A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

I Campeonato Nossa Senhora de Nazaré - jogos da terceira noite

Aconteceram ontem à noite os três últimos jogos da primeira rodada do "I Campeonato Nª. Srª. de Nazaré" de futsal na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno, com um fato lamentável que desnecessariamente tirou o brilho do evento conduzido com tanta boa vontade pela Paqróquia de Santa Luzia. Vamos aos resultados:

1º jogo: Roma 1 x 0 Internacional
2º jogo: 3 de Maio 4 x 3 Hicso
3º jogo: Santo André x Terremoto - ambos desclassificados

N.E.: A prática esportiva, o futebol, principalmente, além de ser um hábito saudável também é uma ferramente universal de socialização, porém aqui em Santa Luzia, ao julgar pelos últimos acontecimentos, parece que a segunda palavra não faz parte do universo vocabular dos praticantes desse esporte tão difundido entre os luzienses.

Só dando uma recapitulada: no último dia 24 por ocasião da finalíssima do "Campeonato Luziense" de futebol de campo entre Muruteua e Flamengo, no Estádio Municipal, o jogo foi interrompido por falta de segurança depois de quase uma briga generalizada envolvendo atletas e torcedores das duas equipes e o juiz da partida, e ontem à noite durante o último jogo da primeira rodada do "Campeonato Nª. Srª. de Nazaré" de futsal, na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno, entre Santo André e Terremotto, a partida foi interrompida por causa de desentendimentos entre jogadores dos dois times que terminaram numa grande confusão ainda dentro da quadra que se estendeu até as ruas próximas ao local do evendo, provocando a eliminação das duas equipes.

Diante de episódios lamentáveis como esses, que em nada engrandecem o tão carente e amador futebol luziense, o único sentimento capaz de traduzir tamanha selvageria é a vergonha, que enche de desânimo os organizadores, os patrocinadores e, principalmente, os expectadores que deixam o conforto dos seus lares com a expectativa de que vão assistir um espetáculo protagonizado pelos muitos conterrâneos que tão bem dominam a arte do futebol e não esse show de pancadaria entre amigos que desde criança dividem os mesmo espaços em bares, festas e sobretudo nos campos e quadras da vida.

O que falta nessas pessoas é o espírito esportivo, aliado à consciência de que as disputas são salutares no meio esportivo e que a competição não significa uma guerra entre inimigos mas um ato de celebração entre pessoas que possuem o mesmo gosto pelo esporte. Seria bom que os praticantes de futebol em Santa Luzia levassem para dentro das arenas o mesmo espírito de amizade que reina fora delas, onde não existem inimigos mas filhos de uma mesma terra que convivem harmoniosamente desde os primeiros passos nos campos de terra batida nos guetos luzienses.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.