A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Informe da Secretaria Municipal de Saúde



DIA D DE MOBILIZAÇÃO EM SANTA LUZIA

Atualização da caderneta de vacinação começou neste sábado.
Aconteceu neste sábado (18), estendendo-se até o próximo dia 24 de agosto, a Campanha de Multivacinação voltada para a atualização do calendário básico da criança. Para reforçar a importância da ação, o Secretário de Saúde, Nego Carmino, e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estiveram evidenciando, nas zonas urbana e rural do município, mobilização para cumprir as metas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESPA), tendo como locais todos os PSF´s vinculado à SMS.
Até o dia 24 de agosto, todos os menores de cinco anos devem comparecer a um posto de vacinação para verificar se o esquema vacinal está completo e se há necessidade de atualização.

Para a operacionalização desta campanha, o Fundo Municipal de Saúde recebeu recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). De hoje até o final da campanha, haverá o envolvimento de dezenas de profissionais de saúde, exercendo as funções de vacinadores, registradores e pessoal de apoio logístico e operacional, sob a coordenação-geral da Diretora do Departamento Municipal de Atenção Básica, Enfermeira Karol Vieira.
A campanha para a vacinação em dia é uma estratégia onde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A partir desta campanha, passam a fazer parte do calendário básico a vacina pentavalente e a VIP.
 A pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite, e a vacina hepatite B. A vacina pentavalente será aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Se a criança tiver começado o calendário com a tetravalente, sem que tenha terminado o esquema vacinal, deverá tomar a pentavalente. Contudo, caso o município tenha estoque remanescente da tetravalente, a criança poderá concluir o esquema com esta vacina.
Além da pentavalente, a criança manterá os dois reforços com a DTP. O primeiro reforço deverá ser administrado aos 12 meses e o segundo aos quatro anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas 12 horas, para prevenir a transmissão vertical.
Esquema com a vacina pentavalente (DTP/HB/Hib)

Esquema sequencial VIP/VOP
Idade
Vacina
Idade
Vacina
2 meses
Pentavalente
2 meses
Vacina inativada poliomielite – VIP
4 meses
Pentavalente
4 meses
VIP
6 meses
Pentavalente
6 meses
Vacina oral poliomielite (atenuada) – VOP
12 meses (reforço)
DTP
15 meses (reforço)
VOP
4 anos (reforço)
DTP


PÓLIO INATIVADA - A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas. As crianças que já começaram o calendário básico com a vacina oral, continuam o esquema antigo com as gotinhas: dois meses, quatro meses, seis meses e 15 meses.
VISITA – Cumprindo programação de monitoramento da Campanha de Multivacinação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), esteve visitando a Secretaria Municipal de Saúde e alguns postos de vacinação, através do Sr. Pennafort, servidor daquela autarquia. Na oportunidade, o referido servidor foi recepcionado pela Diretora do DAB, Karol Vieira, e pelo Secretário de Saúde, Nego Carmino. Abaixo os respectivos registros.

 Karol Vieira com o Supervisor de Campanha do 4º Centro Regional de Saúde, Sr. Pennafort.

 Secretário Nego Carmino e Karol Vieira, da SMS, com o Sr. Pennafort, da SESPA.

 Pennafort, da SESPA, em visita a um dos Postos de Multivacinação.

 Servidora da SMS atuando na Campanha de Multivacinação

                                              Servidor da SMS atuando na Campanha de Multivacinação

Edson Luís Martins - Diretor Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.