A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Nova Esperança do Piriá - polícia destrói mais de 30 mil pés de maconha em reserva indígena Tembé

Do Portal G1-Pará 

Uma operação articulada entre as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros Militar e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves resultou na destruição de mais de 30 mil pés de maconha em Nova Esperança do Piriá, no nordeste paraense. Apenas no início da manhã desta quarta-feira [24], três grandes lotes de plantação foram destruídos. Nenhuma pessoa foi presa.

Após varredura aérea realizada com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará [Graesp] para levantar todos os pontos de plantação do entorpecente existentes no município, a polícia constatou que a maior parte está localizada em áreas da reserva indígena Alto Rio Guamá, onde residem índios da etnia Tembé. A operação "Mutuca" teve início na última segunda-feira [22] e deve percorrer ainda seis municípios localizados na região nordeste do Pará.

Depois de 30 dias de investigações, foi possível chegar até as áreas onde a erva foi plantada, no meio da floresta, com acesso difícil por via terrestre. Somente em duas plantações foram encontrados cerca de 10 quilos de sementes de maconha, além de 8 mil pés da erva. Em seguida, três plantações com outros 20 mil pés de Cannabis Sativa foram destruídos. Em uma delas, localizada às margens de um rio, o tamanho era de cerca de 50 metros de comprimento por 30 de largura.

Parte das ervas já estava colhida. Além da droga, a equipe apreendeu armas fabricadas artesanalmente e usadas em armadilhas no meio da mata. Barracos que serviam como base para os traficantes foram incinerados assim como parte da droga encontrada. Peritos ainda recolheram amostras das plantações, que deverão passar por perícia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.