A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Os caminhos do voto

A reunião acontecida recentemente entre o candidato a prefeito pela coligação “Caminhando com o Povo”, Adamor Aires e a classe empresarial que reúne pequenos e médios comerciantes e empreendedores locais foi bastante proveitosa sob vários aspectos. Naquela ocasião o candidato expôs de forma clara e objetiva suas propostas que fazem parte do seu projeto de governo, com destaque para a retomada das obras abandonadas durante o governo petista, a construção do Hospital Municipal, o fortalecimento da Associação Comercial de Santa Luzia e o compromisso de trazer pelo menos uma agência bancária para a cidade, um dos sonhos antigos da população. Foi destacada ainda a importância da parceria com o Governo Estadual [Jatene] e os contatos estratégicos capazes de abrir caminhos para o futuro governo municipal.

Parte do pronunciamento foi usado por Adamor para falar o que vai fazer durante o seu governo explicando de onde virão os recursos, algo inédito na política luziense tão acostumada aos bate-bocas violentos em cima de palanques que pouco acrescentam ao debate eleitoral. Na minha avaliação, o ponto alto do encontro foi a maneira como o Adamor mostrou que é possível levar Santa Luzia para um patamar de desenvolvimento maior, respeitando o povo e transformando a prefeitura no instrumento indutor do desenvolvimento local. Citando o exemplo de Paragominas [no passado “Paragobala”, hoje uma cidade sinônimo de desenvolvimento, justiça social e respeito ao meio ambiente] Adamor destacou que devemos seguir os bons exemplos se quisermos ver uma Santa Luzia melhor pra todos.

O futuro prefeito mostrou ainda que quando fazemos a escolha certa, elegendo pessoas competentes que têm como prioridade o interesse público, o bem estar do povo e o compromisso com o desenvolvimento, coisas incríveis podem acontecer, seja na saúde, na educação, no saneamento, no comércio, na agricultura etc... Diante de um momento tão delicado como esse em que vivemos, uma verdadeira tempestade pela qual nosso município está passando, estampado nas páginas policiais por conta de escândalos envolvendo desvios de dinheiro público prejudicando o atendimento da população privando-a dos seus direitos básicos, é natural que fiquemos descrentes em relação aos políticos, principalmente com aqueles que vêem a política como uma aventura, uma aposta de loteria capaz de enrica-los.

O tempo traz sabedoria e mostra o quanto erramos nas ocasiões em que demos preferência aos políticos de propostas vazias, de “tapinhas nas costas” que falam “abobrinhas” e se fingem de bonzinhos, mas falam mal de Deus e o mundo. No poder eles pouco fizeram para solucionar os problemas do município: a maioria deles, depois de eleitos, mostraram-se manipuláveis, despreparados e incapazes de honrar o cargo que lhes foi confiado através do voto.

A democracia é um processo contínuo de aprendizado e há de se respeitar a vontade popular consagrada nas urnas. Mas também há de se recomendar que hajam critérios na hora de votar para não desperdiçarmos essa nova, e rara, chance dada pelas urnas. Conhecer o passado do seu candidato, seu compromisso e a sua competência para realizar suas propostas são alguns dos pré-requisitos fundamentais pra quem quer votar corretamente, pois o ditado popular já diz “errar é humano, mas permanecer no erro é burrice!”.

Jorge Daniel
[Geógrafo e professor especialista em Gestão Ambiental]

5 comentários:

Anônimo disse...

professor jorginho a política partidária e muito importante pois é ela q rege todo um contexto municipal ou estadual,mas vale enfatizar que o aprendizado dos alunos da nossa cidade e muito importante q vc como professor está deixando a desejar envolvendo -se demais com a política e esquecendo do compromisso que têm com o ensino e aprendizagem dos alunos pense nisto e reflita .

Anônimo disse...

E a prof. Silvania, a prof. Viane, o prof. Edson Farias dentre outros que fazem pior alem de não darem aulas se afastam de vez da escola, nisso voce não fala né? Hipocrita.

Anônimo disse...

Sabe o ki mi chama mas a tenção, no texto acima, cita ki o adamor vai terminar as obras ki o outro lado não terminou, mas em momento algum ele não cita o mercadão e nem aonde foi parar o dinheiro do mercadão, pq será ki ele nao fala sobre ese asunto? Kem tem rabo preso deveria dexar o outro lado em paz!

Anônimo disse...

Esa ai foi boa, mi digam ai: kem dos politicos ja comecou uma obra em santa luzia e terminou? Dexa eu pensar.... Pensei. Nenhum deles! As unica obra ki komeçou e terminaram, foi só o calçadão i a praça! Então adamor ninguem ker melhorar santa luzia, so ker melhorar seu bolso! Por iso meu voto e 15!

Anônimo disse...

O idiota o calçadão foi uma obra federal imbecil, se ele não fizesse ele tava todo enrolado pior do que ja ta, outra coisa a unica obra que ele terminou foi a casa do Filhão, vou tambem te refrescar a memoria, a reforma da prefeitura, a Camara municipal, o predio do Forum, quer mais, asfalto na cidade tudo isso foi o Adamor que trousse pra ca, ou tu vai ter a cara de pau em dizer que foi o Louro. E é por tudo que ele ja fez e vai fazer que eu voto 22, Adamor ja, ja

Tecnologia do Blogger.