Archive for Outubro 2012

Tribunal de Justiça do Pará escolhe nova direção


Em sessão do Pleno desta quarta-feira, 31, a desembargadora Luzia Nadja Nascimento foi eleita presidente do TJEPA [Tribunal de Justiça do Estado do Pará] para o biênio 2013/2014,  pelos 29 desembargadores que integram a corte.  Para a vice-presidência foi eleito o desembargador Cláudio Montalvão.

O novo corpo diretor do TJPA tomará posse no primeiro dia útil de fevereiro do próximo ano.

Aniversário de Capanema - programação definida

A programação de aniversário de Capanema, que completará 102 anos de emancipação política na próxima segunda-feira, 02, foi divulgada agora há pouco no início da tarde: a cantora sertaneja paraense Camila Tavares fará o show de abertura e em seguida a banda forrozeira Saia Rodada - atração principal - sobe no palco para fazer a festa.

Início: 20 hs

Local: Avenida Barão de Capanema

UFPA oferta vagas para indígenas

A Ufpa [Universidade Federal do Pará] lançou edital do PSE [Processo Seletivo Especial] 2013 com 358 vagas ofertadas para os povos indígenas, visando preencher as duas vagas adicionais que podem ser criadas em cada curso da instituição já no vestibular 2013. As vagas para os povos indígenas estão disponíveis nos campi e núcleos em Belém, Altamira, Abaetetuba, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Soure, Tucuruí, Tomé-Açú, Parauapebas, Baião, Limoeiro do Ajurú, Mocajuba e Oeiras do Pará.

As inscrições são feitas somente pela internet, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br. Os candidatos não precisarão pagar a taxa de inscrição, mas deverão gerar e imprimir o boleto de pagamento para comprovar a participação no certame.

Prazo para prestação de contas se encerra dia 6

Todos os candidatos, comitês financeiros e partidos políticos que participaram das eleições 2012 devem apresentar a prestação de contas final dos gastos de campanha até o dia 6 de novembro à Justiça Eleitoral. A única exceção é para aqueles que passaram ao segundo turno, cujo prazo vence no dia 27 do mesmo mês. Uma das novidades das eleições deste ano é que o sistema de prestação de contas possibilita a entrega do arquivo também pela internet.

Também no Cláudio Humberto

O senador Mário Couto [PSDB], que não tem papas na língua, desceu a borduna ontem no PT, na tribuna do senado, e duas colegas aliadas do Palácio do Planalto - a amazonense Vanessa Grazziotin [PC do B] e a baiana Lídice da Mata [PSB] - ficaram indignadas com os adjetivos atribuídos por ele aos "companheiros" condenados pelo STF no julgamento do Mensalão e pediram a retirada do discurso de Mário Couto das nota taquigráficas do senado. Daí quem ficou indignado foi Mário Couto.

Veja abaixo a nota publicada na coluna do jornalista Cláudio Humberto:



Escola João Gomes foi interditada por conta de reforma malfeita

A Rede Celpa interditou agora pela manhã a escola João Gomes por que o transformador elétrico e a "caixa de energia" da escola literalmente explodiram por conta das instalações elétricas malfeitas pela empresa COELTERPLAN  durante a reforma do prédio comandada pelo finado governo petista ano passado. De acordo com relatório preliminar da concessionária tratava-se de uma tragédia anunciada, já que todo o material utilizado pela retrocitada empresa é de má qualidade e inadequado para a demanda de energia a que se prestava.


Portanto, a escola João Gomes vai ficar de portas fechadas até que o problema seja resolvido, ou seja toda a instalação elétrica seja trocada. Tal problema ainda é reflexo da irresponsabilidade do ex-governo petista que deixou milhares de alunos sem aulas por todo segundo semestre do ano passado que se repete novamente, revelando assim as más intenções da petezada saqueadora de recursos públicos que gastou uma verdadeira fortuna na tal reforma, que na verdade não passa de uma maquiagem com a finalidade de desviar recursos dos cofres da prefeitura.

Duelo de Titãs

Passadas as eleições o embate entre os tubarões da política paroara agora será em outra frente de batalha: na Alepa. O PMDB de Jáder, Hélder e Elcione quer por que quer a presidência e faz questão de lembrar o governador do acordo de cavalheiros que deu o comando da casa aos tucanos no primeiro biênio. Porém, com o resultado colhido nas urnas pelo PSDB de Zenado, Alexandre Von e Pioneiro, colocando Simão Jatene em situação mais do que confortável, será praticamente impossível convencer José Megale - líder da legenda - a desistir da ideia de presidir a Assembleia.

Até os mestres erram

A imagem abaixo, recorte da respeitadíssima coluna - do igualmente respeitado, jornalista Ancelmo Góis - publicada diariamente no jornal "O Globo" e reproduzida por mais de uma dúzia de jornais impressos de grande circulação país à fora, é reveladora: grifada em azul está um dos maiores casos de homicídio cometido contra a nossa língua-mãe, além de agredir a principal identidade religiosa e cultural do paraense, o "Círio de Nazaré".

Clique na imagem para acessar a versão online da coluna do Ancelmo Góis


Em tempo

A ressaca das eleições continua mexendo com a cabeça da petezada, que atônita com a surra que levou nas urnas agora tenta a todo custo tumultuar a posse e diplomação do Prefeito Adamor Aires com uma série de patacoadas jurídicas que de tão sem noção beiram o ridículo, provando assim que as cabeças coroadas do petismo luziense bem como os rábulas que os assessoram nada entendem de legislação eleitoral. Ora, se as insustentáveis manobras idealizadas pelos grão-petistas realmente impedissem a diplomação do vencedor do pleito, neste caso Adamor Aires, em hipótese alguma o segundo colocado sentaria na cadeira de prefeito. Por um simples fato: o candidato derrotado não atingiu 50% dos votos válidos, Edno teve 49,56%. Neste caso a Justiça Eleitoral realizaria outra eleição com candidatos das duas coligações. Portanto, essa choradeira não tem resultado prático nenhum...

A maratona de provas para aqueles que pretendem ingressar em uma instituição pública de ensino superior, especialmente os jovens, começa neste final de semana com a realização das provas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] sábado, 03, e domingo, 04.

À propósito do Enem, centenas de luzienses estarão - principalmente em Capanema - tentando a sorte de olho no futuro profissional. Que Santa Luzia ilumine todos eles...

Inconformado com a retumbante derrota nas urnas Elias Oliveira [PMDB], prefeito de Ourém, colocou no olho da rua centenas de funcionários municipais logo após as eleições. Com o poder da máquina administrativa nas mãos e nadando em recursos financeiros, o prefeito fez uma campanha milionária e mesmo assim perdeu para o vereador Junhão [Dem] por 1.680 votos.

Fonte do blog denunciou que a tão alardeada e milionária reforma da escola João Gomes, no apagar das luzes da era petista, não passa de propaganda enganosa. De acordo com a mesma fonte os serviços realizados são todos de péssima qualidade, assim como o material utilizado. O sistema de refrigeração, por exemplo, não funciona adequadamente por um simples fato: as instalações elétricas feitas pela "Coelterplan" - empresa luziense que dispensa apresentações - não suportam a demanda de energia por que foram usados fios de qualidade inferior e, portanto, inadequados para a finalidade  a que se propõe.

O "VIII Festival do Açaí", da comunidade do Broca, acontecerá no próximo dia 24 com uma vasta programação cultural ao longo do dia e festa dançante à noite na sede da Assossiação dos Produtores Rurais com a cobertura musical do "Luxuoso Imperial", de Castanhal.



Confirmada a vitória do deputado federal Zenaldo Coutinho [PSDB] à prefeitura de Belém, ontem no segundo turno das eleições, Walry Moraes [PRP], de Capanema e suplente da coligação que elegeu Zenaldo em 2010, será efetivado na Câmara Federal, haja vista que Walry já ocupa a vaga desde o meio do ano quando o titular se licenciou para concorrer nas eleições municipais.

À propósito, a vitória de Zenaldo em Belém deixou o PSDB e o governador Simão Jatene em posição confortável, politicamente falando. Já que os tucanos fizeram o maior número de prefeituras no estado, 30, incluindo se aí os três maiores e mais importantes colégios eleitorais: Belém, Ananindeua e Santarém. Sem falar no PSD - apêndice do PSDB que orbita em torno do governo - que elegeu 11 prefeitos, inclusive, o da milionária Parauapebas, deixando o PMDB para trás o que obriga Jader Barbalho a repensar suas futuras pretensões por que agora o morubixaba peemedebista terá que negociar espaço com Jatene até pelo bem da sua própria sobrevivência política.

Segundo informações da "Rádio Cipós News", alguns dos companheiros mais espertos já aceitaram a acachapante derrota imposta pelas urnas e começaram a correr atrás de uma boquinha nas prefeituras de Cachoeira do Piriá, com a aliada Bete do Garimpo, e Mãe do Rio, com o companheiro Badel, irmão do sanguesuga Nonato Guimarães.

O final de semana foi violento na City: segundo informações que chegaram até o blog, sábado e domingo, pelo menos três pessoas foram esfaqueadas em brigas de bar e em ocorrências diferentes, diga-se de passagem.

Segundo previsões oficiais da metereologia, os meses de novembro e dezembro serão os mais quentes do ano no nordeste paraense, que já enfrente um calor infernal desde os últimos três meses. Agora imaginem só professores e alunos do caldeirão chamado Florentina Damasceno que suportam temperaturas de mais 40º C nesse período do ano? Chega a ser desumano...

Zenaldo Coutinho é eleito o novo prefeito da capital paraense

Candidato superou o ex-prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol

Após exercer mandatos como vereador, deputado estadual, federal e defender a não divisão do Pará no ano passado durante o Plebiscito, o candidato Zenaldo Coutinho [PSDB] foi eleito, pela primeira vez, prefeito da capital paraense.

Zenaldo Coutinho ao lado do governador Simão Jatene. Os dois prometem parceria e unidade para governar Belém

O candidato tucano foi o escolhido com 56,61% dos votos válidos no segundo turno, disputado neste domingo [28]. Zenaldo totalizou 438.435 votos. O candidato do PSDB venceu a eleição na disputa contra Edmilson Rodrigues [PSOL], que teve 43,39% dos votos válidos, recebendo 336.059 votos. Edmilson já havia sido prefeito de Belém por dois mandatos consecutivos [1997 a 2004]. Este resultado se aproxima do percentual divulgado na pesquisa realizada pelo Ibope divulgada no sábado [27].

"Estou muito feliz com esse resultado, que só mostra que as pesquisas divulgadas estão corretas! Agora teremos um extraordinário desafio de superar e vencer os principais problemas de Belém. Saúde, saneamento e segurança serão prioridades. Vamos primeiramente verificar o orçamento da prefeitura, definir nossas parcerias e preparar novos projetos. Tudo com o apoio do governo do estado e também do governo federal, que pelo contrário do que o outro candidato falava, nunca nos fechou as portas. Teremos apoio também de mais de 20 vereadores que já nos declararam apoio mesmo antes do resultado final", disse o novo prefeito em entrevista coletiva à imprensa.

O governador Simão Jatene também falou à imprensa sobre a nova cara de Belém. "Juntos vamos preparar Belém para os seus 400 anos, resolvendo os principais problemas. Não vou dizer todos pois seria uma mentira, mas posso garantir que com essa aliança vamos construir uma Belém melhor para se viver", comentou.

Ainda de acordo com o governador, a região metropolitana também ganha com a eleição de Zenaldo.

"Vamos agora realmente integrar a região metropolitana. Belém, Ananindeua e Marituba estarão mais próximas e mais unidas", complementou.

Trajetória - Durante o primeiro turno, Zenaldo iniciou as pesquisas na terceira colocação. Com o passar da campanha eleitoral, chegou ao segundo lugar na preferência dos eleitores, fechando o primeiro turno com pouco mais de 30% dos votos válidos.

Já durante a campanha para o segundo turno, Zenaldo recebeu apoio de candidatos que conseguiram votação expressiva durante o primeiro turno, como Jefferson Lima [PP], que teve cerca de 100 mil votos, e Arnaldo Jordy [PPS].

 
Militantes do PSDB se concentram na Avenida Visconde de Souza Franco para a festa da vitória de Zenaldo Coutinho

Números do 2º turno - Dos 1.009.756 eleitores aptos para votar, cerca de 808 mil compareceram para escolher um dos candidatos. As abstenções somaram 202.015, ou seja 20% dos eleitores não compareceram durante o 2º turno das eleições municipais. Ao todo,774.494 pessoas optaram entre Zenaldo Coutinho [PSDB] e Edmilson Rodrigues [PSOL]. Outras 12,595 mil optaram por votar em branco e 20.652 anularam o voto. A totalização dos votos aconteceu às 18:57 hs [horário de Belém], mas o novo prefeito foi conhecido por volta das 18h.

Perfil do novo prefeito - Zenaldo Rodrigues Coutinho Junior tem 50 anos, é casado e tem duas filhas. Formado em Direito, tem experiência na carreira política desde os 21 anos, quando foi eleito vereador da capital paraense, sendo reeleito em 1988.

Duas vezes deputado estadual, chegou à presidência da Assembleia Legislativa do Estado em 1995. Ocupou o posto de líder do governo na casa em 1997 e, dois anos depois, chegou à Câmara Federal para cumprir seu primeiro mandato como deputado federal. No Congresso Nacional, teve cargos importantes, como a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça.
Em sua quarta legislatura, Coutinho se licenciou das atividades como parlamentar para atender convite do governador do estado, Simão Jatene, para assumir a chefia da Casa Civil.

Em agosto de 2011, deixou a Casa Civil para assumir a Secretaria Especial de Proteção e Desenvolvimento Social [Seepds]. Por conta do plebiscito sobre a divisão do Pará, deixou o órgão e retornou às suas atividades em Brasília, como deputado federal.

Portal ORM

Edmilson Rodrigues agradece os mais de 300 mil votos no 2º turno


Candidato acredita que parte da população viu no candidato eleito a possibilidade de mudança

Ainda na noite de ontem, domingo [28], após o resultado final do segundo turno das eleições na capital, o candidato derrotado Edmilson Rodrigues, do PSOL, esteve em seu comitê e agradeceu os mais de 300 mil votos recebidos pela frente formada pelo PSOL, PC do B e PSTU, mais o apoio do PT, PPL, PDT, PTN e PRTB.



O candidato do PSOL destacou também que é hora da soberania popular ser respeitada, mas advertiu que o povo e a bancada eleita na Câmara serão soberanos também para cobrar as mudanças prometidas pelo prefeito eleito. "É claro que tivemos uma grande vitória política. São pessoas que acreditam na mudança expressa no nosso programa, que iria, realmente, revolucionar Belém', destacou.

Edmilson observou que parte da população viu no candidato eleito a possibilidade de mudança. O importante agora, na avaliação dele, é que todos estejam também atentos para o cumprimento das promessas. 'Vamos estar vigilantes. O povo tem que estar vigilante", alertou.

"Tivemos uma vitória eleitoral importante porque conseguimos uma bancada eleita de 10 vereadores, mais os aliados. Esses representantes do povo vão ser fundamentais para cobrar que o programa apresentado seja cumprido", disse. Edmilson concluiu seu pronunciamento dizendo que deseja uma "boa administração ao novo prefeito eleito e sorte ao povo".

Portal ORM

Prefeito Adamor Aires teve alta médica e se recupera em casa

O prefeito eleito de Santa Luzia, Adamor Aires [PR], já recebeu alta médica e encontra-se em casa onde repousa ao lado da família, esposa e filhos, em Belém. Foram dias difíceis desde o último domingo quando Adamor sofreu um grave acidente, mas graças à DEUS tudo está bem após uma bem sucedida cirurgia no olho esquerdo. Agora o prefeito se recupera de um desligamento nos tendões do ombro esquerdo, que segundo a equipe médica que o acompanha, a recuperação deve durar uns 15 dias.


Domingo: a pedida hoje é almoçar no restaurante do hotel-fazenda Santa Luzia Rural

Domingão na City a pedida é almoçar, com os amigos ou com a família, no restaurante do bucólico hotel-fazenda Santa Luzia Rural. Confira o cardápio de hoje: TORTA DE CARANGUEJO, CARURU, LEITÃO E FRANGO AO FORNO, LASANHA, SALADA DE BACALHAU, SALADA CRUA e outras especialidades da casa.

E depois do almoço aproveite para tomar aquela cerveja geladinha ou tomar um delicioso banho de piscina.


Clique na imagem para ver mais fotos

Pesquisa "Bilhetim": Zenaldo com ampla vantagem sobre Edmilson

O blog "Bilhetim", assinado por Edir Veiga, publicou hoje [26] mais uma pesquisa sobre o 2° turno da disputa pela Prefeitura de Belém:

Estimulada

Votos válidos

A pesquisa foi realizada hoje, sexta-feira [26], ouviu 600 eleitores, está registrada no TRE-PA 00338/2012 e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Última pesquisa para Belém sairá domingo

Em meio a guerra sangrenta travada na reta final da campanha pelos candidatos Zenaldo Coutinho [PSDB] e Edmilson Rodrigues [Psol] - que disputam o segundo turno das eleições em Belém - o jornal "O Liberal" publicará na edição de domingo, 28, a última pesquisa de intenção de votos.

Encomendada ao Vox Populi e devidamente registrada no TRE desde terça-feira, 23, a referida pesquisa causou o maior burburinho ontem nas redes sociais por conta de uma falsa página de "O Liberal", na internet, com os supostos números trazendo Edmilson à frente. Porém, o Vox Populi divulgou nota hoje afirmando que os números "vazados" são falsos, e que a verdadeira pesquisa será conhecida só no próximo domingo. A direção das ORM, já identificou o responsável pela falsa página e acionou a polícia.

Boletim médico - Prefeito Adamor Aires

O blog entrou em contato com a assessoria do prefeito eleito de Santa Luzia, Adamor Aires, no final da manhã de hoje e recebeu a informação de que o seu estado clínico ainda é delicado: além dos problemas no olho esquerdo, fortes dores no ombro direito o incomodaram bastante nos últimos dias.

Diante do surgimento desse novo quadro, a equipe médica que acompanha Adamor realizou uma série de procedimentos que detectaram um desligamento grave nos tendões do referido ombro e neste momento o prefeito está passando por novas avaliações.

Celulares do Pará terão nove dígitos à partir de 2014

A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] aprovou ontem, 25, o cronograma de implantação do nono dígito nos números de celulares de todo o país: a mudança vai até dezembro de 2016.

Segundo resolução da agência reguladora, até dezembro de 2014, a medida deve ser adotada nos estados do Amazonas, do Amapá, do Maranhão, do Pará e de Roraima, que têm os DDDs de 91 a 99.

"Bote Fé de Capanema" - juventude católica recebe a Cruz da Jornada Mundial



Sob a coordenação do pároco de Capanema, frei Rodrigo Araújo, os jovens se uniram na fé para recepcionar a Cruz e o Ícone que estão percorrendo várias dioceses e paróquias do Brasil, em preparação para a JMJ [Jornada Mundial da Juventude], que acontecerá em Junho de 2013 no Rio de Janeiro, evento que contará com a presença do Papa Bento XVI.

A concentração, aconteceu na Praça da Bíblia, no trevo de entrada da cidade, onde a juventude católica se juntou a pessoas de todas as idades, na celebração da missa presidida por Dom Carlos Verzelletti - bispo diocesano de Castanhal - concelebrada por frei Rodrigo à espera da Cruz, vinda de Bragança.


Após a Santa Missa, uma grande procissão seguiu para Igreja Matriz, conduzindo a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora onde Dom Carlos abençoou os presentes e entregou a missão aos representantes da Paróquia de Primavera, para a continuidade das passagens da Cruz e do Ícone pelas paróquias paraenses.

EM TEMPO - A cruz recebida em Capanema tem importância histórica, pois trata-se da mesma que o Papa [Beato] João Paulo II entregou aos jovens em 1984 ,para que em torno dela se reunissem os jovens em preparação para todas as Jornadas da Juventude. O Ícone de Nossa Senhora, passou a acompanhar a Cruz em 2003.

Fonte: Jornal Capanema

Capanema recebe Cruz da Caminhada da Juventude - JMJ 2013

Capanema recebeu na noite de ontem, 24, com uma grande festa na Praça da Bíblia que contou com a presença do bispo diocesano de Castanhal, D. Carlos Verzeletti, que realizou uma caminhada com milhares de fiéis até a Igreja Matriz, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2013.

Confira a cobertura completa no portal "Capanema Digital", clicando na imagem abaixo:



Ufra oferta novos cursos em Capanema

Universidade criou quatro graduações no campus de Capanema


A Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia] divulgou ontem informações sobre o Processo Seletivo 2013 da instituição, que sofrerá mudanças no número de cursos, vagas e sistema de cotas. O período de inscrições não foi alterado, e segue de 14 de novembro a 9 de dezembro, pelo site www.portal.ufra.edu.br.

A disputa será por 1.120 vagas em 12 cursos distribuídos nos cinco campi e a prova está marcada para o dia 27 de janeiro de 2013, sendo que a primeira fase corresponde ao Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] - nos dias 3 e 4 de novembro - com peso de 30% do total de pontos, incluindo a redação.

A taxa de inscrição será de R$ 50,00 e os pedidos de isenção podem ser solicitados a partir de hoje até domingo, 28. O exame da Ufra será aplicado em Belém, Castanhal, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Capanema.  

À propósito, esta é a primeira vez em que o processo seletivo abre vagas para o campus de Capanema, que receberá quatro cursos novos: Administração, Agronomia, Bacharelado em Biologia e Ciências Contábeis, com 50 vagas para cada um.

Homem atea fogo na fazenda e no carro de empresário capanemense

Na noite de ontem, 24, um homem ainda não identificado, segundo informações da imprensa regional, ateou fogo numa reserva de mata dentro da fazenda do empresário Carlito, proprietário do supermercado e distribuidora Meio a Meio, em Capanema. Ainda de acordo com as mesmas fontes o referido homem teria fugido após ser abordado pelo vaqueiro, retornando pouco depois, enquanto o empresário e o vaqueiro verificavam a área destruída, e ateado fogo no carro do empresário, uma pik-up, na sede da fazenda.

Boletim médico - Prefeito Adamor Aires

A assessoria do prefeito eleito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires [PR], vítima de um acidente grave na tarde do último domingo, entrou em contato com o blog agora no final da manhã para informar o seguinte:

"A junta médica que atende o Prefeito Adamor Aires avalia a possibilidade de transferi-lo para São Paulo ou Goiânia para que possa receber tratamento mais adequado em um grande centro oftalmológico, em função da gravidade dos ferimentos no olho esquerdo provocados por estilhaços de vidro decorrentes do acidente."

Supremo absolve Paulo Rocha

O STF [Supremo Tribunal Federal ] decidiu nesta terça-feira, 23, absolver os réus do Mensalão que receberam cinco votos pela condenação e cinco pela absolvição, incluindo-se aí o ex-deputado federal paraense Paulo Rocha [PT] acusado de ter recebido R$ 800 mil do esquema.

A decisão do presidente do Supremo, ministro Ayres Britto - em comum acordo com os demais integrantes da corte - baseou-se na Constituição que prevê a presunção da inocência e os réus devem ser absolvidos em caso de dúvidas.

Portanto, agora Paulo Rocha está livre, leve e solto podendo retornar às atividades políticas normalmente sem nenhum problema com a justiça.

Aniversário de Salinas

Salinópolis, município que abriga a mais famosa e badalada praia atlântica do norte brasileiro, a praia do Atalaia, está completando 231 anos hoje, 22 de outubro. Pra comemorar a data nenhuma programação oficial, nada nem mesmo um showsinho bancado pela administração do prefeito Dr. Vagner Cury [PR] que se despede do poder em janeiro derrotado fragorosamente nas urnas quando tentou a reeleição dia 7.

À propósito, Vagner Cury que se elegeu com votação expressiva em 2008 pelo PT nunca se entendeu com os companheiros - onde sempre se sentiu um estranho no ninho - e em 2010 contrariando todas as orientações partidárias apoiou a candidatura de Simão Jatene, do arqui-inimigo PSDB, para o governo do estado despertando a ira suma da petezada que não teve outra alternativa senão expulsá-lo do partido. Dr. Vagner foi acolhido pelo PR onde permanece até os dias de hoje, porém integrando um ranking nada honroso para o currículo de qualquer político: um dos mais mal avaliados prefeitos do estado do Pará.

Boletim médico - quadro clínico do prefeito Adamor ainda inspira cuidados

A assessoria do prefeito eleito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, entrou em contato com o blog agora há pouco para ratificar algumas informações fornecidas hoje pela manhã:


"Adamor passou por uma cirurgia oftalmológica hoje pela manhã para a retirada de estilhaços provenientes das lentes do óculos que usava no momento do acidente que afetaram bastante a região ocular e provocaram um corte no rosto, porém seu quadro clínico ainda inspira cuidados e neste momento o prefeito encontra-se internado sob o efeito de sedativos na clínica oftalmológica sem previsão de alta, ao contrário do que foi informado anteriormente."

Em tempo

A atitude da direção do Sintepp, mais do que suspeita, diga-se de passagem, de defenestrar da coordenação três integrantes - eleitas pelo voto direto dos filiados - sob o argumento de observância ao estatuto da entidade que veda a presença de integrantes alinhados com o governo causou estranheza na comunidade educacional na semana passada: mais pelo momento do que pela forma, já que a City está saindo de um processo eleitoral ferrenho onde as duas principais correntes políticas do município mediram forças entrincheiradas em lados diametralmente opostos do campo de batalha. E mais, há quem veja os dez dígitos do PT luziense na armação dessa manobra.

A partir do próximo ano, 2013, Santa Luzia irá receber o curso de Licenciatura em Ciências Biológias através do Parfor [Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica] que atenderá os professores da Rede Municipal de Ensino que ainda não têm formação superior. Uma conquista da Semed [Secretaria Municipal de Educação], que abrirá inscrições à partir de janeiro e funcionará nas dependências da escola João Gomes.

O "VIII Festival do Açaí" da comunidade do Broca acontecerá no dia 24 de novembro, com uma grande festa na sede da associação.

Está em fase de conclusão a montagem do infocentro do Navega Pará, [Projeto de Inclusão Digital do governo do estado realizado através da implantação de centros públicos de acesso à tecnologia da informação] que disponibilizará gratuitamente o sinal de internet na City. A inauguração está prevista para a primeira quinzena de novembro.

Com o fracasso do balão de ensaio do PT - retornar ao comando do município montado na garupa do PMDB - a choldra integrada pelos companheiros graúdos, inconformada com a retumbante derrota imposta pelas urnas, tem feito muito barulho espalhando inverdades à respeito das eleições. O desespero é tão grande que chegou ao ponto, ridículo, observe-se, do engembramento de um abaixo assinado pedindo a anulação do pleito que consagrou o ex-deputado Adamor Aires como prefeito de Santa Luzia. Até parece que a petezada esqueceu que a vontade do povo é soberana...

Na última terça-feira, 16, o prefeito reeleito de Capanema, Eslon Martins [PR], abriu as portas do gabinete para receber a imprensa para uma entrevista coletiva: a conversa foi franca, em determinadas ocasiões Eslon intercalava à sua fala a satisfação de deixar seu nome gravado na história de Capanema como o primeiro prefeito reeleito da história daquele município, sempre agradecendo ao povo que lhe outorgou mais um mandato. Eslon também falou do futuro reafirmando os compromissos de campanha e que continuará trabalhando por Capanema através de parcerias com os deputados que sempre estiveram ao seu lado e do governo do estado.

A internacional professora Eulália Vieira - que em 2011 visitou a França e no início de 2012 fez um périplo pela Itália e Portugal - afivelou as malas na semana passada e desembarcou em Québec, no Canadá.

No próximo domingo acontecerá em Capanema a "3ª Etapa do Campeonato Paraense de Motocross": imperdível....



Os eleitores não tiveram piedade dos vereadores que estão no cargo atualmente, nas eleições do dia 7: em Bragança nenhum dos 11 integrantes da câmara se reelegeu, aqui em Santa Luzia apenas dois dos 9 atuais retornarão em 2013 e em Capanema 50% dos inquilinos do legislativo foram dispensados pelo eleitor, inclusive o presidente da casa.

O clima esteve bastante quente na Câmara Municipal na sessão ordinária da última sexta-feira. Houve de tudo: bate-bocas, microfone cortado, dedo na cara e muito mais... Tudo por conta das prestações de contas da atual presidência, rejeitadas pelo TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] por suspeitas de fraudes em notas fiscais que comprovam pagamentos de bens e serviços contratados pela casa.

Papai Noel já chegou: pelo menos para a maioria dos camelôs e logistas de Capanema que já colocaram à disposição dos clientes pisca-piscas e artigos de decoração natalina.

Boletim médico - Prefeito Adamor Aires

O prefeito eleito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, que sofreu um acidente automobilístico na tarde de ontem, ainda encontra-se internado em um hospital particular da capital do estado apenas para observação, já que o seu quadro clínico é estável e ele passa bem.

Agora pela manhã o prefeito passou por uma cirurgia oftalmológica para tratar de um corte na região ocular ocasionado pelos estilhaços, porém a visão está preservada sem nenhum dano. Segundo a assessoria, Adamor deverá receber alta médica no final da tarde de hoje.

Acidente envolvendo duas carretas na City



Acidente envolvendo duas carretas que trafegavam na BR-316, próximo ao bairro do Km 48 sentido Belém, movimentou a City no início da manhã de hoje. Segundo informações, numa ultrapassagem mal sucedida as carretas se chocaram e caíram às margens da rodovia, uma de cada lado, provocando muitos estragos em ambos os veículos.

Ainda de acordo com informações de populares que residem próximo ao local, tudo aconteceu por volta das 6 hs da manhã e um dos motoristas, resgatado pela ambulância de Santa Luzia, estava bastante machucado e foi levado para um hospital de Capanema. Os demais envolvidos foram trazidos para a UBS [leia-se Sespa] onde foram atendidos e receberam os primeiros socorros da equipe plantonista.

Vereador de Capanema conclama novos eleitos a não parar de lutar pelo hospital regional do nordeste do Pará

O sonho da população das regiões bragantina e salgado, no nordeste do Pará, de ter um hospital regional para atender os cerca de 800 mil habitantes de pelo menos 18 municípios dessas duas regiões, não deve morrer. Conclamação neste sentido foi feita pelo vereador Antônio Maria, de Capanema, um dos líderes da mobilização que envolveu prefeitos, Câmaras Municipais, entidades de classes e o povo em geral desses municípios, desde o ano passado, em assembleias regionais que chegaram a sensibilizar o governador Simão Jatene que sinalizou com a possibilidade de atender ao pleito e construir o hospital regional em Capanema, cidade polo da região.

Antônio Maria, que não se reelegeu, apela aos novos eleitos, prefeitos e vereadores, que não abandonem a causa e continuem lutando, pois o pleiteado hospital salvará muitas vidas de doentes que, quando em estado grave, são transferidos para Belém e quase sempre morrem no meio do trajeto, informa o vereador.

Bragança terá seis vereadores a mais

A bancada de vereadores de Bragança subirá dos 11 atuais para 17 a partir do ano que vem. Como dito aqui na coluna da semana passada, nenhum dos 11 se reelegeu: Wallailson [presidente da Câmara-PMDB], Janari [DEM], Pedro Galo [PT do B], Jucelino [PT], Zeca Rocha [PT], Elias Cunha [PTB], Adaldi [PPS], Antônio Ramos [PTB], Batata [PDT], Zezão [PT do B] e Dário Emílio [PTB].

Salário de vereadores em queda no interior

O salário de muitos vereadores do interior deverá diminuir a partir do ano que vem, especialmente daqueles cuja bancada cresceu, como são os casos de Bragança que passou de 11 para 17 e Capanema que subiu de 10 para 15 cadeiras. Isto porque o percentual de verbas que as prefeituras repassam às Câmaras não poderá aumentar, já que são amarradas em lei. E desse montante, apenas 70% podem ser destinados à folha de pagamento e os outros 30% para as demais despesas com a manutenção da Casa.

Parfor realiza seminário em Capanema

O Parfor [Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica], de Capanema, coordenado pelo professor Álvaro Lobo, realizou um seminário de Pedagogia durante todo o dia do último sábado, no auditório da Faculdade Panamericana, com a presença, dentre outras autoridades, da vice-diretora do Parfor no Pará, professora Josenilda Maués.

Os participantes receberam certificados. O Parfor é resultado de um conjunto de ações do Mec [Ministério da Educação], em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício, das escolas públicas, sem formação adequada à LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional], de dezembro de 1996.

Prefeito Adamor sofre acidente - nada grave

O prefeito eleito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires [PR], sofreu um acidente agora no finalzinho da tarde próximo a Belém quando retornava para a City. Ao desviar de um cavalo na BR-316, Adamor perdeu o controle do veículo e capotou: graças à DEUS o prefeito sofreu apenas algumas escoriações e um machucado no rosto, porém sem gravidades, e foi transferido para um hospital na capital do estado.

Pesquisa para Belém - Zenaldo lidera também no Vox Populi

O jornal "O Liberal" publicou na edição de hoje, quinta-feira, pesquisa Vox Populi apontando o candidato tucano Zenaldo Coutinho na dianteira da corrida à prefeitura de Belém, bem à frente de Edmilson Rodrigues, do Psol. A referida pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15/10, ouviu 800 eleitores e está registrada no TRE-PA 00333/2012: a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.





Governo Adamor Aires: as especulações já começaram

Os gritos advindos das comemorações da vitória ainda ecoam pelas ruas da City e já há quem encontre-se de plantão nas esquinas da política especulando sobre quais peças serão colocadas no tabuleiro para a composição do governo que ocupará os principais gabinetes da prefeitura à partir de primeiro de janeiro de 2013. Apesar de algumas previsibilidades, exige-se muita cautela na hora de eleger nomes na concorrida bolsa de apostas, ainda mais se levar em conta a correlação de forças que esteve sob o guarda-chuva da coalizão que forniu nas urnas o êxito eleitoral do prefeito eleito Adamor Aires.


Porém, seria ingenuidade desprezar a força institucional que qualquer governo possui para delimitar seu espaço influenciando, quase sempre decisivamente, nas articulações políticas no sentido de impostar seus predicados e estabelecer suas desinências de modo a garantir-lhe o mínimo de conforto dentro do complicado organograma administrativo.


Senado aprova limite de alunos por turmas do ensino público

As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado hoje [16], em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado. O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação [Lei 9.394/1996], agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa [PT-PE], destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.

Pelo texto aprovado na comissão, uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: Agência Brasil

Em tempo

Hoje, 15 de outubro, como se sabe é comemorado o "Dia dos Mestres" e a direção da escola Florentina Damasceno ofereceu, em um badalado restaurante da City, um café da manhã especial para todos os professores que desempenham atividade docente naquela instituição de ensino. Parabéns pela iniciativa...

Leitor do blog residente na comunidade da Estiva que se desloca com certa frequência para a sede do município entrou em contato com o blog para reclamar ao Denit [Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre] - órgão do governo federal responsável pela manutenção das rodovias federais - pela completa ausência de sinalização [horizontal, faixas na pista, e vertical, placas] nos trechos reformados recentemente da BR-316. De acordo com referido leitor, o problema tem causado pequenos acidentes no trecho da rodovia dentro do município onde o asfalto novo oferece grandes riscos, principalmente quando chove. À propósito, o próprio afirmou que semana passada por pouco não sofreu um grave acidente provocado por um motorista imprudente em altíssima velocidade por milagre.

Consumado o resultado das urnas, a semana que passou foi reservada para as festas: primeiro, os dois candidatos que disputaram a prefeitura fizeram aniversário, Edno Alves na quarta-feira [10], que comemorou a data e agradeceu os votos recebidos em uma grande festa no galpão da Transportadora Bonfim [galpão do Hélber], e Adamor Aires na sexta-feira [12], que ganhou o "parabéns para você" e agradeceu ao povo luziense pela consagradora vitória com um mega show das bandas Mocotó Elétrico e Forró bom de Farra, na Praça de Eventos, em plena avenida.

À propósito, os vereadores eleitos também fizeram festas para comemorar suas vitórias ao lado do eleitor: na terça-feira [09] vereadora Olinda Lucena [PRB], quarta-feira [10] Nenenzão [PTB] e quinta-feira [11] Orley Soares [PR].

Com a retumbante vitória nas urnas do ex-deputado Adamor Aires no dia 7, deve ter gente se debulhando em lágrimas por aí, já que garantiu em palanque espargir copiosas lágrimas, "com piedade do povo", caso isso acontecesse. Devem ser lágrimas de jacaré, ops, de crocodilo...

Uma vez eleito, com excelente votação, diga-se de passagem, o vereador Getro Carvalho [PMDB] irá de fato renunciar ao mandato? Por que durante a campanha não foram apenas uma ou duas vezes que o empresário falou em palanque que não assumiria o cargo - em hipótese alguma - caso o seu candidato a prefeito, Edno Alves, não se elegesse. E aí, tal promessa será cumprida ou tudo não passou de protérvia proferida no calor da campanha em decorrência da senectude de Getro?

À propósito, outra promessa de Campanha do vereador eleito Getro Carvalho, que se tornou seu mote, inclusive, é a de doar integralmente para entidades que assistem deficientes físicos na cidade os recursos financeiros provenientes do salário de parlamentar...

A renovação de 80% da Câmara Municipal, apenas dois dos atuais parlamentares se reelegeram - Socorro Saldanha [PSD] e Nando Vieira [PSB] - foi um duro e claro recado do eleitor aos políticos de plantão: O povo não aceita mais vereador que muda de "ideologia" apenas pela conveniência financeira...

Em decorrência do "Círio", a maior romaria católica do mundo que reuniu mais de 2 milhões de pessoas ontem nas ruas de Belém, muitos luzienses rumaram para a capital do estado durante o final de semana: a movimentação começou na quinta-feira à noite quando dezenas de promesseiros saíram de bicicletas com destino a Belém e terminou na madrugada de ontem quando um ônibus fretado pela Paróquia saiu lotado de devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

Ainda ecoa nos quatro cantos da City as ameças proferidas por um então candidato a vereador em cima de um palanque em praça pública na última semana de campanha e que foram expressamente dirigidas a um professor. E mais uma vez o blog insiste perguntando: "E aí, o todo-poderoso Sintepp não vai fazer nada - nem mesmo uma nota de repúdio - contra tamanha violência? Honrando assim o seu histórico de lutas em defesa da categoria?"

Dois ex-vereadores mostraram que têm muito tutano político ainda e só não lograram êxito nas urnas por que foram atropelados pelo maldito coeficiente eleitoral: Antônio Joaquim, da comunidade do Km 18, obteve nada menos que 410 votos e Antônio Bastião, da comunidade do Muruteua, transferiu para o filho - o desconhecido Ozires Bastião - simplesmente 393 votos. Em ambos os casos, os candidatos receberam mais votos que dois vereadores eleitos, Zeca do Bento [390 votos] e Naldinho [235 votos], uma tremenda covardia da legislação eleitoral deste país.

PMDB encolhe 30% no Pará


O PMDB do morubixaba Jader Barbalho no Pará encolheu, feitas as contas das eleições municipais deste ano: ficou menor quase 30%. Em 2008 elegeu 39 prefeitos este ano, apenas 28.
Para piorar, não vai apitar nos 4 maiores colégios eleitorais do estado: Belém, Ananindeua, Santarém e Marabá.
A performance do PMDB jaderista nas urnas deste ano, porém, não foi a mais vexatória do país.
Essa façanha pertence a Geddel Vieira Lima, o número 1 do partido na Bahia, onde  a sigla perdeu 69,4% de massa muscular [caiu de 144 para 44 prefeitos eleitos no 1º turno entre 2008 e 2012].

Nota de falecimento

Faleceu na manhã de ontem, de causas naturais, o pecuarista Josimar Cardoso, conhecido na City pela alcunha de "Acopiara": segundo informações, Acopiara encontrava-se doente há vários dias chegando a ser internado na semana passada e foi encontrado desacordado na sua fazenda ontem pela manhã. Levado para um hospital em Capanema não resistiu indo a óbito antes mesmo de chegar na cidade vizinha.

Homenagem da Secretaria Municipal de Educação a todos os “Professores”.


  1. Semear sempre

    No grande cosmos tu és o Semeador.
    Tu és presença e pessoa.
    Não podes fugir à responsabilidade de semear!
    Não digas: o solo é áspero, o sol queima,
    Chove freqüentemente, a semente não presta!
    Não é tua missão julgar a terra,
    O tempo, as coisas,
    Tua missão é semear!
    As sementes são abundantes
    ...
    E germinam facilmente.
    Um pensamento, um gesto,
    Um sorriso, uma promessa de alento,
    Um aperto de mão, um conselho amigo,
    Um pouco de água!
    Não semeies, porém, descuidadamente,
    Como alguém que se desincumbe de uma
    obrigação,
    Ou que cumpre uma simples tarefa!
    Semeia com amor, com interesse, com atenção
    Como quem encontra nisso o motivo de sua felicidade!
    E ao semear não penses:
    Quanto me darão?
    Quando será a colheita?
    Recorda que não semeias para enriquecer,
    Aguardando o ganho multiplicado!
    Semeias porque não podes viver sem doar-se!
    És dono de ti mesmo e da vida
    Quando trocas o teu pouco ou muito com o outro.
    Sem esperar recompensas: serás recompensado!
    Sem esperar riquezas: enriquecerás!
    Sem esperar colheita: teus bens se multiplicarão!
    Porque semeias num mundo
    Onde doar é receber,
    Onde dar a vida é perdê-la,
    Onde gastar servindo
    È fazer crescer e transformar!
    Semeia sempre em todo o terreno,
    Em todo o tempo e com muito carinho,
    A semente,
    Como se estivesses semeando o próprio coração.
    A esperança a regará!
    Sai Semeador! Parte! Prepara!
    Leva contigo tudo o que tens, tudo o que sabes
    E acolhes o que o outro te dá!
    Aceita o desafio do Semeador
    Que semeia o bem, a verdade, a sabedoria!
    Tu também és um grande Semeador!'.


    Profª. Maria Orlete Medeiros Silva
    [Secretária Municipal de Educação de Santa Luzia do Pará]

Vereador derrotou o prefeito em Ourém

Entre os municípios onde a máquina administrativa e o poder financeiro não foram suficientes para reeleger o prefeito, está Ourém: o atual gestor municipal Elias Oliveira [PMDB], foi derrotado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Junhão [DEM] com uma diferença retumbante de 1.680 votos.

Ao contrário, a disputa por uma vaga na câmara foi acirrada: entre os vereadores mais votados estão Roberto Uchôa [PSDB], com 695 votos; Ebe Potiguar [PSDB], com 634 votos, e Frank [PDT], com 512 votos.

Motofácil assusta

A empresa de consórcios Motofácil, que inclusive já fechou as portas da filial luziense, estaria causando problemas aos seus clientes em municípios da região. Muita gente reclama que já quitou o seu consórcio, de moto, principalmente, mas ainda não recebeu o produto porque a empresa estaria protelando a entrega.

Aqui na City, assim como em Capanema e Castanhal, existe histórico de casos semelhantes protagonizados pela extinta Eletromil. Os prejudicados pela Motofácil já começaram a espernear.

Bragança: população culpa prefeitura pelo acidente no furo do Caeté

A prefeitura de Bragança está sendo responsabilizada pela população do município, pelo acidente ocorrido na madrugada da última quarta-feira [10], quando um ônibus caiu da ponte sobre o furo do Caeté, na PA-112, ramal da 12, matando o jovem agricultor Nailton do Carmo Matos, de 22 anos, conhecido na localidade como "Babau".

A ponte de madeira é tão velha que para passar por ela, os veículos têm que deixar passageiros e bagagens antes de iniciar a travessia. Outras pontes de madeira existentes na mesma região, encontram-se em igual estado de risco, já faz tempo, sem que a prefeitura tome qualquer providência, reclamam moradores.

Capanema renova 50% da Câmara

Em Capanema, os eleitores dispensaram exatos 50% dos vereadores reelegendo apenas cinco dos dez que compõem a atual legislatura. Como o número de parlamentares no município passará para 15 a partir do ano que vem, dez novos edis deverão assumir no dia 1º de janeiro próximo.

O prefeito reeleito Eslon Martins [PR], até agora, tem minoria na Câmara: entre os eleitos Eslon conta apenas com 7, porém os eleitores estão na expectativa para conhecer o primeiro a mudar sua proposta política para alistar-se no exército do prefeito.