A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O prefeito Adamor Aires, trabalha incansavelmente desde o primeiro dia à frente da administração municipal, para colocar o município no seleto grupo dos adimplentes com o governo federal. Como se sabe a turma petista meteu a mão sem dó nem piedade no dinheiro de todos os convênios firmados com a União, deixou dezenas de obras inacabadas e não prestou contas. Por conta disso Adamor está empenhado em tirar Santa Luzia do temível CAUC [Cadastro Único de Convênios] - uma espécie de SPC das prefeituras - que com o nome limpo ficará livre para receber recursos de convênios e emendas, tão necessários para alavancar o desenvolvimento do município.

A Câmara Municipal de Santa Luzia iniciou o ano legislativo de 2013 no último dia 15, como reza a Lei Orgânica do Município. Sob o comando da vereadora Professora Olinda, sangue novo na política, assim como a maioria dos seus pares, a casa inaugura uma nova era sem a presença da ex-veredora Lúcia Machado que ao longo dos últimos 20 anos, desde a emancipação política de Santa Luzia, sempre esteve entre os eleitos.

À propósito, os discursos dos vereadores da oposição durante a solenidade de sexta-feira foram moderados sem o enfrentamento esperado. Inclusive alguns, como exige as boas maneiras da convivência democrática, até se colocaram à disposição para contribuir no que "for necessário" para o bem do município. É, pelo que parece o bom humor político está reinando por lá...

Repercutiu positivamente o discurso do prefeito Adamor Aires na tribuna da câmara na última sexta-feira por ocasião da abertura dos trabalhos legislativos de 2013. De forma clara, o prefeito pontuou todos os problemas que pautam sua administração por conta dos sete anos de descaso e roubalheira - praticados pelo finado governo petista de Louro, Gédson e Cia - que estão inviabilizando a maioria dos projetos pensados para esse início de governo.

Um dos quatro projetos de lei encaminhados pelo prefeito Adamor Aires para ser votado na Câmara Municipal, versa sobre a criação da CGM [Controladoria Geral do Município] que tem como principais atribuições exercer a plena fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da administração direta e indireta do poder Executivo Municipal, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas; e realizar auditoria e exercer o controle interno e a conformidade dos atos financeiros e orçamentários com a legalidade orçamentária do município.

Moradores ao longo da rodovia BR-308, conhecida pelo título nada pomposo de a "Rodovia da Morte", que liga os município de Bragança e Viseu à partir de Capanema, voltam a cobrar a construção de acostamento, onde, exatamente, por falta desta faixa de segurança emergencial, têm ocorrido muitos acidentes, a maioria fatais. Não são poucos os atropelamentos e colisões violentas ocorridos no trecho entre Capanema e Bragança.

Muitos municípios estão enfrentando problemas para pagar o salário de vereadores por causa do aumento do número de cadeiras: em Capanema, por exemplo, o número de parlamentares subiu de 10 para 15. Ou seja, o aumento das despesas foi de 50% com os novos vereadores e assessores, e em contrapartida, os recursos que a prefeitura repassa subiram apenas 4%, deixando um déficit de 46%. A Constituição Federal permite aumento de despesas, mas proíbe aumento de receita às câmaras municipais, justifica o presidente da câmara capanemense, Pedro Abraão.

A Cibrasa, em Capanema, continua incomodando moradores vizinhos não só com suas chaminés 24 horas em ação, mas também pelo excesso de cimento na pista em frente à fábrica e que o vento espalha com a passagem dos veículos. A chiadeira de motoristas que trafegam pela BR-316 é geral...

Segundo fontes de órgãos do governo estadual o principal motivo para o aumento em escalas sísmicas do preço da farinha de mandioca - um dos principais integrantes da cesta básica do paraense - é uma praga que agricultores, especialmente do nordeste do estado, estão enfrentando: o avanço de fungos que causam o apodrecimento da raiz da mandioca, matéria-prima da fabricação da farinha, que em alguns casos provoca perda total da lavoura.

O todo-poderoso Sintepp está pronto para guerra ameaçando levar até às instâncias judiciais a querela envolvendo a não quitação do salário de dezembro e parte do 13º dos trabalhadores da educação, ainda este mês. Porém, a distinta agremiação sindical tem se mostrado intransigente ignorando solenemente a palavra empenhada pelo governo municipal que em mais de uma vez se pronunciou publicamente sobre a questão comprometendo-se a resolvê-la à medida que as condições financeiras do município permitirem.

7 comentários:

Anônimo disse...

Agora me responde Rei cadê o dinheiro que ficou nas contas da prefeitura no final do ano que tanto o Gedson quanto o proprio Adamor juntamente com o Zaza brigaram tanto pra que esse dinheiro não fosse retirados dos cofres publicos pois os mesmos eram para pagar o funicionalismo publico e o dinheiro não era pouco né mesmo Rei? no meu bolço não está

Anônimo disse...

Nos funcionarios estamos precisando desse dinheiro.Principalmente os professores q estao estudando fora da cidade,e assim q qrem melhorar a educacao da nossa bela morena,desvalorizando os professores

Anônimo disse...

O Prefeito Adamor apresentou na Câmara os extratos dos saldos recebidos em 31 de dezembro. Apenas 808 mil reais ficou na conta da Educação(leia-se FUNDEB), enquanto que a folha de dezembro e parte do 13º pendentes soma R$ 1.500.000,00(um milhão e meio). Ou seja, a nova gestão terá que disponibilizar mais de R$ 700 mil para completar o valor da folha só da educação.
Por outro lado,para poder pagar uma despesa do exercicio anterior, essa despesa tem que estar EMPENHADA pela contabilidade do governo anterior, o que até agora não ocorreu. Tudo indica que até o final do mês se dará inicio ao pagamento desse atrasado.

Anônimo disse...

o PREFEITO ADAMOR É UM MENTIROSO, DINHEIRO TEM E MUITO. ELE PENSA QUE SOMOS IDIOTAS, CARO PREFEITO QUATRO ANOS PASSA RAPIDO!!! VC GANHOU COMPRANDO VOTOS NO DIA DA ELEIÇÃO, DIGA SE DE PASSAGEM VOTO CAROS DEMAIS, VC GANHOU POIS NO DOMINGO DA ELEIÇÃO VC SABIA QUE ESTAVA PERDIDO...SAIBA QUE SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE A SURRA SERIA GRANDE BOTA 500 VOTOS NA FRENTE PARA O EDNO.VC PROVOU QUE CONTINUAS COMO O MESMO JEITO DO SEU GENITOR E IRMÃO NA HORA DE METER A MÃO NO DINHEIRO PUBLICO.... EITA GENETICA DESGRAÇADA,SAIBA QUE NÃO SOMOS O POVO DE CACHOEIRA QUE ESPERAM 16 ANOS PARA DESCOBRIR QUE SÃO VCS, BREVE QUEIMADAS DE PNEUS NA BR PARA REVINDICAR NOSSOS PAGAMENTOS ATRSADOS E NÃO VENHA PREFEITO RECLAMAR E USAR SUA AUTORIDADE , POIS QD O ZAZA ESTAVA NA PREFEITURA VC ERA O PRIMEIRO MANDAR DINHEIRO PARA O LANCHE DOS MANIFESTANTEE DEPOIS IA PARA FACE FINGIR QUE NÃO SABIA DE NADA,O JORGE DANIEL ERA O PRIMEIRO DA LINHA DE FRENTE, CARO COLEGA CONTAMOS COM SEU APOIO...

Anônimo disse...

Tambem acho que o PREFEITO tem que quitar tds os debitos do governo passado pois o pobre do seu ZAQUEU so entrou no rolo por causa dele e agora vem com estoria de empenho como iria esta empenhado se no final do ano ele mandou o ZAZA demitir tds os contadores.Saiba que a SAUDE tambem vai pras ruas se for preciso pois sabemos que tem muito dinheiro nas contas viu dOna SARA.

Anônimo disse...

O ADAMOR SÓ SABE DIZER Q VAI QUITAR O SALARIO ATRASADO , MAIS A QUANTTO TEMPO ELE VEM DIZENDO ISSO? QUANDO ELE ASSUMIU A PREFEITURA ELE GARANTIU Q PAGARIA TODO MUNDO ATÉ DIA 10 DE JANEIRO , AGORA DIZ AÍ QUE JANEIRO É ESSE SERÁ DE É DE 2017? FALA SERIO PREFEITO...

Anônimo disse...

Já disse uma vez e repito, professores só pensa em si, veja só está postagem dizendo que os professores principalmente precisam dos salários atrazados, isso é uma puta de uma cara de pau querer comparar os salários deles com o restante, ou seja, com a equipe de apoio como eles chamam. Já disse a maioria dos professores estão preocupados com os seus salários e o resto q se foda.

Tecnologia do Blogger.