A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Na última sexta-feira, 28, o prefeito Adamor Aires compareceu, por iniciativa própria, acompanhado de todo o secretariado à sessão ordinária da Câmara Municipal para prestar contas dos seis primeiros meses de governo aos vereadores e a população luziense. Primeiro os secretários de Educação e Saúde - a espinha dorsal de qualquer administração - Robson Federal e Sara Oliveira, respectivamente, usaram a tribuna para prestar contas das ações de suas referidas pastas fazendo um retrospecto do sucateamento encontrado por causa dos sete anos de abandono da finada gestão petista e mostrando os avanços conquistados. Ambos foram enfáticos em afirmar que apesar de toda as dificuldades encontradas e da boataria difamatória patrocinada pela oposição petista que insiste em desancar o governo, importantes passos já foram dados e vêem otimismo no futuro que deverá ser de muito trabalho para tirar Santa Luzia do marasmo em que ficou mergulhada durante a era negra do petismo.

Em seguida o prefeito Adamor Aires tomou a palavra para expor aos presentes todas as conquistas do seu governo em pouco mais de 180 dias: construção 50 casas populares; reconstrução de pontes; recuperação das estradas vicinais; construção de 2 creches [já licitadas e com dinheiro em caixa]; projeto de construção do Hospital Municipal protocolado junto ao Governo do estado; construção de uma escola estadual com 12 salas de aula, 2 laboratórios e quadra coberta [já prevista no exercício orçamentário do governo estadual para esse ano]; aquisição de 2 ônibus escolares; retomada das obras de reforma da escola da comunidade da Estiva; conclusão das obras de construção do posto de saúde também da comunidade da Estiva; revitalização de prédios públicos; mutirão de limpeza da cidade; operação tapa buracos nas ruas da cidade; a aquisição de 10 quilômetros de asfalto junto ao governo do estado para recuperar a malha asfáltica já existente e urbanizar ruas não asfaltadas; solicitação à Rede Celpa para a implantação de energia elétrica no Bairro da Paz  e apoio aos agricultores com 3 equipes de preparação de terra para a plantação de feijão [ao custo de mais de R$ 100 mil ao mês], entre outras. A sessão que durou mais de cinco horas encerrou com as intervenções dos vereadores que perguntaram e fizeram questionamentos sobre os mais diversos assuntos ao prefeito que não deixou nenhuma pergunta sem resposta, o que agradou em cheio os parlamentares e, principalmente, as dezenas de populares que lotaram as galerias.





À propósito, durante as intervenções o vereador Nenenzão informou que conseguiu para o município através de emendas parlamentares de autoria do deputado federal Josué Bengtson [PTB] recursos para a aquisição de um ônibus escolar e mais R$ 150 mil que serão destinados para equipar o posto de saúde da comunidade da Estiva. Também na sexta-feira o vereador Orley Soares participou de uma reunião em Capanema com o deputado federal Lúcio Vales [PR] que garantiu-lhe recursos para a compra de um ônibus escolar para Santa Luzia.

Durante a sessão ordinária de sexta-feira na qual o prefeito Adamor Aires esteve presente para fazer um balanço dos 180 dias de governo o clima foi de total tranquilidade. Os debates foram saudáveis e sem exaltações de ambas as partes, os vereadores, principalmente os de oposição, usaram da civilidade que a ocasião requer para fazer seus questionamentos ao chefe do executivo municipal que de forma amistosa não deixou nenhum assunto sem as devidas explicações.

As cabeças pensantes da petezada luziense que ficou acéfala e sem destino depois que foi apeada do poder, primeiro pela justiça e depois pelas urnas, pensando que ainda poderia enganar alguém mobilizou seu exército de "faz tudo" para saírem pelas ruas da City em uma manifestação - nos moldes do "Levante de Junho" que dominou o país no mês passado e continua fazendo muito barulho nas principais cidades brasileiras - com o claro objetivo de atacar o Governo Adamor Aires deu com os "burros n'água" por que apenas meia dúzia de gatos pingados, literalmente, compareceu à pajelança na praça da Igreja Matriz. Por falta de contingente a turba ficou impossibilitada de ir para as ruas e o movimento restringiu-se ao discurso inflamado e sem conteúdo dos organizadores [mentes dominadas pela patologia esquerdopata raivosa] e belas canções entoadas por um solitário cantor e seu violão. Resumo da ópera: um verdadeiro fiasco.



A insatisfação da população de Cachoeira do Piriá cresce na mesma proporção da inércia da prefeita Bete Bessa [PMDB] - eleita com forte apelo popular e com uma votação mais do que expressiva - que passados mais de seis meses de governo ainda não mostrou ao que veio. O descontentamento é geral, principalmente entre os aliados de primeira hora, que estão sentindo-se desprestigiados por que não foram contemplados durante o loteamento do governo que, segundo as más línguas, beneficiou apenas os adversários agora convertidos às hostes governistas e, principalmente, amigos e empresários de Capanema que pertencem ao estreito círculo de amizade de madame. Da Terra do Cimento veio boa parte do secretariado, os principais fornecedores e os maiores prestadores de serviços da prefeitura que estão lucrando alto enquanto os cachoeirenses estão à ver navios.

À propósito, a voz recorrente nas ruas de "Cachopi" [como os nativos se referem à Cachoeira do Piriá] é de que o homem forte que manda chover no governo Bete Bessa atende pelo nome de Alexandre Buchacra, ex-prefeito de Capanema, responsável por uma das administrações mais desastrosas daquela cidade há oito anos atrás.

Salinas Beach já entrou no clima do verão segundo alguns dos luzienses mais descolados que não perdem uma badalação no Sal durante o veraneio de julho e que desembarcaram por lá durante o final de semana, mesmo faltando cinco dias para o primeiro final de semana de julho. A movimentação na rodovia que dá acessoa à praia do Atalaia e na areia, assim como nas barracas, já é bastante intenso, garantiram.

À propósito, quem esteve na praia do Atalaia e foi à Salinópolis [sede do município] durante o final de semana garante que a cidade está abandonada e precisando de reparos nas ruas, principalmente as que dão acesso aos bairros mais distantes do centro onde muitos veranistas têm casas. Preocupados com a imagem da cidade, moradores recomendam que visitantes evitem trafegar longe do centro durante a noite, para evitar assaltos por que maioria das ruas encontra-se às escuras sem iluminação pública adequada e com o tráfego ruim por conta da buraqueira, facilitando a ação dos bandidos.

O novíssimo Espaço Cultural e Esportivo que funciona no que seria o ginásio municipal -  cujos recursos foram desviados e as obras abandonadas pelo finado governo petista - em frente à escola João Gomes, revitalizado pelo prefeito Adamor Aires tornou-se o point do momento para a realização de eventos do governo tirando a preferência da quadra de esportes da escola Florentina Damasceno por ser amplo, ventilado, bem localizado [próximo ao centro da cidade] e com estacionamento espaçoso. No referido espaço só na semana passada foram realizados diversos eventos juninos de escolas e órgãos municipais e no último domingo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude instalou um telão para a transmissão da final da Copa das Confederação 2103, com direito a sorteios e entrega de bolas para vários times. Agradou...

A chegada do mês de julho para a maioria dos professores e alunos luzienses significa férias, muita praia e badalação. Porém, para um outro grupo de professores e estudantes que cursam nível superior em período intervalar é o início de muita correria e trabalho em várias cidades do estado, algumas bem distantes da terrinha. Falando nisso, hoje segunda-feira, foi o dia de afivelar as malas e rumar para algum município paraense que tem campus ou núcleo de uma das instituições públicas de ensino superior do estado.

5 comentários:

Anônimo disse...

A ex secretária de saúde já se mandou. ela foi induzida a mentir na cãmara e se sentiu envergonhada consigo mesma. dizem que foi mandada embora por não ter concordado em assinar uns mal feitos do prefeito. já vai tarde.

Anônimo disse...

Quem mentiu foi a secretaria de saude na camara,te manca sua forasteira vai embora de vez mentiroza.

Anônimo disse...

SE A SITUAÇÂO DO PREFEITO ESTAVA RUIM NA BOCA DO POVO AGORA DEPOIS QUE ELE FOI A CAMARA PIOROU MAIS AINDA.VAI EMBORA PRA BELEM PREFEITO DE VEZ QUE È MELHOR PRO TEU GOVERNO.KKKKKK

Anônimo disse...

Gente a secretaria de saude mentiu tanto que fiquei envergonhado por ser um funcionario da saude.Tendo uma pessõa dessa como gestora.

Anônimo disse...

Se os vereadores acreditaram em uma palavra que a secretaria de saude falou è porque realmente nâo sabem como anda mal a SAÙDE em nosso municipio.

Tecnologia do Blogger.