A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Causou o maior alvoroço na City durante o final de semana o suposto desaparecimento de uma luziense em Castanhal: de acordo com informações veiculadas pelas redes sociais Marciléia Carvalho teria sido vista pela última vez na tarde de sexta-feira ao solicitar os serviços de um mototaxista para se deslocar até o terminal rodoviário onde embarcaria rumo à Santa Luzia e desde então perdeu o contato com a família. Porém na manhã de hoje, há informações, sem muitos detalhes, de que ela foi localizada e já encontra-se em casa.

O final de semana foi mais do que movimentado nas cidades vizinhas de Bragança e Capitão Poço. Na "Pérola do Caeté" aconteceu a "IX Cavalgada de Bragança" com shows dos cantores regionais Daniel do Acordeon, Glauter Neves e Thiago Costa com a presença da aparelhagem Badalasom, O Búfalo do Marajó. Já na "Terra da Laranja", ontem à noite, a cantora Paula Fernandes fez show para uma legião de fãs na boate Orange Night.

A tradicional procissão de Corpus Christi - uma das datas mais importantes do calendário católico - realizada na manhã da última quinta-feira [30 de maio] foi mais um grande espetáculo de fé e oração na City. Sob a coordenação do atuante Pe. Elias milhares de voluntários representantes de entidades públicas, civis e não-governamentais trabalharam até as primeiras horas da madrugada de quinta-feira, pouco antes da romaria, na confecção do tapete de serragem e outros materiais coloridos que orna o trajeto de mais de 1,5 km no centro da cidade.



À propósito, a procissão de Corpus Christi de Capanema - uma das mais bonitas da região norte do Brasil, tombada como "Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará" - um misto de arte e fé, reuniu milhares de fiéis pelas ruas da centenária cidade e mais uma vez foi destaque nos principais veículos de comunicação do país, especialmente nos telejornais da toda-poderosa Rede Globo.



A Diretoria Municipal de Cultura de Santa Luzia está trabalhando na elaboração do projeto da Fecult [Festival da Cultura Luziense] que deverá acontecer no final do mês de junho. Segundo informações preliminares, trata-se de um evento com dois dias de duração: o primeiro dedicado à apresentações musicais, nos moldes do "Festival da Canção de Ourém", e o segundo às apresentações de danças e outras formas de manifestações culturais. Além dessas atividades haverá também exposição de artesanatos e venda de comidas típicas da culinária regional.

Parece que parte dos vereadores eleitos pela coligação vitoriosa do prefeito Adamor Aires nas eleições de outubro passado padece de um mal conhecido como a "Síndrome de Hamlet": tais parlamentares estão vivendo o dilema de "ser ou não ser" da base aliada do governo ou integrantes da oposição. O comportamento dúbio desses vereadores mais atrapalham do que ajudam na governabilidade do município que pela primeira vez na sua história está sendo administrado de forma competente e em observância aos ditames legais que regem as administrações públicas para que não sejam repetidos os mesmos erros de governos anteriores, cujos comandantes, até hoje enfrentam problemas na justiça por conta da má versação de recursos públicos. É claro que as divergências fazem parte da política e são salutares para a democracia, mas também é necessário que se olhe as dificuldades herdadas por este governo depois de sete anos de atraso responsáveis pelos problemas de toda ordem que o município enfrenta. Portanto, é hora de cada um fazer a sua parte e dás às mãos em prol do povo luziense que através do voto delegou tarefas aos eleitos e espera resultados.

A data do aniversário de Ourém é 29 de maio, isso não se discute. Porém uma polêmica divide historiadores e a população da nossa cidade-mãe: o ano de fundação. Segundo a versão oficial o ano é 1762, há 251 anos atrás, mas de acordo com levantamentos históricos não oficiais a data exata seria 1616, o que conferiria à Ourém a idade de 397 anos - a mesma da capital do estado, Belém. E mais, o fundador seria Pedro Teixeira, integrante da tripulação de Francisco Caldeira de Castelo Branco, fundador de Belém, e não Luís de Moura.



O deputado Márcio Miranda [Dem] - que tem sólida base eleitoral em Santa Luzia por conta da amizade pessoal e parceria política com o prefeito Adamor Aires - que atualmente preside a Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará], confidenciou à amigos e aliados que não concorrerá mais para deputado estadual nas próximas eleições: está alicerçando as bases no interior para vir candidato à Câmara Federal.

Salinas Beach foi o destino preferido de dez entre os dez luzienses mais descolados durante o feriadão de Corpus Christi: dizem que as areias atlânticas mais badaladas do norte do país estavam tomadas de conterrâneos nossos, que se esbaldaram por lá. O Facebook, rede social mania do momento, está repleto de registros.

Um homicídio com requintes de barbaridades foi registrado durante o final de semana no interior do município. Um rapaz - velho conhecido da polícia e da justiça, acusado de vários crimes - residente aqui na City resolveu passear na comunidade do Tamancuoca e foi assassinado brutalmente à golpes de terçados, que deceparam-lhe a cabeça, segundo informações, por um antigo desafeto residente na referida comunidade para "acertar contas", como se diz no jargão policial.

Com a chegada do mês do junho dos festejados santos Antonio, João e Pedro está a aberta a temporada junina da City que promete ser bastante movimentada se confirmadas todas as previsões de festas, "forrozões" e apresentações de quadrilhas e outras danças típicas da época. Somente as escolas que tradicionalmente realizam eventos com a participação de professores e alunos são responsáveis por uma boa parte dos festejos juninos. à conferir...

3 comentários:

LuziBlog disse...

Amigo Rei, o Festival da Cultura Luziense acontece no segundo semestre. Ao final do mês de junho planejamos a realização do São João da Terra Querida. Abraços

Anônimo disse...

Sera que esses vereadores que agora querem a cabeça do prefeito realmente estava le apoiando?fica a pergunta...

Anônimo disse...

Chego a ter dò da professora Olinda sò em pensar quando o negocio comessar a pegar fogo na camara.

Tecnologia do Blogger.