A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Professores fazem manifestações em todo o Brasil pelo piso salarial

Professores da rede pública de todo o País iniciam nesta quarta [14] manifestações para defender o pagamento do piso salarial por gestores municipais e estaduais. Na pauta de reivindicações, está também a garantia de mais recursos para a educação: 10% do PIB [Produto Interno Bruto], eles querem. Este ano, com o reajuste proposto pelo Ministério da Educação, o piso subiu 22% e passou a R$ 1.451.

Segundo informações das secretarias estaduais de Educação, nove Estados não pagam o valor. A CNTE [Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação] afirma que são 17 os Estados que não cumprem o valor do piso nacional do magistério. Os dados foram repassados por sindicatos da categoria em cada unidade da Federação e mostram que apenas São Paulo, Pernambuco, o Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Goiás e o Distrito Federal estão dentro da lei.

Segundo os sindicatos, alguns governos estão divulgando valores que não se referem ao piso, mas à remuneração total, para se enquadrar. Passeatas e assembleias estão marcadas para hoje em todo o Brasil.

Nota: Na coluna diária do jornalista Cláudio Humberto

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.