Coloque a sua foto aqui: seja um seguidor do Santa Luzia Online

Archive for Novembro 2011

Zitinh@s

Faltando apenas 11 dias para a realização do plebiscito que decidirá sobre a divisão ou não do Pará para a criação dos estados de Carajás e Tapajós o clima na City é bastante tranquilo em relação à este assunto com a certeza de uma vitória esmagadora do "NÃO".

À propósito, dos políticos do município apenas o ex-deputado Adamor Aires se manifestou publicamente declarando voto no "NÃO", inclusive com a veiculação de propaganda institucional nas ruas.

O dia "D" para a transferência do Pe. Elias, estabelecido pela Cúria Diocesana de Bragança é 22 de janeiro: porém antes disso, uma comissão já formada por fiéis católicos de Santa Luzia vai tentar junto ao bispo revogar essa decisão pedindo-lhe que o sacerdote permaneça por mais alguns anos na nossa Paróquia.

No próximo dia 17 o todo-poderoso Super Pop Águia de Fogo estará em Capanema, no estacionamento da Ducar Veículos, fazendo a festa de quatro anos da rádio Princesa FM. Ingressos já à venda.

Acontecerá na próxima terça-feira, 6, no plenário da Câmara Municipal de Santa Luzia a Audiência Pública de Emenda de Iniciativa Popular, instituída pelo Congresso Nacional, para juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde apresentar emendas ao orçamento 2012, específicamente para a área de Saúde Pública, para municípios de até 20 mil habitantes. Agradeço pelo convite recebido...

O mais novo point da badalação noturna de Capanema, o bar loung Ponto Mix, está bombando todos os finais de semana, inclusive com a presença de muito bacana luziense.

Também em Capanema, amanhã à noite serão acesas as luzes da Árvore de Natal, com mais de 15 m de altura, que todos os anos ilumina o centro comercial da cidade. A cerimônia contará com a presença de autoridades locais, dirigentes logistas e a população em geral com direito à queima de fogos e tudo.

Foto0133

Os professores da Rede Municipal de Ensino prometem fazer muito barulho caso se confirmem os boatos de que a Secretaria de Educação e a administração municipal pretendem dá um calote na categoria com o não pagamento da terceira parcela do bônus quadrimestral, com recursos provenientes de resíduos do Fundebb, conforme previsto no estatuto de instituição do fundo em 2007 e acordado com os professores luzienses no início do ano.

A ordem é radicalizar caso as negociações entre Sintepp e governo não contemplem os trabalhadores como de direito, inclusive um movimento de educadores está se articulando para num primeiro momento segurar o resultado da quarta avaliação não entregando-o às secretarias das escola até que se tenha uma garantia real de que o pagamento do bônus será efetuado e mesmo assim se o governo não aquiescer do seu intuito maligno, toda a categoria vai para as ruas reivindicar seus direitos como nos velhos tempos quando os companheiros militavam na oposição.

Governo petista na mira da justiça

O MPF [Ministério Público Federal] continua na cola dos meliantes petistas de Santa Luzia por conta dos desvios de recusrsos dos cofres da prefeitura. Atualmente o prefeito Louro e sua secretária de Saúde, Vânia Bladtt, são alvos de um processo e três ações civis no Tribunal Regional Federal, vara de Castanhal. Confira:


- Processo: 6378-46.2011.4.01.3904
Réu: LOURIVAL FERNANDES DE LIMA, brasileiro, prefeito municipal de Santa Luzia do Pará/PA, portador do CPF 0xx.4xx.822-87, com endereço na rua Feranado Ferrari, 308, Santa Luzia do Pará/PA.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA,
em face de:

1- Aquisição de medicamentos com dispensa de licitação:
De acordo com o relatório final de inspeção da CGU [Controladoria Geral da União] foi verificada a realização de compra de medicamentos controlados no valor de R$ 10.470,10, da empresa Comercial Cirúrgica Rioclarense Ltad., com dispensa de licitação, fundamentando-se no inc. IV do art. 24 da Lei nº. 8.666/93, que versa sobre os casos de emergência ou calamidade pública, o que não foi corroborado por parecer da Procuradoria Jurídica da Prefeitura.

2- Inobservância dos procedimentos estabelecidos pela Lei nº. 8.666/93 nas licitações realizadas:
A licitação para a compra de material técnico para a Secretaria Municipal de Súde realizada no exercício de 2008, na modalidade Convite, não contemplou os requisitos da Lei 8.666/93, visto que não foi realizada pesquisa de preços para nortear a licitação, além da ausência de portaria da Comissão de Licitação nos processos ou designação de servidor responsável pelo convite. Igualmente, não cosntam, nos processos, minutas dos contratos com aprovação da Assessoria Jurídica.

Para melhor esclarecer tais pontos, solicitou-se informações ao Ministério da Saúde, que realizou, através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS - auditoria no período de 12/04/2010 a 30/04/2010, gerando o relatório 9705 [folhas 36/82], que cosntatou as várias ilegalidades nos recursos provenientes do Governo Federal destinados à Saúde, conforme se pode conferir abaixo:

I - Ausência de comprovação de despesas: Embora solicitado pelos DENASUS, os responsáveis não aprsentaram qualquer comprovação [art. 10, XI, da Lei 8.429/92] envolvendo o valor de R$ 303.004,50 [trezentos e três mil, quatro reais e cinquenta centavos].

As irregularidades acima, citadas no processo, mostram claramente que as licitações para a aquisição de remédios para a Secretaria de Saúde são forjadas não observando os parâmetros legais da lei, configurando crime contra o patrimônio público, sendo passíveis de punição. E mais, o forjamento dos processos licitatórios tem o único objetivo de beneficiar empresas ligadas ao esquema de desvios de dinheiro da prefeitura, da qual seus gestores são os mentores.

Ao final do processo o juiz federal José Valterson de Lima, recomenda:

Seja a presente ação julgada procedente, reconhecendo a responsabilidade do requerido [prefeito Lourival Fernandes de Lima] pelas irregularidades na correta aplicação das verbas do Recomeço, condená-lo, a teor do art. 12, incisos II e III, da Lei 8.429 à:
- perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente aos patrimônios e ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário, com os acreéscimos legais;
- perda das funções públicas, caso esteja ou venha a exercer;
- suspensão dos direitos políticos por 8 [oito] anos;
- pagamento de multa civil de 100 [cem] vezes o valor do acréscimo patrimonial ou prejuízo ao erário;
- ser proíbido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 5 [cinco] anos.

Obs.: O poster acima é referente apenas ao processo, depois será devidamente postado o teor das três ações civis.

Fontes: www.prpa.mpf.gov.br [página do Ministério Público Federal do Pará] e www.processual.trf1.jus.br/consultaProcessual [página da 1ª Vara da Justiça Federal de Castanhal]

Marcio Miranda, Dinho Oliveira e Adamor Aires - parceria que promete bons resultados


O deputado Márcio Miranda visitou Santa Luzia do Pará no último fim de semana, trazendo a realização do projeto Ação & Cidadania. Na ocasião conversou com o educador Dinho Oliveira que é o coordenador do Grupo Cultura Luziense. A conversa contou também com a presença do ex-deputado Adamor Aires, parceiro de longas datas, do educador luziense.

O deputado Márcio Miranda, é conhecedor e admirador das atividades esportivas e culturais realizadas por Dinho Oliveira e pretende dar mais estrutura ao grupo cultural luziense que contará brevemente com a parceria do Instituto Mercina Miranda.

Uma série de atividades sociais, esportivas, educativas, culturais e profissionalizantes tem acontecimentos esperados para breve em Santa Luzia do Pará, promovidos pelo Grupo Cultura Luziense que ganhará uma nova sede. Além disso, o bravo e válido projeto de Dinho Oliveira, ganhará novos integrantes, fortalecendo ainda mais a conquista do objetivo do Grupo Cultura Luziense que é o de promover cidadania através da cultura e do esporte.

Blog Diário Luziense

O PT e a corrupção

O PSDB veicula hoje em todo o país um comercial de 30 segundos. A peça será transmitida dez vezes em todos os canais de TV a partir das 19h30. Quem ligar uma televisão dificilmente escapará de assistir ao filme.

O comercial começa mostrando a famosa peça produzida em 2002 para o PT. Ratos comendo uma bandeira do Brasil, uma idealização do marqueteiro Duda Mendonça. Depois dessa remissão ao passado, no filme vem um locutor que diz:

Há nove anos nessa propaganda o PT anunciava que se o Brasil não acabasse com a corrupção, a corrupção ia acabar com o Brasil. Há nove anos o PT está no poder... e o que era apenas uma propaganda do PT... [aparece um rato comendo um pedaço da bandeira, arrotando e dando risada] ...virou a realidade deste governo”.

Veja o vídeo, muito bom. Vale à pena assistir:

Fica Pe. Elias

pe
O próprio Pe. Elias fez um anúncio, durante a missa das 19 hs do último domingo, que causou muita surpresa e deixou a "Família Católica Luziense" bastante apreensiva: a sua transferência para outra paróquia no final do ano. Segundo o sacerdote, a decisão foi tomada pelo Conselho Eclesiático da Diocese de Bragança que, inclusive, já indicou o seu substituto. Santa Luzia inteira está perplexa com a decisão da Cúria Diocesana, que provocou muita comoção nos católicos da cidade, por que Pe. Elias sem dúvidas é um desses seres humanos incomuns, dono de um carisma inexplicável que conquista as pessoas por onde passa e se for transferido com certeza deixará aberta uma lacuna muito difícil de ser preenchida.

Foi através do seu trabalho incansável, sem desmerecer seus antecessores, longe disso, que a Família Católica Luziense retornou ao seio da Mãe-Igreja, com o seu talento e sua liderança indiscutível conquistou o respeito dos filhos desta terra e arrastou as multidões para dentro da igreja. Resgatou movimentos trazendo de volta a juventude, principalmente, que descobriu a alegria ser jovem sem se distanciar dos caminhos de DEUS; deu cara nova às atividades da igreja sem desviar o foco da evangelização e assumiu com muita competência a administração da Paróquia se destacando como um dos maiores realizadores sem jamais perder a humildade.

É por conta desses e de outros muitos adjetivos que o Pe. Elias não pode deixar a terra que ele conquistou e que por ela foi conquistado. Ele já fez muito por Santa Luzia, e nossa gratidão lhe será eterna por todos os feitos, mas ainda não estamos preparados para caminhar sozinhos sem a guia do seu cajado. Pe. Elias, ainda precisamos muito de ti, Santa Luzia precisa muito de ti, suas ovelhas não podem ficar desgarradas, por isso desde que a notícia foi dada, todo o município começou a se mobilizar em prol do movimento "Fica Pe. Elias", que esse humilde espaço, assim como os seus co-irmãos, abraçam de corpo e alma para lhe dá voz.

Um grande abaixo-assinado está circulando aqui na cidade e em todas as comunidades pedindo que o bispo diocesano revogue sua decisão. Cada um de nós é convidado a reforçar as hostes em prol da permanência do Pe. Elias em nossa Paróquia. Portanto, procure a Secretaria Paroquial, os líderes dos setores, líderes das comunidades e outros agentes da Igreja para reforçar esse pedido com sua assinatura, por que o abaixo-assinado será entregue ao bispo D. Luiz Ferrando por ocasião da Festividade de Santa Luzia durante uma grande manifestação de apoio ao nosso pároco.

Jamilson - 4 anos de saudades

45965846
Hoje faz quatro anos que o amigo Jamilson, filho do ex-vereador Neguinho e da professora Vanda, nos deixou em um trágico acidente de caminhão numa fria madrugada na BR 316.

Dono de uma irreverência peculiar, Jamilson contagiou todos aqueles que tiveram o privilégio de disfrutar da sua companhia durante a sua rápida passagem pelo mundos dos mortais. A saudade hoje compartilhada pelos seus familiares e amigos é a certeza de que fostes uma pessoas especial e continuas vivo em nossas lembranças.

Esteja com DEUS, Jamilson...

Fundebb

O total de repasses do Fundebb [Fundo de Manutenção, Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação], recursos que devem ser aplicados exclusivamente no custeio da educação com o percentual mínimo de 60% destinado ao pagamento de salários e abonos dos professores, segundo a Lei Federal que criou o fundo, é sempre maior nos três últimos meses do ano e para a prefeitura de Santa Luzia os valores são os seguintes:

- Outubro R$ 958.511,29.
- Novembro, até hoje, R$ 864.219,83 sem a parcela do dia 30 que ainda vai entrar na conta da prefeitura.

Fonte: Banco do Brasil

Aula inaugural

Aconteceu no último sábado, no auditório da escola Padre Sales, a aula inaugural das turmas dos cursos técnicos em Informática, Eventos e Saneamento Básico, do E-TEC / Brasil que serão oferecidos pelo IFPA [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará], polo de Capanema, à partir de janeiro do ano que vem.

Os cursos funcionarão, divididos em módulos com duração de 18 meses, na escola Padre Sales até que sejam concluídas as obras do prédio que abrigará o IFPA na cidade.

Conselheiro

O ex-deputado André Dias foi eleito conselheiro do TCE [Tribunal de Contas do Estado] pela Assembleia Legislativa na semana passada à unanimidade: até o PT votou fechado na indicação do governador Simão Jatene [PSDB] que articulou diretamente com a Alepa, via Antonio José Guimarães, chefe da Casa Civil.

Homem de diálogo e cumpridor de promessas, Jatene está pegando o jeito e tornando-se um craque na arte de fazer política. Dizem...

Em tempo

Universitários estão reclamando que prefeitura nunca pagou um centavo da bolsa a que eles têm direito por lei, aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo executivo no início do ano. Mais uma atitude do governo petista revelando o seu descompromisso com a educação do município.

Se a situação dos alunos da escola João Gomes já era ruim agora piorou de vez: as obras estão paradas por que os operários da empreiteira responsável pela eterna reforma resolveram cruzar os braços por que, segundo os próprios, estão com os salários atrasados há mais de um mês e só voltam ao trabalho quando receberem todo o dinheiro a que têm direito.


À propósito, pipoca na City uma enxurrada de denúncias dando contas da bandalheira praticada com o material usado na bendita reforma. É um verdadeiro absurdo: sacos de cimento, telhas, tijolos e outros materiais estão sendo desviados para fins eleitoreiros e particulares. Mais uma vez: "Alô Ministério Público..."

Alunos do Ensino Médio estão fazendo as provas do vestibular, Prise e Prosel, da Uepa [Universidade Estadual do Pará] ontem e hoje, em Capanema. A prefeitura disponibilizou o transporte. Boa sorte a todos...

À propósito, as universidades particulares continuam aprovando luziensese nos seus certames. Depois da Faci e do Cesupa no início do mês, semana passada foi a vez da Unama. Parabéns aos novos calouros...

O prefeito de Quatipuru, Denis de Oliveira [PR], e sua vice, a luziense Suêda Farias [PMDB], foram reintegrados ao comando do município no início da semana passada por força de liminar concedida pela justiça, mas a guerra sangrenta entre ambos, sem precedentes na história daquele jovem município... continua.

O "VII Festival do Açaí" da comunidade do Broca, no último sábado, foi um sucesso: milhares de pessoas, de Santa Luzia e cidades vizinhas, se fizeram presentes na comunidade para prestigiar uma das poucas tradições que ainda resiste ao tempo nesse município tão carente de lazer e com pouca identidade cultural.

Dizem por aí que a banda "Cavaleiros do Forró" será a grande atração no aniversário de 20 anos da cidade no próximo dia 13 de dezembro.

O clima natalino já baixou em Capanema: as lojas estão decoradas com direito a Papai Noel e tudo e uma grande árvore de natal de mais de 15 m está sendo erguida em pleno centro comercial. Enquanto isso em Santa Luzia...

O deputado Márcio Miranda [Dem], via Instituto Mercina Miranda, em parceria com o Governo do Estado, via Secretaria Esatual de Justiça, com apoio do ex-deputado Adamor Aires realizaram uma série de atendimentos médico, odontológico, distribuição de medicamentos, tiragem de documentos e cortes de cabelo durante o final de semana em Santa Luzia e nas comunidades do Muruteua e Km 18 através do movimento "Ação & Cidadania". É uma ação necessária ao povo luziense tão carente desses serviços por conta da atual administração municipal que só investe recursos públicos mesmo nas contas bancárias dos seus comandantes nas negociatas envolvendo vereadores.

Dezembro está chegando e com ele o prazo para o pagamento da terceira parcela do bônus a que os professores da Rede Municipal têm direito conforme acordado com a categoria no início do ano. Mas segundo fontes seguras, o prefeito e sua secretária de Educação e faz tudo do governo estão tramando para surrupiarem mais esse direito dos trabalhadores. Portanto está mais do que na hora de o Sintepp entrar em ação e fazer valer os direitos dos seus filiados, principalmente no tocante ao valor do bônus não aceitando qualquer "micharia", por que dinheiro tem, e muito.

Ação & Cidadania em Santa Luzia

O segundo dia da primeira edição do movimento "Ação & Cidadania" foi realizado hoje em Santa Luzia, sede do município, atraindo milhares de pessoas para o Salão Paroquial onde a Secretaria Estadual de Justiça em parceria com o Instituto Mercina Miranda prestavam assistência gratuita à população com os seguintes serviços: exames médicos, tratamentos odontológicos, emissão de documentos e cortes de cabelo.

Com o apoio do ex-deputado Adamor Aires e patrocínio do deputado Márcio Miranda [Dem] as equipes das duas instituições já citadas, assessoradas por voluntários de Santa Luzia, iniciaram o atendimento às pessoas por volta das 8 hs depois de terem prestado os mesmos serviços durante toda a tarde de ontem na comunidade do Muruteua e amanhã o trabalho continua à partir das 9 hs na comunidade do Km 18.

Confira as fotos:

DSC00606DSC00571DSC00601DSC00578DSC00580DSC00605DSC00586DSC00552DSC00600DSC00564DSC00561DSC00556

VII Festival do Açaí da comunidade do Broca - é hoje

Açaí
Acontece hoje uma das maiores e mais tradicionais festas do município de Santa Luzia: o "VII Festival do Açaí" da comunidade do Broca, que atrai anualmente dezenas de milhares de pessoas para aquela localidade.

Durante o dia acontecerá um torneio de futebol com mais de 20 times inscritos, venda de açaí in natura e iguarias feitas à partir da polpa do fruto em estandes credenciados pela organização e à noite uma grande festa dançante na sede da Associação dos Trabalhadores Rurais da comunidade do Broca e região com a cobertura musical da aparelhagem Transa-Som, de Castanhal, uma das maiores do estado.

Plebiscito: Veja os números da 2ª rodada de pesquisa

A pesquisa DataFolha, divulgada nesta sexta-feira [25], mostra que a maioria [62%] dos eleitores paraenses é contra o desmembramento do Pará para a criação do estado de Carajás, enquanto 31% dizem ser favoráveis à divisão.

Subiu o índice dos que rejeitam o novo estado de Carajás, na pesquisa anterior eram 58%, oscilando negativamente, dentro da margem de erro, o índice dos eleitores favoráveis a ele eram 33%. Uma amostra de 9% porcento dizem não saber.

Em relação ao Tapajós, o índice dos eleitores que votariam favoravelmente à divisão do Pará para a criação do estado do Tapajós oscilou de 33% para 30%.

Os que se dizem contrários, no atual levantamento, são 61%, ante 58% no anterior. "Não sabem/não responderam" correspondem a 7%.

O levantamento foi encomendado pela TV Liberal, TV Tapajós e Folha de São Paulo ao instituto. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Foram realizadas 1.015 entrevistas em 46 municípios paraenses, no período 21 a 24 de novembro de 2011.

Os eleitores, acima de 16 anos, responderam as seguintes perguntas: "Você é a favor da criação do estado de Carajás?" e "Você é a favor da criação do estado do Tapajós?".

Portal ORM

Polícias Rodoviária Federal e Civil flagram tráfico em Cachoeira do Piriá

Uma operação conjunta entre as polícias Rodoviária Federal e Civil resultou nas prisões em flagrante de dois homens e uma mulher e na apreensão de dois quilos de pedra de "óxi", além de 350 gramas de pasta base de cocaína, no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado.

Em uma das abordagens, na rodovia BR-316, na barreira de fiscalização montada na estrada perto do início do município, um ônibus foi revistado pelos policiais. Ali, foram encontrados dois quilos de pedra de óxi dentro da mochila de Luciano Oliveira Câmara, de 24 anos. O rapaz foi preso e conduzido para a delegacia do município, onde foi lavrado o flagrante por tráfico de entorpecentes.

Durante o depoimento ao delegado Roberto Travassos, o acusado alegou que levava a droga do Maranhão para vender no município de Capanema. De acordo com o delegado, Luciano já tem passagem por assaltos, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Viseu e Bragança.

O outro flagrante também registrado na BR-316, a barreira policial interceptou um carro, modelo Polo. Dentro do veículo, a polícia apreendeu 350 gramas de pasta base de cocaína na bolsa de Adriana Neves da Silva. Além dela, o condutor do veículo, Sidinei Moreira das Neves, de 27 anos, e mais três adolescentes.

Adriana e Sidinei foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes e conduzidos para a delegacia de Cachoeira do Piriá. Na unidade de Polícia Civil, Adriana alegou que saiu do bairro do Aurá, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, para levar os entorpecentes ao Maranhão, onde repassaria o produto. Sidinei, admitiu o envolvimento no crime.

Portal ORM com informações da Polícia Civil

Ação & Cidadania na comunidade do Muruteua

As equipes da Secretaria Estadual de Justiça e do Instituto Mercina Miranda já se encontram na comunidade do Muruteua, onde logo mais à partir das 13 hs darão início aos trabalhos da primeira edição do movimento "Ação & Cidadania" com a realização de consultas médica [com distribuição de remédios], tratamento dentário [limpeza e extração], exame de detecção de câncer do colo do útero [apenas para mulheres], exame de tipagem sanguínea, medição da taxa de glicose [detecção da Diabetes], emissão de documentos [carteiras de identidade e profissional], tiragem de fotos 3x4 [para documentos] e corte de cabelo para adultos e crianças. Todos os serviços são inteiramente gratuitos.

O movimento Ação & Cidadania é uma realização da Secretaria Estadual de Justiça e do Instituto Mercina Miranda, de Castanhal, em parceria com os deputados Cássio Andrade [PSB] e Márcio Miranda [Dem] com o apoio dos amigos vereadores Robson Federal, Luís Doca, Nando Vieira, Socorro Saldanha e Tião Oliveira, dos ex-prefeitos Mico e Nato, ex-vereador Nenenzão e ex-deputado Adamor Aires.

Campeonato Luziense - jogos do final de semana

Neste final de semana acontece a penúltima rodada da primeira fase do "Campeonato Luziense" de futebol de campo com dois extremos: algumas equipes já têm vagas praticamente garantidas nas quartas de final, enquanto outras, principalmente os ditos grandes do futebol luziense, estão numa briga desesperada pelas últimas vagas que ainda restam. Confira os jogos:

Sábado - 26/11
- Às 16:15 hs: Tentugal x Cras

Domingo - 27/11
- Às 08:30 hs: Muruteua x Estiva
- Às 14:15 hs: Internacional x Açaizal
- Às 16:15 hs: Panelinha x Cruzeiro

Até parece Santa Luzia

Paragominas leva prêmio por merenda escolar - prefeito do PSDB recebe em Brasília o Prêmio Gestor Eficiente pelo 8º ano consecutivo

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki [PSDB], recebeu na manhã de ontem, em Brasília, pela oitava vez consecutiva, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Desde que foi criado, em 2004, a cidade paraense ganhou todas as estatuetas do "Menino Maluquinho", personagem estampado nos troféus, sendo a única cidade brasileira a receber a premiação tantas vezes.

O prêmio é uma atividade de avaliação, seleção e divulgação de boas gestões públicas municipais do Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar]. Seu objetivo é destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis e disseminar boas práticas, para que sejam conhecidas e adotadas por outros gestores. Este ano foram inscritos 1.082 municípios.

O Liberal

Matematicando

A tal mala preta que a petezada estava oferecendo para comprar o silêncio e a dignidade de qualquer vereador, dito de oposição, que se dispusesse à integrar a "Quadrilha Solidária" para sabotar os trabalhos da Comissão Processante da câmara que apura as gravíssimas denúncias de corrupção e desvio de recursos públicos da prefeitura pelo apedeuta e sua turma de sangue-sugas já encontrou um dono para chamar de seu.

O parlamentar que resolveu trair seus companheiros da "Liga da Justiça" e aceitar os mimo$ oferecidos pelo primeiro-ministro Gedson e os poderosos petistas que comandam as chaves do cofre está rindo à toa, e para isso ele teve 300 mil motivo$ equacionados em uma aritmética simples: 1 micro-ônibus + 1 caminhão + 1 van + 1 automóvel de passeio.

Detalhe: a van e o micro-ônibus foram imediatamente locados para a prefeitura à peso de ouro, e quem paga a conta é o povo otário enquantos os petistas estão rindo da cara de todos com os bolsos cheios.

Deputados aprovam o PPA

A Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] aprovou na seção de ontem, quarta-feira, o PPA [Plano Plurianual] do Governo do Estado que prevê investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão nos próximos quatro anos na região do Caeté, que inclui quinze municípios do nordeste paraense e da qual Santa Luzia faz parte.

Uma das obras mais importantes para a região, a construção do Hospital Regional em Capanema está incluída na previsão orçamentária de 2012 e deverá começar já no início do ano com a adptação do Hospital São Joaquim que foi adquirido pelo estado exatamente para esse fim. Segundo declarações do deputado Eduardo Costa [PTB] à imprensa capanemense foi destinada uma emenda no valor de R$ 17 milhões para a implantação do Hospital Regional de Capanema.

Câmara vota PCCR amanhã

O Projeto de Lei Complementar que cria o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações] dos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia está na pauta de votação da sessão ordinária de amanhã da Câmara Municipal e a coordenação local do Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará] está convocando todos os filiados ou não para lotarem as galerias da casa e promete fazer muito barulho.

Este é apenas mais um capítulo da novela PCCR, que vem sendo protelado desde o início do governo petista que não tem a menor pretensão de implantá-lo, tanto que o Sintepp sempre foi usado por agentes da administração para enrolar os trabalhadores com promessas mentirosas e discursos vazios. Agora, que o sindicato não pertence mais ao feudo petista as discussões foram retomadas dando prosseguimento aos trabalhos, sempre dificultados pelo governo, que tinha sempre uma desculpa para não levar adiante o projeto que traz uma boa carga de benefícios para os trabalhadores.

Dois pesos e duas medidas

Só não ver quem não quer o solene desprezo que a petezada palaciana nutre pela vereadora Lúcia Machado, relegada ao limbo depois que traiu seus fiéis escudeiros na câmara e passou a integrar a "Quadrilha Solidária".

As duas secretarias, Agricultura e Obras, exigidas por ela em contrapartida no acordo feito com os comapnheiros, tidas como as de maior visibilidade no governo foram esvaziadas e agora não passam de dois pesos mortos sob o seu comando: a Secretaria de Agricultura perdeu a Exposalp e com ela sua importância, enquanto que as dezenas de obras que vinham sendo realizadas pelo interior na época do Edson Martins foram abandonadas pelo governo e a Secretaria de Obras agora não está mais tapando nem buracos nas estradas vicinais, servindo apenas para transportar carradas de areia, barro ou seixo para os eleitores da vereadora.

Por outro lado o Edson Martins, que ganhou a Secretaria de Assistência Social como prêmio de consolação depois de ser apeado da Secretaria de Obras pela parlamentar está com tudo no comando da Semas, agora turbinada com rios de dinheiro e eventos para todos os gostos e públicos [caminhadas para a juventude e mulheres, palco em praça pública para show de talentos, baile para os idosos, passeios para alunos do ProJovem, gincanas na orla do Caeté e etc...] que já colocou o bloco na rua e faz de tudo para dá visibilidade ao preferido do apedeuta e sua turma. Quanta diferença.

Enquanto isso o único tratamento dispensado à vereadora Lúcia Machado é um gélido e tenebroso silêncio...

Corrida

As eleições municipais só acontecem em outubro do ano que vem. Certo? Certo. Agora vá dizer isso para a maioria dos candidatos à vereador...

Já tem gente em campo faz muito tempo: uns fazendo o trabalho "formiguinha", visitando famílias no interior, principalmente, e pedindo apoio, outros, aqueles ligados ao governo estão usando escancaradamente a máquina administrativa, azeitada com dinheiro público, concedendo todo tipo de generosidade aos seus eleitores. Um verdadeiro escárnio com a cara do povo...

Transporte escolar na mira da câmara

A Câmara Municipal deu um tempo no assunto "corrupção petista na prefeitura" para tratar de um outro problema, não menos grave, que está preocupando muitos alunos e pais nos rincões luzienses: a conduta de alguns motoristas do transporte escolar.

Segundo declarações do vereador Nando Vieira [PSB], confirmadas em à parte solicitado pelo vereador Luís Doca [PSD], feitas na tribuna da casa durante a seção ordinária da última sexta-feira, há de tudo: motorista dirigindo sob o efeito de álcool, "maltratamento" com os alunos e, principalmente, motorista dirigindo como se estivesse numa prova de rali ou de Fórmula 1, colocando em risco a vida de dezenas de estudantes que diariamente usam esse serviço. Ainda de acordo com os parlamentares, a situação é tão grave que alunos de uma comunidade que depende do transporte escolar os procuraram de posse de um abaixo-assinado exigindo providências.

Ação & Cidadania

No próximo final de semana: sexta-feira na comunidade do Muruteua, sábado em Santa Luzia e domingo na comunidade do Km 18, estará acontecendo a primeira edição do movimento "Ação & Cidadania", uma realização da Secretaria Estadual de Justiça e Instituto Mercina Miranda, de Castanhal, com o apoio dos vereadores Robson Federal, Nando Vieira, Luiz Doca, Socorro Saldanha, Zé Luís e Tião Oliveira, vice-prefeito Zaqueu Salomão, ex-deputado Adamor Aires, ex-prefeitos Mico e Nato e ex-vereador Nenenzão.

Durante a ação nos locais citados acima serão ofertados, gratuitamente, os seguintes serviços: consultas médicas [com distribuição de remédios na hora], verificação da pressão arterial, teste de tipagem sanguínea, medição da taxa de glicose [popular Diabetes], tratamento dentário [extração e limpeza], exame preventivo do câncer de útero [apenas para mulheres], expedição de documentos [carteiras profissional e de identidades] além de cortes de cabelo para adultos e crianças e tiragem de fotografias 3x4, para documentos.

Nas comunidades do Muruteua e Km 18 os serviços iniciam à partir das 9 hs e em Santa Luzia à partir das 8 hs no Salão Paroquial e na quadra de esportes da Escola Florentina Damasceno.

Obs.: Em breve outras comunidades também serão atendidas com os mesmos serviços. Aguardem as próximas edições do movimento Ação & Cidadania.

UFPA divulga demanda do PSS. Medicina é o mais concorrido

A Ufpa [Universidade Federal do Pará], divulgou ontem a demanda do Processo Seletivo 2012. O candidato que vai disputar a uma das 7.606 vagas ofertadas pela instituição já pode conferir a concorrência. A listagem está disponível no site do Ceps [Centro de Processos Seletivos] e considera a divisão entre cotistas e não cotistas. De acordo com o Ceps, há, ao todo, 72.138 candidatos na disputa. Destes, 40.525 são cotistas e 31.374 são não cotistas. Há, ainda, 239 inscritos que concorrem às cotas para pessoas portadoras de deficiências. 

Cotistas - Entre os cotistas, os cinco cursos mais concorridos são Educação Física, com 45.87 candidatos na disputa por metade das 46 vagas ofertadas; Psicologia Matutino, com 39.20 candidatos na disputa por metade das 30 vagas ofertadas; Direito, com 40 vagas e 31.40 candidatos na disputa por uma das 20 reservadas aos cotistas; Psicologia Vespertino, com 30 vagas e 29.33 candidatos por vaga; e Nutrição, cuja concorrência é de 28.55 para a metade das 40 vagas ofertadas. Os cinco cursos são ofertados em Belém.

Não cotistas - Já entre os não cotistas, a maior demanda é para Medicina, com 49.01 candidatos na disputa por metade das 150 vagas ofertadas. Em seguida, vem o curso de Direito, que oferta 40 vagas e tem uma concorrência de 39.50 candidatos para metade do total ofertado. Para completar a lista dos cinco, também em Belém, estão entre os mais procurados os cursos de Psicologia Matutino, com 33.33 candidatos para metade das 30 vagas; Arquitetura e Urbanismo, que oferta 30 vagas e tem 28.73 candidatos na disputa pela metade delas; e Educação Física, sendo 26.17 candidatos disputando metade das 46 vagas ofertadas.

Campi do interior - No interior, a maior demanda é para o curso de Direito, o qual oferta 40 vagas no Campus de Marabá e tem 25.50 candidatos cotistas na disputa por metade delas e 23.35 candidatos não cotistas. Também em Marabá, vem em seguida o curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, com 40 vagas, 17.20 candidatos cotistas e 18 não cotistas na disputa. Engenharia Civil é o quarto mais concorrido no interior pelo Campus de Tucuruí, sendo 40 vagas ofertadas, 18.75 cotistas e 15.05 não cotistas na disputa. Em seguida, estão Medicina Veterinária, em Castanhal, e Pedagogia Noturno, em Breves.

Portal ORM

Em tempo

Coluna atrasada, motivo: a Oi Velox deixou os usuários de Santa Luzia à ver navios durante todo o dia de ontem, assim como o "sinal de qualidade" da Vivo que desapareceu durante todo o sábado deixando a City incomunicável em pleno final de semana. Estamos bem servidos com essas duas concessionárias de serviços indispensáveis à vida moderna.


Na semana passada alguns luzienses comemoraram, e muito, a aprovação no vestibular do Cesupa [Centro Universitário do Estado do Pará], uma das instituições particulares de ensino superior mais bem conceituadas no MEC, com notas acima da média no último exame do Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudante]. Parabéns aos novos calouros...

A comunidade do Broca estará promovendo no próximo sábado, 26, o "VII Festival do Açaí" sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santa Luzia e realização da Associação dos Trabalhadores Rurais da referida comunidade e região. A mega festa, que já faz parte do calendário cultural do município, terá a cobertura sonora da aparelhagem "Super Transa-Som" de Castanhal, uma das maiores do estado.

Twittando: @paulozildene "O Adamor é um grande articulador sabe como criar e aproximar grupos em sua volta. Deve levar, sim, o executivo." [jornalista Paulo Zildene, editor do jornal quinzenal Pará Notícias, de Capanema, no Twitter]

À propósito, começou a circular ontem em 20 municípios do nordeste paraense a oitava edição do jornal Pará Notícias, com matéria sobre Santa Luzia, inclusive: imperdível...

Cinco turmas do ProJovem Urbano [Programa Nacional de Inclusão de Jovens] concluíram, com louvor, o curso na última quinta-feira, no município. Parabéns para formandos e professores que labutaram por quase dois anos objetivando essa conquista...

A rodada do Campeonato Luziense de futebol de campo deste o final de semana foi sem dúvidas a mais emocionante de todas: sábado, a bola rolou por conta de Caeté 3 x 2 Juventude, do Km-48. No domingo, pela manhã, o melhor e mais disputado jogo de todo o campeonato, de acordo com quem assistiu a partida, Tembés 2 x 2 Tentugal. A equipe indígena perdia por 2 a 0 até a metade do segundo tempo quando empatou e quase fez o gol da virada para desespero dos adversários. À tarde, o Açaizal venceu o São José por 2 a 1 no jogo das 14 hs e no jogo das 16 hs, o Expressinho finalmente desencantou, fazendo 3 a 1 no São Raimundo, da Estiva, acendendo a chama da esperança da classificação para as quartas de final, que ainda depende de uma combinação de resultados nada fácil nas duas últimas rodadas.

À propósito, quem se deu bem com o resultado do final de semana foi o Flamengo, que mesmo sem entrar em campo foi beneficiado pela vitória do Açaizal sobre o São José. O todo poderoso Rubro-negro, que ainda não venceu nenhuma partida no campeonato, agora só depende das próprias pernas para seguir vivo na competição e continuar sonhando com o título inédito: basta uma vitória simples sobre o fraco São José na última rodada.

Pelo visto o gato comeu mesmo a tão esperada Exposalp [Exposição Agropecuária de Santa Luzia do Pará], sucesso absoluto nas duas primeiras edições: 2009 e 2010. Por que o silêncio dos comandantes petistas é sepulcral, quando se trata desse assunto: até parece que os companheiros, falastrões por excelência, comeram abil. Estão caladinhos...

Enquanto as negociatas, realizadas nos porões imundos do poder para calar vereadores, estão acontecendo descaradamente envolvendo dezenas de milhares de reais dos pobres cofres da prefeitura a novela da eterna reforma da escola João Gomes, que deixou os alunos sem uma única aula durante todo o segundo semestre letivo, ganha mais um capítulo, muito triste por sinal. Segundo informações de fontes petistas, diga-se de passagem, os funcionários da empresa responsável pela obra resolveram cruzar os braços por que estão com os salários atrasados. Ainda segundo as mesmas fontes, há mais de um mês que os trabalhadores da empreiteira estão sem ver a cor dos seus salários e por conta disso resolveram entrar em greve, paralisando os trabalhos, até que se resolva o impasse.

À propósito, ecoa nos quatro cantos da City que grande parte do material destinado à tal obra está sendo desviada para fins particulares e eleitoreiros. Alô Ministério Público...

Agora em dezembro, segundo o que foi acordado entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sintepp, será pago aos professores da Rede Municipal de Ensino o bônus quadrimestral com recursos provenientes dos resíduos do Fundeb. Tá na hora de a coordenação do sindicato começar a se movimentar para garantir os direitos dos seus filiados, por que senão esse dinheiro, que é dos professores por direito, vai engordar as contas bancárias dos companheiros ou de algum parlamentar que se disponha a vender seu silêncio para proteger a "Quadrilha Solidária".

Ex-governadora e ex-secretária de Educação responderão por improbidade administrativa

O MPF [Ministério Público Federal] ajuizou uma ação civil pública contra a ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa e a ex-secretária de Educação, Iracy de Almeida Gallo Ritizmann. O órgão ministerial denunciou a suposta prática de improbidade administrativa pela distribuição de kit escolar [agenda, mochila, camisas] e publicação intitulada "Educação em Revista".

O juiz Elder Lisboa, da 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Belém, recebeu a ação nesta sexta-feira [18]. Para o Ministério Público, a distribuição do kit e da publicação ferem o princípio da impessoalidade, uma vez que o material continha nomes e fotografias da então governadora Ana Júlia, logotipos e slogan da gestão governamental, elogios à administração pública estadual, símbolos e/ou imagens que seriam caracterizadores da promoção pessoal de autoridade do estado. O MP pediu, dentre outros pontos, o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos.

O magistrado recebeu a ação considerando a existência de "farto conjunto probatório juntado por parte do Órgão Ministerial", e determinou a citação das rés para apresentarem resposta às acusações no prazo legal.

Portal ORM

Assaltos

A onda de assaltos que tem dado a tônica em Santa Luzia e região nos últimos tempos continua fazendo suas vítimas, ontem mais dois casos foram registrados na jurisdição policial luziense:

- À tarde um caminhão baú que transportava produtos de auto valor comercial foi assaltado por uma quadrilha fortemente armada em plena BR-316, nas proximidades de Cachoeira do Piriá.

- À noite, por volta das 21 hs, o proprietário de um estabelecimento comercial no bairro do KM-46, conhecido pela alcunha de "Dinei do Frangão", teve sua moto tomada de assalto por dois elementos em frente ao posto El Elion, leia-se posto do Glécio, localizado no mesmo bairro, diante da incredulidade dos funcionários do estabelecimento que assistiram toda a ação dos criminosos, que estavam com o rosto coberto para não serem identificados.

O mais incrível nesse caso foi a ousadia dos marginais que não se intimidaram com o movimento intenso no posto e na loja de conveniências, além de ser um área bastante iluminada. Segundo informações de testemunhas oculares, a vítima foi abordada pelos bandidos, que também estavam de moto e armados, a poucos metros do posto.

Dizem por aí...

... Que o recheio da mala preta dobrou, assim como a generosidade dos companheiros: agora são 400 mil motivo$, participação no governo e uma viagem de uma semana pelos paraísos turísticos do Nordeste [com tudo pago pelo ilustre contribuinte, é claro] em troca do silêncio e da dignidade do vereador que se dispor à integrar a "Quadrilha Solidária".

À propósito, na semana passada um parente próximo de um dos vereadores integrantes da "Liga da Justiça" foi convidado para bater papo com um aspone petista na sua luxuosa chácara, no interior do município, e durante a conversa o emissário foi apresentado aos mimo$ que seriam oferecidos ao parlamentar em troca de apoio ao apedeuta e sua turma, cabendo-lhe a missão de convencê-lo a aceitar a oferta.

Mesmo diante da tentadora proposta, o vereador disse: "NÃO".

À propósito

Ainda segundo a mesma fonte, somente doze professores do quadro de docentes da escola não irão se ausentar da sala de aula durante as férias escolares [apenas 2 meses], quando deverá ser reposto todo o segundo semestre letivo de 2011, perdido por conta dessa reforma irresponsável, arquitetada no seio petista para atender a três objetivos claros: desviar a atenção do povo das gravíssimas denúncias de corrupção que pesam sobre a administração municipal, fazer de conta que o apedeuta está trabalhando e, principalmente, dá uma mãosinha para os empreiteiros amigos se empanturrarem de dinheiro público.

A solução, portanto, seria contratar, por nossa conta, é claro, professores durante esse período para fazer a reposição das aulas enquanto os titulares estão ausentes cursando a Plataforma Freire.

Diário de bordo - Profª. Eulália Vieira

Recebi [via email] e publico as fotos e a mensagem carinhosa, abaixo, enviadas pela profª. Eulália Vieira, que está em Portugal cursando doutorado: além do orgulho, essa luziense dá o exemplo a todos os seus conterrâneos de que os sonhos são possíveis, basta que cada um procure lutar pelo seu.

Eulália na cidade de Porto, em Portugal
5

Eulália em visita a Veneza, Itália
10

Em Milão, Itália
Ml

Em frente ao Museu do Louvre, em Paris, França
louvre

A cosmopolita Eulália Vieira às margens do Rio Sena, Paris, França
13
Para ver mais fotos, clique aqui.

Olá Reinaldo!

Selecionei fotos da viagem que fiz ano passado à França e à Portugal, com minha irmã Luzia, com o objetivo de apresentar o meu trabalho do mestrado em um congresso em Portugal. Naquela ocasião, estabeleci contatos com vistas ao doutorado em educação.

Nesta primeira etapa do curso aqui em Braga, norte de Portugal, faço 04 disciplinas, participo de eventos, como a conferência sobre inclusão digital em Florença, na Itália, onde aproveitei para conhecer Veneza e Milão.

Quero ressaltar que os nossos sonhos podem se tornar realidade se lutarmos por eles. Estudar fora do Brasil, hoje, é uma possibilidade acessível e uma oportunidade incrível de conhecer novas culturas e compartilhar experiências. Uma experiência que vai marcar a minha vida, sem dúvida. É como voltar aos tempos da minha juventude, agora com todas as preocupações de mãe, esposa, filha e profissional, mas com a certeza de que ousar é a melhor maneira de vencer e com a certeza de que tenho um Pai no céu que cuida de mim e de minha família, que me guarda e me dá coragem. Jamais me sentirei sozinha, mesmo estando muito longe de casa e da minha família!!!

Compartilho com você e com todos os meus conterrâneos, com os amigos e parentes que tenho em Santa Luzia, a alegria de poder realizar um sonho. Dedico todas essas fotos aos meus pais, Feliciano e Mariazinha, sem eles... nada … Estou muito feliz!!!

Abraços fraternos a todos.
Eulália

Zitinh@s

A internacional professora Eulália Vieira, cujo sobrenome fala por si, que está na terra de Cabral cursando doutorado na universidade de Lisboa, semana passada em seu périplo pela Europa deu uma esticadinha até a Itália e na terra da Tarantella visitou Milão, Veneza e Florença... de Michelangelo.

O novo velho "Ponto Mix", reduto dos bacanas ao lado do posto Pacheco, inaugurado no último sábado, tem atraído os luzienses mais descolados para as badaladas noites capanemenses.

Os alunos luzienses das primeiras turmas do ProJovem Urbano [Programa Nacional de Inclusão de Jovens], que tem como finalidade proporcionar a formação integral dos jovens através da sua re-inserção no processo de escolarização, concluirão o curso, depois de quase dois anos, agora no mês de novembro. Parabéns...

À propósito, as aulas da escola João Gomes, em reforma eterna desde o início de agosto, previstas para recomeçarem ontem, depois de adiadas por duas vezes, devem ser retomadas somente no final de novembro quando os alunos das outras escolas estarão concluindo a quarta avaliação.

Além de não terem assistido nenhuma aula no segundo semestre, por conta da bendita reforma, os alunos ainda terão que enfrentar outro problema: à partir de janeiro quando deveriam ter aulas de reposição mais de 90% dos professores precisam se ausentar da sala de aula por que estudam nesse período cursando a Plataforma Freire. E agora José?

As polícias Civil e Militar que passaram os quatro anos da finada administração petista de Ana Júlia Carepa à pão e água, correndo atrás de bandidos em sucatas velhas, agora estão rindo à toa com a aquisição, por parte do ex-deputado Adamor Aires junto ao governador Simão Jatene [PSDB], de duas viaturas novinhas em folha que estão servindo no combate à criminalidade no município.

No próximo dia 26 a comunidade do Broca estará realizando o "*VII Festival do Açaí": uma realização da Associação dos Trabalhadores Rurais com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará.

Açaí

A campanha do "NÃO", contra a divisão do Pará, começou a tomar forma depois do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão semana passada: os adesivos em veículos estão se tornando uma febre na banda de cá do estado, e nessa babel de pró e contra a divisão, onde ninguém se entende, as redes sociais estão se tornando grandes aliadas, principalmente entre os mais jovens, na discussão de ideias.

O espírito da "Festividade de Santa Luzia" já tomou conta dos luzienses: todas as noites acontecem as perigrinações das imagens nos setores com muito hino e orações dedicados à nossa padroeira Santa Luzia, a Virgem Protetora dos Olhos.


Nota: No cartaz do Festival do Açaí, da comunidade do Broca, onde lê-se "XVII" na verdade é "VII". Houve um erro de impressão na escrita do numeral romano que indica a edição do evento.

Mala preta

Uma mala preta abarrotada com 200 mil motivo$ está rodando a City à procura de qualquer um dos vereadores integrantes da "Liga da Justiça" que aceite-a em troca de apoio à "Quadrilha Solidária".

O assédio aos parlamentares é grande e ainda inclui, além da tal mala, uma série de vantagens: veículo novo, 30 empregos, ônibus alugado na prefeitura entre outros benefícios patrocinados pelo "primeiro ministro" e os farândolas petistas.

À propósito

A petezada está em campo com uma pesquisa para consultar a opinião dos luzienses quanto as eleições do próximo ano: os entrevistadores estão trabalhando hoje na comunidade do Broca.

Segundo informações de fonte vermelha, diga-se de passagem, essa pesquisa é apenas para o consumo interno onde estão sendo confrontados apenas os nomes da vereadora Lúcia Machado e do secretário de Assistência Social, Edson Martins, para ver quem está melhor na foto junto ao eleitorado.

Solidariedade


O garotinho Antônio Gabriel Maurício Silva, 6 anos, está precisando urgentemente de um doador de medula óssea para poder continuar sorrindo e trazendo alegria para os seus pais, Gilson e Amanda, assim como para a sua avó, a professora Dora Guedes.

Portanto, se você é maior de 18 anos e tem menos de 55, venha participar dessa corrente de solidariedade em prol da vida de Antonio Gabriel, que nesse momento precisa mais do que do seu carinho: entre em contato com a família pelos fones 3445-1519 [Dora Guedes] ou 3445-1544 e 91643829 [Lúcia Guedes] para mais informações.

Obs.: Uma equipe do Hemopa, unidade de Capanema, deverá vir à Santa Luzia nos próximos dias para realizar o cadastro dos voluntários que se disponibilizarem a ajudar a salvar a vida do Antonio Gabriel.

- Fique atento, colabore com esta causa que DEUS lhe recompensará...

Tem um empreguinho aí?

Sinecura petista - Ana Júlia: o povo não lhe deu mandato, mas os companheiros não querem vê-la no sereno

O PT está trabalhando para encaixar Ana Júlia Carepa em alguma diretoria da Brasilcap, empresa de capitalização que tem o Banco do Brasil como um dos sócios. Assim, pode dar uma boquinha de 30 000 reais por mês, mais carro com motorista e bônus de cinco salários, à ex-governadora que o povo paraense não quis reeleger.

Por Lauro Jardim, em Veja Online

Homens do Terço

A Paróquia de Santa Luzia, sob a coordenação do atuante Pe. Elias, lançou oficialmente no último sábado a camiseta do "Movimento Mariano Terço dos Homens".

Criado pelo Pe. Elias para incentivar a participação dos homens nas atividades da igreja esse movimento está conseguindo atingir o seu objetivo.

Devido a proximidade da Festividade de Santa Luzia, os encontros que acontecem tradicionalmente nas noites de quarta-feira na Igreja Matriz foram transferidos para os setores e acontecerão nas residências dos integrantes do movimento.

À propósito, o encontro desta quarta-feira será realizado à partir das 19:30 hs no Setor B, rua José Cirino, nº 662, residência do senhor Lucivaldo Gomes.

- Quem disse que homem não reza?

Semana Mundial de Oração e Ação Pelas Crianças

A Paróquia de Santa Luzia e a Pastoral da Criança, sob a coordenação do sempre engajado Márcio Santos, convidam todos para celebrar a "Semana Mundial de Oração e Ação Pelas Criança", que acontecerá no período de 13 a 20 de novembro, quando serão realizandas ações nos setores acompanhadas pela instituição.

Desde já todas as famílias estão convidadas a entrar nesta corrente de oração por nossas crianças.

Programação

Dia: 14/11 - São Francisco - Beco Sem Saida às 17 hs
Dia: 15/11 - Setor "A" às 17 hs
Dia: 16/11 - Crianças da Paz - Bairro da Paz às 17 hs
Dia: 17/11 - Criança Feliz - Bairro da Paz às 17 hs
Dia: 18/11 - Setor "H" às 17 hs
Dia: 19/11 - Praça da Igreja Matriz às 18 hs
Dia: 20/11 - Logo após a missa das 19:30 hs haverá exposição dos trabalhos realizado pela a Pastoral da Criança na Praça da Igreja Matriz



Pastoral da Criança de Santa Luzia do Pará
[Márcio Santos e Nívea Sousa]