A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A 47ª edição da Festa das Flores - realizada no último sábado no galpão da Transportadora Bonfim [leia-se galpão do Hellber Dias] - foi sucesso total: casa cheia de luzienses, famílias na grande maioria, e centenas de pessoas vindas da capital do estado e cidades vizinhas para prestigiarem os dois grandes shows dos cantores Daniel do Acordeon, que empolgou o público com o ritmo marcante do forró, e Tom Cleber com todo o seu romantismo até as primeiras horas da manhã de domingo. Clique nas fotos abaixo para conferir a cobertura fotográfica realizada pelo diretor municipal de Cultura, Dinho Oliveira:




Organizada pelos funcionários da escola Florentina Damasceno desde os seus primórdios na década de 60 do século passado, o objetivo da Festa das Flores sempre foi o de angariar recursos para serem investidos em melhorias da própria escola. Porém, com a evolução dos tempos e o surgimento de um público mais exigente o que obrigatoriamente demandaram na contratação de atrações de grande envergadura do show business nacional foi perdendo essa característica filantrópica e tornou-se deficitária mesmo com uma grande cota de patrocínios e o generoso apoio financeiro da prefeitura. Segundo um dos responsáveis pela edição de 2013, o risco de a conta não fechar é muito grande, já que os custos são desproporcionais em relação a arrecadação com as vendas de mesas, ingressos avulsos e bebidas.

Eleita com uma votação esmagadora, mais 80% dos votos válidos, a prefeita de Cachoeira do Piriá, Bete Bessa [PMDB], já começou a enfrentar as primeiras críticas dos eleitores descontentes, que estão fazendo muito barulho nas redes sociais. Prometendo novos tempos para os cachoeirenses, madame desbancou do poder o grupo político que deu as cartas desde a emancipação política do município, por 16 anos. Porém, segundo os seus críticos até agora o governo Bete Bessa ainda mostrou a que veio passados mais de 5 meses de administração, e com vários agravantes: a tão prometida "limpeza" não aconteceu com as mesmas pessoas que integravam governos passados aboletadas na prefeitura como se nada tivesse acontecido, os altíssimos índices de violências vêm assustando os moradores com muitas ocorrências e o problema da falta de água, principal mote da campanha de Bete, ainda não foi resolvido e o líquido precioso continua sendo vendido por aproveitadores como nos velhos tempos do garimpo.

À propósito da violência, outro município que vem enfrentando muitos problemas com a escalada da criminalidade é Capanema, que segundo fontes da imprensa regional registrou um dezena de homicídios somente nos primeiros quatro meses do ano, de janeiro à abril. A última ocorrência aconteceu na noite da última quinta-feira, 23, quando dois homens na faixa dos 20 aos 30 anos foram executados à tiros por volta das 19 hs na praça da Bíblia em frente ao terminal rodoviário por dois elementos que chegaram em uma motocicleta. De acordo com representantes da Segurança Pública no município, a principal motivação dos crimes é o tráfico de drogas que aumentou bastante nos últimos tempos com os acertos de contas e as disputas entre quadrilhas servindo de pano de fundo para as ocorrências.

Na semana passada o prefeito Adamor Aires [PR] foi recebido - juntamente com o deputado federal Arnaldo Jordy [MB] - em audiência na Secretaria de Estado de Saúde, pelo titular da pasta, Dr. Hélio Franco. Em pauta a construção do Hospital Municipal de Santa Luzia, um dos principais compromissos do prefeito Adamor com os luzienses que já está com o projeto concluído e devidamente protocolado junto aos órgão competentes do estado, apenas aguardando a liberação dos recursos por parte do governador Simão Jatene [PSDB], já aprovados no exercício orçamentário de 2013.


A comunidade do Tentugal realizou ontem, domingo, 26, a edição 2013 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré com mais de 50 anos de tradição. Até pouco tempo a festividade acontecia no último domingo do mês de novembro, porém por decisão da Paróquia de Santa Luzia, leia-se Pe. Elias, e da população da retrocitada comunidade, que não concordavam com a realização de grandes festas dançantes e a venda de bebidas alcoólicas às margens do rio Caeté logo depois da procissão a data foi antecipada para o último domingo de maio.

À propósito, a Paróquia de Santa Luzia está em contagem regressiva para celebrar uma das datas mais importantes do calendário católico: trata-se da festa de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 30. Há mais de um mês o pároco luziense, Pe.Elias, está mobilizando sob sua coordenação uma grande equipe de voluntários que irá trabalhar durante toda a noite de quarta-feira, véspera da celebração, na confecção do tradicional tapete colorido de serragem, um dos mais bonitos da região nordeste do estado, que serve de ornamentação do trajeto de mais de 1,5 km por onde passará a procissão conduzindo o Santíssimo.

A famosa "virose" sempre com os mesmos sintomas [gripe acompanhada de febre, dor cabeça e inflamação na garganta] está tirando muito gente de combate nos últimos dias. Não é raro um amigo ou colega de trabalho ficar de cama vários dias por conta dessa danada, principalmente nas escolas, onde professores e alunos têm se afastado das suas atividades com bastante frequência.

Alô baladeiros de plantão, o próximo final de semana promete em algumas cidades de região. Em Capanema, no sábado [01 de junho] de uma tacada só tem shows de forró da Banda Encantus na Arena Carlos Gomes e do cantor Tom Cleber no Engarrafamento do Forró. A cantora Paula Fernandes se apresenta em duas cidade, no Parque de Exposições de Castanhal, na sexta-feira [31], e na boate Orange Night em Capitão Poço, domingo, 02 de junho. Agora é só escolher uma das opções e cair na gandaia...

Assaltos à mão armada não ocorrem apenas nos grandes centros urbanos: essa modalidade de crime também já chegou, e faz tempo, na outrora pacata Santa Luzia City, que de vez em quando registra ocorrências do tipo. No domingo anterior ao final de semana passado, mais precisamente no último dia 19, um desavisado amigo da coluna circulava de moto no início da madrugada de segunda-feira por uma das ruas mais afastadas do centro quando foi abordado por um casal que anunciou o assalto. Levado para a periferia da cidade o rapaz passou momentos de horrores nas mãos da dupla que a todo instante o ameaçavam de morte sob a mira de uma arma e faziam ameaças à sua família caso ele registrasse ocorrência na polícia. Depois de muitas humilhações e tentativas de estrangulamento os marginais liberam a vítima levando apenas a quantia de R$ 250,00.

Faleceu na semana passada em Capanema um cidadão bastante conhecido e com muitos amigos em Santa Luzia City, inclusive o editor deste blog: trata-se do "Seu João da Rio Lanche", um simpático senhor que por muitos anos pilotou uma das mais antigas lanchonetes daquela cidade, a Rio Lanche, localizada na travessa Central do Mercado que tinha um grande número de luzienses no seu espólio de clientes. Acometido pela Diabetes há muitos anos, seu João deixou o comando da lanchonete mas manteve o hábito de frequentar todos os domingos o balneário do Caeté à bordo do seu Corcel II, que ele fazia questão de manter sempre bem conservado.

16 comentários:

Anônimo disse...

A festa das flores foi maravilhoza,so nao achei legal o Daniel falar o nome da Vitoria e do Aguinaldo de 5 em 5 minutos parecia ate que eram eles os pratriociadores da festa e nâo o Adamor.

MARIA disse...

Nâo è so no Cachoeira que a populaçâo esta revoltada,aqui tambem porsinal o prefeito ja tem ate apelido.PREFEITO MANICURE so limpa e pinta...como se predios pintados resolve alguma coisa esta ai a situaçâo da SAUDE como exemplo.

Anônimo disse...

Tanbem concordo foi uma tremenda falta de consideraçâo com o prefeito,afinal foi ele quem pratriocinou os cantores,o Daniel falou o nome dele umas duas vezes,e o Tom Cleber nem uma ate reclamou porque nâo tinha nada p ele falar ou agradecer.Tanbemn vindo da Adelane se esperava o que?

Anônimo disse...

Festa das flores maravilhoza,vai ficar p historia de Santa Luzia.

Anônimo disse...

Mais antes ele fala do Agnaldo e da Vitória, do que desse Prefeito Manicure, "Limpa e Pinta" os órgãos públicos que estão uma vergonha. Vai trabalhar!

Anônimo disse...

Os HOMENS de Santa Luzia estâo de parabèns,estavam tds muito bem trajados na festa das flores de blusas sociais a maioria de mangas comprida.Ja as mulheres nâo se pode dizer o mesmo pois parecia mais uma desputa de quem vestiria o short ou saia mais curta.Tem gente que nâo tem o senso do ridiculo.

Anônimo disse...

O Daniel tinha que falar o nome mesmo dos dois,afinal sò veio cantar na festa das flores à pedido deles p doretora.So espero que ele passe no minimo uns 10 anos sem cantar por aqui pois ninguem aguenta mais.

Anônimo disse...

PREFEITO MANUCURE rsrsrs,essa è bôa quem sabe ele nâo cria vergonha na cara sabendo que virou chicota na boca do povo luziense e comessa a mostrar trabalho.

Anônimo disse...

Se nem os POSTINHOS de saude e a UBS funcionam,guanto mais um hospital.Nâo adianta Adamor so è esses quatro anos mesmo.Fico triste pois acreditei em vc.

Anônimo disse...

kkkk eu não sabia desse apelido de prefeito manicure,e o povo está 90% insatisfeito com a nova administração a cidade parece mais uma cidade fantasma,os comerciantes é que o digam que estão previsto pra fechar um atras do outro.Eu queria mesmo era saber pra que serve esse balcão de emprego se a cidade nem isso tem,os que tinha empregados na prefeitura ele demitiu.

Anônimo disse...

essas mulheres da festa das flores ,e falta de dinheiro pra comprar uma roupa decente ou elas não sabem mesmo se vestir,tá bom de irem para o esquadrão da moda.

Anônimo disse...

E ainda tem umas que estavam se achando o màximo com aquelas saias e shorts curtissimos.Gente, ou seja mulheres festa das flores è uma vez no ano nâo custa nada se vestir descentemenete. Fica a dica pro pròximo ano.

Anônimo disse...

O prefeito manicure pensa que engana quem com essa historia de hospital?tds nois sabemos que nâo sai tâo cedo, aì ele na pròxima eleiçâo usa como arma pra concluir o hospital ele precisara ganhar novamente,me poupe prefeito ninguem e besta pra cair nessa pois nem uma secretaria de saude descente vc foi capaz de trazer pro nosso minicipio.Dizia que nâo queria forasteiros e foi pra forasteira a primeira portaria assinada por vc.Chega de mentiras...

Anônimo disse...

a secretaria de saude nao mora em santa luzia ela vem uma vez por semana aqui e o resto em belem vamos respeitar esse prefeito pois precisamos de pessoas que se preocupe com a gente mais no final do mes a bolada dela ta segura é mais 4 anos se passa rapido tem aquele velho ditado quem bate esquece e quem apanha nao esquece .

Anônimo disse...

Sem falar que tds os eventos ela fez questâo de ir,agora adivinhem pra que?DIARIAS GORDAS,pois aparecer nos eventos ela nâo aparece, te manca Adamor fico triste em perceber que o que importa pra vc è que as prestaçôes de conta da SAUDE der certo,e como è que nâo da afinal ela è bôa nisso.E a saude do povo LUZIENSE que se dane.Bôa prefeito....Mais pra sua derrota daqui a quatro anos.

Anônimo disse...

ei Rey faz uma enquete,se as eleições para prefeito fosse este mês em quem vc votaria?

Tecnologia do Blogger.