da moralidade e da ética na política. Milhões de pessoas foram seduzidas pela história e as propostas até então avançadas de um retirante nordestino que depois virou operário, sindicalista e fundador de um partido considerado radical pelas elites, mas que encantava os trabalhadores, a classe média e os intelectuais sob o hino “ Lula lá lá, surge uma estrela...

Graças as contradições da sociedade e da democracia brasileira o operário virou presidente, chegou ao comando da nação de forma sadia e republicana. Porém, o operário não estava só, ao contrário, se cercou de todos aqueles que considerava corruptos e sinônimos de atraso político para o país, tudo feito em nome de uma tal governabilidade. No poder Lula trouxe de volta as velhas raposas da política nacional que ocuparam pastas e ministérios, os quais foram instrumentalizados para praticar a corrupção e desviar para o bolso de alguns, milhões que muito fez falta para melhorar a vida dos brasileiros. Sob o comando de José Dirceu, o Governo Lula deu início ao aliciamento de parlamentares na câmara e no senado, denunciado em rede nacional de televisão, evidenciou o “esquema do mensalão” que desviou milhões para comprar o apoio de parlamentares em Brasília, um escândalo que ganhou o mundo, manchou a biografia do presidente e expôs o modo petista de governar.

A partir daí as coisas começaram a azedar e o verme da corrupção se instalou definitivamente na antessala do gabinete do presidente, no Palácio do Planalto. Todo dia era um esquema novo e diferente: pagamento de propina, superfaturamento de obras públicas, a compra de dossiês, dólares na cueca... Por falta de habilidade da oposição, pela alta popularidade do presidente e pelo sucesso dos programas sociais, Lula sobreviveu à tempestade e conseguiu eleger a sucessora. Agora passados menos de dez meses do Governo Dilma a situação pouco mudou, na verdade a corrupção até aumentou e produziu uma nova série de escândalos que foram responsáveis pela queda de vários ministros que recorreram à velha prática da gatunagem. Agora a bola da vez é Orlando Silva, ministro dos esportes e responsável pelas obras da copa do mundo e das olimpíadas, investimentos que ultrapassam a exorbitante cifra dos 50 bilhões de dólares, dinheiro muito cobiçado por políticos que se diziam honestos, mas que hoje encabeçam a lista dos novos ricos do país.

Os movimentos sociais hoje estão calados e os estudantes “caras pintadas” capitaneados pelo governo e encastelados na UNE, entidade chapa branca, pelega e cheia de dinheiro, não deu ás caras e por falta de consciência política e senso de organização, a sociedade civil não se pronuncia adequadamente naturalizando os problemas sociais e políticos.

No meio de tanta inércia e sangria há de se destacar o papel da imprensa sem a qual esses escândalos continuariam debaixo do tapete e o magnífico trabalho da polícia federal cuja ação orgulha a sociedade que até hoje acredita que no Brasil só quem vai pra cadeia é ladrão de galinha.

Profº. Jorge Daniel

I Torneio Beneficente de Voleibol de Santa Luzia do Pará

avl

O sempre atuante Dinho Oliveira, coordenador do Grupo Cultural Luziense, está  no comando do "I Torneio Beneficente de Voleibol de Santa Luzia do Pará", organizado pela Paróquia de Santa Luzia, leia-se Pe. Elias, que acontecerá no próximo sábado, 29, na quadra de areia em frente à Lanchonete Macaxeira's no antigo campo de futebol.

O objetivo do torneio é arrecadar fundos para ajudar no custeio da conclusão das obras da igreja de Nª. Srª. de Nazaré, o Santuário Mariano, e contará com a presença de atletas da City e cidades vizinhas: Cachoeira do Piriá, Capanema, Ourém, Pirabas e Boa Vista do Gurupi, além das localidades dos Km 74 e 83.

Em tempo

A prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], realizada durante o final de semana, sábado e domingo, foi feita por um número considerável de luzienses que pretende ingressar numa instituição pública de ensino superior no estado. Foram necessários quatro ônibus, cedidos pela prefeitura, para conduzir os estudantes até Capanema durante os dois dias do certame. Boa sorte a todos... 

O antigo motel Rota 47 que agora pertence ao espólio empresarial AGC está passando por reformas e, segundo fontes do blog, será reinaugurado antes do final do ano sob nova denominação. Aguardem...

Edinaldo Lucena, o número um do PRB luziense, passou o final de semana na City revendo os seus familiares e os muitos amigos que preserva por aqui. Além dos contatos pessoais, Edinaldo também fez contatos políticos de olho nas eleições municipais do próximo ano.


O PPS, que aqui na City estava sob a batuta do radialista e blogueiro Antonio Luis, perdeu sua razão de ser em terras luzienses: no final do mês passado, durante o troca-troca de partidos, perdeu sua maior estrela, o empresário Edno Alves que se transferiu de mala e cuia para o PMDB. E agora chega ao blog a informação de que o presidente do diretório municipal da legenda, ninguém menos que o próprio Antonio Luis, também foi engrossar as fileiras do partido de Jader Barbalho deixando à deriva o PPS local à quem fazia juras de amor eterno até um dia desses.

À propósito, o falecimento precoce do PPS em terras luzienses era previsível por conta do esvaziamento da legenda que além de perder o prefeitável Edno Alves outros nomes com densidade eleitoral que pretendem ser candidatos à Câmara Municipal como o coordenador da Pastoral da Criança, Márcio Santos que foi para o PSDB, e o conselheiro tutelar Dionison Saldanha agora no PR, deixaram o partido.

O Campeonato Luziense de futebol de campo começou no último sábado com o jogo de abertura no Estádio Municipal.

Aquele deputado federal queridinho do PT que tem estreitíssimas ligações com os companheiros luzienses está na mira da Polícia Federal e do MPF [Ministério Público Federal] por conta do seu envolvimento em dois esquemas de desvios de dinheiro para financiar sua campanha: um na Sefa e outro na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Gente que entende do riscado garante que sua excelência está em maus lençóis e dificilmente escapará da ira da justiça...

Vejam só, o Dia das Crianças é dia 12 de outubro, como todo mundo sabe, mas o prefeito de Capanema Eslon Martins [PR] só comemorou a data com uma grande festa na avenida e distribuição de brinquedos na última quinta-feira, 20. Segundo as más línguas o prefeito, que atravessa um inferno astral no comando do município, pretendia deixar a data passar em branco, mas aquiesceu depois de muita pressão da mídia e da opinião pública que têm vivido uma relação de amor e ódio com o prefeito nos últimos tempos.

Albino Cavalcante, que recentemente encerrou, depois de mais de 30 anos, as atividades do Depósito Attamila que atuava no setor de bebidas falou ao blog que no momento está voltado para a agropecuária trabalhando na ampliação e no melhoramento do seu plantel bovino, mas pretende voltar, em breve, ao comércio varejista.

Recebi e agradeço o convite, assinado pelo Pr. José de Jesus dos Santos, da igreja Assembleia de Deus de Missões, com sede no Bairro Novo, próximo à Piscina Club, para participar de uma Cruzada Evangelística, no último sábado, 22, sob o comando do Pr. Roberto Sanches, missionário em Brasília - DF. Não compareci ao evento por incompatibilidade de agendas.

O plano sórdido da petezada de dá visibilidade à criatura eleitoral deles continua à todo vapor. Depois de ser apeado da Secretaria de Obras pela vereadora Lúcia Machado [PT], agora Edson Martins está usando escancaradamente a Secretaria de Assistência Social, que ganhou dos seus mentores como prêmio de consolação, para suas investidas eleitoreiras: as inserções visam atingir todo o município, via comunidades, e todos os públicos sob o patrocínio do distinto contribuinte. Na minha terra isso tem nome: escárnio com o povo...

O fim da Era Kadafi: a história que não será contada

Não costumo postar sobre assuntos fora dos domínios luzienses e paroaras. Principalmente quando se trata de temas mais do que batidos pela mídia como o "fim da Era Kadafi", o último ícone do "absolutismo ditatorial" à perecer na esteira da "Primavera Árabe" que levou à derrocada as ditaduras mais longinquoas que ainda resistiam ao tempo nas terras de Alá, mas um artigo da lavra do deputado e blogueiro Parsifal Pontes [PMDB], um dos [senão o] políticos mais intelectualizados já produzidos pela seara paraense, em seu blog chamou-me a atenção: primeiro pela riqueza de detalhes à cerca da captura do ex-ditador e segundo pela elegância no tratamento dispensado à nossa língua-mãe, uma das peculiaridades de Parsifal. Clique na imagem para ler, no blog do deputado, o referido pôster.

Eleitor do Pará tem até hoje para pedir a segunda via do título

Eleitores do Pará que pretendem votar no plebiscito sobre a subdivisão do estado e eventual criação dos estados de Carajás e do Tapajós têm até este sábado [22] para requerer a segunda via do título de eleitor em qualquer cartório eleitoral do país. O plebiscito ocorrerá no dia 11 de dezembro deste ano. O artigo 53 do Código Eleitoral estabelece que, se o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá requerer a segunda via do título ao juiz da Zona Eleitoral em que se encontrar.

Na coluna diária do jornalista Claúdio Humberto.

Pastoral da Criança

O Dia das Crianças já passou, mas a Pastoral da Criança, sob o comando do seu coordenador Márcio Santos, com o apoio da Comarca de Santa Luzia, leia-se juiz Dr. André Filo-Creão da Fonseca, vai distribuir brinquedos para todas as crianças, mais de 700, que são atendidas pela pastoral.

- Parabéns pelo belo trabalho em prol dos pequenos luzienses...

Chuva e transtornos

Depois dos dias escaldantes por conta do nosso "verão amazônico", hoje São Pedro não economizou chuva em Santa Luzia e região: foram mais de sete horas de chuva intensa em todo o nordeste do estado.

Aqui na City começou chover por volta das 11:30 hs e até o exato momento [quase meia-noite] ainda está caindo água. Por conta do temporal a tarde dos luzienses foi um caos: faltou energia de meio-dia até às 19 hs e como de costume o "sinal de qualidade" da operadora de telefonia móvel Vivo, a única da cidade, também tomou Doril deixando a cidade incomunicável.

Zitinh@s

A escola Florentina Damasceno, Ensino Fundamental, está realizando hoje o Simulado 2011: são 40 questões de múltipla escolha distribuídas entre as dez disciplinas que compõem a grade curricular da modalidade e tem como objetivo principal verificar o aprendizado dos alunos durante o ano letivo.

Dia 28, sexta-feira, o Dj Kácio estará promovendo a "I Sexta Louca" do Cepev: trata-se de mais um evento voltado para a galerinha teen da City.

À propósito, dia 5 de novembro acontecerá uma das festas mais esperadas e tradicionais da City: o "Halloween do Beleza Pura" sob o comando do Dj Judson com premiação em dinheiro para a melhor fantasia.

Faltando pouco mais de um mês para a Festividade de Santa Luzia, os preparativos para a maior festa da Família Católica Luziense estão à todo vapor sob o comando do competente Pe. Elias.

As provas do Enem [Exame nacional do Ensino Médio] acontecem no próximo final de semana em todo país e tem muitos luzienses na batalha por uma vaga nas universidades públicas do estado. Sucesso para todos...

À propósito, um número satisfatório de luzienses conseguiu ingressar no ensino superior este ano graças às boas notas conseguidas no Enem.


Parauapebas continua sendo o "El Dourado" para muitos filhos da terrinha. Além dos que já labutam por lá, com êxito diga-se de passagem, semanalmente um leva de luzienses embarca para Parauapebas em busca de trabalho e de uma vida melhor.

O velho e bom açaí de cada dia está se tornando artigo de luxo na mesa dos paraenses. Há muito tempo que o litro do nosso "ouro negro" está sendo vendido acima dos R$ 5,00 nas boas casas do ramo.


A administração municipal de Cachoeira do Piriá, sob o comando do prefeito Antenorzinho Oliveira [PV], continua a todo vapor com seu cronograma de obras construídas e entregues à população assim como os pagamentos regulares de bônus extras com verbas do Fundeb para os professores.

Homem embriagado incendeia a própria residência

Um homem de meia idade residente no Bairro Novo, próximo ao ex-motel Rota 47, identificado apenas como Zé Maria, teria incendiado a própria residência onde vivia com a família, na madrugada hoje.

Segundo informações colhidas no local com a enteada de Zé Maria, ele chegou em casa embriagado e sob o efeito de drogas por volta das 2 hs no que foi repreendido pela esposa, dona Rosa Maria, e não teria gostado das reclamações prometendo "tocar fogo" na casa para matar todos queimados, inclusive uma idosa deficiente, depois de agredir fisicamente a companheira.

Dona Rosa Maria não deu créditos às ameaças e recolheu-se com os filhos. Ainda de acordo com a enteada, Fernanda, a mãe só acordou com o início do fogo provocado pelo marido que foi até o posto, comprou gasolina e lançou sobre a casa para em seguida atear fogo.

Tudo o que sobrou da casa: um amontoado de cinzas
18102011786

A bicicleta de dona Rosa Maria
18102011788

A cadeira de rodas da idosa que foi retirada às pressas
18102011787

O cachorro de estimação da família que estava amarrado e não pode sair
18102011789

Os filhos do casal, agora desabrigados
18102011794

Nota: Colaboraram com essa matéria, inclusive com as fotos, Kacio Costa e Kellby Pereira.

Em tempo

Na próxima quinta-feira, 20, o bispo diocesano D. Luís Ferrando estará na nossa paróquia para ministrar o Sacramento da Confirmação dos crismandos na comunidade da Pimenteira.

Errata: o coordenador da Pastoral da Criança, Márcio Santos, assim como o conselheiro tutelar, Ivaldo Costa, não se filiaram ao PSD, como veiculado aqui no blog. Márcio Santos pertence aos quadros do PSDB e Ivaldo Costa ao PRB.

Vira e mexe a administração petista de Santa Luzia é tema de manchetes dos jornais de grande circulação no estado. Alvo de investigação pela Câmara Municpal e com o MP [Ministério Público] no encalço, muitos dos malfeitos do prefeito e seus asseclas no comando do município estão vindo à tona, o que é um prato cheio para a mídia. Em menos de duas semanas o jornal O Liberal, o mais lido do estado, já deu destaque duas vezes para o assunto: dias 9 e 14 desse mês.

À propósito a Comissão Processante da câmara, capitaneada pelos vereadores Robson Federal [PT], Nando Vieira [PSB] e Socorro Saldanha [PSD], continua a todo vapor apurando, à fundo, as malfeitorias da petezada no comando da prefeitura que deram sumiço em milhões de reais dos cofres do município.

Depois de se aventurar no comando da Secretaria de Obras, de onde foi defenestrado pela vereadora Lúcia Machado [PT], agora Edson Martins vem usando a Secretaria de Assistência Social para ganhar visibilidade eleitoral com uma série de inserções na sede do município e nas comunidades. No arfã de adquirir musculatura política para se colocar me pé de igualdade com seus adversários, Edson tem feito de tudo para aparecer, principalmente nas comunidades e de preferência entre os jovens luzienses que representam o maior naco do eleitorado apto à votar nas próximas eleições.

Depois do sucesso da campanha "Faça uma criança Feliz", que distribuiu brinquedos no Dia das Crianças, a Paróquia de Santa Luzia, leia-se Pe. Elias, já está preparando a campanha "Natal sem fome" que pretende distribuir cestas básicas no período natalino para as famílias carentes da cidade. Eu apoio...

O Detran fez uma devassa na City durante o final de semana: várias motos e carros foram presos, nas blitzs realizadas nas ruas, e conduzidos para o pátio do órgão em Capanema. A maioria por documentação irregular, os chamados "pipocas", espécie muito comum aqui em Santa Luzia.

Não é de hoje que o futebol paraense agoniza por conta de administrações desastrosas dos cartolas que comandam os clubes ditos "grandes" do estado, Remo e Paysandu, que há anos patinam nas séries inferiores do Campeonato Brasileiro. Na esteira dessa via crúcis, ontem o Papão, que ainda acalentava o sonho dourado de ser alçado rumo à série B praticamente deu adeus à competição depois de perder para o CRB de Alagoas. Até quando os paraenses vão conviver com esse fantasma?

Com a chegda do escaldante "verão amazônico" muitos luzienses estão fugindo dos badalados balneários do município, Muruteua e Caeté, em busca de tranquilidade em locais menos frequentados como as comunidades do Pau D'arco [Cachoeirinha], Muruteuazinho e Jacaréquara, ambos às márgens do caudaloso rio Guamá.

Apesar da gabolisse petista em alardear aos quatro ventos a "reforma" da escola da comunidade do Broca, aquela que deixou os alunos sem aulas por quase todo o primeiro semestre, uma fonte do blog informou que o labaratório de informática até o presente momento não passa de um grande vazio, mesmo assim a propaganda institucional do governo insiste em dizer que a referida escola está equipada com um laboratório de última geração com acesso à internet: papo furado, por que lá, ainda segundo a mesma fonte, não existe um único computador.

Faltando menos de um ano para as eleições, a turma que pretende ser candidato a uma vaga ao legislativo municipal em 2012 já colocou o bloco na rua e faz de tudo para aparecer bem na foto. Na esteira das aspirações está valendo de tudo: festas de aniversário, patrocínio para qualquer tipo de evento, visitas às comunidades [que passam a maioria do tempo esquecidas], distribuição de brindes no dia das crianças e por aí vai...

Certidão da corrupção

Abaixo está um ofício, datado de 30 de abril de 2008, do presidente da Comissão de Licitação da prefeitura de Santa Luzia à chefe do setor de contabilidade solicitando com a "máxima urgência" a documentação [notas fiscais, notas de empenho e recibos de pagamentos] referentes aos processos licitatórios do ano anterior, 2007, de empresas que supostamente prestaram serviços ou venderam bens à prefeitura.

Tal situação reforça com robustez a tese de fraudes nos processos licitatórios com notas fiscais frias, já que os mesmos estão sendo finalizados mais de um ano após a realização das licitações. Anexo ao ofício, o presidente da CPL [Comissão Permanente de Licitação] envia a relação das empresas participantes do certame, o que dá indícios de que os processos foram forjados, fugindo à legalidade das concorrências públicas.

À propósito, o jornal O Liberal publicou, na última sexta-feira, 14, nota sobre este assunto na coluna "Repórter 70". Leia abaixo:

"Investigação
Blindagem? 

A Comissão Processante da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará, que investiga desvio de dinheiro público na administração do Louro do PT, recebeu ofício do presidente da Comissão de Licitação da prefeitura, José Raimundo de Oliveira, solicitando, 'em caráter de urgência', cópias de recibos, pagamentos, notas fiscais e notas de empenho de empresa que teriam vendido serviços e bens à prefeitura, 'para que esta comissão finalize os processos licitatórios referentes ao exercício de 2007'. Até hoje, nada."

01a02a02a04a

Luziense era integrante de quadrilha

O luziense Pedro Artur Alves Paiva, preso pela polícia na última quinta-feira com mais dois comparsas acusados de formação de quadrilha e de planejar o assalto a um empresário de São Miguel do Guamá conforme a reportagem "Quadrilha é presa em flagrante em São Miguel do Guamá", postada aqui no blog, era até então um rapaz acima de qualquer suspeita e com muitos amigos na City.

A notícia da prisão do Pedrinho, como é conhecido pelos amigos, causou muito espanto por que ninguém jamais desconfiou do seu envolvimento com o crime.

Pedrinho é o elemento de blusa vermelha à direita da foto:

Pd

Professor, arquiteto de uma sociedade melhor

" Educar é plantar com sabedoria
E colher com paciência"
[Augusto Cury]

Abençoado dia dos professores para todo[a]s que fazem de suas vidas uma batalha diária em busca do aperfeiçoamento das práticas de ensino e aprendizagem. Por nossas mãos passaram médicos, advogados, arquitetos, juízes, engenheiros... E gênios que encantam o mundo por causa de descobertas, estudos e invenções que até hoje formam a base de nossa sociedade.

É indiscutível a importância do nosso trabalho que serve de alicerce para a conquista da cidadania, para a inserção no mercado detrabalho e para a construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno. O peso de nossa responsabilidade é igualmente enorme e cansativo, talvez seja esse o nosso estímulo maior que faz a gente dedicar-se de corpo e alma ao nosso trabalho diário negligenciando, involutariamente o nosso papel como membro de família para a qual muitas vezes temos pouco tempo.

Somos professores! Uma unanimidade nacional quando se fala em educação e se atribui á ela um papel de salvação e uma obrigação de construir um país do futuro. Muito lindo e apropriado se não fosse apenas mais um discurso, coisa para se falar, não para se fazer.

A realidade é outra. Somos submetidos diariamente a condições de trabalho que reduzem as nossas forças e muitas vezes impedem que façamos um trabalho melhor. Salas lotadas, jornadas de trabalho dupla ou tripla, remuneração imcompatével com o peso de nossas responsabilidades, falta de valorização por parte do poder público, ausencia de colaboração e parcerias por parte das famílias.

Os mandatários que governam o país não são muito simpáticos conosco. Sabem perfeitamente que os conhecimentos que transmitimos aos nossos alunos formam consciência e autonomia para criticar determinados erros, desmandos e desigualdades construídas em séculos de exploração e opressão das classes mais baixas da sociedade brasileira. Trata-se de uma visão colonialista e retógrada que impede a modernização do país partindo do pressuposto de que quanto mais ignorante estiver o povo, melhor para a manuntenção de seu poder e dos seus privilégios.

Conhecimento, educação são as únicas formas legais de promover a liberdade, a autonomia e a cidadania, armas poderosas de transformação da sociedade. As elites sabem disso e por causa disso trata a educação eos educadores com desprezo. Por causa disso os recursos destinados á educação são minguados e muitas vezes desviados não se tranformando em escolas de qualidade, em meios de transporte escolar eficientes, em material didático adequado e bons salários para os trabalhadores da educação, hoemens e mulheres que carregam o peso e a tarefa de educar.

Juízes, desembargadores, deputados, senadores, presidentes, prefeitos, vereadores...Legislam e administram em causa própria, aumentando para as alturas seus vencimentos. Em função da enorme jornada de trabalho e da defasagem salarial somos obrigados a ir á greve e somos novamente tratados como marginais, recebidos pela cavalaria e palas tropas de choque com violência e brutalidade.

Somos professores! Homens e mulheres comprometidos com a construção de valores, com a transmissão de saberes tão importantes para a nação. Somos professores! Homens e mulheres normais, pessoas sonhadoras e persistêntes que incomodam e são incomodadas com a realidade que julgamos ser inaceitável e incompatível com o propósito de um país moderno e desenvolvido.

Feliz Dia dos Professores à todos os mestres...

Profº. Jorge Daniel

Programa de TV do PSDB

Ontem o PSDB exibiu o seu programa nacional de TV onde fez um retrospecto dos oito anos de governo FHC e as conquistas realizadas por ele que hoje garantem os avanços dos quais o Brasil usufrui, mas que o PT faz questão de esconder para pousar de o único "pai da criança".

O senador mineiro Aécio Neves foi a grande estrela do programa e falou como candidato em 2014 destacando os avanços dos estados governados pelo partido, inclusive no Pará onde segundo Aécio, "recuperamos as finanças do estado e estamos investindo como nunca em saúde pública".

Vale à pena assistir:

Quadrilha é presa em flagrante em São Miguel do Guamá

Quatro pessoas foram presas em São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, pelo crime de formação quadrilha. Eles são acusados de planejar um assalto contra um empresário da região. O bando pretendia roubar o carro da vítima. Uma adolescente de 15 anos também foi apreendida com os adultos. Em poder deles, foram apreendidos cinco telefones celulares, quatro terçados, uma faca, um revólver calibre 32 e um rolo de fita crepe que seriam usados no crime.

Um dos presos, Mauricio Mourão da Silva, mora no conjunto Tauari, quadra 01, bairro do Icuí-Guajara, em Ananindeua. Em depoimento ao delegado Paulo Benício, titular da Delegacia de São Miguel do Guamá, ele confessou que pretendia praticar o roubo do veículo. Maurício contou que veio para o município, no último dia 7. Inicialmente, seguiu até a cidade de Santa Luzia do Pará junto com Ronaldo Vieira da Silva.

Na localidade, os dois se encontraram com Pedro Artur Alves de Paiva. Os três passaram a planejar o roubo ao empresário. Eles tiveram ajuda Helma do Socorro da Silva Paz, que lhes informou o nome da vítima. A meta era roubar o carro do empresário e depois vendê-lo em Paragominas por R$ 10 mil. A quantia seria dividida entre todos os envolvidos. Ronaldo Vieira da Silva apresentou versão ao delegado de que teria sido convidado a participar do crime pelo primo de Helena, um presidiário identificado apenas por "Caio".

Ronaldo confirmou que o roubo foi articulado por Helma do Socorro que seria a responsável por indicar o local onde aconteceria o crime. Eles foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar antes de cometerem o crime. Pedro Artur Alves de Paiva declarou que foi convidado por Helma para participar do roubo em São Miguel do Guamá. Ele alegou ter desistido de praticar o crime, já no município, e que ficou hospedado em um hotel onde foi preso pelos policiais militares. Por outro lado, Helma do Socorro da Silva Paz alegou ter recebido uma ligação de seu primo, que teria pedido para levar três pessoas até uma casa na invasão do Boca, em São Miguel do Guamá. Ela ficou hospedada em um hotel da cidade juntamente com Artur. Após o final do procedimento de flagrante, a presa Helma do Socorro foi transferida ao CRF [Centro de Recuperação Feminino], em Ananindeua, enquanto a adolescente veio para uma unidade de internação na capital.

Redação Portal ORM com informações da Polícia Civil

Detran na área

Uma equipe do Detran, composta de agentes e viaturas, com o apoio da polícia, está mais uma vez na City para operações durante o final de semana.

As blitzs são feitas aleatoriamente a qualquer hora e em qualquer ponto da cidade para pegar de surpresa os desavisados, haja visto que o número de imprudências cometidas por aqui é bastante elevado sendo possível encontrar de tudo pelas ruas: motoristas dirigindo na contramão, sem o uso do cinto de segurança, inabilitado, motoqueiros sem capacete, menores de idade dirigindo veículos ou pilotando motos [a infração mais praticada] e, principalmente, veículos e motos com documentação irregular, os chamados pipocas, muito comuns em Santa Luzia.

Até agora várias motos já foram apreendidas e os fora da lei estão evitando circular pelas ruas do centro ou estão em casa com medo de serem pegos.

Faça uma criança feliz

A campanha "Faça uma criança feliz", da Paróquia de Santa Luzia em parceria com a escola Florentina Damasceno com o apoio do empresário Edinaldo Lucena [patrocinador do Trem da Alegria], foi um sucesso: milhares de crianças lotaram a Barraca da Santa com direito, antes, a um "tour" pelas ruas da City à bordo do Trem da alegria e a distribuição de brinquedos, lanches e muitas brincadeiras sob o comando do coordenador da Pastoral da Criança, Márcio Santos, e do Pe. Elias.

Confira algumas fotos abaixo:

_DSC0352_DSC0427_DSC0422_DSC0445_DSC0440_DSC0431
Nota: Fotos gentilmente cedidas ao blog pelo colaborador Radson Lourenço.