A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Governador Simão Jatene vai processar Diário do Pará por falsa reportagem

Do Portal ORM

O governo do Pará vai processar o Diário do Pará pela publicação de imagem falsa na capa do jornal na edição desta quarta-feira [10]. O governador Simão Jatene classificou a publicação da foto falsa pelo periódico de Jader Barbalho como desespero. "Não posso aceitar que se faça terrorismo com a população quando os fatos não correspondem", disse Jatene em entrevista coletiva à imprensa paraense nesta tarde na sede do comando geral da Polícia Militar, em Belém.

Jatene disse que a publicação da matéria relatando precariedade nas dependências da Santa Casa de Misericórdia serve para desviar a atenção da condenação de Barbalho no caso de desvio de recursos da Sudam e demissões dos secretários de estado ligados ao PMDB. "Dá para perceber que esse veículo de comunicação tem uma clara ligação política nesse estado, fazendo sensacionalismo com um fato que não corresponde à realidade. Quando se faz esse tipo de erro, não se agride só ao Governo, mas sim toda a sociedade", desabafou o governador.

Durante a coletiva, a equipe de comunicação do governo mostrou o vídeo de onde a imagem foi retirada. Trata-se uma matéria da TV Hondurenha, que mostrava o caos na saúde do país. Na matéria do jornal Diário do Pará de hoje, a imagem foi mostrada como sendo tirada dentro da Santa Casa de Misericórdia. Segundo o jornal, a imagem teria sido mandada por um funcionário da instituição.

A capa do Diário do Pará publicada na edição de hoje mostra bebês em caixas de papelão no que seriam as dependências do hospital. Desde a manhã desta quarta circulam nas redes sociais montagens comparando a foto publicada pelo Diário do Pará a imagens de novembro de 2012, publicadas pelo jornal hondurenho La Prensa, que referem-se ao Hospital de Ocidente, localizado na cidade de Santa Rosa de Copán, interior de Honduras. O texto da capa destaca que as imagens mostrando bebês em caixas foram cedidas por um funcionário da Santa Casa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.