A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Novos tempos, novos desafios

Não temos o dom de profetizar, nem tão pouco de prever o que está pela frente. Mas acreditamos que essa retórica maniqueista de dizer “esse é bom e aquele á ruim”; de falar “fulano é isso e ciclano é aquilo” não serve como parte do nosso vocabulário.

Vivemos, inegavelmente, um capítulo importante e ao mesmo tempo delicado na história do município. Um momento em que a realidade, os fatos sepultaram as antigas ideologias e desnudaram uma face perversa de como o interesse público é usado para praticar tudo aquilo que existe de pior na política.

É vergonhoso vermos Santa Luzia do Pará estampada nos jornais, na televisão e na mídia eletrônica com notícias que envolvem corrupção, desvios, obras inacabadas, falta de decoro parlamentar e outros expedientes não apropriados para agentes políticos que deveriam servir de exemplo para os demais munícipes. Por decisão do competente juiz da comarca de Santa Luzia do Pará, o prefeito eleito Lourival Fernandes foi afastado e em seu lugar foi empossado o vice prefeito Sr Zaqueu Salomão.

Isso não quer dizer que todos os problemas foram resolvidos. Aliás, os problemas não se resolvem apenas com a troca de nomes, mas pela maneira de compreender o verdadeiro papel de um agente público, seja ele vereador, prefeito, governador ou até presidente. É dever de todos superar as amarras e os erros do passado, buscando formas apropriadas de exercer a gestão pública municipal pautada no compromisso com a ética e com a eficiência administrativa capaz de mostrar resultados práticos e melhorar as condições de vida da população. O prefeito Zaqueu entende o peso e a responsabilidade que repousa sobre os seus ombros e de toda a sua equipe. Sabe também que zelar pelo bem-estar da população é um privilégio para poucos, somente os que se colocam na honrosa função de servidores do interesse público.

As bandeiras e os discursos terão novamente o seu tempo e espaço apropriados. Por ora é dever do governo exercer o ato de governar. Muitas coisas precisam de soluções rápidas, outras serão adotadas ao seu tempo. Algumas iniciativas merecem o nosso aplauso. Como não ficar feliz com o compromisso do prefeito Zaqueu em relação a aprovação do PCCR e a implantação do novo piso salarial na educação? Ainda neste setor haverá a construção de uma escola municipal com 12 salas de aula e um ginásio coberto. Sem falar de repassar integralmente os 60% que a lei determina que seja usada para complementação salarial dos professores.

O apoio do governador Jatene pode resultar em melhorias para os moradores do Bairro da Paz. A regularização e a titularidade das terras para os moradores e o asfaltamento das ruas são apenas alguns benefícios que a população daquela área poderá desfrutar em breve.

Não temos soluções mágicas, prontas e acabadas. Sabemos que as transformações exigem tempo, dedicação e muito trabalho. Temos um potencial enorme: povo ordeiro e trabalhador, uma localização geográfica privilegiada, vontade de aprender e buscar outros exemplos que nos sirvam de inspiração. Um deles é Paragominas, um município problema no passado e um modelo de gestão eficiente no presente. Por que não seguirmos esse exemplo?

Jorge Daniel
[Professor especialista em Gestão Ambiental]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.